Sunteți pe pagina 1din 65

Revista de Estudo Crescimento Bblico

Apresentao
O Tema: Desenvolvei a vossa salvao, j estudado no quarto trimestre de 2003, que abordaremos nesta revista Crescimento Bblico, alm de atual tambm essencial para a vida espiritual da Igreja. A Palavra de Deus no deixa margem de dvidas quanto necessidade do cristo desenvolver a sua salvao. Contrapondo-se a isso, muitos ensinam que o crente deve se preocupar em ter grandes somas em dinheiro e entregarse a um exagerado gosto pelo esttico, por isso grande nmero de pessoas est se desviando do verdadeiro objetivo que o crescimento espiritual, para emaranhar-se nas coisas efmeras desta vida, amando o presente sculo. Pretendemos mostrar nestas lies que o cristo precisa deixar as coisas que para trs ficam, prosseguindo para o alvo, pelo prmio da soberana vocao em Cristo Jesus. Acrescentar virtudes vida, diariamente, a grande proposta do Deus que nos fez participantes da sua maravilhosa natureza e nos deu a vida eterna. Deixando a superficialidade e buscando as coisas do alto, compreenderemos as dimenses do amor de Cristo e atingiremos a estatura de varo perfeito, em Cristo Jesus. Teremos de trilhar o estreito caminho da salvao para nos desviar do largo que leva condenao e peregrinar pelo vasto deserto das aflies, onde sofreremos inmeras intempries do dia mau pois, por meio de muitas tribulaes, importa entrar no reino de Deus porque, somente aquele que perseverar at o fim, ser salvo.

DEPARTAMENTO DE EDUCAO CRIST

DESENVOLVEI A VOSSA SALVAO ... at que todos cheguemos unidade da f e ao conhecimento do Filho de Deus, a varo perfeito, medida da estatura completa de Cristo (Efsios 4.13)

SUMRIO
LIO 01 LIO 02 LIO 03 LIO 04 LIO 05 LIO 06 LIO 07 LIO 08 LIO 09 LIO 10 LIO 11 LIO 12 LIO 13 Compreendendo perfeitamente Crescendo em tudo Andando como filhos da luz Prosseguindo para o alvo Adquirindo experincia Progredindo espiritualmente Buscando as coisas do alto Buscando perfeio Conservando firme a confiana Chegando a Deus com coragem Crescendo continuamente Fazendo firme a vocao Resumo das lies (Recapitulao)

COMENTRIO:
Nilton Flix Batista (Comentarista EBD) Anderson Vilas Boa Silva (Bacharel Teologia) Elaine Jos Alves (Coordenadora do CENAT) Ana Lcia de Souza Almeida (Ministra de msica) Evandro Arruda do Nascimento (Ministro do DEC) Luciano da Silva Menezes (Deprtamento de Misses)

EDITORAO Kleber Paulo Santana REVISO ORTOGRFICA Antnia B. Costa Carvalho Danusa Garcia Alves SUPERVISO GERAL Natanael Nogueira de Sousa Pastor Presidente BBLIA Edio Revista e Corrigida WWW.ADGO.COM.BR

Direitos autorais reservados Igreja Assemblia de Deus do Setor Oeste do Gama - rea Especial 2/4 - DF

COMPREENDENDO PERFEITAMENTE
Versculo Chave
... poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade (Efsios 3.18)

Lio 01 - 02 de janeiro de 2011


Objetivos da Lio
Mostrar que os cristos precisam desenvolver seu conhecimento acerca de Deus; Incentivar a uma maior compreenso do amor de Cristo.

Culto Familiar
Segunda (Colossenses 2.2) Compreendendo o mistrio de Cristo Tera (2 Corntios 4.6) Compreendendo a glria de Deus Quarta (2 Timteo 2.7) Compreendendo todas as coisas Quinta (Lucas 24.45) Compreendendo as Escrituras Sexta (Efsios 5.17) Compreendendo a vontade do Senhor Sbado (Efsios 3.14-21) Compreendendo o amor de Cristo
SUGESTO DE HINOS - 025 - 086 - 203 (Harpa Crist)

Efsios 3.14-21 14 - Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, 15 - do qual toda a famlia nos cus e na terra toma o nome, 16 - para que, segundo as riquezas da sua glria, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Esprito no homem interior;

Revista de Estudo Crescimento Bblico

17 - para que Cristo habite, pela f, no vosso corao; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, 18 - poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade 19 - e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. 20 - Ora, quele que poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente alm daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em ns opera, 21 - a esse glria na igreja, por Jesus Cristo, em todas as geraes, para todo o sempre. Amm!

INTRODUO

s Escrituras Sagradas discorrem sobre vrios temas, no entanto, tm por finalidade um nico objetivo: At que todos cheguemos... medida da estatura completa de Cristo (Ef. 4.13). Desenvolver sempre para alcanar o alvo o nico empreendimento no qual o cristo deve realmente investir toda a sua vida. Esta lio pretende mostrar as prioridades para a vida crist e os recursos que o Senhor disponibilizou a todos os que querem gozar das riquezas inefveis de Cristo. I AS PRIORIDADES DA VIDA CRIST (VV 14-18) O texto que estudaremos uma orao do apstolo Paulo. A fora da sua orao decorrente do que acabou de dizer no captulo anterior: Por causa disso, me ponho de joelhos. Para os judeus era comum ficar em p para orar (Lc 18.11,13), mas a orao de joelhos era sinal de profunda emoo ou fervor (1Rs 8.54; At 7.60; 20.36). A compreenso do mistrio de Cristo pelo apstolo imensa e agora ele pede a Deus que o revele aos crentes, assim como lhe revelou. Eis as prioridades para uma vida crist em constante desenvolvimento: 1. Ser forte no homem interior Este fortalecimento procedente de Deus segundo as riquezas da sua glria. As riquezas de Deus so a medida daquilo que Ele nos d, sendo que, para a mente humana, esta ddiva imensurvel. Ele nos d de si mesmo ilimitadamente. Sua glria a manifestao da sua prpria natureza. Ser fortalecido com poder (Ef. 1.19) ser equipado com o poder (dinamis) que nos habilita a ficar firmes em Cristo e a viver e trabalhar para Ele (1Co

Revista de Estudo Crescimento Bblico

16.13). Este homem interior refere-se ao centro da personalidade, onde o Esprito Santo faz a sua habitao para transformar toda a vida do homem e faz-la brilhar. O crente sem brilho como uma lmpada queimada. Portanto, devemos renovar nosso interior dia a dia (2Co 4.16). 2. Estar enraizado e fundamentado Significa estar radicado na prpria pessoa de Cristo (Cl 2.7), e assim crescer em aes de graas. No devemos viver como crianas correndo atrs de ddivas, de sinais e de simbologias. O cristo como a rvore plantada junto a ribeiros de guas, a qual d o seu fruto na estao prpria... (Sl 1.3). Uma rvore que no cresce, sofre de nanismo e ser sempre infrutfera. O fundamento do cristo o prprio Senhor que nos assegura eterna salvao e no deixa que nos movamos da esperana do evangelho (Cl 1.23). Nada mais nos atrai, pois estamos fundamentados em Jesus Cristo (Ef 2.20-22). 3. Ter compreenso em todas as dimenses Compreender o amor de Cristo em toda a sua extenso exige um zeloso esforo de aprender. No um conhecimento prprio da mente, ou seja, apenas intelectual, mas uma questo de experincia prtica. Para que isto acontea, necessrio que Cristo habite, pela f, em nosso corao: mente, vontade e emoo. O melhor exemplo da grandeza do amor de Cristo visto na cruz: A largura que abrange a todos indistintamente (Mc 16.15); O comprimento abrange todos os tempos (2Pe 3.9); A altura que se estende at o cu para nos trazer Cristo (Fp 2.6-8); A profundidade que suportou sofrimento infinito para perdoar pecados (1Pe 2.24). II OS RECURSOS DA VIDA CRIST (VV 19-21) A grandeza do evangelho ministrado por Paulo consiste na proporo da revelao que teve do Senhor. A sua petio para que os crentes tenham a mesma compreenso deste mistrio de Cristo (Ef. 3.2-4), pois fomos chamados para ter comunho com Ele e crescer para templo santo do Senhor (Ef. 2.21). A finalidade a nossa edificao para sermos morada de Deus no Esprito (Ef. 2.22). Jamais deveremos nos estagnar no tempo, mas sim, nos desenvolvermos no Senhor e, para isso temos os seguintes recursos: 1. O amor excedente de Cristo Temos aqui um paradoxo: Compreender o amor de Cristo que excede todo entendimento. Com isso, o apstolo Paulo pretende mostrar que conceber intelectualmente o amor de Cristo, em todas as dimenses, impossvel, mas podemos experiment-lo. Significa mergulhar na imensido desta graa incompreendida. Tudo que conseguirmos imaginar acerca do amor de Cristo ser uma pobre suposio, pois excede todo entendimento (Rm 8.36-39).

Revista de Estudo Crescimento Bblico

2. A plenitude de Deus Poderia o homem conter toda a plenitude de Deus? Sabemos que isto tambm impossvel, mas podemos receber o mximo da Sua habitao. No podemos limitar Deus, no entanto, devemos ser cheios at o mximo Dele, a medida da estatura completa de Cristo (Ef. 4.13). Cheios assim, no haver espao em nosso corao para coisas transitrias (2Co 4.7). 3. A operao abundante em ns As nossas peties so quase que insignificantes, pois pedimos a Deus como se estivssemos pedindo a um homem mortal. s vezes achamos que Deus igual a ns (Sl 50.21). O texto afirma que nos concedida resposta segundo o poder (de Deus) que em ns opera. Ele poderoso (onipotente) para fazer infinitamente mais (Rm 11.33-36). O Senhor nos d abundantemente, independente daquilo que pedimos ou pensamos, pois no sabemos o que havemos de pedir e nem como (Rm 8.26; Jd 24). CONCLUSO Vimos nesta lio que a vida crist depende de crescimento dirio a fim de conhecer a Cristo cada dia mais. Precisamos conhecer o seu grande amor medida em que podemos experiment-lo. O nosso crescimento contnuo depende da compreenso que temos do amor e do poder que em ns operam. E Deus far muito alm do que pedimos ou pensamos. Para reflexo: Voc tem crescido espiritualmente, ou est estagnado no tempo? Voc tem se esforado para conhecer o Senhor? Voc sabia que a operao de Deus vai muito alm do seu entendimento? Questionrio para avaliao e debate: 1. A que se refere o homem interior? 2. Como pode um cristo estar enraizado em Cristo? 3. O cristo pode receber toda a plenitude de Deus?

A Causa mais profunda do verdadeiro amor a Deus a suprema beleza da Sua natureza. a nica coisa razovel a se acreditar. O que faz, principalmente, um homem ou qualquer criatura belo sua excelncia. Certamente a mesma coisa verdadeira no que diz respeito a Deus. A natureza de divina infinitamente excelente; beleza, fulgncia e glria infinitas em si mesmas.
(A Genuna experincia espiritual - J. Edwards)

CRESCENDO EM TUDO
Versculo Chave
Antes, seguindo a verdade em caridade, cresamos em tudo naquele que a cabea, Cristo (Efsios 4.15)

Lio 02 - 09 de janeiro de 2011


Objetivos da Lio
Mostrar que o crescimento o meio para atingir a perfeio; Incentivar os crentes a progredirem cada vez mais.

Culto Familiar
Segunda (1 Corntios 3.6) Crescendo em Deus Tera (1 Pedro 2.2) Crescendo com o alimento racional Quarta (Colossenses 2.7) Crescendo em aes de graas Quinta (2 Corntios 10.15) Crescendo na f Sexta (2 Pedro 3.18) Crescendo na graa Sbado (Efsios 4.11-21) Crescendo em tudo
SUGESTO DE HINOS - 056 - 077 - 111 (Harpa Crist)

Efsios 4.11-24 11 - E ele mesmo deu uns para apstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12 - querendo o aperfeioamento dos santos, para a obra do ministrio, para edificao do corpo de Cristo, 13 - at que todos cheguemos unidade da f e ao conhecimento do

Revista de Estudo Crescimento Bblico

Filho de Deus, a varo perfeito, medida da estatura completa de Cristo, 14 - para que no sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astcia, enganam fraudulosamente. 15 - Antes, seguindo a verdade em caridade, cresamos em tudo naquele que a cabea, Cristo, 16 - do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxlio de todas as juntas, segundo a justa operao de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificao em amor. 17 - E digo isto e testifico no Senhor, para que no andeis mais como andam tambm os outros gentios, na vaidade do seu sentido, 18 - entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorncia que h neles, pela dureza do seu corao, 19 - os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram dissoluo, para, com avidez, cometerem toda impureza. 20 - Mas vs no aprendestes assim a Cristo, 21 - se que o tendes ouvido e nele fostes ensinados, como est a verdade em Jesus, 22 - que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscncias do engano, 23 - e vos renoveis no esprito do vosso sentido, 24 - e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, criado em verdadeira justia e santidade.

INTRODUO

igreja, na qualidade de eleita de Deus, passa por um processo de desenvolvimento que a elevar muito alm dos seres angelicais, a ponto de vir a participar, no sentido mais literal, da prpria natureza das perfeies de Deus Pai, sendo santa como Ele . Cada qual participar de um desenvolvimento espiritual sem igual que se dar: I POR MEIO DE UM PRESENTE QUE VEIO DO CU Deus, por sua infinita misericrdia, jamais deixaria Sua obra prima nas mos de outro. Sendo necessrio efetuar um resgate, deu-nos o que tinha de mais precioso, revelando assim o que, por amor, capaz de fazer por seres como ns. 1. Deus deu Cristo aos homens - Paulo mostra-nos (Ef 2.13) que o primeiro passo era nos aproximar do Pai, o que s seria possvel atravs do

Revista de Estudo Crescimento Bblico

10

sangue puro de um justo. Quem mais poderia se dispor, seno o prprio amor (Deus) doando seu nico Filho, Jesus? 2. Cristo deu o Esprito Santo aos homens (Jo 15.26) - A palavra grega parakletos o termo empregado para Consolador, que significa literalmente algum chamado para ficar ao lado de outro para ajudlo. Isso quer dizer que a misso do Esprito Santo a de dar continuidade ao que Cristo fez pelos homens, conduzindo-os ao alvo principal da misso de Cristo, a saber, sua restaurao. 3. O Esprito Santo deu dons aos homens (v. 11) - De ns mesmos no somos capazes de atingir a unidade e a maturidade da natureza e atributos de Cristo. Ento, se faz necessrio um auxlio a mais. Nesta hora, entra em cena a doao do Esprito Santo, que confere dons espirituais aos homens, tornando-os capazes, a fim de que esses sejam presenteados igreja que, mediante a obra dos seus ministrios, segue sua jornada em pleno desenvolvimento e edificao. II BUSCANDO PERFEIO COMO ALVO O propsito de Deus restaurar e unir a si todas as coisas. Por meio da igreja (Ef 3.10), at os seres celestiais podero compreender claramente esse propsito universal. 1. Alcanando a unidade da f - A f o instrumento da salvao. Porm, essa unidade da f mais do que pensamos, pois ainda no foi alcanada (Fp 3.12-14), quando, em seu ltimo grau, ficaro para sempre removidos todos os elementos separadores e alienadores e ento haver completa comunicao e harmonia com o Senhor e com os irmos. 2. Alcanando o conhecimento do Filho de Deus - O pleno conhecimento do filho de Deus significa tanto o conhecimento intelectual, como o espiritual, mediante a comunho com Ele. Isso ocorre atravs da iluminao e transformao operadas pelo Esprito Santo. Paulo, em Ef 1.18, ora para que os crentes tenham os olhos do entendimento iluminados, a fim de conhecerem as riquezas da glria da herana nos santos. 3. Alcanando a estatura de Cristo - Paulo fala da igreja como um corpo humano que cresce desde a infncia at atingir a idade adulta. Uma igreja plenamente desenvolvida , sem sombra de dvida, uma igreja sem defeito, perfeita. Cada crente ser em semelhana, como Cristo . Por isso, ningum poder ser perfeito enquanto no for semelhante a Cristo (Rm 8.29).

