Sunteți pe pagina 1din 30
Lava-jato
Lava-jato

Lava-jato

Expediente Presidente do Conselho Deliberativo Roberto Simões Diretor-Presidente Luiz Eduardo Pereira Barreto Filho

Expediente

Presidente do Conselho Deliberativo Roberto Simões Diretor-Presidente Luiz Eduardo Pereira Barreto Filho Diretor Técnico Carlos Alberto dos Santos Diretor de Administração e Finanças José Claudio Silva dos Santos Gerente da Unidade de Capacitação Empresarial Mirela Malvestiti Coordenação Nídia Santana Caldas Equipe Técnica Carolina Salles de Oliveira Autor LÁZARO DONIZETI FERREIRA Projeto Gráfico Staff Art Marketing e Comunicação Ltda. http://www.staffart.com.br

Apresentação do Negócio Quando ainda existiam muitas cidades com crescimento horizontalizado, a figura do proprietário

Apresentação do Negócio

Quando ainda existiam muitas cidades com crescimento horizontalizado, a figura do proprietário que lavava seu carro nos domingos. Com o crescimento verticalizado das cidades e a falta de tempo e espaço, essa figura está desaparecendo e passa então a surgir em grande escala os lava - jato de veículos.

Atualmente os clientes optam a deixar seus veículos nesses locais para limpeza para utilizar esse tempo em outras atividades. Com o crescimento desse negócio, o preço da lavagem que era um pouco alto, caiu consideravelmente, o que gerou um aumento por este tipo de serviço.

Diante disso, houve uma grande proliferação desse tipo de negócio em todo o país. No Estado de São Paulo, segundo o SESCOVE - Sindicatos das Empresas de Conservação de Veículos do Estado de São Paulo existem cerca de 30 mil lava – jato.

Com o advento dos apelos mundiais pela preservação do planeta, os lava – jato estão passando por um momento de reavaliação de seus conceitos por utilizarem a água como matéria-prima básica para realizar suas atividades.

Em face disso, começa a surgir a partir da década de 90, empresas desenvolvendo fórmula ecológica para lavar carros sem ou com muito pouco uso de água. Foi pensando assim que nasceu em 1995 a DryWash, quando o Sr. Lito Rodriguez desenvolveu uma mistura química que lava, impermeabiliza e dá brilho em automóveis sem o uso de água.

Atualmente os dois nichos de mercado caminham juntos, apesar de existir ainda uma grande diferença entre as duas opções, visto que a

lavagem a seco representa ainda 5% do universo de lavagens de carro no país, segundo

lavagem a seco representa ainda 5% do universo de lavagens de carro no país, segundo informou a reportagem da revista eletrônica Pequenos Negócios da TV Globo

Mercado

A estabilidade econômica vivida pelo Brasil nos últimos tempos proporcionou um aumento no poder aquisitivo do brasileiro, além das facilidades de financiamentos. Estes fatores foram as molas propulsoras para a alavancagem das vendas de veículos no país. Segundo a reportagem da Revista Exame de 06 de março de 2008, sob

o título: O Brasil que acelera, trás várias informações importantes sobre a produção e venda de veículos. Dentre elas destaca-se a

seguinte:

Produção de automóveis

2002

24 bilhões

2007

38 bilhões

Crescimento de 58%

No ano de 2009, as vendas de automóveis bateram 2,3 milhões de unidades, alta de 4,2% em relação a 2008, segundo reportagem na revista: Pequenas Empresas Grandes Negócios(edição de novembro de

2009).

Todo esse panorama está sendo propício para o crescimento das empresas de prestação de serviço para automóveis incluindo os lava -

jatos.Outro fator que auxilia esse crescimento é a falta de espaço para

o proprietário de veículo lavar o seu carro

.Segundo o artigo publicado no ARTIGONAL – Diretório de Artigos Gratuitos, pelo jornalista Marinho Gusman, existem

estudos realizados pelas grandes empresas de estacionamentos e postos de gasolina, de que a fidelidade

estudos realizados pelas grandes empresas de estacionamentos e

postos de gasolina, de que a fidelidade do cliente ao estabelecimento se deve em razão da proximidade ao trabalho, à residência, às facilidades como um supermercado e aos produtos que o lava-jato usa

no carro do cliente.

Assim, já foi o tempo que o dono do veículo levava ou deixava o carro em qualquer lugar porque seu carro estava sujo.

Mais de 88% dos proprietários de carros com menos de dez anos de uso lavam seus carros com uma periodicidade de 15 dias e 53% o fazem semanalmente.

Este é o panorama positivo para o mercado de lava-jato. O lado negativo é a grande preocupação do mundo com a escassez e qualidade da água. Desta forma, os futuros empreendedores deste negócio, precisam se engajar também nessa preocupação e elaborarem projetos que contemplem o uso da água com economia, como também o seu devido tratamento quando for devolvida para os mananciais. Essa atitude é motivo de marketing positivo que poderá inclusive trazer clientes para sua empresa.

Localização

A escolha do local para a instalação é fator decisivo no projeto. Este

tipo de empreendimento necessita estar localizado em área de grande fluxo de veículos. Deve ser bem sinalizado, com facilidade de acesso dos veículos dos clientes. Recomenda-se evitar espaços em áreas nobres, com poder aquisitivo mais elevado, pois esse tipo de cliente envia seu veículo direto para concessionárias e normalmente não utilizam esse tipo de serviço.

