Sunteți pe pagina 1din 18

Brasil Telecom condenada a ressarcir clientes

Todos os adquirentes de linhas telefnicas no perodo de 1988 a 1995 tornaram-se acionistas da TELEBRAS/TELEBRASLIA (sucedida, desde 1997, pela BRASIL TELECOM S/A). Entretanto, usando critrios contbeis inexatos, a empresa emitiu quantidade bem menor de aes para cada acionista, ficando um crdito de aes, que est sendo reclamado na Justia com xito. Acionistas da Telebraslia com contratos daquele perodo tm conquistado no Judicirio de Braslia-DF e nos Tribunais Superiores o direito complementao das aes ou indenizao, correspondentes ao capital subscrito e ao valor patrimonial das aes, na data da integralizao.

A TELEBRASLIA/BRASILTELECOM, para entregar menos aes a cada contratante, valendo-se de interpretao maliciosa de uma Portaria, deixava de emitir as aes de imediato (chegava a retardar por 12 meses) e, quando o fazia, levava em conta o valor da data da emisso, quando o certo realizar a emisso observando o valor da ao vigente ao tempo da integralizao.

Mediante tal artifcio, entregava um nmero de aes menor que o devido, lesando os acionistas. As pessoas fsicas e jurdicas que adquiriram linhas telefnicas entre 1988 e 1995 esto entre os possveis lesados, tendo provvel direito a reclamar a complementao das aes.

Quem tem direito ao ressarcimento o atual titular do contrato junto BRASIL TELECOM desta linhas adquiridas at 1995.

J esta pacificado no mbito do Superior Tribunal de Justia STJ, em contrato de participao financeira, firmado entre a BRASIL TELECOM S/A e o adquirente de linha telefnica, este tem direito a receber a quantidade de aes correspondente ao valor patrimonial na data da integralizao, sob pena de sofrer severo prejuzo, no podendo ficar ao alvedrio da empresa ou de ato normativo de natureza administrativa o critrio para tal, em detrimento do valor efetivamente integralizado" (REsp 500.236/RS).

A justia tm condenado a BRASIL TELECOM S/A a indenizar os consumidores em valores que variam de R$ 3.300,00 a R$ 7.800,00 para cada linha telefnica, dependendo da data do pagamento.

DEFENDA-SE! Procure fazer valer os seus legtimos direitos.

Ao usar este artigo, mantenha os links e faa referncia ao autor: Proprietrios De Linhas Telefnicas Fixas Tem Direito A Ressarcimento publicado 26/04/2007 por Dr. Humberto Vallim em http://www.webartigos.com

Quer publicar um artigo? Clique aqui e crie j o seu perfil!

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/1553/1/Proprietarios-De-LinhasTelefonicas-Fixas-Tem-Direito-ARessarcimento/pagina1.html#ixzz1OiUroGEc

20/05/2011 10:34:54 | 66979 visitas

Aes CRT , TELESC, TELEPAR, TELESP, TELEMIG, TELEGOIS, TELEBRAS, etc


GABRIEL RODRIGUES GARCIA

Introduo
Caros usurios, neste site procuramos explicar da maneira mais aberta e plena possvel tudo sobre as aes e as diferenas de aes das empresas de

telefonia, mas sabemos que muitos no tem o interesse de se aprofundar tanto, para estes segue um pequeno resumo do assunto, para aqueles que desejam saber mais sobre o assunto recomendo a leitura de todo o site e que assistam os vdeos.

Novidade
Para quem no quer explicaes, mas s descobrir de forma rpida como buscar o seu direito acesse pelo link que segue o nosso passo a passo de como buscar os seus direitos. Link para o passo a passo: http://www.clicdireito.com.br/passostel.asp

Consideraes Iniciais e Bsicas sobre a questo


1. Todo mundo que comprou telefone na poca das estatais recebeu aes das empresas de telefonia (pagou caro pelo telefone). 2. Independentemente de voc ter ou no ter a linha telefnica, voc ainda tem direito as aes 3. Em muitos casos alm do direito as aes ainda existe o direito as diferenas das aes. 4. Quem j vendeu as aes ainda pode ter direito as diferenas de aes (porque recebeu menos aes do que tinha direito) 5. As aes no prescrevem, a diferena de aes prescrevem em 20 anos da data da compra do telefone. Como buscar o dinheiro das aes 1. As aes esto custodiadas (guardadas, listadas) em bancos. 2. Para vender as suas aes e pegar o dinheiro basta ir no banco em que as aes esto custodiadas e mandar vender. 3. Dica: No vender a ao para o banco (que paga menos), mas sim determinar que seja dada uma ordem de venda no mercado pela cotao do dia. 4. Dificuldades: Achar o banco, so vrios bancos que podem ter a custdia, normalmente Bradesco, Santander, Ita ou Banco do Brasil (nesta ordem). Pode ser que voc tenha de ir de banco em banco at achar a suas aes.