Revista de Estudo Crescimento Bblico III TRAZENDO CONSEQUENTE AUTOEDIFICAO

11

A igreja tem um ministrio interno que est sob sua responsabilidade com a superviso e ajuda do Esprito Santo. Esse ministrio abrange os campos da autoedificao. Ao serem desenvolvidos os dons (capacitao) do Esprito Santo no seio da igreja, esta se autoedifica. 1. Seguindo a verdade (V 14, 15) - Trata-se da verdade inerente da natureza de Cristo. Estes versculos falam da responsabilidade da igreja em combater as heresias dos ensinamentos criados pelos homens. Esse era o zelo constante de Paulo (Gl 1.8), que se limitava a trilhar unicamente o caminho da verdade do evangelho. 2. O corpo torna-se digno do cabea (v. 15) - Este processo crescente de espiritualidade mostra um corpo que abandona a fase infantil, para se tornar esteticamente compatvel ao cabea, ou seja, este corpo precisa tornarse apropriado ao cabea, a ponto de participar da sua natureza moral perfeita. Esse o grande alvo. 3. Edificando-se em amor (v. 16) - Cabe-nos observar que todo esse processo de crescimento e nutrio se d com base no amor, pois se faz necessrio preservar a unidade do Esprito, no vnculo da paz (Ef. 4.3). A Bblia nos garante que o amor edifica (1Co 8.1) e que tambm o vnculo da perfeio (Cl 3.14), portanto, o dom supremo, o caminho para se conhecer a pessoa de Cristo, mediante a iluminao do Esprito Santo. CONCLUSO Assim como Cristo no apenas se parecia com um homem, mas o era de fato, ns tambm recebemos sua natureza celestial. Ele o nosso Cabea e ns, o seu Corpo, por isso somos transformados, de glria em glria, at refletirmos a imagem de Cristo, pois seremos como Ele , na sua semelhana. Este o propsito universal de Deus. Para reflexo: O que voc tem feito para alcanar a unidade da f? Voc tem empenhado para alcanar a estatura de Cristo? O que voc tem feito justifica a existncia do amor em sua vida? Questionrio para avaliao e debate: 1. Qual foi a maior ddiva de Deus aos homens? 2. O nosso maior empenho deve ser em alcanar o que? (Ef 4.13) 3. Somos edificados em que? (Ef 4.16)

ANDANDO COMO FILHOS DA LUZ


Versculo Chave
Porque, noutro tempo, reis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Efsios 5.8)

Lio 03 - 16 de janeiro de 2011


Objetivos da Lio
Ensinar que devemos andar como filhos da luz; Mostrar que as antigas paixes j no fazem parte da vida crist.

Culto Familiar
Segunda (1 Joo 1.7) Andando na luz Tera (Mateus 5.14) Resplandecendo no mundo como luz Quarta (1 Joo 2.10) Permanecendo na luz Quinta (1 pedro 2.9) Transportados para a maravilhosa luz Sexta (Atos 13.47) Alcanando os gentios com a luz Sbado (Efsios 5.1-21) Vivendo como filhos da luz
SUGESTO DE HINOS - 096 - 116 - 131 (Harpa Crist)

Efsios 5.1-21 1 - Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; 2 - e andai em amor, como tambm Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por ns, em oferta e sacrifcio a Deus, em cheiro suave. 3 - Mas a prostituio e toda impureza ou avareza nem ainda se nomeiem entre vs, como convm a santos;

Revista de Estudo Crescimento Bblico

13

4 - nem torpezas, nem parvoces, nem chocarrices, que no convm; mas, antes, aes de graas. 5 - Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual idlatra, tem herana no Reino de Cristo e de Deus. 6 - Ningum vos engane com palavras vs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobedincia. 7 - Portanto, no sejais seus companheiros. 8 - Porque, noutro tempo, reis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz 9 - (porque o fruto do Esprito est em toda bondade, e justia, e verdade), 10 - aprovando o que agradvel ao Senhor. 11 - E no comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as. 12 - Porque o que eles fazem em oculto, at diz-lo torpe. 13 - Mas todas essas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta. 14 - Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecer. 15 - Portanto, vede prudentemente como andais, no como nscios, mas como sbios, 16 - remindo o tempo, porquanto os dias so maus. 17 - Pelo que no sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. 18 - E no vos embriagueis com vinho, em que h contenda, mas encheivos do Esprito, 19 - falando entre vs com salmos, e hinos, e cnticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso corao, 20 - dando sempre graas por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, 21 - sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

INTRODUO

experincia da converso e a consequente adoo que nos tornou filhos de Deus requerem de ns um comportamento compatvel com essa posio. Andar como filhos da luz faz parte do processo de desenvolvimento da nossa salvao, por isso no pode ser ignorado pelo cristo. O objetivo desta lio mostrar de que forma podemos andar como filhos da Luz. Vejamos: I VIVENDO DE MODO A AGRADAR AO SENHOR

Revista de Estudo Crescimento Bblico

14

Aprovando o que agradvel ao Senhor (v 10). Quando ramos filhos das trevas, andvamos segundo o curso deste mundo, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos (Ef 2.2,3). Mas agora, que fomos alcanados pela graa de Deus e nos tornamos filhos da Luz, devemos viver de modo que agrade ao nosso Senhor. 1. Amando como Cristo amou - ... e andai em amor, como tambm Cristo vos amou... (v. 2). O maior desafio para o cristo amar. De todos os mandamentos do Antigo Testamento, Cristo resumiu-os em apenas dois: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao prximo como a ns mesmos. Ele mesmo nos deu o exemplo quando, por amor, foi capaz de ir at cruz, sofrendo uma morte humilhante (Fp 2.7,8). impossvel viver como filhos da luz sem amar. 2. Desprezando as obras das trevas - E no comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas... (v. 11). Como filhos da Luz, no podemos comungar com a imoralidade, a corrupo e a injustia crescentes no mundo; antes, devemos repreender e denunciar o mal em todas as suas formas. Nosso dever agir como verdadeiros aliados de Deus no combate s hostes infernais da maldade (Ef 6.12). 3. Ignorando a influncia dos desobedientes - Portanto, no sejais seus companheiros (v. 7). Quando nos relacionamos com pessoas que tm uma conduta questionvel, podemos ser influenciados. O apstolo Paulo nos adverte: no vos enganeis, as ms conversaes corrompem os bons costumes (1Co 15.33). Fomos chamados para ser luz e sal. Isto no quer dizer que no possamos ter amigos que no sejam cristos, mas os limites devem ser observados para que a influncia parta do cristo e este no seja influenciado. II APERFEIOANDO A VIDA ESPIRITUAL ... porque o fruto do Esprito est em toda a bondade, e justia, e verdade (v. 9) Andar como filhos da luz exige um cuidado constante com a vida espiritual. Tal qual a nossa salvao precisa ser desenvolvida, nossa vida espiritual precisa ser aperfeioada, e os caminhos para esse aperfeioamento so: 1. Buscando discernimento - ... mas entendei qual seja a vontade do Senhor (v. 17). Para andarmos como filhos da luz, precisamos compreender perfeitamente qual seja a boa, perfeita e agradvel vontade do Senhor (Rm 12.2). Saulo, pensando estar em sintonia com Deus, perseguia a igreja e, no caminho para Damasco, foi confrontado pelo prprio Senhor Jesus. Quantas vezes pecamos contra Deus, certos de estarmos obedecendo

Revista de Estudo Crescimento Bblico sua Palavra!

15

2. Buscando crescer no conhecimento - ... vede prudentemente como andais, no como nscios, mas como sbios... (v 15). A busca pelo conhecimento das coisas sagradas indispensvel para o aperfeioamento da vida espiritual. O conhecimento gera crescimento, que gera maturidade. Sem ela, o crente no consegue subsistir diante das tentaes e dificuldades, acabando por sucumbir. Como escreveu o profeta Osias: O meu povo foi destrudo, porque lhe faltou o conhecimento (Os 4.6). 3. Buscando a plenitude do Esprito - ... mas enchei-vos do Esprito (v 18b). Viver uma vida cheia do Esprito Santo no uma opo para o crente, mas uma ordem de Deus para o seu povo. Da mesma forma que o Esprito Santo no glorifica a si mesmo, mas a Jesus, quando o cristo alcana a plenitude do Esprito, passa a viver uma vida espiritual que em tudo exalta o bom nome de Cristo. III APRIMORANDO O RELACIONAMENTO COM DEUS ... noutro tempo, reis trevas, mas, agora, sois luz... andai como filhos da luz... (v. 8) Para andarmos como filhos da luz, devemos estreitar nossa comunho com Deus. Quanto mais prximos estivermos do Senhor, maior a nossa capacidade de expressarmos a sua glria. A luz que refletimos no nossa, mas de Deus, e s reflete a sua luz aquele que tem comunho com ele. 1. Em adorao - ... cantando e salmodiando ao Senhor (v 19b). Nossa adorao deve ser inteiramente dirigida ao Senhor, e deve partir de um corao sincero e verdadeiramente motivado. medida que estreitamos nosso relacionamento com Deus, mais o conhecemos, e quanto mais o conhecemos, mais motivos encontramos para ador-lo. 2. Em gratido - ... dando sempre graas por tudo a nosso Deus e Pai... (v 20a). Tudo o que temos e somos vem do Senhor, por isso imprescindvel que aquele que se relaciona com Ele o faa dando sempre graas por tudo... (v. 20). Isso implica em dizer que, at mesmo as adversidades pelas quais passamos, devem ser objeto da nossa mais sincera gratido. 3. Em humildade - Sujeitando-vos uns aos outros no temor do Senhor (v 21). A submisso de uns para com os outros em Cristo um princpio que deve ser seguido por todos os cristos, porque Deus resiste aos soberbos, mas d graa aos humildes (Tg 4.6). Somente numa atitude

Revista de Estudo Crescimento Bblico

16

de humildade, submisso e dependncia que poderemos nos relacionar com um Deus soberano. CONCLUSO Andar como filhos da luz muito mais do que tomar uma deciso de seguir a Cristo pois exige compromisso que no pode ser por um instante, mas para toda a vida. A luz que ora refletimos pode ser ofuscada, ou at mesmo apagada, dependendo do nosso comportamento. Ento, assim resplandea a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que est nos cus (Mt 5.16). Para reflexo: Voc tem andado como Cristo andou? Voc tem uma vida cheia do Esprito Santo? Voc tem se sujeitado ao prximo com temor no Senhor? Questionrio para avaliao e debate: 1. O que devemos fazer como filhos da luz? (Ef 5.11) 2. Do que nos devemos encher? (Ef 5.18) 3. O que devemos fazer em nossas reunies? (Ef 5.19)

DEPARTAMENTO DE EDUCAO CRIST

prestar Existe para prestar servios didticos.


OFERECE SUBSDIOS PARA: EBD FRUM DISCIPULADO CURSOS

Procur ocure-nos! Procure-nos!

PROSSEGUINDO PARA O ALVO

Versculo Chave
prossigo para o alvo, pelo prmio da soberana vocao de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3.14)

Lio 04 - 23 de janeiro de 2011


Objetivos da Lio
Ensinar que o cristo precisa esquecer as coisas conquistadas no mundo; Mostrar que o cristo deve ter um alvo atingir.

Culto Familiar
Segunda (1 Corntios 9.24) Prosseguindo para alcanar o prmio Tera (2 Joo 8) Prosseguindo para receber o inteiro galardo Quarta (Colossenses 3.24) Servindo ao Senhor para receber galardo Quinta (2 Timteo 2.5) Correndo legitimamente para alcanar o prmio Sexta (Hebreus 12.1) Correndo com pacincia Sbado (Filipenses 3.4-21) Prosseguindo para o alvo
SUGESTO DE HINOS - 011 - 061 - 108 (Harpa Crist)

Filipenses 3.7-14 7 - Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. 8 - E, na verdade, tenho tambm por perda todas as coisas, pela excelncia do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo 9 - e seja achado nele, no tendo a minha justia que vem da lei, mas a

Revista de Estudo Crescimento Bblico

18

que vem pela f em Cristo, a saber, a justia que vem de Deus, pela f; 10 - para conhec-lo, e a virtude da sua ressurreio, e a comunicao de suas aflies, sendo feito conforme a sua morte; 11 - para ver se, de alguma maneira, eu possa chegar ressurreio dos mortos. 12 - No que j a tenha alcanado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcanar aquilo para o que fui tambm preso por Cristo Jesus. 13 - Irmos, quanto a mim, no julgo que o haja alcanado; mas uma coisa fao, e que, esquecendo-me das coisas que atrs ficam e avanando para as que esto diante de mim, 14 - prossigo para o alvo, pelo prmio da soberana vocao de Deus em Cristo Jesus.

INTRODUO aulo estava preso na ocasio em que escreveu a epstola aos Filipenses. O que deveria ser uma carta cheia de amargura, tristeza e lamentaes , na verdade, uma das mais alegres e otimistas que escreveu. Nela, o apstolo revela toda a sua experincia e, por meio dela, mostraremos que o cristo precisa prosseguir em direo ao alvo, para alcanar o prmio da soberana vocao de Deus em Cristo Jesus. Isto quer dizer que nunca poderemos afirmar que no precisamos de maior progresso espiritual pois temos uma carreira proposta e vamos chegar ao final para receber a recompensa. I - DEVEMOS INVESTIR NOS VERDADEIROS VALORES (V 7-11) Temos nestes primeiros versculos a figura do contabilista que props inverter os valores na sua conta. O que era crdito passou a ser dbito. O que era lucro foi reputado por perda. A Palavra de Deus quer nos ensinar que o cristo deve ter uma viso e uma concepo de valores desiguais a do mundo. 1. O que era lucro passou a ser prejuzo Esta inverso de valores ocorreu com o milagre da regenerao, no qual recebemos uma nova viso que nos torna aptos a ver o Reino de Deus (Jo 3.3). Em contrapartida, o mundo, com suas riquezas, se ofusca perdendo o seu brilho diante de ns. Se alguns persistem em apoiar na lembrana dos currculos conquistados no mundo, o cristo considera tudo isto refugo, quando comparados com as riquezas espirituais que temos a ganhar.

