Sunteți pe pagina 1din 4

EFEITOS DA CONDENAO E REABILITAO A doutrina classifica os efeitos da sentena condenatria como: 1) EFEITO PRINCIPAL: imposio da pena (privativa de liberdade,

restritiva de direitos, pena de multa) ou de medida de segurana; 2) EFEITOS SECUNDRIOS: - DE NATUREZA PENAL: impede, em regra, a concesso de sursis em novo crime praticado pelo agente; pode revogar o sursis por condenao anterior; pode revogar o livramento condicional; pode gerar reincidncia; aumenta o prazo da prescrio da pretenso executria; Interrompe a prescrio da pretenso executria quando caracterizar a reincidncia; pode causar a revogao da reabilitao; Leva inscrio do nome do acusado no rol de culpados (CPP, art. 393, II).

- DE NATUREZA EXTRAPENAIS: afetam o sujeito em outras esferas, que no a penal. - Subdividem-se em GENRICOS e ESPECFICOS: EFEITOS GENRICOS: So automticos decorrendo de qualquer condenao criminal e no precisam ser expressamente declarados na sentena (art. 91). a) Tornar certa a obrigao de indenizar o dano causado pelo crime:

Observaes: a sentena condenatria transitada em julgado torna-se titulo executivo no juzo cvel, sendo desnecessrio rediscutir a culpa do causador do dano (art. 63 do CPP). No juzo cvel somente se discute o montante da reparao, em liquidao de sentena. - O valor do dinheiro pago vtima ou a seus dependentes em caso de substituio da pena por prestao pecuniria deve ser descontado do montante da indenizao; - Em no se tratando de sentena condenatria, dever o prejudicado propor ao ordinria de indenizao para reparao do dano causado pelo ato ilcito; - O mesmo pode ocorrer quando no ocorrer condenao por causa da prescrio; de arquivamento de inqurito, de transao penal da Lei 9.099/95. - Quando o ofendido for pobre, o Ministrio Pblico tem legitimidade para propor a ao civil ex delicto (legitimao extraordinria). * Em caso de sentena absolutria, tambm possvel a propositura da ao no cvel, EXCETO quando o Juzo Criminal reconhecer que: 1) o fato no aconteceu; 2) que o acusado no foi o autor do fato 3) ou que atuou sob excludente de criminalidade, As decises acima tambm fazem coisa julgada no juzo cvel. b) A perda em favor da Unio (confisco) dos instrumentos do crime, desde que seu uso, porte, deteno, alienao ou fabrico, constituam fato ilcito, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-f: Observaes: Confisco a perda ou privao de bens do particular em favor do Estado. Instrumentos so os objetos, coisas materiais empregadas para a realizao do crime; a corrente majoritria entende que o dispositivo no se aplica em casos de condenao por contraveno, mas tem decises admitindo o confisco em crimes e contravenes; Nos crimes previstos na lei de txicos (art. 34, caput, Lei n. 6.368/76) permite-se a perda, ainda que no constituam, em si mesmos, fato lcito. As glebas de terras utilizadas para cultura ilegal de plantas psicotrpicas (art. 243, caput CF) e todo e qualquer bem de valor econmico apreendido em decorrncia do trfico (pargrafo nico do 243, CF). 1 -

A perda dos instrumentos do crime automtica. No entanto, incabvel este confisco quando celebrada a transao penal prevista no art. 74 da Lei n. 9.099/95. Da mesma forma se ocorrer o arquivamento, absolvio ou extino da punibilidade pela prescrio da pretenso punitiva.

c)

A perda em favor da Unio (Confisco), do produto e do proveito do crime ou de qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prtica do fato criminoso, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-f,.

