Sunteți pe pagina 1din 16

Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina CRCSC Edital no 001/2010 http://concursocrcsc.fepese.org.

br

Caderno de Prova
P3 Bibliotecrio

setembro

26 26 de setembro
das 14 s 17 h 3 h* 40 questes

Confira o nmero que voc obteve no ato da inscrio com o que est indicado no carto-resposta. * A durao da prova inclui o tempo para o preenchimento do carto-resposta.

Instrues Para fazer a prova voc usar: este caderno de prova; um carto-resposta que contm o seu nome, nmero de inscrio e espao para assinatura. Verifique, no caderno de prova, se: faltam folhas e a sequncia de questes est correta. h imperfeies grficas que possam causar dvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade.

Ateno! No permitido qualquer tipo de consulta durante a realizao da prova. Para cada questo so apresentadas 5 (cinco) alternativas diferentes de respostas (a, b, c, d, e). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relao ao enunciado da questo. A interpretao das questes parte integrante da prova, no sendo permitidas perguntas aos fiscais. No destaque folhas da prova. Ao terminar a prova, entregue ao fiscal o caderno de prova completo e o carto-resposta devidamente preenchido e assinado.

Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina

Conhecimentos Gerais
Portugus
Texto O grande desafio da sociedade atual dar um basta valorizao exagerada do consumo que, alm de esgotar os recursos naturais, acarreta mais problemas, como a grande quantidade de lixo produzido. Campanhas como a dos 4Rs (Reduzir o desperdcio, Reutilizar, Reciclar e Repensar) constituem-se em instrumento importante na luta contra o desperdcio. Tambm relevante saber que cerca de 40% do que compramos lixo que utilizou recursos e energia da natureza para ser produzido.
Texto adaptado de: SADE. Unimed Grande Florianpolis: p. 09, n.13, set. 2008.

15 questes
2. Na frase: O grande desafio da sociedade atual dar um basta valorizao exagerada do consumo, que alm de esgotar os recursos naturais, acarreta mais problemas, como a grande quantidade de lixo produzido. A palavra sublinhada pode ser substituda sem alterao de sentido por: a. b. c. d. e. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) causa conduz carrega carranca transporta

5 questes

1. Quanto anlise sinttica da frase: O grande desafio da sociedade atual dar um basta valorizao exagerada do consumo, que alm de esgotar os recursos naturais, acarreta mais problemas. Pode-se afirmar corretamente que: a. ( ) a expresso o grande desafio da sociedade atual o sujeito composto do verbo ser. b. ( ) um basta valorizao exagerada do consumo o objeto indireto do verbo dar. c. ( ) na expresso o grande desafio da sociedade atual as palavras sublinhadas so complementos nominais. d. ( X ) o antecedente do pronome relativo que a valorizao exagerada do consumo. e. ( ) o perodo apresentado composto por coordenao.

3. Assinale a alternativa na qual h palavra empregada em sentido figurado. a. ( ) O consumo esgota os recursos naturais. b. ( ) 40% de tudo o que compramos vira lixo. c. ( X ) O desafio da sociedade dar um chute na valorizao exagerada do consumo. d. ( ) A grande quantidade de lixo produzido um problema da sociedade atual. e. ( ) A campanha dos 4Rs um importante instrumento de luta.

4. Assinale a alternativa na qual a acentuao grfica do vocbulo est corretamente justificada. a. b. c. d. monosslabo tono. valorizao proparoxtono. alm monosslabo tnico terminado em em. variveis paroxtono terminado em ditongo aberto. e. ( X ) desperdcio paroxtono terminado em ditongo crescente. ( ( ( ( ) ) ) )

Pgina 3

CRCSC

5. Considere as seguintes afirmaes quanto redao de um ofcio. 1. A dignidade um pressuposto para qualquer pessoa que ocupe cargo pblico, por isso desnecessria sua evocao com o uso do tratamento dignssimo (DD). 2. indispensvel o emprego do superlativo ilustrssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. 3. Doutor no forma de tratamento e sim ttulo acadmico. Como regra geral, emprega-se apenas em comunicaes dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concludo curso universitrio de doutorado. No entanto, como de costume, pode-se designar por doutor os bacharis em Direito e em Medicina. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) (X) ( ) correta apenas a afirmativa 1. correta apenas a afirmativa 3. So corretas apenas as afirmativas 1 e 2. So corretas apenas as afirmativas 1 e 3. So corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