Alguns detalhes devem ser observados na escolha do local:

• O local atende às necessidades operacionais referentescapacidade de instalação do negócio, possibilidade de

• O local atende às necessidades operacionais referentescapacidade de

instalação do negócio, possibilidade de expansão, características da vizinhança e disponibilidade dos serviços de água, luz, esgoto e telefone?

• O ponto é de fácil acesso ?

• O local está sujeito a inundações ou próximo a zonas de risco?

• Está legalizado e regularizado junto aos órgãos públicos municipais?

• A planta do imóvel está aprovada pela Prefeitura?

• Houve alguma obra posterior, aumentando, modificando ou diminuindo a área primitiva?

• As atividades a serem desenvolvidas no local respeitam a Lei de

Zoneamento ou o Plano Diretor do Município?

• Os pagamentos do IPTU referente ao imóvel encontram-se em dia?

• A legislação local permite o licenciamento das placas de sinalização?

Exigências legais específicas

O empreendimento está dispensado, de obter registro ou autorização

de funcionamento específico, junto a entidades ou órgãos fiscalizadores de atividades regulamentadas. Bastando apenas ao empreendedor obter a inscrição junto aos órgãos exigíveis das sociedades empresárias em geral.

A pessoa jurídica também não está sujeita à responsabilidade técnica,

ou seja, não se exige do empreendimento a manutenção, em seus quadros, de profissional habilitado junto a órgão ou conselho de classe fiscalizador de profissão regulamentada.

Para abrir um Lava-jato, deve-se seguir os tramites descritos abaixo:

a) Registro da empresa nos seguintes órgãos:

Junta Comercial;Secretaria da Receita Federal (CNPJ);Secretaria Estadual de Fazenda;Prefeitura do Município para obter o alvará de

funcionamento;Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher anualmente a Contribuição

funcionamento;Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher anualmente a Contribuição

Sindical Patronal);Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;Corpo de Bombeiros Militar.

b) Visita a prefeitura da cidade onde pretende abrir a empresa de

administração de arquivos, para fazer a consulta de local;

c) Obtenção do alvará de licença sanitária - Adequar às instalações de

acordo com o Código Sanitário (especificações legais sobre as condições físicas). Em âmbito federal a fiscalização cabe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estadual e municipal fica a cargo das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

Estrutura

A estrutura deverá contemplar um espaço contendo três ambientes, onde deverão ser distribuídos da seguinte forma:

AMBIENTE 1 - Espaço para instalação dos equipamentos de lavagem, a alocação dos boxes de lavagem e espaço para estacionar os carros limpos, separados dos que estão por lavar.

AMBIENTE 2 - Espaço para armazenar os produtos químicos, acessórios de lavagem como panos, ceras, luvas, etc.

AMBIENTE 3 - Espaço para instalar vestiários de funcionários, banheiros, pequeno escritório e uma sala de espera (opcional).

AMBIENTE 4 - OPCIONAL – Este ambiente deverá ser contemplado quando o empreendedor for diversificar seu Lava-jato com a colocação de Loja de produtos para carros e ou lanchonete.

O espaço em m² destes ambientes irá depender do projeto e da disponibilidade de área

O espaço em m² destes ambientes irá depender do projeto e da

disponibilidade de área que o empreendedor terá.

Pessoal

As atividades de um lava-jato em sua maior parte dependem do bom desempenho do trabalho das pessoas envolvidas nos processos. Para dar maior agilidade ao serviço, é melhor dividir os empregados por tipo de atividade:

recepção e entrega do veículolavagem/secagem; limpeza interna; polimento/lubrificação O empreendedor tem que ser acima de tudo um líder e coordenar todas as atividades de seus funcionários, capacitando a todos nas suas tarefas e como melhor atender os clientes, através de reuniões regulares de treinamentos.

A quantidade de empregados a ser contratada dependerá do tamanho

do projeto do empreendedor.

Equipamentos

Os equipamentos básicos para a montagem de um Lava-jato tradicional são os seguintes:

Lavadoras standard's;Lavadoras de alta pressão;Aspiradores de pó;Lavadoras de alta pressão Lavadoras de alta pressão;Gerador de Espuma (Shamporizador Manual);Arco Lava-Rápido;Bocal para estofados Braço giratório;Bocal exclusivo para a lavadora de carpetes Puzzi 100. Este bocal menor que o standard, apropriado para lavagem à extração de estofados.

Fornecedores de Máquinas e Equipamentos Fabricante de Aspiradores Industriais, Bombas de Vácuo, Coletor de Pó,

Fornecedores de Máquinas e Equipamentos

Fabricante de Aspiradores Industriais, Bombas de Vácuo, Coletor de Pó, Compressor Radial, Exaustor, Central de Aspiração, Alimentadores, Transporte por Vácuo, Lava Rápido.

