Sunteți pe pagina 1din 8

1 INTRODUO

Hoje o nosso pas sofre com alta carga tributria, visto que a do Brasil e uma das mais altas do mundo. O planejamento tributrio um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos e surgiu como ferramenta para que o contribuinte possa diminuir o exorbitante valor pago de tributos e aumentar seu lucro. sabido que os tributos (impostos, taxas e contribuies) representam importante parcela dos custos das empresas, seno a maior. Com a globalizao da economia, tornou-se questo de sobrevivncia empresarial a correta administrao do nus tributrio. A Evoluo Tecnolgica e econmica vem exigindo cada vez mais de seus profissionais a minimizao de custos e despesas e consequentemente a maximizao dos lucros. O planejamento tributrio caracteriza-se como um dos principais agentes para o sucesso ou no de uma empresa, pois a elevada carga tributria no Brasil muito complexa, dificultando a interpretao dos empresrios e contadores e com as inmeras alteraes dificulta tambm se manterem atualizados. Aos profissionais da contabilidade cabe contribuir com sua participao na gerao de informaes que possam dar suporte aos administradores nas tomadas de decises, na continuidade dos empreendimentos, pois conhecendo a legislao tributria, o cenrio fiscal e a natureza do negcio, deve promover aes que permitam licitamente reduzir ou at eliminar tributos, e dessa forma proteger o desencaixe das empresas. A eliso fiscal um meio licito podendo ser aproveitado brechas da legislao para tornar a carga tributria menos onerosa no podendo confundir com evaso fiscal que um ato ilegal (sonegao). O objetivo deste estudo avaliar qual a melhor forma de diminuir, postergar ou evitar a alta carga tributria no mbito federal. Avaliando os trs regimes tributrios: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real mostrando a importncia nos resultados da empresa e como proceder a uma economia de impostos por meios lcitos. O princpio constitucional no deixa dvidas que, dentro da lei, o contribuinte pode agir no seu interesse. Planejar tributos um direito to essencial quanto planejar o fluxo de caixa e fazer investimentos.

2 PLANEJAMENTO TRIBUTRIO

Planejamento Tributrio uma maneira de se planejar a reduo de impostos em uma empresa, o que dever refletir positivamente nos resultados. uma ferramenta muito importante e que se faz necessria em nossos dias devida extrema competitividade que atinge nossos empreendimentos.

Planejamento tributrio a atividade preventiva que estuda a priori os atos e negcios jurdicos que o agente econmico (empresa, instituio financeira, cooperativa, associao e etc.) pretende realizar. Sua finalidade obter a maior economia fiscal possvel, reduzindo a carga tributria para o valor realmente exigido por lei. Portanto, devem-se estudar e identificar todas as alternativas legais aplicveis ao caso ou existncia de lacunas (brechas) na lei, que possibilitem realizar a operao pretendida, da forma menos onerosa possvel para o contribuinte, sem contrariar a lei. FABRETTI, Ludio Camargo. Cdigo Tributrio Nacional comentado. 5 edio rev. E atual. So Paulo: Atlas, 2005. p. 152-153

H alternativas legais vlidas para grandes empresas, mas que so inviveis para as mdias e pequenas, dado o custo que as operaes necessrias para execuo desse planejamento podem exigir. A relao custo/benefcio deve ser muito bem avaliada. No h mgica em planejamento tributrio, apenas alternativas, cujas relaes custo/benefcio variam muito em funo dos valores envolvidos, da poca, do local etc. (BORGES, 2001, p. 23)

As taxas de mortalidade das empresas no Brasil so alarmantes, e o maior desafio para as novas empresas que se lanam no mercado, permanecer nele. Em um levantamento recente temos os seguintes dados. - Empresas com at 2 anos de existncia = 49,4% de mortalidade; - Empresas com at 3 anos de existncia = 56,4% de mortalidade; - Empresas com at 4 anos de existncia = 59,9% de mortalidade; Fonte: empreenderparatodos.adm.br/motivacao/mat_19.htm Fica ento nosso questionamento: Uma das causas da mortalidade tambm a falta de planejamento tributrio? Com um planejamento eficaz poder ser evitado o desencaixe monetrio, podendo ser reduzido, transferido ou postergado legalmente os tributos da empresa. Quando o administrador prepara o planejamento tributrio, busca atravs da ao do contador ou em conjunto com profissional da rea jurdica, promover menos desencaixe na empresa.

