Sunteți pe pagina 1din 8

http://ssia.cefetmg.br/artigoscompletos/31_AplicacaoDaMecanicaDaFraturaNoEstudoDaIntegridadeDeUmVasoDePressao.

pdf

Aplicao da mecnica da fratura no estudo de integridade de um vaso de presso


REA: Engenharia Aplicada e Gesto: novos rumos para a concepo e desenvolvimento de solues na indstria.

Jancler Adriano Pereira Niccio Petrleo Brasileiro S.A Refinaria Gabriel Passos REGAP Inspeo de Equipamentos e Instalaes jancler@petrobras.com.br (31) 3529-4583 Rodovia Ferno Dias BR-381 Km 427 Bairro Pintados Betim-MG CEP: 32.510-000

Resumo Em uma parada geral de manuteno da unidade de hidrodessulfurizao (HDS) em uma refinaria de petrleo em 2009, constatou-se a presena de descontinuidades do tipo trinca localizadas na periferia da boca de visita de um vaso de presso de armazenamento de gs hidrognio. Este trabalho possui o objetivo de explicitar a aplicao da mecnica da fratura na avaliao da integridade deste equipamento. Valores tpicoas de tenses e presses de operao e de teste hidrosttico foram levantados levando-se em conta a presena de tais descontinuidades. Como resultado, aps anlise por elementos finitos chega-se a concluso de que o vaso de presso est apto a operao para as condies previstas em seu projeto, mas todavia no ser mais possvel a realizao do teste hidrosttico neste equipamento, sendo recomendado a aplicao de uma barreira fsica (pintura interna) para a eliminao do contato do material com o meio agressivo (hidrognio). Palavras-chave: Trincas, Tenses, Hidrognio, Mecnica da Fratura.

1. INTRODUO
Este trabalho fornece os resultados da avaliao, segundo procedimentos definidos pela mecnica da fratura, das descontinuidades detectadas na perifria interna da boca de visita prximo a solda do bocal com o casco do vaso de presso armazenador de gs hidrognio 111-V-14B, para as condies de operao e de teste hidrosttico.

2. CONCEITO DE MECNICA DA FRATURA


A mecnica da fratura elstica linear a disciplina que trata do comportamento dos materiais que contm trincas e outras pequenas descontinuidades [...] o que temos interesse em saber a mxima tenso que um material pode suportar, caso ele contenha descontinuidades de tamanho e geometria conhecidas. (ASKELAND & PHUL; 2008). Segundo Strohaecker, o objetivo da mecnica da fratura a de determinar se um defeito tipo trinca ir ou no levar o componente a fratura catastrfica para tenses normais de servio permitindo, ainda, determinar o grau de segurana efetivo de um componente trincado. O grande mrito da mecnica da fratura a de possibilitar ao projetista valores quantitativos de tenacidade do material permitindo projetos que aliem segurana e viabilidade econmica. A tenacidade fratura mede a capacidade de uma estrutura com trincas suportar uma tenso aplicada. O fator de intensidade de tenso K, que uma medida do carregamento mecnico em estruturas com trincas dado pela frmula 1, abaixo:

K = f a
Frmula 1. Fator de intensidade de tenso. FONTE: (ASKELAND & PHUL, 2008) Onde f o fator geomtrico dependente da localizao da trinca em relao superfcie do material, a tenso aplicada e a o tamanho da trinca. O carregamento mecnico que leva fratura est associado ao fator de intensidade de tenso crtico Kc tambm definido como tenacidade fratura. O valor da tenacidade fratura no estado plano de deformao, Klc, normalmente uma propriedade do material, ver na frmula 2 abaixo.

K = K lc
Frmula 2. Tenacidade a fratura no estado plano de tenses. FONTE: (ASKELAND & PHUL, 2008) No estudo da integridade estrutural, tem-se que o tamanho mximo a da trinca e a tenacidade fratura forem conhecidos, ou seja, se Klc j tiverem sido selecionados possvel calcular a tenso mxima suportada pelo componente, abaixo se tem na frmula 3 esse clculo. (ASKELAND & PHUL; 2008).

