Sunteți pe pagina 1din 5

OS SINTOMAS DA GRAVIDEZ

Dr. Waldyr Muniz


Ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein

AULA 01

Realizao:

Colaborao

de especialistas do:

Patrocnio:

Aula 01

Os sintomas da gravidez
Aqui est um resumo do que ensinou o ginecologista e obstetra Waldyr Muniz, do Hospital Israelita Albert Einstein, na primeira aula do nosso curso. E, nos destaques, algumas informaes extraordinrias que a equipe do site apurou para voc.

Primeiros sinais
Eles variam bastante. Na verdade, variam de organismo para organismo e de momento para momento da gestao. O principal deles mesmo o atraso menstrual. Por isso, aquelas mulheres com o ciclo muito certinho logo desconfiam quando esto grvidas e, no raro, fazem algum teste de farmcia. Vale notar que esses testes, realizados em casa com uma amostra da urina, j esto muito mais confiveis do que no passado. No entanto, o mais certeiro ainda o exame de sangue para dosar um hormnio chamado beta hCG. Ele to sensvel que pode acusar uma gravidez antes mesmo de qualquer atraso na menstruao. Outros sinais frequentes so enjoo, alteraes digestivas, como azia e queimao, aumento da salivao e do apetite, sem contar a sensao de sonolncia.

Saiba mais
O ideal seria a mulher, ao receber a confirmao da gravidez, realizar exames de sangue, urina e fezes para afastar a hiptese de problemas, como infeces capazes de atrapalhar o desenrolar da gestao. So os primeiros exames pr-natais todos absolutamente necessrios! preciso, ainda, um ultrassom para confirmar a idade gestacional, verificar como o beb se implantou no tero e como est batendo o seu pequeno corao.

www.bebe.com.br | 2

Aula 01 - Os sintomas da gravidez

A culpada a placenta?
No comecinho da gravidez, mal a placenta comea a aparecer, ela j passa a secretar hormnios iguais aos que o corpo da mulher produzia mas, claro, no caso trata-se de uma produo extra. E esses hormnios, em dosagens maiores do que as de costume, acabam influenciando as mais diversas funes do organismo. Portanto, por trs de todos os sinais da gravidez h uma ao hormonal. No toa, eles tendem a ser mais intensos quando a mulher espera gmeos. Ora, no caso, ela est formando no ventre uma quantidade bem maior de placenta portanto, est produzindo mais e mais hormnios e, provavelmente, experimentando mais e mais sintomas. tuma se sentir mais enjoada e procurar se poupar nesses momentos. Controlar a alimentao tambm importante. Para algumas grvidas que costumam sentir muito enjoo, alimentos gelados, como picols de frutas cidas, trazem algum alvio. Eles podem ser uma espcie de recurso de emergncia. O fundamental no forar o apetite e comer apenas o que sentir vontade para no piorar o quadro. O que realmente faz diferena para a grvida nessa fase a hidratao, e no a comida. disso que ela no deve se descuidar.

Saiba mais
Evite comer quando se sentir enjoada para evitar as crises de vmito. Mais do que desagradveis, elas fazem seu organismo perder muito lquido e minerais importantes para o desenvolvimento do feto. Uma tima sugesto fracionar as refeies. Comer pequenas pores de alimentos em intervalos regulares ajuda bastante.

O problema do enjoo
Ele um sinal frequente, mas no obrigatrio. Algumas grvidas nunca sentiram esse mal-estar. Em outras, ele aparece por volta da stima semana de gestao. A ansiedade, o estresse, o cansao fsico, o excesso de comida ou, ao contrrio, perodos de jejum prolongado tendem a agravar as crises de enjoo. O mdico poder prescrever medicamentos para control-las. O ideal, porm, a mulher perceber em que horrios do dia ela cos-

www.bebe.com.br | 3

Aula 01 - Os sintomas da gravidez

Manter-se hidratada
Essa deve ser a preocupao nmero 1 da gestante, especialmente nesse incio de gravidez. No caso das mulheres que sentem muito enjoo, porm, um copo de gua pode atrapalhar mais do que ajudar. Elas devem privilegiar sucos, leite, iogurtes, sopas e outros alimentos ricos em gua, como frutas bem suculentas.

Saiba mais
Uma boa ideia para conter a ansiedade conversar bastante com seu obstetra e tirar todas as dvidas. Uma das funes mais importantes do pr-natal justamente esta: proporcionar segurana futura mame.

As alteraes emocionais
Elas surgem logo no incio e tm a ver com a histria de toda uma vida o que essa mulher experimentou na infncia, sua vida familiar, a expectativa em relao ao beb e ao seu papel de me, o relacionamento com o parceiro, se uma gravidez muito desejada ou, ao contrrio, inesperada... Tudo conta. preciso respeitar esses aspectos psicolgicos e refletir sobre esses fatores envolvidos. At porque eles afetam diretamente os sintomas fsicos e o bem-estar da gestante.

Questes de apetite
Os famosos desejos por alimentos especficos por ironia, na maioria das vezes difceis de ser encontrados naquele momento, como frutas fora de poca so um sintoma clssico da gravidez, bastante observado nos consultrios dos obstetras. provvel que os hormnios tenham uma participao muito discreta nesse fenmeno. Mas, sem dvida, sua principal causa de carter psicolgico.

www.bebe.com.br | 4

Aula 01 - Os sintomas da gravidez

O clculo do tempo de gravidez


Uma gestao dura 40 semanas, em mdia. E os mdicos costumam cont-la a partir do primeiro dia da ltima menstruao. Portanto, faa o seguinte: Anote a data da ltima vez em que voc menstruou. Vamos imaginar que tenha sido no dia 2 de abril. Primeiro, some 7 ao nmero do dia. Ou seja, 2 + 7 = 9. Ento, subtraia 3 do nmero do ms, que no caso de abril 4. Ou seja, 4 - 3 = 1, nmero equivalente a janeiro. O resultado desse clculo indica que a criana dever nascer aproximadamente em 9 de janeiro. Se, ao somar o dia da ltima menstruao com 7, o ms virar, ento a conta ser ligeiramente diferente. Imagine que sua ltima menstruao tenha comeado no dia 27 de junho. Ora, 27 de junho mais sete dias daria 4 de julho no calendrio. Guarde o nmero 4. Agora, para calcular o ms, simples: pegue o nmero do ms da ltima menstruo ms 6, no nosso exemplo e subtraia 2 em vez de 3. Ou seja, 6 - 2 = 4. A criana dever nascer por volta de 4 de abril.

Saiba mais
Se achar todas essas contas complicadas, h uma sada fcil. Visite o bebe.com.br e use a nossa calculadora de gravidez, que entrega a data provvel do parto em alguns segundos. Caso voc no se lembre da data da ltima menstruao, no se preocupe. O primeiro ultrassom resolve a questo, ao medir o feto. Seu tamanho tambm indica a idade gestacional.

O sexo do beb
Para aquelas que desejam descobrir o sexo antes do nascimento e nem sequer querem esperar a ultrassonografia da 16 semana que j capaz de dar essa informao com segurana , h um teste de sangue que pode responder a essa dvida j na oitava semana. Trata-se do exame de sexagem fetal. Ele acerta na resposta em 99% dos casos.

www.bebe.com.br | 5

S-ar putea să vă placă și