Revista de Estudo Crescimento Bblico

19

2. A nova ambio a excelncia do conhecimento de Cristo Jesus O cristo deve ter esta ambio e procurar, por todos os meios legais e possveis, alcan-la. Este conhecimento no terico, como desejavam os irmos de Corinto (1Co 2.7-10). Trata-se do conhecimento pessoal de Cristo. Inclui a experincia de ser amado por Ele e de am-lo, sendo que este amor deve se estender queles por quem Jesus morreu. o tipo de conhecimento que compensa qualquer perda, portanto devemos conhecer aquele em quem esto ocultos todos os tesouros da sabedoria e da cincia (Cl 2.3), o que significa ter acesso a eles. 3. Sofrendo perdas para ganhar a Cristo Ganhar no original tem a mesma raiz que a palavra lucro. Cristo agora o nico valor real para ns (Fp 3.7). O cristo pode escolher ganhar as coisas efmeras, tais como cultura, dinheiro, fama, posio social, etc durveis apenas enquanto estivermos neste mundo e, em contrapartida, perder a imensurvel riqueza que ganhar a Cristo; bem durvel eternamente. Ao afirmar: Tenho por perda todas as coisas, literalmente, o apstolo queria dizer: fui despojado de tudo que tenho. O texto indica que o cristo deve ser deserdado de tudo por causa da fidelidade a Cristo. O filsofo Aristteles disse: A justia a mdia entre lucros e perdas. 4. Trocando a justia prpria pela justia de Deus O v. 9, na verso da linguagem de hoje, diz: Eu j no procuro mais ser aceito por Deus por causa da minha obedincia Lei. Pois agora por meio da minha f em Cristo que eu sou aceito; essa aceitao vem de Deus e se baseia na f. O irmo Paulo jogou fora a justia da Lei. Se quisermos progredir para o alvo estabelecido por Deus, precisaremos renunciar ao legalismo religioso, seguindo em frente apoiados na fora da Sua graa, para vivermos conforme a justia que vem de Deus, ou seja, o modo como Ele torna as pessoas retas diante de Si. (Rm 3.21). 5. Renunciando ao bem-estar para viver conforme as aflies de Jesus Cristo O desejo do cristo deve ser o de conhecer Jesus Cristo mais e mais e o poder da sua ressurreio. No entanto, para que isto se concretize, necessrio que partilhe dos sofrimentos de Cristo para partilhar do poder da sua ressurreio. O cristo tem a incumbncia de cumprir o resto das aflies de Cristo, pelo seu corpo, que a igreja (Cl 1.24). Longe de ser verdade o ensino hertico de que o crente no deve sofrer, a Palavra de Deus afirma o contrrio: Devemos nos conformar com Ele (Jesus Cristo) na sua morte (Gl 2.20; 2Co 4.10). Isso pode acarretar em muito sofrimento e tribulaes (At 14.22), mas este o processo: S a morte com Cristo garante a semelhana com a sua ressurreio.

Revista de Estudo Crescimento Bblico

20

II DEVEMOS PROSSEGUIR RUMO AO OBJETIVO (V 12-14) A preocupao do servo de Deus no deve estar nas coisas que precisa perder ou nos sofrimentos pelos quais h de passar. Ele tem objetivo concreto em sua vida e precisa alcan-lo. Algumas pessoas dizem que numa competio o importante competir, mesmo que no leve o prmio. Mas para o atleta cristo isso no verdade, pois precisamos alcanar o prmio ou ser intil toda a nossa carreira crist. 1. Corro na direo certa O cristo precisa conhecer a direo certa para no correr em qualquer direo. No podemos ser como a folha seca sendo levados de um lado para o outro, sem objetivos definidos (Ef 4.14). Para ser vencedor preciso observar as regras impostas: Lealdade correi de tal maneira que o alcanceis (1Co 9.24; 2Tm 2.5); Abstinncia de tudo se abstm (1Co 9.25); Objetividade assim combato, no como batendo no ar (1Co 9.26); Renncia Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo servido (1Co 9.27). 2. Desligo-me das coisas que atrs ficam Jesus disse que o que pe a mo no arado e olha para trs no apto para o reino de Deus (Lc 9.6). Paulo sabia desta regra, por isto afirmou: Esquecendo-me das coisas que atrs ficam... (v. 13). Quem corre numa competio no fica olhando para trs, por cima do ombro, a fim de calcular que distncia j percorreu, nem como vo os concorrentes. As coisas que para trs ficam, descreve a parte da corrida j feita. Podemos calcular o quanto progredimos quando vemos o tamanho da nossa renncia para com as coisas desta vida. 3. Tomo posse das coisas que esto diante de mim Cada dia que passa surgem diante de ns, novas revelaes daquilo que Deus tem preparado para os seus. Infelizmente muitos cristos esto emaranhados em superties, de modo que no conseguem deixar a velha cartilha e partir para conhecimentos mais profundos (Hb 5.12). Devemos deixar as coisas que atrs ficam, avanando para as que esto diante de ns (v 13). 4. Persisto em alcanar o prmio da soberana vocao de Deus em Cristo Jesus Prossigo para o alvo: Persevero, continuo. A persistncia deve ser a chave da vitria do crente. O alvo para os gregos era skopos. Tinha esta designao porque o competidor mantinha os olhos fixos nele. Skopein significa Olhar. Paulo usou este termo para mostrar que o cristo no pode desviar a sua ateno do objetivo final. O prmio da soberana vocao de Deus em Cristo Jesus, a coroa da justia que est guardada, a qual o Senhor, justo juiz, nos dar naquele dia

Revista de Estudo Crescimento Bblico (2Tm 4.8). Persista, porque o prmio para todos que o alcanarem. CONCLUSO

21

O cristo tem a responsabilidade de prosseguir em direo ao alvo. As duas figuras usadas por Paulo: contabilista e atleta, servem para nos mostrar os meios que devemos usar para alcanarmos o prmio da soberana vocao de Deus em Cristo Jesus. Devemos nos desprender das coisas que atrs ficam e prosseguir para alcanar as coisas que diante de ns esto. Para reflexo: Qual tem sido o alvo mais perseguido por voc? Voc tem feito alguma coisa para ganhar mais de Cristo? Voc tem esperana de alcanar alguma recompensa de Deus? Questionrio para avaliao e debate: 1. Qual deve ser a nossa maior ambio? (Ef 3.8) 2. O que devemos renunciar? (Ef 3.13) 3. Do que devemos tomar posse? (Ef 3.14)

A PRTICA CRIST SIGNIFICA TRS COISAS:


1. Dirigir todos os aspectos do comportamento por regras crists. O verdadeiro cristo procura conformar cada rea da sua vida s regras da Palavra de Deus. Vs sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando (Jo 15.14). 2. Faz do viver santo a maior preocupao de sua vida. O verdadeiro cristo no s faz boas obras , tambm, zeloso por boas obras (Tito 2.14). Sabe que o Senhor o chamou para trabalhar em prol do Seu Reino. bom e fil soldado de Jesus Cristo (2Tm 2.3). 3. Persevera em sua obedincia a Deus atravs de todas as dificuldades enfrentadas, at ao fim de sua vida. O ponto central enfatizado pelas Escrituras na doutrina da perseverana que o verdadeiro cristo mantem-se acreditando e obedecendo, a despeito dos vrios problemas que encontra. O Senhor permite que esses problemas surjam na vida das pessoas que se declaram crists a fim de testar a verdade de sua f. (A Genuna Experincia Espiritual - J. Edwards)

ADQUIRINDO EXPERINCIA
Versculo Chave
Sei estar abatido e sei tambm ter abundncia; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instrudo, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundncia como a padecer necessidade (Filipenses 4.12)

Lio 05 - 30 de janeiro de 2011


Objetivos da Lio
Ensinar que a vida crist uma constante aprendizagem; Mostrar a necessidade de adquirir experincia em tudo.

Culto Familiar
Segunda (1 Corntios 2.6) Experimentado na sabedoria Tera (Romanos 12.1,2) Experimentado na vontade de Deus Quarta (1 Timteo 3.10) Experimentado na obra Quinta (Romanos 5.4) Experimentado na perseverana Sexta (1 Pedro 2.3) Experimentado na bondade de Deus Sbado (Filipenses 4.6-13) Experimentado em tudo
SUGESTO DE HINOS - 047 - 088 - 186 (Harpa Crist)

Filipenses 4.6-13 6 - No estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas peties sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela orao e splicas, com ao de graas. 7 - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardar os vossos coraes e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. 8 - Quanto ao mais, irmos, tudo o que verdadeiro, tudo o que honesto,

Revista de Estudo Crescimento Bblico

23

tudo o que justo, tudo o que puro, tudo o que amvel, tudo o que de boa fama, se h alguma virtude, e se h algum louvor, nisso pensai. 9 - O que tambm aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz ser convosco. 10 - Ora, muito me regozijei no Senhor por, finalmente, reviver a vossa lembrana de mim; pois j vos tnheis lembrado, mas no tnheis tido oportunidade. 11 - No digo isto como por necessidade, porque j aprendi a contentarme com o que tenho. 12 - Sei estar abatido e sei tambm ter abundncia; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instrudo, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundncia como a padecer necessidade. 13 - Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

INTRODUO

eus nos faz passar por diversas situaes. Sejam elas boas ou ms devemos acreditar que Ele est conosco em cada uma delas, mesmo que de incio no entendamos os motivos. Deus nos prova, mas nunca nos abandona. Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8.28). Tudo o que passamos nos serve de instruo para melhorarmos a nossa vida crist. O que enfrentamos hoje certamente ser o alicerce para a vitria de amanh. Assim, Deus nos ensina atravs da experincia prpria ou de terceiros. Vejamos as lies que o Senhor quer nos ensinar para que alcancemos a plenitude de Cristo: I APRENDEMOS A TER UMA VIDA NTIMA COM DEUS (vv. 6-7) Se consegussemos manter a nossa proximidade de Deus, como no princpio de nossa converso, quo maravilhoso seria. Perder a intimidade com Deus um dos males que acometem muitos cristos. A experincia vivida por Paulo nos ensina como no perd-la ou mesmo como readquiri-la: 1. Por meio da orao e splica - Este o mais eficaz remdio para a ansiedade. Quando for orar, ore a Deus, o Pai, em nome de Jesus Cristo e o Esprito Santo, que habita em ns, nos ajudar com gemidos inexprimveis (Rm 8.26). Derrame no altar de Deus o mais profundo do seu ser. Todos os teus desejos e aflies o Senhor j conhece, mas ele quer ouvir da tua boca, da tua alma. No tenha vergonha de chorar e de arrepender-se diante de Deus, pois esta proximidade trar a paz.

Revista de Estudo Crescimento Bblico

24

2. Com aes de graas - A orao com agradecimento o que precisamos ter para nos achegarmos mais ao Senhor. Esta deve partir de um corao sincero e dirigir-se a Deus por meio de Cristo (Hb 13.15). A gratido uma caracterstica dos santos, que, levados pelo Esprito, reconhecem o agir de Deus em suas vidas em qualquer circunstncia (Sl 119.62). Os mpios no so assim, antes tm um corao cheio de vanglria e hipocrisia, fazendo com que eles se percam, cada vez mais, em seus prprios caminhos (Rm 1.21). II APRENDEMOS A RETER SOMENTE O QUE EDIFICA (VV. 8-9) A partir de nossa converso, devemos renovar os nossos pensamentos e prtica de vida. Precisamos entender e discernir aquilo que espiritual. Vejamos como podemos conseguir isso: 1. Construindo uma mente espiritual (mente de Cristo) - O Senhor nos tirou das trevas, perdoou os pecados e deu a vida eterna. Precisamos nos desfazer da velha natureza, filtrar tudo o que chega at ns e reter somente o que bom. Deus deixou sobre o nosso cuidado o domnio de nossos pensamentos, portanto cabe a cada um de ns administr-los, at que formemos em ns a mente de Cristo. 2. Praticando o bom exemplo - O verdadeiro discpulo aquele que pratica as obras do mestre, no apenas recebe, ouve e v, mas faz. Paulo se coloca como exemplo no por ser superior a algum, mas porque um verdadeiro discpulo de Cristo. Tiago tambm cita os profetas como modelos a serem copiados (Tg 5.10). A Tito, Paulo pede no somente que faa como ele, mas que seja exemplo para todos. Devemos buscar esta totalidade crist atravs da prtica do bom exemplo. O melhor aprendizado se d pela prtica, pela experincia. Se conseguirmos aplicar no dia a dia tudo o que verdadeiro, justo, puro, seremos cada vez mais aperfeioados. Contudo, o mau exemplo deve ser rejeitado (2Pe 3.17; Pv 22.24-25). III APRENDEMOS A SUPORTAR QUALQUER CIRCUNSTNCIA (vv. 10-13) Nem todos temos a capacidade de passar por certas experincias, porm se um cristo passa por determinada circunstncia, capaz de suport-la. Cada um tome sobre si a sua cruz (Lc 9.23). 1. Sempre satisfeito - O crente em Jesus uma pessoa que est sempre contente com o que tem. Se d por satisfeito e, com isso, se alegra no Senhor. Na dor ou na glria seja a sua satisfao conhecida por todos (1Tm 6.7-8).

Revista de Estudo Crescimento Bblico

25

A alegria, mostrada aqui, no aquela euforia que muitos acreditam que deva durar para sempre e que, passado algum tempo, por no conseguirem mant-la, se entristecem de tal forma que necessitam de apoio para se restabelecerem emocionalmente. At a nossa alegria deve ser moderada, pode haver momentos de euforia, ou mesmo de tristeza, mas estaremos sempre satisfeitos, e contentes, seja com o que temos ou com o que somos! Sempre caminhando para a plenitude de Cristo. 2. Porque o Senhor quem nos fortalece - O apstolo Paulo, por vezes admitia estar fraco, contudo nestas horas que se via fortalecido e capacitado no Senhor. A graa de Cristo comea a agir poderosamente em ns quando nos anulamos e permitimos que ela repouse sobre ns trazendo alegria e poder. Para que possamos suportar qualquer circunstncia adversa, ou mesmo levar a nossa cruz, devemos admitir que somos, por ns mesmos, fracos e incapazes (2Co 12.9-10). Paulo, em tudo, j estava instrudo pela experincia tanto na abundncia, quanto na escassez sempre via a resposta de Deus, a ponto de poder afirmar: Posso todas as coisas naquele que me fortalece (Fp 4.13). CONCLUSO Quanto melhor seria se aprendssemos tudo somente pelo ver ou ouvir. Mas Deus, na sua oniscincia e prescincia, sabe da necessidade que temos de viver certas circunstncias, a fim de adquirirmos experincia. Ao sermos experimentados, mostramos para ns mesmos as nossas fraquezas e percebemos o quanto somos frgeis, e ento, reconhecemos a nossa dependncia de Deus e da sua graa infinita. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardar os vossos coraes e os vossos sentimentos em Cristo Jesus (Fp 4.7). Para reflexo: Voc tem buscado aproximar-se mais de Deus? Voc tem se esforado em reter somente o que edifica? De onde vem a tua fora? Questionrio para avaliao e debate: 1. O que deve acompanhar as nossas splicas a Deus? 2. O que devemos imitar? (Fp 4.9) 3. O que que excede todo o nosso entendimento? (Fp 4.7)
Sei estar abatido e sei tambm ter abundncia; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instrudo, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundncia como a padecer necessidade (Filipenses 4.12).

PROGREDINDO ESPIRITUALMENTE
Versculo Chave
para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus (Colossenses 1.10)

Lio 06 - 06 de fevereiro de 2011


Objetivos da Lio
Ensinar que o cristo precisa andar dignamente diante do Senhor; Animar os crentes a perseverarem com pacincia a carreira proposta.

