Sunteți pe pagina 1din 79

Tui Na

A Milenar Massagem Chinesa


Parte I

A Massagem Tui Na uma das mais antigas artes de cura da Medicina Tradicional Chinesa, juntamente com a Acupuntura e a Fitoterapia.

O Nome Tui Na vem do chins e significa deslizar segurar.

O Tui Na requer presso nos meridianos e em pontos especficos, as manobras interferem no fluxo de Qi fazendo com que se mova livre e calmamente pelo corpo.

Precaues
Atentar para a fora utilizada, deve ser levado em considerao a idade, a doena e o lugar onde se aplica. No aconselhvel aplicar em pacientes com fome, aps as refeies, fatigados, bbados ou aps o ato sexual. Evitar reas do corpo como cervical anterior, axilar, lateral do trax, periferia da mama, parte interna da coxa. Dor abdominal que piora com a presso, febre alta, etc... (faz-se manobras e no massagem).

Contra - Indicaes
Problemas cardacos, renais ou cncer. Osteoporose. Inflamaes cutneas, eczema, herpes zoster ou psorase. Mulheres grvidas abaixo de 3 meses. Massagem em leses agudas na coluna vertebral, sem diagnstico prvio.

Dicas para um bom atendimento


Roupas confortveis para facilitar o movimento. Ambiente agradvel com temperatura adequada. Sentir o paciente, seus movimentos, sons e face devem ser observados. Msicas relaxantes.

Medicina Tradicional Chinesa


Para a MTC o corpo, a mente e o esprito so indivisveis e interdependentes e o tratamento visa sempre o equilbrio do fluxo de Qi.

Yin Yang
Propriedades do Yin Yang
Oposio e Interdependncia. Interconsumo e Intersuporte. Intertransformao.

Substncias
Xue Sangue Nutre e umedece. Jin Ye Lquidos Orgnicos Umedece e nutre. Qi Energia Move, aquece, transforma, protege e nutre. Jing Essncia Ativa as transformaes, controla o crescimento, desenvolvimento e reproduo. Shen Esprito ou Conscincia Vitaliza o corpo e a mente.

Zang Fu rgos e Vsceras


Os Zang Fu constituem a essncia da Medicina Tradicional Chinesa, situando-se no centro da estrutura organizacional do corpo. Os Zang Fu da MTC so um conjunto de conceitos completamente diferente dos rgos da Medicina Ocidental e no devem ser confundidos com eles.

Rins (Shen)
O estudo sobre rgos e vsceras inicia-se com o dos Rins, uma vez que esta rgo a raiz da vida, do Qi e a base do Yin e do Yang e tambm da gua e do fogo do corpo.

Armazenam a Essncia ou a Energia Ancestral (Jing). Controlam o nascimento, crescimento, desenvolvimento e reproduo. Base do Yang e do Yin. Abrem-se nos ouvidos e manifestam-se nos cabelos.

Rins (Shen)

Bexiga (Pang Guang)


A bexiga tem a funo de receber, de armazenar e de transformar previamente os lquidos do corpo para serem excretados como urina.

A funo da Bexiga de reter e transformar os lquidos depende do Qi dos Rins e se estiverem deficientes podem ocasionar enurese, incontinncia urinria, etc.

Bexiga (Pang Guang)

Bao/Pncreas (Pi)
Regula a Transformao e o Transporte. Regula a parte muscular e membros. Governa o sangue. Mantm os rgos fixos. Abre-se na boca e manifesta-se nos lbios.

Bao/Pncreas (Pi)

Estmago (Wei)

O estmago tem a funo de receber e preparar o alimento e a bebida. A transformao do alimento inicia-se no estmago.

Estmago (Wei)

Fgado (Gan)

Harmoniza o fluxo livre de Qi. Armazena o Sangue. Harmoniza os Tendes. Abre-se nos olhos e manifestase nas unhas.

Fgado (Gan)

Vescula Biliar (Dan)


A funo da Vescula Biliar armazenar a bile produzida pelo Fgado e solt-la periodicamente para o Intestino Delgado para ajudar na digesto. Os sintomas da desarmonia so: dor no hipocndrio, ictercia, nusea, gosto amargo, indeciso, timidez, vertigem, viso embaada, labirintite.

