Sunteți pe pagina 1din 33

MANA 10(1):97-129, 2004

DISCURSOS SIMBLICOS E SMBOLOS DISCURSIVOS: CONSIDERAES SOBRE A ETNOGRAFIA DA IDENTIDADE NACIONAL *


Jens Schneider

Embora o tema tenha sido tratado em dcadas passadas por alguns dos mais prestigiosos e conhecidos antroplogos (ver Bateson 1942; Benedict 1946; Gorer 1953; Lowie 1954; Mead 1942; 1962, entre outros), a pesquisa emprica sobre naes e identidades nacionais tem tido uma vida difcil no interior da disciplina. Por algumas boas razes. A transposio imediata de conceitos elaborados no mbito de estudos de pequenas comunidades tnicas oriundos particularmente da Escola de Cultura e Personalidade resultou em uma srie de monografias sobre culturas nacionais particulares ou caracteres nacionais especficos, cujas generalizaes e simplificaes foram em larga medida repudiadas por inaceitveis (Neiburg e Goldman 1998:68-ss.). Em vista disso, quando voltada para as sociedades complexas, a pesquisa antropolgica limitou-se principalmente ao estudo de minorias tnicas e/ou pequenas comunidades aldes. At mesmo a antropologia urbana e a chamada anthropology at home (Cole 1977; Jackson 1987) permaneceram enfocando grupos pequenos e supostamente bem delimitados do ponto de vista territorial ou cultural. No que toca a grupos de maior escala e, outrossim, sociedades nacionais, formadas por milhes de membros e por uma grande complexidade e multiplicidade de culturas, parecia no haver uma via de acesso terico-metodolgica consistente com o paradigma etnogrfico fundado por Malinowski, que baseia todo razoamento antropolgico em pesquisa de campo e observao participante1. Existem, porm, incertezas em duas direes. De um lado, naes podem ser comunidades cujo grau de coeso entre os membros, a despeito de seu tamanho, comparvel ao de qualquer grupo tnico de pequena escala, ou assim considerado. Esta caracterstica singular a grande capacidade de mobilizar seus membros, a ponto mesmo de fazer

98

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

com que eles estejam aptos a morrer pela nao (Anderson 1991:7, 144) foi o que, no incio dos anos 80, motivou alguns historiadores a investigar mais de perto os meios pelos quais as naes logram tornar-se a principal referncia para a constituio dos sentimentos de pertena (cf. Anderson 1991; Hobsbawm 1990; Hobsbawm e Ranger 1983; Gellner 1983; Schneider 2001a:19-32). Comunidades nacionais so fortes referncias para a formao da identidade. No sem razo, portanto, que Benedict Anderson insiste em compreender o pertencimento nacional no como simples ideologia, mas como uma categoria cultural bsica, tal qual o parentesco e a religio (Anderson 1991:5). Slido argumento, alis, para incluir as naes e as identidades nacionais sob o olhar antropolgico. Por outro lado, o tamanho e a densidade populacional no devem servir de argumento para a antropologia evitar o tema. Em primeiro lugar, porque existem grupos tnicos muito mais numerosos que certos Estados-nao. Segundo: naes e grupos tnicos podem transformar-se uns nos outros muitas vezes, alis, de maneira bastante rpida, como ilustram dramaticamente os eventos ocorridos no Leste Europeu depois de 1989. Terceiro: grupos tnicos tambm so comunidades imaginadas no sentido de Anderson (1991). Tomando a srio as concluses de antroplogos como Fredrik Barth (1969), George Devereux (1978) e John Armstrong (1982), podemos dizer que a identidade tnica funciona basicamente como um dispositivo de rotulagem [labelling device]. Assim, a formao do grupo e da identidade so, ambos, processos que no esto necessariamente vinculados a comportamentos culturais especficos (Devereux 1978).
Alm disso, se a cultura no o exerccio sui generis de um poder determinante sobre as pessoas, ento ela precisa ser considerada como o produto de outra coisa: se no a replicao lgica de outros processos sociais relaes de produo, por exemplo , ento a replicao lgica da interao social ela mesma. [] Portanto, nossas construes etnogrficas e explicaes antropolgicas no podem derivar o comportamento dos indivduos a partir da premissa axiomtica da cultura. precisamente essa relao entre o individual e o coletivo que deve ser reconhecida como problemtica (Cohen 1994:119).

Desse modo, a anlise das identidades e de seus princpios bsicos de estruturao deve voltar-se antes para as condies e processos polticos e histricos da formao em si, do que para seu contedo cultural, qualquer que seja (cf. Barth 1969:15).

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

99

Da perspectiva de uma prtica etnogrfica que deduz as identidades e fronteiras tnicas diretamente dos comportamentos culturais observados, as naes s podem mesmo aparecer como alvo impossvel para as pesquisas de campo em antropologia. Primeiro, porque quando se entende, por exemplo, os brasileiros ou os alemes, primordialmente, como culturas nacionais, se est produzindo um dilema emprico insolvel, pela prpria magnitude dos grupos em questo. Qualquer observao sobre a cultura de um desses grupos ser considerada, inevitavelmente e corretamente , uma hipersimplificao e/ou generalizao. Segundo, porque mesmo se fosse possvel enviar milhares de antroplogos a campo, e se pudssemos coletar uma quantidade macia de dados sobre a vida cotidiana de uma gama multivariada de pessoas, tirar concluses a respeito de uma cultura nacional, provavelmente, tornar-se-ia ainda mais complicado. Quanto mais perto, mais difcil de enxergar. De fato, no h nenhuma razo para que devesse existir uma cultura nacional. Como j foi observado de antemo pelo filsofo francs Ernest Renan, em 1882, nem as condies territoriais e geogrficas, nem os aspectos culturais (lngua ou religio, por exemplo) provaram-se histrica e empiricamente necessrios ou suficientes nos processos de construo nacional (Renan 1992). Todavia cabe advertir , negar que suas propriedades sejam condies necessrias ou suficientes no significa dizer que cultura, histria e territrio sejam elementos ou fatores negligenciveis na anlise de certas naes. Ao contrrio, eles desempenham um papel crucial no processo contnuo de auto-imaginao das comunidades nacionais mas eles prprios, tambm, enquanto construes.

Para uma antropologia da construo da identidade nacional


Ora, dirigir o foco de nossa ateno para os processos de construo das diferenas envolve considerar que naes e grupos tnicos obedecem basicamente aos mesmos processos de formao. Isto nos faz ver a nao como um subtipo histrica e politicamente especfico de formao tnica. Nesse sentido, a antropologia pode desempenhar um papel proeminente nos estudos interdisciplinares da identidade, sobretudo em vista de seu rico acervo de pesquisas sobre uma vasta gama de processos de formao grupal. A anlise das identidades nacionais obriga-nos a procurar e isto , de fato, muito interessante o locus social e cultural onde a formao

100

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

identitria realmente ocorre no apenas enquanto representao simblica, mas tambm enquanto dispositivo extremamente poderoso para a reproduo contnua e cotidiana, entre os membros de uma dada nao, dos princpios bsicos que a fundam e estruturam. Como j foi dito h pouco, a identidade poderosa o suficiente para mobilizar rapidamente milhes de pessoas para morrer pela nao. Ou, pelo menos, para sentar em frente televiso e torcer pela seleo de futebol durante uma competio internacional. Uma vez que a nao articula sentimentos de comunho [commonness] entre seus membros (mesmo que esta ltima no possa ser observada empiricamente), tal articulao deve estar intimamente associada mediao ou transmisso das narrativas-mestras da nao aos seus membros. Minha hiptese que uma parte importante dessa transmisso est na prpria estrutura comum a essas narrativas, isto , em seus elementos interindividuais, ou seguindo Michel Foucault discursivos, que realizam a tarefa, tanto no que diz respeito aos sentimentos de pertencimento, quanto s narrativas e modos de expresso2. Por outras palavras, o discurso nacional no apenas uma expresso de determinados sentimentos nacionais, mas tambm um mecanismo que cria a nao enquanto uma comunidade3. De fato, como se sabe, a relao entre nao e lngua muito estreita. O idioma a principal ferramenta de unificao cultural (cf. Anderson 1991:70-ss.), e o pertencimento de um indivduo a uma comunidade , na maioria das vezes, dito ou declarado em primeiro lugar (Devereux 1978:148). A lngua um equipamento comunicacional que precisa ser aprendido; , portanto, um adequado marcador de distintividade para membros de diferentes culturas e naes. O uso do idioma em determinada sociedade , em geral, estvel o suficiente para garantir a comunicao entre vrias geraes, mas tambm flexvel o suficiente para incorporar rapidamente mudanas histricas e/ou sociais. Alm disso, a linguagem mantm uma relao ntima com a cognio. somente por meio da representao lingstica que o reconhecimento social e cultural da realidade se torna possvel. Isto vlido inclusive no que concerne aos estmulos visuais que, por vezes, quando no podem ser nomeados, passam despercebidos mente. Por outro lado, tudo aquilo que nomeado pode ser considerado real, mesmo se a sua realidade repousa unicamente sobre o fato de ter sido nomeado, adquirindo assim significado cultural (Taylor 1987:53). Isto se aplica ainda mais propriamente quelas caractersticas abstratas que no oferecem muitos apelos sensoriais como o caso da identidade nacional.