Culto Familiar
Segunda (Glatas 5.25) Andando no Esprito Tera (Efsios 4.1) Andando de acordo com a vocao Quarta (Colossenses 2.6) Andando em Cristo Jesus Quinta (1Joo 2.6) Andando como Jesus andou Sexta (3 Joo 4) Andando na verdade Sbado (Colossenses 1.9-23) Andando dignamente
SUGESTO DE HINOS - 064 - 063 - 118 (Harpa Crist)

Colossenses 1.9-23 9 - Por esta razo, ns tambm, desde o dia em que o ouvimos, no cessamos de orar por vs e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligncia espiritual; 10 - para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus;

Revista de Estudo Crescimento Bblico

27

11 - corroborados em toda a fortaleza, segundo a fora da sua glria, em toda a pacincia e longanimidade, com gozo, 12 - dando graas ao Pai, que nos fez idneos para participar da herana dos santos na luz. 13 - Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor, 14 - em quem temos a redeno pelo seu sangue, a saber, a remisso dos pecados; 15 - o qual imagem do Deus invisvel, o primognito de toda a criao; 16 - porque nele foram criadas todas as coisas que h nos cus e na terra, visveis e invisveis, sejam tronos, sejam dominaes, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. 17 - E ele antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. 18 - E ele a cabea do corpo da igreja; o princpio e o primognito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminncia, 19 - porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse 20 - e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que esto na terra como as que esto nos cus. 21 - A vs tambm, que noutro tempo reis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras ms, agora, contudo, vos reconciliou 22 - no corpo da sua carne, pela morte, para, perante ele, vos apresentar santos, e irrepreensveis, e inculpveis, 23 - se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na f e no vos moverdes da esperana do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que h debaixo do cu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.

INTRODUO

ma vez que o desenvolvimento da nossa salvao refere-se a um progresso espiritual, decidimos basear esta lio no motivo da orao de Paulo, que se encontra na Epstola aos Colossenses (1.9-12). Conforme Colossenses 1.7-9, Paulo ficou ciente de como as heresias, surgidas na igreja, feriam a magnificncia de Deus e interferiam na conduta dos cristos. Como isso os impediam de se desenvolverem em Cristo Paulo lhes pronunciou a orao, alistando a verdadeira forma de se progredir espiritualmente. I - ESTANDO CHEIOS Paulo sabia que o progresso espiritual dos colossenses dependia de alguns

Revista de Estudo Crescimento Bblico

28

requisitos importantes para o seu desenvolvimento, pois como surgira na igreja ensinamentos que atacavam a magnificncia de Deus, o esprito deles deveria estar cheio: 1. Do conhecimento da sua vontade Havia, na igreja de Colossos, ensinamento que Deus nunca ordenara e que, por causa desses, muitos j estavam em conformidade com o mundo. Ao ouvir sobre isto, Paulo orou para que esses fossem cheios do conhecimento da vontade de Deus, pois s assim estariam precavidos. Nem mesmo o rigor asctico pregado entre eles tinha valor algum contra a sensualidade (Cl 2.20-23 ARA), da a necessidade do conhecimento da vontade de Deus, que os libertaria da insensatez, alertando-os contra a prostituio (Ef 5.17; 1Ts 4.3). Mas conhecer a vontade de Deus no o suficiente, pois tambm devemos pratic-la; fazendo assim, alcanaremos suas promessas e viveremos para sempre (Hb 10.36; 1Jo 2.17). 2. Em toda a sabedoria - A instabilidade espiritual dos colossenses os levou a uma religiosidade cega, a ponto de se identificar tanto a hipocrisia dos legalistas quanto o fanatismo dos imaturos, agindo de forma homognea na igreja. Agora, como identificar o cristianismo autntico em meio a esse sincretismo religioso? A dificuldade de agir com moderao e julgar com imparcialidade a situao, tornou-se o principal dilema. A soluo era estarem cheios de sabedoria (v.9; Tg 3.17), que ajudava a discernir entre o certo e o errado. E, se algum de vs tem falta de sabedoria, pea-a a Deus, que a todos d liberalmente e no o lana em rosto; e ser-lhe- dada (Tg 1.5). 3. Em toda inteligncia espiritual - Mesmo havendo paridade entre sabedoria e inteligncia; existe certa distino entre elas (Ex 36.1; Pv 4.5): com a sabedoria se julga; j com a inteligncia se analisa separando a verdade da mentira. Uma outra distino entre elas, que ... o temor do Senhor a sabedoria, e apartar-se do mal a inteligncia (J 28.28). Por faltar-lhes inteligncia espiritual, os colossenses aplicavam a Palavra de forma errada, no distinguindo simbologia de doutrina (Cl 2.16,17). Se no desejas agir assim, enchei-vos de inteligncia espiritual, a qual tanto adquirida, como entendida por meio da Palavra de Deus (Sl 119.104). II - ANDANDO DIGNAMENTE DIANTE DO SENHOR (10) Se o nosso progresso espiritual depende de um andar digno diante do Senhor, saiba que esse andar refere-se conduta dos que foram chamados

Revista de Estudo Crescimento Bblico

29

para a salvao (Ef 4.1). E se estamos falando de conduta crist, esquea todos os demais recursos e ande conforme o evangelho de Cristo (Fp 1.27). 1. Agradando-lhe em tudo - O Evangelho que os colossenses deveriam pregar tinha sido substitudo pelo sincretismo religioso, da, por desviarem a f do seu verdadeiro foco, que Cristo, passaram a cultuar os anjos (Cl 2.18) e at a si (Cl 2.23 ARA). E como o nome de Deus no estava sendo louvado, obviamente, no O agradavam. Andar dignamente diante do Senhor aprovar tudo que lhe agradvel (v.10; Ef 5.8-10); mas se a nossa f no se encontra focalizada nEle, como alcanaremos tal proeza? Portanto, se cremos no evangelho que nos foi confiado, devemos preg-lo de forma autntica, ... no como para agradar aos homens, mas a Deus... (1Ts 2.4). 2. Frutificando em toda boa obra - Quando Paulo expressou o desejo de que os colossenses frutificassem em toda boa obra, sabia que esse fruto tanto se referia ao ato de levar almas para Cristo (Jo 4.36), quanto s virtudes espirituais (Gl 5.22,23). Porm, para produzirem bons frutos, eles deveriam se desligar de tudo que os distanciavam da verdade, para permanecerem ligados em Cristo (Jo 15.2-5). Assim como em Paulo, o desejo de produzir bons frutos deve estar eminente em nossos coraes, pois foi para isto que o Senhor nos nomeou (Jo 15.16). Ele no nos chamou para estarmos estagnados, assistindo a outros trabalharem, e sim, para progredirmos e, de tal forma, ajuntarmos frutos para a vida eterna. 3. Crescendo no conhecimento de Deus - No tpico I, falamos da vontade de Deus, porm nesse, ressaltaremos a sua natureza. claro que no h quem conhea Deus na sua essncia, o que no deve ser motivo de desnimo. Por no buscarem tal conhecimento, os colossenses tanto deificaram os anjos, como se esqueceram do perdo obtido no passado (2Pe 1.9), lembrado por Paulo mais adiante (Cl 2.13,14). Trocar a razo por artifcios extrabblicos abandonar a paz; pois ela nos multiplicada pelo conhecimento de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo (2Pe 1.2). Desprezar esse conhecimento vergonhoso e condenvel (1Co 15.34). III - CORROBORANDO EM TODA A FORTALEZA O nosso progresso espiritual adquirido pelo poder de Cristo em nossas vidas. Paulo orou para que os colossenses fossem corroborados em toda a fortaleza (v. 11). Esta uma referncia necessidade de estarmos constantemente evidenciando esse poder.

Revista de Estudo Crescimento Bblico

30

1. Segundo a fora da sua glria - Como os colossenses no permitiram que Deus assumisse o controle total de suas vidas, eles enfraqueceram tanto que a evidncia de Cristo j no estava mais presente. Pois eles agiam ... conforme a tradio dos homens, conforme os rudimentos do mundo e no segundo Cristo (Cl 2.8). A expresso fora da sua glria (v.11) uma referncia ao Esprito Santo operando no homem (Ef 3.16). Embora isso nos traga prazer nas coisas espirituais, logo se trava uma batalha em nosso interior (Rm 7.22,23). Mas se voc deseja oferecer o melhor de si a Deus, permita que ele o faa por intermdio do seu Esprito. Porque Deus quem efetua em vs tanto o querer como o realizar... (Fp 2.13 ARA). 2. Em toda a pacincia - Atravs de uma anlise histrica e geogrfica, vemos que os colossenses sofriam uma forte influncia do misticismo oriental. Como a cidade ficava na rota principal do comrcio, isso a transformou em um local turstico, onde cada pessoa que ali passava, deixava resduos de suas crenas. Obviamente, essa uma das principais estratgias das trevas. No se sentir atribulado com isso, estar longe de evidenciar progresso espiritual pela pacincia (Rm 5.3), pois ela que nos capacita a suportar as aflies desta batalha (Ef 6.12). 3. Em toda longanimidade - Toda religiosidade opressora associa progresso espiritual infelicidade; enquanto que a Bblia nos assegura que, na presena do Senhor, h abundncia de alegria (Sl 16.11). Porm, para exibir espiritualidade, os colossenses muito investiam na aparncia, por meio de atos penosos (Cl 2.20-23). Longanimidade um ato generoso, exercido com alegria e no com tristeza (v. 11). Ao inclu-la em sua intercesso, Paulo vai de encontro religiosidade hipcrita dos colossenses, visto que deveriam Servir ao Senhor com alegria... (Sl 100.2). CONCLUSO Aps discorrermos sobre a profundidade da orao de Paulo, na qual importantes instrues nos foram passadas; faamos uma anlise da situao em que nos encontramos pois, por falta de fidelidade a Deus, muitos tm comprometido o seu crescimento espiritual, trocando a Cristo por coisas insignificantes deste mundo. Portanto, permita que o Senhor venha a ser o seu verdadeiro foco da adorao e conduta pois, procedendo desta forma, alcanars maturidade espiritual. Agindo assim, evidenciaremos o poder de Cristo em nossas vidas, dando graas ao Pai, que nos fez idneos para participar da herana dos santos na luz (v. 12).

Revista de Estudo Crescimento Bblico Para reflexo: Voc tem impedido que ocupem o lugar de Deus em sua vida? O seu andar tem sido de forma digna diante do Senhor? Voc tem evidenciando constantemente poder de Cristo em sua vida? Questionrio para avaliao e debate: 1. Do que devemos ser cheios? 2. Que tipo de fruto devemos dar? (Cl 1.10) 3. No que devemos nos fortalecer? (Cl 1.11)

31

EETAD
Um Curso Teolgico - altura e sua disposio NVEL MDIO COM QUATRO ANOS DE DURAO.

Faa j a sua matrcula!

Fone: 3384-1013

- (Claudio)

BUSCANDO AS COISAS DO ALTO


Versculo Chave
Portanto, se j ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que so de cima, onde Cristo est assentado destra de Deus (Colossenses 3.1)

Lio 07 - 13 de fevereiro de 2011


Objetivos da Lio
Ensinar que aps a nossa ressurreio com Cristo, devemos buscar as coisas do alto; Mostrar que a velha natureza j no deve comandar o nosso viver dirio.

Culto Familiar
Segunda (Isaias 55.6) Buscando ao Senhor Tera (Jeremias 29.13) Buscando com o corao Quarta (Salmos 119.94) Buscando os mandamentos de Deus Quinta (Lucas 12.31) Buscando o reino de Deus Sexta (1 Pedro 3.11) Buscando a paz Sbado (Colossenses 3.1-16) Buscando as coisas do alto
SUGESTO DE HINOS - 001 - 131 - 200 (Harpa Crist)

Colossenses 3.1-16 1 - Portanto, se j ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que so de cima, onde Cristo est assentado destra de Deus. 2 - Pensai nas coisas que so de cima e no nas que so da terra; 3 - porque j estais mortos, e a vossa vida est escondida com Cristo em Deus.

Revista de Estudo Crescimento Bblico

33

4 - Quando Cristo, que a nossa vida, se manifestar, ento, tambm vs vos manifestareis com ele em glria. 5 - Mortificai, pois, os vossos membros que esto sobre a terra: a prostituio, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscncia e a avareza, que idolatria; 6 - pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobedincia; 7 - nas quais tambm, em outro tempo, andastes, quando viveis nelas. 8 - Mas, agora, despojai-vos tambm de tudo: da ira, da clera, da malcia, da maledicncia, das palavras torpes da vossa boca. 9 - No mintais uns aos outros, pois que j vos despistes do velho homem com os seus feitos 10 - e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; 11 - onde no h grego nem judeu, circunciso nem incircunciso, brbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo tudo em todos. 12 - Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericrdia, de benignidade, humildade, mansido, longanimidade, 13 - suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vs tambm. 14 - E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que o vnculo da perfeio. 15 - E a paz de Deus, para a qual tambm fostes chamados em um corpo, domine em vossos coraes; e sede agradecidos. 16 - A palavra de Cristo habite em vs abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cnticos espirituais; cantando ao Senhor com graa em vosso corao.

INTRODUO

desejo de todo crente o de se manifestar juntamente com Cristo na sua glria (v. 4). Para isso necessrio que esteja desenvolvendo a sua salvao a cada dia pois, mesmo estando mortos para o pecado e ressuscitados com Cristo (v 1,3), a velha natureza que ainda est em ns, pode se manifestar a qualquer momento, com todos os seus atos malficos. Se Deus no foi pego de surpresa com a queda do homem, providenciando o cordeiro antes da queda (Ap 13.8); muito menos diante da situao aqui apresentada. Ele nos providenciou uma vlvula de escape, que se resume nas seguintes palavras: buscai as coisas l do alto (Cl 3.1 ARA). I - DESPINDO-SE DO VELHO HOMEM (V 5-7)

Revista de Estudo Crescimento Bblico

34

Antes de aceitarmos a Cristo andvamos conforme o curso deste mundo (Ef 2.2), obviamente no devemos continuar vivendo assim, pois j estamos mortos para ele. Por esta razo, Paulo apresenta algumas caractersticas da natureza humana que devem ser mortificadas (Cl 3.5,6). 1. Os impulsos sexuais - Ao criar o homem, Deus o dotou de capacidade reprodutiva (Gn 1.27,28 ARA), mas, aps a sua queda, a sua natureza ficou corrompida, trazendo-lhe srios problemas no decorrer da sua histria (Gn 6.1-7; Rm 1.26, 27). Quando Paulo faz meno prostituio, impureza, paixo lasciva e desejo maligno, se refere a pecados com caractersticas prprias, que se derivaram da natureza do velho homem. Da a razo de se mortificar tais procedncias (v.5). 2. A avareza - Muitos vo igreja, levam convidados para ouvirem a Palavra, porm no conseguem pratic-la por causa da avareza. Isso nos mostra que o apegar-se a ela, preencher todo espao pertencente a Deus. Por esta razo, Paulo a caracteriza como idolatria (v. 5). A Bblia nos garante que ... a vida de um homem no consiste na abundncia dos bens que ele possui (Lc 12.15 ARA). Os que se apegam avareza, alm de no confiarem na supremacia de Cristo, tambm se afadigam, por no se contentarem com o que tem (Hb 13.5). 3. A desobedincia (v 6) - A desobedincia a razo da degenerao, daquele que foi feito segundo a imagem e semelhana de Deus. Paulo define os que andam no pecado. como filhos da desobedincia, e declara que sobre eles h de vir a ira de Deus (v.6,7). Desobedecer Palavra, em busca das coisas terrenas, subordinar-se ao inimigo de Deus (Ef 2.2). Portanto se ... toda transgresso e desobedincia recebeu a justa retribuio, como escaparemos ns, se no atentarmos para uma to grande salvao...? (Hb 2.2,3). II - DESPINDO-SE DOS ATOS DO VELHO HOMEM No primeiro tpico, nos referimos natureza do homem cado (Rm 3.10,23), no entanto despir-se da natureza no o suficiente, pois temos que despojar de tudo (v. 8). Ento vejamos a necessidade de nos despirmos dos feitos do velho homem (v. 9): 1. Os malefcios da emoo - A emoo um estado afetivo, que nos trouxe caractersticas do altssimo, alegria e bem-estar. Com a queda do homem, surgiram as reaes pecaminosas, geradas da ira e da clera (v.8a). A ira, em si mesma, no pecaminosa e deve ser direcionada ao pecado e nunca ao pecador; assim como fez Moiss (Ex 32.19,20) e Cristo (Mc

