Sunteți pe pagina 1din 26

Temtica Livre

DOI
Licena Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported

Ecumenismo: perspectiva eclesiolgica. Das grandes rupturas ao debate ecumnico atual


Ecumenism: ecclesiological perspective; of major disruptions to the current ecumenical debate
Antonio Carlos Ribeiro

Resumo O rompimento da Igreja Catlica com a Igreja Ortodoxa em 1054 gerou sofrimento, mas o maior impacto foi a unicidade rompida pela Reforma Protestante, da qual surgiram as Igrejas Luterana, Reformada, Anglicana e as oriundas dos anabatistas no sculo XVI. O movimento ecumnico atual surgiu na Conferncia Mundial de Misso 1910, que reuniu 1200 delegados para debater f e comunho. A celebrao do centenrio ps o ecumenismo, o dilogo, a diferena, a expresso e a comunho na agenda. O sculo XX viu surgir o Conselho Mundial de Igrejas, o Conclio Vaticano II, a chegada dos Pentecostais Amrica Latina, os movimentos populares e as Teologias da Libertao. O sofrimento das populaes latino-americanas, sua experincia de f e sua caminhada histrica desenvolveram a confiana como resposta ao desafio da convivncia. O Ensaio conclui com o documento Chamado Comum e a viso do telogo luterano Walter Altmann, moderador do Conselho Mundial de Igrejas. Palavras-chaves: ruptura; ecumenismo; misso; Edimburgo; Amrica Latina. Abstract The disruption of the Catholic Church with the Orthodox Church in 1054 caused suffering, but the biggest impact was the unity broken by the Protestant Reformation, from which came the Lutheran, Reformed and Anglican churches and those churches originated from the Anabaptists in the sixteenth century. The current ecumenical movement emerged in World Mission Conference in 1910, which gathered 1200 delegates to discuss faith and fellowship. The centennial celebration put ecumenism, dialogue, difference, expression and communion on the agenda. The twentieth century witnessed the World Council of Churches, Vatican II, the arrival of Pentecostals in Latin America, popular movements and Theologies of liberation. The suffering of people in Latin America, their experience of faith and historic journey have developed confidence as an answer to the challenge of coexistence. This Essay concludes with the document A Common Call and with the Vision of Lutheran theologian Walter Altmann, moderator of the World Council of Churches. Keywords: disruption; ecumenism; mission; Edinburgh; Latin America.

Artigo recebido em 20 de Janeiro de 2011 e aprovado para publicao em 17 de Maro de 2011. *Doutor em Teologia (PUC-Rio), Professor de Teologia (Uniabeu) e Filosofia (Fabes), participou na Conference Edinburgh 2010 (Edimburgo, Esccia). Pas de origem: Brasil E-mail: antoniocarlosrib@hotmail.com Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

127

Antonio Carlos Ribeiro

1 Introduo
Se a proclamao do Evangelho do Reino fosse possvel sem referncia s situaes humanas concretas dos pases em que vivemos, ento evidente que nosso problema seria fcil de resolver! Mas o Evangelho acontece no encontro entre a Palavra de Deus e os seres humanos que vivem em situaes especficas. Estamos basicamente convencidos de que o Reino de Deus a categoria bblica central que d contedo e direo nossa vocao missionria. Nosso objetivo o Reino. A Igreja chamada para servir ao Reino, para ser um instrumento privilegiado desse Reino; chamada, na realidade, a existir por causa do Reino. Emlio Castro1

Os cristos tm muita dificuldade de ficar juntos, trabalhar juntos e celebrar juntos na modernidade. Isso resulta das lutas, experincias e avanos histricos de suas igrejas, mantendo nuns a firme noo de cristandade e gerando noutros a identificao com a modernidade, de um lado. De outro, esto grupos humanos que integram uma igreja, mas antes disso so pessoas. Essa descoberta foi fundamental para uma experincia como a do Centro Ecumnico de Estudos Bblicos (CEBI), em cuja fundao havia trs catlicos e um protestante. Mais importante que isso, a centralidade o estudo bblico, uma fonte mais significativa que qualquer dessas tradies isoladamente. A Hermenutica da confiana, apresentada pelo telogo reformado Rudolf Von Sinner, fala da possibilidade de compreenso e interpretao, agora ligada ao texto bblico, uma base comum s tradies crists. A leitura conjunta possibilita que homens e mulheres entrem num crculo hermenutico com o texto bblico, e se interpretem mutuamente. Para explicar, ele conta a experincia de Hans-Ruedi Weber.
Uma mulher de um vilarejo costumava sempre carregar sua Bblia. Porque sempre a Bblia?, perguntavam seus vizinhos implicando com ela. Existem tantos outros livros que voc poderia ler, diziam. A mulher ajoelhou-se, segurou a Bblia sobre a cabea e disse: Sim, claro que existem muitos livros que eu poderia ler. Mas existe somente um livro que me l2.

CASTRO, Emlio. Servos livres: misso e unidade na perspectiva do Reino. Trad. Maria Celina Hahn. Rio de Janeiro: CEDI, 1986, p. 37-8. Emilio Castro foi o quarto secretrio-geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), servindo de 1985 a 1992. Metodista uruguaio, estudou com Karl Barth em Basileia, Sua, e obteve seu doutorado pela Universidade de Lausanne. Ele atuou como pastor em parquia e em escritrios de agncias internacionais ecumnicas em vrios pases latino-americanos, antes de ser diretor da Comisso Mundial sobre Misso e Evangelizao, em 1973. 2 WEBER, Hans-Ruedi. Bblia, o livro que me l: manual para estudos bblicos. So Leopoldo: Sinodal, CEBI, 1998.

128

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

Temtica Livre - Artigo: Ecumenismo: perspectiva eclesiolgica. Das grandes rupturas ao debate ecumnico atual

A experincia latino-americana, talvez por causa do sofrimento de populaes sob explorao econmica intensa por sculos, ajudou a perceber a f baseada na palavra de Deus. E a resposta humana justamente a confiana. Essa a chave para inserir homens, mulheres e jovens na comunho com Deus, que ultrapassa fronteiras religiosas, sociais, polticas e de gnero. Esses grupos a descobriram como base para criar convivncia entre iguais e assim superar desigualdades. E a prpria bblia que nos chama a uma tica da confiana mtua, fazendo-nos entender que assim como podemos ler a bblia, e deixar que ela nos leia, podemos ler as pessoas com quem convivemos e deixar-nos ler por elas. Quando aprendemos a ver a dignidade nas pessoas, em que identificamos a imagem e a semelhana de Deus, descobrimos a confiana que aposta, acredita e se dispe caminhada conjunta. Na Amrica Latina, a partilha do sofrimento e a leitura orante da Palavra, abriram novos caminhos.

2 Das grandes divises at o sculo XX

A misso de anncio da salvao foi dada por Cristo sua Igreja, a comunidade da f. Com os conflitos surgidos entre as Igrejas, quase sempre pela disputa em torno da autenticidade e por sculos de afirmao teolgica ligada ao binmio unicidademonotesmo, foram surgindo instituies e sendo empoderadas como nica afirmao deste anncio. A simples associao das igrejas-instituies unicidade do Cristo criou um tal ambiente de disputa que mais negou do que afirmou a f3. Agregue-se a isso uma disputa belicista pela associao a reinados e imprios, que tomou de emprstimo o monotesmo como nfase teolgica, ficando as igrejas agarradas a um discurso, cada vez mais autoafirmativo e incuo. Essa necessidade de perpetuao histrica, associada aos centros de poder e s grandes afirmaes da civilizao ocidental, qual se emprestou o nome de crist, exigiu rupturas. A primeira foi chamada de Grande Cisma do Oriente, que separou definitivamente

Ao olhar para o passado em perspectiva histrica, as tradies religiosas so vistas como fragmentos inacabados e contingentes, em permanente caminho de aperfeioamento e abertura. Ao mesmo tempo, compartilham a experincia de uma interdependncia que evita o risco de insulamento e auto-suficincia, compondo a beleza de uma sinfonia que sempre se dilata (DUCQUOC, Christian. LUnique Christ. La symphonie differe. Paris: Cerf, 2002, p. 122, 129, 239-40).