5. Pode ocorrer de suas aes terem "sumido" dos bancos, acontece bastante, neste caso voc precisar entrar com uma ao de prestao de contas contra os bancos. 6. Podemos fazer tudo isto para voc, basta que voc nos envie uma procurao (solicite o modelo se desejar), iremos atrs de suas aes, daremos a ordem de venda, enviamos o dinheiro para voc . Cobramos para tal 25% do valor da venda. Como buscar o dinheiro das diferenas das aes 1. Pode buscar este direito quem comprou telefone a menos de 20 anos. 2. Para este direito necessrio entrar na justia. 3. Podemos fazer tudo isto para voc, basta que voc nos envie uma procurao (solicite o modelo se desejar). Cobramos para tal 25% do valor obtido com o processo. 4. Estados onde podemos ajuizar aes diretamente ou atravs de parceiros: Rio Grande do Sul; Santa Catarina; Paran; So Paulo; Rio de Janeira; Distrito Federal; Gois; Rio Grande do Norte.

Porque tenho direito as aes das empresa de telefone


(CRT, CTMR, TELESC, TELESP, TELERJ, TELEPAR, TELEMIG, TELEGOIS, TELEBRS, etc) ?
Aqueles que adquiram telefones da antigas companhias estatais de telefonia tinham direito de receber aes destas empresas. O que ocorre que naquela poca no se podia simplesmente assinar um servio mensal de telefonia como hoje, pois os consumidores eram obrigados a comprar uma cota da companhia para poderem usufruir dos servios desta, ou seja os consumidores eram compelidos a virarem scios da empresa para terem o direito de assinar seus servios. Cabe chamar ateno que mesmo aqueles que adquiriram telefone atravs das plantas comunitrias (como por exemplo pela PAN, EMATIC, METAX, etc.), tm direito de receber as aes, ou no mnimo receber de volta o valor que pagaram devidamente corrigido e acrescido de juros, tal qual o direito das chamadas ofertas pblicas no aceitas.

Questes iniciais a serem consideradas


Quando falamos em direito as aes devemos deixar claro que hoje estes se constituem em dois direitos diversos. 1. Direito a receber o dinheiro das aes (aes que voc j possui, mas provavelmente nem sabe disto) 2. Direito de receber as diferenas de aes.

Prescrio

O direito as aes nunca prescreve, assim nunca prescreve o seu direito de vender estas aes e receber um dinheito por elas. De outro lado o direito de entrar na justia para pedir as diferenas das aes de telefone prescreve em 20 anos a contar da data em que ocorreu a subscrio das aes, ou seja no conta a partir da data da compra do telefone, mas a partir do momento que as aes foram subscritas em uma quantidade menor que a de direito. Obs. Em relao ao acionistas da antiga CRT, devido ao ajuizamento em 03/01/2003 de uma Cautelar de Protesto Interruptivo da Prescrio (processo n 001/1.06.0001519-3) a prescrio esta suspensa a partir de 03/01/1986.

Mas j no recebi estas aes ?