Revista de Estudo Crescimento Bblico

35

11.15-18 ARA). Contudo, mesmo tendo a liberdade de senti-la, devemos despojar-nos dela o mais rpido possvel para no aliment-la (Ef 4.26). 2. Os malefcios da coragem - A coragem o que impulsiona os homens a atos de bravura e ousadia (At 4.29). Mas como se sabe, tanto usada para o bem, quanto para o mal, como o caso da malcia e maledicncia, pecados extrados da coragem pelo velho homem. Quando os inimigos de Cristo procuravam mat-lo, o medo os impedia (Mc 12.12). Quando a coragem no est em harmonia com as coisas do alto, logo se inicia a desordem; para evitar isto, despojemo-nos desses malefcios. 3. Os malefcios da fala - Mas, agora, despojai-vos tambm de tudo: ...das palavras torpes da vossa boca. No mintais uns aos outros... (v.8,9). H dois malefcios da fala aqui: palavras torpes e mentira. Sendo o corao pecaminoso, se a fala o externar, isso contaminar o corpo inteiro, pois ela tanto destri, como inflamada pelo inferno (Mt 15.18,19; Tg 3.6). Se buscarmos as coisas do alto, nossas palavras abenoaro aos que as ouvem (Ef 4.29), pois as palavras malficas, que acompanham o velho homem, no s o contaminam, como tambm o impedem de entrar na glria (Ap 22.15). III - VESTINDO-SE DO NOVO HOMEM As vestes de salvao alegram a alma (Is 61.10) por isso, ao nos eleger para uma nova vida em Cristo, Deus nos concedeu as vestes de eleitos. Porm, para usufruirmos delas, temos que aceitar Sua influncia. 1. As atitudes para com Deus - Por tirarem Cristo do seu lugar de honra, os colossenses passaram a viver em conformidade com o mundo. Devido a esta infidelidade, Paulo lhes advertiu: Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados... (v 12). Para dignificarem o ofcio em que foram chamados, os sacerdotes deveriam vestir-se de vestes santas (x 28.4). Da mesma forma, assim devem proceder os eleitos de Deus, para que sejam irrepreensveis em santidade (1Ts 3.13), pois se buscando as coisas do alto, entramos na presena de Deus, ento devemos vestir-nos a rigor (1Pe 1.16). 2. As atitudes para consigo - O sistema religioso entre os colossenses era mais egocntrico que Cristocntrico. Para sanar esse problema, encontramos trs virtudes no versculo 12: Humildade para revestir o ego; Mansido e Longanimidade para revestir o temperamento. Por se considerar superior aos demais, o egocntrico precisa esquecer o

Revista de Estudo Crescimento Bblico

36

seu ego, para pensar nas coisas do alto. Se assim tambm fizermos, reconheceremos nossas limitaes, considerando os outros superiores a ns mesmos; e isso, com toda mansido e longanimidade (Fp 2.3; Ef 4.1-2). 3. As atitudes para com o prximo - Associar espiritualidade a cumprimento de regras dar um grande passo acepo de pessoas. Cristo ps um judeu prova (Lc 10.25-37), sabendo que os tais no se comunicavam com os samaritanos (Jo 4.9). Nossas atitudes para com o prximo dependem de mais trs vestimentas: Misericrdia, Benignidade e Amor (v. 12,14 ARA). Misericrdia, por triunfar sobre o juzo (Tg 2.13); Benignidade, por estar sobre os que buscam a Deus (Sl 86.5) e Amor, por ser o vnculo da perfeio (Cl 3.14). CONCLUSO Como j dissemos, Deus no foi pego de surpresa com a situao do homem aps aceitar a Cristo. Porm o homem, se no atentar para as orientaes contidas na Palavra de Deus, ser pego de surpresa pois, quando menos esperar, estar cometendo os mesmos atos que cometia antes de aceitar a Cristo. Se o teu desejo o de se manifestar juntamente com Cristo na sua glria, ento desenvolva a tua salvao a cada dia, observando os meios que Deus te concedeu para tomar posse das coisas do alto. Para reflexo: Voc tem buscado para sua vida as coisas do alto? Voc tem procurado despir-se da velha natureza humana? E concernente ao novo homem, voc tem procurado vestir-se dele? Questionrio para avaliao e debate: 1. O que devemos mortificar? (Cl 3.5) 2. Do que devemos nos despojar? (Cl 3.8) 3. Do que devemos nos revestir? (Cl 3.12)

BUSCAI... PENSAI... TODA NOSSA AMBIO ALM DA MORTE SERIA DESCOBRIR E EXPLORAR AS RIQUEZAS NAS REGIES CELESTIAIS. DEVE SER A NOSSA ASPIRAO AGORA. (Bblia Shedd).

BUSCANDO A PERFEIO
Versculo Chave
E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que o vnculo da perfeio (Colossenses 3.14)

Lio 08 - 20 de fevereiro de 2011


Objetivos da Lio
Mostrar que os dons e as obras ficam sem sentido, sem a presena do amor; Mostrar as caractersticas do amor verdadeiro.

Culto Familiar
Segunda (Salmos 78.34) procurando a Deus Tera (Provrbios 8.17) Procurando a sabedoria Quarta (Romanos 2.7) Procurando a vida eterna Quinta (1 Corntios 12.31) Procurando os melhores dons Sexta (2 Timteo 2.15) Procurando a aprovao Sbado (1 Corntios 13.1-13) Procurando a perfeio
SUGESTO DE HINOS - 003 - 090 - 178 (Harpa Crist)

1Corntios 13.1-13 1 - Ainda que eu falasse as lnguas dos homens e dos anjos e no tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 2 - E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistrios e toda a cincia, e ainda que tivesse toda a f, de maneira tal que transportasse os montes, e no tivesse caridade, nada seria.

Revista de Estudo Crescimento Bblico

38

3 - E ainda que distribusse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e no tivesse caridade, nada disso me aproveitaria. 4 - A caridade sofredora, benigna; a caridade no invejosa; a caridade no trata com leviandade, no se ensoberbece, 5 - no se porta com indecncia, no busca os seus interesses, no se irrita, no suspeita mal; 6 - no folga com a injustia, mas folga com a verdade; 7 - tudo sofre, tudo cr, tudo espera, tudo suporta. 8 - A caridade nunca falha; mas, havendo profecias, sero aniquiladas; havendo lnguas, cessaro; havendo cincia, desaparecer; 9 - porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos. 10 - Mas, quando vier o que perfeito, ento, o que o em parte ser aniquilado. 11 - Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 12 - Porque, agora, vemos por espelho em enigma; mas, ento, veremos face a face; agora, conheo em parte, mas, ento, conhecerei como tambm sou conhecido. 13 - Agora, pois, permanecem a f, a esperana e a caridade, estas trs; mas a maior destas a caridade.

INTRODUO

amor, abordado neste texto, tem um significado todo peculiar. Vai alm da prtica de boas obras j que, segundo o apstolo, at mesmo distribuir todos os bens para sustento dos pobres no representa nada, se no for uma ao movida pela fora emanada de Deus. Com esta lio, pretendemos mostrar o verdadeiro sentido do amor, suas caractersticas e sua durabilidade: I LEGITIMANDO AS PRTICAS CRISTS PELO AMOR (V 1-3) O v 1, inicia dizendo: Ainda que. Isso indica uma possibilidade, ou seja, eu poderia, mas seja l o que for que eu pudesse realizar, no sendo esta faanha motivada pelo amor, ficaria totalmente sem proveito. O amor originado em Deus, porque Ele amor (1Jo 4.8), a prpria essncia divina agindo em ns e passa a ser a autenticao das obras perfeitas. Se desejamos desenvolver a nossa salvao, precisamos do amor de Deus operando em

Revista de Estudo Crescimento Bblico ns, para alcanar a perfeio.

39

1. Para que os dons tenham sentido Os dons foram distribudos aos cristos, com a finalidade de edificar a Igreja. dado a cada um, e no somente a um, segundo a vontade do Esprito Santo e no segundo a vontade do crente (1Co 12.11). Infelizmente muitos crentes tm os dons como um fim. Esquecem-se do amor que o dom excelente (1Co 12.31). O texto em apreo nos adverte que o uso dos dons, sem a presena do amor, como o som de um gongo ou como o barulho de um sino que no quer dizer nada e no nada. 2. Para que a generosidade traga benefcios Algumas atitudes que so chamadas de caridade, trazem mais malefcios do que benefcios, isto porque so feitas de acordo com o corao humano no transformado. O corao do homem mais enganoso do que todas as coisas (Jr 17.9), no sai nada que presta do seu interior, se primeiro no for preenchido pelo amor de Deus (Mc 7.21-23). Alguns querem que a trombeta toque cada vez que fizer um bem, outros querem mil agradecimentos sempre que der ajuda a algum. Esta falsa caridade que o mundo proclama ilusria. Distribuir todos os bens para sustento dos pobres, se no for pela fora do amor (gape), no adianta nada. 3. Para que os sacrifcios tenham valor Se morrer pelos outros ou por alguma causa que consideramos justa e boa, desse direito entrada no cu, ento os terroristas estariam encabeando a lista dos inscritos no livro da vida. No entanto, sabemos que esto fazendo sacrifcio de tolo. Os sacrifcios que alguns crentes fazem esto nesta categoria: Jejuar, dar assistncia a todos os cultos, dizimar etc, porm sem o amor, no tem proveito algum. At mesmo entregar o corpo para ser queimado, sem amor, no tem valor algum. II VIVENCIANDO AS CARACTERSTICAS DO AMOR (V 4-8a) Tudo que o mundo concebe como sendo amor est longe da realidade. Os nossos dicionrios trazem conceitos que passam longe da verdade do que seja o amor gape. De acordo com o texto, podemos ver suas verdadeiras caractersticas: 1. O que o amor O cristo que vive o amor de Deus consegue enfrentar os sofrimentos sem reclamar e ainda glorifica a Deus no momento da dor (Ef. 5.20). Sua presena no meio das pessoas sempre faz bem (Rm 12.9; 13.10). Sabe respeitar os limites e os direitos dos outros e vela pela

Revista de Estudo Crescimento Bblico necessidade do seu prximo (Rm 12.13,14).

40

2. O que o amor no No indecente e nem imoral. No interesseiro e nem se irrita facilmente, por qualquer motivo. No exageradamente desconfiado e no guarda rancor. No se alegra quando algum faz uma coisa errada (Rm 1.32). Exclui a inveja (Gl 5.26; Tg 4.2) e o esprito leviano. No soberbo (Tg 4.6,10). 3. O que o amor faz Alegra-se quando algum faz o que certo; nunca desiste dos seus objetivos, porque so corretos e de acordo com a vontade de Deus. Suporta tudo com muita f, esperana e pacincia. III FIRMANDO-SE NA DURABILIDADE DO AMOR (V 9b-13) Para continuar a jornada ao cu e alcanar a perfeio, precisamos procurar aquilo que perfeito. O amor eterno e maior que tudo. Foi por amor que Deus nos salvou (Jo 3.16); por amor Jesus morreu por ns (Jo 15.12,13); Somente pelo amor poderemos fazer a vontade de Deus e do nosso semelhante. 1. Desprendendo-se daquilo que transitrio A caridade nunca falha. Em outras palavras, o amor eterno e contrasta com as profecias que sero aniquiladas; com as lnguas que cessaro; com a cincia que desaparecer. Todas estas coisas, que tanto nos alucinam e nos prendem, so passageiras; servem apenas momentaneamente, como subsdios para o nosso desenvolvimento espiritual, rumo perfeio. Todos os nossos dons de conhecimento e as nossas mensagens espirituais so imperfeitos. 2. Deixando a imaturidade No momento, o nosso conhecimento em parte, e o que falamos da parte de Deus apenas um pontinho no Seu oceano. Todas as nossas palavras, emoes e pensamentos so prprios de uma criana espiritual; portanto, precisamos crescer e chegar a ser um adulto espiritual, isso maturidade (Ef. 4.15). 3. Buscando o que permanente O cristianismo repleto de coisas boas, so as boas novas de Deus: evangelizao, discipulado, ceias, ofertrios etc, porm tais prticas encerraro quando estivermos na presena eterna de Deus. No haver mais necessidade de orarmos, jejuarmos etc. Teremos no futuro um conhecimento perfeito de todas as coisas. No entanto, de todo o nosso investimento, o maior rendimento teremos naquilo que fizermos pela fora do amor, pois , de todas as coisas, o mais importante e permanente.

Revista de Estudo Crescimento Bblico CONCLUSO

41

O amor dura para sempre. Devemos buscar o amor de Deus e exercitlo em nossas vidas para que as nossas prticas tenham sentido. Tudo que fizermos sem amor, ainda que tenha dado o meu corpo para ser queimado, ser deixado no esquecimento, no ter proveito algum. Deixemos as coisas de menino e faamos o nosso investimento naquilo que permanente, o amor. Para reflexo: Voc tem cultivado o amor de Deus em sua vida? Voc paciente e suporta tudo? Voc achava, antes de estudar esta lio, que os dons so o principal alvo do crente? Questionrio para avaliao e debate: 1. O que deve permear os dons, as boas obras e os sacrifcios do cristo? 2. O que o amor e o que no ? 3. Quais as trs coisas que vo desaparecer? (1Co 13.8)

CRISTIANISMO INSTANTNEO
Com cristianismo instantneo me refiro ao tipo de cristianismo que se encontra em quase toda parte nos crculos evanglicos, nascido da noo de que podemos desincumbirnos da nossa total obrigao para com as nossas almas por um s ato de f, ou no mximo dois, ficando da por diante aliviados de toda a ansiedade quanto nossa condio espiritual. Somos santos por vocao, nossos mestres continuam a falar-nos e nos permitido inferir disto que no h motivo para procurarmos ser santos pelo carter. Assim o cristianismo instantneo dispensa o passado, garante o futuro e d ao cristo liberdade para seguir as mais refinadas luxrias da carne com plena boa consciencia e com um mnimo de restrio. O cristianismo instantneo uma ortodoxia do sculo presente. Fico a indagar se o homem que escreveu Filipenses 3.7-16 o reconheceria como a f pela qual ele finalmente morreu. Temo que no.
- Esse Cristo Incrvel - A.W.Tozer -

CONSERVANDO FIRME A CONFIANA


Versculo Chave
Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princpio da nossa confiana at ao fim (Hebreus 3.14)

Lio 09 - 27 de fevereiro de 2011


Objetivos da Lio
Mostrar que a nossa confiana est baseada na morte vicria de Cristo; Lembrar que nunca devemos ter um corao incrdulo, para no perder a esperana.