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

129

Antonio Carlos Ribeiro

a Igreja Latina da Igreja Ortodoxa. Depois de disputas teolgico-pastorais que remontam diviso do Imprio Romano em oriental e ocidental, e a transferncia da capital da cidade de Roma para Constantinopla (sc. IV), o cisma se avolumou por seis sculos. At a ruptura. Uma diferena crescente de pontos de vista entre a Igreja Latina e o Patriarcado Ortodoxo acompanhou na ocupao do oeste pelos otomanos, enquanto o leste permaneceu herdeiro do mundo clssico. Isto se exacerbou quando os papas latinos passaram a apoiar o Sacro Imprio Romano no oeste, em detrimento do Imprio Bizantino no leste. As tenses polticas fizeram recrudescer as disputas doutrinrias e os acordos sobre a natureza da autoridade papal. Em 1054, Roma enviou o Cardeal Humberto a Constantinopla levando a excomunho do Patriarca Cerulrio. O ato foi entendido como a excomunho de toda a Igreja bizantina, razo pela qual o Snodo respondeu do mesmo modo, excomungando o papa Leo IX. A partir de ento, essas igrejas passaram a se anatematizar publicamente. Quase cinco sculos depois uma situao similar voltou a ocorrer, agora em plena Europa Central, ncleo do mundo ocidental. Martim Lutero, um monge de 33 anos da ordem dos Agostinhos de Erfurt, fixou suas 95 teses na porta da Igreja do Palcio de Wittenberg, em 31 de outubro de 1517. O documento foi lido pelo alto clero e pela nobreza, que assistiram as missas de Todos os Santos, em 1 de novembro, e de Finados, no dia 2. Fruto do debate com estudantes de bblia, sobre a Carta aos Romanos, as teses provocaram impacto. O surgimento da impresso com os tipos mveis de Gutenberg contribuiu para a divulgao do documento com a denncia de que as indulgncias, obras de caridade pelas quais as pessoas conquistavam a salvao, no tinha apoio nas Escrituras. E enunciou: O verdadeiro tesouro da Igreja o sacrossanto Evangelho da glria e da graa de Deus (tese 62). Isso fez que as teses suscitassem adeses onde eram lidas. O sculo XVI tornou-se o divisor de guas para essa compreenso religiosa que tem grande influncia at nas cincias e na filosofia no mundo ocidental, comeando com uma igreja, a catlica romana, e terminando com outras, como a luterana (1517), os anabatistas que sobreviveram Guerra dos Camponeses e dos quais vieram os hutterites, os

130

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

Temtica Livre - Artigo: Ecumenismo: perspectiva eclesiolgica. Das grandes rupturas ao debate ecumnico atual

menonitas, os amishes, os quakers, os batistas e os dunkers a reformada, com a ida de Calvino para Genebra (1533), e a anglicana (1534)4. Os protestantes expressam suas posies doutrinais por meio de Confisses de F e breves documentos apologticos. A Confessio Augustana, lida diante do Imperador Carlos V na Dieta de Augsburg (1530)5, expressa a doutrina Luterana. As confisses reformadas incluem a segunda Confisso Helvtica (1531), a Confisso Escocesa (1560), os 39 Artigos de Religio da Igreja da Inglaterra (1562) e a Confisso de F de Westminster (1647). Isso significa que protestantes, reformados, pietistas e anglicanos tinham clareza das convices de f, por isso decidiram afirm-las publicamente. Com a consistncia teolgica e o apoio adquirido pelos lderes junto a seus povos, o movimento reformador comeou a espraiar-se nos Pases Baixos. Depois chegou Dinamarca, com as ideias de Lutero difundidas na Dieta de Copenhague e o rei Cristiano III abolindo a autoridade dos bispos catlicos e confiscando bens das igrejas e mosteiros, e atribuindo a Johannes Bugenhagen a responsabilidade de organizar uma Igreja Luterana nacional. Em seguida, a Reforma chegou Noruega (1537) e Islndia (1541). Na Sucia, o movimento reformista teve o apoio do rei Gustavo I, que rompeu com Roma na Dieta de Vasteras em 1525. Na Finlndia, as igrejas faziam parte da Igreja sueca at o incio do sculo XIX, quando foi formada a Igreja Evanglica Luterana da Finlndia. A adeso dos pases nrdicos ao luteranismo fez Roma sentir o forte impacto da Reforma porque esses fatos no se deram em terras distantes, mas em pleno corao da Europa ocidental e simultaneamente com o renascimento, a modernidade, a nova configurao geopoltica, e por mostrar consistncia e perenidade. A aceitao do o movimento Reformador em diversos territrios, apoiado por religiosos e governantes europeus, provocou uma revoluo religiosa, que iniciou-se na Alemanha e se estendeu pela Sua, Frana, Pases Baixos, Escandinvia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Pases Blticos e a Hungria. A isso se somava a comunho anglicana no Reino Unido. Em reao ao movimento reformador, a Igreja Catlica promoveu o Conclio de Trento (1555), especialmente concentrado em fortalecer os fieis catlicos alemes. Essa situao agudizou-se ainda com a deciso religiosa da
4 MONTEIRO, R. B. As Reformas Religiosas na Europa Moderna. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/vh/v23n37/v23n37a08.pdf. Acesso: 07.09.2010. 5 1530: Confisso de Augsburg. http://www.dw-world.de/dw/article/0,,582816,00.html Acesso: 07.09.2010.

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

131

Antonio Carlos Ribeiro

proposta da Paz de Augsburgo (cujus regio, ejus religio = a religio do rei ser a dos sditos) e chegou ao extremo com a Noite de So Bartolomeu (1572), na Frana. Com os efeitos se consolidando nos sculos seguintes, como a dificuldade de reconquista do papel hegemnico levando s formulaes medievais e manuteno de uma postura pr-moderna ao mesmo tempo que o mundo experimentava mudanas, com o ultramontanismo6 sob questionamento, ocorreram afirmaes de independncia ou de autonomia religiosa de Reinos, que repercutiram no surgimento de estados modernos independentes, enquanto o discurso auto-afirmativo e com nfase na ideia de sociedade perfeita, comeou a sofrer abalos, at que o surgimento do dilogo das Igrejas com o mundo moderno provocasse a transformao do distanciamento em isolamento. Ao que parece, o Protestantismo de Misso, que chega ao continente sul-americano e ao Brasil, em particular, como parte integrante do projeto expansionista norte-americano e sob o influxo da ideologia do destino manifesto7 vive uma expanso que no trar tenses apenas entre catlicos e protestantes, mas vai provocar debates entre as demais correntes protestantes, que Bonino tenta elaborar ao dizer que

a) o protestantismo latino-americano necessita que as igrejas tnicas mantenham e recriem


constantemente a memria de sua terra, de sua lngua, de sua mentalidade, de suas tradies teolgicas; b) o protestantismo latino-americano necessita que essa memria seja oferecida e recebida, no como um pacote fechado, mas como uma participao ativa que gera constantemente, em uns e outros, a identidade evanglica nesse espao particular latino-americano no qual nos encontramos juntos, c) o protestantismo latino-americano de origem tnica e de origem missionria necessita abrir-se, a partir dessa identidade, ao espao e histria da sociedade latino-americana, onde o Esprito de Deus est sempre presente e ativo. E por entre tudo isso, o protestantismo latino-americano no pode se esquecer que toda identidade sempre criao que Deus ama e preserva e velha criatura que tem de morrer e ressuscitar imagem do Ressuscitado8.

