Sunteți pe pagina 1din 20

CDIGO FLORESTAL

Entenda o que est em jogo com a reforma da nossa legislao ambiental

CDIGO FLORESTAL

Entenda o que est em jogo com a reforma da nossa legislao ambiental


Pode no parecer, mas o Cdigo Florestal tem a ver com a qualidade de vida de todos os brasileiros. Desde 1934, quando surgiu, o Cdigo parte do pressuposto de que a conservao das florestas e dos outros ecossistemas naturais interessa a toda a sociedade. Afinal, so elas que garantem, para todos ns, servios ambientais bsicos como a produo de gua, a regulao do ciclo das chuvas e dos recursos hdricos, a proteo da biodiversidade, a polinizao, o controle de pragas, o controle do assoreamento dos rios e o equilbrio do clima que sustentam a vida e a economia de todo o pas. Alm de tudo isso, a nica lei nacional que veta a ocupao urbana ou agrcola de reas de risco sujeitas, por exemplo, a inundaes e deslizamentos de terra. o cdigo que determina a obrigao de se preservar reas sensveis e de se manter uma parcela da vegetao nativa no interior das propriedades rurais. So as chamadas reas de preservao permanente (APPs) e reserva legal.

Foto: Greenpeace / Rodrigo Baleia

Voc sabia?
As APPs, ou reas de preservao permanente, so margens de rios, cursos dgua, lagos, lagoas e reservatrios, topos de morros e encostas com declividade elevada, cobertas ou no por vegetao nativa, com a funo ambiental de preservar os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidade geolgica, a biodiversidade, o fluxo gnico de fauna e flora, e de proteger o solo e assegurar o bem estar da populao humana. So consideradas reas mais sensveis e sofrem riscos de eroso do solo, enchentes e deslizamentos. A retirada da vegetao nativa nessas reas s pode ser autorizada em casos de obras de utilidade pblica, de interesse social ou para atividades eventuais de baixo impacto ambiental. A reserva legal uma rea localizada no interior da propriedade ou posse rural que deve ser mantida com a sua cobertura vegetal original. Esta rea tem a funo de assegurar o uso econmico sustentvel dos recursos naturais, proporcionar a conservao e a reabilitao dos processos ecolgicos, promover a conservao da biodiversidade, abrigar e proteger a fauna silvestre e a flora nativa. O tamanho da rea varia de acordo com a regio onde a propriedade est localizada. Na Amaznia, de 80% e, no Cerrado localizado dentro da Amaznia Legal de 35%. Nas demais regies do pas, a reserva legal de 20%.

COnTExTuALIzAnDO...
Para entender a polmica gerada em torno do Cdigo Florestal, preciso voltar no tempo e recapitular como se deu o processo de ocupao do solo no nosso pas. Desde a chegada dos colonizadores ao Brasil, a natureza era vista como uma fonte de recursos sem fim e as florestas no passavam de obstculos que impediam o avano do desenvolvimento. Essa viso permanece at hoje em algumas regies do pas: mais barato queimar, degradar e procurar outra rea do que ficar e cuidar da terra e investir no aumento da produtividade. Foi o governo Getlio Vargas que, em 1934, criou o Cdigo Florestal, junto com os cdigos de gua, Minas, Caa e Pesca e a primeira Conferncia Brasileira de Proteo Natureza todos uma tentativa do Estado de ordenar o uso dos recursos naturais.
O ento presidente Fernando Henrique Cardoso edita a Medida Provisria (MP) 1.511, aumentando a reserva legal nas reas de floresta amaznica para 80% e reduzindo a reserva legal nas reas de cerrado dentro da Amaznia Legal para 35%.

no tempo...
Nasce o Cdigo Florestal Brasileiro. O decreto no. 23.793 determina que nenhum proprietrio pode abater mais de da vegetao existente em seu imvel (art. 23). Realizao da ECO-92, no Rio de Janeiro.

1933

1934

...

1965

...

1989

1990

1991

1992

1993

1994

1995

15 de setembro O ento presidente Humberto de Allencar Castello Branco sanciona a Lei Federal 4.771. O novo Cdigo Florestal estabelece 50% de reserva legal na Amaznia e 20% no restante do pas (art. 16) e define a localizao das reas de preservao permanente (art. 2 e 3).