As grandes empresas j contemplam em sua estrutura organizacional, um comit de planejamento tributrio constitudo por pessoas de vrias formaes e segmentos para tratar especificamente desse grande projeto. Domingues (2000), afirma que o Planejamento Tributrio :

Atividade empresarial que, desenvolvendo-se de forma estritamente preventiva, projeta os atos e fatos administrativos com o objetivo de informar quais os nus tributrios em cada uma das opes legais disponveis, cuidando de implementar aquela menos onerosa, formando um conjunto de condutas, comissivas ou omissivas, da pessoa fsica ou jurdica, realizadas antes ou depois da ocorrncia do fato gerador, destinadas a reduzir, mitigar, transferir ou postergar legalmente os nus dos tributos.

3 OBJETIVO DO PLANEJAMENTO TRIBUTRIO

O Planejamento tributrio, em tese, est diretamente ligado lucratividade e rentabilidade proporcionada pela possvel reduo de impostos. No entanto, h o entendimento de que os procedimentos lcitos que proporcionem uma menor carga tributria influenciam na formao do preo de venda de mercadorias. Segundo Domingues (2000), os objetivos do planejamento tributrio esto evidenciados para:

1- Evitar a incidncia do tributo - nesse caso adotam- de procedimentos com o fim de evitar a ocorrncia do fato gerador; 2- Reduzir o montante do tributo as providncias sero no sentido de reduzir a base de clculo ou alquota do tributo.; 3- Retardar o pagamento do tributo o contribuinte adota medidas que tm por fim postergar o pagamento do tributo, sem ocorrncia da multa.

O objetivo primordial do planejamento a reduo ou transmisso do nus econmico dos tributos. Pode, igualmente, ocorrer situao em que o nus no provm diretamente da obrigao tributria principal, e sim dos deveres fiscais acessrios, a manuteno de escriturao contbil, a apresentao de documentos.

4 TRIBUTOS

Os tributos surgiram h sculos atrs. No inicio eram dados aos Deuses como presentes, em gratificao aos pedidos alcanados. Com o passar dos anos, o tributo passou a ser obrigao. Hoje o tributo um direito do Estado, pois assim ele pode exercer o seu papel de Estado de Direitos, transformando esses valores arrecadados em obrigaes sociais, como escolas, hospitais, etc. A primeira preocupao do legislador foi de estabelecer que se trata de prestao pecuniria, ou seja, atravs dela que o estado angaria fundos para manuteno da maquina administrativa e a conseqente execuo de suas atividades. (MACHADO, 1999, p. 48)

O art. 3 do CTN - Cdigo Tributrio Nacional conceitua tributo: Art. 3 - Tributo toda prestao pecuniria, compulsria em moeda ou cujo valor nela possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrado mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

O tributo a obrigao imposta aos indivduos e pessoas jurdicas de recolher valores ao Estado, ou entidades equivalentes. vulgarmente chamado por imposto, embora tecnicamente este seja mera espcie dentre as modalidades de tributos.

5 CARGA TRIBUTARIA

Hoje o contribuinte convive com uma alta carga tributaria e uma forma muito difcil de administrar esses impostos. As empresas convivem com 59 tributos dentre taxas, contribuies e tarifas, e 93 obrigaes acessrias que tem de serem cumpridas para efetivar os pagamentos dos tributos. Toda esta burocracia consome em media 1% sobre a receita bruta anual das empresas, somente com o preenchimento de guias, acompanhamento de mudanas e arquivos de documentos. Quando falamos em pessoas fsicas e no mais empresas, o numero de impostos cai, mais no tanto. So 38 impostos, taxas e contribuies pagas pela media dos brasileiros. A dificuldade em entender a extensa e vasta legislao tributaria e a alta carga contribui para o aumento da sonegao, levando o governo a inventar novas maneiras de tributar ao invs de aumentar a luta contra a sonegao. A dificuldade em entender a extensa e vasta legislao tributaria e a alta carga contribui para o aumento da sonegao, levando o governo a inventar novas maneiras de tributar ao invs de aumentar a luta contra a sonegao.

