Sunteți pe pagina 1din 8

Eletricao de moendas

Acar e lcool

Acar Guarani, unidade Severinia, SP, 6 rolos de sada

Por que eletricar moendas?


Com a possibilidade da venda do excedente de energia eltrica gerada pela usina, o setor sucroalcooleiro tem investido em caldeiras de maior presso e turbo-geradores de maior potncia, criando um novo produto que advm da atividade de co-gerao de energia eltrica. Nesse sentido, torna-se necessrio obter a maior ecincia no ciclo trmico do processo produtivo, de forma a maximizar a disponibilidade de vapor para a gerao de energia eltrica. A eletricao de moendas vem justamente com o propsito de reduzir o consumo de vapor no processo de moagem da cana, empregando um conjunto de motores eltricos e inversores de fre-qncia de alta ecincia, em substituio aos acionamentos convencionais por turbina a vapor dos ternos de moenda. Alm da reduo do consumo de vapor e maior ecincia, a eletricao de moendas traz outras vantagens intrnsecas tecnologia: Maior produtividade, extraindo maior quantidade de caldo utilizando o mesmo terno. Maior controle do processo, pela exibilidade no controle de velocidade da moenda. Operao remota, reduzindo riscos com acidentes. A eletricao da moenda pode ser completa, substituindo as turbinas a vapor por acionamentos eltricos, ou como opo, pode-se acionar somente um dos rolos do terno com acionamento eltrico, mantendo a turbina a vapor. Neste caso, apesar de no haver a economia de vapor no processo, o aumento da produtividade do terno garantido.

Usina Barralcool, Terno de Moenda 100% eletricado

Acar Guarani, unidade Severinia, SP, 6 rolos de sada

Eletricao de Moendas maior ecincia e durabilidade

A Siemens foi a primeira empresa a conceber de forma bem sucedida um sistema de eletricao de moendas com motores eltricos de gaiola e inversores de freqncia. No Brasil, seu primeiro terno de moenda eletricado foi instalado em 2003 na Usina Alto Alegre, unidade Alta Floresta, na regio de Presidente Prudente. Hoje, possui diversas referncias bem sucedidas no Brasil e no exterior. A Destilaria Pioneiros, em Sud Menucci - SP, foi a primeira usina no Pas a ter todo o seu processo de moagem de cana 100% eletricado, em 2005, com 6 ternos de moendas acionados por motores eltricos e inversores de freqncia Siemens. Sendo parte vital do processo de produo de acar e lcool, a moagem exige total disponibilidade durante a safra, com o mnimo de paradas. Os sistemas de eletricao de moendas Siemens garantem a maior disponibilidade graas aos equipamentos de altssima durabilidade e vida til.

Principais vantagens trazidas pela Siemens na Eletricao de Moendas: Automao do controle de vazo do caldo para a fbrica devido ao melhor ajuste da rotao do terno. Controle total distncia, dispensa a presena do operador no local para ajustes na rotao do terno. Fim da oscilao na extrao do caldo, que no caso das turbinas dependem da presso do vapor. Excelente controle da oscilao dos mancais da moenda (melhores ajustes mecnicos). Instalao compacta e reduzida. No h necessidade de gua no acionamento; no necessrio redimensionar as linhas de vapor e de gua de resfriamento. Manuteno praticamente inexistente, realizada de forma simples e rpida.

Operao com alto torque em baixa rotao, o que difcil com sistemas mecnicos devido ao sistema de lubricao. Eliminao do redutor de alta rotao. Partida e parada suave, livre de trancos mecnicos. Proteo do motor e sistema mecnico totalmente integrado ao inversor. Instalao limpa e segura. Soluo completa de um nico fornecedor, com tecnologia consagrada nessa aplicao.

Usina Alto Alegre, unidade Alta Floresta: eletricao do primeiro terno de moenda

Destilaria Pioneiros, primeiro processo de moagem 100% eletricado do pas

Acar Guarani, unidade So Jos, SP (acionamento nico em Mdia Tenso)

Motores eltricos de baixa e mdia tenso

Inversor de baixa tenso

Equipamentos integrantes da Eletricao de Moendas Siemens


1. Motor Eltrico Siemens para ternos de moenda - Feito para Durar
Desenhado para ambientes industriais pesados, midos e agressivos, inclusive ao tempo, com grau de proteo IPW55. Realmente consome de 5 a 10% menos energia eltrica, permitindo retorno do investimento em menos de 1 ano. Oferece muito mais arranque para a mesma potncia, graas aos maiores conjugados de partida e mximos e maior fator de servio, permitindo operar em sobrecarga de 1,5 vezes a corrente nominal. Ideal para situaes de embuchamento. Pronto para operar com variao de velocidade por conversor de freqncia. Permite operar em velocidades at duas vezes a nominal. Inclui motoventilador independente e protees contra sobretemperatura nos enrolamentos e nos mancais (opcionais). Vida til superior a duas vezes a vida til de um motor eltrico padro. Menos paradas para manuteno.

