Sunteți pe pagina 1din 7

Sistemas de Vcuo (Parte I)

Vcuo
Definio : D-se nome de vcuo "presso negativa" ou depresso ( toda presso abaixo da presso atmosfrica ).

Utilizao do vcuo:
Nas indstrias o vcuo geralmente utilizado na manipulao, movimentao, operaes com maior higiene, com peas muito pequenas ou frgeis, etc. Equipamentos associados utilizao do vcuo : 1 - Ventosas : Manipulao das peas. 2 - Gerador de Vcuo : Responsvel pela gerao do vcuo a ser utilizado. 3 - Filtro para vcuo : Para evitar que as impurezas ou partculas suspensas no ar sejam sugadas para dentro dos equipamentos. 4 - Sensores de vcuo 1 ) Ventosas Existem vrios tipos de ventosas. Na escolha da ventosa adequada deve se levar em conta dois fatores principais : o peso e o tipo de pea que ser manipulada. O peso ser utilizado para o dimensionamento do dimetro correto e o tipo da pea para escolher o modelo adequado da ventosa.

Escolha do tipo de Ventosa x Utilizao

Ventosa Padro Plana (Flat) : Utilizada para superfcies de trabalho planas ou levemente curvadas, que no corram risco de deformao.

SMC Infotech - Sistemas de Vcuo - 29/08/03 - Eng Renato Dall'Amico - Pg.1

Ventosa Plana com estrias (Flat with rib) : Utilizada para superfcies de trabalho que corram risco de deformao.

Ventosa Profundas (Deep) : Utilizada para superfcies de trabalho curvadas.

Ventosa de Fole ou Sanfonada (Bellows) : Utilizada para superfcies de trabalho inclinadas, peas que possam ser danificadas se comprimidas, etc.

SMC Infotech - Sistemas de Vcuo - 29/08/03 - Eng Renato Dall'Amico - Pg.2

Dimensionamento de ventosas:
Tipos de manipulao:

Levantamento Horizontal

Levantamento Vertical (*)

(*) O levantamento vertical deve ser evitado. Deve ser utilizado somente quando no houver alternativa. Clculo da fora de levantamento de Ventosa: Wh = (P/ 760) x S x 1,033 (p/ levantamento horizontal) Wv = [ (P/ 760) x S x 1,033 ] / 2 (p/ levantamento vertical)

onde:

W= Fora de levantamento (Kgf) P = Presso de vcuo (mmHg).

S = rea da ventosa ( cm ) = d/4

rea das ventosas :

ventosa

2 rea (cm) 0,031

4 0,126 20 3,14

6 0,283 25 4,91

8 0,503 32 8,04

10 0,785 40 12,6

13 1,33 50 19,6

ventosa 16 rea (cm) 2,01

Compatibilidade do material da ventosa :

Altamente resistente

Resistente com restries

X No aplicvel

SMC Infotech - Sistemas de Vcuo - 29/08/03 - Eng Renato Dall'Amico - Pg.3

Gerao de Vcuo
Entre as formas de gerao de vcuo, as mais comuns so a utilizao do gerador e da bomba de vcuo. Se analisarmos o diagrama abaixo, veremos que o vcuo mximo a ser atingido de - 1atm ( 760mmHg ou 0,1MPa , sempre relacionado presso atmosfrica) . Portanto, este o ponto mximo que pode ser atingido por qualquer um dos equipamentos de gerao de vcuo.

Se compararmos os geradores de vcuo com as bombas de vcuo, perceberemos que os primeiros tm, entre outras vantagens: um investimento inicial baixo, baixo tempo de resposta, so leves e mais compactos (facilitando sua montagem), e permitem que sua montagem se d muito prxima s ventosas (diminuindo o volume de suco).Como desvantagens temos o nvel de rudo(que pode ser atenuado pelos modelos com silenciador incorporado), e dependendo da utilizao, seu custo de operao. J as bombas tm um rudo de operao mais baixo, porm o seu custo de manuteno e o investimento inicial para aquisio so bem mais altos. Vamos abordar somente os geradores de vcuo.