Aspó - Lavagem Americana Indústria de Máquinas Ltda Telefone: (11) 5548-8555 http://www.aspo.com.br/lavarapido.htm

Leone Equipamentos Automotivos R Luigi Greco, 192 - Barra Funda São Paulo / SP CEP: 01135-030 Tel.: (0XX11) 3392 6363 Fax: (0XX11) 3392 6060 E-mail: leone@leone.equipamento.com.br Site: http://www.leone.equipamentos.com.br/htm

Centrão das Bombas Rua Florêncio de abreu, 141 - Centro - São Paulo – SP CEP: 01029-000 Fone/Fax. (0XX11) 3313-0049 Fones (0XX11) 3229-7300 / 3313-0070 / 3313-0091 Lavadoras Jacto Site: http://www.centraodasbombas.com.br/princ

Ceccato DMR Industria mecânica Ltda Rua Sebastiana Guidotti de Campos, 1100 Bairro: Campos Elíseos Cep: 13485300 Município: LIMEIRA UF: SP Fone: (0_19) 3451-4815 Fax: (0_19) 3451-3396

Email: comercial@ceccato-carwash.com.br Site: http://www.ceccato.com.br Fornece equipamentos de lavagem automática de

Fornece equipamentos de lavagem automática de veículo (lava-rápido); aspirador de pó self-service; Equipamento agrícola;

Steula - Edgardo Luiz Steula Rua Sebastião Canesso, 272 Bairro: Vila Canesso Cep: 13920000 Município: Pedreira UF: SP Fone: (0_19) 3893-2466 Fax: (0_19) 3893-2610 Email: steula@steula.com.br Site: www.steula.com.br

Fornece acessórios para cabinas de caminhões; pulverizadores para postos de serviços; calibradores de pressão para pneus; medidores de pressão para pneus; filtros, registro de pressão e lubrificante para tratamento do ar; bicos para encher pneus; bicos de limpeza; esguichos para lava-rápido

Deck Comercio e Serviços Ltda Av. Pedro Leon Schneider, 1 15 Bairro: Santana Cep: 02012100 Município: SÃO PAULO UF: SP Fone: (0_11) 6221-9399 Fax: (0_11) 6221-9399 Email: deck@deck.com.br

Fornece produtos e equipamentos para postos de serviços lava-rápidos; troca de óleo e lubrificação; sistema de lubrificação a granel; Shamporizador; Pneumático; kit para análise de combustível e elevador elétrico para troca de óleo;

Comercial Copetec Ltda me Rua Aranaquara, 87 - Vila Prudente - São Paulo - SP

CEP: 03282-037 TEL: (11) 2216-8439 (11) 2216-8439 / 2216-5491 Fornece: aspiradores, enceradeiras, polidoras, lavadoras de

CEP: 03282-037 TEL: (11) 2216-8439 (11) 2216-8439 / 2216-5491

Fornece: aspiradores, enceradeiras, polidoras, lavadoras de alta pressão, varredoras, EPis, Compressores de ar.

Matéria Prima / Mercadoria

A principal matéria prima utilizada em um Lava-Jato tradicional é a

água.

Ela é um bem raro para o mundo e por essa razão, precisa ser usada com responsabilidade. O empreendedor deve contemplar em seu projeto as seguintes situações:

Plano de economia de água na lavagem de carros.Plano de utilização de água da chuva.Plano de controle da água utilizada após a lavagem da seguinte forma:

Nos boxes de lavagem, o empreendedor deverá instalar as caixas separadoras de óleo e água. Esta providência é obrigatória, pois a mesma irá evitar a contaminação dos mananciais aquáticos próximos ao Lava-jato. Veja como isso ocorre:

O descarte direto de óleos e graxas no sistema de esgoto pode ser

comprometedor, porque pode causar o entupimento das vias e tubulações de esgoto da cidade.

Além desse fator, os óleos e graxas, por serem menos densos, flutuam sobre a água do sistema de esgoto e impedem que o ar se difunda até as espécies vivas que vivem abaixo d’água, causando a sua morte. Isso é prejudicial, porque é benéfica a ação desses organismos vivos sobre os dejetos presentes no sistema de esgoto.

Durante a lavagem de carros em um lava-jato, ocorre o arraste do óleo

e de graxa presentes no automóvel, pela água de lavagem. Essa água, portanto, apresenta uma

e de graxa presentes no automóvel, pela água de lavagem. Essa água, portanto, apresenta uma pequena quantidade de óleos e graxas, que deve ser recolhida antes de chegar ao sistema de esgoto.

O recolhimento desses óleos e graxas pode ser obtido pelo uso de um

sistema de separação ou de uma caixa separadora de óleo e água. Existem vários modelos de caixa de separação de água e óleo no mercado. Suas dimensões variam de acordo com a capacidade (vazão de água de lavagem) e eficiência de separação (teor de óleo desejado na saída do equipamento).

A instalação da caixa de separação é geralmente simples.

Normalmente, o equipamento fica instalado no subsolo e, dessa forma, não ocupa área útil do terreno.

O aparelho geralmente possui uma entrada, por onde entra a água

residuária da lavagem dos automóveis, e uma ou duas saídas; uma para a água isenta do óleo e outra para o óleo. Em alguns tipos de caixa separadora, o óleo fica retido e acumula-se dentro do equipamento.

