Sunteți pe pagina 1din 5

Hermenutica Constitucional

Eric Baracho Dore Fernandes Monitor de Direito Constitucional Positivo e Teoria da Constituio em 2010

CONSIDERAES PRELIMINARES A interpretao (ou hermenutica) jurdica consiste na atividade de atribuir sentido e alcance a outros textos ou elementos normativos, afim de solucionar eventuais antinomias no sistema, atravs de mtodos, tcnicas, princpios e parmetros, sendo a aplicao da norma a etapa final desse processo interpretativo. A interpretao da Constituio, devido s especificidades das normas constitucionais (a saber, sua superioridade jurdica, seu objeto, a natureza de sua linguagem e seu contedo poltico), requer uma sistematizao prpria, adequada a sua natureza.

jJUSNATURALISMO, POSITIVISMO E PS-POSITIVISMO DE NORMATIVIDADE PRINCIPIOLGICA CORRENTE CONCEITO

Jusnaturalismo. Marca do constitucionalismo liberal, o termo jusnaturalismo identifica uma das principais correntes filosficas que acompanharam o Direito ao longo dos sculos. Se funda na existncia de direitos naturais, anteriores ao estado, no decorrendo de nenhuma norma positivada pelo Estado. Esse direito teria validade em si mesmo e seria inviolvel pelo Estado. Os direitos naturais eram apresentados ora com fundamento de uma lei divina, estabelecida pela vontade de Deus, ora uma lei ditada pela razo. Positivismo. No incio do sculo XIX, os direitos naturais j haviam se incorporado aos ordenamentos jurdicos. J no traziam a idia de revoluo, mas de conservao. A idia dos direitos naturais foi desprezada. Surge o Positivismo Jurdico. O Direito passa a constituir cincia autnoma. O direito no possua contedo moral. H aproximao quase plena entre Direito e norma. A ordem jurdica uma e emana do Estado. Completude do ordenamento, a norma no possui lacunas. Formalismo, segundo o qual a norma decorre do procedimento, independente de seu contedo.

Ps-Positivismo. Aps os horrores 2a Guerra Mundial ocorre uma reaproximao entre o Direito, tica e moral. Valores passam a se materializar na forma de princpios que espelham a ideologia da sociedade. Os princpios e seu contedo valorativo so conduzidos ao centro do sistema, beneficiando-se de elevado grau de normatividade. Por isso o perodo pspositivista tambm dito Ps-Positivismo de Normatividade dos Princpios.

NORMAS GERAIS DE INTERPRETAO JURDICA (Conforme a Lei de Introduo ao Cdigo Civil) NORMA CONCEITO

Anterioridade da Norma (lei Segundo esse princpio, a norma posterior revoga a norma anterior, suspendendo sua eficcia. Via posterior revoga lei anterior). de regra no se admite a repristinao (o retorno vigncia de norma revogada por perda de vigncia da norma revogadora). Nos termos da lei, lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatvel ou quando regule inteiramente a matria de que tratava a lei anterior. Fontes do Direito. Classicamente a lei. Contudo, o art. 4o da Lei de Introduo ao Cdigo Civil cita como fontes subsidirias a analogia, os costumes e os princpios gerais do direito. A nvel doutrinrio se discute se a jurisprudncia tambm caracterizaria uma fonte. da norma A lei no retroagir para prejudicar a coisa julgada (deciso judicial da qual no caiba mais recurso), direito adquirido (direito que o titular apto a exercer ao tempo em questo) e o ato jurdico perfeito (direito j consumado). art. 6o da LICC, e art. 5o, XXXVI da Constituio Federal.

Irretroatividade jurdica.

Vacatio Legis.

Perodo entre a publicao da lei e sua entrada em vigor. Normalmente de 45 dias, mas a lei poder dispor de forma diferente. Nos estados estrangeiros a obrigatoriedade da lei brasileira se inicia 3 meses aps sua publicao. Alteraes na lei durante a vacatio legis reiniciam a contagem.

MUTAES CONSTITUCIONAIS A mutao constitucional a alterao informal da Constituio sem modificao de seu texto. No so alteraes fsicas ou palpveis, mas alteraes de significado e sentido de determinado dispositivo. Tais mudanas interpretativas, contudo, devem ser pautadas pelos princpios de interpretao constitucional, bem como as normas contidas na Constituio, sob pena da mutao se caracterizar como inconstitucional.