Muitos consumidores j receberam algumas aes, mas mesmo estes, na sua maioria, em uma quantidade menor a que teriam direito, motivo pelo qual podem pleitear na justia as diferenas acionrias. Estas diferenas em nada tem haver com as aes j recebidas, ou mesmo com o telefone por isto que mesmo aqueles que j venderam o telefone e/ou as aes tm direito a buscar as diferenas. Obs. Leia algumas consideraes sobre as aes que voc j recebeu no final da pgina. Existe ainda um outra situao que devemos referir que so as chamadas ofertas pblicas. As ofertas pblicas ocorreram l por 1996 / 1997, e consistiram na devoluo do dinheiro pago pelo telefone sem a entrega das aes. O que ocorreu foi que a empresa no emitiu uma ao sequer para o cliente, e ao invs disto ofereceu a devoluo do dinheiro pago. Alguns aceitaram este valor e por tal no tm direito a receber mais nada, pois na prtica desistiram no contrato de subscrio, outros no aceitaram o valor, e por tal tm direito a receber de volta o valor pago devidamente corrigido e acrescido de juros (o que d um bom valor), so os casos chamados de oferta pblica no aceita. Veja que o caso oferta pblica no aceita bem diferente do caso diferena na quantidade de aes recebidas, e ambos podem ter direito.

Consideraes a respeito das aes que voc j recebeu


Muitas pessoas tm aes oriundas das empresas de telefonia e nem sabem disto, neste sentido cabe dizer que se voc adquiriu telefone nesta poca e nunca vendeu suas aes elas devem estar disponveis para voc em um dos bancos que as custodiam, so eles: Bradesco, Ita, Santander ( estas bancos variam conforme a empresa e podem mudar de tempos em tempos. Para descobrir qual o Banco que custodia (guarda) as suas aes basta acessar a pgina da empresa de telefonia em questo e l acessar o link investidores, relao com investidores, acionistas, e l pesquisar o banco que esta custodiando as aes. Hoje, 01/02/2011: - As aes da TELESP e VIVO esto no Banco Bradesco; - Em relao as aes da Brasil Telecom/TELEMAR/OI a coisa mais dividida

* Acionistas da Brasil Telecom (BRTO3 e BRTO4 - aes emitidas originalmente pela Telebrs e Operadora do Distrito Federal e dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paran, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Gois, Tocantins, Rondnia e Acre) = Banco Bradesco *Acionistas da Tele Norte Leste Participaes (TNLP3, TNLP4 - aes emitidas originalmente pela Telebrs) * Acionistas da Telemar Norte Leste (TMAR3, TMAR5 e TMAR6 - aes emitidas originalmente pelas Operadoras locais dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Esprito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraba, Rio Grande do Norte, Cear, Piau, Maranho, Par, Amap, Amazonas e Roraima) * Acionistas da Tele Norte Celular Participaes (TNCP3 e TNCP4 - aes emitidas originalmente da Ciso da Telebrs e das Operadoras de Telefonia Mvel dos Estados do Par, Amap, Amazonas, Maranho e Roraima). = Banco do Brasil Descoberto o banco, v at o banco com seu CPF, RG e comprovante de endereo e solicite um extrato das aes. Se for aes de um falecido, deves levar a certido de bito e os documentos do falecido tambm. Caso os bancos no consigam informar nada sobre estas aes entre em contato com o departamento de R.I. (relaes de investidores da Vivo (ri@vivo.com.br) e da Brasil Telecom(ri_mailing@brasiltelecom.com.br). Uma dica importante: antes de efetuar a venda de sua aes verifique a cotao das mesmas no site da Bovespa (www.bovespa.com.br). O cdigo da ao da Brasil Telecom BRTO4 e o da Vivo VIVO4, pois muitas vezes o valor que o banco que as custodia oferece ao cliente menor do que o de mercado. Se tal acontecer diga ao banco que voc no deseja vender a ao para eles, mas sim que eles dem uma ordem de venda da ao pela cotao que voc escolher. Em caso de dvidas em relao as aes que voc j tem entre em contato conosco pelo e-mail contato@clicdireito.com.br . Obs. Caso voc no consiga encontrar suas aes e transform-las em dinheiro podemos fazer isto para voc mediante o pagamento de 25% do valor que voc receber Importante: estas aes no tem nada haver com o direito de pleitear judicialmente as diferenas relativas a integralizao - so aes que voc j possui.

Mas se eu cancelei a linha, troquei o nmero, etc.. eu ainda tenho direito ?


Tenho recebido vrias perguntas neste sentido, em especial devido a portabilidade, e a resposta - mesmo que voc troque/cancele a linha voc ainda tem o direito. Veja bem: O direito as aes no tem ligao com o funcionamento do telefone, assim mesmo que o seu telefone tenha sido cortado por falta de pagamento e voc tenha perdido a linha voc ainda ter direito a receber as aes.

Porque isto ocorreu ?