A ideia de que o poder do Papa se estende alm dos mares, j o imperador Pedro II era galicano, regalista e liberal. 7 BITTENCOURT FILHO, Jos. Matriz religiosa brasileira: religiosidade e mudana social. Petrpolis: Vozes; Rio de Janeiro: Koinonia, 2003, p. 124. 8 BONINO, Jos Mguez. Rostos do protestantismo latino-americano. Trad. Lus Marcos Sander. So Leopoldo: Sinodal, EST, 2002, p. 96.

132

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

Temtica Livre - Artigo: Ecumenismo: perspectiva eclesiolgica. Das grandes rupturas ao debate ecumnico atual

O outro grupo que passa a integrar a f crist no incio do sculo XX, e no pode ser deixado de lado o que o telogo uruguaio Jos Mguez Bonino chama de o rosto pentecostal do protestantismo latino-americano, lembrando sua contribuio especfica.
Os pentecostais tinham algo a oferecer, algo que fez vibrar pessoas letargadas pela monotonia e desesperana de sua existncia. Milhes responderam ao evangelho. Sua vida foi transformada, seu horizonte foi ampliado; sua vida cobrou um significado dinmico. A realidade de Deus, Jesus Cristo e o Esprito Santo que antes no passavam de termos sentimentais ligados ao ritual e ao folclore cobraram novo significado, tornaram-se meios pelos quais se comunicavam luz, fora e esperana ao esprito humano. Elas se transformaram em pessoas com um propsito para viver9.

Essa perspectiva faz eco s primeiras experincias pentecostais, com a marca da luta contra a discriminao racial, trazidas para a tradio protestante ecumnica brasileira, e s recentemente envolvidas na luta pela cidadania.
A raiz mais importante dos movimentos pentecostais e carismticos foi um despertar, ocorrido numa igreja de negros na Azusa Street, em Los Angeles, sob a direo de William J. Seymour (1870-1922), um ecumnico negro. L tudo foi muito entusistico por certo tempo, em parte tambm com fenmenos corporais como choro, falar em lnguas, danas, desmaios, vises e outros. [...] Pela primeira vez na histria dos Estados Unidos, dirigentes eclesisticos brancos (em parte do Sul racista) estavam dispostos a deixar que lhes fossem impostas as mos numa comunidade dirigida por negros, para chegar a uma abertura espiritual. E isto em 1960! O movimento pentecostal , ao que eu saiba, a nica comunidade crist do mundo que foi fundada por um cristo negro com exceo naturalmente do prprio cristianismo que no foi fundado por um europeu, mas por um contador de histrias e curador oriental10.

Aps o fim do sculo XVIII e j em incios do sculo XIX, a Igreja da Esccia, britnica e reformada, convocou a Conferncia Mundial de Misso (World Missionary Conference 1910), em Edimburgo. Cristos de diferentes igrejas e regies do mundo foram interpelados: como se pode fazer outros entenderem a reconciliao trazida por Cristo se os prprios batizados se ignoram ou lutam entre si? A pergunta suscitou uma proposta que enfatizava um compromisso missionrio da Igreja que caminhasse passo a passo com o seu
Latin America and Revolution-II: The New Mood in the Churches. The Christian Century, p. 1439, 24 nov 1965, apud BONINO, J. M. Op. cit., p. 142. 10 HOLLENWEGER, Walter J. De Azusa Street ao fenmeno de Toronto: razes histricas do movimento pentecostal. Concilium, 3 (265): 265-90, 1996, apud BITTENCOURT FILHO, Jos. Op. cit., p. 115. Ver tambm KRKKINEN, Veli-Matti. Toward a Pneumatological Theology of Religions: A PentecostalCharismatic inquiry. International Review of Mission, 91 (361): 187-198, abr 2002. Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841
9

133

Antonio Carlos Ribeiro

compromisso ecumnico. A afirmao da liberdade como o problema missiolgico fundamental e a viso do Reino como estrutura e objetivo da misso crist devem permitir a essas Igrejas novas possibilidades de afirmar sua vocao e fidelidade11, observou Emlio Castro. Embalados pela fora do colonialismo do Imprio Britnico, com a forte tradio intelectual, cultural e de relaes internacionais, que tm desde as misses celtas, os escoceses se dispuseram a reunir 1200 participantes, com representantes das colnias britnicas na sia, e promover a Conferncia que estabeleceu o novo marco para a unidade do anncio do Evangelho, ao lado da caminhada ecumnica conjunta. Para a poca, um grande e ousado feito. O esforo no ficou parado na Conferncia inicial, mas concentrouse na criao do Conselho Internacional de Misso e desdobrou-se na criao de um modelo de conferncias em contextos culturais distintos, a cada dcada, como se v abaixo:

Conferncia Mundial de Misso - Edimburgo 1910


Fez surgir o Conselho Internacional da Misso em 1921 e nas 13 conferncias, realizadas nos cinco continentes, includa a celebrativa do centenrio: Jerusalm, Palestina, 1928; Tambaram, ndia, 1938; Whitby, Canad, 1947; Willingen, Alemanha, 1952; Achimota, Gana, 1958; Nova Delhi, ndia, 1961; Cidade do Mxico, Mxico, 1963; Bangcoc, Tailndia, 1972-73; Meulbourne, Austrlia, 1980; San Antonio, EUA, 1989; Salvador/Bahia, Brasil, 1996; Atenas, Grcia, 2005; e Edimburgo 2010, celebrativa do centenrio.

11

CASTRO, Emlio. Op. cit., p. 33. Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

134

Temtica Livre - Artigo: Ecumenismo: perspectiva eclesiolgica. Das grandes rupturas ao debate ecumnico atual

importante ressaltar a tradio liberal da Conferncia de Edimburgo (1910), que inclui igrejas que enviam seus representantes, ao tempo que mantm uma compreenso eclesiolgica auto-afirmativa e excludente, criando um ambiente respeitoso e de aprendizados mtuos. Esse modelo das grandes conferncias o d base para o dilogo de culturas, que garante a riqueza dos encontros internacionais responsvel pelo sucesso dos 62 anos de vida do Conselho Mundial de Igrejas. A Conferncia Mundial de Misso (Edimburgo 1910) criou um modelo de busca de comunho e misso, com traos tipicamente protestantes: aberto participao, com verdadeira disposio de troca de experincias, com espao para o confessional e o ecumnico, e criando bases para superao de preconceitos e diferenas, a partir da f comum em Jesus Cristo. Por isso foi logo seguida pelo Congresso Missionrio LatinoAmericano, realizado na cidade do Panam, Panam (1916), que estruturou a presena e atuao dos missionrios de igrejas evanglicas de trao evangelical na Amrica do Sul. Do mesmo modo, essa conferncia colocou as bases que possibilitaram o nascimento do Conselho Internacional da Misso, criado em 1921, aps o fim da Primeira Guerra Mundial, e sob o impacto dos seus mais de 20 milhes de mortos. Essas conquistas foram fundamentais e decisivas para a criao do Conselho Mundial de Igrejas, urgindo a criao do Conselho Mundial de Igrejas e da Organizao das Naes Unidas, aps o fim da Segunda Guerra Mundial, e a reflexo provocada em lideranas polticas, religiosas e aos diferentes povos por seus mais de 50 milhes de mortos. Os impactos das duas guerras mundiais em menos de meio sculo interpela a conscincia crist, fato visvel na temtica debatida, sobretudo porque pases tidos como de cultura crist compunham as partes litigantes.