A manutenção da caixa consiste basicamente em fazer limpezas

periódicas da caixa de óleo: basta recolher o óleo acumulado. Aconselha-se usar luvas de borracha e botas durante a tarefa. Sempre que possível, deve-se fazer a retirada do óleo porque quantidades excessivas dele causam, no equipamento, a diminuição na eficiência de separação. Isto significa que quanto mais óleo estiver acumulado na caixa, mais óleo escapará para o sistema de esgoto, o que não é desejável.

Periodicamente, um organismo fiscalizador do Estado exige a avaliação da eficiência do equipamento. Para isso, um fiscal acompanha os técnicos de um laboratório até a empresa fiscalizada, onde é feita uma amostragem do efluente na saída do sistema de

separação de água e óleo. O laboratório, então, realiza ensaios de pH, DBO, DQO e

separação de água e óleo.

O laboratório, então, realiza ensaios de pH, DBO, DQO e óleos e graxas totais. Este último ensaio é feito pelo método de partição gravimétrica segundo normalização do órgão americano Standard Methods.

Outros produtos utilizados no Lava-Jato Convencional:

Massa de Polir Cremosa Bombona 3,5Kg;Shampoo Siliconizado Bombonas: 20, 100 e 200 Litros;Desengraxante Super Bombonas 20, 100 e 200 Litros;Super Ativado Baú Bombonas: 20, 100 e 200 Litros;Cera Automotiva Brilho espelhado c/protetor UV Balde c/3,5kg;Limpa Pneu Glicerinado Bombonas c/5 , 20 e 50 Litros;Limpa Pneu Glicerinado em Gel Bombonas c/ 5,20,50 kg;Revitalizador e Hidratante Para Bancos de Couro 3,6kg;Silicone Líquido Aromatizado - Bombonas de 3,6 Litros;Desodorizante Automotivo Cheiro de Carro Novo - Bombona c/ 05 Litros;Desodorizante Automotivo Tipo lavanda Exportação Bombona c/05 Litros.

Fornecedores de uniformes para a equipe:

Pole Scola Confecção de Uniformes Rua Vilela, 932 São Paulo (SP) Fone (11) 6942 0685

Primeira Edição Uniformes Administrativos e Profissionais Rua Itaquí, 366 – Canindé São Paulo (SP) Fone (11) 3311-0352

Confecção de Uniformes Reação Rua Taquaruçu, 393

São Paulo (SP) Fone (11) 5012-4544

São Paulo (SP) Fone (11) 5012-4544 Confecções So Blus Uniformes Avenida Aratas, 1448 São Paulo (SP)

Confecções So Blus Uniformes Avenida Aratas, 1448 São Paulo (SP) Fone (11) 5561-1162

Il Settantuno Confecções Rua Tatuí, 145 São Paulo (SP) Fone (11) 3088-2655

AB Uniformes Comercial Ltda Rua Clélia, 470 – Lapa São Paulo (SP) Fone (11) 3673 0559

Fornecedores de Produtos de Limpeza e Conservação

WGLCar - Tecnologia automotiva Pça. Olímpio Campos, 700 - Aracaju/SE Salvador-BA: (71) 8839-7609 Aracaju-SE: (79) 3041-0111 / 3214-0505 http://www.wglcar.com.br/empresa.php

Kamax Chemical Rua Bento da Silva Leite, 261 Campinas (SP) Fones (19) 3241 9900/ 3241 3300

Indústria e Comércio de Polidores Pérola Ltda

Rua Amazonas, 2786 - Nova Gerty São Caetano do Sul (SP) Fone (11) 4238-5844 Nova

Rua Amazonas, 2786 - Nova Gerty São Caetano do Sul (SP) Fone (11) 4238-5844

Nova Limp Rua Jorge Velho, 120 Santo André (SP) Fone (11) 4991-4742

Spuma Rua Coronel Xavier, 151 Oliveira (MG) Fone (37) 331-3139

Limap Fornecedora de Material de Limpeza Ltda Rua Coronel Camisão, 936 – Galpão Cordovil Rio de Janeiro (RJ) Fones (21) 351-1010/ 351-0707

Organização do processo produtivo

O processo operacional de um lava-jato funciona obedecendo as seguintes etapas de trabalho:

Recepção do cliente e do veículo– preencher pequeno cadastro do cliente com dados básicos, para serem usados a posterior, para entrar em contato com cliente, para informar sobre final do serviço, sobre promoções, etc.Lavagem-executar a lavagem conforme solicitado pelo cliente.Secagem – conforme padrão de trabalho.Aspiração – conforme padrão de talho do Lava-Jato.Polimento – quando o cliente solicitar.Lubrificação – quando o cliente solicitar e o Lava-Jato executar esse trabalho. Entrega do veículo – finalizar o processo com o cliente, atualizando as informações no sistema, para futuras consultas.

Automação Para que o cliente identifique um estabelecimento organizado, o empreendedor necessita de uma ferramenta

Automação

Para que o cliente identifique um estabelecimento organizado, o empreendedor necessita de uma ferramenta de gestão para auxiliá-lo. Para tanto, será necessário a aquisição de equipamentos como computadores, impressoras e a instalação destes em rede e por fim a escolha e aquisição de um bom programa de software para lava-jato. Hoje o mercado de software oferece várias opções deste tipo de programa. A seguir seguem algumas sugestões:

KAD LAVACAR - Software para lava rápido Sistemas de Automação Comercial - Tel: (+ 55 - 27) 3261-0890 / 9924-1194 E-mail: comerciobrazil@gmail.com http://www.solucoesnaweb.com/kadlavacar Programa para lava rápido. Automação e gestão de lava rápido, onde administra os serviços, vendas, saídas e entradas de veículos por placas, financeiro etc

Este software foi desenvolvido para administrar Lava Rápido, é possível cadastrar parâmetros, clientes, veículos, funcionários, serviços, produtos, movimento diário, movimento de caixa, contas a pagar, consultas, relatórios, construção de consultas pelo usuário etc. Acompanha Manual do usuário.