K lc f a

Frmula 3. Clculo da maior tenso aplicada. FONTE: (ASKELAND & PHUL, 2008)

3. DESCRIO DO EQUIPAMENTO
O equipamento 111-V-14B possui as seguintes caractersticas principais, na tabela 1 abaixo: Tabela 1. Dados principais do equipamento analisado. FONTE: (RELATRIO DE INSPEO, 2009)

Fluido Dimetro interno Espessura nominal Comprimento Presso de projeto Presso de teste hidrosttico Temperatura de projeto Temperatura de operao Tratamento trmico Material do casco Pintura interna Tempo em operao

H2 - Gs Hidrognio 2.000 mm 1 12.066 mm 36,0 Kgf/cm 68,3 Kgf/cm 60,0 C 40,0 C Sim ASTM A 285 Gr. C No 32 anos

Abaixo na figura 1, temos a viso geral do equipamento ensaiado.

Figura 1. Vaso de presso 111-V-14B. FONTE: (AUTOR, 2009)

4. RESULTADOS DA INSPEO
A tabela 2 a seguir apresenta um resumo das descontinuidades detectadas: Tabela 2. Resumo das descontinuidades detectadas. FONTE: (RELATRIO DE ENSAIO DE ULTRA-SOM, 2009)

Local Bocal M

N da descontinuidade 01

Altura (mm) 15 a 43

Comprimento (mm) Total

Profundidade (mm) 5 a 23

Na figura 2 abaixo temos o desenho esquemtico do dimensionamento da descontinuidade aps ensaio no-destrutivo de ultra-som no bocal M do vaso de presso.

Figura 2. Desenho esquemtico das descontinuidades detectadas. FONTE: (RELATRIO DE ENSAIO POR ULTRA-SOM, 2009) Na figura 3 abaixo temos as descontinuidades detectadas.

Figura 3. Descontinuidades detectadas. FONTE: (AUTOR, 2009)

5. PROPRIEDADES DO MATERIAL
Para a definio da tenacidade do material foi utilizou-se a metodologia Lower bound, baseando-se nas temperaturas de operao e na curva UCS-66 do ASME Seo VIII-Div. 1. Temperatura de operao: 40,0 C Temperatura de teste hidrosttico (TH): 15,0 C Tabela 3. Tenacidade do material. FONTE: (ASME Seo VIII Diviso 1, 1974)

Tenacidade Kmat [ Mpa.m1/2] Condio de projeto 126 Condio de teste hidrosttico 207 6. TENSES ATUANTES
As tenses atuantes no costado do equipamento foram definidas atravs do mtodo de elementos finitos. Foi utilizada a condio de proheto e de teste hidrosttico do equipamento para a anlise de tenses. As figuras 4 e 5 a seguir mostram o modelo utilizado e o resultado das tenses (em Mpa) do equipamento. A tabela 4 mostra o resumo das tenses encontradas para as condies de projeto e de teste hidrosttico.

Figura 4. Tenses atuantes Bocal M Anlise usando o software ANSYS v.11. FONTE: (Relatrio de anlise de mecnica da fratura, 2009) Tabela 4. Tenses atuantes [Mpa]. FONTE: (Relatrio de anlise de mecnica da fratura, 2009)

Local

Boca de Visita Bocal M

Condio de Projeto Mxima Mnima 122,14 96,28 Condio de Teste Hidrosttico Mxima Mnima 220,03 107,5

7. METODOLOGIA DE CLCULO
Conforme API 579 Section 9.

Aplicabilidade e limitaes: O mtodo de clculo previsto no API 579 pode ser aplicado sem limitaes, pois o equipamento projetado e fabricado conforme o cdigo ASME, seo VIII, diviso 1.