Aps enchentes devastadoras no Vale do Itaja (SC), Congresso Nacional aprova Lei 7.803, que aumenta o tamanho das faixas de terra ao longo dos rios que no devem ser ocupadas, e determina a averbao da RL na matrcula do imvel para evitar a sua diviso.

O desmatamento na Amaznia atinge o maior ndice da histria, com mais de 29 mil quilmetros quadrados devastados no perodo.

Foi o ento ministro da Agricultura, Armando Monteiro Filho, que reivindicou, em 1962, a reformulao da legislao florestal ao notar que o avano indiscriminado sobre as matas tem impacto direto na agricultura. A reformulao do Cdigo levou trs anos de debates entre dezenas de especialistas e, em 15 de setembro de 1965, o ento presidente Humberto de Allencar Castello Branco sancionou a Lei Federal 4.771. O novo Cdigo Florestal determinou que 50% da vegetao de cada propriedade na Amaznia deveriam ser preservadas. Nas demais regies do pas, o exigido era 20%. Os proprietrios que eventualmente j tivessem derrubado alm dessa porcentagem teriam de se responsabilizar pela recomposio da rea. A nova lei tambm definiu as reas de preservao permanente (APPs) que deveriam ser obrigatoriamente mantidas, no campo ou nas cidades.

Dez/1999 a mar/2000 Comisso Nacional do Meio Ambiente (Conama rgo de representao democrtica, com participao de diversos setores da sociedade e do Estado) aprova novo texto do Cdigo Florestal.

Seca na Amaznia.

Furaco Catarina atinge o litoral de Santa Catarina.

1996

1997

1998

1999

2000

2001

2002

2003

2004

2005

Deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR) apresenta, em comisso mista do Congresso, relatrio feito em parceria com a Confederao Nacional da Agricultura (CNA) para desfigurar o Cdigo Florestal e ampliar o desmatamento legalizado em todos os biomas brasileiros.

Presidente Fernando Henrique Cardoso reedita MP 1.511, agora sob o nmero 2.166, com base no texto aprovado pelo Conama.

Trinta anos depois, o Brasil registrou o maior ndice de desmatamento na Amaznia. Preocupado com a devastao galopante, o ento presidente Fernando Henrique Cardoso editou, em 1996, a Medida Provisria (MP) 1.511, ampliando as restries de desmatamento da floresta amaznica. A MP aumentou a reserva legal nas reas de floresta para 80%, mas no Cerrado dentro da Amaznia Legal, reduziu de 50% para 35%. Apesar de ser uma lei importante para a sociedade, h uma imensa presso de parte do setor agropecurio por sua modificao. A razo da insatisfao que, aps muitas dcadas de esquecimento, ela comeou a ser aplicada. Em 1998, a Lei de Crimes Ambientais trouxe penas mais duras para quem desobedecesse a legislao ambiental. A fiscalizao no campo aumentou e o Ministrio Pblico passou a agir com mais vigor em suas denncias. Alm disso, um conjunto de medidas voltadas a fazer valer o que diz o cdigo foi editado pelo governo em 2008, incluindo a restrio de financiamento ban-

2006

2007

Projeto de Lei (PL) do deputado Flexa Ribeiro (PSDB-PA), sob o nmero 6.424/05, inicia tramitao na Comisso de Meio Ambiente da Cmara dos Deputados.

Enchentes e deslizamentos castigam Santa Catarina.

crio para fazendas que no tivessem seu passivo ambiental regularizado. Alguns representantes do agronegcio comearam a se sentir pressionados. Mas em vez de tentar se adequar e conservar os recursos naturais, o que geraria custos e investimentos, eles optaram por insistir no modelo baseado no retorno imediato e sem uma viso de sustentabilidade de longo prazo. At hoje, um total de 36 projetos de lei j tentaram derrubar o Cdigo Florestal. A mais recente investida teve incio em 2009, com a criao de uma comisso especial na Cmara dos Deputados com uma participao desproporcional da bancada ruralista para analisar projetos de lei que, em sua essncia, querem desfigurar a nossa legislao ambiental ao invs de buscar o seu aperfeioamento.
Maro a maio Deputado Aldo Rebelo realiza audincias pblicas no Congresso e em cidades plos de produo agropecuria, em sua grande maioria organizada por sindicatos ou organizaes alinhadas Confederao Nacional da Agricultura. Junho Deputado Aldo Rebelo apresenta sua proposta desfigurando o Cdigo Florestal.

Deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), coordenador da Frente Parlamentar Agropecuria, apresenta novo PL 5.367/09 para criao de um Cdigo Ambiental Brasileiro, de contedo altamente prejudicial para a poltica nacional de meio ambiente. Uma comisso especial criada com a misso de juntar 11 projetos de lei para mudar o Cdigo Florestal. A relatoria do projeto fica a cargo do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), apoiado por uma maioria de ruralistas.

2008

2009
Julho Proposta do deputado Aldo Rebelo aprovada na Comisso Mista do Congresso. Enchentes em So Paulo; chuvas e deslizamentos de terra em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro; e enchentes devastam cidades do interior de Alagoas e Pernambuco.

2010

O quE EST Em jOGO

Saiba o que est por trs dos argumentos favorveis flexibilizao excessiva da nossa legislao ambiental.
Dizem que o Cdigo Florestal engessa o crescimento da agropecuria brasileira, que precisa de novas reas para expandir sua produo; que ele no tem base cientfica; e impraticvel, prejudicando, sobretudo, a agricultura familiar. Ser? Ser mesmo que falta reas agricultveis no Brasil para expandir a produo agropecuria? Recente estudo coordenado pela USP mostra que a rea cultivada no Brasil poder ser praticamente dobrada se as reas hoje ocupadas com pecuria de baixa produtividade forem realocadas para o cultivo agrcola. Segundo o estudo, a maior parte das terras de elevada aptido para agricultura j foram abertas. O estoque de terras de elevada e mdia aptido hoje ocupadas com pastagens de 29 milhes de hectares e 32 milhes de hectares respectivamente, totalizando 61 milhes de terras que poderiam ser utilizadas para a agricultura. A pecuria, que hoje cria 0,7 de boi para cada hectare de floresta, pode se desenvolver pela intensificao e ganho de produtividade.

Nas vastas reas disponveis, a associao de tecnologia com manejo agrcola sustentvel e melhor aproveitamento das culturas j implantadas nos do garantia de segurana de produo agrcola, sem necessidade de afrouxar a proteo ambiental. Sobre a alegao de que o atual Cdigo Florestal no tem nenhuma base cientfica, as duas principais instituies cientficas do pas, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia (SBPC) e a Academia Brasileira de Cincias (ABC), defendem o cdigo atual e afirmam que a nova proposta baseia-se na premissa errnea de que no h mais rea disponvel para expanso da agricultura brasileira e no foi feita sob a gide de uma slida base cientfica. Pelo contrrio, a maioria da comunidade cientfica no foi sequer consultada e a reformulao foi pautada muito mais em interesses unilaterais de determinados setores econmicos.

Foto: Greenpeace / Daniel Beltr

Em duas cartas publicadas na revista Science, pesquisadores da USP, UNESP e UNICAMP alertam ainda que esta substituio levar, invariavelmente, a um decrscimo acentuado da biodiversidade, a um aumento das emisses de carbono para a atmosfera, no aumento das perdas de solo por eroso, com consequente assoreamento de corpos hdricos, que, conjuntamente, levaro a perdas irreparveis em servios ambientais das quais a prpria agricultura depende sobremaneira, e tambm podero contribuir para aumentar desastres naturais ligados a deslizamentos em encostas, inundaes e enchentes nas cidades e reas rurais. Outra alegao bastante usada que o Cdigo Florestal atual impraticvel, prejudicando, sobretudo, os pequenos produtores e a agricultura familiar. Mas, um recente estudo realizado pelo WWF-Brasil em cinco importantes municpios produtores de ma, caf e uva no Sul e Sudeste do pas mostra que o impacto da aplicao das APPs baixo na produo agrcola analisada. Menos de 5% da produo atual est localizada em APPs de hidrografia e declividade. Para contrapor a alegao de que o Cdigo prejudica a agricultura familiar, um manifesto assinado pelos principais movimentos sociais e sindicais, como CPT (Comisso Pastoral da Terra), CUT (Central nica dos Trabalhadores), Fetraf (Federao Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar), MAB (Movimento Atingido por Barragens), MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e Via Campesina, afirma que o texto do (novo) Projeto de Lei insatisfatrio e ressalta ainda que os pequenos agricultores nunca reivindicaram a abolio da reserva legal para a agricultura familiar, visto que produzem alimentos para todo o pas sem a necessidade de destruio do entorno. O documento diz ainda que o Censo Agropecurio de 2006 no deixa dvidas

quanto capacidade de maior cobertura florestal e preservao do meio ambiente nas produes da agricultura familiar e camponesa, o que s refora a necessidade de regulamentao especfica. O MMA apresentou, em 2009, uma proposta onde o Estado teria de dar mais assistncia agricultura familiar para que o cumprimento do Cdigo fosse vivel e para que as famlias conseguissem tirar proveito econmico das matas preservadas. Desde ento, os movimentos sociais aguardam a efetivao dos decretos reguladores para a agricultura familiar.