7. Garantir a paz e a segurana internacionais, o progresso social coletivo e os direitos humanos, devendo respeitar o princpio da autodeterminao dos povos so, segundo a sua carta de criao, misses da ONU. Assinale a alternativa correta a respeito das circunstncias que podem ser corretamente associadas fundao desse organismo. a. ( ) O fim do Estado Novo. b. ( X ) A violncia, a alta mortandade e a insegurana causadas pela Segunda Guerra Mundial. c. ( ) As alteraes das fronteiras nacionais e a expanso do nazifascismo durante a Primeira Guerra Mundial. d. ( ) A descolonizao afro-asitica, a partilha da Palestina e a Revoluo Socialista Russa. e. ( ) Os desastres ecolgicos causados pelo aumento da poluio.

8. Entre os episdios que podem ser relacionados ao fim da Guerra Fria est: a. b. c. d. O surgimento do Islam. O fim da Guerra da Coreia. A independncia da ndia. A conquista da Monglia pelo Vietname (ouVietnam). e. ( X ) A dissoluo da Unio das Repblicas Socialistas Soviticas. ( ( ( ( ) ) ) )

Temas Atuais

5 questes

6. No mundo inteiro foi comemorado o Dia de Mandela, quando ocorreram significativas homenagens ao lder e primeiro presidente negro da frica do Sul. A biografia de Nelson Mandela est indelevelmente associada (ao): a. b. c. d. e. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) Luta contra o apartheid. Liderana do movimento Afrikaner. Defesa instransigente do apartheid. Destruio da comunidade do Soweto. Luta pela independncia da frica do Sul.

9. Entre 1942 e os nossos dias o Brasil conheceu diferentes moedas, as mais das vezes criadas em perodos de alta inflao. Assinale a alternativa em que a moeda mencionada no foi criada no perodo em questo. a. b. c. d. e. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) Ris Real Cruzado Cruzeiro Real Cruzeiro Novo

Pgina 4

Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina

10. A zona do euro um conjunto de pases que adotaram o Euro () como moeda nacional. Assinale a alternativa em que o pas mencionado no faz parte da zona do euro. a. b. c. d. e. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) Frana Portugal Inglaterra Alemanha Espanha

12. Considere uma planilha do Microsoft Excel 2007, na qual um conjunto de clulas com valores numricos foi selecionado. Suponha que foi mantida a configurao padro aps a instalao do programa. A mdia dos valores, a soma dos valores e a contagem do nmero de clulas selecionadas podem ser visualizadas: a. ( b. ) posicionando o ponteiro do mouse sobre as clulas selecionadas. ( ) na caixa de dilogo Propriedades, que exibida ao clicar no boto Propriedades da guia Dados. ( ) clicando com o boto da direita do mouse sobre as clulas selecionadas e escolhendo a opo Estatsticas. ( X ) na barra de status, situada na extremidade inferior da janela do Excel. ( ) na barra de frmulas, situada na parte superior da janela do Excel.

Noes de Informtica

5 questes

c.

11. Assinale a alternativa correta a respeito da criao de atalhos em computadores com sistema operacional Windows XP. a. ( ) Um atalho no pode ter o seu destino modificado aps a sua criao. b. ( X ) Um atalho pode ter como destino um programa, pasta, arquivo, impressora ou computador da rede. c. ( ) O tipo de arquivo de destino de um atalho determinado no momento da sua criao, e no pode ser modificado posteriormente de forma a apontar para um arquivo de outro tipo. d. ( ) Atalhos podem ser criados por meio do boto (Criar atalho) da barra de ferramentas do Windows Explorer. e. ( ) Ao arrastar um arquivo de uma janela do Windows Explorer e solt-lo na rea de trabalho (Desktop), um atalho criado para o referido arquivo.

d. e.

