Sunteți pe pagina 1din 3

Repasse das Parcelas de Compensao dos Atos Gratuitos Praticados e Complementao da Receita Bruta Mnima 1.

Planilha Demonstrativa dos Atos Gratuitos Praticados (Planilha Modelo no site do SINOREG-SP) a. A Planilha foi elaborada e padronizada, para agilizar a conferncia e em especial o repasse. b. A Planilha com os comprovantes dos atos gratuitos devero ser recepcionados no SINOREG-SP, at o 5 (quinto) dia til para efeito de repasse aos Oficiais do Registro Civil das Pessoas Naturais, at o dia 20 (vinte) do ms subseqente ao da prtica dos atos. A Planilha que for entregue (protocolada) na sede do SINOREGSP, aps o 5 (quinto) dia til, o ressarcimento poder ser efetuado no ltimo dia do ms subseqente ao da prtica dos atos. c. A Planilha dever ser preenchida corretamente, legvel e sem rasuras, devidamente assinada pelo Oficial e Juiz Corregedor Permanente do Oficial que responde pela serventia. A identificao das assinaturas do Oficial e do Juiz necessria e fundamental para o processo de ressarcimento. d. Documentos comprobatrios dos atos gratuitos praticados no cartrio e integrantes da planilha demonstrativa devero ser agrupados (organizados) de acordo com os itens correspondentes. Esta Pratica Agiliza o Processo de Conferncia 2. Classificao de documentos e informaes necessrias no processo de conferncia. a. Os documentos comprobatrios dos atos gratuitos praticados no cartrio e integrantes da planilha demonstrativa devero conter no mnimo as seguintes informaes:

Item 12 pobres

Casamentos

Habilitao e Registro para pessoas declaradas

    y

Cpia do Termo, onde dever constar na margem esquerda isento de custas e emolumentos , rubricada pelo oficial; Cpia do Memorial (Declarao dos Contraentes); Cpia da declarao de pobreza assinada pelo casal; Cpia da Pgina de Custas Item 13 Registros Nacionalidade Interdio, Emancipao, Ausncia, Opo de

Cpia do mandado constando a gratuidade no corpo do mandado e o certificado d o registro (data de cumprimento, nmero do livro e termo) Item 14 Mandado Judiciais

y 

Cpia do mandado constando a gratuidade no corpo do mandado (no pode ser carimbo) e o certificado da averbao (data de cumprimento, nmero do livro e termo) Item 15 Retificao, Reconhecimento de Filho (com procedimento)

y 

Retificao por erro de grafia cpia do requerimento, cpia dos documentos que comprovem o erro, concluso do juiz e o certificado da averbao (data de cumprimento, nmero do livro e termo) Obs. As retificaes por erro da serventia, no so ressarcidas.

Reconhecimento de Filho Cpia do termo de reconhecimento, declarao de pobreza, concluso do Ministrio Publico e do Juiz, e o certificado da averbao (data de cumprimento, nmero do livro e termo)

Obs. Os procedimentos de alterao de patronmico por fora do casamento sero ressarcidos como Mandados Judiciais. y Item 16 Certides requisitadas por: Juiz de Direito, Promotor de Justia, Delegado de Polcia, Defensor Pblico, Fundao CASA (antiga FEBEM) Cpia da requisio e o certificado (data do atendimento, nmero do livro e termo) Item 17 Certides requisitadas por atestado de pobreza Cpia da declarao de pobreza, onde dever constar o nome do requerente e do requerido, o numero do livro e termo, e o certificado (data do atendimento, nmero do livro e termo)

Obs. As certides devero ser solicitadas pelo prprio interessado ou parente em 1 grau (pais, irmos, filhos, avs). y  Item 18 Certides requisitadas pelo Servio Social ou Conselho Tutelar

