Sunteți pe pagina 1din 3

RESUMO DE DIREITO PENAL (Parte 4)

TEORIAS SOBRE A CONDUTA


I - TEORIA CAUSALISTA (TEORIA CLSSICA - NATURALISTA NELSON HUNGRIA) Crime Fato Tpico, Anti-jurdico e Culpvel Ao, Nexo de Causalidade e Resultado CULPABILIDADE . Imputabilidade . Potencial Conscincia da Ilicitude / CULPA OU DOLO . Exigibilidade de conduta diversa. Dolo CONDUTA -------- ------AO --------CULPA Culpa

A culpabilidade tida como componente do crime; A conduta o comportamento humano voluntrio no mundo exterior, que consiste em fazer ou no fazer; Para se concluir pela existncia da ao tpica, deve-se apreciar o comportamento sem qualquer indagao a respeito de sua ilicitude ou culpabilidade; O dolo e a culpa so analisados na Culpabilidade em substituio a Potencial Conscincia da Ilicitude; Deixa de lado os elementos subjetivos (dolo, culpa e etc); A conduta o movimento do corpo que produz resultado.

Vigorava a Teoria formal-Objetiva Coautor Era quem executasse parcial ou totalmente a a o t ica. Part ipe Era quem apenas contribu se para a execu o da a o t ica por meio de uma conduta preparat ia ou auxiliar. opostas Vigorava a Teoria Subjetiva Coautor Era quem atuava com a vontade do autor (animus auctoris). Participe Era quem agia com vontade de participe (animus socii) e ao fomentar ou produzir o fato, tome esse fato como alheio. Teoria do Dolo A distino entre coautoria e participao se daria em funo da autonomia ou da no vontade. No havendo autonomia de vontade haver apenas participao. vontade do participe est na dependncia da vontade do autor. Momento inicial da Teoria do Domnio do Fato. Teoria do Interesse A vontade do coautor ser manifestada no fato por meio do prprio interesse na sua execuo enquanto a vontade do participe caracterizada como aquela na qual falte a manifestao de interesse prprio. . Teoria Subjetiva Extrema Superada pela redao do Cdigo Penal Alemo. Se faltasse qualquer dos participantes a autonomia de vontade ou o interesse prprio na execuo do delito, de modo que estivesse submetido influncia de vontade ou do interesse de outrem, seria ele apenas participe ainda que tivesse pessoalmente executado a ao tpica. . Teoria Subjetiva Limitada - Se orienta pela vontade dos participantes, mas no a toma isoladamente do contexto geral de atuao ou da contribuio do resultado.

II - TEORIA SOCIAL (OU DA AO SOCIALMENTE ADEQUDA) Uma forma de interligao das Teorias Causalista e Finalista da Ao; A Ao a conduta socialmente relevante, dominada ou dominvel pela vontade humana; Leva em considerao, principalmente o aspecto social da ao, ou seja, sue relevncia social; Empecilho: descrever o conceito de relevncia social ( um conceito subjetivo); Haver configurao do fato tpico se houver relevncia social.

III - TEORIA FINALISTA DA AO (HANS WELSEN, DAMSIO) Teoria adotada no Cdigo Penal Brasileiro Crime fato tpico e antijurdico e a culpabilidade mero pressuposto da pena FATO TIPICO . Conduta / DOLO OU CULPA . Resultado . Nexo de Causalidade . Tipicidade -------- ------AO -------------- CULPA CONDUTA dolo culpa S os crimes materiais tero todos. Nos crimes formais e de mera conduta no se analisa o nexo causal.

Somente ser praticado um fato tpico se tinha com fim esse resultado ou se no tomou as cautelas necessrias; Como todo comportamento do homem tem uma finalidade, a conduta uma atividade fim / humana e no um comportamento simplesmente causal. Como ela um fazer (ou no fazer) voluntrio, implica necessariamente uma finalidade. No se concebe vontade de nada ou para nada, e sim dirigida a um fim; Nesta teoria encontram-se, alm dos elementos objetivos (ao, nexo de causalidade e resultado), o elemento subjetivo do tipo (dolo e culpa); Trs na vontade o seu prprio centro; O dolo e a culpa sero avaliados no momento da conduta (s h ao tpica se houver dolo ou culpa); A ao e a omisso tem finalidade.

IV - TEORIA DA IMPUTAO OBJETIVA (DO RESULTADO ROXIN) RISCO O perigo que se calcula para diminui-lo PERIGO O risco que pode ou no ser calculvel.

RISCO NO PERMITIDO aquele que a sociedade ir se opor de modo a evitar a prtica de qualquer conduta que possa produzi-lo. RISCO PERMITIDO um risco aprovado (toda ao proibida perigosa, mas nem toda ao perigosa proibida). Embora perigoso absorvido pela sociedade, mesmo sabendo que pode vir a causar danos. O estudo da imputao objetiva dentro do tipo penal complexo acontece antes mesmo da anlise dos seus elementos subjetivos (dolo e culpa); A adequao social elemento do tipo; A preocupao no a primeira vista saber se o agente atuou efetivamente com dolo ou culpa no caso concreto; A conduta s ser imputvel objetivamente ao agente se houver plausividade mnima entre a conduta e o resultado fim; No basta que o resultado tenha sido produzido pelo agente para que se possa afirmar a sua relao de causalidade; preciso tambm que ele possa ser imputado juridicamente; Um resultado causado pelo agente s se pode imputar ao tipo objetivo quando a conduta do autor criou um perigo para o bem jurdico, perigo este no coberto por um risco permitido e quando tal perigo se tenha realizado no resultado concreto; Quando falta a criao de um perigo proibido, a ao e sem resultado so impunveis; No se poder imputar o resultado quando o mbito do tipo no abrange a evitao dos riscos e suas repercusses; A imputao objetiva recai sobre aspecto objetivo normativo e no naturalstico com o incremento da Teoria do Risco; O Princpio do Risco cria uma teoria geral da imputao para os crimes de resultado com quatro vertentes que impediro a imputao objetiva: . Diminuio do risco; . Criao e um risco juridicamente relevante; . Aumento do Risco Permitido; . Esfera de proteo da norma como critrio de imputao. A criao ou o incremento de um risco proibido insuficiente quando o resultado no provenha diretamente desse risco, enquanto sua realizao. Abstrado que a lei brasileira manda tratar a hiptese como interrupo de nexo causal pela supervenincia de concausa relativamente independente (art. 13, 1 do C.P.); A causalidade representa o mnimo da imputao objetiva do resultado, que deve completar-se com a relevncia jurdica da relao causal entre ao e resultado e as instituies dogmticas atravs das quais afere-se tal relevncia so: . O risco permitido; . O princpio da confiana (apesar de conhecermos que outras pessoas cometem erros, estamos autorizados a confiar, em principio, que atuaro corretamente); . A proibio de regresso (Ex.: se o devedor paga seu dbito sabendo que, com o dinheiro, o credor satisfeito comprar uma arma para matar algum, baseado em que o devedor no se encontra em posio de garantidor com respeito vida da vtima); . As auto-exposies a perigo.

S-ar putea să vă placă și