Sunteți pe pagina 1din 13

Perspectiva sociolgica e pluralismo jurdico: a necessidade de superao do bacharelismo-tecnicista na

Elizabete David Novaes Doutora em Sociologia pela Faculdade de Cincias e Letras UNESP-Araraquara. Profa. Dra. na disciplina de Sociologia Geral e do Direito I e II da Faculdade de Direito das Faculdades COC Ribeiro Preto-SP.

E-mail: eldavid@terra.com.br

Resumo: O artigo trata da necessria aplicao da perspectiva sociolgica ao fenmeno jurdico, percebido como fenmeno socialmente construdo, discorrendo a respeito da importncia da Sociologia Jurdica nos cursos de Direito. Entende-se que a Sociologia, junto com as demais disciplinas humanistas, visa possibilitar a superao de uma formao ingnua, decorrente de um positivismo normativista, sem percepo crtica e transformadora por parte dos operadores da Lei.

Considerando-se que o direito sofre mudanas no decorrer do tempo e nas configuraes espaciais, entende-se que, na realidade social concreta este fenmeno no transparece como simples expresso da vontade da classe dominante, nem tampouco como simples reflexo das determinaes econmicas. Aponta-se assim que o direito moderno institui-se como mediador entre as classes. Aponta-se assim, para a necessidade da ecloso de um novo paradigma jurdico, que esteja presente na formao do profissional do direito adequado s necessidades do real.

Sumrio: 1. Introduo; 2. A perspectiva sociolgica na formao do profissional do direito;3. O pluralismo jurdico e o profissional do direito;4. Consideraes finais; 5. Referncias bibliogrficas.

Palavras-chave: Fenmeno jurdico - formao sociolgica - profissional do direito

1 / 13

Perspectiva sociolgica e pluralismo jurdico: a necessidade de superao do bacharelismo-tecnicista na

1. Introduo

Consideramos fundamental a aplicao da perspectiva sociolgica ao fenmeno jurdico, percebido como fenmeno socialmente construdo e, para tanto, pretendemos discorrer a respeito da importncia da Sociologia Jurdica nos cursos de Direito. Esta matria visa, fundamentalmente, contribuir para a superao de uma viso tecnicista, esvaziada de contedos humanistas, que tantas vezes acomete a formao legalista do bacharel em Direito. Entendemos que a Sociologia, junto com as demais disciplinas humanistas, visa possibilitar a superao de uma formao ingnua, decorrente de um positivismo normativista, sem percepo crtica e transformadora por parte dos operadores da Lei.

Consideradas como eixo da formao crtico-reflexiva, as disciplinas humanistas devem estar imbricadas entre si, num trabalho de formao transdisciplinar que permita a compreenso do Direito como fenmeno pluridimensional, multifacetado e complexo, capaz de atuar como instrumento no somente de represso, mas tambm (e principalmente) de mudana e transformao.

Podemos afirmar que a Sociologia, voltada para a compreenso do fenmeno jurdico, representa um importante passo para uma concepo dialtica do Direito, compreendido, portanto, como processo capaz no s de representar os interesses dominantes das estruturas sociais vigentes mas, principalmente, caminhar para a ruptura dessas estruturas. Entendemos ento, que o Direito no simples ideologia (embora se recubra desta tambm), mas um processo histrico, significado pela ao concreta e constante, decorrente do embate das foras sociais presentes na sociedade que o constri.

Por outro lado, quando o Direito tratado como instrumento emanado unicamente do Estado, possuindo a lei como sua nica expresso, favorece a consolidao de uma formao positivo-normativa, cuja funo passa a ser muito mais informar do que formar o bacharel em Direito. Tal tratamento fortalece o tecnicismo, impondo uma padronizao da linguagem e da leitura dos cdigos, justificando e reproduzindo a realidade social. Como conseqncia, formas sociais so reproduzidas, garantidas e mantidas as hegemonias e ideologias, sem que se percebam as possibilidades de transformao desta realidade. Da a importncia de transcender a viso tecnicista, bem como de transcender a viso unilateral e unidimensional, que no absorve as contradies e os movimentos do real, especialmente aqueles que apontam para a existncia de um pluralismo jurdico.