Canais de distribuição

O termo canais de distribuição ou marketing foi durante muito tempo considerado apenas mais um dos componentes do composto

mercadológico, juntamente com produto, preço e promoção. Com as mudanças ocorridas nos últimos anos em

mercadológico, juntamente com produto, preço e promoção. Com as mudanças ocorridas nos últimos anos em termos de crescimento do poder dos distribuidores, avanços tecnológicos, necessidade de sustentação de uma vantagem competitiva, entre outros fatores, a distribuição passou a ser vista como o maior meio de se conseguir um avanço e crescimento no mercado.

As estruturas dos canais variam de acordo com o ramo da empresa, a localização, tamanho de mercado, entre outras variáveis. Quanto maior o grau de serviços que o produto exige, maior tende a serem os níveis de intermediários utilizados e a distância com o consumidor final.

O canal de distribuição de um negócio de um LAVA-JATO é único,

pois a empresa trata direto com o cliente consumidor, sem ter intermediários.

EMPRESA LAVA-JATO CONVENCIONAL--------------------------------> CLIENTE

Investimentos

O ideal para o empreendedor é que o mesmo busque ajuda junto ao

SEBRAE, para elaborar o seu plano de negócio, antes de dar qualquer passo nos seus projetos, pois todo negócio, tem que ser estudado no detalhe, para não vir a sucumbir prematuramente.

O tamanho do investimento em um negócio de lava-jato dependerá do

tamanho do projeto do empreendedor.

Caso o empreendedor deseje ter uma visão preliminar antes de partir para a elaboração do PLANO DE NEGÓCIO, basta que o mesmo realize uma boa Pesquisa de Mercado, conhecendo e visitando várias empresas de Lava-Jatos em atividade. Somente assim, o futuro

empresário terá uma visão com relação a toda a complexidade do negócio e assim poder

empresário terá uma visão com relação a toda a complexidade do negócio e assim poder prever o tamanho do valor a ser investido.

Deverão ser relacionadas como INVESTIMENTOS, as despesas com:

imóvel (aluguel ou compra), instalações (todos os móveis e máquinas), equipamentos, contratações de serviços e de empregados, treinamentos, documentações para legalização da empresa e o montante do valor relativo ao Capital de giro.

Para facilitar o estudo preliminar, elaboramos no quadro abaixo, uma simulação deste, o qual servirá para orientar a pesquisa do empreendedor. Lembramos que os dados inseridos no mesmo são meramente ilustrativos. INVESTIMENTO NO PROJETO - Estudo Preliminar (Os valores são simbólicos) Detalhamento Desembolso Desembolso Desembolso Subtotal

1º mês

mês

Investimento em Instalações 1.500,00 2.000,00

3º mês

2.000,00

5.500,00

Invest. em equip. e software 2.000,00

1.500,00

1.500,00

5.000,00

Investimento em veículos .

.

Serviços de terceiros 1.000,00 1.000,00

.

.

1.000,00

3.000,00

Material de consumo e utensílios 500,00

500,00

700,00

1.700,00

Gastos c/ abert. da emp. e inaug. 500,00

500,00

700,00

1.700,00

Reserva p/ gastos não previstos 3.000,00

.

Estoque

3.000,00

2.000,00

.

1.000,00 1.000,00 4.000,00 Subtotal 10.500,00 6.500,00 6.900,00 23.900,00 Reserva para Capital

1.000,00

1.000,00

4.000,00

Subtotal

10.500,00

6.500,00

6.900,00

23.900,00

Reserva para Capital de giro

.

.

4.000,00

4.000,00

TOTAL

10.500,00

6.500,00

10.900,00

27.900,00

Capital de giro

Capital de giro é um montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir a dinâmica do seu processo de negócio. O valor do mesmo depende do tamanho do empreendimento, o qual deve ser estimado no Plano de Negócio.

Para uma base referencial, considerando uma empresa de Lava-Jato, dentro dos moldes descritos, recomenda-se um valor de Capital de Giro de R$ 4.000,00 (Quatro mil reais).

O capital de giro precisa de controle permanente, pois tem a função de

minimizar o impacto das mudanças no ambiente de negócios onde a empresa atua.

O desafio da gestão do capital de giro deve-se, principalmente, à

ocorrência dos fatores a seguir:

Variação dos diversos custos absorvidos pela empresa;Aumento de

despesas financeiras, em decorrência das instabilidades do mercado em que atua;Baixo volume de vendas;Aumento dos índices de inadimplência;Altos níveis de estoques.

O empreendedor deverá ter um controle orçamentário rígido de forma

a não consumir recursos sem previsão.

