Sunteți pe pagina 1din 4

EXPLORAO MINERAL 2 Isao Shintako; Gerson Manuel Muniz de Matos

1. ESTADO DA ARTE A explorao mineral ou pesquisa uma atividade de alto risco que envolve vultuosos recursos dirigidos exclusivamente para o descobrimento de depsitos minerais. O mapeamento geolgico considerado a atividade de fomento mais importante explorao mineral. No incio da dcada de 70, teve seu auge, com a integrao do Brasil em escala 1:250.000 proporcionando assim avanos no conhecimento geolgico e por conseguinte do potencial mineral do Pas. Foram elaborados e esto em progresso nesses dois ltimos anos, pelo SGB/CPRM, o mapeamento geolgico de 151 folhas cartogrficas, nas escalas 1:100.000 e 1:250.000. Em 50 dessas folhas conta-se com a parceria de universidades e equipes de instituies estaduais. Essa parceria uma das aes mais importantes do Programa de Geologia do Brasil. As demais tcnicas utilizadas nas atividades de explorao mineral so analisadas individualmente a seguir.
O sensoriamento remoto tem sido amplamente utilizado no mapeamento geolgico, na

seleo de ambiente prospectivo e na identificao de depsitos minerais. Os sensores brasileiros R99, OrbiSar e MapSar sintetizam todas as caractersticas possveis para as tecnologias atuais.
A poltica de distribuio gratuita de imagens CBERS adotada pelo INPE, a

comercializao de cenas ster a custos irrisrios adotados pela NASA e RESTEC (agncia Espacial do Japo), bem como a disponibilizao de um banco de imagens pela empresa Google mostram a tendncia mundial de disseminao de dados de sensoriamento remoto.
Os levantamentos aerogeofsicos so especficos para alvos minerais, incluindo

gamaespectrometria, eletromagnetometria, gravimetria e magnetometria. No Brasil esto sendo desenvolvidos diversos programas de levantamentos gamaestectromtricos e magnetomtricos em vrias regies do pas. Na aplicao da geofsica terrestre a profundidade do intemperismo tem sido um limitador na interpretao de dados eltricos e eletromagnticos. Atualmente, com a sofisticao do uso de softwares avanados para tratamento de dados, os geofsicos tm identificado um maior nmero de anomalias, que tm ajudado na definio da qualidade dos alvos. As metodologias mais utilizadas no Brasil so a magnetometria terrestre, mtodos eletromagnticos, polarizao induzida e resistividade.
A geoqumica moderna introduziu sistemas de controles de qualidade mais

conhecidos, como QA/QC, que regem as normas e procedimentos utilizados nos


2 Baseado no texto elaborado por Elpdio Reis Filho, consultor independente, amplamente discutido durante o Seminrio Nacional de Geocincias, em 12 de julho de 2006, e contribuies de diversos profissionais e especialistas no assunto. Gelogo do SGB/CPRM, Mestre pela UNICAMP - Universidade de Campinas. Gelogo do SGB/CPRM, Doutor pela Universidade de Heidelberg.

laboratrios qumicos, em adio aos padres ISO. Estas normas de qualidade e preciso de anlises qumicas de minrio so a base para estimativas dos teores de recursos e reservas.
A sondagem considerada a ferramenta mais importante da explorao mineral.

Atualmente os pases que mais utilizam sondagem na explorao mineral so o Canad e a Austrlia. O Brasil sondou, em 2005, cerca de 1,0 milho de metros, incluindo as minas em produo e excluindo os poos para gua. Nosso nmero real de metragem para explorao deve ser da ordem de 300.000 metros anuais. Anlises qumicas de amostra minerais de superfcie e principalmente de sondagem so os nicos dados permitidos para estimativa de teor de reservas e recursos.
Estudos de viabilidade econmica representam o coroamento da atividade de

explorao e so considerados os mais complexos, exigindo a integrao de profissionais de varias reas trabalhando em conjunto. Na verdade, quando um projeto de explorao levado a um estudo de viabilidade, gelogos tm que definir a geologia de um recurso mineral quase como uma cincia exata, de forma a aumentar o nvel de confiabilidade e minimizar o risco.
A explorao mineral no considerada uma atividade de impacto ambiental

permanente. Apesar disto, nos ltimos 30 anos, empresas que desempenham esta atividade esto mais conscientes sobre a responsabilidade de preservao de nossas florestas e recursos hdricos. 2. AGENDA DE PRIORIDADES