Observaes: Produto a vantagem direta auferida pela prtica do crime (ex. relgio furtado). Proveito a vantagem decorrente do produto (o dinheiro obtido com a venda do relgio). O produto do crime deve ser devolvido ao lesado ou terceiro de boa-f, somente se realizando o Confisco pela Unio se permanecer ignorada a identidade do dono ou no for reclamado o bem ou valor.

d) A suspenso dos direitos polticos, enquanto durarem os efeitos da condenao (art. 15, III, da CF). Enquanto no for extinta a pena, independente da modalidade aplicada, o condenado fica privado de seus direitos polticos, no podendo sequer exercer o direito de voto. Comentar sobre a aparente contradio existente entre o art. 15, inciso III (que prev a suspenso dos direitos polticos e, por conseqncia, a perda do mandado eletivo) e o art. 55, VI, da CF (que condiciona a perda do mandado eletivo dos parlamentares federais deliberao pela Casa respectiva por voto secreto e maioria absoluta, mesmo por sentena criminal transitada em julgado).

e)

O Cdigo de Transito Brasileiro prev como efeito extrapenal da condenao nos crimes nele tipificados, que o condenado perder sua habilitao ou permisso, ficando obrigado a submeter-se a novos exames para que possa voltar a dirigir, de acordos com as normas estabelecidas pelo Contran. Trata-se de efeito extrapenal automtica, que independe de expressa motivao na sentena.

EFEITOS ESPECFICOS: Devem ser expressamente declarados e s podem ser aplicados em determinados crimes (art. 92). No se confundem com as penas de interdio temporria de direitos, pois estas so conseqncias diretas do crime e substituem a pena privativa de liberdade pelo mesmo tempo da durao. Os efeitos especficos so conseqncias reflexas, de natureza extrapenal e so permanentes.

a) a perda do cargo, funo pblica ou mandato eletivo quando aplicada pena privativa de liberdade igual ou superior a 1 ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violao de dever para com a Administrao Pblica. Ex. Crimes funcionais (arts. 312 a 326 do CP). Observaes: Se a condenao for em crime de tortura, a Lei n. 9.455/97, em seu art. 1, 5, impe tambm a perda do cargo, funo ou emprego pblico, qualquer que seja a pena imposta, e a interdio para seu exerccio pelo dobro do prazo da pena aplicada; No caso de preconceito de raa ou de cor praticado por servidor pblico, tambm ocorrer este efeito, se o Juiz declarar na sentena (art. 18, da Lei n. 7.716/89). A condenao criminal transitada em julgado suspende os direitos polticos (art. 15, III). O art. 55, VI, da CF, determina a perda do mandado de deputado ou senador que sofrer condenao definitiva. Ambas as situaes foram previstas na CF sem limitar a espcie de crime a um mnimo de sano aplicada. Assim, independentemente da quantidade de sano, a suspenso dos direitos polticos e a perda do mandado eletivo, decorre da condenao criminal. Existe alguma discusso respeito de o cargo, funo ou atividade a ser a ser perdida deva ter relao com o crime cometido. O funcionrio perde a funo, mas no fica impossibilitado de, posteriormente, ser investido em outra. 2

b) A perda do cargo, funo pblica ou mandato eletivo quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo superior a 4 anos, qualquer que tenha sido o crime cometido; c) Incapacidade para o exerccio do ptrio-poder, tutela ou curatela, nos crimes dolosos apenados com recluso, cometido contra filho, tutelado ou curatelado. exigem-se quatro requisitos:

1) crime doloso; 2) sujeito a pena de recluso; 3) filho, tutelado ou curatelado como vtimas; 4) declarao expressa na sentena. Observaes: Nos crimes de maus-tratos (art. 136) e abandono de incapaz (art. 133), no pode ser aplicado esse efeito, pois a pena prevista de deteno. Se a vtima falecer ou sofre leso grave, a pena passa a ser de recluso, hiptese em que poder ser aplicado o efeito condenatrio. No caso de morte do filho, o efeito aplicado em relao aos demais filhos. - O dispositivo tambm aplicado ao crime de tortura, previsto no art. 1, inciso II da Lei n. 9.455/97 (recluso, de 2 a 8 anos). - Decretada a incapacidade do agente, em princpio ela ser permanente, contudo poder ser excluda pela reabilitao (CP, art. 93, pargrafo nico). - Ainda que reabilitado, a capacidade no poder ser exercida em relao ao filho, tutelado ou curatelado ofendido pelo crime. d) A inabilitao para dirigir veculo, quando este utilizado como instrumento para a prtica de crime doloso (homicdio doloso, leses dolosas etc). - Exigem-se trs requisitos: 1) crime doloso; 2) veculo como instrumento do crime; 3) declarao expressa na sentena. - Trata-se de efeito permanente, que somente pode ser cancelado mediante reabilitao criminal; - No confundir esta inabilitao com a suspenso de permisso, autorizao ou habilitao para dirigir veculo aplicvel nos crimes de trnsito.

REABILITAO CONCEITO: um benefcio que tem por finalidade restituir o condenado situao anterior condenao, retirando as anotaes de seu boletim de antecedentes e suspendendo alguns efeitos secundrios da condenao. Nos termos do art. 93, a reabilitao atinge tambm os efeitos extrapenais da condenao, vedada, entretanto, a reintegrao no cargo, funo, mandado eletivo e titularidade do ptrio poder, tutela ou curatela, nas hipteses dos incisos I e II do art. 92. REQUISITOS: Condenao definitiva; Que j tenha transcorrido 2 anos da data da extino da pena; ou do incio do perodo de provas no caso do sursis e do livramento condicional, que no tenham sido revogados; Que o sentenciado tenha tido domiclio no pas durante estes 2 anos; Que durante esse prazo o condenado tenha dado demonstrao efetiva de bom comportamento pblico e privado; Que tenha ressarcido a vitima do crime ou que demonstre a impossibilidade de faze-lo ou, ainda, que exiba documento no qual a vtima renuncie indenizao.

EFEITOS: A reabilitao pode produzir dois efeitos: a) Sigilo sobre os registros criminais do processo e da condenao. 3

Este efeito obtido imediata e automaticamente aps o cumprimento da pena, por expressa previso no art. 202 da LEP; No constitui cancelamento, mas apenas impede a sua divulgao, afora as hipteses expressamente ressalvadas. A lei veda a reconduo ao cargo e a recuperao do ptrio-poder, ficando a conseqncia da reabilitao limitada volta da habilitao para dirigir veiculo. Pode o agente, aps a reabilitao, passar a exercer cargo, funo ou mandado eletivo, mas est vedada a sua reconduo ao cargo anterior. Tambm recupera o exerccio do ptrio-poder, mas somente em relao aos filhos que no foram vtimas do crime. Sem restrio nenhuma pode habilitar-se para dirigir veculos.

b) suspenso dos efeitos extrapenais especficos: REVOGAO. Pode ser decretada de ofcio ou a requerimento do Ministrio Pblico. Ocorre se sobrevier condenao que torne o reabilitado reincidente, a no ser que essa condenao imponha apenas pena de multa. COMPETNCIA. A competncia para a reabilitao do Juzo da condenao e no o da execuo, uma vez que a reabilitao s pode ser concedida aps o trmino da execuo. RECURSOS. Para parte da jurisprudncia cabvel apenas a apelao. Para uma corrente majoritria cabe tambm recurso de ofcio, nos termos do art. 746, do CPP. OBSERVAES: A morte do reabilitando extingue o processo por falta de interesse jurdico no prosseguimento; A reincidncia no apagada pela reabilitao, pois ela s desaparece aps o decurso de mais de 5 anos entre a extino da pena e a prtica de novo crime. Nega a reabilitao ela pose ser requerida a qualquer tempo, desde que com novos elementos. A postulao s pode ser feita por quem tenha capacidade postulatria

S-ar putea să vă placă și