Assembleias do Conselho Mundial de Igrejas


1 Assembleia, Amsterd, Holanda, 1948 Tema: A desordem humana e os desgnios de Deus; 2 Assembleia, Evanston, Illinois, EUA, 1954 Tema: Cristo - A Esperana do Mundo; 3 Assembleia, Nova Deli, ndia, 1961

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

135

Antonio Carlos Ribeiro

Tema: Jesus Cristo - A Luz do Mundo; 4 Assembleia, Upsala, Sucia, 1968 Tema: Eis que fao novas todas as coisas; 5 Assembleia, Nairobi, Qunia, 1975 Tema: Jesus Cristo Liberta e Une; 6 Assembleia, Vancouver, British Columbia, Canad, 1983 Tema: Jesus Cristo - A Vida do Mundo; 7 Assembleia, Camberra, Austrlia, 1991 Tema: Vem Esprito Santo - Renova toda a Criao; 8 Assembleia, Harare, Zimbabwe, 1998 Tema: Voltem-se para Deus - Rejubilem-se na Esperana; 9 Assembleia, Porto Alegre, Brasil, 2006 Tema: Deus, em tua graa, transforma o mundo

Esse cenrio projeta as igrejas crists europeias tradicionais para um ambiente de dilogo com a modernidade, com interlocuo crescente com setores das sociedades, especialmente nos pases de tradio protestante j

mencionados. As polarizaes com perspectivas conservadoras se do em pases mais tradicionais do centro europeu, as relaes de Igrejas com o nazismo e a resistncia de grupos cristos, geram tenses que testam os limites ecumnicos. E nos pases socialistas durante a poca da Guerra Fria e nas denominaes evanglicas norte-americanas mais conservadoras, ainda se vivia a luta contra o racismo e pelos direitos civis, e um quase completo predomnio no mundo latinoamericano. A reflexo bblico-teolgica e toda aplicao prtica dela decorrente no se transformava em orientao pastoral em consonncia com aquele tempo.

3 O Conclio Vaticano II, seus impactos no continente e a reflexo evanglica

Na segunda metade do sculo XX, o Papa Joo XXIII convocou o Conclio que abriu a Igreja Catlica ao dilogo com a modernidade, com alteraes em diversas reas da

136

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

Temtica Livre - Artigo: Ecumenismo: perspectiva eclesiolgica. Das grandes rupturas ao debate ecumnico atual

vida eclesial, especialmente as que resgatam as bases nas quais estabelecer relaes ecumnicas com as demais igrejas crists. Esse fato ganha repercusso positiva, estabelecem-se frentes ecumnicas de cooperao teolgica, pastoral e acadmica, fazendo surgir um rico perodo de dilogo e troca de experincias, com a participao de telogos em Comisses Teolgicas Conjuntas, em Consultas sobre temas teolgicos propostos pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e sobretudo pelas frentes abertas, especialmente em regies como a Amrica Latina. Do lado evanglico e protestante surgiram organismos como conferncias regionais, aprofundando temticas prprias de cada regio com participao ecumnica em Comisses Teolgicas Mistas e diretorias de organismos como a Comisso Pastoral da Terra (CPT), o Conselho Indigenista Missionrio (Cimi), especialmente no modelo presente na estrutura ecumnica dos conselhos continentais, como o Conselho Latino-americano de Igrejas (CLAI). Essas estruturas, propostas de atuao ecumnica e a gravidade das situaes enfrentadas no continente, especialmente durante as ditaduras militares, quando sistemas democrticos de governo sofreram abalos que afetaram to profundamente a cidadania, ao ponto de exigir intervenes conjuntas. Um fato que ilustra a gravidade da situao foi a morte do jornalista Vladimir Herzog, sob tortura numa cela do Doi-Codi em So Paulo. poca, o jovem rabino Henry Sobel, recm chegado, pediu a participao do Cardeal D. Paulo Evaristo Arns e do Pastor presbiteriano James Wright, nos ritos funerais. O ato se tornou um gesto de testemunho ecumnico diante da violncia arbitrria do regime militar12. Por outro lado, diante do arbtrio resultante do regime de exceo, o conflito agrrio com o latifndio, com a morte de lderes sindicais, advogados de posseiros e religiosos ligados aos movimentos de luta pela terra, a represso aos movimentos operrios e estudantis e a interveno contra a luta armada, a solidariedade logo se transformou em ajuda ecumnica. A participao de setores da sociedade brasileira e das igrejas nesse perodo colaborou para que telogos se organizassem em movimentos pastorais e cursos de
O cristianismo da libertao no s catlico: [...] ele tem tambm um ramo protestante significativo que se desenvolveu paralelamente, nas dcadas de 60 e 70, e que muitas vezes associado, em suas vrias formas, a seu congnere catlico. Suas razes podem ser encontradas na cultura religiosa das chamadas denominaes protestantes histricas, tais como os luteranos, presbiterianos, metodistas, unitaristas. [...] Tem, tambm um esprito claramente ecumnico, que no s esquece da briga tradicional dos protestantes com a Igreja Romana, mas tambm compartilha iniciativas teolgicas e pastorais com catlicos progressistas (LWY, Michael. A guerra dos deuses: religio e poltica na Amrica Latina. Petrpolis: Vozes, 2000, p. 176). Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841
12

137

Antonio Carlos Ribeiro

formao ecumnica dando forte impacto Teologia da Libertao. Ao elaborar o conceito de amor preferencial de Deus pelos pobres, esses conceitos se fundiram num teologmeno bblico autntico, latino-americano e tipicamente ecumnico, razo pela qual se enraizou em comunidades crists em todo o continente. Para a Igreja Catlica, esse fato propiciou grande desenvolvimento com o posicionamento das Conferncias Episcopais LatinoAmericanas.

Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM)


Conferncia de Medelln, Colmbia, 1968 Conferncia de Puebla, Mxico, 1979 Conferncia de Santo Domingo, Repblica Dominicana, 1992 Conferncia de Aparecida, Brasil, 2007

A nfase dos cristos evangelicais, no mesmo perodo, recaiu sobre um testemunho que no negligenciava o movimento cristo pela justia, ao mesmo tempo que mantinha o postulado da converso pessoal e propunha uma reflexo teolgica sobre diversas reas da realidade, cujas principais variaes eram terminolgicas, falando de responsabilidade social e misso.

Congressos Internacionais para a Evangelizao Mundial


Lausanne I, Lausanne, Sua, 1974 Lausanne II, Manila, Filipinas, 1989 Lausanne III, Cidade do Cabo, frica do Sul, 2010

4 Conceituao e histria

Com esse pano de fundo histrico das Igrejas, suas lutas durante os ltimos sculos e sua chegada ao continente latino-americano pela colonizao, pela imigrao e pelo trabalho missionrio possvel elaborar as noes de confessionalidade, misso e ecumenismo que, embora presentes na origem dos movimentos que as trouxeram para c,

138

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

Temtica Livre - Artigo: Ecumenismo: perspectiva eclesiolgica. Das grandes rupturas ao debate ecumnico atual

se tornaram antagnicas em nosso continente por causa da forte associao da Igreja Catlica com a colonizao ibrica considerando a presena huguenote desde os primrdios, das igrejas que resultaram da presena de imigrantes, como luteranos e anglicanos, ainda no primeiro quartel do sculo XIX, e o trabalho das misses evanglicas norte-americanas a partir da metade do sculo XX. As nfases da presena catlica ibrica afirmativa daquele modelo de sociedade religiosa, de trao especfico na Europa, em confronto com a presena evanglica aps a chegada da Corte Portuguesa em 1808, com traos distintos como os anglicanos, cuja presena trouxe a marca do liberalismo econmico britnico, dos servios religiosos no oficiais abertura dos postos s naes amigas, ao lado da luta jurdica contra a escravatura; os luteranos, enviados a colnias especialmente nos Estados do Sul; e os missionrios que, chegados a partir de 1885, visitaram as casas, ocuparam as praas, criaram a classe dos chamados homens livres e pobres que no eram nobres e nem escravos vindo logo a ocupar espaos pblicos, especialmente na educao. No entanto, a presena simultnea de linhas de compreenso e atuao, com uma presena ostensiva que gerava antagonismos, foram marcadas por tenses que dificultaram o mtuo entendimento e retardaram os frutos do trabalho conjunto, como a que j existe hoje em ambientes acadmicos teolgicos em escolas confessionais e a reflexo com cientistas das religio, incluindo o espao universitrio pblico. Das rupturas com os modelos medievais e hegemnicos dos reinos e imprios europeus, passando pelo colonialismo e pelo dilogo com as culturas asiticas, sobre temas ligados s questes sociais, culturais e econmicas do ltimo sculo, a Conferncia Edimburgo 1910 sob a influncia do protestantismo liberal britnico inaugurou o movimento ecumnico moderno, com abertura s diferenas entre as tradies crists, a disposio de se aproximar que possibilita conhecer e se reconhecer na proposta do outro grupo e mesmo perceber o valor da identidade conjunta, ao lado das nfases de cada igreja, cultura e expresso scio-econmica. As Igrejas crists tm sofrido mudanas ao longo dos sculos, algumas at mesmo visveis nos ltimos anos, como a atitude de substituir o dilogo pela polmica, decidindo consertar declaraes que sempre foram assimiladas e, de um momento a outro passaram a ser confrontadas, ou quando se dispuseram a somar esforos quando antes viviam em
Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

139

Antonio Carlos Ribeiro

permanente confronto, e a se consultarem e participarem juntas de encontros, conferncias e assembleias, quando antes as maiores perseguiam as menores ou as regionais. Isso mostra certa capacidade de alterar hbitos e vencer preconceitos histricos.