Isto ocorreu porque as empresas de telefonia estatal (CRT, TELEBRS, TELESP, TELERJ, Telesc, Telepar, etc), no emitiam as aes ao comprador no exato momento da compra do telefone, de forma que face desvalorizao monetria, inflao e conseqente variao no valor das aes, quando da emisso das aes estas eram repassadas ao consumidor em uma quantidade muito inferior a que ele realmente tinha direito.

Um exemplo prtico - CRT


Um consumidor que adquiriu uma linha telefnica em 30/09/94 pelo valor de R$ 1.007,07, (na poca a ao valia R$ 0,057504), deveria ter recebido 17.513 aes, no entanto recebeu to somente 1.745 aes, isto porque a empresa s emitiu as aes um ano aps o pagamento, de forma que este consumidor tem o direito a receber uma complementao de 15.768 aes da antiga CRT, equivalentes hoje a 765.772 aes da Brasil Telecom e 15.768 aes da CRT celular, mais dividendos, traduzindo isto em dinheiro cerca de R$ 30.000,00 (trinta mil reais).

Quais os documentos necessrios para entrar com a ao ?


Para entrar com a ao voc precisa solicitar um relatrio de informaes cadastrais junto a Brasil Telecom

Como solicitar o relatrio de informaes cadastrais ?


Para entrar com a ao a primeira coisa a fazer obter da empresa que sucedeu a original (ex. no caso da CRT a Brasil Telecom) um relatrio de informaes cadastrais. A obteno deste documento gratuita bastando que o cliente envie um ofcio para empresa. Se chama a ateno de que algumas empresas enviam a resposta para o requerente, mas em outras ela deve ser buscada no endereo. O prazo mdio de resposta de 30 dias. Este ofcio deve ser encaminhado via carta AR. Para cada CPF ou CNPJ deve ser encaminhado um ofcio. No caso de inventrios devem ser enviados alm dos dados e documentos do falecido, tambm deve ser enviado os dados e documentos do inventariante, bem como a cartido de bito e o termo de inventariante. (Se no tiver o termo de inventariante, mas for filho do falecido pode tentar tambm, pois algumas empresas aceitam, mas explique isto no ofcio.) Disponibilizamos em nosso site um modelo deste ofcio (com os dados da CRT - Brasil Telecom (OI), da TELESP - Telefonica e da TELEMIG - TELEMAR (OI)), basta clicar no link abaixo, preencher seus dados, imprimir uma cpia do ofcio - Obs. Se voc possui as de outras empresas basta adaptar o ofcio, em especial trocar o destinatrio. Se voc deseja que faamos isto nos solicite por email que ento colocaremos o seu ofcio no site. Clique aqui para preenchimento on line do ofcio para a CRT , TELESC, TELEPAR, TELESP, TELEMIG, TELEGOIS (Brasil Telecom/OI, Telefonica, TELEMAR/OI) solicitando as informaes cadastrais de seu telefone

IMPORTANTE: Junto com o ofcio deve seguir uma cpia do RG e do CPF de quem assina, e do contrato social (em caso de pessoa jurdica). COMO ENVIAR O OFCIO: Para enviar o ofcio voc deve ir at a agncia do correio mais prxima j com o ofcio pronto e assinado sem esquecer da cpia da identidade e do CPF e do contrato social para o caso de empresa e solicitar o envio de uma carta AR. O funcionrio do correio ira lhe fornecer o formulrio do A.R. que dever ser preenchido (pode ser a mo) conforme segue. Se tiver dvidas solicite ajuda do funcionrio do correio. (ex. Frente CRT)

(Ex. Verso - CRT)

Em 30 dias (em mdia) voc poder buscar na Brasil Telecom/OI um resumo de toda sua situao contratual, atravs do qual ser possvel calcular quanto voc tem para receber e ajuizar a ao (se os dados vierem completos). Se voc no puder buscar o ofcio pessoalmente voc pode fazer uma autorizao para que outra pessoa pegue o mesmo para voc. Observaes sobre os diversos tipos de respostas aos ofcios As empresas de telefonia respondem aos ofcios basicamente de 3 formas: 1. Enviam o relatrio completo. 2. Enviam o relatrio parcial. 3. Lhe dizem para buscar informaes em um determinado banco. Independentemente da forma como lhe enviaram o relatrio este documento j ir lhe permitir ajuizar a ao contra a empresa. No caso da empresa lhe mandar em algum banco, quando for ao banco leve esta resposta junto.

