Sunteți pe pagina 1din 9

POTENCIAS MAONICAS

So 03 (trs): Grande Oriente do Brasil (GOB), Grandes Lojas Estaduais e os Grandes Orientes Independentes. O Grande Oriente do Brasil a maior e mais antiga potencia manica no Brasil. uma potencia de mbito nacional com representao em todos os Estados da Unio. As Grandes Lojas Estaduais so potencias de mbito estadual e se organizam em uma confederao. (Confederao da Maonaria Simblica do Brasil). Os Grandes Orientes Independentes so potencias de mbito estadual e se organizam em uma confederao. (Confederao Manica do Brasil).

OS TRS PODERES DA MAONARIA.


1- Poder Executivo: formado pelo Gro-mestre geral, Gro-mestre adjunto, Grande Secretrio Geral de gabinete, os Grandes Secretrios Gerais e o conselho federal. 2- Poder Legislativo: representado pela assemblia federal legislativa por meio de suas comisses que so: Comisso Diretora, constituio e Justia, oramento e finanas, educao e cultura, redao e de relaes pblicas. Tambm representado pelo Tribunal de Contas.

PODER JUDICIRIO.
representado pelo Supremo Tribunal de Justia, Superior Tribunal de Justia e Superior Tribunal Eleitoral e Ministrio Pblico.

A ORDEM DE DEMOLEY.

A Ordem DeMolay uma organizao de princpios filosficos, fraternais, iniciticos e filantrpicos, patrocinada pela Maonaria, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. A Ordem inspirada na vida e morte do nobre francs Jacques de Molay, 23 e ltimo Gro-Mestre da Ordem dos Templrios, morto em 18 de maro de 1314. A Ordem Demoley uma instituio que busca lapidar o carater do jovem para que , ao atinguir a maioridade possa contribuir com a comunidade onde estiver inserido. um ambiente fraternal seguro e sadio, que desenvolve no jovem a capacidade de liderana, senso de trabalho em equipe, cidaddania, tolerancia e respeito ao prximo, responsabiliade, respeito a hierarquia, criatividade, capacidade de tomada de deciso, sentimento fraternal e envolvimento social.

ERACS e ERACOM
ERACS: encontro regiona de aprendizes e companheiros. ERACOM: encontro regional de aprendizes, companheiros e mestres.

FRATERNIDADE FEMININA CRUZEIRO DO SUL.

uma associao para-manica, patrocinada pelo Grande Oriente do Brasil, vinculada a uma ou mais Lojas Manicas da Federao. Foi criada pela Constituio do GOB em 1967, normatizada pela Lei n 030 de 09/10/96 aditada e alterada pela Lei n 0081 de 23/06/2005. A Fraternidade Feminina organizada dentro da Loja Manica, desenvolvendo trabalhos para a conscientizao das associadas. Promove debates, encontros, seminrios, conferencias, palestras, atividades sociais e filantrpicas, estimulando assim, a pratica da plena fraternidade entre as famlias manicas.

ASSEMBLIAS LEGISLATIVAS
ASSEMBLIA FEDERAL: Art.35 O poder legislativo do Grande Oriente do Brasil exercido pela Assemblia Federal Legislativa, que tem o tratamento de Soberana. Art.36 A Soberana Assemblia Federal Legislativa compe-se de Deputados Federais eleitos por voto direto dos Maons de Lojas da Federao, para um mandato de quatro anos, permitida reeleies, no ms de maio dos anos impares e extraordinariamente,sempre que houver necessidade de complementao de mandato ou preenchimento de cargos. 1 No ter direito de representao na Soberana Assemblia Federal Legislativa a Loja que deixar de recolher ao Grande Oriente do Brasil as taxas, emolumentos e contribuies ordinrias e extraordinrias legalmente estabelecidas. 2 Nenhum Deputado poder representar, simultaneamente, mais de uma Loja.

