Sunteți pe pagina 1din 2

Pintura Fiorentina

-Para fazer a dourao tpica dessa pintura, fixe folhas de ouro com uma demo de goma laca sobre a pea e leve-a, imediatamente, para secar ao sol ou em frente a um aquecedor de ambientes, que tenha as resistncias aparentes, para a folha de ouro readquirir o brilho. No obedecendo esse processo de secagem, a folha de ouro ficar oxigenada em poucos meses.

Craquel
-Para craquelar uma gravura e deix-la com aspecto antigo, aplique verniz carriagem ( venda em lojas de material para artesanato) e deixe o trabalho secar ao sol ou em frente a um aquecedor de ambientes, que tenha as resistncias aparentes, at craquelar. Espere esfriar completamente e s ento aplique uma camada de purpurina ouro ou prata. Vitral -A massa epxi utilizada como rejunte entre os retalhos de vidro adquire aspecto de ferro se voc mistur-la com p xadrez, vendido em casas de material de contruo. -Em vitrais meramente decorativos, que no ficam expostos ao ar livre, a massa epxi poder ser substituda por massa de biscuit tingida com tinta a leo na cor preta ou por pasta relevo na cor cinza chumbo.

Pintura a leo -Bons pincis so um investimento, por isso, ao comprar seus primeiros pincis para pintura a leo, prefira qualidade quantidade. Escolha pincis grandes, que "incentivam" quem est comeando a dar pinceladas mais firmes e decididas. Outro conselho: compre pincis aos pares. Assim, voc no precisar limpar aquele que estiver usando para, por exemplo, executar algum detalhe sobre uma superfcie ainda mida. -Em vez de diluir a tinta a leo diretamente em terebentina, o solvente indicado para esse tipo de produto, prepare a seguinte mistura: uma parte de terebentina e igual medida de leo de linhaa. Este ltimo mantm a tinta cremosa e brilhante, enquanto o solvente, usado sozinho, faz com que a tinta resseque e apresente rachaduras. -Limpe os pincis da tinta a leo corretamente e eles duraro muito mais
tempo. Ao terminar o trabalho, molhe-os no solvente e passe-os sobre um jornal velho repetidamente, at eliminar todos os resduos de tinta das cerdas. Lave-os ento com sabo neutro sob gua morna, fazendo movimentos circulares sobre a palma da mo at que a espuma produzida esteja completamente branca. Pressione as cerdas enquanto ainda estiverem midas,

para preservar seu formato, e coloque os pincis para secar dentro de um pote de vidro, com as pontas voltadas para cima. -Se voc planeja guardar pincis sem us-los por um tempo mais longo, coloque-os em uma gaveta ou caixa de madeira junto com bolinhas de naftalina ou outro produto anti-mofo. -Uma latinha vazia de conserva com furos no fundo um timo instrumento para limpar pincis. Coloque a latinha virada para baixo no fundo de um recipiente de vidro que tenha igual dimetro e encha o recipiente de solvente. Ao limpar o pincel sobre o fundo da latinha, voc notar que a tinta escorre pelos furos, mantendo o solvente da parte de cima praticamente limpo, em boas condies de uso.

Limpeza de pincis
-Lave-os com detergente neutro ou xampu sempre que julgar necessrio, penteando as cerdas com a unha ou com uma escova de dente. Se quiser deixe de molho por 30 minutos. -Coloque um pouco de condicionador (esses que voc usa para o cabelo) em um frasco, e quando for lavar os pincis ou quando parar de trabalhar, coloque um pouco na palma da mo e massageie com os pincis, arrumando as cerdas para que fiquem todas juntas (do mesmo jeito que eles vm quando voc compra). -Convm separar os pincis que sero usados com verniz ou outros produtos.

S-ar putea să vă placă și