INTERPRETAO QUANTO ORIGEM OU AGENTE AGENTE OU ORIGEM Legislativa. Administrativa. Judicial. Doutrinria (Privada). Autntica. Pela prpria sociedade. CONCEITO Realizada pelo Poder Legislativo, por exemplo na apreciao de vetos do Poder Executivo. Exercida pelo Executivo com o intuito de pautar suas condutas, observando os devidos princpios. Realizada pelo Poder Judicirio, seja na aplicao direta da CF ou no Controle de Constitucionalidade. Refere-se a interpretao realizada por juristas e outros estudiosos do Direito. Interpretao emanada do prprio rgo da qual emanou a norma. A interpretao da Constituio seria um processo aberto, em que participam tambm os cidados e grupos sociais (vide obra de Peter Haberle: A Sociedade Aberta dos Intrpretes da Constituio). INTERPRETAO QUANTO AOS RESULTADOS RESULTADO Declaratria. Restritiva. CONCEITO A interpretao coincide, na sua amplitude, com o que a primeira vista parece estar contido na norma. A expresso literal da norma precisa ser limitada em seu alcance para exprimir seu sentido. A norma disse mais do que deveria, de modo que a amplitude de seus efeitos deve sofrer uma restrio. o alargamento do sentido da lei, pois a expresso literal da norma no alcana a devida extenso. a aplicao de outra norma, que rege outra situao, mas mantm com o presente caso concreto uma situao de semelhana. Normalmente ocorre diante de lacunas normativas.

Extensiva. Analgica.

ELEMENTOS (ETAPAS) CLSSICOS DE INTERPRETAO CONSTITUCIONAL ELEMENTO Elemento semntico). Gramatical CONCEITO (literal, Em uma primeira etapa, o primeiro passo do intrprete identificar as normas aplicveis e revelar o seu sentido literal, bem como delimitar seu campo de interpretao ao revelar os sentidos possveis de se atribuir atravs da leitura do elemento semntico da norma.

Elemento Histrico.

Nessa etapa o intrprete considera a inteno original do legislador e o contexto de criao da norma para considerar o melhor sentido aplicvel. Essa etapa decorre da idia de que a ordem jurdica um sistema, necessitando de harmonia e unidade. O Direito no tolera antinomias e normas conflitantes. Por isso, nessa etapa, deve o intrprete considerar o alcance e sentido da norma em relao a todo o sistema, e, em caso de conflitos, resolv-los por critrios de Hierarquia (norma mais alta na hierarquia prevalece sobre a mais baixa), Temporariedade (no caso de normas de mesma hierarquia prevalece a norma posterior, que revoga a anterior) e Especializao (no caso de normas de mesma hierarquia e tempo, prevalece a norma especial em detrimento da norma geral). Por fim, a etapa que leva em considerao o elemento teleolgico impe o intrprete buscar de fato a realizao da finalidade da norma jurdica, buscando os fins contidos na mesma e aplicando a norma de modo a alcanar esses fins da maneira mais precisa possvel.

Elemento Sistemtico.

Elemento Teleolgico.

ALGUNS MTODOS DE INTERPRETAO DA TEORIA CONSTITUCIONAL ALEM MTODO Mtodo Clssico. Mtodo Tpico-Problemtico. CONCEITO Utiliza-se de todas as etapas ou elementos clssicos de interpretao da Constituio. O mtodo tem como foco o problema concreto, a partir do qual se busca a soluo mais prtica para a situao. Parte-se do caso concreto para a norma. Segundo Barroso, o mtodo hermenutico-concretizador procura o equilbrio necessrio entre a criatividade do intrprete, o sistema jurdico e a realidade subjacente. Envolve assim pressupostos subjetivos (as pr-compreenses do intrprete), objetivos (os fatores reais de poder), e o crculo hermenutico (tendo como pressupostos a fora normativa da constituio e o sistema no processo de ir e vir entre os pressupostos objetivos e subjetivos para obter a soluo do problema como um meio termo entre eles).

Mtodo Hermenutico-Concretizador.

PRINCPIOS DE INTERPRETAO CONSTITUCIONAL PRINCPIO CONCEITO

Princpio da Supremacia da A interpretao deve ser interpretada de acordo com sua posio hierrquica de superioridade em relao s outras norma que compem o ordenamento. Assim, nenhum ato normativo ou jurdico Constituio. poder subsistir validade se for incompatvel com a Constituio. Princpio da Presuno de O princpio da presuno de constitucionalidade das leis, a significar que toda lei, partida, Constitucionalidade das Leis e compatvel com a constituio e assim deve ser considerada, at judiciosa concluso em contrrio; ou, precisamente, que a inconstitucionalidade no pode ser presumida, antes deve ser provada, de dos Atos do Poder Pblico. modo cabal, irrecusvel e incontroverso. um princpio destinado a promover a autoconteno do poder judicirio e a separao dos poderes, a evitar que o Judicirio interfira de forma descabida na nas funes dos outros poderes ao declarar de forma desnecessria a inconstitucionalidade de leis ou atos normativos. Princpio da Interpretao Diante de normas plurissignificativas que possam ser entendidas tanto como constitucionais quanto inconstitucionais, o intrprete deve sempre se esforar para salvar a norma, restringindo as Conforme a Constituio. interpretaes possveis s hipteses em que a aplicao da norma seja constitucional. tambm uma tcnica de controle de constitucionalidade.