Outras dicas sobre os ofcios e relatrios 1. No Rio Grande do Sul o nmero do telefone para ligar para cobrar a entrega do relatrio 051 3229-1080 2. Se o relatrio vier incompleto voc pode ajuizar uma ao de exibio de documentos contra eles, entre em contato conosco ou com nossos parceiros que podemos ajuizar esta ao para voc (sem a cobrana de honorrios). Mas se desejar pegue o modelo da ao no link abaixo e entre voc mesmo no juizado especial (obs. conforme o juiz do JEC ele aceita ou no esta ao - a maioria aceita) 3. O centro administrativo da Brasil Telecom/OI o Rio Grande do Sul se mudou para o seguinte endereo: Rua Coronel Genuno 421/13 andar, centro, Porto Alegre/RS. 4. OI o nome de FANTASIA da empresa BRASIL TELECOM.

Leia mais aqui sobre a ao de exibio


Clique aqui e v at o site que trata especificamente deste caso.

Algumas explicaes tcnicas - quanto a CRT

As aes da CRT CELULAR: Quando a CRT dividiu-se em CRT fixa e Celular CRT aqueles que possuam aes em uma empresa passaram a possuir igual quantidade de aes da outra, mas como a CRT no havia emitido as aes l na contratao, tambm deixou de emiti-las neste momento, assim o consumidor de nosso exemplo teria ainda direito a 15.768 aes tambm da CELULAR CRT. As aes da Brasil Telecom: Por fim, na privatizao, quando da transformao da CRT em Brasil Telecom ficou definido que cada ao da CRT seria transformada em 48.56495163 aes da Brasil Telecom S/A, de tal resulta que cada ao da CRT equivale a 48.56495163 aes da Brasil Telecom, assim o cliente de nosso exemplo que tinha direito a receber 15.768 aes da CRT deve receber 765.772 aes da Brasil Telecom S/A. Os dividendos: Alm de receber as aes o cliente ainda tem o direito a receber os dividendo sobre todas estas aes durante todo o perodo, traduzindo tudo isto em reais, pode-se afirmar, face ao valor das aes da Brasil Telecom (ao redor de R$ 15,50 por lote de mil), que o consumidor de nosso exemplo tem direito a receber cerca de R$ 30.000,00 pela diferena das aes.

Como fao para saber o quanto tenho para receber (CRT) Voc pode calcular o valor aproximado que tens para receber utilizando-se da tabela que segue:
Perodo de Vigncia 08/03/62 a 09/11/69 10/11/69 a 28/05/70 29/05/70 a 04/04/71 05/04/71 a 29/06/72 30/06/72 a 17/06/73 18/06/73 a 24/04/74 25/07/74 a 22/04/75 23/04/75 a 29/06/77 30/06/77 a 29/06/78 30/06/78 a 31/12/78 01/01/79 a 31/12/79 01/01/80 a 09/04/81 10/04/81 A 28/04/82 29/04/82 A 26/04/83 Valor $ 10,00* 12,00* 15,00* 19,50* 23,00* 28,50* 35,00* 45,00* 50,00* 57,98 104,68 145,68 220,38 465,46

27/04/83 A 18/04/84 19/04/84 A 28/06/84 29/06/84 A 10/04/85 11/04/85 A 27/02/86 28/02/89 A 31/03/86 01/04/86 A 12/03/87 13/03/87 A 29/04/88 30/04/88 A 31/12/88 28/04/89 A 21/03/90 22/03/90 A 27/02/91 28/02/91 A 29/04/92 30/04/92 A 27/04/93 28/04/93 A 10/08/93 10/08/93 A 17/04/94 18/04/94 A 30/06/94 01/07/94 A 28/04/95 29/04/95 A 29/04/96 30/04/96 A 24/04/97 25/07/97 A 08/03/98 09/03/98 A at hoje

923,30 1.644,95 1.644,95 4.591,17 4,59 12,88 20,12 54,38 0,53 4,53 38,29 487,14 5.678,42 5,67 158,13 0,057 0,629 0,7708 0,7776 0,83

Como utilizar a tabela

1. Divida o valor pago pelo valor da ao na poca. 2. Subtraia do resultado o nmero de aes que recebeu. 3. Multiplique por 48,56. 4. Multiplique o valor por 0,017. 5. Multiplique o valor por 2.