Culto Familiar
Segunda (Colossenses 4.12) Conservando a perfeio Tera (Provrbios 2.8) Conservando o caminho do juzo Quarta (1 Tessalonicenses 5.23) Conservando a integridade Quinta (Hebreus 4.14) Conservando a f Sexta (Apocalipse 3.11) Conservando o que tens Sbado (Hebreus 3.1-19) Conservando a confiana
SUGESTO DE HINOS - 084 - 181 - 185 (Harpa Crist)

Hebreus 3.1-19 1 - Pelo que, irmos santos, participantes da vocao celestial, considerai a Jesus Cristo, apstolo e sumo sacerdote da nossa confisso, 2 - sendo fiel ao que o constituiu, como tambm o foi Moiss em toda a sua casa. 3 - Porque ele tido por digno de tanto maior glria do que Moiss, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.

Revista de Estudo Crescimento Bblico

43

4 - Porque toda casa edificada por algum, mas o que edificou todas as coisas Deus. 5 - E, na verdade, Moiss foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; 6 - mas Cristo, como Filho, sobre a sua prpria casa; a qual casa somos ns, se to-somente conservarmos firme a confiana e a glria da esperana at ao fim. 7 - Portanto, como diz o Esprito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz, 8 - no endureais o vosso corao, como na provocao, no dia da tentao no deserto, 9 - onde vossos pais me tentaram, me provaram e viram, por quarenta anos, as minhas obras. 10 - Por isso, me indignei contra esta gerao e disse: Estes sempre erram em seu corao e no conheceram os meus caminhos. 11 - Assim, jurei na minha ira que no entraro no meu repouso. 12 - Vede, irmos, que nunca haja em qualquer de vs um corao mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. 13 - Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vs se endurea pelo engano do pecado. 14 - Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princpio da nossa confiana at ao fim. 15 - Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, no endureais o vosso corao, como na provocao. 16 - Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas no todos os que saram do Egito por meio de Moiss. 17 - Mas com quem se indignou por quarenta anos? No foi, porventura, com os que pecaram, cujos corpos caram no deserto? 18 - E a quem jurou que no entrariam no seu repouso, seno aos que foram desobedientes? 19 - E vemos que no puderam entrar por causa da sua incredulidade.

INTRODUO

autor da epstola aos Hebreus, buscando admoestar os crentes da igreja crist nascente a serem fiis a Cristo e a consider-lo como Sumo Sacerdote da nossa confisso e a conservarem firme a confiana, lembra aos seus leitores que algumas pessoas do povo escolhido, que viveram experincias no deserto, no puderam entrar na terra prometida por causa da incredulidade (Hb 3.19). Na lio de hoje, temos ensinos importantes que devemos observar: I CRISTO FOI FIEL SUA MISSO

Revista de Estudo Crescimento Bblico

44

Jesus veio a este mundo com uma misso: salvar o pecador (1Tm 1.15) e interceder por ele diante de Deus, como Sacerdote fiel (Jo 17.9). Graas sua fidelidade, fomos alcanados por sua obra redentora no calvrio. 1. Cristo fiel Sacerdote. O escritor aos Hebreus admoesta os cristos a que considerem Jesus como fiel sacerdote de nossa confisso (v. 1), sempre pronto a interceder por ns (Hb 10.21), se to somente conservarmos nele uma firme confiana. Ele apresentado, tambm, como algum digno de tanto maior glria do que Moiss (Hb 3.3). 2. Cristo nos constituiu casa espiritual. Por sua fidelidade, Jesus nos salvou e nos tornou casa espiritual (Hb 3.6). A palavra casa apresentada como uma metfora no tocante ao povo de Deus, a Igreja, que somos ns e, apesar de todas as nossas imperfeies, por meio da graa, nos constituiu habitao do seu Santo Esprito (1Co 6.19,20). A condio para que sejamos casa do senhor que to somente conservemos firme a confiana e a glria da esperana, at o fim. II CRISTO FOI FIEL EM NOS AVISAR Por intermdio de sua palavra, Jesus nos traz um solene aviso sobre o que aconteceu com o povo de Israel no deserto (Sl 95.7-8), que provocou a Deus ali e l mesmo recebeu a punio que os fez perecer. 1. Ele nos avisa por meio do Esprito Santo - O Esprito Santo o outro Consolador que veio para nos guiar em toda a verdade (Jo 16.13). Por ele, o Senhor nos avisou sobre a necessidade de nos mantermos fiis, de corao aberto para sua operao em ns (v. 7). Devemos estar atentos a esta voz, que significativa e oportuna para ns em nosso tempo, pois h crentes insensveis, em todos os sentidos, com suas conscincias cauterizadas (1Tm 4.2). 2. Ele nos mostra o exemplo de Israel Ao salmista, o Senhor mostrou como Israel provocou a Deus (Sl 78). O escritor aos Hebreus confirma o pssimo exemplo de Israel ao nos exortar sobre a fidelidade de Cristo, para que jamais faamos como fez, tentando ao Senhor em sua obstinada desobedincia, deixando de conservar a firme confiana (1Co 10.1-12; Hb 3.17-19). III CRISTO FOI FIEL EM NOS ADVERTIR CONTRA A INCREDULIDADE Vejamos agora os dois efeitos da incredulidade nestes versculos: 1) Engana (v.13); 2) Endurece (v. 15). A incredulidade o mais nefando de todos os pecados, porque nos fecha a porta para o poder divino, em contrapartida, a

Revista de Estudo Crescimento Bblico f abre a porta para que o Esprito Santo trabalhe em ns.

45

1. O engano do pecado o pecado cega, amarra e destri, o cncer da alma. Ao nos exortar sobre ele, o propsito do Senhor nos livrar de sua triste consequncia em nossa vida espiritual, por isso os vrs 12-14, nos trazem trs exortaes: 1) Tenham cuidado; 2) Exortem uns aos outros; 3) Guardem firme, at o fim, a confiana. 2. O endurecimento do corao - Israel citado aqui como exemplo negativo daqueles que endurecem o corao para Deus (Hb 3.8). Aps presenciar as maravilhosas obras do Senhor em seu favor no deserto, a comear pela passagem pelo mar vermelho, rebelou-se contra o Senhor, endureceu o seu corao. O endurecimento do corao um obstculo para o recebimento da bno de Deus. O prprio Jesus lanou sobre os discpulos a sua dureza de corao e incredulidade, por no haverem crido nos que o tinham visto j ressuscitado (Mc 16.14). CONCLUSO Assim como os israelitas se tornaram presa da descrena, ns cristos devemos ter cuidado para no cair na mesma armadilha. Ela leva a pessoa a se apostatar da f, a afastar-se do Deus vivo e a se desviar da verdade, por isso enquanto conservarmos a nossa firme confiana em cristo e exercermos a nossa f, temos certeza de que a nossa participao nunca nos ser tirada. Para reflexo: Voc tem confiado em Jesus Cristo como seu grande Sacerdote? Voc tem procurado evitar atitudes de incredulidade em sua vida? Voc j est liberto completamente do engano do pecado? Questionrio para avaliao e debate: 1. Qual o aviso do Esprito Santo neste texto? (Hb 3.7,8) 2. Qual foi a razo da queda de muitos israelitas no deserto? (Hb 3.17-19) 3. Deus se indignou com uma gerao que errava como? (Hb 3.10)

... mas Cristo, como Filho, sobre a sua prpria casa; a qual casa somos ns, se to-somente conservarmos firme a confiana e a glria da esperana at ao fim (Hb 3.6)

CHEGANDO A DEUS COM CORAGEM


Versculo Chave
Cheguemos, pois, com confiana ao trono da graa, para que possamos alcanar misericrdia e achar graa, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno (Hebreus 4.16)

Lio 10 - 06 de maro de 2011


Objetivos da Lio
Destacar que podemos e devemos entrar no santo dos santos; Mostrar que este privilgio vem-nos pelo sangue de Cristo.

Culto Familiar
Segunda (Mateus 11.28-30) Chegando ao descanso Tera (Joo 7.37) Chegando fonte de guas vivas Quarta (Hebreus 4.16) Chegando ao trono da graa Quinta (Efsios 4.13) Chegando unidade da f Sexta (Tiago 4.8) Chegando a Deus Sbado (Hebreus 10.19-39) Chegando ao santurio de Deus
SUGESTO DE HINOS - 005 - 033 - 058 (Harpa Crist)

Hebreus 10.19-31 19 - Tendo, pois, irmos, ousadia para entrar no Santurio, pelo sangue de Jesus, 20 - pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo vu, isto , pela sua carne, 21 - e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,

Revista de Estudo Crescimento Bblico

47

22 - cheguemo-nos com verdadeiro corao, em inteira certeza de f; tendo o corao purificado da m conscincia e o corpo lavado com gua limpa, 23 - retenhamos firmes a confisso da nossa esperana, porque fiel o que prometeu. 24 - E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos caridade e s boas obras, 25 - no deixando a nossa congregao, como costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia. 26 - Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, j no resta mais sacrifcio pelos pecados, 27 - mas uma certa expectao horrvel de juzo e ardor de fogo, que h de devorar os adversrios. 28 - Quebrantando algum a lei de Moiss, morre sem misericrdia, s pela palavra de duas ou trs testemunhas. 29 - De quanto maior castigo cuidais vs ser julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Esprito da graa? 30 - Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha a vingana, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgar o seu povo. 31 - Horrenda coisa cair nas mos do Deus vivo.

INTRODUO

cristo precisa manter plena comunho com o Senhor. Para isso, Deus, em Cristo, provisionou os meios legais para que entremos em Sua santa presena e desfrutemos dos privilgios de uma vida vitoriosa. O pecado voluntrio no deve mais fazer parte das nossas prticas dirias pois, desta forma, estaramos desprezando o sacrifcio de Jesus na Cruz. Por outro lado, se pecarmos sem inteno, teremos um grande Sacerdote sobre a casa de Deus. Cheguemo-nos, portanto, com ousadia, ao trono da graa: I PARA GOZAR DOS PRIVILGIOS DA VIDA CRIST (V 19-21) Temos, neste texto, o que podemos chamar de contraste com o acesso limitado a Deus que os israelitas tinham. O Tabernculo foi construdo para ser o lugar de adorao e servio ao Senhor. Depois do trio exterior, havia o primeiro lugar chamado santurio e o segundo chamado santo dos santos (Hb 9.1-3), onde se manifestava a glria de Deus. No entanto, era lugar restrito entrada do sumo sacerdote,

Revista de Estudo Crescimento Bblico

48

anualmente (Hb 9.6-8). Com a morte vicria de Cristo, esta histria mudou completamente, porque: 1. Temos ousadia para entrar no Santurio Enquanto o israelita s tinha acesso ao trio onde era sacrificado o cordeiro, os cristos tm acesso, direto e sem rodeios, por meio de Jesus Cristo (Rm 4.25), ao lugar santssimo. um privilgio inefvel que o cristo no pode recusar. S existe um lugar onde o crente deve estar: na presena santa de Deus. 2. Temos um novo caminho que Ele nos consagrou Cristo, com a sua morte, nos abriu um novo caminho: novo, porque inaugurou um novo pacto, encerrando o antigo e vivo, porque no depende mais de sacrifcios, mas da vida do Cristo ressurreto (Hb 9.13,14). O vu estava posto na entrada do santssimo lugar e foi descortinado pela morte de Cristo. Pelo vu, isto , pela sua carne, quando Jesus expirou na cruz, consumando sua obra redentora, o vu do templo se rasgou de alto a baixo (Mt 27.51), abrindo um novo e vivo caminho como nica possibilidade para entrarmos na presena de Deus (Hb 9.12). 3. Temos um grande sacerdote sobre a Casa de Deus A casa de Deus a Igreja (Hb 3.6), e o Sumo Sacerdote, Jesus Cristo, est constantemente intercedendo por ela diante do Pai. O texto a seguir dispensa maiores comentrios: Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos cus, retenhamos firmemente a nossa confisso. Porque no temos um sumo sacerdote que no possa compadecer-se das nossas fraquezas; porm um que, como ns, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, confiantemente ao trono da graa, para que possamos alcanar misericrdia e achar graa, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno (Hb 4.14-16). II PARA CUMPRIR AS RESPONSABILIDADES DA VIDA CRIST (V 22-25) A f em Jesus Cristo que nos faz aproximar de Deus, visto que a f e comunho com Ele so inseparveis. Quando nos chegamos ao Senhor, encontramos tudo o que precisamos: misericrdia, graa, salvao, santificao, etc. o que subentende que a falta desta comunho implica em falta de f e, consequentemente, em perdio. Todavia, aproximar-se do Senhor acarreta em responsabilidades a serem cumpridas pelo cristo: 1. Cheguemo-nos com corao sincero O corao, por ser o centro das emoes, deve ser aquele que controla a nossa comunho com o Senhor. Chegar-se a Deus exige um corao singelo (At 2.46), isento de falsidade.

Revista de Estudo Crescimento Bblico

49

Precisamos de um corao limpo (Mt 5.8), purificado (Tg 4.8). O modo como muitos cristos tm procurado entrar na presena de Deus simplesmente perigoso. Desafi-Lo pode ser fatal, pois a leviandade que transforma o culto em anarquia pode gerar morte espiritual. 2. Consideremo-nos uns aos outros No podemos transformar nossas reunies em momentos de particular prazer. Devemos lembrar que o objetivo edificar uns aos outros. Nada faais por contenda ou por vanglria, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. No atente cada um para o que propriamente seu, mas cada qual tambm para o que dos outros. De sorte que haja em vs o mesmo sentimento que houve tambm em Cristo Jesus (Fp 2.3-5). Devemos nos estimular mutuamente prtica das boas obras (Hb 13.1-3). 3. No deixemos de congregar Busca seu prprio desejo aquele que se separa... (Pv 18.1a). No existe a possibilidade dos membros de um corpo se separarem e o corpo continuar vivo. Portanto, impossvel que a Igreja viva separada ou dividida. Tentar ser crente sozinho ser individualista e reservar uma parte do cu s para si. Isso impossvel. O texto na linguagem de hoje claro: No abandonemos, como alguns esto fazendo, o costume de assistir s nossas reunies (v. 25). III PARA OBSERVAR OS CUIDADOS COM A VIDA CRIST (V 26-31) A parte restante do texto que estamos estudando bastante severa na advertncia que faz ao cristo que deseja chegar-se a Deus com coragem. 1. No pecar voluntariamente O pecado habitual uma afronta a Deus, pois j conhecemos a verdade. Se continuarmos a pecar de propsito, depois de conhecermos a verdade, j no h mais sacrifcio que possa tirar os nossos pecados. Pelo contrrio, resta apenas o medo do que acontecer: Certa expectao horrvel de juzo (v. 27; Pv 28.13; 29.1). 2. No profanar o sangue do testamento - Isso significa pisar Jesus Cristo, tratando-o com desprezo total, considerando o sangue como sacrifcio vil. irritar o Esprito Santo, que comunica salvao aos nossos coraes. Ningum seja fornicador ou profano como Esa... no achou lugar de arrependimento, ainda que, com lgrimas, o buscou (Hb 12.16,17). Quem quebranta a Lei de Moiss pode achar refgio em Jesus Cristo, mas quem peca voluntariamente, pisa o Filho de Deus, profana o sangue do testamento e ofende o Esprito da graa.