5 A compreenso ecumnica que chega atualidade

Para a compreenso teolgica crist clssica, um conclio ecumnico aquele que tem a participao de igrejas do mundo inteiro. Apesar disso o termo ecumnico no tem uso apenas religioso, servindo para a poltica, a economia e a cultura. A palavra vem de oikos (em grego, lugar), relacionado ao qual est a palavra oikia para falar de espao de vida familiar, fruto de uma atividade de construo e administrao.

No contexto europeu, especialmente nos pases do mar mediterrneo, a palavra Oikoumene passou a significar o mundo habitado e se tornou mais frequente na literatura grega a partir do sc. IV a. C., quando os helenos se encontraram com outros povos, culturas e naes naquele espao geogrfico. Com a dominao romana nos pases em torno do Mar Mediterrneo, surgem os conceitos de helnico, designando os povos que tiveram forte influncia da cultura grega, e brbaro, descrevendo pessoas ou grupos humanos que vinham de povos e regies cuja distino da influncia cultural no era clara ou era indefinida. Quando o imprio romano imps seu poder sobre as terras que circundavam o mar Mediterrneo, que os soldados chamavam Mare Nostrum, o termo oikoumene adquiriu uma dimenso poltica que complementa a cultural. O ecumnico tem a ver com dimenses da vida como o espao onde se vive, onde se d nossa relao com a natureza, onde se tem conscincia do mundo; com a geografia, que d elementos para dimensionar o mundo, especialmente para seus povos; a cultura, o conjunto de elementos especficos de cada povo atravs do qual as pessoas se relacionam com a realidade para transform-la e humaniz-la, incluindo as distines da cultura de um grupo dos de outras culturas, apontando para a dimenso poltica, com a totalidade das experincias humanas em sua diversidade e a complexidade no exerccio do poder na sociedade.

140

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

Temtica Livre - Artigo: Ecumenismo: perspectiva eclesiolgica. Das grandes rupturas ao debate ecumnico atual

Enquanto havia apenas uma expresso de f da religio crist, com a autoridade religiosa e secular definidas, com claro fluxo de influncias para a matriz religiosa aceita, no havia conflitos. Mas a situao que resultava desse modelo da Pax Romana comeou a gerar conflitos e o recrudescimento das aes afirmativas do poder central passaram a ser repressivas, logo divergncias circunstanciais se tornaram intransponveis. Nessa situao, o termo oikoumene no designava mais um ambiente religioso sem conflitos. Com o agravamento que se arrastou na Idade Mdia por mais de um sculo e meio de horror, a represso continuada se transformou em guerras religiosas. Aps algum tempo, comeou-se a falar de acordos e de verdadeira paz. Aqui se destaca a atuao de Georg Wilhelm Leibniz, filsofo, matemtico e humanista cristo que, escandalizado com o contra-testemunho dessas guerras nas quais cristos para defender sua verso do cristianismo estavam na verdade sendo infiis ao Senhor, chegou a propor uma Igreja Universal que desse lugar em seu seio s diferentes expresses de vida e de f crist. Chegou a manter correspondncias com Bossuet, bispo de Meaux e tutor do herdeiro da Coroa da Frana. Atravs dessa correspondncia, a palavra "ecumnico" adquiriu conotao religiosa, confirmando a tradio de universalidade do cristianismo, da f e da Igreja. O telogo metodista uruguaio Jlio de Santa Ana observa que as divises que perduram at hoje entre as igrejas so as que se concretizaram entre os sculos XI e XVI. Quando as Igrejas se lanaram evangelizao dos povos que estavam fora das fronteiras europeias e do Oriente Mdio, elas j conheciam a dor e a tragdia de estarem divididas13. No possvel voltar no tempo e refazer a trajetria histrica, mas possvel indagar que caminhos queremos para nosso presente. Ademais, as razes da diviso no se devem prtica ecumnica dos cristos e das comunidades de f, mas de decises de cpulas, quase sempre sem relaes diretas com o bem-estar das comunidades de f, mas quase sempre associadas a afirmaes pessoais. Karl Barth, o telogo protestante que mais marcou o sculo XX, afirmou que no existe nenhuma justificao, nem teolgica, nem espiritual, nem bblica, para a existncia de uma pluralidade de Igrejas genuinamente separadas neste caminho e que se excluem mutuamente umas s outras interna e, portanto, externamente. Neste sentido, uma
13

SANTA ANA, J. Ecumenismo e libertao. Trad. Jaime A. Clasen. Petrpolis, Vozes, 1987,p.7.

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

141

Antonio Carlos Ribeiro

pluralidade de Igreja significa uma pluralidade de deuses. No h dvida de que enquanto a cristandade for formada por igrejas diferentes que se opem mutuamente, ela nega praticamente o que confessa teologicamente: a unidade e a singularidade de Deus, de Jesus Cristo, do Esprito Santo. Pode haver boas razes para existirem essas divises. Pode haver srios obstculos para que elas sejam eliminadas. Pode haver muitos motivos para explicar essas divises e para mitig-las. Mas tudo isso no altera o fato de que toda diviso, como tal, um profundo enigma, um escndalo"14.

6 Projetos ecumnicos mundiais

a) Projeto da Igreja Catlica Apostlica Romana - Tem como base o Papa como Vigrio
de Cristo, sucessor apostlico de Pedro, visto como lder da cristandade e em torno do qual se juntam as Igrejas Crists. um projeto auto-afirmativo, supe apenas a aderncia subalterna, exigindo submisso pastoral das demais igrejas, includas as orientais, e hegemonia assimtrica, que no conquista solidariedade15.

b) Projeto das famlias confessionais - o que resulta da reflexo teolgica sobre a


identidade confessional das vrias tradies crists do mundo ocidental e as Igrejas Ortodoxas. A Igreja Catlica Romana foi convidada, mas aceitou apenas integrar comisses. Quando a pluralidade de identidades confessionais passou a ser um desafio para quem queria mant-las, comeou-se a falar em diversidade reconciliada. Isso significa afirmar a comunho visvel sem negar a afirmao confessional de cada uma. Quando a pregao da mensagem leva ao desenraizamento cultural dos que aceitam o chamado de Deus em Jesus Cristo, algo no est bem. Alm disso, h a necessidade de respeitar a diversidade nacional e cultural das comunidades nas quais se constri o corpo de Cristo. Esse projeto expresso de aproximao fraterna de carter interconfessional, aceitando o status quo na vida das igrejas. Mas no produz uma unidade que responda s expectativas dos povos. O esforo de construir um movimento de unidade interconfessional resultou, no caso luterano, na Federao Luterana Mundial. Os que se agrupam nessa compreenso
14 15

BARTH, K. Church Dogmatics. New York: T&T Clark, [s.d.] v. IV/1, p. 675. Ibidem. Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