Princpio da Constituio.

Unidade

da Segundo essa regra de interpretao, as normas constitucionais devem ser vistas no como normas isoladas, mas como preceitos integrados num sistema unitrio de regras e princpios, que institudo na e pela prpria Constituio. Em conseqncia, a Constituio s pode ser compreendida e interpretada corretamente se ns a entendermos como unidade, do que resulta, por outro lado, que em nenhuma hiptese devemos separar uma norma do conjunto em que ela se integra, at porque relembre-se o crculo hermenutico o sentido da parte e o sentido do todo so interdependentes.

Princpio da Razoabilidade e Utilizado, de ordinrio, para aferir a legitimidade de restries de direitos muito embora possa aplicar-se, tambm, para dizer do equilbrio na concesso de poderes, privilgios ou benefcios o Proporcionalidade. princpio da proporcionalidade ou da razoabilidade, em essncia, consubstancia uma pauta de natureza axiolgica que emana diretamente das idias de justia, equidade, bom senso, prudncia, moderao, justa medida, proibio de excesso, direito justo e valores afins; precede e condiciona a positivao jurdica, inclusive a de nvel constitucional; e, ainda, enquanto princpio geral do Direito, serve de regra de interpretao para todo o ordenamento jurdico. Subdivide-se em trs subprincpios: Adequao (se aquela restrio de fato adequada para alcanar o fim buscado) Necessidade (a ausncia de outro meio menos gravoso para alcanar aquele fim) e proporcionalidade em sentido estrito (a medida necessria da restrio necessria para alcanar o fim pretendido, a busca pela mxima efetividade e pela mnima restrio). Princpio da Efetividade ou Segundo esse princpio, as normas da Constituio devem ser interpretadas de modo a atribu-las da mxima eficcia social. O professor Cludio Pereira de Souza Neto, por exemplo, afirma que Mxima Efetividade. segundo esse princpio a norma do art. 37, VII seria uma norma de eficcia contida, e no de eficcia limitada. Contudo, no o entendimento do Supremo Tribunal Federal. Princpio da Justeza Conformidade Funcional ou Significa que o intrprete mximo da Constituio (STF) no poder interpretar a Constituio de modo a alterar a repartio de funes constitucionalmente estabelecidas pelo Poder Constituinte Originrio.

Princpio da Concordncia Partindo do princpio da Unidade da Constituio, entende-se que os bens jurdicos existentes na Constituio devero coexistir de forma harmnica na hiptese de conflitos entre eles, buscando-se Prtica ou Harmonizao. evitar o sacrifcio total de um princpio em relao a outro em choque. O fundamento desse princpio, segundo Pedro Lenza, decorre da idia de inexistncia de hierarquia entre os princpios. Princpio do Efeito Integrador. Muitas vezes associado ao princpio da Unidade da Constituio. Significa que na resoluo dos conflitos jurdico-constitucionais, deve dar-se primazia aos critrios ou pontos de vista que favoream a integrao poltica e social, bem como o reforo da unidade poltica. Princpio da Fora Normativa O princpio da fora normativa da constituio um importante marco terico do constitucionalismo contemporneo (segundo Barroso, um dos marcos tericos do da Constituio. neoconstitucionalismo). O entendimento de que a Constituio dotada de fora normativa supera o dogma tradicional de que a Constituio seria um mero convite atuao dos poderes pblicos. Em relao sua aplicao prtica, Canotilho diz que na soluo dos problemas jurdicoconstitucionais deve dar-se prevalncia aos pontos de vista que, tendo em conta os pressupostos da constituio (normativa), contribuem para uma eficcia tima da lei fundamental. Conseqentemente, deve dar-se primazia s solues hermenuticas que, compreendendo a historicidade das estruturas constitucionais, possibilitam a atualizao normativa, garantindo, do mesmo p, sua eficcia e permanncia.

CONFLITOS DE NORMAS CONSTITUCIONAIS NO ESPAO E NO TEMPO TIPO DE CONFLITO Conflito de Normas Constitucionais no Espao. CONCEITOS E OBSERVAES A aplicao da Constituio, via de regra, circunscreve-se ao Estado Brasileiro. Contudo, a Lei de Introduo ao Cdigo Civil e o Direito Internacional Privado cuidam das hipteses em que so aplicadas as normas do Direito brasileiro no exterior e a legislao estrangeira ao direito brasileiro.

Conflitos de Normas Constitucionais no Tempo. A nova Constituio revoga a Constituio anterior, bem como todas as normas infraconstitucionais que forem com ela compatveis, no se admitindo a repristinao. As normas infraconstitucionais compatveis com a nova Constituio so incorporadas ao novo ordenamento atravs do fenmeno da recepo.

S-ar putea să vă placă și