O empresário deve evitar a retirada de valores além do pró-labore

estipulado, pois no início todo o recurso que entrar na empresa nela deverá permanecer, possibilitando

estipulado, pois no início todo o recurso que entrar na empresa nela deverá permanecer, possibilitando o crescimento e a expansão do negócio. Dessa forma a empresa poderá alcançar mais rapidamente sua auto-sustentação, reduzindo as necessidades de capital de giro e agregando maior valor ao novo negócio.

Custos

São todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente no preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria-prima e insumos consumidos no processo de produção.

O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.

Os custos para abrir um lava-jato devem ser estimados considerando os itens abaixo.

Para facilitar o entendimento e para futuros estudos preliminares, por parte do empreendedor, foi elaborado como exemplo, um quadro contendo uma simulação deste estudo. Lembramos que os dados inseridos no mesmo são meramente ilustrativos. CUSTOS MENSAIS

1 Salários e encargos

3.000,00

2 Tributos, impostos, contribuições e taxas

300,00

3 Aluguel, segurança

1.000,00

4 Água

4 Água 1.000,00 5 Luz, telefone e acesso a Internet 800,00 6 Mat. para higiene e

1.000,00

5 Luz, telefone e acesso a Internet

800,00

6 Mat. para higiene e limp. da empresa e func.

200,00

7 Recursos para manutenções corretivas

200,00

8 Assessoria contábil e jurídica

250,00

9 Propaganda e publicidade da empresa

0,00

10 Aquisição de material para lavagem e polimento

800,00

TOTAL

7.550,00

No empreendimento de uma empresa de prestação de serviço de lavagem de carros, um LAVA-JATO, o maior custo é com o quadro

de pessoal (salários e encargos), que se bem administrados podem ser em número reduzido. Mas sempre lembrando que este número depende do tamanho do empreendimento.

A maioria das despesas de um LAVA-JATO é fixa e desta forma,

fáceis de gerenciar e quanto mais aumentar o faturamento, melhor será

o resultado, visto que as despesas não oscilam com o crescimento da receita.

Diversificação / Agregação de valor

O negócio de lava-jato possuem muitos concorrentes. Desta forma, é

de fundamental importancia que o empreendedor imprima no negócio

a sua marca, o seu jeito de gerir a empresa. Para tanto ele deve buscar

diferenciais para se destacar de seus concorrentes. Como o objetivo de auxiliar o empreendedor a criar seu diferencial, segue uma relação de ações que poderão ser implantadas em um Lava-jato:

Oferecer serviço de busca e entrega de veículo– às vezes é melhor pagar um pouco mais e ter o carro limpo em casa quando chegar do trabalho a tarde.Uniformizar a equipe de trabalho – essa providência demonstra seriedade da empresa.Ter sempre contato com os donos dos veículos. Neste contato procurar conhecer suas preferências, principalmente sobre cheiros internos a serem aplicados nos veículos.Crie promoções de fidelidade na sua empresa, como:

Desconto pelo número de lavagens no mês, desconto ou lavagem gratuita para quem encaminhar clientes.Busque

Desconto pelo número de lavagens no mês, desconto ou lavagem gratuita para quem encaminhar clientes.Busque clientes fixos como empresas, órgãos públicos.Trabalhe uma divulgação usando o apelo ecológico, informando ao seu cliente que se ele lavar em seu lava-jatoele estará preservando o meio ambiente. Mas para isso, sua empresa precisa estar tratando corretamente dos resíduos das lavagens.Disponibilizar um espaço para a instalação de uma sala de espera, com mesas, cadeiras e televisor LCD e TV por assinatura. Neste local manter água mineral ou purificada, gelada e natural, disponível para os clientes.

Divulgação

Na divulgação de sua empresa é preciso somar criatividade e planejamento. Uma empresa só consegue sobreviver quando é notada e bem recebida pelos seus clientes. O planejamento é a chave para uma divulgação eficaz e que não jogue dinheiro fora.

Se você vai iniciar este negócio, antes de montar você precisa saber o que fazer para que as pessoas sejam atraídas para o seu Lava-Jato.

O que devo fazer para que freqüentem o meu Lava-Jato? A expressão que se usa para isto é estratégia de mercado. Você precisa ter a sua. Você não poderá escapar desta obrigação que tem para com sua empresa, ou seja, definir, aplicar, melhorar e evoluir para uma estratégia de mercado.

Ao se elaborar o plano de divulgação, recomenda-se contemplar a busca por clientes, em primeiro lugar nas vizinhanças do empreendimento. Trabalhar com folders, com distribuição porta a porta. Se possível, colocar faixas na região, na frente do empreendimento e se for permitido, divulgar com carro de som.

Além dessas ações, deverá contemplar também a criação de um site da empresa e assim

Além dessas ações, deverá contemplar também a criação de um site da empresa e assim divulgar nos sites de busca, com promoções para os clientes.

Informações Fiscais e Tributárias

A atividade de lava-jato também pode optar pelo SIMPLES

NACIONAL - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos

e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno

Porte. Em geral, esta atividade tem a receita bruta anual adequada para

o SIMPLES Nacional. Assim, pode realizar esta opção desde que sua

atividade não ultrapasse R$ 240.000,00 (microempresa) ou R$ 2.400.000,00 (empresa de pequeno porte) e respeitando os demais requisitos previstos na Lei. Nesse regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional):

• IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);

• CSLL (contribuição social sobre o lucro);

• PIS (programa de integração social);

• COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social);

• ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços);

• ISS (Imposto sobre serviços);

• INSS - Contribuição para a Seguridade Social relativa a parte da empresa (Contribuição Patronal Previdenciária– CPP).