3 Os Deputados gozaro de imunidade quanto a delitos de opinio, desde que em funo de exerccio do respectivo cargo, s podendo ser processados e julgados aps autorizao da Soberana Assemblia Federal Legislativa 4 Quando a Loja no puder eleger membro de seu Quadro para represent-la na Soberana Assemblia Federal Legislativa, poder eleger Maon do Quadro de outra Loja da Federao, desde que o representante seja do mesmo Grande Oriente do Estado ou do Distrito Federal da representada, devendo o eleito e a Loja a que pertencer estarem em pleno gozo dos direitos manicos. ASSEMBLIA ESTADUAL: Todas as lojas da Federao, em pleno gozo de seus direitos, podero eleger um Deputado e um Suplente para representa-la perante as assemblias. As eleies devero coincidir com a eleio para a Administrao da Loja, devendo assumir seu suplente no caso de renncia ou impedimento. As eleies sero realizadas conforme preceitua a Constituio do Grande Oriente do Brasil, o Cdigo Eleitoral Manico e demais normas regulamentares correlatas.

MINISTRIO PBLICO
So membros do Ministerio Pblico do Grande Oriente do Brasil o Procurador-Geral, os Subprocuradores-Gerais, os Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, os Subprocuradores dos Estados e do Distrito Federal e os Oradores das Lojas da Federao, observada a competncia nas suas jurisdies. O Ministrio Pblico Manico e presidido pelo Procurador-Geral e seus subprocuradores-Gerais, todos nomeados pelo Gro-Mestre Geral, depois de aprovado seus nomes pela Soberana Assemblia Federal Legislativa. So escolhidos entre Mestres Maons de reconhecido saber jurdico e slida cultura manica, seus mandatos extinguem-se com o trmino do mandato do Gro-Mestre Geral.

Compete ao Ministrio Pblico manico; promover e fiscalizar o cumprimento e a guarda desta Constituio,do Regulamento Geral da Federao e das leis ordinarias; Denunciar os infratores da lei manica aos rgaos competentes; Representar ou oficiar,conforme o caso, ao Supremo Tribunal Federal Manico a arguio de inconstitucionalidade de lei e atos normativos do Grande Oriente dos Estados e do Distrito Federal; Defender os interesses do Grande Oriente do Brasil em questes manicas e de mbito no manico. nico Quando as circunstncias assim o exigirem, autorizado pelo Gro-Mestre Geral, o Procurador-Geral poder indicar advogado no Maon, que ser contratado pelo Gro-Mestrado Geral, para defender os interesses do Grande Oriente do Brasil, em contencioso de mbito externo.

TRIBUNAIS DE JUSTIA E ELEITORAL


Tribunal de Justia. Os Grandes Orientes dos Estados e do Distrito Federal tm um Tribunal de Justia prprio, com jurisdio restrita sua rea territorial, e tm o tratamento de Egrgio. Se organizam nos moldes do Superior Tribunal de Justia Manico, aplicando-se-lhes, no que couber, as disposies que lhes so concernentes, inclusive sua composio,exigindose dos seus membros conhecimentos jurdico-manico.; Caso no haja disponibilidade suficiente de recursos humanos, podero atuar como Juzes do Egrgio Tribunal de Justia, para composio de quorum, Juzes do Tribunal Eleitoral do mesmo Grande Oriente. Compete aos Tribunais de Justia processar e julgar, originariamente, no mbito de suas jurisdies:

Seus membros, os Deputados das Assemblias dos Estados e do Distrito Federal, os Procurados dos Estados e do Distrito Federal, os Subprocuradores dos Estados e dos Distrito Federal, os membros dos Conselhos dos Estados e do Distrito Federal, os membros do Tribunal de Contas dos Estados e do Distrito Federal e os Secretrios; Os membros das Lojas; As aes rescisrias de seus julgados; Os mandatos de segurana, quando a autoridade coatora no estiver sujeita jurisdio do Superior Tribunal de Justia Manico. Tribunal Eleitoral: Os Grandes Orientes dos Estados e do Distrito Federal tm um Tribunal Eleitoral prprio, com jurisdio restrita sua rea territorial, e tm o tratamento de Egrgio. Tambm se organizam nos moldes do Superior Tribunal Eleitoral, aplicando no que couber as suas disposies que lhes so concernente, inclusive sua composio, exigindo tambm de seus membros conhecimentos jurdicos manicos. Compete aos Tribunais Eleitorais: A conduo do processo eleitoral desde o registro de candidatos a Gro-Mestre e Gro-Mestre Adjunto dos Grandes Orientes dos Estados e do Distrito Federal, a apurao e a proclamao dos eleitos at a expedio dos respectivos diplomas; A fixao da data nica de eleio para Gro-Mestre dos Estados, do Distrito Federal e seus respectivos adjuntos; O reconhecimento e as decises das argies de inelegibilidade e incompatibilidade do Gro-Mestre Estadual, do Gro-Mestre Estadual Adjunto e dos Deputados Estaduais e suplentes, e eventual cassao; A diplomao dos Deputados Assemblias Legislativas dos Estados e do Distrito Federal; s

