Sunteți pe pagina 1din 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR INSTITUTO UFC VIRTUAL BACHARELADO EM SISTEMAS E MDIAS DIGITAIS DISCIPLINA: SMD0012 INTERAO HUMANO-COMPUTADOR Turma:

a: A PROFESSOR: Francisco Herbert Lima Vasconcelos, herbert@virtual.ufc.br. 1. LISTA DE EXERCCIOS Aluno:____________________________ Matrcula/Cdigo do Curso:__________ Data: ___/___/___

REFERNCIA BIBLIOGRFICA: Barbosa, S.D. J; Silva da, B, S. Interao Humano-Computador. SBC. Elsevier (2010).
Obs.: estes exerccios devem ser resolvidos e entregues no dia da 1. Avaliao Parcial escrita da disciplina SMD0012 Interao Humano-Computador (IHC).

CAPTULO 1 - Introduo 1. Segundo Barbosa, S.D. J; Silva da, B, S (2010) as TICs (Tecnologias de Informao e Comunicao) esto cada vez mais se desenvolvendo em um ritmo acelerado, e cada vez mais fazem parte das nossas vidas pessoais e profissionais. Descreva os argumentos e exemplos apresentados pela autora que justificam esta afirmao. 2. Sabemos que existem diferentes atores envolvidos no desenvolvimento e uso de sistemas computacionais interativos. Caracterize as diferentes vises sobre a construo de sistemas interativos e explique os dois tipos de abordagem de desenvolvimento apresentadas na figura abaixo.

Figura 1. Abordagem de desenvolvimento (a) de dentro para fora e (b) de fora para dentro. 3. A IHC trata do projeto, implementao e avaliao de Sistemas Computacionais Interativos para uso humano, juntamente com os fenmenos relacionados a esse uso (Hewett et al. 1992). De acordo com Hewett et al. (1992), os objetivos da IHC podem ser agrupados em cinco tpicos de estudo inter-relacionados: Natureza da interao, Contexto de uso, Caractersticas Humanas, Arquitetura de Sistemas Computacionais e Processo de desenvolvimento. Caracterize cada um desses objetivos.
DISCIPLINA: SMD0012 INTERAO HUMANO-COMPUTADOR Turma: A PROFESSOR: Francisco Herbert Lima Vasconcelos, herbert@virtual.ufc.br.

(a)

(b)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR INSTITUTO UFC VIRTUAL BACHARELADO EM SISTEMAS E MDIAS DIGITAIS

4. Justifique detalhadamente porque a IHC considerada como uma rea multidisciplinar. 5. De acordo com Barbosa, S.D. J; Silva da, B, S (2010), Por que estudar a interao entre

pessoas e sistemas computacionais? Quais so os benefcios e para que contribui esse aumento da qualidade de uso, segundo (Norman, 1988; Rubin, 1994; Bias e Mayhew, 2005)?. CAPTULO 2 Conceitos Bsicos 6. A Figura 2 ilustra uma situao tpica de um usurio interagindo com um sistema e os elementos envolvidos no processo de interao. Explique e exemplifique cada um desses elementos e defina o que Contexto de Uso.

Figura 2. Elementos envolvidos no processo de interao. 7. De acordo com os trabalhos apontados por Barbosa, S.D. J; Silva da, B, S (2010), defina o que Interao. 8. De acordo com Kammersgaard (1988), existem quatro tipos de perspectivas de interao usurio-sistema (Figura 3). Identifique, descreva e exemplifique cada uma destas perspectivas.

Figura 3. Perspectivas de interao humano-computador. 9. Ainda em relao questo anterior (8. questo), apresente uma comparao das perspectivas de interao, segundo Kammersgaard (1988). 10. De acordo com as referencias apresentadas por Barbosa, S.D. J; Silva da, B, S (2010), defina o que Interface.
DISCIPLINA: SMD0012 INTERAO HUMANO-COMPUTADOR Turma: A PROFESSOR: Francisco Herbert Lima Vasconcelos, herbert@virtual.ufc.br.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR INSTITUTO UFC VIRTUAL BACHARELADO EM SISTEMAS E MDIAS DIGITAIS

11. De acordo com as referencias apresentadas por Barbosa, S.D. J; Silva da, B, S (2010), defina o que Affordance. 12. Quais os critrios de Qualidade de Uso apresentados por Barbosa, S.D. J; Silva da, B, S., no livro Interao Humano-Computador. SBC. Elsevier (2010). Caracterize cada um destes critrios. 13. De acordo com Nielsen (1993), existem os seguintes Fatores de Usabilidade: Facilidade de aprendizado. Facilidade de recordao. Eficincia. Segurana no uso. Satisfao do usurio.