13. Assinale a alternativa correta a respeito do formato de uma URL (Uniform Resouce Locator), ou seja, dos endereos utilizados para referenciar arquivos, pginas e outros recursos disponveis na Web. a. ( b. ( ) Uma URL no pode conter os smbolos &, # e @. ) Uma URL identifica unicamente um computador conectado Internet que possui o referido recurso (arquivo, pgina, etc.). c. ( X ) Uma URL pode conter nomes e valores de parmetros que so transmitidos para o servidor Web. d. ( ) Todo computador conectado Internet possui uma URL que pode ser utilizada para acess-lo a partir de qualquer outro computador da rede, utilizando um navegador Web. e. ( ) No feita distino entre letras maisculas e minsculas em uma URL de uma pgina ou arquivo disponvel em um servidor Web.

Pgina 5

CRCSC

14. Suponha que voc precisa inserir uma tabela com o nmero de linhas e colunas representado na figura abaixo em um documento do Microsoft Word 2007.

15. Suponha a seguinte planilha do Microsoft Excel 2007, na qual so apresentados dados referentes a um financiamento calculado pelo sistema de amortizao constante (SAC). O valor financiado e o nmero de parcelas do financiamento so indicados nas clulas C4 e C5, respectivamente. A taxa de juros mensal indicada na clula C6, que teve seu valor formatado como Porcentagem.

Assinale a alternativa que descreve corretamente como a tabela mostrada acima pode ser criada. a. ( ) Clicar na guia Inserir, no boto Tabela e escolher 3 linhas e 3 colunas. Em seguida, mesclar as clulas da tabela conforme desejado, selecionando as clulas a serem mescladas, clicando-as com o boto da direita do mouse e escolhendo a opo Mesclar Clulas do menu. b. ( X ) Clicar na guia Inserir, no boto Tabela e em Desenhar Tabela. Desenhar um retngulo usando o ponteiro do mouse para definir os limites externos da tabela, e em seguida desenhar as linhas horizontais e verticais internas que dividem as clulas da tabela. c. ( ) Clicar na guia Inserir, no boto Tabela e escolher 3 linhas e 1 coluna. Clicar com o boto da direita do mouse na 1 linha, escolher a opo Dividir Linha do menu, especificar no campo Nmero de clulas o valor 3 e clicar o boto OK. Repetir o procedimento com a 2 linha, especificando o valor 2. d. ( ) Clicar na guia Inserir, no boto Tabela e escolher 1 linha e 2 colunas. Em seguida, clicar com o boto da direita do mouse em uma clula, escolher a opo Inserir linhas acima, especificar no campo Nmero de clulas o valor 3 e clicar o boto OK. Por fim, clicar com o boto da direita do mouse em uma clula, escolher a opo Inserir linhas abaixo, especificar no campo Nmero de clulas o valor 1 e clicar o boto OK. e. ( ) Clicar na guia Inserir, no boto Tabela e no item Inserir Tabela. Especificar no campo Nmero de colunas o valor 3, 2, 1, no campo Nmero de linhas o valor 3 e clicar o boto OK.

Assinale a frmula que deve ser inserida na clula C10, e posteriormente copiada e colada nas clulas do intervalo C11:C21, de modo a calcular os valores dos juros mensais com base no saldo devedor, conforme apresentado na planilha. a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) =C$6*E$9/100 =(C$5-A$9)*C$6*B10 =(C$5-A9)*C$6*B10/100 =$C6*$E10/100 =C$6*E9

Pgina 6

Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina

Conhecimentos Especficos
16. Conforme Lancaster (2004), a indexao de assuntos e a redao de resumos so atividades intimamente relacionadas, pois ambas implicam a preparao de: a. ( b. ( ) um ndice de descritores de assuntos. ) uma representao descritiva dos documentos. c. ( ) uma lista de palavras-chave contidas nos documentos. d. ( X ) uma representao do contedo temtico dos documentos. e. ( ) uma representao em descritores dos contedos dos documentos.