Os brasileiros esto sufocados pela alta carga tributaria paga no Brasil, que tem como escopo primordial sustentar a estrutura ineficaz do governo.

6 ELISO FISCAL

Eliso fiscal o termo definido para o Planejamento Tributrio no qual se faz ato lcito, com o objetivo de maximizar os lucros, diminuindo o valor dos impostos a serem pagos para a unio. A eliso fiscal representa a execuo ou elaborao de procedimentos, antes do fato gerador, legtimo, tico, para reduzir ou eliminar a obrigao tributria, dando legitimidade ao planejamento tributrio, surgindo das brechas encontradas na legislao. De acordo com Shingaki (2002, p. 25): A eliso fiscal definida como a economia lcita, mediante toda e qualquer ao anterior ocorrncia do fato gerador que, sem violar a lei, evita, reduz ou posterga o imposto. Corroborando esta opinio, Koch ( 2003,p. 116) Afirma: A eliso fiscal, hodiernamente tratada como planejamento tributrio consiste em praticar atos legais, sem dissimulao, sem fraude, visando minimizar o imposto a recolher. Pode-se afirmar ento que a doutrina nacional considera a eliso fiscal como o procedimento que, antes da ocorrncia do fato gerador, evita que este ocorra ou ento que ocorra de maneira mais econmica. Nota-se que a licitude est presente em todos os conceitos de eliso tributria. Uma vez transgredida a lei, o que era eliso ser considerada como evaso, no sendo mais considerado um comportamento lcito.

7 EVASO FISCAL

Evaso fiscal a forma que infringe a lei, esta forma realizada aps a ocorrncia do fato gerador da obrigao tributria, consistindo em ao dolosa ou intencional, ocultando ou reduzindo fatos e informaes de forma a diminuir o montante a ser recolhido para a Unio. A evaso causa enormes prejuzos ao governo e a sociedade como um todo. Segundo Oliveira (2005:170) conceitua evaso fiscal como: Toda e qualquer ao ou omisso tendente a elidir, reduzir ou retardar o cumprimento de obrigao tributria. A evaso fiscal provm de artifcios dolosos nos quais o contribuinte, em afronta legislao, reduz sua carga tributria, o que entendido, acertadamente, como sonegao, pelos auditores da fazenda pblica. (http://www.advempresarial.com/). A evaso fiscal (ou sonegao, como comumente conhecida) um problema to antigo quanto os impostos em si. Sua ocorrncia traz fortes implicaes para o funcionamento do sistema tributrio e da economia como um todo. Alm de ser um dos principais problemas que as administraes tributrias enfrentam, tal fenmeno afeta a eficincia econmica, reduz a eqidade tributria e compromete as aes de poltica econmico-tributria. www.boletimjurdico.com.br/doutrina/texto.asp

Portanto, controlar os nveis de evaso fiscal deve ser um dos principais objetivos das autoridades tributrias. No entanto, fazer com que os contribuintes paguem corretamente os tributos uma tarefa bastante rdua, dados os limites estruturais da economia, os diversos incentivos atividade de sonegao e, em alguns casos, a aceitao social deste comportamento. Marcelo Lettieri SiqueiraI; Francisco S. RamosII Econ. Apl. vol.10 no.3 Ribeiro Preto July/Sept. 2006.

8 OPO PELA MODALIDADE DE TRIBUTAO

A entidade econmica tributa seu faturamento ou seu resultado, tendo como varivel a obrigatoriedade expressa na lei que obriga em obedecer determinada modalidade de tributao ou, caso a lei no determine, a entidade poder optar pela modalidade de tributao que resulte menor desencaixe monetrio. 8.1 SIMPLES NACIONAL Super Simples

O Simples Nacional que substituiu o Simples Federal, surgiu para amenizar os tributos impostos pelo governo, das micros e pequenas empresas, pois o sistema tem regras diferenciadas para ambas. Entrou em vigor, no dia 01 de julho de 2007, o Simples Nacional, um regime tributrio diferenciado que unifica e simplifica a arrecadao de oito impostos e contribuies federais, estaduais e municipais, institudo pelo Estatuto Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar n. 123/2006). O Simples Nacional, tambm conhecido como Super Simples, implica no recolhimento, mediante um nico documento de arrecadao (DAS), dos seguintes impostos e contribuies: IRPJ, PIS, COFINS, IPI, CSLL, INSS, ICMS e ISS. Os limites mximos de receita bruta anual para enquadramento no Simples Nacional previstos na LC n 123/2006 so os seguintes: Microempresa (ME): R$ 240.000,00 e Empresa de Pequeno Porte (EPP): R$ 2.400.000,00. Fonte: Site Receita Federal do Brasil.