Conforme a Lei Complementar nº 128/2008, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse ramo de atividade, vão de 6% a 17,42%, dependendo da receita bruta auferida pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, o empreendedor utilizará como receita bruta total acumulada, a receita do próprio mês de apuração

multiplicada por 12 (doze). Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade

multiplicada por 12 (doze).

Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios de isenção e/ou substituição tributária para o ICMS, a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.

MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL – Se a receita bruta anual não ultrapassar a R$ 36.000,00, o empreendedor poderá se enquadrar como empreendedor Individual – MEI, ou seja, sem sócio. Não se compreendem neste caso os serviços de consultoria profissional. Neste caso, os recolhimentos dos tributos e contribuições serão efetuados em valores fixos mensais conforme abaixo:

O empresário não precisa recolher os tributos acima (nem pelo sistema

unificado), exceto: ISS e ICMS independente do faturamento, quando devido de acordo com o ramo de negócio, para este caso:

I - Sem empregado

• R$ 51,15 - a título de contribuição previdenciária do empreendedor

• R$ 5,00 - a título de ISS Imposto sobre serviço de qualquer natureza.

II - Com um empregado

Neste caso o empreendedor recolherá mensalmente, além dos valores acima, os seguintes percentuais:

• Retém do empregado 8% de INSS sobre a remuneração;

• Desembolsa 3% de INSS patronal sobre a remuneração do empregado.

Conclusão: Para este segmento, tanto como LTDA quanto MEI, a opção pelo Simples Nacional sempre será muito vantajosa sobre o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura do estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.

Fundamento Legal: Leis Complementares 123/2006, 127/2007, 128/2008 e Resoluções do CGSN – Comitê Gestor do

Fundamento Legal: Leis Complementares 123/2006, 127/2007, 128/2008 e Resoluções do CGSN – Comitê Gestor do Simples Nacional.

Eventos

Apesar de não existirem eventos ligados diretamente a este mercado, recomenda-se aos empreendedores a participarem de eventos ligados ao ramo de automóveis e também de outros ramos dos quais possam estar seus atuais e futuros clientes.

Os eventos como feiras, rodas de negócios, congressos, etc., são muito importantes para o empresário ficar por dentro das tendências de mercado, conhecer novos produtos e tecnologias, realizar parcerias e fazer bons negócios.

Para ter acesso a essas informações, basta entrar no site da União Brasileira de Feiras e Eventos: UBRAFE - www.ubrafe.com.br.

Entidades em Geral

SESCOVE Sindicato das Empresas de Serviços de Conservação de Veículos, Lava-Rápido e Similares do Estado de São Paulo Fone: (11) 6950-9859 e-mail: sescove@fesesp.org.br

Sind. Empregados Empresas Lava-Jato e Simil. do Est. SP Rua Melo Palheta, 128 Água Branca - São Paulo - SP

Normas Técnicas As normas técnicas, elaboradas no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas -

Normas Técnicas

As normas técnicas, elaboradas no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, são documentos de uso voluntário, sendo importantes referências para o mercado.

Não existem normas técnicas aplicáveis ao negócio.

Glossário

Cristalização (ou espelhamento) - é um processo realizado na pintura do veículo com produtos de polimento profissional, equipe especializada de polidores com ferramentas e técnicas de alta tecnologia. A fim de proporcionar a pintura do veículo um alto grau de brilho, revitalizando e protegendo-a das intempéries do tempo e desgaste natural.

Gerador de Espuma (Shamporizador Manual) – espalhador do shampoo em forma de espuma na lataria do carro.

Caixa separadora de água e óleo – é um aparelho instalado no subsolo do lava-jato e o mesmo geralmente possui uma entrada, por onde entra a água residuária da lavagem dos automóveis, e uma ou duas saídas; uma para a água isenta do óleo e outra para o óleo.

Dicas do Negócio

O importante no negócio do lava-jato é que o empreendedor seja criativo, procurando diferenciar da concorrência. Que ele não ofereça apenas lavagem de veículos. Procure encantar seus clientes oferecendo algo mais para o cuidado de seu veículo como:

impermeabilização, proteção e revitalização da pintura. Pode oferecer

também um bom tratamento interno do carro como: Hidratação de bancos de couro e também

também um bom tratamento interno do carro como: Hidratação de bancos de couro e também uma limpeza detalhada na parte interna, desmontando todas as suas peças como a forração, carpete, bancos,

laterais e porta-malas. Além disso, aplicar fungicidas, bactericidas e odorizadores especiais. Outros adicionais serviços que podem aumentar seu faturamento e também trazer mais comodidade para os clientes são: recuperação de veículos que sofreram alagamento, higienização dos sistemas de ar/ventilação. Para todos esses serviços, os funcionários precisam ter bons

conhecimentos ser

encantamento do cliente.Criar um espaço especial para lavar motos. Neste local bem identificado, a moto deverá ter o mesmo tratamento especial recebido pelos carros.