25 questes

18. Vrios so os instrumentos utilizados para representar o conhecimento de uma dada rea do saber. Esses instrumentos so denominados, de forma geral, de linguagens documentrias. Assinale a alternativa que apresenta alguns dos mais relevantes desses instrumentos: a. b. c. d. ( ) ( ) (X) ( ) Tesauros e bancos de dados. Cdigos de catalogao e tesauros. Tesauros e esquemas de classificao. Base de dados e classificao decimal universal. ) Esquemas de classificao e tabela de classificao de autor.

e. (

17. Sobre a indexao de assuntos, analise as afirmativas apresentadas abaixo: 1. A indexao de assuntos envolve duas etapas principais: a anlise conceitual e a traduo. 2. A etapa da traduo implica decidir do que trata um documento, isto , qual o seu assunto. 3. Um vocabulrio controlado essencialmente uma lista de termos no autorizados. 4. A indexao exaustiva implica o emprego de termos em nmero suficiente para abranger o contedo temtico do documento de forma bastante completa. 5. O princpio da especificidade o mais importante da indexao de assuntos e aquele segundo o qual um tpico deve ser indexado sob o termo mais especfico que o abranja completamente. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a. b. c. d. e. ( ) (X) ( ) ( ) ( ) So corretas apenas as afirmativas 2 e 3. So corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5. So corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5. So corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5. So corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

19. Analise a referncia apresentada abaixo, elaborada segundo a NBR 6023/2002 Informao e documentao Referncias Elaborao: SOUZA, Marcos Antonio de; FONTAN, Fernando Batista; BOFF, Caroline Dal Sotto. Planejamento e controle de custos: um estudo sobre as prticas adotadas por empresas industriais de Caxias do Sul RS. Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 121-151, abr./jun. 2010. Disponvel em: <http:// www.face.ufmg.br/revista/index.php/contabilidadevistaerevista/article/viewFile/888/pdf86>. Acesso em: 10 ago. 2010. Assinale a alternativa correta. a. ( b. c. d. ) A referncia apresentada de um peridico em meio eletrnico. ( ) Os sobrenomes dos autores devem ser apresentados em minsculo. ( ) Os artigos de peridicos em meio eletrnico no so padronizados pela norma citada. ( X ) Neste tipo de referncia, os termos volume, nmero, pgina e os meses do ano so transcritos de forma abreviada. ( ) Esta referncia est incorreta, uma vez que o ttulo do artigo deve estar em destaque e no o ttulo da revista.

e.

Pgina 7

CRCSC

20. De acordo com a NBR6034/2004 - Informao e documentao - ndice - Apresentao, identifique se as afirmativas abaixo so verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ): ( ) ndice uma relao de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critrio, que localiza e remete para as informaes contidas num texto. ) Os ndices, quanto ordenao, podem ser em: ordem alfabtica; ordem sistemtica; ordem cronolgica; ordem numrica; ordem alfanumrica. ) O ndice deve abranger as informaes extradas do documento, inclusive material expressivo contido nas notas explicativas, apndice(s) e anexo(s), entre outros. ) O ttulo do ndice deve definir sua funo e/ ou contedo. Como por exempo: ndice de assunto, ndice cronolgico, ndice onomstico, entre outros. ) O ndice deve ser impresso no final do docufinal mento, com paginao consecutiva ou em volume separado ou tambm no incio do documento.

22. Segundo a NBR 6023/2002 Informao e documentao Referncias Elaborao, as referncias dos documentos citados em um trabalho devem ser ordenadas de acordo com o sistema utilizado para citao no texto, conforme NBR 10520. Assinale a alternativa que apresenta os sistemas mais utilizados: a. b. c. d. e. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) Alfabtico e numrico. Cronolgio e alfabtico. Numrico e sistemtico. Sistemtico e geogrfico. Onomstico e bibliogrfico.

23. Obra de referncia, peridica ou no, que informa nome, endereo, tipo(s) de suportes, assunto(s) coberto(s), recursos humanos e outros dados relativos a bibliotecas, centros de informao e documentao. Assinale a alternativa a que se refere esta definio: a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) Bibliografia. ndice onomstico. Repositrio de dados. Repertrio bibliogrfico. Guias de unidades informacionais.