Revista de Estudo Crescimento Bblico

50

3. No cair nas mos do Deus vivo - Horrenda coisa cair nas mos do Deus vivo. Este versculo aponta para o crente e no para o descrente. No fala necessariamente de condenao, mas de disciplina. Causa muito sofrimento e dor ter que passar pelo crivo de Deus, pois todas as coisas esto nuas e patentes aos seus olhos (Hb 4.13). O Senhor julgar o seu povo (v. 30). Que coisa terrvel cair nas mos do Deus vivo! CONCLUSO Vimos que uma necessidade, o cristo entrar no santssimo lugar e permanecer em comunho com Deus. Todavia, perigoso para o leviano que pretende viver pecando, confiando que a Sua graa motivo para pecar mais e mais. Entremos com ousadia no santurio de Deus para gozar da sua inefvel presena. Para reflexo: Voc acredita que a sua vida est no santo dos santos? O pecado habitual e vicioso j coisa do passado para voc? Voc tem confiado no grande sacerdote Jesus Cristo? Questionrio para avaliao e debate: 1. Temos ousadia para entrar aonde? 2. Como devemos nos achegar a Deus? (Hb 10.22) 3. Por que devemos nos congregar? (Hb 10.25)

No prximo trimestre abordaremos o Tema: UM RELACIONAMENTO MORAL E ESPIRITUAL COM DEUS. Meditaremos em assunto importantes no Livro de Jeremias para o nosso enlevo espiritual.

CRESCENDO CONTINUAMENTE
Versculo Chave
desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, no falsificado, para que, por ele, vades crescendo (1Pedro 2.2)

Lio 11 - 13 de maro de 2011


Objetivos da Lio
Ensinar que o crescimento cristo, em graa, deve ser contnuo; Mostrar que este crescimento quase sempre se d por meio de sofrimento.

Culto Familiar
Segunda (Colossenses 2.7) Crescendo em aes de graas Tera (2 Pedro 3.18) Crescendo na graa Quarta (1 Corntios 3.6) Crescendo pela graa de Deus Quinta (Colossenses 2.19) Crescendo no corpo de Cristo Sexta (1 Pedro 2.2) Crescendo para a salvao Sbado (1 Pedro 2.1-20) Crescendo continuamente
SUGESTO DE HINOS - 151 - 175 - 205 (Harpa Crist)

1Pedro 2.1-20 1 - Deixando, pois, toda malcia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmuraes, 2 - desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, no falsificado, para que, por ele, vades crescendo, 3 - se que j provastes que o Senhor benigno. 4 - E, chegando-vos para ele, a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos

Revista de Estudo Crescimento Bblico

52

homens, mas para com Deus eleita e preciosa, 5 - vs tambm, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdcio santo, para oferecerdes sacrifcios espirituais, agradveis a Deus, por Jesus Cristo. 6 - Pelo que tambm na Escritura se contm: Eis que ponho em Sio a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer no ser confundido. 7 - E assim para vs, os que credes, preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina; 8 - e uma pedra de tropeo e rocha de escndalo, para aqueles que tropeam na palavra, sendo desobedientes; para o que tambm foram destinados. 9 - Mas vs sois a gerao eleita, o sacerdcio real, a nao santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 10 - vs que, em outro tempo, no reis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que no tnheis alcanado misericrdia, mas, agora, alcanastes misericrdia. 11 - Amados, peo-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscncias carnais, que combatem contra a alma, 12 - tendo o vosso viver honesto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vs, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no Dia da visitao, pelas boas obras que em vs observem. 13 - Sujeitai-vos, pois, a toda ordenao humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; 14 - quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores e para louvor dos que fazem o bem. 15 - Porque assim a vontade de Deus, que, fazendo o bem, tapeis a boca ignorncia dos homens loucos; 16 - como livres e no tendo a liberdade por cobertura da malcia, mas como servos de Deus. 17 - Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai o rei. 18 - Vs, servos, sujeitai-vos com todo o temor ao senhor, no somente ao bom e humano, mas tambm ao mau; 19 - porque coisa agradvel que algum, por causa da conscincia para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente. 20 - Porque que glria ser essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas, se fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso agradvel a Deus. INTRODUO

scrita provavelmente entre 60-63 d.C., e dirigida aos judeus e gentios convertidos, dispersos nas provncias romanas da sia Menor, essa passagem traz-nos uma mensagem desafiadora que nos desperta a melhorar a qualidade da nossa vida crist a cada dia. Por meio dela, Pedro

Revista de Estudo Crescimento Bblico

53

cumpre o que Cristo lhe havia pedido: E tu quando te converteres, fortalece a teus irmos (Lc 22.32). Assim ele nos indica o caminho para alcanar um crescimento espiritual genuno e constante, que certamente se far presente se observarmos alguns preceitos que sero estudados a seguir: I DEIXANDO O QUE IMPEDE O CRESCIMENTO CONTNUO Deixando, pois, toda malcia, e todo engano, e fingimentos (v.1). O crescimento espiritual uma batalha diria (Ef 6.11,12) que somente ser vencida se retirarmos primeiro o que nos impede de crescer. No contexto dessa passagem, essa luta se intensificava por causa das constantes perseguies, (1Pe 4.12) mas Pedro ensina quele povo, e tambm a todos ns, como nos livrar dos males que impedem o nosso crescimento espiritual: 1. Atravs da santidade (...) vos abstenhais das concupiscncias carnais, que combatem contra a alma (v.11). Deixar toda sorte de embaraos e levar uma vida de santidade perante o Senhor fundamental para o nosso crescimento espiritual (Ef 4.22-31; 2Co 7.1), que somente ser contnuo se fundamentado numa vida de obedincia Palavra, e santidade (Rm 6.19; 1 Ts 4.7). Devemos ser mais santos hoje do que fomos ontem, nos livrando dos grandes e pequenos embaraos que nos impedem de crescer, lembrando sempre do que o Senhor nos exige: Sede santos, porque eu sou santo (1Pe 1.16). 2. Atravs do sofrimento - (...) para oferecerdes sacrifcios espirituais, agradveis a Deus, por Jesus Cristo (v. 5). Aquele povo enfrentava o fogo ardente dos judeus hostis e dos gentios fanticos (1Pe 4.12), mesmo assim Pedro os exorta a deixar toda murmurao e se alegrar no Senhor, reconhecendo no sofrimento a fonte de seu crescimento espiritual (Mt 5.10-12) tal como fizeram os apstolos, que perseveraram com alegria (At 5.41). A forma como enfrentamos as tribulaes se torna diferenciada a medida que crescemos na f, pois reconhecemos que atravs das mesmas o Senhor prova o nosso amor e fidelidade e somos aperfeioados, nos tornando melhores cristos (1Pe 5.10). 3. Atravs da submisso Sujeitai-vos, pois, a toda ordenao humana por amor do Senhor (v. 13). Apesar de Nero, o imperador romano deste perodo (54-68 d.C), constantemente massacrar os cristos, Pedro os leva a reconhecer sua autoridade como proveniente de Deus, sendo-lhe submissos (v.17; Rm 13.1,2). Pedro acompanhou de perto a Jesus e teve Nele o seu melhor exemplo de submisso que, ao contrrio de Ado, (Rm 5.19) permaneceu obediente no somente vontade do Pai, mas tambm s autoridades constitudas por Ele (Mt 17.24-27; 22.15-22; 26.42). Essa submisso importante para o cristo, tanto dentro como fora da igreja, (Hb

Revista de Estudo Crescimento Bblico

54

13.17), pois alm de prover um bom testemunho (Tt 2.9,10), permite controlar a velha natureza humana, alcanando a humildade e mansido, essenciais para o crescimento espiritual (1Pe 5.5; Ef 4.2). II DESEJANDO O CRESCIMENTO CONTNUO Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional (v.2). Toda ao fruto de uma inteno. Portanto, o cristo que deseja crescer espiritualmente deve traar objetivos para a sua vida crist, levando em conta os seguintes aspectos: 1. Como peregrinos em terra estrangeira Como a peregrinos e forasteiros (v. 11). Pedro chama aquele povo a conviver neste mundo como se no pertencesse a ele, pois justamente esta viso que alicera o nosso desejo de crescer espiritualmente. inadmissvel que o cristo somente faa planos para melhorar sua vida econmica e profissional, e no tenha objetivos para melhorar sua vida espiritual. imprescindvel que todo servo do Senhor esteja consciente de que no pertence a este mundo, (Rm 12.2), pois somente assim o seu desejo e suas aes estaro voltados para o seu crescimento espiritual (Cl 3.1-4). 2. Como novamente nascidos (...) para que, por ele, vades crescendo (v.2) Pedro instiga o povo a buscar o crescimento atravs da Palavra, como o desejo faminto de uma criana em busca do alimento. Um dos sinais que indica o crescimento espiritual o desejo de se alimentar com a Palavra de Deus e andar conforme ela ensina (Sl 119.11,33,34; Ef 6.17). Atualmente contamos tambm com vrios recursos (seminrios, cursos, livros, etc.) que nos auxiliam no objetivo de crescer no conhecimento da Palavra. No entanto, muitos esto estagnados na f, porque no reconhecem, na Palavra do Senhor, o alicerce que garante a estrutura slida do cristo (2Tm 2.15; Jo 8.31). 3. Como pedras vivas Vs tambm como pedras vivas, sois edificados (v.5). Cristo a pedra viva na qual est fundamentada a nossa f (v. 4). Pedro mostra quele povo que, em semelhana a Cristo, devem desejar tambm ser pedras vivas, o que significa ter como objetivo uma conduta ilibada, livre de qualquer acusao e praticar boas obras. Assim, o cristo vai sendo edificado, crescendo espiritualmente e fazendo a diferena no mundo, tal como Cristo o fez (v.12); Porque assim a vontade de Deus que, fazendo o bem, tapeis a boca ignorncia dos homens loucos (v. 15). III CAMINHANDO PARA O CRESCIMENTO CONTNUO Chegando-vos para ele, a pedra viva (v.4) Sabemos que Deus efetua

Revista de Estudo Crescimento Bblico

55

em ns tanto o querer quanto o realizar (Fp 2.13), mas a atitude de caminhar em direo ao crescimento espiritual responsabilidade do cristo que, quando levada a efeito, atinge no somente o seu crescimento pessoal, mas toda a Igreja tambm comea a crescer: 1. Em quantidade vos sois gerao eleita (v.9). Pedro foi um dos doze escolhidos por Jesus (Mt 4.18,19) e, mais tarde, milhares se ajuntaram a ele e aos demais apstolos (At 2.41). Esse crescimento em nmero indicava uma preocupao constante em cumprir o que Deus determina (1Pe 2.9). Quando crescemos na f, sentimos a necessidade de trazer os pecadores para Cristo, aumentando em quantidade o que dever sempre melhorar em qualidade. 2. Em qualidade (...) o sacerdcio real, a nao santa (v.9). No antigo testamento o sacerdcio e a realeza eram separados de acordo com a antiga aliana mas, por intermdio de Cristo, todos ns somos reis e sacerdotes (Ap 1.6; 5.10). No entanto, essa bno de ser instrumento de Deus tambm implica em responsabilidades Igreja do Senhor (Tg 5.13-16; Ef 4.11-15) e, para assumi-las, imprescindvel um crescimento contnuo na Sua presena. 3. Em direo a uma herana incorruptvel A plenitude do nosso crescimento espiritual somente se dar quando deixarmos de ser peregrinos nesta terra, para habitarmos o reino celestial, a nossa morada definitiva (2Tm 4.6-8). E somente se encontraro l os que perseverarem nesta longa jornada, rumo ao amadurecimento espiritual (Tg 1.12). CONCLUSO Escrita por Pedro, alguns anos aps a sua converso, esta passagem denota o seu crescimento espiritual. O Pedro inquieto, impulsivo, destemido, s vezes, covarde (Mc 8.33; Lc 22.57; Jo 18.10) d lugar a um homem maduro, amoroso e perseverante (At 2.37-41; 4.13). Este o poder transformador do Esprito Santo, que concedeu a ele e tambm conceder a voc, que ama a Cristo e a Sua Palavra, um crescimento genuno e contnuo na presena do Deus altssimo. Para reflexo: O que tem lhe impedido de crescer espiritualmente? Voc tem investido no seu crescimento espiritual? Quais so os seus objetivos na vida crist? Questionrio para avaliao e debate: 1. Por que devemos ser santos? 2. Devemos desejar afetuosamente o que? 3. O que o texto afirma que somos como: Eleitos, Sacerdcio e Nao? (1Pe 2.9)

FAZENDO FIRME A VOCAO


Versculo Chave
Portanto, irmos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocao e eleio; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeareis (2Pedro 1.10)

Lio 12 - 20 de maro de 2011


Objetivos da Lio
Mostrar que o cristo tem uma vocao dada por Deus; Destacar que o cristo tem como alvo principal em sua vida o conhecer a Jesus Cristo.

Culto Familiar
Segunda (2 Tessalonicenses 3.13) Fazendo o bem Tera (Colossenses 3.23) Fazendo de todo o corao Quarta (Colossenses 3.17) Fazendo em nome do Senhor Quinta (Filipenses 2.14) Fazendo sem murmurao Sexta (Mateus 6.10) Fazendo a vontade do Senhor Sbado (2 Pedro 1.1-11) Fazendo firme a vocao
SUGESTO DE HINOS - 008 - 107 - 127 (Harpa Crist)

2Pedro 1.1-11 1 - Simo Pedro, servo e apstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcanaram f igualmente preciosa pela justia do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo: 2 - graa e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. 3 - Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito vida

Revista de Estudo Crescimento Bblico

57

e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glria e virtude, 4 - pelas quais ele nos tem dado grandssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupo, que, pela concupiscncia, h no mundo, 5 - e vs tambm, pondo nisto mesmo toda a diligncia, acrescentai vossa f a virtude, e virtude, a cincia, 6 - e cincia, a temperana, e temperana, a pacincia, e pacincia, a piedade, 7 - e piedade, o amor fraternal, e ao amor fraternal, a caridade. 8 - Porque, se em vs houver e aumentarem estas coisas, no vos deixaro ociosos nem estreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 - Pois aquele em quem no h estas coisas cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificao dos seus antigos pecados. 10 - Portanto, irmos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocao e eleio; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeareis. 11 - Porque assim vos ser amplamente concedida a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

INTRODUO

queles para quem Pedro estava escrevendo conheciam o poder do paganismo como tambm tinham conhecimento de Deus e do evangelho. Eram confrontados agora a mostrar um carter transformado por meio de atitudes que expressariam a firmeza de sua vocao. Deviam entender que a salvao est muito alm do perdo dos pecados e que envolve a participao de cada crente na natureza e nas perfeies de Cristo de forma gradativa num processo de desenvolvimento. Pedro nos mostra ento trs estgios necessrios no desenvolvimento da salvao: I RESPONDENDO CHAMADA ... aos que conosco alcanaram a f... (v. 3,4). Recebemos de Deus as bnos espirituais em Cristo Jesus (Ef. 1.3), porm, antes de tudo, precisamos aceitar o convite de Deus, ou seja, a sua chamada para uma transformao segundo a imagem de Cristo. 1. Para um novo nascimento ... nos deu tudo o que diz respeito vida... (v. 3). Sabemos que cada ser humano, ao ser gerado recebe as informaes genticas do pai e da me, o que o faz herdar a forma, as