142

Temtica Livre - Artigo: Ecumenismo: perspectiva eclesiolgica. Das grandes rupturas ao debate ecumnico atual

consideram que ao cumprirem sua misso de transmitir o evangelho a povos de outras terras e culturas, as igrejas de determinada confisso no contriburam apenas com algo fundamental para a salvao e o crescimento humano, mas assimilaram elementos dessas comunidades que enriqueceram a vida do corpo de Cristo. A realidade da Igreja se concretiza em nvel de comunidade. Assim cultivam sua teologia a partir da expresso que ela adquire em diversas culturas.

c) Projeto de comunidade conciliar de Igrejas locais - Essa a proposta da comunho de


Igrejas que confessa a Jesus Cristo e se encontra no dilogo universal de culturas, espao em que procuram responder sua vocao comum e a assumida pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI). um espao cooperativo, em que as igrejas se relacionam entre si, participando juntas da reflexo e da celebrao da f. Essa comunidade conciliar se entende como um instrumento a servio da f crist, que cria espaos para o dilogo e procura formas de cooperao prtica. No uma super-igreja e nem tem jurisdio sobre qualquer de suas igrejas-membro. O conceito de comunidade conciliar de igrejas locais assim expresso: "A Igreja nica e deve ser concebida como uma unidade conciliar de igrejas locais que esto verdadeiramente unidas. Nessa unidade conciliar, cada igreja local possui, em comunho com outras, a plenitude da catolicidade; d testemunho da mesma f apostlica e, por conseguinte, reconhece que as outras igrejas pertencem mesma Igreja de Cristo e so guiadas pelo mesmo Esprito (Nova Delhi, ndia, 1961). A comunidade concreta que se compromete em aes para dar testemunho do Reino. Segundo Rudolf Von Sinner, o debate eclesiolgico no Conselho Mundial de Igrejas tem crescido porque inegvel que ele tem um carter eclesial, ainda que vago. Apesar do CMI ter se negado desde seus primrdios a se considerar uma igreja, muito menos a Igreja. As igrejas-membro do CMI no so obrigadas a renunciar ou reduzir sua prpria concepo de Igreja, ao mesmo tempo que o CMI no pode nem deve basear-se sobre qualquer concepo particular da Igreja. A Igreja Catlica encontrou, na reformulao de sua eclesiologia, durante o II Conclio Vaticano, a possibilidade de reconhecer elementos ou bens que (...) constituem e

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

143

Antonio Carlos Ribeiro

vivificam a Igreja e que podem existir fora das fronteiras visveis da Igreja Catlica16. Por isso admite que as igrejas locais possuam, em comunho com outras igrejas-membro, a plenitude da catolicidade. Em relao s igrejas ortodoxas, esses elementos so mais evidentes, pois embora separadas... conservam os sacramentos, especialmente, por causa da sucesso apostlica, o sacerdcio e a eucaristia, mais uma razo para uma estreita unio conosco. Quanto s outras Igrejas e denominaes separadas, existem grandes diferenas... sobretudo, no que diz respeito interpretao da verdade revelada17. Portanto, adotou-se a terminologia de comunidades eclesiais, principalmente pela falta do sacramento da ordem e por no terem conservado integralmente a substncia do mistrio eucarstico. Contudo, o Conclio expressou alegria pelo fato dos fratres seiuncti, os irmos separados, se voltarem para Cristo como fonte e centro da comunho eclesial, fazendo referncia clara, embora no explcita, chamada base do CMI. O documento Para uma compreenso e uma viso comuns do Conselho Mundial de Igrejas, afirma que a essncia do Conselho a relao mtua das igrejas. O Conselho a comunidade de igrejas rumo plena koinonia18. Assim, pretendia-se lembrar a responsabilidade de cada igreja-membro pelo Conselho e, portanto, pela koinonia com as demais. O CMI existe atravs da comunho de suas igrejas-membro, no fora dela. uma comunho de Igrejas que aceitam nosso Senhor Jesus Cristo como Deus e Salvador, segundo as Escrituras, e que, portanto, se empenham em responder conjuntamente sua vocao comum, para a glria do Deus nico, Pai, Filho e Esprito Santo19. importante destacar o fato de o CMI compreender-se como comunho (fellowship) e no apenas como simples associao de igrejas. Agora so 349 em mais de 100 pases em todos os continentes de virtualmente todas as tradies crists, representando cerca de 560 milhes de cristos e crists das igrejas ortodoxas, anglicanas, batistas, luteranas, metodistas, reformadas, unidas e independentes do mundo. Embora a maior parte das igrejas fundadoras do CMI sejam europeias e norte-americanas, hoje a maioria das

16

Unitatis Redintegratio (UR) n 3, apud BIZON, Jos; DARIVA, Noemi; DRUBI, Rodrigo (Orgs.). Ecumenismo. 40 anos do Decreto Unitatis Redintegratio 1964-2004. So Paulo: Paulinas, 2004, p. 68. 17 Ver www.vatican.va/.../rc_pc_chrstuni_doc_20041111_kasper-ecumenism_po.html. Acesso: 06/10/2010. 18 Cf. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/teo/article/viewFile/1751/1284 Acesso: 06/10/2010. 19 Ibidem.

144

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

Temtica Livre - Artigo: Ecumenismo: perspectiva eclesiolgica. Das grandes rupturas ao debate ecumnico atual

igrejas-membro esto na frica, sia, Caribe, Amrica Latina, Oriente Mdio e no Pacfico. A maior instncia de governo a assembleia, que se encontra a cada sete anos aproximadamente. A prxima ser a 10 Assembleia, em Busan, na Republica da Coreia em 2013. O CMI foi criado em 1948 na cidade de Amsterd, Holanda. A Secretaria Geral do CMI est em Genebra, na Sua, e encabeada atualmente pelo Secretrio Geral, Pastor Dr. Olav Fykse Tveit, da Igreja Luterana da Noruega.

7 Tipologia do Ecumenismo

Passamos a discriminar quatro tipos fundamentais de igrejas, seguindo Rudolf Von Sinner20, lembrando que toda tipologia representa a simplificao de um quadro altamente complexo:

a) O tipo sacramental: o composto pelas igrejas que atribuem uma natureza ontolgica
Igreja, aproximando ou at identificando a Igreja crida, espiritual, com a Igreja visvel e institucional, que existe de forma concreta e visvel, mantendo a continuidade com os apstolos pela sucesso episcopal e que no apenas celebra os sacramentos pelos seus sacerdotes, mas ela mesma sacramento da presena de Deus no mundo.

b) O tipo reformatrio: o que entende que a Igreja constituda por Cristo se torna visvel
na comunho dos fiis pela pregao da Palavra de Deus e pela administrao dos sacramentos (batismo e eucaristia), segundo o Evangelho, sendo essas as suas marcas. A Igreja invisvel contm os fiis ou os eleitos, no coincidindo esse grupo com o que integra a igreja visvel, institucional. Pode, na concepo de Calvino, haver crentes fora da igreja institucional, e no-crentes dentro dela. A igreja um corpus permixtum (corpo misturado). As pessoas pertencem a elas, principalmente, por nascimento em denominado territrio (cuius regio, eius religio).

c) O tipo conversionista: o caso das igrejas oriundas da Reforma do sculo XVI, porm
sem apoio do Estado e que foram, no raras vezes como os chamados anabatistas
20

SINNER, Rudolf von. Confiana e convivncia: reflexes ticas e ecumnicas. So Leopoldo: Sinodal, 2007.