2. Inversor de frequncia SINAMICS - Baixa tenso


O inversor certo para cada motor. Melhor proteo do motor e mais arranque para a mesma potncia. Os menores tempos de parada para manuteno, graas ao exclusivo acesso aos componentes de potncia. Opes com reticador a 6 pulsos, 12 pulsos ou o exclusivo sistema AFE Active Front End recomendado para redes fracas. Nveis de harmnicos extremamente reduzidos, oferecendo com inversores 6 pulsos menores nveis de harmnicos que os de 12 pulsos do mercado, graas ao exclusivo sistema LHF integrado ao inversor (famlia SINAMICS). Permite integrao total ao sistema de automao da planta, graas ao conceito TIA. Operao remota e teleservice (assistncia tcnica distncia) so alguns benefcios da automao integrada Siemens. Inversores extremamente compactos, ocupando o menor foot-print da categoria. Alta robustez e durabilidade, com altssimo MTBF. Sinamics CM Sempre em busca de um melhor desempenho nas aplicaes com ternos de moenda, a Siemens inovou mais uma vez, sendo a pioneira na utilizao de acionamentos mltiplos nas aplicaes com rolos independentes O Sinamics CM permite: Ajustes individuais de velocidade e torque por motor ou rolo por moenda. Sincronismo de velocidade garantindo via protocolo de comunicao Probus em toda linha. Otimizao do uxo de energia atravs do barramento nico CC. Alto fator de potncia e baixo nvel de harmnicos atravs do reticao 12 pulsos. De fcil operao e manuteno devido a modularidade de todo o seu conjunto.

Inversor de mdia tenso

Transformadores seco

Cubculos de mdia tenso

3.Inversores de Freqncia de Mdia Tenso Robicon Perfect Harmony, produzido no Brasil


Tamanho reduzido incluindo transformador; Permite alimentao em 13,8 kV com sada em tenses deste 2,3 kV at 6,6 kV Alta ecincia com IGBTs de alta performance; Refrigerao a ar ou a gua; Conversor Clean Power , excede as referncias da norma IEEE-519, com relao a gerao de harmnicos de tenso e corrente; Fator de Potncia 0,95 para toda a faixa de velocidade; Multi-Level PWM Modulao de onda de forma a se obter uma onda senoidal na sada, no exigindo de motores com isolao especial, permitindo a utilizao em motores existentes ; Software de controle (interface windows); Tecnologia exclusiva Perfect Harmony; patenteado. Disponibilidade Total no sistema com a utilizao do bypass de Clula; Ventiladores redundantes opcionalmente fornecido. Bypass de Clula A avanada tecnologia de bypass de clula, permite o inversor Robicon Perfect Harmony a permanecer operando mesmo no caso uma falha de clula. Com este bypass o impacto no processo pode ser mnino ou mesmo no ser percebido no processo. Filosoa do primeiro processo ProToPS(TM) A Tecnologia do Process Tolerant Protection Strategy (ProToPS (TM)) utilizada no inversor Robicon Perfecty Harmony proporciona uma hierarquia no sistema de alarmes que mantm o inversor funcionando e controlando o seu processo. Paradas por problemas no inversor (trips) e interrupes no processo apenas ocorrem em condies extremas. O ProToPS (TM) d permisso para o operador avaliar o problema do drive inversor e escolher o adequado sistema de parada.

4. Transformador a seco Geafol


Isentos de descargas parciais Especialmente projetados para alimentao de inversores de freqncia com extrema suportabilidade aos efeitos de harmnicas e esforos de curto-circuito Segurana: no explodem e no alimentam incndios Isentos de manuteno Imunes umidade Ocupam 50% da rea da instalao quando comparados a transformadores imersos em leo Totalmente reciclvel Dispensa obras civis especiais portas corta fogo, poo de drenagem etc.

