Sunteți pe pagina 1din 5

COMUNICADO OFICIAL

N.: 16 DATA: 2011.07.06

NORMAS PARA CLASSIFICAO DOS OBSERVADORES DE FUTSAL POCA DE 2011/2012

Para conhecimento geral seguidamente se publicam as NORMAS PARA CLASSIFICAO DOS OBSERVADORES de FUTSAL, para a poca de 2011/2012. NORMAS PARA CLASSIFICAO DOS OBSERVADORES DE FUTSAL O relatrio tcnico ter de ser preenchido online atravs de acesso prprio criado pela Federao Portuguesa de Futebol, devendo estar disponvel 48 horas aps a hora do jogo. 1. SISTEMA DE CLASSIFICAO ISTEMA A classificao dos Observadores obtida a partir da pontuao mxima de 20 pontos, aos quais sero subtrados os pontos das penalizaes resultantes dos dois tipos de avaliao seguintes: 1.1- AVALIAO TERICA A avaliao terica dos conhecimentos do Observador feita duas vezes ao longo da poca, liao atravs de dois testes escritos, em cada uma: - Um teste de vinte perguntas versando temas relacionados com as Leis do Jogo e regulamentao. - Outro teste de preenchime preenchimento do Relatrio Tcnico. 1.2- AVALIAO PRTICA A avaliao do seu desempenho prtico feita atravs dos relatrios dos jogos em que for Observador. Esta avaliao engloba os seguintes aspectos: a) Avaliao dos Relatrios Tcnicos elaborados pelo Observador ao longo da poca nos diversos parmetros da Ficha de Avaliao do Relatrio Tcnico. b) Avaliao das reclamaes dos rbitros sobre os Relatrios dos Observadores.

COMUNICADO OFICIAL
N.: 16 DATA: 2011.07.06

2. PENALIZAES 2.1- AVALIAO TERICA TESTES ESCRITOS A cada teste escrito ser aplicada a seguinte tabela de penalizaes: o

De 70 a 100 pontos De 60 a 69 pontos De 50 a 59 pontos Menos de 50 pontos

- sem penalizao - 1,00 pontos de penalizao - 1,50 ponto de penalizao - 3,50 pontos de penalizao

NOTA: Qualquer processo de reviso dos testes escritos s pode ter lugar: a) Nos testes do incio de poca, at 30 dias antes das provas intercalares. b) Nos testes intercalares, at 15 de Maro do ano respectivo. 2.2- AVALIAO PRTICA Por cada falha nos parmetros da Ficha de Avaliao do Relatrio Tcnico: Penalizao 1,5 pontos RECLAMAES DOS RBITROS Penalizao 1,5 pontos por cada caso em que for dada razo ao reclamante, se a falha ou as falhas verificadas no tiverem sido j penalizadas na avaliao anterior. avaliao Nota: a) Para efeitos de classificao cada observador dever efectuar um mnimo de 6 observaes. b) Para execuo destas fases de Avaliao Prtica, ser nomeada uma Comisso de Avaliao, qual compete propor ao Conselho de Arbitragem a penalizaes a as atribuir a cada relatrio tcnico ou reclamao do rbitro.

COMUNICADO OFICIAL
N.: 16 DATA: 2011.07.06

PENALIZAO TOTAL DA AVALIAO PRTICA A penalizao total desta fase de avaliao prtica obtida do seguinte modo: 1 Determinar a soma da mdia das penalizaes atribudas aos relatrios tcnicos avaliados e s reclamaes dos rbitros, pelo nmero de relatrios elaborados pelo Observador. 3. PONTUAO FINAL Para efeitos de classificao, a pontuao final de cada Observador ser obtida deduzindo directamente aos 20 pontos de pontuao mxima, os pontos de penalizao atribudos nos s testes escritos e o valor obtido no ponto 1 da Penalizao Total da Avaliao Prtica. 4. OUTRAS NORMAS obtenham a) Os observadores que nas provas escritas no Curso de incio de poca, obtenha classificao inferior a 50 pontos, ficam suspensos da actividade at realizao do Curso intercalar. b) Se nas provas escritas do Curso intercalar obtiverem classificao inferior a 50 pontos, ficam suspensos da actividade at ao final da poca em curso , curso. c) A no comparncia de qualquer observador aos Cursos ou Aces de Avaliao para que seja convocado sem prvia ou posterior informao ao Conselho de Arbitragem, com justificao idnea d origem respectiva participao disciplinar Faltas aos Cursos ou s Aces de Avaliao s sero justificadas, por doena incapacitante u e com apresentao de atestado mdico. A verificar-se o acima mencionado, o observador ser convocado para no prazo de 45 dias se realizar os testes em falta. Para efeitos de classificao final os observadores devero ter realizado durante a poca, 2 classificao testes escritos e 2 testes de preenchimento do Relatrio Tcnico. 5. FICHA DE AVALIAO DO RELATRIO TCNICO A Ficha de avaliao do Relatrio Tcnico constituda pelos seguintes par parmetros de avaliao:

COMUNICADO OFICIAL
N.: 16 DATA: 2011.07.06

1. Desconhecimento/desactualizao das Leis do Jogo e Regulamentao . 2. Divergncia entre notas e justificaes . 3. Mltipla penalizao indevida . 4. Relao entre alneas e/ou captulos no ou mal relacionados . 5. Descries pouco claras, despropositadas ou incompletas 6. Contradies entre alneas ou afirmaes . 7. Preenchimento incorrecto (outros casos) . 8. Desrespeito pelo benefcio da dvida ao rbitro . 9. Omisso de factos importantes . 10. Envio tardio do relatrio (online) elatrio

6. PROCEDIMENTO DISCIPLINAR Sempre que um Observador tenha sano de carcter disciplinar, aplicada por rgo competente da F.P.F., com deciso transitada em julgado, ter a seguinte penalizao aplicada na classificao final: Suspenso at 30 dias nso Superior a 30 e at 90 dias Superior a 90 dias 0,50 pontos 1,00 pontos 2,00 pontos

No que respeita a reclamaes sobre o teor dos Relatrios Tcnicos dos observadores e de correco dos teste e escritos, o Conselho de Arbitragem da F.P.F. considerado como ltima P.F. instncia. 7. CLASSIFICAES EM EXQUO Em caso de igualdade na pontuao da classificao final ser concedida a preferncia ao Observador de idade mais baixa (art. 157 do R.A.).

A insuficincia de elementos de avaliao recolhidos durante a poca, para apuramento da classificao final, determinar baixa de categoria, salvo motivo fundamentado aceite pelo Plenrio do Conselho de Arbitragem da FPF, nomeadamente com um relatrio mdico de Clnica, a indicar pelo Conselho de Arbitragem e que de modo concreto demonstre a sua incapacidade para actuar, desde que a referida incapacidade tenha ocorrido ao servio da arbitragem.

COMUNICADO OFICIAL
N.: 16 DATA: 2011.07.06

As despesas com este relatrio mdico sero da responsabilidade do rbitro, rbitro assistente, observador, nas vertentes do futebol onze, futsal e futebol feminino. Este relatrio ter que ser entregue at 15 de Maio da poca em curso.
8. CASOS OMISSOS Os casos omissos sero resolvidos pelo Conselho de Arbitragem. Estas normas revogam as anteriores.

Pel A Direco da F.P.F.

S-ar putea să vă placă și