Servio Social - Cpia da requisio assinada pelo Assistente Social, onde dever constar o nome da certido solicitada e o nmero do livro e termo, declarao de pobreza assinada pelo prprio interessado ou parente de 1 grau, e o certificado (data do atendimento, nmero do livro e termo) Obs. As declaraes de pobreza nesse caso no podero ser assinadas pelo Assistente Social, apenas em casos que o interessado esteja abrigado ou internado em alguma instituio.  Conselho Tutelar - Cpia da requisio assinada pelo Conselheiro Tutelar, onde dever constar o nome da criana e o ano de seu nascimento, pois se a certido requisitada for de um maior de idade, dever acompanhar declarao de pobreza, e o certificado (data do atendimento, nmero do livro e termo)

Pagamento da Suplementao da receita bruta mnima das Serventias Deficitrias Deficitrio aquela serventia cuja receita bruta no atinge o equivalente a 10 salrios mnimos mensais. 1. Dever encaminhar cpia do livro caixa. 2. Visto original do juiz em todas as cpias das folhas do livro dirio, caso o juiz assine somente o livro dirio, sero aceitas cpias vistadas com autenticao. 3. Os dados no balancete devem estar completos, contendo as informaes do 1 ao ltimo dia do ms, mesmo que no haja movimento. 4. Colocar carimbo de identificao do cartrio em todas as folhas que compe o balancete mensal. 5. Constar na receita bruta da serventia o recebimento de emolumentos, somando todas as receitas de todos os servios anexos, se o caixa for elaborado em livros distintos, enviar uma cpia de cada natureza (registral e notarial). 6. Dever constar na receita bruta os valores repassados pelo SINOREG-SP, referente ao ressarcimento dos atos gratuitos.

7. O clculo da suplementao feito da seguinte forma: somam-se a receita bruta da serventia mais o repasse do valor dos atos gratuitos. Caso o valor no atinja a renda mnima de dez salrios, subtraia o valor obtido na soma da receita bruta, o resultado desse clculo, ser o valor a ser complementado pelo SINOREG-SP. Exemplo: Receita + Atos gratuitos = total 10 salrios mnimos total = suplementao Itens Importantes: 1. Para o recebimento no dia 20, a planilha dos atos gratuitos dever ser protocolada na sede do SINOREG at o 5 dia til do ms. 2. As planilhas que forem protocoladas aps o 5 dia til, sero ressarcidas no ltimo dia til do ms. 3. As planilhas com mais de 60 dias de atraso ao ms de referncia, s sero ressarcidas, aps anlise da Comisso Gestora. 4. Organizar os documentos comprobatrios seguindo a mesma ordem dos itens da planilha (agrup-los de acordo com o item a que se referem). 5. No se esquecer de assinar a planilha e solicitar o visto do Juiz Corregedor e identificar as assinaturas. 6. Mantenha seu cadastro atualizado, pois de fundamental importncia para efeito de pagamento e/ou esclarecimento de dvidas. 7. Enviar, sempre que houver a Ata da ltima correio efetuada no cartrio. 8. Os pedidos de glosas atravs de email devem ser feitos ao endereo eletrnico conferencia@sinoregsp.org.br entre o dia 20 at o ultimo dia de cada ms. 9. O pagamento dos Atos gratuitos (repasse), somente ser efetuado para as serventias que estiverem rigorosa e comprovadamente em dia com os recolhimentos ao Fundo de Custeio. 10. Para as serventias inadimplentes ou em atraso com os recolhimentos, o repasse ou pagamento dos atos gratuitos est condicionado regularizao da pendncia, acrescida dos encargos previstos na legislao pertinente, e ser efetuado somente no ms seguinte ao da regularizao. 11. As divergncias e/ou erros no preenchimento das planilhas e balancetes, bem como nos documentos comprobatrios, podero ser regularizados impreterivelmente at o dia 18 de cada ms, no SINOREG-SP. Aps esta data, o repasse poder ser efetuado no ltimo dia do ms subseqente da realizao do ato gratuito. 12. Balancetes: elaborar o balancete de forma bem legvel, em especial os nmeros componentes. As cpias reprogrficas (Xerox) devero ser legveis. Estes procedimentos vo agilizar a conferncia e o respectivo repasse.

S-ar putea să vă placă și