Vescula Biliar (Dan)

Corao (Xin)
Armazena a Conscincia (Shen). Regula o Sangue (Xue) e os Vasos Sanguneos (Xue Mai). Abre-se na lngua e manifesta-se na face.

Corao (Xin)

Intestino Delgado (Xiao Chang)


O Intestino Delgado tem a funo de receber, separar, absorver e encaminhar os alimentos. Disfunes no Intestino Delgado podero produzir alteraes do movimento intestinal e outras perturbaes digestivas e urinrias.

Intestino Delgado (Xiao Chang)

Pulmo (Fei)
Harmoniza o Qi e controla a respirao. Funes de Difuso e Descida. Circula e harmoniza as vias das guas. Harmoniza o exterior do corpo. Abre-se no nariz e manifesta-se nos plos.

Pulmo (Fei)

Intestino Grosso (Da Chang)


Receber a frao impura dos alimentos do intestino delgado que os movimenta para baixo, absorver a gua e eliminar o restante nas fezes.

Intestino Grosso (Da Chang)

Pericrdio (Xin Bao)


O Corao na MTC era considerado como o imperador dos rgos, era inviolvel, e o Pericrdio, o Ministro que protegia o Imperador contra as injurias e danos e cuja funo principal era de guiar as pessoas nos seus prazeres e alegrias.

Pericrdio (Xin Bao)

Triplo Aquecedor (San Jiao)

Integrar todos os canais do corpo e participar das transformaes que ocorrem nos trs aquecedores.

Triplo Aquecedor (San Jiao)

Manobras do Tui Na

Parte II

AN FA
Manobra da Presso

MO FA
Manobra da Frico

TUI FA
Manobra do Empurro

NA FA
Manobra da Apreenso

GUAN FA
Manobra do Rolamento

QUIAN FA
Manobra do Afundamento

ROU FA
Manobra do Amassamento

MA FA
Manobra do Arrastamento

GUIA FA
Manobra do Aquecimento

CUO FA
Manobra do Frico e Rolamento

NIE FA
Manobra do Pinamento

JAN FA
Manobra do Piparote

CAU FA
Manobra da Batida

PEI FA
Manobra do Tapa

PI FA
Martelamento

TCHUI FA
Tamborilamento

KIE FA
Serrilhamento

DOU FA
Sacudimento

YAO FA
Manobra da Rotao

YA FA
Manobra do alongamento

O Corpo
Quando tocamos o paciente, tocamos toda a sua experincia. A manipulao no constitui apenas um evento perifrico que envolve uma poro de pele, uma articulao ou um msculo, ela representa um catalisador potencial para extensas reaes psicolgicas.

Sequencias do Tui Na

Seqncia Somatopsquica

Parte III

Seqncia das Costas I


MO FA Frico com as palmas das mos em toda as costas com leo, talco, etc...

GUAN FA Rolamento com as duas mos de cima para baixo, depois abre-se no centro e termina com apenas uma mo. KIE FA Separao dos ligamentos vertebrais com as duas mos em forma de garra.

MA-FA Separao dos ligamentos com os polegares, inicia-se nos ombros e termina na lombar. GUAN FA Rolamento sobre o dedo polegar com apoio da outra mo, da cervical at a lombar. ROU FA e MO FA Amassamento com a palma da mo ao longo da coluna, de cima para baixo e efetuar a prxima manobra TCHAU FA. TUI FA Empurro de cima para baixo com a palma da mo nos paravertebrais.

Seqncia das Costas II


AN FA Presso com uma mo sobre a outra, da cervical at a regio lombo-sacro, sobre o canal Vaso Governador. AN FA e ROU FA Presso bilateral paravertebral com as mos em direes contrrias, depois faz-se um amassamento na regio lombar. NA FA Apreenso nos ombros com 3 ou 5 dedos de cada mo.

AN FA Presso bilateral com os polegares nos pontos de assentimento do canal da bexiga. KIE FA Serrilhar para cima e para baixo nos pontos Huato e nos canais da Bexiga.