6. Eis o valor aproximado em reais a receber. Clique aqui e veja a tabela para a CTMR (Companhia Telefnica Melhoramento e Resistncia)

Algumas Explicaes Tcnicas sobre a Telebrs


Antes da privatizao do sistema telefnico no Brasil, cada um dos Estados da federao possua uma empresa de telecomunicao local, sendo que esta empresa, exceto no caso do Rio Grande do Sul, integrava um grupo econmico chamado TELEBRS, que era uma empresa que tinha entre os acionistas o governo do Brasil, bem como todas as pessoas que possuam telefone. Explica-se, naquela poca o governo brasileiro no tinha dinheiro, ou no queria, bancar a instalao de todo o sistema telefnico, por tal criou atravs da Telebrs e de suas subsidirias um plano de expanso que previa que aqueles que desejassem adquirir um telefone, pagariam pelos custos de implantao deste, ou seja, financiariam a empresa, e em contrapartida receberiam aes desta empresa como pagamento pelo seu investimento, era uma espcie de venda casada produto x investimento. Ocorre que por deciso de seu acionista majoritrio e controlador, o Governo Brasileiro, de acordo com a Lei Geral de Telecomunicaes, aprovada em 1997 pelo Congresso Nacional, em 22 de maio de 1998 a TELEBRS foi cindida (subdividida) em 13 companhias: 3 holdings das concessionrias de telefonia fixa (Tele Centro Sul, Tele Norte Leste Participaes S.A., Telesp); 1 holding da operadora de longa distncia (EMBRATEL); 8 holdings das concessionrias de telefonia mvel (Telemig Celular, Tele Celular Sul, Telesp Celular, Tele Sudeste Celular Tele Norte Celular, Tele Leste Celular, Tele Nordeste Celular, Tele Celular Centro); mais a prpria TELEBRS como residual, formada por um patrimnio de pouco mais de 1% do original. Cada uma destas 13 empresa era a "dona" das empresas dos Estados, assim por exemplo: A Tele Norte Leste Participaes S/A, tinha como suas subsidirias integrais as seguintes empresas: TELERJ S.A., TELEBAHIA S.A., TELEMIG S.A., TELPE S.A., TELPA S.A., TELERN S.A., TELEAMAPA S.A., TELEPARA S.A., TELEAMAZON S.A., TELEST S.A., TELMA S.A., TELECEAR S.A., TELEPISA S.A., TELAIMA S.A., TELASA S.A., TELERGIPE S.A. Pois bem, pela lei ficou estabelecido que para cada ao que algum tivesse na TELEBRS o acionista passaria a ter tambm uma ao em cada um das outras 12 novas companhias tudo com base na posio acionria registrada em 18 de setembro de 1998, isto porque o patrimnio original da TELEBRS foi dividido por 13. Logo todos acionistas da antiga Telebrs tambm so acionistas destas 12 empresas e suas sucessoras. Na prtica conforme as modificaes societrias ocorridas at dezembro de 2010, isto significa que quem era acionista da Telebrs, hoje deve ter aes das seguintes empresas: - Embratel (EBTP4,EBTP3) - Telebrs nova (TELB3, TELB4)

- Tele Norte Leste (Telemar) (TNLP3, TNLP4) - Tele Norte Celular (Telemar) (TNCP3, TNCP4) - Contax (CTAX3, CTAX4) - Brasil Telecom (BRTO3, BRTO4) - Telesp (TLPP3, TLPP4) - Tele Celular Sul (TIM) (TCSL3, TCSL4)

Em breve Tele Norte Leste + Tele Norte Celular + Brasil Telecom vo virar OI.

Quanto vocs cobram para entrar com a ao?


Cobramos 25% do lucro auferido, o pagamento s ocorre ao final da ao.

No sou de Porto Alegre, posso contratar o escritrio mesmo assim ?


Atendemos diretamente no Rio Grande do Sul, mas possumos parceiros em vrias regies do Brasil, verifique se existe um parceiro na sua regio.

Preciso ir ao escritrio para entrar com a ao?


