Sunteți pe pagina 1din 4

Roteiro para o Jogral com os Rapazes e as Moas

TODOS: Esfora-te e tem bom nimo; no temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus contigo, por onde quer que andares (Josu 1:9). Jovem 1:__________________ O Presidente Thomas S. Monson disse: Vocs vieram a esta Terra numa poca gloriosa. As oportunidades que tm diante de vocs so quase ilimitadas (). Embora este seja um perodo notvel, com oportunidades abundantes, vocs tambm enfrentam desafios que s existem hoje. Jovem 2:__________________ () Ao contemplar tudo o que vocs enfrentam no mundo atual, uma palavra me vem mente. Ela descreve um atributo necessrio a todos ns, mas do qual vocs, particularmente nesta poca de sua vida e neste mundo, precisam muito. Esse at ributo a coragem (Tenham Coragem, A Liahona, maio de 2009, pp. 123 127). Jovem 3:__________________ As tentaes de Satans so descritas nas escrituras como dados ardentes que podem dominar at a cegueira (ver 1 Nfi 15:24). Jovem 4:__________________ O Salvador nos deu um poderoso escudo para nos defender contra os dardos inflamados de Satans, para que possamos ver Satans claramente e no sermos enganados por ele. Esse escudo descrito nas escrituras como o escudo da f. Jovem 5:__________________ Em Efsios 6:16, lemos que devemos tomar sobretudo o escudo da f, com o qual [poderemos] apagar todos os dardos inflamados do maligno. (Efsios 6:16.) Jovem 6:__________________ Um dos meios mais importantes pelo qual podemos tomar sobre ns o escudo da f confiar e seguir o conselho do Salvador a respeito do recato e da virtude. Jovem 7:__________________ O lder Robert D. Hales disse: O recato fundamental para sermos dignos da companhia do Esprito. () Quando nos vestimos para atrair a ateno do mundo, agimos de modo diferente. () A maneira como nos vestimos () mostra onde nosso corao e nosso esprito desejam estar. O que sentimos interiormente se reflete no exterior. Jovem 8:__________________ () Quando soubermos quem somos TODOS: Filhos de Deus Jovem 8:__________________ e compreendermos que nossa aparncia externa afeta nossa espiritualidade e tambm nosso comportamento, demonstraremos respeito por Deus, por ns mesmos e pelas pessoas a nossa volta atentando para o recato e a conduta adequados. Jovem 9:__________________ O pai do lder Hales, que era artista, ajudou -o a entender esse conceito quando e le era criana. Desenhou um cavaleiro protegido por uma armadura e escreveu o nome das partes principais de toda a armadura de Deus, conforme descritas nas escrituras. ()

Jovem 10:__________________ Assim como devemos revestir-nos da armadura de Deus, devemos revestir-nos de roupas que ofeream proteo para ns mesmos e para os outros. () Em ltima anlise, nosso modo de vestir exercer grande influncia em nossa obedincia aos mandamentos e em nossa fidelidade aos convnios (Recato: Reverncia pelo Senhor, A Liahona, agosto de 2008, pp. 18 22). 2 Jovem 11:__________________ H um nmero excessivo de mensagens a nossa volta no mundo que nos dizem que podemos ser felizes sendo imorais. Mas essa uma das maiores mentiras de Satans. Jovem 12:__________________ Stephen L. Richards explica: A virtude moral essencial para a felicidade. () Na verdade, a ausncia da castidade inimiga da felicidade e da alegria. () No existe progresso ou excelncia espiritual sem pureza moral. () Esse um teste para os fortes. Os fracos caem ao longo do caminho. No existe fora maior que a fora de ser moralmente limpo (Onde Mora a Sabedoria). Jovem 13:__________________ Marvin J. Ashton escreveu: Na sociedade atual, frequentemente preciso ter coragem extrema para escolher Jesus Cristo para ser nosso melhor amigo. () preciso coragem para falar sobre Sua vida, Sua maneira e Sua paz quando h tantos a nossa volta que causam confuso. () (Tende Bom nimo, p. 97). 97) Jovem 14:__________________ Sempre que somos obedientes e seguimos o Salvador, nossa coragem para segui -Lo fica mais forte. como um msculo em nosso brao: se voc o usa, ele fica mais forte. Se voc no o usa, ele fica mais fraco. Se quisermos que nosso testemunho cresa e se fortalea, precisamos agir de acordo com ele, precisamos viv-lo. Jovem 15:__________________ O Presidente Henry B. Eyring explicou: Se voc passa a fazer as coisas que Ele gostaria que voc fizesse, vai sentir verdadeiramente que seu desejo de fazer o mal vai diminuir. Testifico lhes que vocs no precisam temer nem desanimar. Jovem 16:__________________ A Expiao real. Ao fazer constantemente as coisas que o Senhor quer que voc faa, sentir uma mudana ocorrer em voc (To Draw Closer to God [Para Nos Aproximarmos de Deus], p. 109). Jovens 16, 17, 18 e 19 juntos:__________________ Marvin J. Ashton escreveu: No se pode caminhar pela vida ficando no cume das montanhas. Existem rios e vales no caminho, e alguns so profundos e traioeiros. Alguns so cruis e desafiam a perseverana do homem. () Jovem 16: Doena, Jovem 17: morte, Jovem 18: decepes, Jovem 19: desnimos, Jovens 16, 17, 18 e 19 juntos: bem como honra, riqueza e aclamao pblica exigem, com freqncia, grande coragem para garantir a devida sobrevivncia.