NIE FA e MO FA Pinamento com as pontas dos dedos de cima para baixo, solta-se e faz frico logo em seguida.

NIE FA Pinamento espinhal de baixo para cima, utilizando os polegares, indicadores e mdios.

CAU FA Bicadas com as pontas dos dedos de cada mo alternadamente ao longo da coluna. PI FA Martelamento com o punho para cima nos paravertebrais. TCHUI FA Tamborilamento sobre os dedos ao longo da coluna vertebral, inicia-se lento e aumenta gradativamente a velocidade.

PEI FA Tapas em conchas com uma ou duas mos ao longo da coluna vertebral.

Seqncia das Pernas I


Paciente deitado em decbito ventral, colocando os braos em forma de travesseiro para apoiar a cabea.

AN FA Presso nos acupontos R1, B63, B62, B60, BP4, R3, BP6 e BP9. GUAN FA Rolamento bilateral das solas dos ps passando pelo gastrocnmio at ponto B40. AN FA Presso bilateral com os polegares nos pontos B40, B37, B36, VB30, B28, e os oito agulheiros (Ba Liao). AN FA Presso bilateral com as palmas das duas mos da regio lombo-sacro at os ps

Seqncia das Pernas II


FAN TUI FA Empurro com os polegares em toda a planta do p. ROU FA Amassamento na base de todos os dedos. BA ZEN FA Puxar cada dedo do p e dobr-los simultaneamente. KIE FA Serrilhar o meridiano da Vescula Biliar. Serrilhar o meridiano do Estmago. Serrilhar o meridiano do Fgado.

TUI FA Empurro na sola do p com as eminncias tenar/hipotenar. CUO FA Frico e rolamento com a borda da mo no canal da Vescula Biliar.

YAO FA Rotao do tornozelo, nos sentidos horrio e antihorrio. YA FA Presso no p para baixo com o antebrao alongando os plantiflexores. PI FA Martelada com o punho para cima na planta do p.

Terapeuta coloca o joelho na maca e a perna do paciente sobre o mesmo.

ROU FA Amassamento da panturrilha at a fossa popltea com a palma da mo. NA FA Apreenso com as duas mos na panturrilha. TUI FA Empurro com as duas mos alternadas nas panturrilhas. FAN TUI FA Empurro com os polegares abrindo em toda a panturrilha. ROU FA Amassamento com as duas mos juntas na panturrilha. DOU FA Sacudimento da perna.

Terapeuta volta posio normal.

GUAN FA Rolamento com as duas mos no glteo, depois uma mo desce at o p.

ROU FA Amassamento com as duas mos no glteo. NA FA Apreenso com as duas mos em toda a perna de cima para baixo e de baixo para cima. TUI FA Do msculo glteo at o tornozelo.

Repetir a mesma seqncia na outra perna.

Seqncia das Pernas Laterais


Paciente em decbito lateral esquerdo com o joelho apoiado na maca.

AN FA Presso com o cotovelo no ponto VB30 e com os polegares nos pontos VB31, Vb32, VB33, VB34. AN FA Presso nos pontos E36, E40. TUI FA Empurro no canal da Vescula Biliar (3x). PI FA Marteladas no canal da Vescula Biliar. TCHUI FA Batidas no canal da Vescula Biliar. PEI FA Tapas em concha no canal da Vescula Biliar.

Seqncia das Pernas Anterior


Paciente em decbito dorsal com os joelhos fletidos.

AN FA Presso bilateral nos pontos E36, E37, E38, E39, E40, E41. AN FA Presso com as mos descendo pelos canais da VB e B, simultaneamente. TUI FA Empurro passando as duas mos por trs da coxa, estenda a perna do paciente e aplique o BA ZEN FA. NA FA Paciente com as pernas estendidas, o terapeuta se posiciona ao lado do paciente e inicia a apreenso.

GUAN FA Rolamento com as duas mos nas duas pernas subindo pelos canais Yin e descendo pelos Yang. CUO FA Frico e rolamento das coxas at os ps com as duas mos simultaneamente.

NA FA e AN FA Presso e apreenso, com as mos em garra, nos joelhos. ROU FA Amassamento com os polegares nos pontos BP9, BP10, E34, E36, e VB34. DOU FA Sacudimento nas duas pernas, tendo como ponto de apoio os ps.