Dados preliminares de um estudo realizado pelo Observatrio do Clima estimam que, se forem aprovadas as alteraes no Cdigo Florestal, h um risco potencial de serem lanadas na atmosfera quase 7 bilhes de toneladas de carbono acumuladas em diversos tipos de vegetao nativa. Isto representaria 25,5 bilhes de toneladas de gases do efeito estufa, mais de 13 vezes as emisses do Brasil no ano de 2007.

Foto: Greenpeace / Rodrigo Baleia

11

RAzES PARA REjEITAR O PL 1.876/99

Entenda os principais pontos da proposta de reforma do Cdigo Florestal defendida pela bancada e lideranas ruralistas e aprovada na Comisso Especial do Congresso. Ambientalistas, acadmicos e especialistas apontam as consequncias para a sociedade.
Anistia aos crimes ambientais
O que diz o projeto: Fim da obrigao de se recuperar reas desmatadas ilegalmente at 22 de julho de 2008, incluindo topos de morros, margens de rios, restingas, manguezais, nascentes, montanhas e terrenos ngremes. A proposta cria a figura da rea rural consolidada aquela ocupao existente at a data definida, com edificaes, benfeitorias e atividades agrosilvopastoris em quaisquer espaos, inclusive reas protegidas. Os Estados tero cinco anos, aps a aprovao da lei, para criar programas de regularizao ambiental. At l, todas as multas aplicadas antes de julho de 2008 ficam suspensas.

Justificativa: reas que foram ocupadas historicamente, algumas vezes com ajuda do governo ou quando era permitido, no precisam ser recuperadas, pois isso significaria uma imensa perda para a agricultura nacional e uma injustia para muitos agricultores. Consequncias: O principal efeito de qualquer anistia estimular novas ilegalidades, pois refora a sensao de impunidade. Diversos crimes ambientais cometidos durante 43 anos sero ignorados e perdoados pela adeso e cumprimento do programa de regularizao ambiental. Esse conceito premia os infratores, que podero continuar se beneficiando financeiramente das atividades instaladas em reas desmatadas ilegalmente (desde que o dano tenha sido praticado at a data definida), e constitui uma grande injustia aos que vem cumprindo a lei. Uma anistia geral e irrestrita como essa condenaria morte muitos rios do Sul e Sudeste do pas regies onde vive a maior parte da populao que j tiveram suas margens desmatadas e s agora comeam, com a ajuda do Cdigo Florestal, a ser recuperadas. Alm disso, abriria espao para mais ocupaes em reas de risco, como encostas e dunas. Um pas castigado por recentes tragdias de deslizamentos de terra e enchentes, como as ocorridas no Rio de Janeiro e Santa Catarina, decorrentes da ocupao de reas inundveis no deveria sequer cogitar essa possibilidade, mas antes buscar a aplicao concreta da legislao atual ao invs de abandon-la, de acordo com a Associao Brasileira do Ministrio Pblico de Meio Ambiente (Abrampa), Associao Nacional dos Membros do Ministrio Pblico (Conamp), Associao Nacional dos Procuradores da Repblica (ANPR), Associao Nacional de Procuradores do Trabalho (ANPT) e Associao do Ministrio Pblico Militar (ANMPM).