Sua visita ser sempre bem vinda, mas voc pode entrar com a ao mesmo sem vir ao nosso escritrio, basta para tal enviar os documentos necessrios (contrato com a CRT (ou TELESC, TELEPAR, TELESP, ETC), extrato acionrio*, procurao, contrato com nosso escritrio e declarao para Assistncia Judiciria Gratuita (se for o caso) para nosso endereo.(modelos seguem abaixo). Caso no possua o contrato e o extrato acionrio da CRT, TELESC ou da TELEPAR basta enviar o ofcio descrito acima para a Brasil Telecom S/A. Caso no possua o contrato e o extrato acionrio da TELEMIG basta enviar o ofcio descrito acima para a TELEMAR S/A. Caso no possua o contrato e o extrato acionrio da TELESP basta enviar o ofcio descrito acima para a TELESP S/A.

Como vou saber quando vou receber?

Voc pode acompanhar o seu processo via o site do Tribunal de Justia, www.tjrs.jus.br ,l voc ficar sabendo quando o pagamento for liberado.

Quanto tempo demora ?


Atualmente este processo tem um prazo de durao ao redor de dois anos, mas este prazo pode variar para mais ou para menos.

Quero entrar com a ao, mas no gostaria de ir at o escritrio, como fao com os documentos ?
Clique aqui e veja o modelos de contrato, procurao e declarao. Preencha os mesmos e envie estes ao nosso escritrio pelo correio devidamente assinados (no precisa reconhecer firma).

Ouvi falar que o STJ modificou a jurisprudncia e que agora ningum tem mais direito a nada. Isto verdade?
No. O que ocorre que o STJ julgou a questo de forma diversa do entendimento pacificado. Segundo tal deciso no se deve utilizar o ltimo balano patrimonial para calcular as diferenas, mas sim o balancete do ms da compra. Ocorre que mesmo o balancete do ms da compra apresenta diferenas em relao ao balano aprovado na AGO seguinte. Alguns exemplos prticos: Um consumidor que adquiriu uma linha telefnica em 18/02/91 pelo valor de $ 601.635,60. Na poca e acordo com o ltimo balano patrimonial - de 22/03/90 - a ao valia $ 4,536002), logo este deveria ter recebido 132.636 aes, no entanto recebeu to somente 3.020 aes. De acordo com a deciso divergente de uma das turma do STJ o que deve ser utilizado o balancete do ms da compra, ou seja de 02/91, o qual dizia que o valor patrimonial da ao era de 49,3809, logo o consumidor teria direito de fato a 12.184 aes, e no a 132.636 como no exemplo anterior, nem a 3.020 como recebeu na prtica. Esta posio do STJ foi sumulada Smula 371 - Nos contratos de participao financeira para a aquisio de linha telefnica, o Valor Patrimonial da Ao (VPA) apurado com base no balancete do ms da integralizao. Crtica a deciso. Para ns a deciso esta equivocada primeiro porque cria uma nova base no prevista em lei para clculo do valor patrimonial da ao, segundo e mais grave porque se utiliza de um balancete, feito unilateralmente pela empresa, no publicado e extremamente suspeito, o qual alm de tudo isto por diversas vezes apresenta um valor patrimonial no mnimo estranho deixando ainda mais desconfiana no ar. Clique e veja os valores patrimoniais das aes conforme (estes so os nicos balancetes que dispomos, quem tiver de outras empresas favor encaminhar para publicao)

- o balancete da CRT; - o balancete da Telesc. Por fim, segue os valores das diferenas que o acionista da CRT teria direito conforme (tal) orientao do STJ.
Ms da compra
Janeiro / 86 Julho / 88 Julho / 89 Junho / 90 Julho / 90 Agosto / 90 Setembro/ 90 Novembro / 90 Dezembro / 90 Janeiro / 91 Fevereiro / 91 Maro / 91 Julho / 91 Outubro / 91 Dezembro / 91 Fevereiro / 92 Maro / 92 Abril / 92 Maio / 94 Agosto / 94 Agosto / 95 Dezembro / 96 Janeiro / 97

Valor da diferena em R$ (aprox.)