Assinale a alternativa que indica a sequncia correta, de cima para baixo. a. b. c. d. e. ( ) (X) ( ) ( ) ( ) VVVVV VVVVF VVFVF VFFFV FFVVV

24. A Classificao Decimal Universal (CDU) estabelece uso de uma pontuao padronizada. Assinale a alternativa que apresenta a pontuao que empregada para fixar a ordem dos nmeros componentes em um nmero composto, principalmente quanto a CDU utilizada em um sistema de informao informatizado. a. b. c. d. e. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) : Dois pontos ou sinal de relao simples. + Sinal de adio ou sinal de coordenao. :: Dois pontos duplos ou sinal de ordenao. [ ] Colchetes ou sinal de subagrupamento. / Barra oblqua ou sinal de extenso.

21. Segundo a NBR 6.028/2003 - Informao e documentao - Resumo Apresentao, o resumo a apresentao concisa dos pontos relevantes de um documento. Quanto a sua extenso, os resumos devem ter um limite de palavra. Assinale a alternativa que indica o nmero de palavras que um resumo, para artigos de perodicos, deve ter: a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) (X) ( ) De 250 a 500 palavras. De 200 a 600 palavras. De 150 a 500 palavras. De 100 a 250 palavras. De 50 a 100 palavras.

Pgina 8

Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina

25. A atividade de catalogao vem passando por um processo de renovao. Com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento tecnolgico, a International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) publicou, em 2010, um sucessor do cdigo Anglo-American Cataloguing Rules, Second Edition (AACR2R). Assinale a alternativa que apresenta o nome deste novo cdigo: a. ( X ) Resource Description and Access (RDA) b. ( ) Anglo-American Cataloguing Rules 3.ed. (AACR3) c. ( ) Functional Requirements for Bibliographic Records (FRBR) d. ( ) Functional Requirements for Authority Data (FRAD) e. ( ) International Standard Bibliographic Description (ISBD)

28. Assinale a alternativa que apresenta a definio, segundo o Cdigo de Catalogao Anglo-Americano AACR2, reviso 2002, da responsabilidade mista na criao de um contedo de uma obra: a. ( b. ) a responsabilidade principal pela criao do contedo intelectual ou artstico de uma obra. ( ) a colaborao entre duas ou mais pessoas ou entidades que desempenham o mesmo tipo de atividade na criao do contedo de uma obra. ( X ) aquela cujo contedo intelectual ou artstico recebeu contribuio de diversas pessoas ou entidades, desempenhando diferentes tipos de atividades. ( ) aquela cujo contedo intelectual ou artstico recebeu contribuio de apenas duas pessoas, desempenhando diferentes tipos de atividades. ( ) a colaborao entre vrias (mais de quatro) pessoas ou entidades que desempenham a mesma atividade na criao do contedo de uma obra.

c.

d.

e.

26. Assinale a alternativa que apresenta o cabealho de entrada correto para o Conselho Federal de Contabilidade: a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) (X) ( ) CFC. Brasil. Conselho Federal de Contabilidade. Braslia. Conselho Federal de Contabilidade. Conselho Federal de Contabilidade (Brasil). Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

29. Para melhor atender e oferecer servios de informao aos usurios de uma unidade de informao, h a necessidade de conhec-los. No estudo de usurio, necessrio utilizar alguns mtodos para a coleta de dados. Assinale a alternativa que apresenta alguns desses principais mtodos: a. ( ) Questionrio, mtodo operacional e descritivo, anlise de tarefas e tcnica do incidente crtico. ( X ) Questionrio, entrevista, observao direta, controle da interao do usurio com o sistema computadorizado, anlise de tarefas e tcnica do incidente crtico. ( ) Entrevista, tcnica do incidente crtico, tcnica exploratria/descritiva, mtodo fenomenolgico e controle da interao do usurio com o sistema computadorizado. ( ) Observao direta, anlise de contedo, mtodo de qualidadede total, mtodo fenomenolgico. ( ) Questionrio, entrevista, observao direta, mtodo indutivo/dedutivo, mtodo fenomenolgico.