2.1 Metodologia de clculo de recursos e reservas minerais


Objetivos: realizar estudos para estabelecer regras claras e guias prticos detalhados

para minimizar ambigidades e interpretaes de texto no clculo de recursos e reservas minerais. Pretende-se a definir e uniformizar os termos: recursos e reservas, a fim de que sejam compatveis com as normas aceitas em outros pases, com o objetivo de colocar novos projetos em nvel internacional, fomentando investimentos em pesquisa mineral, setor importante no cenrio nacional. Institucional.
Justificativa: investidores e empresas de explorao estrangeiras reclamam da

ausncia, no Brasil, de um cdigo moderno (normas) de relato de resultados de explorao e estimativas de recursos minerais e reservas de minrio que sejam aceitos internacionalmente. A Austrlia e o Canad avanaram na padronizao de descrio em relatrios de resultados de explorao e estimativas de recursos e reservas em decorrncia dos escndalos da Poseidon Nquel, na Austrlia, em 1970 e do escndalo da Bre-X Ouro na Indonsia, em 1996, somados a um numero crescente de aes legais advindas de disputas sobre estimativas de volume de minrio. Institucional

2.2 Reestruturao da capacitao analtica do laboratrio de anlises qumicas do SGB


Objetivos: dotar o Pas de um laboratrio de competncia reconhecida pelos rgos

credenciadores oficiais do Brasil e do exterior, equipado e capacitado a prestar


6

servios analticos que atendam com rapidez e qualidade a crescente demanda do setor mineral, por anlises qumicas e fsico-qumicas em gua; e qumicas e mineralgicas em rochas, sedimentos e minrios. Investimento R$ 2.500 mil.
Justificativa: a retomada do mapeamento geolgico do Pas proporcionou um

crescimento na demanda por anlises de rochas, solos, concentrados de bateia e sedimentos de corrente. Prev-se, num primeiro momento, a realizao de todas as anlises qumicas em laboratrios particulares, com quase completa participao estrangeira. O Laboratrio de Anlises Qumicas do SGB/CPRM respeitado nacional e internacionalmente e possui uma estrutura passvel de ser modernizada atravs de pequenas adaptaes de suas instalaes, aquisio de equipamentos e aumento de efetivo tcnico devidamente capacitado, podendo, em mdio prazo, atender a importantes demandas do setor mineral. Por outro lado, a descentralizao das atividades atravs de investimentos em laboratrios regionais ou construo de novos laboratrios em localidades estratgicas preserva e aprimora as competncias locais existentes formadas ao longo de anos na CPRM. A Reativao da Capacitao Analtica do Servio Geolgico do Brasil para Anlises Qumicas, Fsico-qumicas e Mineralgicas em Rochas, Sedimentos e Minrios, alm de atender a uma demanda analtica existente no setor, evitaria a evaso de divisas e absorveria mo-de-obra local capacitada.