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

101

Discurso como campo etnogrfico


A questo saber, ento, se possvel imaginar uma abordagem etnogrfica objetiva do discurso nacional enquanto campo de produo cultural (Bourdieu 1993), preservando, ao mesmo tempo, algumas das virtudes empricas da antropologia, tais como: observao e participao, empatia do pesquisador acompanhada simultaneamente de reflexividade crtica, entre outras4. Discursos, da mesma forma que smbolos, adquirem poder, eficcia e funo por meio do contexto social em que se situam. De fato, a prpria definio de discurso como um sistema formativo inter ou supra-individual, voltado para as narrativas e para a construo de significado, implica sua imerso [embeddness] em um contexto mais abrangente. O termo que vem sendo utilizado, tanto em lingstica quanto em antropologia, para descrever a relao entre discurso e contexto intertextualidade. Ele se refere s conexes discursivas entre todos os tipos de texto e o contexto mais amplo. Assim:
[] a anlise intertextual demonstra de que maneira os textos lanam mo, seletivamente, de ordens de discurso configuraes especficas dentro do conjunto das prticas convencionadas (gneros, discursos, narrativas, etc.) que esto disposio de produtores e intrpretes de um texto em uma determinada situao social []. Mas a anlise intertextual, concebida por Bakhtin de forma dinmica e dialtica, tambm mostra como os textos podem transformar esses mesmos materiais sociais e histricos; como os textos podem dar novas intensidades a determinados gneros; e como os gneros (discursos, narrativas, registros) podem misturar-se uns aos outros em certos textos. Nos termos de Kristeva [1986:39], trata-se da insero da histria (sociedade) em um texto, e desse texto na histria (Fairclough 1992:194-195).

Nesse sentido, portanto, os textos no so analisados como expresses culturais singulares, mas como referncias para determinadas condies sociais, culturais e discursivas mais abrangentes, em cujo mbito esses textos so produzidos (cf. Tyler 1991:86). Certamente, isto vlido tambm, qui mais ainda, no caso de enunciados orais e conversaes, tomados enquanto prticas discursivas (e diferenciais) cotidianas. Pode-se argumentar que tudo isso sempre foi assunto da antropologia; o nico problema que representaes discursivas no so (e no precisam ser) necessariamente coerentes com outras prticas sociais. Discorrendo sobre as relaes sociais, os falantes tendem a reproduzir a ar-

102

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

madura discursiva geral apenas porque isso um imperativo comunicacional caso contrrio eles no se apresentariam como cultural intimates (Herzfeld 1997). No obstante, como j disse, as construes discursivas obtm sua fora e prevalncia justamente pela possibilidade de estarem desconectadas de determinadas prticas e circunstncias sociais. Portanto, a representao discursiva no precisa ser a pura reflexo das relaes sociais e das prticas cotidianas para poder desempenhar a funo de princpio estruturante da percepo e da interpretao. Vejamos um exemplo. Em pesquisa de opinio realizada em dezembro de 1990, dois meses aps a unificao alem, perguntava-se aos alemes orientais o seguinte: Em quem voc pensa quando se fala em estrangeiros (Auslnder)? A categoria mais mencionada em primeiro lugar foi a dos turcos (48%), a despeito do fato de que na poca praticamente no havia turcos vivendo na recm-extinta Repblica Democrtica da Alemanha (Die Tageszeitung, 6/8/1991). Ao que tudo indica, a resposta no se baseou tanto na experincia cotidiana o que teria ampliado a porcentagem de menes a russos ou vietnamitas , mas sim em um discurso prprio Alemanha Ocidental, no qual os turcos tm tido um lugar proeminente h mais de um quarto de sculo. Isso mostra que no preciso haver uma prtica social opondo e distinguindo alemes e turcos para que estes ltimos venham a ocupar o papel primordial de Outro, inclusive na definio dos alemes do lado oriental (cf. Schneider 2001b). Nas sees que se seguem, pretendo apresentar minhas prprias tentativas de transplantar as consideraes tericas esboadas at aqui para o caso de dois projetos de pesquisa emprica sobre identidade nacional, na Alemanha e no Brasil.

A pesquisa no campo dos discursos nacionais alemo e brasileiro


A investigao etnogrfica exige que o pesquisador esteja presente no campo e que escolha um determinado grupo-alvo. O Projeto Alemo transcorreu entre os anos de 1995 e 1996 e concentrou-se, principalmente, em Berlim, ento a nova (e velha) capital da Alemanha unificada. Essa escolha, se por um lado impediu a investigao de certas diferenas regionais, por outro possibilitou um olhar bastante concentrado sobre o nico espao urbano do pas onde alemes orientais e ocidentais so obrigados a conviver e interagir. Em comparao, o Projeto Brasilei-

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

103

ro, realizado de 2001 a 2003, incorporou diferenas regionais e deu mais nfase questo da diversidade tnica. Realizar uma pesquisa antropolgica no campo da produo cultural (Bourdieu 1993) de discursos sobre germanidade, brasilidade e pertencimento nacional implica, antes de tudo, assiduidade nos dois ambientes etnogrficos (passei vinte meses em Berlim e dois anos no Brasil). Implica tambm participar de (ou assistir a) uma grande variedade de situaes discursivas: conversas, discursos, discusses pblicas, programas de TV, jornais e revistas, representaes cotidianas e miditicas de determinados eventos etc. Alm disso, toda conversa que tive com amigos, colegas ou conhecidos a respeito do meu tema de pesquisa se constituiu, de fato, em valiosa fonte de dados. Outras vezes, procurei complementar a observao e anlise das situaes-padro de produo discursiva por meio da observao participante entre grupos sociais que me eram menos acessveis cotidianamente. Em Berlim, por exemplo, passei duas semanas na redao de um dos maiores jornais da imprensa marrom da cidade. Passei outras cinco semanas na sede local do comit parlamentar do Partido do Socialismo Democrtico (PDS) antigo Partido Socialista Unitrio (SED) , que governava a Alemanha Oriental. J no Brasil, mantive contatos peridicos com representantes de diversos projetos culturais e sociais e com pessoas das mais diferentes origens e profisses. Alm disso, fiz viagens a vrias cidades do pas (sobretudo nas regies Norte, Nordeste, Sul e Sudeste), onde pude entrevistar jornalistas e polticos, complementando assim a rotina diria de trabalho no Rio de Janeiro cidade onde vivi com minha famlia. Nos dois pases fiz um acompanhamento sistemtico dos meios de comunicao de massa, que resultou em farto acervo, constitudo de artigos de imprensa e diversos outros documentos. Todas essas experincias de campo acabaram compondo uma imagem multifacetada das representaes discursivas pblicas e cotidianas, seja da germanidade (e da identidade alem), seja da brasilidade (e da identidade brasileira) incluindo a as estratgias de identificao tanto no plano individual quanto coletivo. Com base nessas experincias pude reunir um corpo de textos principal, na forma de entrevistas com produtores de discursos pblicos, a saber, jornalistas, polticos, gente da mdia, alm de representantes de movimentos sociais e artistas. Tal categoria de pessoas se caracteriza, no geral, por uma elaborada competncia discursiva. Por esse motivo, mais do que outros grupos, essas pessoas parecem capazes de reproduzir um panorama bastante diferenciado das construes discursivas e identitrias5.

104

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

As entrevistas foram analisadas levando-se em especial considerao os seguintes tpicos: definies de identidade ou pertencimento; definies dos atributos tpicos de alemes e brasileiros; gerao/idade; reconstrues histricas e periodizao de eventos; construes de diferenas e mecanismos de alterizao [othering]. Para as anlises, utilizei basicamente a tcnica de interpretao textual e intertextual procedimento algo semelhante anlise literria ou de textos: as entrevistas eram situadas em contextos diversos (discursivo, poltico, social, circunstancial e biogrfico). O objetivo principal a era desvelar as ordens de discurso (Fairclough 1992) subjacentes. Por outras palavras, relacionar as narrativas e estratgias discursivas individuais com as referncias intertextuais compartilhadas pelos indivduos. Em suma, cada entrevista precisou ser situada: a) no corpus total de entrevistas; b) na armadura discursiva e sociopoltica mais geral; c) no contexto espacial e temporal em que foi realizada. A interpretao buscou revelar as referncias e estruturas comuns subjacentes sumarizando-se, ento, as tendncias majoritrias e minoritrias, e ressaltando as principais linhas divisrias no interior de cada grupo entrevistado. Finalmente, tais tendncias e linhas divisrias foram traduzidas em posies prototpicas e ilustradas por citaes que expressam de maneira particularmente clara as caractersticas dominantes percebidas no grupo em questo.

Exemplos: Deutsch sein e brasilidade 6


Brasil e Alemanha representam dois casos-modelo contrastantes no que diz respeito s suas respectivas origens, ao transcurso de suas histrias nacionais, a seus mitos fundadores e a seus ideais constitucionais bsicos sobre cidadania e nacionalidade. No obstante, so casos raramente comparados7. O Brasil considera-se, assim como alguns outros pases (Estados Unidos e Austrlia, por exemplo), uma sociedade de imigrantes. Em consonncia, as leis que regulam a cidadania no pas franqueiam acesso automtico nacionalidade brasileira no caso de nascimento em territrio brasileiro. O princpio de jus soli* no foi somente a forma mais lgica de integrao nacional em um pas que vivia (e promovia) a imigrao macia, como acabou por tornar-se parte da retrica nacionalista brasileira. Recorde-se, por exemplo, um famoso slogan do Estado Novo: Quem nasce no Brasil brasileiro ou traidor.

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

105

Em comparao, as leis de cidadania na Alemanha do nfase ascendncia. Independente do local de nascimento, filhos de alemes tm nacionalidade alem garantida (jus sanguinis**). Por outro lado, o nascimento, em territrio germnico, de um indivduo cujos pais no tenham nacionalidade alem, no faculta o acesso cidadania alem. Foi somente de quatro anos para c que o primeiro elemento de jus soli foi introduzido, passando-se a considerar automaticamente cidado alemo qualquer descendente da segunda gerao de imigrantes (ou seja, indivduos que tenham pelo menos um dos pais nascidos na Alemanha), bem como os indivduos que chegaram ao pas com menos de 14 anos8.