2 / 13

Perspectiva sociolgica e pluralismo jurdico: a necessidade de superao do bacharelismo-tecnicista na

Tomando por base essas colocaes, entendemos que o profissional do direito no deve ler o universo como se esse fosse meramente um livro de direito, j que o universo social do qual o direito faz parte sempre maior que o prprio direito, no podendo ser reduzido a este. Pelas palavras de Jean Carbonnier, afirmamos que uma certa insignificncia do Direito deve ser um dos postulados da sociologia jurdica: o direito como uma espuma na superfcie dos relacionamentos sociais ou interindividuais (Carbonnier, 1999, p 47).

2. A perspectiva sociolgica na formao do profissional do direito

A Sociologia do Direito possui bases originais em Emile Durkheim, especialmente a partir dos estudos que o autor faz acerca da solidariedade social, garantida nas sociedades complexas, pela diviso social do trabalho e por um tipo de direito restitutivo. Esta perspectiva esteve voltada marcadamente para estudos sobre as formas de controle social, preocupadas em fechar ou cimentar as brechas que se produzem na realidade social, e que so frutos de contradies e antinomias do direito. De acordo com Gurvitch (1999), esta forma de conceber o direito apresenta problemas que devem ser superados, uma vez que no leva em conta a questo da pluralidade das fontes pelas quais o controle produzido e exercido, no permitindo que sejam consideradas as diferentes hierarquias de controle social, segundo diferentes contextos histricos e culturais.

Uma significativa contribuio para a sociologia do direito foi a do jurista austraco Eugen Erlich, que em 1912 escreveu os Fundamentos da Sociologia do Direito, afirmando que a Sociologia do Direito deve comear pela pesquisa do direito vivo. Ela deve dirigir-se primeiramente ao concreto e no ao abstrato. Somente o concreto pode ser observado (Ehrlich, 1999, p. 1 13). Segundo Ehrlich, as leis so parte das regulaes sociais e, desse modo, o cdigo civil no expressa toda a complexidade do direito, uma vez que o que a lei prope nem sempre se efetiva realmente.

Evidentemente, o documento s mostra aquele segmento do direito vivo que est documentado. Como se pode, pois constatar aquela parte do direito vivo, que no est incorporada em documentos, a qual grande e bastante importante? No h outros meios a no ser abrir os olhos, Informar-se atravs de uma observao atenta da vida, entrevistar as pessoas e anotar suas respostas. (Ehrlich, 1999, p. 113 ).

3 / 13

Perspectiva sociolgica e pluralismo jurdico: a necessidade de superao do bacharelismo-tecnicista na

A partir dessas rpidas inferncias s idias de Ehrlich, podemos perceber o carter precursor do autor no que diz respeito elaborao de uma sociologia do direito, pautada na investigao emprica e concreta dos fenmenos jurdicos, evidenciando o carter social de que estes so revestidos.

Partindo do pressuposto de que o Direito multidimensional, podemos afirmar que uma de suas dimenses tomada como objeto de estudo da sociologia, cabendo a ela investigar as causas e os efeitos das leis. Compreendendo que as leis so fenmenos sociais, historicamente construdos, possvel afirmarmos que h causas sociais para a existncia de determinadas leis, bem como efeitos ou conseqncias sociais destas leis sobre a realidade social em que so forjadas. Em outras palavras, a sociologia investiga o impacto social das leis numa dada sociedade. No se trata de observar ou julgar valorativamente as leis (o que papel da filosofia do direito) e sim, investigar os valores sociais que nutrem a existncia de determinadas leis, bem como sua eficcia social. Desse modo, apontamos para a importncia da pesquisa cientfica de cunho sociolgico, que seja voltada para o universo jurdico, envolvendo estudos de representaes sociais, percepo de valores e expectativas sociais acerca do direito, da justia, das leis e inovaes jurdicas.