Reconhecendo as diferenas econmicas de cada estado, a lei prev a possibilidade de estabelecimento de um limite menor para efeito de pagamento de ICMS e ISS.

8.2 LUCRO PRESUMIDO

O Lucro presumido regime de tributao onde a base de clculo obtida por meio de aplicao de percentual definido em lei sobre a receita bruta. Como prprio nome diz, tratase de presuno de lucro. Para esse regime, temos algumas vantagens relativas s obrigaes acessrias, pois o fisco federal dispensa as empresas enquadradas nesse regime da escriturao contbil, desde que seja mantido o livro-caixa. As alquotas encontradas para base de clculo conforme RIR/99 so: - 8% sobre as vendas de mercadorias; - 1,6 % sobre a revenda de combustvel; - 16% sobre transportes de passageiros; - 32% sobre a prestao de servios. As pessoas jurdicas que obtiverem uma receita bruta total, no ano calendrio, inferior a R$ 48.000.000,00 (Quarenta e oito milhes de reais), podero optar pelo lucro presumido. 8.3 LUCRO REAL O lucro real a nica forma de tributao em que o fisco exige a apurao do resultado do lucro lquido apurado pela contabilidade no exerccio das empresas, ou seja, o real resultado, aquilo que realmente foi movimentado. 1. Lucro Real o lucro lquido do perodo-base de apurao ajustado pelas adies, excluses ou compensaes previstas ou autorizadas pela legislao. Sua determinao deve ser precedida da apurao do lucro lquido contbil de cada perodo de apurao, com observncia das disposies das leis comerciais. O resultado contbil apurado , ento, ajustado extracontabilmente, num livro especfico denominado Livro de Apurao do lucro Real (LALUR). Etc. (Curso Bsico de Contabilidade I, IOB). Portanto, para efeitos ficais a tributao com base no lucro real exige a manuteno de escriturao contbil completa, diferentemente do que ocorre se a empresa for tributada com base no lucro presumido. Fonte: www.portaltributario.com.br/guia/lucro_real.htm. As pessoas jurdicas no enquadradas em nenhuma das restries citadas podem optar pelo lucro presumido. Deve ser notado, todavia, que mesmo que no esteja obrigada ao lucro real, a empresa poder optar por este sistema de tributao. Em muitos casos, a tributao com base no lucro presumido, embora mais simples, mais onerosa para a empresa (resultando num valor de imposto a pagar maior do que aquele que seria devido se adotado a tributao com base no lucro real). Fonte: Curso Bsico de Contabilidade I, IOB.

9 METODOLOGIA

Para desenvolvimento do projeto utilizou-se a pesquisa bibliogrfica, atravs de livros, artigos, publicaes, sites e revistas.

Para analise dos regimes e escolha de melhor tributao foi feita uma pesquisa de analise de dados maquiados para mais e observao direta de uma empresa com atividade de comercio varejista de artigos de vesturio e acessrios, cuja tributao atual pelo Lucro Real, localizada na cidade de Tucuru-PA. A pesquisa foi efetuada em um escritrio de contabilidade, onde tivemos acesso s demonstraes contbeis, demais documentos e informaes que foram fornecidas pelo contador responsvel pela empresa. 10 RESULTADOS E DISCUSSO A seguir apresentamos uma comparao entre os regimes de tributao Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Depois de realizado o estudo atravs dos documentos analisados, exibiremos as Demonstraes de Resultado do Exerccio 2008. Aps a comparao das trs modalidades foi possvel verificar em qual incorre a menor carga tributria e qual a forma mais vantajosa para a empresa analisada. Tabela 1: Demonstrao de Resultado do Exerccio 2008 Lucro Real.

S-ar putea să vă placă și