Nascimento e descendncia

Conforme demonstrou John Borneman (1992) em trabalho que comparava polticas familiares na Alemanha Oriental e Ocidental do ps-1945, textos jurdicos e prticas burocrtico-administrativas podem exercer profunda influncia nas narrativas de construo de identidades pessoais e histrias de vida. De igual modo, as diferenas nas legislaes brasileira e alem refletem-se nos respectivos processos de autodefinio e de formao do sentido de pertencimento que ocorrem no dia-a-dia dos dois pases (ver, tambm, Brubaker 1994). Os meus grupos de entrevista, aqui e l, reproduziram predominantemente um discurso coerente com os critrios oficiais de definio da nacionalidade. De acordo com as proposies tericas apresentadas pouco acima, pode-se dizer que a construo da identidade se compe de trs elementos: uma declarao de pertencimento; um argumento que justifica essa autodeclarao; e uma estratgia discursiva. Tais elementos so nitidamente discernveis (e facilmente evocados) nas entrevistas que realizei. Comeo com alguns exemplos do Brasil.
1. Voc se considera brasileira? Sim. Por que?

* Jus soli: direito do solo. Princpio segundo o qual a pessoa tem a nacionalidade do pas onde nasceu [N. do T.].

** Jus sanguinis: direito do sangue. Princpio segundo o qual a pessoa herda a nacionalidade de
seus pais ou ascendentes [N. do T.].

106

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

(Pausa) Porque eu nasci aqui e me identifico com os brasileiros (Maria). 2. Voc brasileira? Sou. Por que? Eu nasci no Brasil. Porque eu nasci aqui no Brasil (Jlia). 3. Voc brasileiro? Sou brasileiro. Por que? (Risos) Bom, eu nasci no Brasil, obviamente, um pas bom de se viver, apesar de todas as contradies que a gente apresenta (Renato). 4. Voc brasileiro? Mineiro, uai. (risos) Por que brasileiro? Por que eu sou brasileiro? Por que eu sou brasileiro (risos) Bom, naturalmente, em primeiro lugar porque eu nasci aqui, no ? Mas, mais do que isso, porque eu gosto da nossa terra (Alberto). 5. Voc brasileiro? Sou. Por que? Por que eu sou brasileiro? (risos) Eu nasci aqui, s por isso. Mas eu poderia ser americano, eu poderia ser alemo, eu poderia ser africano, eu poderia ser indiano, eu poderia ser australiano, no teria o menor problema (Joo).

Nenhum dos entrevistados questionou o local de nascimento como critrio principal de autodefinio de brasileiro. Este foi tambm o nico critrio auto-suficiente (cf. trechos 2 e 5). No Brasil, muito rgida a idia de definir o pertencimento pelo local de nascimento no que toca tanto identidade regional quanto local. Pessoas que nasceram em determinado lugar, mas foram criadas em outro desde a infncia, normalmente indicam o primeiro como sua identidade regional. Vejamos um exemplo prototpico. Certa vez perguntei a um senhor, vendedor de queijos em Copacabana, se ele era carioca, ao que ele respondeu negativamente, afirmando-se pernambucano. Somente depois de inquirido novamente por mim, ele revelou estar vivendo no Rio de Janeiro h cinqenta anos, tendo aqui chegado aos 19. Um outro exemplo vem do obiturio do violinista Isaac Stern, publicado no Jornal do Brasil em sua edio de 24/9/2001. O artigo dava particular nfase ao fato de Stern ter nascido na Ucrnia, mas [ter sido] levado ainda beb para os Estados Unidos como se fosse necessrio ou desejvel relativizar a identidade americana do msico. Todavia, no que concerne aos aspectos estratgi-

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

107

cos, a maioria dos entrevistados acima citados procurou reforar sua identidade brasileira e enfatizar os pontos positivos de ser brasileiro, adicionando outros elementos menos passivos que o nascimento, a saber: razes regionais, forte identificao com o pas e seu povo etc. J nas entrevistas alems, a coisa se passa de modo bem diferente. Refletindo tambm os conceitos sobre cidadania contidos na legislao da Alemanha, as entrevistas mostram muitas referncias ascendncia e aos vnculos com parentes (pais e avs) germnicos. Ao contrrio do Brasil, porm, as leis de regulamentao da cidadania alem foram extensamente debatidas nas ltimas duas dcadas ou mais. O princpio de jus sanguinis falha diante das demandas da realidade emprica marcada pela imigrao e pelo incremento da diversidade tnica na sociedade alem contempornea. Ao mesmo tempo, ele uma reminiscncia do passado nacional-socialista e de sua ideologia de sangue e solo. Por isso, a construo de uma germanidade baseada na ascendncia pode ser altamente problemtica, sobretudo para os membros das elites discursivas. De sorte que as referncias diretas so exceo. Porm, como no h alternativas discursivas plenamente consolidadas, muito difcil evitar referncias indiretas ou involuntrias, mesmo quando a inteno do discurso exatamente o contrrio. Tomemos o seguinte exemplo.
6. Voc se considera alem? Sou alem, sou Por que? cidad alem; isto, do ponto de vista legal. Espiritualmente me vejo muito mais como europia. Mas voc se definiria como alem apenas do ponto de vista legal? Eu nunca pensei muito sobre esse assunto porque nunca senti a necessidade de me identificar, enquanto pessoa, atravs da nao. E o que significa ser alemo? Bom, seguramente eu tenho alguns traos caractersticos, qualificados, em geral, como tipicamente alemes. Isso bvio: sou alem, meus pais eram alemes, meus bisavs eram alemes S meus tataravs no eram alemes, tinham alguma coisa a ver com a Frana (risos) (Gabriele).

curioso notar que as referncias culturais dessa entrevistada uma deputada social-democrata passaram de repente a fazer parte de sua herana biolgica, muito embora ela estivesse tentando relativizar sua identidade alem. A propsito, todos os entrevistados procuraram evitar o uso da descendncia como critrio vlido, mas no raro ele reaparecia pela porta dos fundos. Outro exemplo:

108

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

7. Voc se considera alem? Claro. Por que? Tenho passaporte alemo; nasci perto de Colnia, que fica na Alemanha; minha me vem de uma famlia centenria da regio do Reno. E meu pai, da Prssia do Leste. Mas com esse lado eu no tenho muito contato No sei No me evoca nenhum sentimento (Sabine).

A meno s origens centenrias da me na regio do Reno, onde nasceu tambm nossa entrevistada (jornalista de esquerda), pode ser vista como uma referncia cultural importante para fundamentar seu sentimento de germanidade da mesma forma como vimos aparecer nas respostas dos entrevistados brasileiros. No entanto, esse efeito intencional , de alguma maneira, enfraquecido pela origem paterna em um territrio que fez parte da Alemanha somente at o final da Segunda Grande Guerra, e que, portanto, no teve influncia direta na socializao cultural local da entrevistada. Dentro da armadura discursiva dominante, claro que sua ascendncia prussiana pelo lado paterno refora a autodefinio de alem. Mas ela ao mesmo tempo problemtica, como parece indicar o final evasivo da fala. Todavia, note-se que o primeiro argumento de Sabine foi o fato de possuir passaporte alemo. Alis, esse foi realmente o argumento mais freqente entre os meus entrevistados. E isso estratgico, pois, uma vez que o passaporte transmite uma idia meramente administrativa do pertencimento nacional, o argumento serve como um instrumento a mais para relativizar a importncia da identidade nacional. Novamente, h a uma ambivalncia, visto que o fundamento legal mais comum para possuir um passaporte alemo , justamente, o fato de ter nascido de pais alemes. As profundas razes da noo de descendncia no discurso dominante sobre a germanidade so ilustradas pelo fato de que a maioria dos entrevistados confirmou seu pertencimento alemo, quando lhes perguntei, a ttulo de hiptese, qual seria sua identidade caso fossem filhos dos mesmos pais, mas tivessem nascido em outro pas. Tais concepes se expressaram tambm no fato de que quase todos os entrevistados utilizaram ascendncia e origem como critrio principal de distino entre nativos e Auslnder (estrangeiros), inclusive no caso de filhos e netos de imigrantes nascidos na Alemanha. Em resumo, passaporte e nascimento foram os principais argumentos utilizados pelos alemes para definir a prpria identidade. No entanto, diferentemente do que se v nas entrevistas brasileiras, os entrevistados alemes quase nunca demonstraram construir uma relao positiva

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

109

com a nao. Ao contrrio, a estratgia mais freqente foi introduzir uma idia de inevitabilidade. Vejamos alguns exemplos.
8. Eu sou alemo por um lado, porque nasci aqui; por outro, porque cresci, fui educado e socializado aqui. Acho que isso, antes de tudo, o que faz algum ser alemo. No foi uma coisa que eu pudesse decidir (Stefan). 9. Eu nasci aqui. At onde eu e meus familiares sabemos, pelo lado materno, vivemos na Alemanha desde o sculo XVI. No sei dizer por que razo eu no me sentiria alemo (Wolfgang). 10. Bem, no se pode decidir nessa matria voc , ou no , certo? Quer dizer, pelo nascimento simplesmente (Monika).

Percebe-se que a noo de descendncia, apesar de problemtica, sustenta a idia de uma inevitabilidade do pertencimento nacionalidade alem. E isto , de fato, sua principal funo e inteno. Uma das construes mais fortes nessa linha aparece no seguinte trecho:
11. Voc alemo? Sim, isso inevitvel. Meu passaporte e minha carteira de identidade j dizem Eu nasci aqui, o que eu posso fazer? como se voc me perguntasse: voc branco?. Sim, eu tenho a pele clara, sou branco, no posso sair de dentro da minha prpria pele (Dieter).

Enquanto a maioria dos brasileiros procurou adicionar um elemento ativo (por exemplo, me identifico [1], gosto [4]), os entrevistados alemes tenderam a enfatizar mais a passividade em sua construo da germanidade. Na ltima citao (11), por exemplo, o entrevistado que jornalista e conservador chega mesmo a afirmar, discursivamente, seu pertencimento nacional em termos de seus pr-requisitos biolgicos, e reintroduz a noo de ascendncia. Indo alm, o trecho indica, embora indiretamente, que a questo da identidade alem tambm apresenta componentes racializados, j que, na interao cotidiana, a cor da pele funciona como um indicador visvel de origem ou descendncia estrangeira ambos os aspectos equivalem a uma no-germanidade.