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

145

Antonio Carlos Ribeiro

combatidas pelas igrejas reformadas estabelecidas. Colocam peso na f do indivduo, como tambm acontece nos movimentos pietista e puritano em igrejas do tipo reformatrio, e se constituem, em princpio, por converso pessoal e adeso consciente. Em geral, exige-se uma prtica visivelmente crist, o que costuma ser cobrado pela comunidade. Vive-se a Igreja, em primeiro lugar, na comunidade local e de forma congregacionalista.

d) O tipo carismtico: Essa designao descreve as igrejas pentecostais, bem como as


igrejas chamadas independentes, no sentido de autctones, da frica. um tipo muito diversificado, sem doutrina unificada, que cresce e se transforma com grande velocidade. Por isso mesmo, visto com suspeita pelos outros tipos eclesiolgicos. Neste tipo destacam-se os dons do Esprito como o falar em lnguas, a profecia e as revelaes divinas recebidas por seus lderes, fenmenos que tambm existem em igrejas dos outros tipos eclesiolgicos, inclusive os movimentos carismticos. Mesmo que vrias igrejas deste tipo eclesiolgico faam parte de iniciativas em comum com outras igrejas, a grande maioria fica fora do movimento ecumnico, achando-o intil ou combatendo-o abertamente como desvio da f, inclusive ao identificarem a participao da Igreja Catlica Romana. Recentemente tem se iniciado lenta aproximao do CMI com igrejas pentecostais nrdicas.

Concluso

Na conferncia Edinburgh 2010, realizada de 2 a 6 de junho, em Pollock Halls, o campus da Universidade de Edimburgo, foi celebrada a Conferncia Mundial de Misso (World Missionary Conference 1910). A postura escocesa j era avanada em relao perspectiva comum europeia, com traos pr-modernos, em certa disputa com a modernidade norte-americana e com algum desdm pelos novas naes e o significado econmico de sua presena. Por isso, reaparecem temas como as expresses autctones de f e mesmo ao dilogo da f crist com culturas orientais e dos pases do hemisfrio sul. Ao considerarem as diversas mudanas ocorridas nos ltimos 100 anos, logo se descobre que a misso deve ser pensada a partir de novos temas como a secularizao, a descristianizao, os novos meios de comunicao, as relaes interconfessionais e o dilogo inter-religioso e

146

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

Temtica Livre - Artigo: Ecumenismo: perspectiva eclesiolgica. Das grandes rupturas ao debate ecumnico atual

intercultural. A vontade de Deus que a vida na comunidade eclesial fosse unidade, concretizada a partir da morte de Jesus Cristo, no para um povo exclusivamente seu, mas para que as naes fossem chamadas a ser "um s rebanho e um s pastor" (Jo 10.16). As igrejas so chamadas a cumprir a misso dada pelo Pai ao Filho, a proclamar o evangelho a todos os povos, a fim de que todo o mundo habitado (oikoumene) creia (Jo 17). Por isso, cada religio, ao mesmo tempo que acredita em sua especificidade e singularidade, pode aceitar e aceita de fato a legitimidade de outras religies como facilitadoras do encontro divino-humano21. Como observou Amaladoss, a urgncia de aprender a viver juntos em comunidade humana, deve ser construda a partir de seis passos: 1. se dar conta de que est destinado a viver conjuntamente; 2. as pessoas dos grupos devem perceber sua interdependncia mtua; 3. devendo reconhecer e aceitar as diferenas internas de todo tipo; 4. assegurando as liberdades bsicas e a igualdade; 5. com esforos criativos de colaborao nos nveis econmico, social e poltico; e 6. criando estruturas institucionais para soluo de conflitos e reconciliao. preciso evitar que as religies sejam usadas nos jogos de poder de grupos, que transformam as pessoas em pees de lderes mafiosos, sob o engano da satisfao de terem defendido a honra da religio ou do grupo tnico22. Essa compreenso chama a ateno para a importncia da cultura, que deve-se ao fato dela ser uma rede de smbolos como a linguagem, que medeia o mundo para ns e nos capacita, por sua vez, a nos abrirmos para ele. D-nos, igualmente, as ferramentas para mudar o mundo ao ponto em que pudermos, em colaborao com outros23. Para este telogo que atua na sia e uma referncia para falar de ecumenismo e dilogo inter-religioso, a harmonia completa emerge quando temos um contraponto de muitas melodias, entrecruzando-se, desafiando e respondendo umas s outras, fundindo-se mutuamente. um jogo mtuo de muitas melodias, cada uma tendo uma identidade separada prpria24.

AMALADOSS, Michael. Promover harmonia. Trad. Nlio Schneider. So Leopoldo: Unisinos, 2006, p. 180. 22 Ibidem. 23 Ibidem, p. 209. 24 Ibidem, p. 211. Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

21

147

Antonio Carlos Ribeiro

Referncias

AMALADOSS, Michael. Promover harmonia. Trad. Nlio Schneider. So Leopoldo: Unisinos, 2006. Confisso de Augsburg. http://www.dw-world.de/dw/article/0,,582816,00.html Acesso: 07/09/2010. BARTH, Karl. Church Dogmatics. New York: T&T Clark, [s.d.] v. IV/1, p. 675. BITTENCOURT FILHO, Jos. Matriz religiosa brasileira: religiosidade e mudana social. Petrpolis: Vozes: Rio de Janeiro, 2003. BIZON, Jos; DARIVA, Noemi; DRUBI, Rodrigo (Orgs.). Ecumenismo. 40 anos do Decreto Unitatis Redintegratio 1964-2004. So Paulo: Paulinas, 2004. BONINO, Jos Mguez. Rostos do protestantismo latino-americano. Trad. Lus Marcos Sander. So Leopoldo: Sinodal, 2002. CASTRO, Emlio. Servos livres: misso e unidade na perspectiva do Reino. Trad. Maria Celina Hahn. Rio de Janeiro: CEDI, 1986. DUCQUOC, Christian. LUnique Christ. La symphonie differe. Paris: Cerf, 2002. LWY, Michael. A guerra dos deuses: religio e poltica na Amrica Latina. Petrpolis: Vozes, 2000. MONTEIRO, R. B. As Reformas Religiosas na Europa Moderna. http://www.scielo.br/pdf/vh/v23n37/v23n37a08.pdf Acesso: 07/09/2010. Revistas Eletrnicas PUCRS. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/teo/article/viewFile/1751/1284 Acesso: 06/10/2010. SANTA ANA, Julio de. Ecumenismo e libertao. Trad. Jaime A. Clasen. Petrpolis, Vozes, 1987. SINNER, Rudolf von. Confiana e convivncia: reflexes ticas e ecumnicas. So Leopoldo: Sinodal, 2007. Vaticano.www.vatican.va/.../rc_pc_chrstuni_doc_20041111_kasper-ecumenism_po.html. Acesso: 06/10/2010.

148

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

Temtica Livre - Artigo: Ecumenismo: perspectiva eclesiolgica. Das grandes rupturas ao debate ecumnico atual

Anexo 1
Edimburgo 2010: Um chamado comum (Documento final) Reunidos por ocasio do centenrio da Conferncia Internacional Missionria de Edimburgo 1910, cremos que a igreja, como sinal e smbolo do reinado de Deus, chamada a testemunhar Cristo hoje, tomando parte na misso do Deus de amor, atravs do poder transformador do Esprito Santo. 1. Confiando no Deus trino e com renovado sentido de urgncia, somos chamados a encarnar e proclamar as boas novas da salvao, do perdo do pecado, da vida em abundncia e da libertao em favor de todas as pessoas pobres e oprimidas. Somos desafiados ao testemunho e evangelizao de tal maneira que nos tornemos uma demonstrao do amor, da retido e da justia que Deus quer para o mundo inteiro. 2. Recordando o sacrifcio de Cristo na cruz e sua ressurreio para a salvao do mundo, e empoderados pelo Esprito Santo, somos chamados a um dilogo autntico, a um engajamento respeitoso e a um humilde testemunho entre as pessoas de outras crenas e aquelas sem crena do carter nico de Cristo. Nossa abordagem marcada por destemida confiana na mensagem do Evangelho: constri amizade, busca reconciliao e pratica hospitalidade. 3. Conhecendo o Esprito Santo que sopra sobre o mundo como lhe apraz, reconectando a criao e trazendo vida autntica, somos chamados a tornarmo-nos comunidades de compaixo e cura, em que jovens participam ativamente na misso, e mulheres e homens compartilham poder e responsabilidades de maneira justa, onde h um novo zelo por justia, paz e proteo do meio-ambiente, e uma liturgia renovada refletindo as belezas do Criador e da criao. 4. Perturbados pelas assimetrias e desequilbrios de poder que dividem e nos indignam na igreja e no mundo, somos chamados ao arrependimento, reflexo crtica acerca dos sistemas de poder, e ao uso responsvel de estruturas de poder. Somos chamados a encontrar meios prticos de viver como membros de Um Corpo, em plena conscincia de que Deus resiste s pessoas orgulhosas, Cristo acolhe e empodera as pessoas pobres e aflitas, e que o poder do Santo Esprito se manifesta em nossa vulnerabilidade. 5. Afirmando a importncia dos fundamentos bblicos de nosso engajamento