Descreva e exemplifique cada um destes fatores. 14. Apresente quais so os elementos empregados pelos usurios durante a interao com um sistema e caracterize detalhadamente o que a Acessibilidade. 15. Exemplifique situaes de Comunicabilidade em sistemas computacionais interativos (SCIs) e explique o que a Lgica do Design. CAPTULO 3 Abordagens Tericas em IHC No h questes deste captulo. CAPTULO 4 Processos de Design de IHC 16. Segundo Barbosa, S.D. J; Silva da, B, S (2010), O que Design? 17. Segundo Lawson (2006), Lwgren e Stolterman (2004) a atividade de design pode ser caracterizada como (Figura 4): Anlise da Situao Atual. Sntese de uma Soluo (interveno). Avaliao da Nova Situao.

Figura 4. Caracterizao da atividade de design.

Descreva e caracterize detalhadamente cada uma destas atividades e explique o modelo apresentado na Figura 4.
DISCIPLINA: SMD0012 INTERAO HUMANO-COMPUTADOR Turma: A PROFESSOR: Francisco Herbert Lima Vasconcelos, herbert@virtual.ufc.br.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR INSTITUTO UFC VIRTUAL BACHARELADO EM SISTEMAS E MDIAS DIGITAIS

18. Existem diferentes interpretaes para a atividade de design. Caracterize as perspectiva do Racionalismo Tcnico (Simon, 1981) e do processo de Reflexo em Ao (Schn, 1983). 19. Explique como se d o trabalho do designer no processo de reflexo em ao (Figura 5).

Figura 5. Processo de reflexo em ao. 20. Durante o processo de reflexo em ao o designer Conversa com os materiais: o designer fala com a representao. Explique como e por que isso ocorre. 21. Explique como ocorre e o que a sequncia genrica de atividades durante o processo de design, segundo Lawson (2006). 22. Quais as caractersticas do processo de design de IHC centrado no usurio e que foi proposto por Gould e Lewis (1985) 23. Descreva o Modelo de Processo de Design de IHC (Preece, Sharp e Rogers, 2007) apresentado na Figura 6.

Figura 6. Modelo Simples do Processo de Design de IHC (Preece, Sharp e Rogers, 2007). 24. Apresente e descreva detalhadamente o Ciclo de Vida em Estrela proposto por Hix e Hartson (1993).

DISCIPLINA: SMD0012 INTERAO HUMANO-COMPUTADOR Turma: A PROFESSOR: Francisco Herbert Lima Vasconcelos, herbert@virtual.ufc.br.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR INSTITUTO UFC VIRTUAL BACHARELADO EM SISTEMAS E MDIAS DIGITAIS

25. Na Engenharia de Usabilidade de Jakob Nielsen (1993) so descritas um conjunto de atividades durante o ciclo de vida do produto. Quais so essas atividades? Caracterize detalhadamente cada uma delas. 26. Enumere as diversas estratgias propostas por Nielsen para produzir prottipos mais rapidamente. 27. Deborah Mayhew (1999) props um ciclo de vida para a engenharia de usabilidade composto por trs fases de um processo iterativo. Apresente este ciclo e descreva cada uma de suas fases. 28. Defina o que Design Contextual (contextual design), apresente quais as suas atividades e descreva detalhadamente todo o seu processo. 29. Segundo Rosson e Carroll (2002) e Carroll (1995) o Design Baseado em Cenrios um processo que utiliza diferentes tipos de cenrios como representao bsica e fundamental durante todas as atividades envolvidas na concepo de uma soluo de IHC. Apresente e descreva detalhadamente as atividades propostas pelo Design Baseado em Cenrios. 30. Defina o que Design Dirigido por Objetivos e descreva cada uma de suas seis fases. 31. O que o Design Centrado na Comunicao? Apresente e descreva as trs atividades que so propostas neste tipo de design. 32. A Interao Humano-Computador (IHC) e a Engenharia de Software (ES) so rea em que podemos integrar algumas de suas atividades. Baseado nesta afirmao descreva a perspectiva de Design Centrada no Sistema. 33. Quais so as principais atividades de integrao de processos de IHC e ES? Descreva detalhadamente cada uma. 34. Segundo Gulliksen e outros autores (2005) existem 12 princpios-chave que um processo de desenvolvimento deve ter para cuidar adequadamente da qualidade de uso. Quais so esses processos? Descreva cada um deles. 35. Apresente e descreva como ocorre o mapeamento proposto por Ferre (2003) entre atividades de IHC e de ES. 36. Defina o que so os Mtodos geis e quais os cuidados que devemos ter em seu uso em relao qualidade de uso em IHC. 37. Qual a problemtica gerada pelo desenvolvimento incremental proposto pelos Mtodos geis tanto em relao Interface como em relao Interao. 38. Blomkvist (2005) faz algumas sugestes concretas para integrar mtodos e prticas de IHC em processos gil. Descreva detalhadamente cada uma.
Bons Estudos! Prof. Herbert Lima

DISCIPLINA: SMD0012 INTERAO HUMANO-COMPUTADOR Turma: A PROFESSOR: Francisco Herbert Lima Vasconcelos, herbert@virtual.ufc.br.

S-ar putea să vă placă și