5. Cubculo de mdia tenso Simoprime


Metal-clad Disjuntor a vcuo extravel Contator a vcuo extravel Todas as operaes de manobra se realizam com a porta fechada Totalmente em acordo com a norma IEC 62271-200 Submetido a todos os ensaios de tipo, inclusive arco eltricos IAC A FLR 31,5kA 1s

Solues para acionamento nico


Baixa Tenso Mdia Tenso

Ethernet

Industrial

Industrial

Simoprime

Transformador GEAFOL Simoprime

Simatic S7 400

Ethernet

Simatic S7 400

Robicon Perfect Harmony

Sinamics G150

Motor Eltrico baixa tenso

Motor Eltrico mdia tenso

Faixas de potncia Tenses de entrada Forma construtiva do motor Opes de alimentao do inversor

50 CV a 5.000 CV (37 kW a 3.700 kW) 380 V; 440 V; 480 V; 690 V; 2,3 kV; 4,16 kV; 6,6 kV; 13,8 kV Montagem horizontal ou vertical, com ou sem ange, com ou sem ps. Baixa Tenso 12 pulsos 6 pulsos com Filtro LHF incorporado Sistema AFE (mnimos harmnicos, com correo do fator de potncia). Mdia Tenso 18 / 24 / 36 pulsos com ltro de entrada Power Clean Mnimos harmnicos, com correo do fator de potncia.

Acessrios recomendados

Resistncias de aquecimento para motor e inversor (evita umidade na entressafra) Sensores de temperatura nos enrolamentos e nos mancais do motor. Interface para comunicao em rede Probus DP no inversor.

Solues para acionamento multimotor


Baixa Tenso Rolos independentes

Simoprime

Transformador GEAFOL

Sinamics CM

Rolo superior

Rolo de entrada

Rolo de sada

Rolo de presso

Escritrio - Vendas e Suporte Tcnico Acar e lcool Ribeiro Preto Tel. (16) 3913-7700 / Fax (16) 3913-7705

Automao e Acionamentos Central de Atendimento 0800 7 737373 24h / 365 dias atencao.cliente.ac.br@siemens.com HOT LINE 11 3833.4040 (horrio comercial) atencao.cliente.ac.br@siemens.com Sistemas de Tratamento de gua e Efluentes Fone: (11) 3908-1804 palma.antonio@siemens.com

Gerao, Transmisso e Distribuio de Energia Gerao de Energia em Aplicaes Industriais PGI Exclusivamente para Hotline de Services para Turbinas e Compressores Industriais : Fone: (11)-96000959 24hs Painis e disjuntores de mdia tenso Fone: (11) 4585-2289 rodrigo.cruz@siemens.com Transformadores Fone: (11) 4585-1197 andr.rosendo@siemens.com Service ( PTD SE ) 0800 77 500 80 servicosemenergia.br@siemens.com

Comunicao Siemens Enterprise Communications Atendimento ao Consumidor & Informaes 0800 555850 atendimento.ic.br@siemens.com Suporte Tcnico & Service 0800 169001 servicedesk.br@siemens.com

Sistemas Integrados de Segurana, Incndio e Automao Predial Fone: (11) 3619-9000 (Grande So Paulo) 0800-703 8188 (Demais localidades)

Regionais e escritrios de venda Belo Horizonte Tel: (31) 3289-4400 Braslia Tel: (61) 3213-2600 Campinas Tel: (19) 3707-6100 Curitiba Tel: (41) 3360-1212 Florianpolis (48) 3221-0220 Fortaleza (85) 3261-7855 Recife (81) 3461-6200 Porto Alegre (51) 2104-1818 Rio de Janeiro (21) 3431-3012 Salvador (71) 3340-1420 So Paulo (11) 3833-6559

Visite nossos sites: www.siemens.com.br/acionamentos www.siemens.com.br/motores

SIEMENS LTDA. Av. Mutinga, 3800 Pirituba 05110-910

Fbrica Siemens Jundia Av. Eng. Joo Fernandes Gimenes Molina, 1.745 Distrito Industrial 13213-080 Jundia - SP

Imagem da capa gentilmente cedida pela UNICA. As informaes aqui contidas correspondem ao estado atual tcnico, e esto sujeitas a alteraes sem aviso prvio.

A&D/2352-CA Impresso em setembro/07

S-ar putea să vă placă și

  • UTP
    UTP
    Document27 pagini
    UTP
    douglasmec
    67% (3)
  • Torno Mecânico
    Torno Mecânico
    Document41 pagini
    Torno Mecânico
    testecalculo
    Încă nu există evaluări
  • Para Bolt
    Para Bolt
    Document11 pagini
    Para Bolt
    Ricardo Bianchini
    Încă nu există evaluări
  • Para Bolt
    Para Bolt
    Document11 pagini
    Para Bolt
    Ricardo Bianchini
    Încă nu există evaluări
  • Para Bolt
    Para Bolt
    Document11 pagini
    Para Bolt
    Ricardo Bianchini
    Încă nu există evaluări