Foto: Greenpeace / Daniel Beltr

13

Reduo e descaracterizao das APPs


O que diz o projeto: Reduzir a extenso mnima das APPs dos atuais 30 metros para 15 metros de faixa marginal e demarcar as matas ciliares protegidas a partir do leito menor do rio e no do nvel maior do curso dgua. Justificativa: Uma lei no pode impor os mesmos parmetros para todo o pas, pois passa por cima das caractersticas locais e comete injustias. Consequncia: Aumentam os riscos de inundaes e desabamentos, bem como as ameaas segurana e ao bem-estar da populao ao aventar a falta de necessidade de uma rea de 30 metros para evitar assoreamentos, sem falar nas demais funes da APP: preservao de fauna e flora aquticas e terrestres, manuteno climtica, controle da demanda biolgica de oxignio e diversos outros fatores que necessitam de uma rea mnima razovel para que o frgil equilbrio ecossistmico seja mantido, segundo a Associao Nacional dos Membros do Ministrio Pblico. Essa modificao, pautada em uma viso fracionada e reducionista visando atender a interesses econmicos, beneficia ocupaes recentes ilegais, alm de permitir novos desmatamentos em uma infinidade de rios sem qualquer anlise do seu impacto em termos de aberturas de novas reas. Os rios so sistemas dinmicos e suas zonas de inundao (como as plancies inundveis e vales) tambm so consideradas reas de preservao. reas ocupadas ilegalmente em perodos de estiagem consecutivos esto merc de inundao no perodo de chuvas, quando o rio tende a reocupar suas zonas de influncia, colocando em srios riscos as pessoas que ocuparam essas reas. Na prtica, significa legitimar casos como o de Santa Catarina, que por lei estadual diminuiu o tamanho de todas as APPs de beira de rio, independentemente de estudos tcnicos e das muitas peculiaridades de cada uma das regies do Estado.

Iseno de reserva legal para imveis com at 4 mdulos fiscais em todo o pas
O que diz o projeto: Fim da necessidade de recuperar a reserva legal

para propriedades com at quatro mdulos fiscais. Dependendo da regio, o tamanho do mdulo fiscal varia entre cinco e 100 hectares. Nesse caso, propriedades com at 400 hectares ficam isentas de recuperar a reserva legal. Grandes propriedades tambm sero beneficiadas, sem obrigatoriedade de recuperar a reserva legal na rea equivalente aos primeiros quatro mdulos. Justificativa: Proteger a agricultura familiar e os pequenos produtores. Consequncias: Embora a justificativa para esta medida seja a proteo pequena agricultura familiar, o dispositivo no faz qualquer referncia condio socioeconmica do beneficirio da dispensa. Na prtica, essa medida est estimulando a fragmentao de imveis e deve incentivar a aquisio de terras dos pequenos proprietrios por mdios e grandes produtores, de forma a no terem qualquer rea preservada em toda a extenso de seu empreendimento. De acordo com dados do Incra e clculos preliminares, a iseno de reserva legal afeta cerca de 135 milhes de hectares de propriedades e posses rurais em todo Brasil. Estima-se que mais de 30 milhes de hectares de florestas, sendo pelo menos 20 milhes na Amaznia, perdero a proteo da reserva legal e tero seu desmatamento estimulado pela falta de governana na regio.

Reduo da reserva legal na Amaznia em reas com vegetao


O que diz o projeto: Permitir a reduo da RL de 80% para 50% em rea de floresta e de 35% para 20% em rea de Cerrado, na Amaznia Legal, quando o Zoneamento Ecolgico Econmico indicar. A reduo da RL tambm poder se dar em reas com vegetao para fins de regularizao ambiental, e no apenas para fins de recomposio florestal, como est previsto na lei em vigor hoje.

15

Justificativa: A reserva legal impede o desenvolvimento da Amaznia. Consequncias: O Cdigo Florestal j permite que, por meio do ZEE, sejam identificadas reas alteradas e com grande aptido agrcola nas quais a reserva legal pode ser reduzida, para fins de recomposio, para 50% da rea do imvel. Na proposta atual a reduo da reserva legal no se dar apenas no caso de recomposio, como est previsto hoje, mas tambm nos casos em que a vegetao existe, provocando ainda mais perda de floresta. Alm disso, permite a reduo da reserva legal de 35% para 20% nas reas de Cerrado dentro da Amaznia Legal, reduzindo as reas sob proteo.

Compensao de reas desmatadas em um Estado por reas de floresta em outros Estados ou bacias hidrogrficas
O que diz o projeto: Em vez de recuperar a reserva legal, comprar reas em regies remotas em outros Estados e bacias hidrogrficas para compensar o dano ambiental, isentando completamente de compensar efetivamente o impacto no local. Alm disso, o proprietrio ter tambm a opo de fazer a compensao em dinheiro, com doao a um fundo para regularizao de unidades de conservao. Justificativa: Recuperar a RL muito caro e faria com que reas produtivas fossem perdidas, portanto melhor preservar onde a terra mais barata. Consequncias: Comprar uma rea na Bahia para compensar a falta de uma RL no Paran no faz sentido do ponto de vista ambiental, econmico ou social. Seria manter mais floresta onde j tem floresta em troca de desobrigar a recuperao onde est precisando. Ao permitir a compensao atravs da doao a um fundo voltado s unidades de conservao, a proposta refora a lgica do desmatou, pagou, levou que obviamente beneficia quem tem recursos para pagar, exceto se os valores forem irrisrios. Neste caso, existe um incentivo direto a novos desmatamentos. Alm disso, recuperar as RLs em suas regies de origem no significa necessariamente deixar

Moratria de desmatamento de floresta nativa por cinco anos...