Geradores de Vcuo
Os geradores de vcuo utilizam-se de uma presso positiva para a gerao de vcuo e funcionam segundo o Princpio de Venturi, onde temos uma reduo da rea de passagem do ar na entrada, o que provoca um aumento na velocidade do ar e consequentemente uma depresso no ponto de velocidade maior. neste ponto que se instala a entrada de vcuo.

Reduo de rea de passagem

SMC Infotech - Sistemas de Vcuo - 29/08/03 - Eng Renato Dall'Amico - Pg.4

Em alguns dos geradores de vcuo podem ser acoplados sensores de vcuo, silenciadores e filtros, de forma que possvel gerar o vcuo, confirmar a presena da pea e evitar que as impurezas contidas no ar passem para o sistema de vcuo prejudicando seu funcionamento. Este conjunto completo que configura todo um sistema de vcuo, tambm chamado de mdulo de gerao (ou ejetor) de vcuo. Porm, seja eltrico, totalmente pneumtico ou multi-estgios o princpio de funcionamento da gerao de vcuo o mesmo para todos os modelos. O que os difere a vazo de suco de cada modelo.

Tipos de Geradores de Vcuo

Gerador de vcuo totalmente pneumtico

Mdulo de gerao de vcuo ou ejetor de vcuo eletropneumtico

Gerador de vcuo multi-estgios (pneumtico ou eletropneumtico)

SMC Infotech - Sistemas de Vcuo - 29/08/03 - Eng Renato Dall'Amico - Pg.5

Clculo de Vazo Mdia de Suco


Para o dimensionamento correto de um sistema de vcuo devemos, aps escolhida a ventosa, escolhermos o gerador de vcuo ideal para a utilizao. As frmulas seguintes servem de guia para verificar se o gerador o correto.

O clculo da vazo mdia do gerador de vcuo se d atravs da frmula : Q1=(1/2~1/3) Qmx (Nl/min) , onde : Qmx = vazo mxima de suco de gerador de vcuo escolhido.

A distncia entre o gerador de vcuo e a ventosa e o dimetro do tubo so muito importantes em um sistema de vcuo, e interferem diretamente no tempo de resposta do circuito. Quanto maiores forem o dimetro do tubo e a distncia entre estes componentes maior ser o volume a ser succionado e consequentemente maior ser o tempo de resposta do circuito, o que poder comprometer sua aplicao.

A vazo mxima do sistema de tubulao se d atravs da frmula: Q2 = S x 11,1 (Nl/min) , onde : S =Orifcio efetivo correspondente a tubulao(mm) (conf. grf.abaixo)

O tempo de resposta do sistema para atingir 63% da presso final de vcuo dado pela frmula: T1= (V x 60)/Q (s) , onde: V = volume de ar entre a ventosa e o gerador Q = valor Q1 ou Q2 (o menor dos dois)

O tempo necessrio para atingir 95% da presso final de vcuo pela frmula: T2 = 3 x T1 (s)

SMC Infotech - Sistemas de Vcuo - 29/08/03 - Eng Renato Dall'Amico - Pg.6

Exemplo para clculo:

Sistema
Gerador : ZH10BS Presso de vcuo mxima do gerador: 660mmHg Mdia mxima de vazo de suco do gerador: 24 l/min Comprimento do tubo: 1 m - dimetro int. do tubo 4mm (TU0806) Dimetro da ventosa: 10mm -

Clculos:
Vazo mdia: Q1 = (1/2 ~ 1/3) Qmx Q1= (1/2x24) ~ (1/3x 24) = 12 ~ 8 Nl/min

Vazo mxima: Q2 = S x 11,1 Q2 = 18 x 11,1 = 199,80 Nl/min

Tempo de resposta: necessrio primeiro se calcular o volume de ar entre a ventosa e o gerador onde : D = dimetro interno do tubo (cm) V = [( x D) / 4] x L (cm) , L = comprimento da tubulao (cm) V = [( x 0,6) / 4] x 100 V = 28 cm = 0,028 l

T1 = (V x 60) / Q

T1 = (0,028 x 60) / 8 = 0,21 (s)

T2 = 3 x T1

T2 = 3 x 0,21 = 0,63 (s)

SMC Infotech - Sistemas de Vcuo - 29/08/03 - Eng Renato Dall'Amico - Pg.7

S-ar putea să vă placă și