Tipicidades brasileira(s) e alem(s)

As diferenas que destacamos na construo das identidades individuais brasileira e alem tambm se expressam no modo de imaginar as

110

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

respectivas comunidades nacionais como um todo. primeira vista, paradoxalmente, a rigidez do critrio brasileiro de nascimento parece contradizer a boa integrao dos imigrantes recm-chegados. Mas embora a sociedade brasileira seja, de fato, tolerante e aberta presena de estrangeiros, preciso notar que a primeira gerao de imigrantes nunca perde um certo estigma de estrangeiro, a despeito de terem vivido s vezes quase a vida inteira no pas ou at se naturalizado brasileiros. No entanto, a situao muda radicalmente com a segunda gerao, i.e., para os filhos de imigrantes. Estes, em geral, no encontram nenhum obstculo ao pleno reconhecimento como brasileiros. Um aspecto central aqui o acesso ilimitado cidadania. Outro aspecto importante a auto-imagem do pas, que se v como uma sociedade heterognea e tolerante com a diferena. isto que permite conciliar a manuteno de certos atributos tnicos (como a religio e a lngua dos pais) com a adoo inquestionvel da identidade brasileira. Em relao questo da diversidade tida como caracterstica da identidade e da sociedade brasileiras , convm observar que parece haver dois modelos antagnicos: o modelo carioca e o modelo paulista. O primeiro, predominante no Nordeste e no Rio de Janeiro, vale-se do discurso da miscigenao, construindo o brasileiro tpico como um indivduo racialmente misturado, cuja herana gentica apresenta idealmente traos das trs raas fundadoras: portugueses, africanos e indgenas. Exemplo tpico desse discurso se encontra na citao a seguir:
12. Voc pode achar que eu descendo dessa ou daquela etnia, que isso pode influir na minha idia de brasilidade. Mas, no. Ao contrrio, eu tenho razes bem profundas no Brasil. Eu sou carioca, do Rio de Janeiro, onde isso [etnia] realmente j est perdido h muito mais tempo. A colonizao do Sul do Brasil veio bem mais recente, no ? Em 1840 ainda tinha gente chegando. Voc sabe algo sobre a origem da sua famlia? descendente de negros de escravos. Tambm somos descendentes de portugueses, mas da primeira leva de portugueses, ainda no perodo colonial. Isso da famlia imperial Alguns, de antes at. Dessa poca, no ? Tm holandeses, [] dos holandeses de 1630! Do Nordeste? Do Nordeste. Parte da minha famlia veio do Nordeste. Meu pai era paraba, ainda, sabe? E a me, carioca mesmo? Minha me era do interior do Rio de Janeiro. De uma famlia que veio do Sul, [descendente] de ndios do Sul, ndios charrua [] aqui do Rio Grande,

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

111

sabe? Descendente de ndios charrua com estancieiros, do tipo heris do federalismo. Bento Gonalves meu antepassado. Vocs so descendentes em linha direta de Bento Gonalves? (risos) em linha direta, sim. Eu no sou Gonalves, mas os Gonalves so uma coisa da famlia ainda, enfim Ou seja: uma salada. (risos) uma salada bem legal na minha famlia. Acha que, nesse sentido, voc uma tpica brasileira? Exato. Este o brasileiro mais tpico, entendeu? Aquele que est no Rio (Helena).

O trecho assinalo de passagem que a entrevistada uma jornalista de esquerda, do Sul do pas de fato excepcional pela combinao de quase todos os elementos contidos no modelo carioca de brasilidade. Temos uma referncia explcita ao Rio de Janeiro; h a questo das trs raas; aparecem menes s duas regies de especial significado na representao do Brasil como pas da diversidade (Nordeste e Sul); e, finalmente, temos aluses a elementos do imaginrio histrico nacional (os primeiros portugueses, a famlia imperial e Bento Gonalves heri do federalismo). Alis, apesar de ter, em dado momento, utilizado o termo salada, o que a entrevistada quis realmente indicar que os diferentes ingredientes que formam sua histria familiar no so mais discernveis, transformaram-se em uma mistura nacional, encarnada em sua prpria pessoa9. Alm disso, na primeira parte da fala de Helena, nota-se um argumento explicitamente contrrio ao outro modelo paulista , que v o Brasil como uma sociedade pluritnica ou multicultural formada por imigrantes. No modelo paulista, predominante em So Paulo e no Sul, o indivduo tpico quando pertence a um (ou mais) dos grupos tnicos que compem o universo cultural da imigrao brasileira, ou seja, portugueses, japoneses, alemes, italianos e outros, que permanecem discernveis enquanto tais (tipo salad bowl). So Paulo surge, ento, como uma cidade mais tipicamente brasileira que o Rio de Janeiro em razo da presena forte e visvel das culturas imigrantes. esse modelo que se percebe, por exemplo, na seguinte entrevista, realizada com um jornalista televisivo de So Paulo.
13. Eu acho que sou um tpico brasileiro. Voc sabe, o Brasil tem uma mistura muito grande. difcil voc ver um brasileiro que no tenha pai estrangeiro ou me estrangeira, muito difcil. [] Eu tenho avs italianos, tenho ingls na minha famlia e sou filho de japons. Ento, carrega-se um pou-

112

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

quinho dessas culturas diferentes, principalmente na poca da infncia. Para voc ter uma idia: em casa, meus pais so budistas. Ento, difcil voc, em So Paulo principalmente, se sentir exclusivamente dentro de uma cultura brasileira Acaba sendo assim: pequenos pases dentro de So Paulo. Mas isso, eu acho, que a nossa cultura difcil voc achar algum que no traga um pouco da Europa, da sia, alguma coisa desse tipo para dentro de casa. No consigo ver, assim, famlias brasileiras quatrocentonas, no consigo ver isso ainda no Brasil. Qual o lugar mais brasileiro do Brasil? O lugar mais brasileiro? Ah, eu ficaria aqui com So Paulo mesmo, sabe? (risos), que o lugar que aceitou todo mundo, onde h os imigrantes, onde h Eu acho que deu um pouco certo essa mistura. Eu sou resultado dessa mistura. Eu acho que o Brasil isso mesmo. Um pouco da identidade do mundo inteiro. Ento, eu acho que So Paulo est representando bem o Brasil (Pedro)10.

Apesar de mencionar a mistura, e de ser ele mesmo racialmente misturado, no a miscigenao o que marca e define a brasilidade tpica no discurso de Pedro, mas sim o pertencimento aos distintos grupos de imigrantes. A idia que subjaz ao modelo paulista a preservao das diferenas, ao passo que o modelo carioca postula a convergncia das diferenas originais na direo de um amlgama comum de identidade brasileira. No entanto, a oposio entre esses dois modelos desaparece quando se trata dos ingredientes culturais da brasilidade. Como em qualquer construo de identidade coletiva, imaginar a comunidade nacional brasileira requer que se tenha uma coerncia cultural mnima entre os brasileiros. Ora, isso claramente perceptvel, outra vez, no caso dos imigrantes, e, sobretudo, melhor dizendo, no que diz respeito aos critrios implcitos e explcitos (e s expectativas) dos brasileiros sobre o que define a integrao ou assimilao dos imigrantes. Dois exemplos:
14. O que faz de um imigrante, um brasileiro? Primeiro, eu acho que escolher um time de futebol, [o time] pelo qual se vai torcer (risos) Isso uma coisa que vale universalmente, voc se adapta s prticas locais. Ento, as prticas locais so os valores, quer dizer, os valores culturais que voc Quer dizer, chega um imigrante, por exemplo, na periferia de So Paulo: ele vai comear a freqentar os bares ali, vai tomar cerveja com os amigos, vai assistir a determinados programas de televiso, vai comentar os assuntos comuns (Henrique).

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

113

15. O que faz de um imigrante, um brasileiro? Olha, eu acho que o imigrante, ele comea a se tornar brasileiro quando comea a se preocupar sinceramente com os destinos do pas. E depois, quando ele assume as caractersticas mais tpicas do brasileiro: gostar de futebol, gostar da msica, gostar da praia. Da, ele se torna desse jeito, ele se torna essa pessoa mais flexvel, bem-humorada eu acho que so essas caractersticas que eu sinto no brasileiro (Marcelo).

Os dois entrevistados definem e descrevem os critrios culturais para que um imigrante seja considerado bem assimilado. E a imagem da brasilidade tpica acionada a, no contexto de um discurso sobre imigrantes e imigrao, muito mais conspcua e homognea do que sua importncia normativa para os prprios nativos. O caso de Marcelo revelador, pois, no momento em que ele d sua autodefinio de brasileiro, termina por minimizar a importncia daqueles mesmos critrios utilizados anteriormente. Vejamos:
16. Voc se considera um tpico brasileiro? (Pausa) Acho que isso difcil de responder, mas eu no sei, difcil caracterizar o brasileiro tpico Em que sentido sim, em que sentido no? Assim, digamos, quais so as caractersticas de um brasileiro? Ele gosta de carnaval, eu no gosto do carnaval. Gosta de futebol, eu no gosto de futebol. Gosta de praia, gosto de praia, isso sim (risos), nessa parte verdade, eu gosto da praia Ento, se voc pega o esteretipo do brasileiro, talvez eu no seja um brasileiro []. Mas eu tambm os esteretipos geralmente esto errados, no ? (Marcelo)

Ao mesmo tempo, percebe-se que o limiar de adaptao cultural consideravelmente baixo. A maioria dos indicadores de assimilao que foram mencionados nos trechos acima faz parte daqueles eventos culturais coletivos abertos participao ampla, tais como jogar futebol, ir praia, pular carnaval, tomar cerveja no botequim da esquina. Situaes, enfim, de fcil acesso para qualquer estrangeiro ou recm-chegado. Na Alemanha, por sua vez, as coisas se passam de modo diferente. O alemo tpico associado a determinados atributos que se ancoram em traos do carter individual ou em atitudes vagamente coletivas, tais como pontualidade, disciplina, diligncia, meticulosidade. A representao desse modelo no grupo de pessoas que entrevistei varia pouqussimo, e sua validade discursiva quase inconteste. No caso alemo, por-

114

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

tanto, e ao contrrio do caso brasileiro, parece ser mais difcil lidar com a tenso entre um modelo vigoroso, por um lado, e uma ntida discrepncia etnogrfica no plano dos comportamentos e preferncias culturais das pessoas, por outro. o que demonstra o trecho a seguir:
17. Tipicamente alemo eu no sei o que isto significa. O que tipicamente alemo? Em geral, quando se fala de alguma coisa tipicamente alem, isso tem uma conotao negativa. bvio, ento, que eu no aceite nenhuma conexo com a minha prpria pessoa. (risos) Mas pode haver alguns termos considerados negativos e que, no obstante, algum Pontual pontualidade. Sim, isto, por exemplo. Eu sou bastante pontual. Mas acontece, infelizmente, que a pontualidade no mais uma coisa tipicamente alem. Nesse sentido, os [alemes] ocidentais, principalmente os de esquerda, bagunaram tudo. Esto sempre atrasados, e isso vem tendo uma influncia. Mas, sim a pontualidade por exemplo (Silke).