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

149

Antonio Carlos Ribeiro

missionrio e valorizando o testemunho dos Apstolos, santos e mrtires, somos chamados a rejubilar com as expresses do Evangelho em muitas naes ao redor do mundo. Celebramos a renovao experimentada atravs dos movimentos de migrao e misso em todas as direes, a forma pela qual todos so equipados para a misso pelos dons do Santo Esprito e a vocao contnua de Deus a crianas e jovens a levarem adiante o Evangelho. 6. Reconhecendo a necessidade de formar uma nova gerao de lderes com autenticidade para a misso num mundo de diversidades no sculo 21, somos chamados a trabalhar juntos em novas formas da educao teolgica. Porque somos todos feitos imagem de Deus, todas as pessoas tero proveito do carisma especfico de cada qual. Podero se desafiar mutuamente para crescerem na f e no entendimento, compartilhando equitativamente recursos em abrangncia global, envolvendo o ser humano por inteiro e toda a famlia de Deus, e respeitando a sabedoria de nossas pessoas idosas e simultaneamente fomentando a participao de crianas. 7. Ouvindo o chamado de Jesus a fazer discpulos de todas as pessoas pobres, abastadas, marginalizadas, ignoradas, poderosas, pessoas com deficincia, jovens e idosos somos chamados como comunidades de f para a misso de todo e qualquer lugar para todo e qualquer lugar. Em alegria ouvimos o chamado de acolhermo-nos uns aos outros pelo nosso testemunho em palavra e ao, nas ruas, campos, escritrios, lares e escolas, oferecendo reconciliao, mostrando amor, demonstrando graa e falando a verdade. 8. Relembrando Cristo, o hospedeiro no banquete, e comprometidos com aquela unidade pela qual ele viveu e orou, somos chamados cooperao continuada, a lidar com questes controvertidas e a trabalhar em favor de uma viso comum. Somos desafiados a acolhermo-nos mutuamente em nossa diversidade, a afirmarmos nossa membresia atravs do batismo no Corpo uno de Cristo, e reconhecermos nossa necessidade de compromisso mtuo, parceria, colaborao e estabelecimento de redes de misso, a fim de que o mundo possa crer. 9. Revivendo o caminho de Jesus de testemunho e servio, cremos que somos chamados por Deus a seguir este caminho com alegria, inspirados, ungidos, enviados e empoderados pelo Esprito Santo, nutridos por disciplinas crists na comunidade. Na medida em que esperamos a vinda de Cristo em glria e juzo, experimentamos sua presena conosco na misso transformadora e reconciliadora do amor para com toda a
Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

150

Temtica Livre - Artigo: Ecumenismo: perspectiva eclesiolgica. Das grandes rupturas ao debate ecumnico atual

criao.

Anexo 2 O multilateralismo poltico e as novas formas de unidade. A perspectiva de Walter Altmann, Moderador do Conselho Mundial de Igrejas

O telogo luterano Walter Altmann, ao analisar o evento, afirmou que ainda h muito por fazer para que todas as tenses e divergncias na famlia crist sejam superadas, a aceitao e o respeito mtuo sejam mais plenos e a cooperao na misso mais eficaz, o dilogo mais profundo, na esperana de que o anelo de encontro, dilogo, respeito, cooperao na misso e unidade na f, exercitados em Edimburgo 2010 por parte de representantes da cristandade mundial, havero de perdurar, de se aprofundar e dar novos frutos. O presidente da Igreja Evanglica de Confisso Luterana no Brasil refletiu sobre os ousados sonhos dos 1200 delegados da Conferncia Internacional Missionria de Edimburgo 1910, muitos, aps viagem de meses de barco, ponderando que talvez nunca tivessem imaginado que essa conferncia celebrativa, um sculo depois, realizada no mesmo auditrio de ento, fosse iniciada e encerrada por um coro composto por trs comunidades crists africanas da prpria Edimburgo. Com seus trajes coloridos, o coral cantou e bailou os ritmos de suas ptrias-me e fez com que os 250 delegados e delegadas de todo o mundo, que atenderam a esta conferncia (vindos desta vez de avio) se erguessem de seus confortveis assentos, para jingarem tambm, ponderou. Ele observou ainda que o culto de encerramento da Conferncia Edimburgo 2010 no foi apenas de memria histrica e nem de ufanismo pelo crescimento. Entre uma performance e outra, desenrolou-se um culto em que se cantou muito, hinos clssicos bem conhecidos das respectivas tradies denominacionais e belos hinos contemporneos de todos os continentes; ouviram-se testemunhos de pessoas aparentadas de delegados conferncia de 1910. Destacou a vigorosa pregao sobre Ezequiel 37 (o vale dos ossos secos) e Joo 4 (a mulher samaritana e Jesus), cena que foi reproduzida em tocante dana litrgica por cinco indianas, tambm elas migrantes residentes na Gr-Bretanha.

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

151

Antonio Carlos Ribeiro

A conferncia realizada h um sculo refletiu a perspectiva do hemisfrio norte, das igrejas tipicamente masculinas e da Amrica do Sul, sia e frica na viso dos missionrios europeus e americanos das igrejas protestantes e anglicanas que l atuavam, nesta poca em que o pentecostalismo estava surgindo. Entre os delegados de 1910 havia bem poucas mulheres, nenhum latino-americano e quem veio da frica e da sia foram, sobretudo, missionrios europeus e norte-americanos atuantes nesses continentes. Todos provinham de igrejas protestantes e anglicanas. O pentecostalismo recm ensaiava seus primeiros passos, ortodoxos e catlicos ainda no estavam incorporados nesses incipientes esforos de unidade crist, enfatizou. Altmann percebeu como a celebrao de encerramento produz o amlgama de comunho espiritual para os representantes das igrejas que estavam ali para celebrar, para renovar compromissos, para descortinar novos caminhos de cooperao. Vieram porque aquela Conferncia passou para a histria como o nascedouro do movimento ecumnico contemporneo. O anelo pela unidade e a paixo pela misso perduraram por estes 100 anos e o compromisso de se empenhar por elas, sob a conduo do Esprito Santo, foi reafirmado no documento Um chamado comum, decidido na conferncia e solenemente proferido por representantes de todos os continentes e de todos os ramos do cristianismo, testemunhou. Telogo de formao, com carreira acadmica, concluindo o segundo mandato como lder de sua igreja e eleito para moderar o conselho do maior organismo ecumnico da atualidade, Altmann tem clareza de que ainda h muito por fazer para que todas as tenses e divergncias na famlia crist sejam superadas, a aceitao e o respeito mtuo sejam mais plenos e a cooperao na misso mais eficaz, o dilogo mais profundo. Por isso, teve condies de avaliar esse evento ecumnico e concluir que o anelo de encontro, dilogo, respeito, cooperao na misso e unidade na f, exercitado em Edimburgo 2010 por parte de representantes da cristandade mundial haver de perdurar, aprofundar-se e dar novos frutos.

152

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 20, p. 127-152, jan./mar. 2011 - ISSN: 2175-5841

S-ar putea să vă placă și