1.200,00 3.500,00 2.000,00 8.000,00 4.000,00 4.000,00 15.000,00 20.000,00 18.000,00 25.000,00 19.000,00 20.000,00 5.000,00 7.000,00 15.000,00 7.000,00 4.000,00 25.000,00 2.000,00 2.000,00 300,00 250,00 1.400,00

Por fim cabe dizer que, no obstante a deciso do STJ, continuamos a ingressar com as aes pleiteando a diferena com base no balano patrimonial, e estamos confiantes que o STF vai acabar por modificar a deciso do STJ.

Como calcular quantas aes tenho hoje ?


Para saber quantas aes voc possui hoje voc deve aplicar as transformaes societrias sobre as aes que voc j possui, vejamos alguns casos:

Aes da Antiga - CRT


No caso da CRT para calcular quantas aes voc j tem devem ser considerado que hoje voc acionista da Brasil Telecom e da Vivo, logo devemos verificar quantas aes de cada empresa voc tem. Frmula de Clculo - CRT -> Brasil Telecom 1. Multiplique a quantidade original de aes por 48,56495193 (conforme fato relevante de 13/12/00) 2. Divida o resultado por mil e este ser a quantidade de aes da Brasil Telecom que voc tem. (Conforme determinado pelo Conselho de Administrao da Brasil Telecom em 07/03/07 e agrupadas em 14/05/07) Multiplique a quantidade de aes pela cotao do dia da ao BRTO4 para saber quanto valem suas aes hoje. Frmula de Clculo - CRT -> Vivo 1. Em 04/05/05 as aes da CRT foram grupadas em uma para cada cem, logo a primeira coisa a fazer dividir por 100. 2. Multiplique a quantidade original de aes por 7,0294 e este ser a quantidade de aes da TELESP Celular Participaes "TCP" resultante. (Fato Relevante de 04/12/05) 3. A Telesp Celular Participaes S/A mudou seu nome para VIVO S/A, e suas aes mudaram para o Cdigo VIVO4 (PN), logo suas aes viraram VIVO4. 4. Divida a quantidade de ao caculada at aqui por 4 (grupamento ocorrido em 2008) 5. Multiplique a quantidade de aes pela cotao do dia da ao VIVO4 para saber o quanto valem suas aes hoje.

Frmula de Clculo para outras empresas que viraram Brasil Telecom


Empresa TELEMAT Fator de Converso 1,580319

TELEBraslia 0,87842 TELESC CTMR TELEMS TELERON 0,82949 0,728821 0,673658 0,380142

TELEGOIS 0,353636 TELEACRE 0,055324

Para calcular quantas ao da Brasil Telecom voc tem no caso de cada uma destas empresas basta multiplicar o nmero original de aes pelo fator de converso e aps dividir o resultado por mil:

Resumo: Nmero de aes BRT = (nmero original de ao x Fator de converso)

1000

Entendendo as Transformaes Societrias


CRT - Companhia Rio Grandense de telefnia

A CRT estatal foi dividida em CRT FIXA e CRT CELULAR, a CRT Fixa foi vendida para Brasil Telecom, a CRT Celular foi vendida para Telefnica, hoje VIVO.
TELESP - Telefnica So Paulo

A Telesp foi dividida em TELESP FIXA e TELESP CELULAR, a fixa foi comprada pela Telefonica, mas mantm o mesmo nome, j a celular foi comprada pela Portugal Telecom, que depois em um acordo com a Telefonica criou a VIVO com estes ativos.

Alerta contra Golpes


Chegam de vrias partes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paran, notcias de pessoas que esto comprando os direitos das aes da CRT, CTMR, Telepar, Telesc, por valores irrisrios, R$ 200,00 , R$ 300,00. No venda seus direitos. No caia neste golpe. Denuncie.

Vdeos
Se voc desejar voc pode clicar e assistir os vdeos consulta que preparamos sobre o assunto. Vdeo explicando o porque do direito as aes e as diferenas das aes Veja este vdeo e descubra se voc tem ou no direito as diferenas das aes. Vdeo explicando como obter o relatrio de informaes Cadastrais - CRT. Vdeo explicando como obter o relatrio de informaes Cadastrais - outras empresas. Vdeo explicando como interpretar o relatrio de informaes Cadastrais. Veja como calcular as diferenas de aes com base no relatrio de informaes Cadastrais. A jurisprudncia - anlise da situao atual. Vdeo explicando como entrar na justia.

S-ar putea să vă placă și