Do ponto de vista formal, a fala de nossa entrevistada (alem oriental, poltica de esquerda) muito semelhante do brasileiro Marcelo (acima, 15 e 16). Ambos recusam a validade dos respectivos esteretipos nacionais e, ademais, no se reconhecem neles. Ambos reproduzem, em parte, o modelo discursivo dominante sobre os supostos atributos tpicos de brasileiros e alemes. Porm, ao contrrio de Marcelo, Silke acaba rendendo-se armadura discursiva. As dvidas que ela demonstra ter sobre a validade emprica da pontualidade enquanto trao do carter coletivo na Alemanha contempornea unificada no so suficientes para questionar o modelo discursivo, e tampouco evitam que a entrevistada acabe por identificar-se e aplicar a si mesma a caracterstica. A dificuldade experimentada por Silke em lidar com a tenso entre a validade discursiva e a validade etnogrfica do conceito tem vrias causas. Historicamente, a noo alem de Kultur (em oposio concepo francesa de civilisation) exige uma coerncia cultural maior como base de autodefinio nacional. Por isso, a noo discursiva typisch deutsch (tpico alemo) praticamente imune mudana cultural e, alm disso, largamente representada por traos de carter individual. Outro problema surge em razo das embaraosas referncias histria alem, muito marcada pelos fantasmas do autoritarismo e da obedincia cega. Mesmo que as chamadas virtudes alems possam ser vistas como solo

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

115

cultural legtimo para a reconstruo do ps-guerra (Wiederaufbau)11, elas adquirem, por outro lado, juntamente com a noo de typisch deutsch, uma conotao francamente negativa, como registra o depoimento de Silke (17). A expresso typisch deutsch utilizada nos dias de hoje, por exemplo, pelos alemes ocidentais quando querem ridicularizar os orientais, impingindo-lhes a pecha de serem mais parecidos com os alemes pr-democrticos, o que significa dizer quadrados, preconceituosos, intolerantes e atrasados (tudo isso, sintetizado na palavra spieig). Vejamos os trechos abaixo, extrados de entrevistas com dois polticos: um de esquerda, outro de direita.
18. Se voc quiser investigar a verdadeira Alemanha, tem que visitar uma vila na RDA [Alemanha Oriental]. L voc vai encontrar a Alemanha tal como era antes de todas essas influncias norte-americanas, italianas etc. L tudo muito mais autntico; e muito mais quadrado [spieig] (risos) (Andrea). 19. Na Alemanha Oriental as pessoas tm uma rotina muito regular. Eu no diria spieig, ainda que o termo fique bem perto disso. Lnguas mais afiadas certamente diriam que isso tipicamente alemo. A sociedade na RDA era muito mais alem que a sociedade da Alemanha Ocidental [RFA], considerando esse sentido negativo da palavra voc sabe tem gente que usa a palavra alemo como ofensa (Christian).

Smbolos nacionais e alterizao


Com efeito, em um contexto discursivo ambivalente como esse, fica difcil estabelecer, sem ambigidade, uma relao positiva com a cultura alem. E isto no pode ser compensado, por exemplo, por meio de uma relao afetiva com os smbolos nacionais bandeira, hino etc. , justamente porque esses smbolos tambm levantam suspeitas, pelas mesmas razes histricas h pouco aludidas. Pode-se dizer que o nico smbolo positivo, incontestvel, da identidade alem atual a Grundgesetz: a Constituio Democrtica da Alemanha Ocidental do ps-guerra. O resultado que a prtica de identificao mais largamente consolidada entre os alemes contemporneos vem a ser a homogeneidade discursiva de suas narrativas de identificao e alterizao [othering]. Nelas, a ambigidade contida na definio de germanidade contrabalanada por uma percepo e uma definio inequvocas do que no e

116

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

de quem no alemo. Sendo assim, a imigrao macia de mo-deobra para o pas no perodo do ps-guerra ofereceu aos alemes uma oportunidade excelente de identificarem-se indiretamente pela oposio ao espectro negativo do Auslnder (estrangeiro) e do Gastarbeiter (trabalhador adventcio), evitando, desse modo, as armadilhas de uma definio direta da germanidade. Sob esses dois aspectos a relao com os smbolos nacionais e os princpios fundamentais de alterizao , o Brasil representa um modelo que contrasta fortemente com o caso alemo. As referncias bandeira e ao hino brasileiro so sempre positivas, no levantando, por si, suspeitas de nacionalismo ou chauvinismo. Alm disso, muitos dos traos considerados caractersticos ou tpicos da cultura brasileira corriqueira, como futebol e carnaval, no so apenas prticas culturais coletivas, mas smbolos nacionais em si mesmos. Por exemplo, o simples fato de algum ter um time, isto , ser f de um clube de futebol local, j uma performance simblica da identidade brasileira tanto quanto a celebrao de uma vitria da seleo nacional na Copa do Mundo, independente de qualquer prtica social ou cultural efetivamente realizada pela pessoa enquanto torcedor12. Nesse sentido, a experincia da identidade nacional brasileira parece um projeto amplamente democrtico, descomplicado e no problemtico. Essa imagem autoconfiante reforada pela viso dominante que se tem do lugar ocupado pelo Brasil entre os demais pases do mundo. Nela, o pas aparece como um gigante pacfico, cheio de alegria e criatividade, que no se deixa envolver em situaes de guerra. As tendncias nacionalistas no Brasil parecem limitar-se a um posicionamento contrrio s intenes hegemnicas dos EUA e a uma certa rivalidade esportiva com a Argentina. De modo significativo, a paz tambm uma cifra onipresente no discurso pblico brasileiro, e o lema paz e amor parece ter se tornado um smbolo nacional propriamente dito.
20. Em que voc pensa quando se fala da paz? Um grande objetivo a ser alcanado. [] Eu acho que preciso batalhar pela paz, tem que brigar pela paz, tem que lutar pela paz Mas a esse respeito voc est pensando mais no Brasil, ou no Rio, em particular Eu acho que no Brasil ou em nvel mundial? No, no nvel mundial. Eu acho que o Brasil um pas pacfico. O brasileiro pacfico, no ? Agora, voc pega o exemplo da cidade, pega o Rio

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

117

de Janeiro: d para se viver em paz? No d para viver em paz, por causa da violncia. Agora, o cidado carioca pacfico, no ? Sai um movimento, uma passeata, de bandeira branca, ele vai. Ele vai para as ruas, se manifesta e tal Isso parte da identidade brasileira, ser pacfico, amar a paz? Eu acho que o brasileiro tem uma rejeio guerra, rejeio briga, rejeio ao conflito, no ? Voc v que o brasileiro pacfico o brasileiro um cidado pacfico (Luca).

O carter simblico da cifra paz expresso, simultaneamente, por sua versatilidade contextual ela utilizada para falar tanto da poltica e dos conflitos em mbito mundial quanto de temas locais, como a violncia das ruas e por sua aparente imunidade contra as mais gritantes contradies. A imagem do brasileiro pacfico contrasta com os nveis de violncia presentes em quase todos os segmentos da vida cotidiana: desde os assassinos de aluguel e o uso de armas de fogo para solucionar as contendas polticas no interior do pas, at a tortura e a violncia policial em delegacias e prises; desde os efeitos catastrficos das desigualdades sociais, at a alta incidncia de violncia domstica, e assim por diante. Um exemplo eloqente dessa contradio pode ser visto na forma como o pblico brasileiro recebeu o filme de Michael Moore (Tiros em Columbine, 2002) sobre o problema dos crimes mo armada e o fascnio pelas armas na sociedade norte-americana. O filme fez sucesso e foi bastante comentado no Brasil. No entanto, quase ningum mencionou que, se o filme apresenta um nmero alarmante de mortes por arma de fogo nos EUA, esse nmero cerca de quatro vezes maior no Brasil. A questo da violncia est intimamente relacionada a uma outra questo fundamental, j referida acima: os princpios de alterizao presentes nos processos de formao da identidade brasileira. No caso da Alemanha, as fronteiras identitrias so traadas, essencialmente, sobre uma diviso entre os chamados nativos e estrangeiros no interior da sociedade alem. Este no o padro dominante quando enfocamos a construo da identidade brasileira nem mesmo quando os outros so turistas americanos, imigrantes chineses ilegais ou, ainda, estrangeiros stricto sensu. Uma pista para descobrir o Outro brasileiro acha-se no comentrio de Clvis Rossi, colunista do jornal Folha de S. Paulo. Intitulado Os netos de Bin Laden, o artigo faz uma reflexo sobre os problemas de identidade entre descendentes de imigrantes rabes na Frana e sobre a suposta suscetibilidade destes ltimos ao fundamentalismo islmico. Ao final, o jornalista acena com a seguinte concluso:

118

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

Um problema puramente francs? No. H os turcos na Alemanha, outros rabes ou muulmanos ou africanos em outros pases europeus, latinos nos Estados Unidos e, at, nordestinos em So Paulo. Servem todos, com as excees de praxe, apenas para suar, no para gozar. Mais e mais levas continuaro buscando o suposto Eldorado []. Como o mel de Eldorado no jorra para todos, um ou outro sempre tender a pensar na forma Osama Bin Laden de ser como uma soluo, no um problema (Clvis Rossi, Folha de S. Paulo, 18/10/2001).