27. Segundo Grogan (1995), quando o usurio identificou seu problema, reconheceu sua necessidade de informao, mas no a expressou de forma inteligvel e clara na forma de uma questo, pela qual seja possvel dar incio busca/pesquisa, recomendado ao bibliotecrio: a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) Apresentar uma soluo. Ignorar o problema inicial. Refazer a estratgia de busca. Aprimorar o processo de busca. Realizar a entrevista de referncia.

b.

c.

d.

e.

Pgina 9

CRCSC

30. O conhecimento do usurio indispensvel tanto para o planejamento de novos servios de informao como para o aprimoramento dos servios j existentes. Figueiredo (1990) distingue estudo de uso e estudo de usurios. Assinale a alternativa que apresenta a definio de estudo de uso: a. ( X ) a coleta sistemtica de dados sobre o sistema suas atividades, operaes, pessoal, uso e usurios, em um dado momento ou em um perodo de tempo. b. ( ) o estudo que pretende entender as necessidades informacionais, preferncias, opinies e avaliaes de usurios reais e potenciais a respeito dos servios oferecidos e a serem oferecidos. c. ( ) a investigao capaz de mostrar ao usurio a estrutura organizacional da biblioteca para suprir suas necessidades d. ( ) o estudo sistematizado com a finalidade de localizar um determinado assunto para o usurio nas diferentes bibliotecas. e. ( ) o processo realizado em um dado momento para conhecer o usurio dos servios de informao oferecidos.

32. Uma base de dados um conjunto de arquivos e programas de computador coordenados e estruturados que constituem um depsito de informaes que podem ser acessadas por diversos utilizadores (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 43). Analise as afirmaes sobre bases de dados apresentadas a seguir: 1. Um sistema de gerenciamento de bases de dados (SGBD) o sistema que gera, opera e mantm bases de dados e deve incluir todos os programas necessrios para essa finalidade. 2. Uma das finalidades principais de uma base de dados que os dados que ela contm sirvam a uma variedade de aplicaes distintas. 3. Uma base de dados deve possuir um mtodo comum de recuperao, insero e correo de dados. 4. As bases de dados de referncias remetem o usurio a outra fonte, como um documento, uma pessoa jurdica ou pessoa fsica para que obtenha informaes adicionais ou o texto completo de um documento. 5. A base de dados de fontes contm os dados originais e constitui um tipo de documento eletrnico. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) So corretas apenas as afirmativas 2 e 3. So corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5. So corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5. So corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5. So corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

31. As unidades de informao so vistas como uma organizao e, portanto, utilizam as teorias administrativas. A admininistrao vista como um processo cclico, cujas funes so intimamente relacionadas em interao dinmica. Embora na prtica todas as funes se integrem, existe uma funo que precede todas as demais funes. Assinale a alternativa que indica essa funo: a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) Direo Controle Avaliao Organizao Planejamento

33. Operao peridica, geralmente anual, que se destina a verificar a integridade das colees de uma biblioteca, bem como a conferir a coerncia nos registros dos documentos. Essa definio refere-se (ao): a. b. c. d. e. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) Seleo. Registro. Inventrio. Classificao. Desenvolvimento de coleo.

Pgina 10

Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina

34. Em administrao de unidades de informao, usado para a representao grfica do movimento e da operao de pessoas, documentos ou materiais entre as diversos setores. Assinale a alternativa que indica corretamente este importante instrumento: a. b. c. d. e. ( ) (X) ( ) ( ) ( ) Formulrio Fluxograma Funcionograma Organograma Regulamento

37. Para Rowley (2002), o ciclo de vida dos sistemas informatizados relativamente breve. Mudanas tanto no ambiente quanto na tecnologia contribuem para a deteriorizao e a substituio dos sistemas informatizados. Assinale a alternativa que apresenta todas as etapas e a sequncia correta do ciclo de vida dos sistemas informatizados: a. ( b. c. ) Projeto; Evoluo operacional; Implementao; Deteriorao; Substituio. ( ) Anlise; Projeto; Implementao; Evoluo operacional; Substituio. ( ) Implementao; Anlise; Evoluo operacional; Substituio; Deteriorao. ( X ) Anlise; Projeto; Implementao; Evoluo operacional; Deteriorao; Substituio. ( ) Evoluo operacional; Implementao; Anlise; Projeto; Deteriorao; Substituio.