A sociologia jurdica examina a influncia dos fatores sociais sobre o direito e as incidncias deste ltimo na sociedade, ou seja, os elementos de interdependncia entre o social e o jurdico, realizando uma leitura externa do sistema jurdico. (Sabadell, 2000, p. 49)

A sociologia jurdica, em seu desenvolvimento histrico como disciplina, apresenta inmeras diversidades, tanto pelo seu amplo leque de objetos de investigao, bem como pelas teorias que lhe fundamentam. Como cincia social, marcada por diferentes olhares, que garantem a observao da realidade jurdica por diferentes prismas e dimenses. Acerca da importncia da sociologia nos cursos de Direito, afirmam Faria e Campilongo:

As grandes transformaes que atingiram o Brasil durante os ltimos anos das quais so um importante desdobramento os movimentos em favor dos direitos humanos e de acesso Justia, procurando tornar mais efetiva a idia de que o direito universal e tentando forjar, por meio de lutas polticas, formas alternativas de lei capazes de atenuar as desigualdades scio-econmicas, abriram caminho para o questionamento da estrutura vigente dos cursos jurdicos. Isso fez com que muitos juristas, pondo em questo as fronteiras tradicionais do direito com as cincias sociais, substituindo abordagens lgico-formais por outras mais crticas e problematizantes, historicizando a anlise do direito, identificando os pressupostos

4 / 13

Perspectiva sociolgica e pluralismo jurdico: a necessidade de superao do bacharelismo-tecnicista na

ideolgicos da dogmtica jurdica implcitos na cultura tcnica dos operadores dos cdigos, colocando em novos termos o conceito de juridicidade, retomando a discusso em torno do pluralismo jurdico, dando um novo tratamento ao problema das fontes do direito e convertendo a eficcia do direito num dos temas obrigatrios da reflexo dos juristas, passassem a defender uma ampla reformulao estrutural desses cursos. (Faria e Campilongo, 1991, p. 25-26)

O que podemos observar que a sociologia jurdica caminha para uma reflexo acerca da ciso ou distanciamento existente entre o direito formalmente vigente e o direito socialmente eficaz. Isto passa a se evidenciar medida que o direito se torna um objeto de investigao autnomo para a sociologia, distanciando-se da filosofia do direito e da dogmtica jurdica, clamando interesse sociolgico pela emergncia das lutas sociais movidas por grupos de interesses especficos, referentes aos novos e plurais direitos sociais (estudantes, negros, mulheres, sem-terra, etc.).

Assim, tratar sociologicamente o Direito supor que este se situa numa realidade socialmente construda e possui, em sua essncia, um carter social, bem como um carter histrico, uma vez que se constitui a partir de relaes sociais historicamente determinadas. O direito sofre mudanas no decorrer do tempo e nas configuraes espaciais. Possui uma historicidade e, por isso, quando se fala da origem do direito, fala-se da origem de certo direito, quando se diz defender o direito, o que se defende uma certa concepo de direito (Lyra Filho, 1982). Isso nos reporta direta associao entre direito e poltica, direito e histria, direito e realidade social, evidenciando que o direito concreto, vivo, contnuo processo em construo e transformao. Desse modo, asociologia aplicada ao estudo do direito deve estar voltada para o desmascaramento das idias jurdicas, revelando objetivos e interesses que se ocultam por trs dessas idias. Para tanto, necessrio que a dogmtica jurdica no prepondere, para que a investigao sociolgica no seja por ela abafada. Isso fundamental para entendermos a prpria realidade social na qual o direito se situa e atua, como forma de interveno racional de controle social e de expanso das liberdades.

A norma jurdica, assim como as demais normas que regulam a vida social, emana da sociedade. Utilizando-se dos instrumentos e instituies voltados para a constituio do direito, a norma jurdica fundamenta-se nos objetivos, crenas, valores e interesses (sociais, polticos, econmicos) que prevalecem na estrutura social vigente. Realidades sociais diferenciadas condicionam, historicamente, ordens jurdicas tambm diferenciadas, operando a existncia de uma forte relao entre conjuntura global e normatividade jurdica. Do mesmo modo, cada processo nacional ou grupal expressa uma realidade particular a que correspondem instituies tambm particulares, dentre elas, as instituies jurdicas, sobre as quais recaem os condicionantes scio-culturais reforados pelos costumes, pela moral e pelos valores sociais.