Levando adiante o raciocnio, seria talvez apenas uma questo de tempo para que os nordestinos de So Paulo comeassem a formar grupos guerrilheiros do tipo Jihad, aterrorizando a mundana classe mdia paulista. A favela, onde vive a maioria dos nordestinos desde que chegam s grandes metrpoles do Sul e Sudeste, vira sinnimo de confuso e violncia, sem necessidade de mais explicaes. O elo discursivo que conecta os nordestinos (e a imigrao vinda do Nordeste) s favelas e violncia firme o bastante, e revelou-se com muita freqncia nas falas de meus entrevistados, independente de viverem nesta ou naquela cidade. Eis alguns exemplos de Fortaleza, Rio de Janeiro e Braslia, respectivamente.
21. Voc tem medo da violncia? Eu, [sendo] de classe mdia, tenho. Eu, com dois filhos adolescentes, tenho. H favelas em Fortaleza? Muitas, [] aqui h mais de 600, no sei quantas, existem muitas favelas. E elas representam um problema para voc? Representam, no ?, porque incha [a cidade] um problema social, esse inchamento. A cidade antes era pacfica. s 3 horas da manh, voc ia para casa tranqilo; hoje voc j tem medo. Ento, hoje, voc vive mais enclausurado dentro de casa, voc tem medo de ir ao centro, ao teatro (Waldir). 22. Por exemplo, as favelas no Rio de Janeiro, [isso] porque o Norte to mal desenvolvido, que as pessoas migram, quer dizer, no h distribuio de renda. A violncia est a, por qu? Porque realmente no tem nada que se faa pelo povo, entendeu, assim, o povo mesmo Espontaneamente: em que pensa quando se fala de favela? Imigrao. Imigrao? Como? Imigrao do Norte, do Nordeste As favelas s foram criadas por isso, elas foram criadas por causa do Norte e Nordeste. Quando voc sobe a Rocinha, voc vai ver, quem so os moradores de l? So os parabas [nordes-

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

119

tinos]. Este um problema realmente de imigrao que no foi resolvido, [] no foi desenvolvido l, o que fez com que eles viessem procurar as cidades grandes, no ?, para poder trabalhar e viver (Claudia). 23. Esse xodo rural aqui no Brasil impressionante, as cidades dobram de populao em poucos anos. [] Ento, esse xodo rural traz todo o problema de desenraizamento, e depois de relacionamento de novo. Como que essas pessoas [] vo sendo literalmente jogadas para as periferias. E da todo o problema de violncia que existe, no ? Que existe aqui em Braslia tambm? Em Braslia tambm existe sim (Alberto)13.

No Brasil, as fronteiras identitrias so, essencialmente, fronteiras sociais. E a classe mdia, com sua influncia preponderante sobre a mdia e a agenda poltica, determina as clivagens principais: os pobres embaixo e as elites em larga medida imaginrias no topo. De fato, interessante observar que os esteretipos mais comuns a respeito dos favelados no Brasil so muito semelhantes aos esteretipos que descrevem os Auslnder (estrangeiros) na Alemanha. Como so semelhantes tambm as prticas policiais de violenta alterizao. Assim, os discursos sobre a identidade no Brasil centram-se na questo de classe ou outras questes sociais, enquanto a noo de identidade nacional deixada a cargo das representaes simblicas no somente smbolos oficiais do Estado, mas tambm o futebol, o samba e at mesmo a paz. O predomnio da construo social da identidade tem apoio, tambm, em uma outra representao freqente sobre o Brasil, segundo a qual o pas est de costas voltadas ao resto do continente. Dirigindo o olhar sobejamente para dentro, os brasileiros acabam, ipso facto, aguando a capacidade de perceber as diferenas internas. E isto se reflete, por exemplo, na concepo de que o Brasil so vrios Brasis (cf. Freyre 1952) mote que faz referncia sua grande diversidade geogrfica, mas tambm a suas imensas desigualdades sociais.

Concluso
O que fiz at aqui foi fornecer alguns exemplos de um quadro cuja complexidade muito maior quando completo. Alm disso, para lembrar apenas de um aspecto, faltaram menes histria, esse relato que responde indagao de onde viemos? (cf. Hobsbawm 1983:7). Todavia, parece-me que o principal problema da investigao a relao entre a re-

120

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

presentao discursiva da germanidade ou da brasilidade e a realizao dessas identidades enquanto prtica social e cultural. Assim, os exemplos mostram que as representaes discursivas, mesmo ganhando vigor e validade em determinados contextos sociais, no esto necessariamente conectadas s prticas socioculturais correspondentes. Pode haver, inclusive, uma contradio marcante entre o que dito e o que feito. Tais consideraes so vlidas no que concerne tanto s prticas individuais quanto coletivas. A assero brasileira em favor da paz e do amor, por exemplo, no nos revela nada sobre o coeficiente de violncia que exercido seja pela sociedade brasileira vista como um todo sociolgico, seja pelos indivduos. Um bom exemplo dessa discrepncia foi o pedido de paz pintado no terrao do principal pavilho de uma penitenciria de So Paulo, pelos presos pertencentes ao chamado Comando Revolucionrio Brasileiro do Crime, depois de terem assassinado outros sete presos de uma faco rival, em maio de 2002 (Jornal do Brasil, 3/5/2002). A inteno discursiva do pedido de paz desenhado no cho foi convencer a opinio pblica de que os participantes tinham boas razes para perpetrar a matana, e que continuavam sendo bons brasileiros. Certamente, esse tipo de definio inconsistente existe em toda e qualquer construo de identidade. Tome-se, por exemplo, a negao discursiva da germanidade turca, quero dizer, a desnacionalizao da segunda e terceira geraes de imigrantes turcos na Alemanha. No somente ela uma negao inconsistente de uma dada realidade etnogrfica, como, ademais, no impede prticas sociais e culturais em que se percebe um alto grau de integrao desses imigrantes, sobretudo nas escolas e universidades. A meu ver, essas contradies no devem ser encaradas como falcia, mas como fato inerente a qualquer construo de identidade e a qualquer imaginao de comunidade (cf. MacDonnell 1986:39-40). Pelo que pudemos apreender dos exemplos apresentados, tais contradies so, inclusive, particularmente significativas para a anlise. Do ponto de vista metodolgico, a discursividade inerente construo da identidade fornece uma via de acesso direto aos princpios bsicos dessa construo mesma. E a anlise textual e de discurso serve como ferramenta j muito bem testada quando se trata de buscar narrativas mestras (Borneman 1992) e formaes discursivas (Foucault 1994). Entretanto, claro que no se pode inferir esse tipo de formao, baseando-nos to-somente na anlise textual de um certo nmero de entrevistas individuais. Embora eu considere que cada membro de uma dada

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

121

coletividade capaz de recorrer e em certa medida obrigado a faz-lo aos mesmos princpios bsicos, uma descrio densa (Geertz 1973) desses princpios depende muito da reconstruo intertextual da relao entre um vasto conjunto de textos (incluindo outras entrevistas, conversas cotidianas e amostras de pronunciamentos pblicos, por exemplo) e a discursividade de prticas sociais, eventos, smbolos, rituais etc. Aqui, um clssico da antropologia a presena sistemtica em campo particularmente relevante, pois permite agregar a leitura e a decodificao das experincias e observaes do pesquisador. Em tese, penso que o foco metodolgico desenvolvido aqui deve servir na investigao de qualquer comunidade nacional suposio que se confirmou ao compararmos os casos contrastantes de Brasil e Alemanha. Mas o caso brasileiro mostrou, alm disso, que a anlise do discurso nacional precisa ser complementada em outro eixo: o dos smbolos de identidade. Os smbolos, em si mesmos, no possuem nenhum significado especfico diferenciando-se, assim, das palavras. Eles ganham significado, exclusivamente, por via do contexto social em que esto colocados e no qual desempenham determinada funo. Representaes simblicas adquirem relevncia, justamente, em virtude de sua potencial vacuidade e versatilidade enquanto significantes. Assim, muitos dos elementos utilizados regularmente pelos meus entrevistados na construo da identidade brasileira como futebol, carnaval ou paz se tornam significantes vazios, que so preenchidos por diferentes significados, segundo os diferentes contextos de autodefinio brasileira. O Brasil pode ser considerado um caso modelo de construo essencialmente simblica de comunidade (Cohen 1985), ao passo que na Alemanha a nfase claramente posta no discurso. Por esse motivo, smbolos de todos os tipos devem adquirir proeminncia maior no Brasil a comear, evidentemente, pelos smbolos oficiais de qualquer Estado-nao: a bandeira e o hino. De fato, a bandeira brasileira pode ser vista em todo lugar, usada em qualquer ocasio, sem nenhum motivo particular. O mesmo ocorre com o hino brasileiro: ele executado freqentemente, e sem necessria vinculao com ocasies e orientaes polticas. As referncias simblicas brasilidade em si tambm so muito comuns, mesmo quando fora de contexto, por assim dizer. Dou um exemplo. Quando a companhia telefnica Telemar anuncia ser 100% brasileira, isto pode ser entendido como um apelo aos sentimentos nacionalistas, no contexto de um universo mercadolgico dominado por corporaes multinacionais. Mas quando esse mesmo apelo feito por uma pequena locadora de vdeo no bairro de Copacabana, que se apresenta como uma empre-