8. RESULTADOS DA ANLISE
As tabelas 5 e 6 a seguir apresentam os resultados obtidos para a anlise das descontinuidades mais crticas, cujo fator de segurana ser]ao verificados na anlise de sensitividade. Tabela 5. Condio de Projeto. FONTE: (Relatrio de anlise de mecnica da fratura, 2009)

Local Boca de Visita Bocal M KR 0,97

Condio de Projeto LR 0,19

Tabela 6. Condio de Teste Hidrosttico. FONTE: (Relatrio de anlise de mecnica da fratura, 2009)

Local Boca de Visita Bocal M

Condio de Teste Hidrosttico KR LR 1,82 0,35

A figura 6 a seguir representa os pontos de trabalho plotados no diagrama FAD (ou diagrama de anlise de falha), para as condies de projeto e de teste hidrosttico (TH).

Figura 6. Diagrama FAD Pontos de trabalho. FONTE: (API 579, 2007)

9. AVALIAO DO MECANISMO DE DANO


2003. Identificao dos mecanismos de deteriorao: Trincamento por H2S mido, conforme o API 571,

Avaliao da vida remanescente: No aplicvel. No existe mtodo que estabelea uma taxa de crescimento do defeito para o caso de dano por H2S mido e o equipamento no est sujeito a cargas cclicas (fadiga). Nesse caso deve-se bloquear o processo corrosivo.

10. CONCLUSO
A tcnica de anlise de descontinudades pela mecnica da fratura e simultaneamente com a simulao de tenses por elementos finitos tem-se mostrado bastante eficaz na deciso de retirada ou permanecia de um equipamentos com descontinuidades em operao. A anlise dos resultados da criticidade pela mecnica da fratura indica que a descontinuidade reprovada na inspeo por ultra-som do equipamento admissvel para a condio de projeto e reprovada para a condio de teste hidrosttico. No sendo necessrio o reparo imediato da descontinudade localizada na boca de visita. Com realao distribuio de tenses ao longo da espessura do bocal, pode-se verificar um campo de tenses compressivo a partir de um determinado ponto, o qual impede a propagao da descontinuidade encontrada (tipo dupla-laminao).

11. RECOMENDAES
Recomenda-se que as descontinuidades sejam re-inspecionadas e novamente dimensionadas por ultrasom na prxima parada geral programada do equipamento com o objetivo de avaliar alguma propagao em servio. Instalar linning ou fazer pintura base de epxi nas regies do bocal para estabelecer uma barreira contra o processo corrosivo.

12. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS


API 571. American Petroleum Insitute. Damage Mechanisms Affecting Fixed Equipment in the Refining Industry. 1 ed. Washington, D.C. 2003. 270p; API 579. American Petroleum Insitute. Fitness for Service. 2 ed. Washington, D.C. 2007. 1128p; ASKELAND, D. R.; PHUL P. P. Cincia e Engenharia dos Materiais. Traduo: Vrtice Translate, Cengage Learning. So Paulo. SP. 2008. 594p; RELATRIO DE MECNICA DA FRATURA. Belo Horizonte. MG. 2009; RELATRIO DE ENSAIO POR ULTRA-SOM. Betim. MG. 2009; STROHAECKER, T. R. Mecnica da Fratura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. 99p.

Application of fracture mechanics in the study of the integrity of a pressure vessel

Abstract. In a parade of general maintenance of the unit of hydrodesulphurization (HDS) in an oil refinery in 2009, it was the presence of crack-type discontinuities located at the periphery of the mouth of a visit of the pressure vessel for storing hydrogen gas. This work has the objective of clarifying the application of the fracture mechanics in assessing the integrity of this equipment. General as values of tension and pressure of operation and hydrostatic tests were collected taking into account the presence of such discontinuities. As a result, after analysis by finite element comes to the conclusion that the pressure vessel is capable of operation for the conditions in your project, but nevertheless will not be possible to perform hydrostatic testing of this equipment, and recommended the application of a physical barrier (internal painting) to eliminate the contact of material with the aggressive medium (hydrogen).

Keywords: Crack, Tensile, Hydrogen, Mechanics of Fracture.

============================================================

S-ar putea să vă placă și