5 / 13

Perspectiva sociolgica e pluralismo jurdico: a necessidade de superao do bacharelismo-tecnicista na

Entendendo que o contexto social em que vivemos apresenta-se marcado por determinaes de classe, de raa/etnia e de gnero, sabemos que o poder, entidade metafsica e abstrata, ao expressar-se concretamente, apresenta-se como proprietrio dos meios de produo, branco e adulto e, certamente, masculino. nesse contexto de relaes de poder bem definidas que as leis so promulgadas, normas institudas, cdigos acatados.

Podemos apontar um exemplo bastante elucidativo das desigualdades e discriminaes sociais que so reproduzidas e, muitas vezes, abafadas pelas leis em vigor at que, aps muitas lutas e reivindicaes, sejam modificadas. Segundo a advogada Alessandra Teixeira, o fato dos homens presos terem o direito a visita ntima contrasta com a ausncia desse direito para as mulheres presas no Estado de So Paulo. Embora formalmente tenha sido superada a viso de que a visita ntima pudesse ser uma regalia ou um privilgio do apenado, ainda no foi percebida como um direito que deve tambm ser estendido s mulheres presas, e no somente aos homens. Trata-se, segundo a autora, de mais uma forma de violncia de gnero e discriminao sexual a que a mulher submetida, reforada pelo tratamento jurdico-penal a ela destinado.

O abandono da mulher presa perpetuado pelo sistema penal, que alm de criminalizar, tradicionalmente, as condutas das classes desfavorecidas, lhes aplica o tratamento penalizador o mais estigmatizante e feridor de seus direitos fundamentais. (Teixeira, 2001, p. 04)

Num de seus ilustrativos trabalhos de pesquisa, Srgio Adorno elabora uma crtica mxima do pensamento poltico clssico, forjada no interior do liberalismo do Estado Moderno, que afirma a igualdade de todos perante as leis. O autor aponta que este princpio ateve-se a uma eficcia simblica que esteve (e est ainda) em desequilbrio com a eficcia material, o que o leva a questionar a relao estabelecida entre justia social e igualdade jurdica. Aplicada esta reflexo sobre as condies jurdicas no Brasil, Srgio Adorno aponta que a distribuio de justia alcana somente alguns cidados; enquanto o acesso aos servios judiciais dificultado e as decises judicirias so discriminatrias (Adorno, 1999).

Afirma Adorno que o foco da ateno processual voltado para elementos subjetivos, como o comportamento criminoso, virtudes e vcios dos personagens envolvidos no processo judicirio, os dramas da vida cotidiana, a busca de comportamentos considerados dignos, justos, normais, universais. No decorrer dos processos penais, o crime deixa de ser um drama social, quando outros fatores alm do prprio crime passam a concorrer para a condenao ou absolvio dos rus: investigao da vida pregressa e dos antecedentes dos agressores e

6 / 13

Perspectiva sociolgica e pluralismo jurdico: a necessidade de superao do bacharelismo-tecnicista na

vtimas, imaginao hipottica de situaes e circunstncias, deduo de provveis comportamentos de vtimas e agressores. Assim, o processo judicirio aparece como um constructo social, permitindo a contaminao por inmeros preconceitos, interpretaes deturpadas e informais que podem ser confundidas com a interpretao racional dos cdigos. Objetividade e subjetividade se mesclam e se confundem.

Essas contribuies de Srgio Adorno permitem desfazer a imagem de que a justia possa ser cega e neutra, uma vez que revela a complexidade dos processos judiciais, descaracterizando a dimenso puramente tcnica e jurdica dos agentes e aparelhos de condenao. Conclui o autor, portanto, que a justia penal incapaz de traduzir diferenas e desigualdades em direitos, incapaz de fazer da norma uma medida comum, incapaz de fundar o consenso em meio s diferenas e desigualdades (Adorno, 1999).

3. O pluralismo jurdico e o profissional do direito

Buscamos salientar o carter social do direito para faz-lo emergir como instrumento de garantia da igualdade e justia, que no pode ser ignorado na formao do profissional do direito. Para este profissional, torna-se fundamental considerar o direito como processo, entendendo-o como realidade mvel, flexvel, dialgica e no estritamente lgico, no sentido de no estar aprisionado ao formalismo das leis e coerncia dos fatos. O direito nasce da luta de classes, dos conflitos sociais, do permanente desejo de libertao e superao das desigualdades. processo em devir, produto e produtor das transformaes histricas.