122

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

sa brasileira, mesmo sabendo que 90% dos filmes oferecidos so produes norte-americanas e que no h nenhuma loja Blockbuster nas redondezas, a sim podemos falar de uma performance simblica fora de contexto. Certamente, isso no nos permite tirar concluses sobre o sucesso dessa estratgia com os clientes. Os smbolos nacionais brasileiros so fortes, o que dispensa, em alguma medida, a necessidade de o discurso pblico ter um poder ubquo. Vejamos. Embora os grandes jornais produzidos no Rio de Janeiro e So Paulo sejam distribudos em escala nacional, o fato que a grande maioria da populao no l jornal algum. As transmisses de rdio, por sua vez, so fenmenos mais locais do que nacionais. A nica exceo a Rede Globo, cujos programas de TV tm alcance nacional, principalmente o telejornal noturno (Jornal Nacional) e algumas novelas. Por outro lado, a qualidade e a natureza heterognea desses programas no concorrem realmente para produzir, no mbito discursivo, um retrato uniforme da brasilidade. Trata-se, sobretudo, da imposio sobre o resto do pas de uma certa perspectiva oriunda da alta classe mdia do Sudeste. Na Alemanha, d-se o contrrio. Enquanto a relao dos entrevistados brasileiros com os smbolos nacionais oscilava do carinho indiferena, para os alemes era muito mais uma oscilao entre indiferena e rejeio. A bandeira nacional da Alemanha quase s vista em pblico durante cerimnias oficiais ou eventos esportivos. J o ato de desfrald-la em contextos mais privativos visto como (e de fato significa!) expresso de nacionalismo de direita. O hino alemo tambm bastante problemtico a comear pelo primeiro verso, cuja entoao pblica proibida devido ao tom excessivamente nacionalista. Por outro lado, a debilidade que os smbolos nacionais alemes manifestam na funo de criar um sentido de coeso compensada pela alta homogeneidade e onipresena do discurso pblico. Em seus elementos bsicos, o discurso nacional alemo, surpreendentemente, apresenta variaes mnimas, apesar de todas as diferenas polticas e da quantidade considervel de timas produes miditicas competindo entre si (cf. Schneider 2001a:336-ss.). Nesse caso, ligeiras diferenas no uso das palavras podem ser extremamente significativas. Faz muita diferena, poltica e discursiva, utilizar, por exemplo, as expresses: alemes judaicos, judeus-alemes ou alemes de religio judaica. Fenmeno difcil de imaginar no contexto brasileiro. No entanto, palavras tambm podem ser smbolos. Isto acontece naqueles casos em que as primeiras so to versteis e vazias de sentido quanto os ltimos. Um bom exemplo a palavra paz no contexto brasileiro. Outro exemplo pode ser a expresso orgulho nacional. Em al-

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

123

gumas pesquisas de opinio, perguntas do tipo Voc se sente mais orgulhoso ou mais envergonhado pelo fato de ser brasileiro? ou Voc se orgulha de ser alemo? foram respondidas positivamente (orgulhoso) por cerca de 75% a 90% dos brasileiros, ao passo que as respostas afirmativas dos alemes ficaram em torno de 45% a 55% (Datafolha/Folha de S. Paulo, 13/4/2003; Spiegel, 38:65, 1994). Note-se que esses nmeros no devem, necessariamente, ser interpretados como falta de identidade nacional na Alemanha. Eles indicam to-somente que a cifra orgulho nacional tambm um smbolo, como a bandeira e o hino, isto , algo politicamente contestado na Alemanha, e amplamente acolhido no Brasil. Finalmente, tambm os smbolos possuem efeitos e contextos discursivos. Nesse sentido, falando especificamente de construo e poltica de identidade, discurso e simbolismo so mutuamente complementares. A comparao entre Brasil e Alemanha sugere que a diferena , antes de tudo, uma questo da nfase que se d a este (simbolismo) ou quele (discurso) aspecto. Na Alemanha, h fortes razes histricas e polticas para que os smbolos sejam fracos e impugnados; por outro lado, no Brasil, h boas explicaes para que o simbolismo seja muito mais importante que o discurso: considere-se a extenso do pas, seus tantos locais distantes, sua diversidade tnica e cultural, suas desigualdades sociais, seus altos ndices de analfabetismo total ou funcional. Outros estudos de caso podero fornecer mais evidncias empricas sobre exemplos de nfase no discurso, nos smbolos ou em ambos ao mesmo tempo. Entrementes, conforme j dito, a anlise das formaes discursivas e/ou simblicas no deve desconsiderar a interao social, muito pelo contrrio. Foi visto, por exemplo, que a autodefinio de alemes est baseada, fundamentalmente, na definio de certos grupos de imigrantes como no-alemes, a despeito do local de nascimento ou da cidadania desses imigrantes. No obstante, h uma grande quantidade de prticas sociais solapando os discursos, tais como: casamentos e relaes amorosas transculturais, crianas com dupla origem cultural, etc. At agora, essas prticas no chegaram a alterar substancialmente as prticas discursivas de alterizao. Apesar disso, elas so parte das estratgias individuais para lidar com a discrepncia entre discurso e realidade emprica; so, portanto, altamente significativas. A jovem tradio antropolgica de anlise de discurso, aliada sua longa experincia no estudo de smbolos e rituais, certamente poder dar contribuies valiosas aos esforos transdisciplinares de alcanar amplo entendimento sobre as questes de identidade em sociedades cada vez mais complexas e globalizadas. Nisso, a antropologia estar acompanha-

124

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

da, quando menos, das humanidades, da psicologia social, da sociologia e da histria. O principal obstculo parte alguma dose de competio em nome das fronteiras disciplinares tradicionais parece ser a tendncia ainda comum na antropologia social de procurar culturas nacionais, tentando descrever, por exemplo, como so realmente os brasileiros e alemes14.
Recebido em 1o de setembro de 2002 Aprovado em 27 de janeiro de 2004 Traduo: Cesar Gordon

Jens Schneider professor no Instituto de Cincias Culturais da Universidade de Bremen, Alemanha. E-mail: <sfager@gmx.de>.

Notas

* Em verses preliminares deste artigo, foram valiosos os comentrios que recebi dos colegas do PPGAS/Museu Nacional/UFRJ, a quem sou imensamente grato, em particular: Giralda Seyferth, Federico Neiburg, Marlia Fac Soares, Marcio Goldman e Gilberto Velho. Gostaria de agradecer tambm a HeinrichBll-Stiftung por apoiar o projeto de pesquisa em Berlim, e Fundao Alem de Pesquisa (DFG-Deutsche Forschungsgemeinschaft) que, generosamente, custeou o trabalho no Brasil.
1 Por certo, essas consideraes diferem quando vamos de uma antropologia nacional a outra. Enquanto a Alemanha tem uma longa tradio de estudar exclusivamente grupos que vivem o mais longe possvel, a antropologia brasileira parece ter se concentrado, sobretudo, em sua prpria sociedade. H, inclusive, e talvez por causa disso, uma tradio antropolgica especial de preocupao com a identidade brasileira. Contudo, tambm esses trabalhos (de Srgio Buarque de Holanda a Darcy Ribeiro) se utilizam de traos culturais para definir a brasilidade, o que, de modo quase automtico, nos leva de volta ao tipo de essencializao ontolgica to criticado nos estudos sobre carter nacional. Para uma crtica a esses trabalhos no Brasil e nos Estados Unidos, ver Leite (1976); Neiburg e Goldman (1998:68-70).

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

125

Em A arqueologia do saber, Foucault define o discurso como um sistema formativo, capaz de arranjar certos conjuntos de proposies em princpios comuns de difuso e distribuio (1994:156).
3 Embora os autores no tenham elaborado este ponto, o fato de a representao lingstica ocupar um papel central na imaginao comunitria nacional e tnica foi tambm manifestado, por exemplo, por Armstrong, que sugere: Quase sempre, mecanismos de fronteira simblica so palavras (1982:8).

Marcus e Cushman (1982:56) criticaram a aplicao do conceito foucaultiano de discurso porque ele negava a autonomia de autores e textos especficos. No mbito de um projeto que definia etnografia como texto passvel de anlise similar da crtica literria , certo que a utilizao do discurso em termos espaciais e temporais mais amplos no tem grande valia para aqueles autores. Diferentemente de seu projeto, o que proponho aqui uma etnografia da produo textual e cultural das identidades em um contexto histrico e societrio mais abrangente.
4

Nas cincias sociais, elites discursivas no so a mesma coisa que elites tradicionais, visto que o acesso privilegiado s instncias de produo pblica de discurso no equivale, por exemplo, ao poder econmico e poltico (cf. Hall 1989:105-ss.). Teoricamente, o acesso passivo aos meios de comunicao est ao alcance de qualquer um. Mas, especialmente no Brasil, evidente que as possibilidades sociais e econmicas de acesso no esto garantidas a todos sobretudo, no interior do pas. Nos grandes centros urbanos, por outro lado, quase a totalidade dos domiclios tem acesso televiso e ao rdio. Uma apresentao pormenorizada do material alemo pode ser encontrada em (Schneider 2001a; 2001b; 2002). Os resultados da pesquisa brasileira no foram ainda publicados na ntegra.
7 Estudos comparativos sobre o Brasil geralmente focalizam apenas o problema das relaes raciais. Por isso, quase sempre so os Estados Unidos, mas tambm, em alguns trabalhos, a frica do Sul (cf. Marx 1998) o caso de contraste. A Alemanha, por sua vez, freqentemente analisada em comparao com a Frana (cf. Schnapper 1996), eventualmente com os Estados Unidos, mas nunca com pases da Amrica Latina embora me parea que examinar os pioneiros criollos (creole pioneers; Anderson 1991:47-ss.) do nacionalismo europeu possa ser um terreno frtil para futuras comparaes. 6

8 Atualmente, as crianas nascidas na Alemanha, cujos pais sejam imigrantes de segunda gerao, tm direito automtico cidadania, mas com a restrio de que a medida s vlida at os 23 anos de idade, j que a legislao no permite a dupla cidadania. Passada esta idade, a pessoa precisa decidir se ir manter a cidadania alem ou optar pela nacionalidade de seus pais (e avs).