2.3 Programa institucional de bolsas de iniciao cientfica


Objetivos: minimizar a situao da falta de recursos humanos em vrias instituies de

P&D com a insero de bolsistas nos projetos de pesquisa, visando, sobretudo, ao desenvolvimento tecnolgico e inovao, com nfase na formao de acadmicos e pessoal tcnico de nvel mdio. Essa a tnica de pelo menos dois tipos de bolsas concedidas pelo CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico, na categoria por quotas: o PIBIC Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Cientfica e o recm-lanado PIBITE Programa Institucional de Bolsas de Iniciao em Desenvolvimento Tecnolgico, que poderiam ser pleiteadas pela CPRM, alm daquelas concedidas aos seus servidores nas modalidades ps-graduao, mestrado (GM) e doutorado (GD). Institucional.
Justificativa: A questo de recursos humanos tem sido um problema crucial em

praticamente todas as instituies de pesquisa e desenvolvimento tecnolgico do Pas, quer pela idade mdia de seu pessoal, em geral alta e prxima aos limites para aposentadoria, quer pela ausncia de concursos pblicos em muitos anos, quer, ainda, pelos salrios pouco atraentes praticados, de que decorrem o desinteresse na ocupao de cargos ou as inmeras demisses logo aps a efetivao de concursados. Como conseqncia, h um retardamento no to esperado avano cientfico e tecnolgico nacional, o qual poder ser bem maior caso esse problema no venha a ser resolvido em curto ou mdio prazo.

2.4 Explorao geoqumica em terrenos laterticos


Objetivo: desenvolver metodologias exploratrias adequadas s condies intem-

pricas do nosso territrio que, em sua grande parte, dominado por terrenos laterticos. Investimento: 500 mil
7

Justificativa: nossa proposta baseia-se no fato de que as regies de maior potencial

mineral no Brasil encontram-se cobertas por espessos regolitos de natureza latertica, que requerem especial ateno quanto s metodologias exploratrias a serem empregadas. Estas metodologias s podem ser estabelecidas se embasadas em slidos conhecimentos cientficos acerca dos processos responsveis pela formao e evoluo dos regolitos, de acordo com seu substrato e regio morfoclimtica. Estudos dessa natureza tm sido realizados em terrenos laterticos na Austrlia para apoiar a pesquisa mineral. No entanto, suas caractersticas so bem diversas daquelas encontradas no territrio brasileiro que, ao contrrio da Austrlia, tem seu regolito desenvolvido sob um regime dominantemente mido desde a poca de sua formao no paleoceno.

2.5 Avaliao mineral e tecnolgica das fosforitas da plataforma continental do Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Objetivos: avaliao do potencial mineral e caracterizao tecnolgica das fosforitas

marinhas da plataforma continental do Rio Grande do Sul e Santa Catarina para uso como insumo de fertilizantes na agricultura. Custo estimado: R$ 400 mil.
Justificativa: o fosfato de origem marinha que ocorre em depsitos sedimentares

denominados de fosforita, contendo at 70% de fosfato, pode ser considerado uma alternativa para abastecer a demanda nacional de fsforo destacadamente para a fabricao de fertilizantes. No Brasil, o fosfato extrado a partir das rochas gneas e sedimentares, devendo-se ressaltar que a grande variao mineralgica natural das rochas gneas em relao s sedimentares se reflete num custo final do produto mais elevado pela maior complexidade no processo de beneficiamento. Hoje o Pas um grande importador do produto para suprir a sua principal atividade econmica produtiva, a agricultura, com expressiva dependncia do fosfato em fertilizantes. As estatsticas apresentadas no Sumrio Mineral do Departamento Nacional de Produo Mineral (DNPM, 2005) denotam o incremento da demanda de fosforitas para o consumo interno, alm de outras aplicaes e produtos a partir de compostos no-metlicos. Dentro deste quadro, a avaliao das reservas potenciais e a caracterizao tecnolgica do fosfato existente na margem continental brasileira representam a incorporao de dados s estatsticas de reservas nacionais e de produo e comercializao deste bem mineral. Mais alm, representa ainda uma ao estratgica de gesto voltada aos mercados interno e externo, estimulando a competitividade da indstria nacional atravs da manuteno do poder de agente regulador dos produtos importados. Este projeto requer como parceiros a EMBRAPA, no que diz respeito aos testes de aplicao do fosfato e caracterizao agronmica, e o CETEM para o desenvolvimento tecnolgico.

S-ar putea să vă placă și