Nessa perspectiva, entendemos que o direito, na sociedade capitalista, no a pura e simples expresso da vontade da classe dominante. Nem o simples reflexo das determinaes econmicas, que uma concepo simplista da relao entre infra-estrutura e superestrutura poderia nos fazer crer. Podemos dizer que o direito moderno, pela sua funo ideolgica, institui-se como mediador entre as classes, uma vez que, para que o direito aparea como justo necessrio que possa manter uma lgica coerente com os critrios de igualdade, que possa ser utilizado como um obstculo explorao desenfreada da classe dominada pela classe que est no poder. Trata-se aqui, de ocuparem-se as brechas, as lacunas que o prprio direito deixa, para o exerccio da justia.

Assim, fundamental distinguir entre direito e lei, uma vez que o direito deve ser entendido como um sistema de relaes e interesses classistas, codificados atravs da lei, porm, no se reduzindo a ela. De certa maneira, podemos falar em aplicao do direito atravs da lei

7 / 13

Perspectiva sociolgica e pluralismo jurdico: a necessidade de superao do bacharelismo-tecnicista na

podendo ser entendida esta lei como instrumento muitas vezes injusto para a classe oprimida, se representar os interesses arbitrados pela classe dominante e garantidos pelo Estado. Contudo, tambm podemos interpretar o Direito como libertador, se considerarmos que sua fonte de emanao no se restringe ao Estado, podendo nascer dos embates e lutas sociais que marcam a vida cotidiana. Nesta perspectiva, o Direito ganha poder de ao dialtica, revelando sua essncia contraditria e, conseqentemente, transformadora. Para que isso se concretize, contudo, torna-se fundamental construir um direito comprometido, um direito que seja fruto do conflito entre o direito posto, vigente e eficaz, contra um direito potencial que emerge das lutas dos dominados, dos destinatrios esmagados na ordem jurdica posta. (Aguiar, 1980, p.183)

Depreendemos assim, que o direito, dialeticamente compreendido, emerge como um mediador entre as classes, um mediador entre as contradies do real. Lembrando Roberto de Aguiar, sempre que existe direito porque existe um problema que o gerou. O direito no nasce da concordncia e do consenso, pelo contrrio, ele nasce do conflito das contradies (Aguiar, 1980).

Numa sociedade de classes, a diversidade de interesses favorece uma diversidade de conscincias jurdicas e, conseqentemente, a emergncia de diferentes fontes de Direito. Nessa perspectiva, nem todo o direito pode ser visto como direito estatal, bem como, no podemos reduzir o direito poltica e ideologia da classe dominante. O direito estatal parte de uma totalidade, que por sua vez pode ser percebida como um momento no processo de totalizao. Tal percepo nos faz compreender o carter processual e transitrio do direito histrico, portanto! Em outros termos, o Direito constitudo pela, e constituinte da realidade social.

Uma vez que consideremos o direito como um fato social de profundo significado, possuidor de um carter voltado para a normatividade e o controle social, falar em mudana social , necessariamente, falar em mudana do direito. De acordo com Roberto Lyra Filho, as normas devem ser expresso do direito mvel, aquele que est em constante progresso. Mas quando o direito confundido com o legalismo, com normas envelhecidas, tornando-se direito em si, torna-se reificado, perdendo seu carter de processo, de instrumento de mudana social. O direito no nasce metafisicamente, ele fruto de um processo de lutas, fruto de oposies e conflitos, avanos e recuos. Direito processo, dentro do processo histrico: no uma coisa feita, perfeita e acabada; aquele vir-a-ser que se enriquece nos movimentos de libertao das classes e grupos ascendentes e que definha nas exploraes e opresses que o contradizem, mas de cujas prprias contradies fazem brotar as novas conquistas (Lyra Filho, 1982).

8 / 13

Perspectiva sociolgica e pluralismo jurdico: a necessidade de superao do bacharelismo-tecnicista na

Segundo tal perspectiva, a proposta de mudana implica num complexo processo social, marcado por transformaes da sociedade civil. Em tal empreitada, emerge como fundamental o papel do profissional do direito e sua insero nas lutas democrticas. Caber a este profissional desempenhar a funo de um intelectual orgnico, capaz de construir a contra-hegemonia, no sentido que d Gramsci, a esses conceitos (Arruda Jr., 1997). Da a necessidade de formao de um profissional com perspectiva sociolgica, capaz de dialogar com a realidade concreta, que d vida e eficcia s normas legais.