bem treinados no quesito atendimento e

Características específicas do empreendedor

Se você achou interessante o negócio de LAVA-JATO, veja abaixo se as suas características se encaixam dentro do perfil empreendedor:

Capacidade de assumir riscos (calculados) – Isto quer dizer, não ter medo de desafios, arriscar conscientemente. Calcular com detalhes (PLANO DE NEGÓCIOS) as chances de o empreendimento ser um sucesso. Senso de oportunidade – Enxergar oportunidade, aonde as outras pessoas só vêm ameaças. Aprender com os erros dos outros empresários, evitando assim perdas de tempo e dinheiro. Conhecimento do ramo – conhecer muito bem o ramo que escolheu. Preferencialmente que trabalhe no mesmo ou tenha trabalhado. Caso não seja possível, faça muitas pesquisas, muitas visitas aos concorrentes. Não economize neste quesito, pois mais tarde você será recompensado. Organização – Ser organizado, compreender que os resultados

positivos virão em conseqüência da aplicação dos recursos disponíveis, conforme o planejamento do empreendimento.

positivos virão em conseqüência da aplicação dos recursos disponíveis, conforme o planejamento do empreendimento. Não permitir desvios exagerados em relação ao planejado. Caso identifique falhas no percurso, buscar a correção com muita rapidez. Iniciativa e disposição – Ser pró-ativo, buscar novidades para seu negócio, dar sempre o primeiro passo, não esperar pelos outros. Pesquisar novos caminhos, estar sempre atento com as novidades do mercado, de uma forma geral. Liderança – Ser uma pessoa que todos gostem de trabalhar com você, em função de seu espírito de liderança; respeitando a cada um, trazendo todos os funcionários ao seu lado e nunca abaixo de você. Faça um trabalho de equipe; delegue autoridade, mas acompanhe. Defina metas e cobre com responsabilidade. Otimista e auto motivado (sempre) – Não importa o tamanho dos problemas que enfrentará no andamento de seu empreendimento. O que importa é que todos os dias, o empreendedor precisa buscar dentro de si motivos para estar sempre motivado, pois agindo assim, sua equipe nunca esmorecerá e a vitória virá com certeza.

É certo que será muito difícil encontrar todas essa características em uma única pessoa. Caso você consiga se identificar com pelo menos 50% delas, que ótimo. Comece agora mesmo a trabalhar para buscar um incremento neste percentual, você é capaz, busque ajuda, procure os órgãos como o SEBRAE. Leia , estude, pesquise, só depende de você, acredite!

Bibliografia Complementar

PEREGRINO, Fernanda. Como melhorar a gestão e tornar ambientalmente correto um lava-jato?

Publicado em 5 de 13 de agosto de 2009 às 04h23.Disponível em:

. Acesso em 13/02/2010

FÓRUM sobre lava- j ato.Dis p onível em: http://adrenaline.com.br/forum/papo-cabe em: 13/02/2010 GOTARDELLO

FÓRUM sobre lava-jato.Disponível em:

em: 13/02/2010

GOTARDELLO FILHO,Wilson. Lucro a jato com lava - rápido:de

carona na venda de novos veículos, o mercado de lavagem a seco cresce no país .

Acesso

18/02/2010

GUSMAM,Marinho. A Escolha Do Lava-Jato Para Cuidar Do Seu Carro .Disponível em:

.Acesso em 18/02/2010

LAVA-RÁPIDO.Disponível em:

16/02/2010

em:

INFORMATIVO SEBRAE para interessados em montar lava-jato.Disponível em: http://www.informespublicitariosmicrolit

Acesso em: 16/02/2010

PEREGRINO,Fernando. Como melhorar a gestão e tornar ambientalmente correto um lava-jato?

Publicado em 5 de 13 de agosto de 2009 .Disponível em:

.Acesso em 13/02/2010

LAVA-JATO.São Paulo :Sebrae, 2008 Disponível em: http://www.sebraesp.com.br/sites/default

em 13/02/2010

.Acesso

.

LEONE a casa dos equipamentos .Disponível em:

.Acesso em 13/02/2010

CLEANING Car -Limpezas Especiais e Estética

automotiva. Dis p onível em: http://www.evisos.com.br/servicos/tecnic . Acesso em 18/02/2010 CAETANO, José Roberto;

automotiva. Disponível em:

. Acesso em 18/02/2010

CAETANO, José Roberto; PADUAN,Roberta .O Brasil que acelera.Revista EXAME Disponível em:

Acesso em: 17/02/2010

SERVIÇO BRASILEIRO DE NORMAS TÉCNICAS. Informações sobre instalação de um Lava-Jato Disponível em: http://www.respostatecnica.org.br. Acesso em:

16/02/2010

SOUZA,Wagner. Lava-Jato.Pequenas empresas grandes negócios. Mogi Guaçu.Disponível em:

Aesso em : 17/02/2010

NEGÓCIO de cara limpa.Memoria empresarial.v.23 ,n.518.Disponível em:

.Acesso em 17/02/2010

CALMON,Fernando. Cuidar certo por Fernando Calmon. Disponível em: http://www.webmotors.com.br/wmpublicador

Acesso em: 17/02/2010