Jovem 20:__________________ A coragem o ingrediente da vida que torna possvel que esperemos e nos preparemos com antecedncia para o que quer que seja. Como so grandes, sbios e fortes aqueles que percebem que com a ajuda de Deus podemos realizar todas as coisas! (Tende Bom nimo, pp. 94-95). Jovem 21:__________________ Alma o filho e os filhos de Mosias foram discpulos incrivelmente fortes de Jesus Cristo. Com grande coragem os filhos de Mosias foram pregar o evangelho aos seus ferozes inimigos, os Lamanitas, enquanto Alma o filho pregava o evangelho dentre os do seu povo que haviam se afastado da f. Jovem 22:__________________ Por causa da grande f dos filhos de Mosias, cidade aps cidade dos Lamanitas foram convertidas ao Senhor. As escrituras descrevem aqueles que foram convertidos: Pois tornaramse um povo justo e depuseram as armas de sua rebelio, para no mais lutarem contra Deus nem contra qualquer de seus irmos. (Alma 23:7) Jovem 23:__________________ As escrituras explicam uma das maneiras pelas quais Alma o filho e os filhos de Mosias se tornaram to fortes e corajosos em sua f, TODOS: haviam examinado diligentemente as escrituras. (Alma17:2) Testemunhos de Jovens so bre exemplos das escrituras (opcional) Escolha dois jovens (ou lderes) para dar uma mensagem de 5 minutos sobre um personagem das escrituras que eles consideram forte e corajoso. Pea -lhes que expliquem porque precisamos deste exemplo e como ele nos afeta. Enfatize que eles no ultrapassem o tempo recomendado.

Jovem 24: _______________________________________ Jovem 25: _______________________________________


Jovem 26:__________________ Uma das coisas mais importantes sobre as escrituras que elas n os relembram do tipo de coragem e f que precisamos ter nesta vida. No suficiente apenas levar a vida. Atravs das escrituras, o Salvador busca nos inspirar a continuamente nos elevarmos e a sermos mais corajosos e valentes na f. Jovem 27:__________________ Bruce R. McConkie disse: Membros da Igreja que tm testemunho e que vivem uma vida limpa e reta, mas que no so corajosos e valentes, no ganham o Reino Celestial. Sua herana ser Terrestrial. Sobre eles a revelao diz: Estes so os que no so valentes no testemunho de Jesus; portanto no obtm a coroa no reino de nosso Deus. (D&C 76:79) TODOS: () Agora, o que significa ser valente no testemunho de Jesus? Jovem 28:__________________ ser forte e corajoso; Jovem 29:__________________ usar toda sua fora, energia e habilidades na batalha do mundo

Jovem 30:__________________ lutar o bom combate da f () TODOS: Ser valente no testemunho de Jesus refrear nossas paixes, controlar nossos apetites e elevar-nos acima das coisas carnais e diablicas () Jovem 31:__________________ Ser valente no testemunho de Jesus estar ao lado do Senhor em cada questo () pensar como Ele pensa, acreditar no que Ele acredita, dizer o que Ele diria e fazer o que Ele faria na mesma situao. ter a mente de Cristo e ser um com Ele, como Ele um com o seu Pai. (Sermes e Escritos de Bruce R. McConkie, pp. 362-363) Jovem 32:__________________ Bruce R. McConkie disse: Como membros da Igreja, ns estamos engajados em um poderos o conflito. Ns estamos em guerra. Estamos alistados na causa de Cristo e lutamos contra Lcifer TODOS: () E o Senhor ama um homem corajoso que luta aberta e destemidamente em seu exrcito. (Sermes e Escritos de Bruce R. McConkie, pp. 360-361) Jovem 33:__________________ Nosso amado profeta, Thomas S. Monson disse: vocs esto entre os filhos mais fortes do Pai Celestial, e Ele os reservou para virem Terra em tal tempo como este. Com a ajuda Dele, vocs tero a coragem para enfrentar tudo o que surgir. Jovem 34:__________________ Embora o mundo s vezes parea sombrio,vocs tero a luz do evangelho como facho para guiar seu caminho. Minha sincera orao que tenham a coragem () para defender firmemente a verdade e a retido (Tenham Coragem, A Liahona, Maio 2009, PP. 12327)

Encaixe dos Hinos.

S-ar putea să vă placă și