... exceto nos casos de solicitao de licena de desmatamento at a entrada em vigor da Lei.
A proposta de moratria ao desmatamento por cinco anos seria uma medida extremamente positiva, se j no nascesse extremamente fragilizada: considerando que essa lei ainda precisa ir ao Plenrio da Cmara e que depois disso ainda deve passar pelos debates e exame no Senado, provvel que haja muita solicitao de desmatamento nesse intervalo de tempo, anulando completamente os efeitos desta j combalida moratria. Tambm esto isentos da proibio os imveis com autorizao de corte ou supresso de vegetao j emitida, as que esto em fase de licenciamento e cujo protocolo se deu antes da data de publicao desta Lei, e as autorizadas por interesse social. Tambm no est clara a definio de florestas a que se refere moratria. O conceito bioma no utilizado no projeto de lei, o que gera diferentes interpretaes e uma grande insegurana jurdica.

de produzir alimentos ou outros produtos agrcolas. Em todas as regies h terras subaproveitadas, muitas delas em terrenos mais frgeis e de aproveitamento marginal para a agricultura ou pecuria, que poderiam servir para a recuperao da vegetao nativa e, consequentemente, dos servios ambientais necessrios prpria produo agrcola.

17

PROPOSTA
A legislao ambiental brasileira considerada uma das mais completas do mundo e um dos seus principais pilares o Cdigo Florestal. De uma forma geral, o novo substitutivo no representa ganhos em termos ambientais e sociais. Pelo contrrio, continua a apresentar diversos conceitos equivocados, que levaro a um quadro de extrema insegurana jurdica, alm de propiciar o aumento do desmatamento de forma generalizada, atingindo todos os biomas. O Cdigo Florestal nunca foi to importante, atual e necessrio. Seu cumprimento essencial ao cumprimento das metas internacionais de reduo de emisses assumidas pelo Brasil, alm de ser uma medida fundamental de adaptao s mudanas climticas. No h mais espao nem tempo para falsas dicotomias entre produo e conservao, entre agricultura e biodiversidade, entre natureza e sociedade. O Brasil precisa valorizar os seus recursos naturais, adotando para o setor rural uma abordagem multifuncional, que inclui, entre outras estratgias, o aumento da produtividade nas reas j consolidadas, a diversificao da produo e fortalecimento da agricultura familiar, a promoo de sistemas agroflorestais e o pagamento por servios ambientais.

Foto: Greenpeace / Daniel Beltr

O processo de discusso do Cdigo Florestal deve considerar a gesto integrada de territrio, dos recursos hdricos e proteo de solos, fundamentada no conhecimento cientfico. Assim como a reserva legal e as APPs, o meio ambiente e a agricultura do pas tm funes e estruturas diferentes, mas complementares. Ambos so fundamentais para a gerao de emprego, renda e produo de riqueza para o pas. Qualquer alterao deve ocorrer no sentido de facilitar sua aplicao, e no diminuir a proteo de reas ambientalmente importantes. Trata-se de criar e implementar mecanismos de incentivo proteo, restaurao e produo em bases sustentveis. A proposta de reforma do Cdigo Florestal apresentada pelo deputado Aldo Rebelo e aprovada na comisso especial do Congresso, com apoio da bancada e lideranas ruralistas, pode mudar a histria de avanos na legislao sobre meio ambiente no pas, com riscos de danos permanentes ao patrimnio ambiental brasileiro. uma questo de mxima relevncia para o desenvolvimento estratgico do Brasil e, portanto, deve ser debatida com calma por todos os brasileiros, com envolvimento dos mais diversos setores da sociedade, de forma transparente e inclusiva para que o Cdigo Florestal possa ser aperfeioado onde necessrio, e no simplesmente jogado fora.

19

Realizao

SOS FLORESTAS
O CDIGO FLORESTAL EM PERIGO

Apoio

S-ar putea să vă placă și