Sob tal tica, percebemos a sociedade civil como sede principal das lutas transformadoras, uma vez que a sede do pluralismo que serve de base para os movimentos sociais comunitrios. A medida que os profissionais do direito questionam os descaminhamos do sistema normativo, marcado pelo excesso de formalismo, pelo reforo das situaes de injustia e pelos critrios arbitrrios de deciso, inicia-se a construo, o fortalecimento e a emergncia de juridicidades latentes. Nesta percepo, o conceito de anomia ganha um papel central, agora reinterpretado, porque fica vinculado crise estrutural e ao desgaste de valores, mostrando a presena de uma imposio ideolgica que no corresponde efetivamente aos valores existentes, nem tampouco realidade concreta.

Torna-se essencial adotar-se uma perspectiva crtico-dialtica, na tentativa de relacionar anomia e mudana, voltando-se para a possibilidade de ruptura da ordem vigente. Fundamental perceber o conflito latente entre legalidade e legitimidade, uma vez que a legalidade expressa o interesse e foras predominantes na sociedade de classes (considerada ideologicamente como sociedade global), enquanto a legitimidade est voltada para as subculturas e grupos econmica e politicamente minoritrios, que tambm possuem suas normas e cdigos.

Essa percepo passa necessariamente pelo resgate do pluralismo jurdico, que compreende o direito como essencialmente mltiplo e heterogneo, significando que num mesmo espao social podem coexistir diversos sistemas jurdicos, j que existe uma pluralidade de fontes. Por meio da correlao entre anomia-legitimidade, estabelece-se a importncia e a possibilidade da criao de espaos sociais alternativos para o exerccio do direito, na construo de algo que podemos denominar de legalidade alternativa.

Como forma de ilustrar essa idia, tomemos como exemplo os bairros de periferia: espaos sociais de luta que possibilitam a transformao da realidade social por meio da ao cotidiana. Observemos os grupos de moradores de bairros que, unidos por laos de vizinhana, amizade ou parentesco, voltam-se para a discusso de problemas concretos, experimentados na realidade dos bairros em que vivem, tornando-se com isto embries de organizao popular,

9 / 13

Perspectiva sociolgica e pluralismo jurdico: a necessidade de superao do bacharelismo-tecnicista na

defendendo seus interesses, identificando necessidades e fortalecendo-se nas formas de resistncia que favorecem as reivindicaes sociais e o alargamento de direitos (Novaes, 1999). A esta realidade devem estar atentos os profissionais do direito em formao, capazes de articular o universo jurdico s lutas sociais e polticas, voltando-se para as representaes sociais que animam o direito vivo.

4. Consideraes finais

Evidenciamos a ao dos chamados movimentos populares que caracterizam uma anomia emergente, por meio do fortalecimento da capacidade de mobilizao e organizao das lutas populares, ao ponto de oferecerem propostas concretas de democracia da sociedade e alternativas para o estabelecimento de um poder popular. Entendemos que aqui se encontra uma importante fonte de ao poltica e de exerccio do direito, constitudo sobre o pluralismo jurdico, que necessariamente passa por uma compreenso sociolgica da realidade jurdica e social por parte do profissional do direito.

Por isso, amarrando as consideraes e reflexes tecidas at o momento, apontamos para a necessidade da ecloso de um novo paradigma jurdico, que esteja presente na formao do profissional do direito adequado s necessidades do real. Um paradigma calcado na construo e reconhecimento de um pluralismo participativo e democrtico, capaz de perceber a emergncia de novos direitos nascidos dos movimentos sociais populares. Tais profissionais, verdadeiramente comprometidos com a eficcia real das leis por meio de sua legitimidade, contribuiro para a legitimao de novos sujeitos de direito, democratizando os diferentes espaos sociais e favorecendo a busca por formas alternativas de resolues de conflitos que fortaleam a sociedade civil e a construo da verdadeira cidadania. Como explicita Antonio Carlos Wolkmer,