35. Processo sistematizado, com tempo e espao definidos, de avaliao de servios em organizaes. Entre seus objetivos esto o de identificar pontos fracos e fortes na estrutura e no funcionamento da organizao, compreender a natureza e as causas dos problemas ou desafios, melhorar a eficincia e eficcia. Assinale a alternativa que apresenta o nome deste processo: a. b. c. d. e. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) Estudo de usurio Mudana organizacional Diagnstico organizacional Planejamento estratgico Pesquisa operacional

d. e.

36. As bibliografias, segundo a sua natureza, apresentam caractersticas prprias que dependem de sua elaborao. Assinale a alternativa que indica do nome da bibliografia cuja definio : repertrio bibliogrfico que, alm dos elementos descritivos do documento, inclui, igualmente, ou sua anlise ou seu resumo: a. b. c. d. e. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) Bibliografia analtica Bibliografia sinaltica Bibliografia exaustiva Bibliografia prospectiva Bibliografia recomendada

38. Na escolha do software para informatizao da biblioteca, necessrio observar alguns requisitos na avaliao desse software. Entre vrios requisitos citados pela literatura, existe um requisito que analisa a capacidade do software de fornecer funes as quais satisfazem as necessidades quando usado para automao de bibliotecas. Neste requisito devem ser avaliados aspectos referentes (ao): Adequao (realiza aquilo a que se prope); Tecnologia (atende s funes bsicas de um biblioteca/centro de documentao); Seleo, aquisio e catalogao; Circulao; Recuperao da informao; Processo gerencial; Interoperabilidade (permite interao com outros sistemas); Conformidade (est de acordo com normas, leis); Segurana de acesso. Assinale a alternativa que apresenta o requisito descrito: a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) Manutenibilidade Confiabilidade Usabilidade Portabilidade Funcionalidade

Pgina 11

CRCSC

39. Assinale a alternativa que apresenta o componente central de todo sistema de informao: a. ( X ) Interao entre o usurio e o sistema. b. ( ) Interao entre o bibliotecrio e o usurio. c. ( ) Interao entre o processamento tcnico e o sistema. d. ( ) Interao entre a linguagem documentria e o sistema. e. ( ) Interao entre a recuperao da informao e o usurio.

40. Em relao ao formato MARC, pode-se afirmar: 1. So padres amplamente utilizados para a representao e exportao de dados bibliogrficos, de autoridade, classificao, informao de comunidade e dados de coleo, em formato legvel por mquina. 2. composto de trs elementos: 1) estrutura do registro; 2) designadores ou indicao de contedo; 3) contedo dos elementos que compem o registro. 3. A estrutura do registro um conjunto dos cdigos e das convenes estabelecidas explicitamente para identificar e caracterizar os dados dentro do registro e permitir sua manipulao, ou seja, os vrios campos de informaes, identificados e padronizados para recuperar as informaes. 4. Um registro MARC para dados bibliogrficos consiste de dois componentes principais: o Lder e o Diretrio. 5. O campo 1 utilizado para registrar as entradas principais e o campo 5 utilizado para registrar as notas. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a. b. c. d. e. ( ) (X) ( ) ( ) ( ) So corretas apenas as afirmativas 4 e 5. So corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5. So corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5. So corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5. So corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Pgina 12

Pgina em Branco. (rascunho)

Pgina em Branco. (rascunho)

FEPESE Fundao de Estudos e Pesquisas Scio-Econmicos Campus Universitrio UFSC 88040-900 Florianpolis SC Fone/Fax: (48) 3953-1000 http://www.fepese.org.br

S-ar putea să vă placă și