YAO FA Rotao do quadril, no sentido horrio e anti-horrio.

YA FA Presso da coxa sobre o paciente. BA ZEN FA Estender a perna do paciente.

YAO FA Rotao dos joelhos no sentido horrio e anti-horrio. BA ZEN FA Estender a perna do paciente.

Seqncia do Abdmen
TUI FA Empurro com as palmas no trax e no hipocndrio. QUIAN FA e JIEN FA Afundamento e vibrao com a ponta do polegar no VC4. QUIAN FA e JIEN FA Afundamento e vibrao com a ponta do polegar no VC12. ROU FA Amassamento no ponto E25. TUI FA Empurro com os polegares no hipocndrio at F13.

GUAN FA Rolamento com o polegar ao longo do Vaso da Concepo AN FA Presso com a ponta dos dedos nos colos ascendente, transverso e descendente. MO FA Frico em todo o abdmen no sentido horrio e anti-horrio. GUAN FA Rolamento em concha com as mos sobrepostas. NA FA Apreenso com as duas mos em todo abdmen. TUI FA Empurro transversal nos dois sentidos. PEI FA Tapas em forma de conchas.

Seqncia dos Braos


Paciente em decbito dorsal, inicia-se pelo brao esquerdo.

ROU FA Amassamento com os polegares na palma e no dorso da mo do paciente. YAO FA Rotao do punho e trao nos dedos. CUO FA ou AN FA Frico e rolamento ou presso no brao, estimulando os canais do C, PC e P. GUAN FA Rolamento na parte medial do brao, estimulando os canais IG, TA, ID. YAO FA Rotao do cotovelo pressionando IG11 e C3. YA FA e DOU FA Flexo do cotovelo e sacudimento do brao.

Paciente em decbito lateral com o lado direito apoiado na maca.

GUAN FA Rolamento na escpula e ombro. ROU FA Frico com as mos na escpula e ombro. NA FA Apreenso do pescoo at o cotovelo. MA FA Separao dos tendes e ligamentos com os polegares no ombro e cervical. KIE FA Separao dos tendes com a mo em forma de garra. YAO FA Rotao do ombro elevando o brao. DOU FA Sacudimento do brao.

Seqncia do Pescoo
AN FA e ROU FA Com os polegares no ponto VB21. ROU FA Amassamento com a ponta dos dedos de cada mo nos pontos VB20, B10e Anmian 1 e 2. CUO FA Com os dedos em garra, raspando ao longo do pescoo BAN FA Trao cervical com as mos cruzadas, depois alongamento em flexo da cervical. BA ZEN FA Alongamento com o auxilio de uma toalha no pescoo e em seguida YAO FA.

Seqncia da Face e Cabea.


NA FA Apreenso com os polegares e indicadores nas sobrancelhas. TUI FA Empurro com a polpa dos polegares na regio supra orbital, infra orbital, para-nasal e malar. Pode-se fazer o ROU FA. AN FA Presso com a ponta do polegar no VG26. TUI FA Empurro com a polpa do polegar na regio supra labial. ROU FA Amassamento no ponto E4. AN FA Presso no VC24.

TUI FA Empurro na regio infra labial. ROU FA Amassamento no ponto E6. MA FA Arrastamento com as polpas dos polegares na testa, simultaneamente. ROU FA Amassamento com as pontas dos dedos nos pontos Taiyang, ID19e TA17. ROU FA Amassamento nos lbulos das orelhas, hlix, escafa etc... AN FA Presso com as palmas aquecidas nos meatos auditivos. AN FA Presso no Vaso Governador.

AN FA Presso no canal da B e da VB. Esfrego e toda cabea com a mo em garra. AN FA Presso com a ponta dos dedos na cabea. Puxo dos cabelo em toda a cabea com as duas mos. CAU FA Batidas com as pontas dos dedos. TCHUI FA Tamborilamento com os dedos. TUI FA Alisamento na cabea. MA FA Rolamento e frico na testa. Aquecimento das mos.

S-ar putea să vă placă și