Revista de Estudo Crescimento Bblico

58

caractersticas e a estrutura familiar. Tambm no plano espiritual nos foram concedidas todas as informaes necessrias para um novo nascimento, fazendo-nos herdar as caractersticas do nosso Pai celestial (Jo 6.57). 2. Para um novo tipo de vida ... para que fiqueis participantes da natureza divina... (v. 4). Ao passarmos pelo novo nascimento, recebemos, tambm, um novo tipo de vida, a de Deus. Esta deve se manifestar na experincia crist, absorvendo a expresso humana, a fim de torn-la divina, num processo gradativo que ao fim nos far participantes da natureza essencial de Cristo (1Jo 3.2). Ricas e preciosas promessas nos foram dadas conforme o texto, agora cabe a ns o interesse incansvel na busca necessria, a fim de que tais promessas se concretizem. II CULTIVANDO A VOCAO (V 5-7) A alma da religio o seu aspecto prtico (Joo Bunyan). bem verdade que ainda somos seres humanos, falhamos constantemente e vivemos num mundo que jaz no maligno, por isso mesmo devem ser postas em prtica as verdades do evangelho, cultivando, assim, a nossa vocao: 1. Com esforo ... pondo nisto mesmo toda a diligncia (v.5). A Bblia nos garante que, em Cristo, somos mais que vencedores (Rm. 8.37), porm no podemos vencer uma vez e para sempre. A vida crist, para ser bem sucedida, ser uma tremenda batalha diria contra o mal, que faz parte da natureza terrena. No podemos viver a vida inteira dizendo que aquilo que almejamos no o que fazemos (Rm 7.18). Precisamos vencer. Mas como? 2. Acrescentando virtudes (v. 5 a 7). Fica entendido que o novo nascimento j aconteceu e a f j existe. Esta f a fonte de todas as virtudes crists, que dever ser explorada, olhando para o alvo, que Cristo (Hb 12.1-2), dedicando-se inteiramente a Ele, rejeitando todos os meros valores humanos e terrenos. Pedro nos orienta que estas virtudes devero abundar em ns, a fim de sermos frutferos nesse novo tipo de vida. III CONFIRMANDO A ELEIO (V 10) O autor desta epstola deixa claro que todos aqueles que no confirmam a f, mediante as virtudes, terminaro por falhar no propsito para o que a chamada foi dada, fazendo-nos entender que esta a maneira eficaz de jamais tropearmos. 1. Pela transformao (v. 8 a 10). Sete so as virtudes crists referidas no texto, que devem ser adicionadas f, porm no basta que existam em

Revista de Estudo Crescimento Bblico

59

nossa vida, mas tambm devem ir aumentando sempre, porque a abundncia destas nos conduziro de inativos a ativos, de infrutferos a geradores de frutos permanentes. Alm disso, a m viso e a memria fraca so sinais de envelhecimento precoce quando no se progride espiritualmente. Pedro prega contra a crena fcil e sem imperativos morais. 2. Para entrar no reino eterno (v. 11). No era de se esperar o contrrio. Se tivermos o cuidado de adicionarmos nossa f as virtudes de Cristo com abundncia, Deus tambm nos favorecer, com as suas adies, a entrada abundante na vida eterna, nos lugares celestiais quando participaremos plenamente da modalidade da vida de Deus (Ap 21.3). Esta a resposta divina fidelidade humana. Precisamos nos lembrar que esta entrada no precisa ser escassa e nem como que atravs do fogo (1Co 3.15). Comea agora, sendo preparada pela transformao moral. CONCLUSO O caminho ser rduo e talvez longo. Os obstculos sero muitos e impedimentos devero ser transpostos, pois o prncipe deste mundo far de tudo para impedir a jornada, porm o cajado do poder de Deus tambm est sempre presente na vida daquele que se esfora para fazer firme a sua vocao. Faa-se tudo com diligncia... e vos ser suprido o rico tesouro de Deus, tudo quanto vos possa ajudar em vossa jornada para os cus (Lumby). Para reflexo: Voc experimentou o milagre do novo nascimento? Sua vida tem sofrido acrscimo de virtudes diariamente? Voc pode notar transformaes em sua vida a cada dia que passa? Questionrio para avaliao e debate: 1. Em relao a vida o que nos foi dado? (2Pe 1.3) 2. O que significa a palavra diligncia? 3. Fazendo o que a Palavra de Deus nos manda, onde nos ser concedida entrada?

Uma f inativa (Tg 2.17), conhecimento infrutfero (Cl 1.9,10), cegueira espiritual (Ap 3.17) e esquecimento da purificao inicial (2Pe 1.9), desmentem a nossa vocao e eleio. (Bblia Shedd).

RECAPITULAO
Versculo Chave
Porque qualquer que ainda se alimenta de leite no est experimentado na palavra da justia, porque menino (Hebreus 5.13)

Lio 13 - 27 de maro de 2011


Objetivos da Lio
Relembrar os pontos essncias das lies j ministradas; Aplicar os ensinos vida dos crentes e desafi-los a praticar o que aprendeu.

Culto Familiar
Segunda (Efsios 3.14-21) Compreendendo o amor de Cristo Tera (Efsios 5.1-21) Andando como filhos de Deus Quarta (Colossenses 3.1-16) Buscando as coisas do alto Quinta (1 Corntios 13.1-13) Procurando a perfeio Sexta (Filipenses 3.7-14) Prosseguindo para o alvo Sbado (Hebreus 5.12-14) Experimentando a Palavra da Justia
SUGESTO DE HINOS - 025 - 063 - 107 (Harpa Crist)

Hebreus 5.12-14 12 - Porque, devendo j ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite e no de slido mantimento. 13 - Porque qualquer que ainda se alimenta de leite no est experimentado na palavra da justia, porque menino.

Revista de Estudo Crescimento Bblico

61

14 - Mas o mantimento slido para os perfeitos, os quais, em razo do costume, tm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.

INTRODUO

objetivo desta recapitulao relembrar os ensinos mais importantes do trimestre, levando-nos a uma melhor fixao da matria para que ocorra uma aplicao mais eficiente em nossa vida diria: I - COMPREENDENDO PERFEITAMENTE (Efsios 3.14-21)

Compreender o amor de Cristo em toda a sua extenso exige um zeloso esforo de aprender. uma questo de experincia prtica. O melhor exemplo da grandeza do amor de Cristo visto na cruz: A largura que abrange a todos indistintamente (Mc 16.15); O comprimento abrange todos os tempos (2Pe 3.9); A altura que se estende at o cu para nos trazer Cristo (Fp 2.6-8); A profundidade que suportou sofrimento infinito para perdoar pecados (1Pe 2.24). II - CRESCENDO EM TUDO - (Efsios 4.11-24) Uma igreja plenamente desenvolvida , sem sombra de dvida, uma igreja sem defeito, perfeita. Cada crente ser em semelhana, como Cristo . Por isso, ningum poder ser perfeito enquanto no for semelhante a Cristo (Rm 8.29). Estes versculos falam da responsabilidade da igreja em combater as heresias dos ensinamentos criados pelos homens. Esse era o zelo constante de Paulo (Gl 1.8), que se limitava a trilhar unicamente o caminho da verdade do evangelho. III - ANDANDO COMO FILHOS DA LUZ (Efsios 5.1-21) Quando ramos filhos das trevas, andvamos segundo o curso deste mundo, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos (Ef 2.2,3). Mas agora, que fomos alcanados pela graa de Deus e nos tornamos filhos da Luz, devemos viver de modo que agrade ao nosso Senhor. Como filhos da Luz, no podemos comungar com a imoralidade, a corrupo e a injustia crescentes no mundo; antes, devemos repreender e denunciar o mal em todas as suas formas. Nosso dever agir como verdadeiros aliados de

Revista de Estudo Crescimento Bblico Deus no combate s hostes infernais da maldade (Ef 6.12). IV - PROSSEGUINDO PARA O ALVO (Filipenses 3.7-14)

62

O que era lucro passou a ser prejuzo. Esta inverso de valores ocorreu com o milagre da regenerao, no qual recebemos uma nova viso que nos torna aptos a ver o Reino de Deus (Jo 3.3). Em contrapartida, o mundo, com suas riquezas, se ofusca perdendo o seu brilho diante de ns. Cristo agora o nico valor real para ns (Fp 3.7). O desejo do cristo deve ser o de conhecer Jesus Cristo mais e mais e o poder da sua ressurreio. Devemos nos conformar com Ele (Jesus Cristo) na sua morte (Gl 2.20; 2Co 4.10). Isso pode acarretar em muito sofrimento e tribulaes (At 14.22), mas este o processo: S a morte com Cristo garante a semelhana com a sua ressurreio. V - ADQUIRINDO EXPERINCIA (Filipenses 4.6-13) A orao com agradecimento o que precisamos ter para nos achegarmos mais ao Senhor. Esta deve partir de um corao sincero e dirigir-se a Deus por meio de Cristo (Hb 13.15). A gratido uma caracterstica dos santos, que, levados pelo Esprito, reconhecem o agir de Deus em suas vidas em qualquer circunstncia (Sl 119.62). O melhor aprendizado se d pela prtica, pela experincia. Se conseguirmos aplicar no dia a dia tudo o que verdadeiro, justo, puro, seremos cada vez mais aperfeioados. VI - PROGREDINDO ESPIRITUALMENTE (Colossenses 1.9-12) Quando Paulo expressou o desejo de que os colossenses frutificassem em toda boa obra, sabia que esse fruto tanto se referia ao ato de levar almas para Cristo (Jo 4.36), quanto s virtudes espirituais (Gl 5.22,23). Porm, para produzirem bons frutos, eles deveriam se desligar de tudo que os distanciavam da verdade, para permanecerem ligados em Cristo (Jo 15.2-5). VII - BUSCANDO AS COISAS DO ALTO (Colossenses 3.1-14) A Bblia nos garante que ... a vida de um homem no consiste na abundncia dos bens que ele possui (Lc 12.15 ARA). Os que se apegam avareza, alm de no confiarem na supremacia de Cristo, tambm se

Revista de Estudo Crescimento Bblico

63

afadigam, por no se contentarem com o que tem (Hb 13.5). A desobedincia a razo da degenerao, daquele que foi feito segundo a imagem e semelhana de Deus. Paulo define os que andam no pecado, como filhos da desobedincia, e declara que sobre eles h de vir a ira de Deus (v.6,7). VIII - BUSCANDO A PERFEIO (1 Corntios 13.1-13) O amor eterno e contrasta com as profecias que sero aniquiladas; com as lnguas que cessaro; com a cincia que desaparecer. Todas estas coisas, que tanto nos alucinam e nos prendem, so passageiras; servem apenas momentaneamente, como subsdios para o nosso desenvolvimento espiritual, rumo perfeio. Teremos no futuro um conhecimento perfeito de todas as coisas. No entanto, de todo o nosso investimento, o maior rendimento teremos naquilo que fizermos pela fora do amor, pois , de todas as coisas, o mais importante e permanente. IX - CONSERVANDO FIRME A CONFIANA (Hebreus 3.1-19) O pecado cega, amarra e destri, o cncer da alma. Ao nos exortar sobre ele, o propsito do Senhor nos livrar de sua triste consequncia em nossa vida espiritual, por isso os vrs 12-14, nos trazem trs exortaes: 1) Tenham cuidado; 2) Exortem uns aos outros; 3) Guardem firme, at o fim, a confiana. O escritor aos Hebreus admoesta os cristos a que considerem Jesus como fiel sacerdote de nossa confisso (v. 1), sempre pronto a interceder por ns (Hb 10.21). X - CHEGANDO A DEUS COM CORAGEM (Hebreus 10.19-31) Enquanto o israelita s tinha acesso ao trio onde era sacrificado o cordeiro, os cristos tm acesso, direto e sem rodeios, por meio de Jesus Cristo (Rm 4.25), ao lugar santssimo. um privilgio inefvel que o cristo no pode recusar. S existe um lugar onde o crente deve estar: na presena santa de Deus. Chegar-se a Deus exige um corao singelo (At 2.46), isento de falsidade. Precisamos de um corao limpo (Mt 5.8), purificado (Tg 4.8). XI - CRESCENDO CONTINUAMENTE (Texto: 1 Pe 2.1-14) Pedro instiga o povo a buscar o crescimento atravs da Palavra, como o

Revista de Estudo Crescimento Bblico

64

desejo faminto de uma criana em busca do alimento. Um dos sinais que indica o crescimento espiritual o desejo de se alimentar com a Palavra de Deus e andar conforme ela ensina (Sl 119.11,33,34; Ef 6.17). A bno de ser instrumento de Deus tambm implica em responsabilidades Igreja do Senhor (Tg 5.13-16; Ef 4.11-15) e, para assumi-las, imprescindvel um crescimento contnuo na Sua presena. XII - FAZENDO FIRME A VOCAO (2 Pedro 1.1-11) A Bblia nos garante que, em Cristo, somos mais que vencedores (Rm. 8.37), porm no podemos vencer uma vez e para sempre. A vida crist, para ser bem sucedida, ser uma tremenda batalha diria contra o mal, que faz parte da natureza terrena. Sete so as virtudes crists referidas no texto, que devem ser adicionadas f, porm no basta que existam em nossa vida, mas tambm devem ir aumentando sempre, porque a abundncia destas nos conduzir de inativos a ativos, de infrutferos a geradores de frutos permanentes. CONCLUSO Concluindo o estudo destas lies, esperamos que todos tenham sido abenoados e que uma tomada de posio diante dos preciosos ensinos seja evidente na vida prtica de cada servo do Senhor. QUESTIONRIO PARA AVALIAO E DEBATES Lio 01 1. Explique o significado da largura, comprimento, altura e profundidade do amor de Cristo. 2. O que a plenitude de Deus? Lio 02 1. Quando que um cristo alcana a estatura de Cristo? 2. Como podemos preservar a unidade do Esprito? Lio 03 1. Qual deve ser a atitude do cristo em relao aos desordeiros na igreja? 2. De que maneira devemos nos sujeitar uns aos outros? Lio 04 1. De acordo com Filipenses 3.7, o que devemos perder para ganhar a Cristo?

Revista de Estudo Crescimento Bblico

65

2. Mencione algumas coisas que devemos esquecer, deixando-as para trs? Lio 05 1. Mencione as coisas que devem ocupar nossos pensamentos (Filipenses 4.8). 2. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. D alguns exemplos. Lio 06 1. Como podemos agradar ao Senhor em tudo? 2. O que ser longnimo? Lio 07 1. Por que a avareza considerada, na Bblia, idolatria? 2. O que so palavras torpes? Lio 08 1. O que preciso para que os sacrifcios tenham valor? 2. Dentre as trs coisas que permanecem, qual a maior? Lio 09 1. O que a Casa de Deus? 2. De acordo com Hb 3.13, o que o engano do pecado produz em ns? Lio 10 1. Por que a Bblia chama de novo caminho? (Hb 10.20) 2. O que pode acontecer com os que pecam voluntariamente? Lio 11 1. O que so concupiscncias carnais? (1Pe 2.11) 2. Quem so as pedras vivas? (Hb 2.5) Lio 12 1. Somos participantes de que? (2Pe 1.4) 2. O que devemos acrescentar em nossa vida? (2Pe 1.5-7)

... at que todos cheguemos unidade da f e ao conhecimento do Filho de Deus, a varo perfeito, medida da estatura completa de Cristo (Efsios 4.13)

S-ar putea să vă placă și