O julgamento dos litgios sobre os pleitos eleitorais na jurisdio, que s podem ser anulados pelo voto de dois teros de seus membros; A conduo do processo eleitoral para a escolha da Administrao da Loja, seu Orador, seu Deputado Federal, Estadual ou Distrital e seus respectivos suplentes, inclusive em data no compreendida no ms de maio; `Processar e julgar originariamente, os mandatos de segurana, quando a autoridade coatora no estiver sujeita jurisdio do Colendo Superior /tribunal Eleitoral. Das Decises dos Tribunais Eleitorais Estaduais somente caber recurso ao Superior Tribunal Eleitoral, quando: 1 forem proferidas contra expressa disposio de lei; 2 ocorrerem divergncias na interpretao de lei entre dois ou mais Tribunais Eleitorais; 3- versarem sobre inelegibilidade e incompatibilidade ou expedio de diploma nas eleies de Deputados e de seus Suplentes s Assemblias Legislativas dos Estados e do Distrito Federal 4 denegarem mandado de segurana.

TRIBUNAL DE CONTAS
A fiscalizao financeira, oramentria, contbil e patrimonial do Grande Oriente do Brasil exercida pela Soberana Assemblia Federal Legislativa, por intermdio do Tribunal de Contas, que funcionar como rgo de controle externo. O ano financeiro contado de primeiro de janeiro a trinta e um de dezembro. O controle externo compreender :

1 a apreciao das contas dos responsveis por bens e valores do Grande Oriente do Brasil; 2 a auditoria financeira, oramentria, contbil e patrimonial do Grande Oriente do Brasil O Tribunal de Contas dar parecer prvio at o ltimo dia do ms de fevereiro, sobre as contas que o Gro-Mestre Geral prestar anualmente Soberana Assemblia Federal Legislativa, relativamente ao ano financeiro anterior. O Tribunal de Contas tem sede em Braslia, Distrito Federal, com jurisdio em todo o Territrio Nacional, e recebe o tratamento de Egrgio. 1 O Tribunal de Contas constitudo de nove Ministros, sendo um tero indicado pelo Gro-Mestre Geral e dois teros, pela Mesa Diretora da Soberana Assemblia Federal Legislativa, entre Mestres Maons possuidores de notrios conhecimentos jurdicosmanicos, administrativos, contbeis , econmicos e financeiros, nomeados pelo Gro-Mestre Geral, aps aprovada a indicao de seus nomes pela Soberana Assemblia Federal Legislativa. 2 Os Ministros do Tribunal de Contas tero as mesmas garantias e prerrogativas dos Ministros dos demais Tribunais do Grande Oriente do Brasil e sero nomeados por trs anos, renovando-se anualmente pelo tero, permitidas recundues. 3 Nos Grandes Orientes dos Estados e do Distrito Federal haver Tribunal de Contas com atribuies correlatas s do Grande Oriente do Brasil, com constituio adequada disponibilidade de recursos humanos. Compete ao Tribunal de Contas: 1 eleger seu Presidente e demais titulares de sua direo; 2 elaborar, aprovar e alterar seu Regimento Interno; 3 conceder licena a seus membros;

4 realizar por iniciativa a prpria ou da Soberana Assemblia Federal Legislativa inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional ou patrimonial, relativamente a recursos oriundos do Grande Oriente do Brasil; 5 representar ao Gro-Mestre Geral ou ao Presidente da Soberana Assemblia Federal Legislativa, conforme o caso, sobre o que apurar em inspeo ou auditoria; 6 outorgar poderes a terceiros para a execuo de servios que lhe competem nos Grandes Orientes dos Estados, do Distrito Federal e Lojas; 7 conceder prazos para que as irregularidades apuradas sejam sanadas e solicitar ao Gro-Mestre Geral ou Soberana Assemblia Federal Legislativa, conforme o caso, as providncias necessrias ao cumprimento das imposies legais.

S-ar putea să vă placă și