Este pluralismo ampliado e de novo tipo, alm de possuir certos pressupostos fundantes de existncia material e formal, encontra a fora de sua legitimidade nas prticas sociais de cidadanias insurgentes e participativas. Tais cidadanias so, por sua vez, fontes autnticas de nova forma de produo dos direitos, direitos relacionados justa satisfao das necessidades desejadas. (Wolkmer, 2001, p. 347)

O profissional do direito que no estiver afeito a estas percepes e perspectivas, estar concorrendo para reproduzir os anacronismos do bacharelismo e as arbitrariedades do tecnicismo, em prejuzo da realizao de um ideal de justia que favorea uma sociedade

10 / 13

Perspectiva sociolgica e pluralismo jurdico: a necessidade de superao do bacharelismo-tecnicista na

igualitria, que sirva a um direito sustentado nas bases slidas da eficcia social, e no engessado no limitado formalismo das leis.

5. Referncias bibliogrficas

ADORNO, Sergio. Crime, justia penal e desigualdade jurdica IN: SOUTO, C. e FALCO, J. Sociologia e direito . So Paulo: Pioneira, 1999.

AGUIAR, Roberto. Direito, poder e opresso. So Paulo: Alfa-mega, 1980.

ARRUDA Jr., Edmundo Lima. Direito moderno e mudana social. Belo Horizonte: Ed. Del Rey, 1997.

BOTTOMORE, T.B. Introduo sociologia. Rio de Janeiro: TC Editora, 1987.

CARBONNIER, Jean. As hipteses fundamentais da sociologia jurdica terica In: SOUTO, C. e FALCO, J. Sociologia e direito. So Paulo: Pioneira, 1999.

DALLARI, Dalmo. O poder dos juzes. So Paulo: Saraiva, 1996.

DINIZ, Melillo. Qual a verdadeira face do direito? In: Sousa Jr., Jos Geraldo (org) Introduo crtica ao direito: o direito achado na rua . V.1. Braslia: UNB, 1993.

EHRLICH, Eugen. O estudo do direito vivo In: SOUTO, C. e FALCO, J.Sociologia e direito. So Paulo: Pioneira, 1999.

11 / 13

Perspectiva sociolgica e pluralismo jurdico: a necessidade de superao do bacharelismo-tecnicista na

FARIA, J.E. e CAMPILONGO, C.F. A sociologia jurdica no Brasil. Porto Alegre: Fabris Editor, 1991.

GURVITCH, G. Sociologia do direito: resumo histrico-crtico In: SOUTO, C. e FALCO, J. So ciologia e direito . So Paulo: Pioneira, 1999.

JUNQUEIRA, Eliane Botelho. A sociologia do direito no Brasil: introduo ao debate atual. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 1993.

LYRA Filho, R. O que direito? So Paulo: Brasiliense, 1982.

NOVAES, Elizabete David. Solidariedade e sociabilidade: mulher, cotidiano e poltica na periferia de Araraquara . Tese de doutorado. FCL/UNESP-Araraquara , 1999.

RIBEIRO, Paulo Jorge e STROZENBERG, Pedro (orgs). Balco de Direitos: resolues de conflitos em favelas do Rio de Janeiro . Rio de Janeiro: Mauad, 2001.

SABADELL, Ana Lucia. Manual de Sociologia Jurdica. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2000.

SOUSA Jr., Jos Geraldo. Para uma crtica da eficcia do direito. Porto Alegre: Fabris Editor, 1984.

SOUSA Jr., Jos Geraldo (org) Introduo crtica ao direito: o direito achado na rua. V.1. Braslia: UNB. 1993.

12 / 13

Perspectiva sociolgica e pluralismo jurdico: a necessidade de superao do bacharelismo-tecnicista na

SOUTO, Cludio. e FALCO, Joaquim. Sociologia e direito. So Paulo: Pioneira, 1999.

WOLKMER, A. Carlos. Pluralismo jurdico: fundamentos de uma nova cultura no direito. So Paulo: Alfa-Omega, 2001.

TEIXEIRA, Alessandra. Jornal Juzes para a democracia. Ano 5, n 124 jun/jul 2001.

13 / 13

S-ar putea să vă placă și