9 Fao essa observao pensando na distino norte-americana entre os modelos de salad bowl e melting pot. No salad bowl, os ingredientes ficam juntos,

126

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

mas ainda discernveis; no melting pot, isso no ocorre: cria-se algo novo, um amlgama, a partir dos ingredientes iniciais. No trecho da entrevista citado, a idia que ressalta muito mais a do melting pot, j que se fala de uma mistura interna aos indivduos, apesar do termo utilizado ter sido salada.
10 Ver, tambm, a apresentao de So Paulo no site oficial do estado na internet. O texto de abertura traz o seguinte: Falar do Estado de So Paulo sempre no superlativo. o Estado com a maior populao, o maior parque industrial, a maior produo econmica, o maior registro de imigrantes e, como tambm no poderia deixar de ser, com toda a complexidade do Estado mais cosmopolita da Amrica do Sul (http://www.saopaulo.sp.gov.br/saopaulo/index.htm).

11 Em 1978, Jrgen Habermas questionava as constantes referncias a essas supostas virtudes alems, observando que caractersticas como pontualidade, diligncia e que tais so virtudes secundrias, teis tambm como foi sucessivamente observado na gerncia de campos de concentrao, por exemplo (1984:13).

Isso vale particularmente para as mulheres. Quase todas as minhas entrevistadas afirmaram ter um time, mas rarssimas vezes vo aos estdios de futebol e assistem muito pouco s partidas transmitidas pela televiso. significativo que a Copa do Mundo de Futebol seja vista habitualmente como uma festa nacional, a despeito do sucesso ou do fracasso da seleo brasileira. Fenmeno semelhante acontece com o desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, que vem se tornando, cada vez mais, um evento de relevncia nacional (principalmente depois que a Rede Globo assegurou a transmisso regular dos desfiles em mbito nacional). Hoje, por todo o pas, ter uma escola de samba favorita no Rio e acompanhar o desfile pela televiso faz parte da identidade brasileira.
12 13 Outro bom exemplo sai de uma declarao de Jos Graziano, ministro da Segurana Alimentar e do Combate Fome do governo Lula. Em momento de rara franqueza (para um poltico ou representante do poder pblico, em geral), Graziano estabeleceu uma relao direta entre a violncia urbana e a migrao de nordestinos para os estados do Sul e Sudeste (cf. O Globo, 16/4/2003).

14 Para citar somente dois exemplos desse tipo de descrio antropolgica ontologizante, justamente sobre os dois casos apresentados aqui, ver O que faz o Brasil, Brasil?, de Roberto DaMatta (1984), e Typisch deutsch, de Hermann Bausinger (2000).

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

127

Referncias bibliogrficas

ANDERSON, Benedict. 1991. Imagined

communities. Reflections on the origin and spread of nationalism. New York: Verso. ARMSTRONG, John A. 1982. Nations before nationalism. Chapel Hill: University of North Carolina Press. BARTH , Fredrik. 1969. Introduction. In: F. Barth (ed.), Ethnic groups and boundaries. The social organization of culture difference. Oslo: Universitetsforlaget. BATESON , Gregory. 1942. Morale and National Character. In: G. B. Watson (ed.), Civilian Morale. New York: Houghton Mifflin. BAUSINGER , Hermann. 2000. Typisch deutsch. Wie deutsch sind die Deutschen? Mnchen: Beck. BENEDICT, Ruth. 1946. The chrysantemum and the sword: patterns of Japanese culture. New York: Houghton Mifflin. BORNEMAN , John. 1992. Belonging in the two Berlins: kin, state, nation. Cambridge: Cambridge University Press. BOURDIEU, Pierre. 1993. The field of cultural production: essays on art and literature. New York: Columbia University Press. BRUBAKER , Rogers. 1994. Citizenship and nationhood in France and germany. Cambridge, Mass: Harvard University Press. COHEN, Anthony P. 1985. The symbolic construction of community. Chichester: Ellis Horwood. ___ . 1994. Self consciousness. An alternative anthropology of identity. London/New York: Routledge. COLE , John W. 1977. Anthropology comes part-way home: community

studies in Europe. Annual Review of Anthropology, 6:349-378. DAMATTA, Roberto. 1984. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco. DEVEREUX, George. 1978. Ethnopsychoanalysis. Psychoanalysis and anthropology as complementary frames of reference. Berkeley: University of California Press. FAIRCLOUGH , Norman. 1992. Discourse and text: linguistic and intertextual analysis within discourse analysis. Discourse & Society, 3:193-217. FOUCAULT, Michel. 1994. Archologie des Wissens. Frankfurt/M.: Suhrkamp. FREYRE, Gilberto. 1952. Brazis, Brasil e Braslia: sugestes em torno de problemas brasileiros de unidade e diversidade e das relaes de alguns deles com problemas gerais de pluralismo tnico e cultural. Lisboa: Ed. Livros do Brasil. GEERTZ, Clifford. 1973. The interpretation of cultures. New York: Basic Books. GELLNER, Ernest. 1983. Nations and nationalism. Oxford: Blackwell. GORER, Geoffrey. 1953. National character: theory and practice. In: M. Mead e R. Mtraux (eds.), The study of culture at a distance. Chicago: University of Chicago Press. pp. 57-82. HABERMAS, Jrgen (ed.). 1984. Observations on the spiritual situation of the age: contemporary German perspectives. Cambridge, Mass.: MIT Press. HALL , Stuart. 1989. Ausgewhlte Schriften: Ideologie, Kultur, Medien, Neue Rechte, Rassismus. Hamburg: Argument.

128

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

HERZFELD, Michael. 1997. Cultural inti-

macy. Social poetics in the nationstate. New York/London: Routledge. HOBSBAWM, Eric J. 1983. Introduction: inventing traditions. In: E. J. Hobsbawm e T. Ranger (eds.), The invention of tradition. Cambridge: Cambridge University Press. pp. 1-14. ___ . 1990. Nations and nationalism since 1780. Programme, myth, reality. Cambridge: Cambridge University Press. ___ e RANGER, Terence (eds.). 1983. The invention of tradition. Cambridge: Cambridge University Press. JACKSON, Anthony (ed.). 1987. Anthropology at home. London: Tavistock. KRISTEVA, Julia. 1986. Word, dialogue and novel. In: T. Moi (ed.), The Kristeva reader. Oxford: Blackwell. LEITE, Dante Moreira. 1976. O carter nacional brasileiro: histria de uma ideologia. So Paulo: Pioneira. LOWIE, Robert H. 1954. Toward understanding Germany. Chicago: Chicago University Press. MACDONNELL, Diane. 1986. Theories of discourse: an introduction. Oxford: Blackwell. MARCUS, George E. e CUSHMAN, Dick. 1982. Ethnographies as texts. Annual Review of Anthropology, 11: 25-69. MARX, Anthony W. 1998. Making race and nation: a comparison of South Africa, the United States, and Brazil. Cambridge: Cambridge University Press. MEAD, Margaret. 1942. And keep your powder dry: an anthropologist looks at America. New York: Morrow. ___ . 1962. National character. In: S. Tax (ed.), Anthropology today. Chicago: University of Chicago Press. pp. 396-421. NEIBURG , Federico e GOLDMAN , Marcio. 1998. Anthropology and poli-

tics in studies of national character. Cultural Anthropology, 13(1): 56-81. RENAN, Ernest. 1992. Quest-ce quune nation? Paris: Press Pocket SCHNAPPER , Dominique. 1996. Das Denken ber die Nation aus dem deutsch-franzsischen Modell befreien, Vortrag beim Forschungsseminar Um die Geschichte... konstruiert sich die Nation. Centre Marc Bloch, Berlin, 14-15. Januar. SCHNEIDER, Jens. 2001a. Deutsch sein. Das Eigene, das Fremde und die Vergangenheit im Selbstbild des vereinten Deutschland. Frankfurt /M.: Campus. ___ . 2001b. Talking German: othering strategies in public and everyday discourses. Gazette, 63(4):351363. ___ . 2002. Discourses of exclusion: dominant self-definitions and the other in German society. Journal of the Society for the Anthropology of Europe, 2(3):13-21. TAYLOR, Charles. 1987. Interpretation and the science of man. In: P. Rabinow e W. Sullivan (eds.), Interpretative social science: a second look. Berkeley: University of California Press. pp. 33-81. TYLER , Stephen A. 1991. Das Unaussprechliche: Ethnographie, Diskurs und Rhetorik in der postmodernen Welt Mnchen: Beck.

Consideraes sobre a etnografia da identidade nacional

129

Resumo

Abstract

Partindo da nfase recente que a teoria das naes vem dando ao carter imaginado ou construdo da comunidade nacional, este artigo procura estabelecer pontes com a teoria antropolgica e analisar as implicaes desse movimento para uma antropologia das identidades tnicas e nacionais. Em particular, seguindo a boa tradio emprica da disciplina, procura-se avaliar essas consideraes tericas tendo em vista possveis desenvolvimentos da etnografia da formao e das polticas de identidade em contextos nacionais. Nesse sentido, aqui esboado o projeto de uma antropologia do discurso, exemplificada com materiais oriundos de pesquisas sobre identidade nacional na Alemanha e no Brasil. A anlise desses dois casos conduz proposio de uma distino terica entre construo da identidade nacional centrada no discurso (Alemanha) e centrada nos smbolos (Brasil). Palavras-chave Alemanha; Brasil; Identidade nacional; Discurso; Metodologia

Starting from the recent emphasis that nation theory has been giving to the imagined and/or constructed character of the national community, the paper looks for connections with anthropological theory and analyses the implications for anthropologys perspective on national and ethnic identities. In particular, following the traditionally strong empirical orientation of the discipline, it also interprets these theoretical assumptions bearing in mind possible developments in ethnographic research regarding the formation and politics of identity in national settings. In this context, the paper sketches the concept of a discourse anthropology with examples from research on national identity in Germany and Brazil. The analysis of these two cases leads to a theoretical distinction between discoursecentred (Germany) and symbol-centred (Brazil) constructions of national identity. Key words Germany; Brazil; National identity; Discourse; Method

S-ar putea să vă placă și