Sunteți pe pagina 1din 2

PLMJ

Partilhamos a Experincia. Inovamos nas Solues.

Fevereiro de 2011

DIREITO EUROPEU E DA CONCORRNCIA

DECISO PREJUDICIAL SOBRE COMPRESSO DE MARGENS NO PROCESSO TELIASONERA


Em 17 de Fevereiro de 2011, o Tribunal de Justia (TJ) proferiu deciso prejudicial no processo TeliaSonera, sobre o alegado abuso de posio dominante atravs da prtica de compresso de margens1. Enquadramento A TeliaSonera a operadora sueca da rede telefnica fixa e a proprietria da mesma. A TeliaSonera utilizava a rede para prestar servios telefnicos aos consumidores, oferecendo tambm a outros operadores o acesso infraestrutura, segundo duas modalidades. Por um lado, oferecia esse acesso por desagregao, em conformidade com as obrigaes a que estava sujeita por fora do direito da Unio Europeia2. Por outro lado, sem estar sujeita a qualquer obrigao regulamentar nesse sentido, oferecia aos operadores um produto ADSL destinado a prestaes intermdias, produto esse que permitia a tais operadores prestar os seus servios de ligao em banda larga aos clientes finais. Na opinio da Autoridade da Concorrncia sueca (Konkurrensverket), entre o ms de Abril de 2000 e o ms de Janeiro de 2003, a TeliaSonera abusou da sua posio dominante ao aplicar uma poltica tarifria em consequncia da qual a diferena entre os preos de venda dos produtos ADSL destinados a utilizadores grossistas e os preos de venda dos servios oferecidos aos clientes finais era insuficiente para cobrir os custos que a prpria TeliaSonera devia suportar para a prestao dos seus servios aos referidos clientes finais. Por essa razo, o Konkurrensverket intentou uma aco no Tribunal Distrital de Estocolmo, alegando a infraco das normas de concorrncia. Em Fevereiro de 2009, o tribunal sueco pediu ao TJ que proferisse uma deciso prejudicial. O tribunal perguntou ao TJ, em geral, se a compresso de margens constitua um tipo de abuso independente que surgiria sempre que a diferena entre o preo dos produtos/ servios grossistas e o preo de retalho fosse insuficiente para permitir que o concorrente tivesse lucro, ou apenas quando o produto/servio grossista fosse crucial para a concorrncia a jusante. Deciso do TJ O TJ decidiu agora que a compresso de margens constitui uma categoria independente de abuso de posio dominante contrria ao disposto
1

Sociedade de Advogados Portuguesa do Ano


Chambers Europe Excellence 2009, IFLR Awards 2006 & Whos Who legal Awards 2006, 2008, 2009, 2010

Melhor Sociedade de Advocacia de negcios da Europa do Sul


ACQ Finance Magazine, 2009

Melhor Sociedade de Advogados no Servio ao Cliente


Clients Choice Award - International Law Office, 2008, 2010 1 Processo C 52/09, Konkurrensverket c. TeliaSonera, acrdo do TJ proferido em 17 de Fevereiro de 2011. 2 Regulamento (CE) n. 2887/2000 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de Dezembro de 2000, relativo oferta de acesso desagregado ao lacete local. JO n. L 336 de 30.12.2000, p. 4-8.

Melhor Departamento Fiscal do Ano


International Tax Review - Tax Awards 2006, 2008

Prmio Mind Leaders Awards TM


Human Resources Suppliers 2007

DECISO PREJUDICIAL SOBRE COMPRESSO DE MARGENS NO PROCESSO TELIASONERA

PLMJ
Partilhamos a Experincia. Inovamos nas Solues. Fevereiro de 2011

Na sua deciso, o TJ, mais do que esclarecer certas condies da verificao de abusos de compresso de margens, confirmou que tais abusos podem ocorrer em sectores no regulados e em relao a produtos/ servios grossistas no necessariamente indispensveis concorrncia no mercado retalhista a jusante.

no artigo 102. do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia (TFUE), diferente da recusa de fornecimento. O TJ entendeu que era irrelevante que a TeliaSonera no estivesse sujeita a qualquer obrigao regulamentar de fornecer concorrentes. Adicionalmente, estabeleceu que, apesar de a natureza indispensvel do produto grossista ser relevante para apreciar se a poltica de preos tem efeitos anticoncorrenciais, tais efeitos no podem ser excludos ainda que o produto grossista no seja indispensvel. No que respeita ao mtodo para estabelecer a compresso de margens, o TJ confirmou que h que ter em considerao, em princpio e prioritariamente, os preos e os custos da empresa dominante no mercado das prestaes retalhistas. Relativamente ao nvel necessrio de compresso da margem, o TJ entendeu que, se a margem for negativa (ou seja, se o preo grossista cobrado pela empresa dominante aos concorrentes for superior ao preo retalhista cobrado pela mesma empresa aos seus clientes finais), o efeito eliminatrio pelo menos potencial provvel, tendo em conta o facto de que, nessa situao, os concorrentes da empresa dominante, ainda que tenham um grau de eficincia idntico ou mesmo superior, estaro obrigados a vender com prejuzo. Se, no entanto, a margem for positiva, haver que demonstrar que a aplicao

da referida prtica tarifria pode, por exemplo, devido a uma reduo da rentabilidade, tornar pelo menos mais difcil para os operadores em causa o exerccio das suas actividades nesse mercado. O TJ tambm confirmou que a compresso de margens pode constituir um abuso de posio dominante independentemente (i) do grau de domnio no mercado grossista e (ii) da existncia de posio dominante no mercado retalhista relacionado. Concluso Na sua deciso, o TJ, mais do que esclarecer certas condies da verificao de abusos de compresso de margens, confirmou que tais abusos podem ocorrer em sectores no regulados e em relao a produtos/ servios grossistas no necessariamente indispensveis concorrncia no mercado retalhista a jusante. O acrdo contraria as Concluses do Advogado-Geral Mazk, apresentadas em Setembro de 20103, assim como as Orientaes da Comisso Europeia sobre a aplicao do artigo 102. TFUE4. Difere ainda da posio americana sobre o abuso decorrente da compresso de margens, a qual tem estreitado o seu alcance, podendo assim conduzir a uma aplicao diferente das regras de concorrncia, nos dois lados do Atlntico, sobre a mesma poltica de preos adoptada por uma determinada empresa.

A presente Nota Informativa destina-se a ser distribuda entre Clientes e Colegas e a informao nela contida prestada de forma geral e abstracta, no devendo servir de base para qualquer tomada de deciso sem assistncia profissional qualificada e dirigida ao caso concreto. O contedo desta Nota Informativa no pode ser reproduzido, no seu todo ou em parte, sem a expressa autorizao do editor. Caso deseje obter esclarecimentos adicionais sobre este assunto contacte Ricardo Oliveira - ricardo.oliveira@plmj.pt ou Sara Estima Martins - sara.estimamartins@plmj.pt.

3Processo C 52/09, Konkurrensverket c. TeliaSonera, concluses do Advogado Geral Mazk apresentadas em 2 de Setembro de 2010. 4 Comunicao da Comisso Orientao sobre as prioridades da Comisso na aplicao do artigo 82. do Tratado CE a comportamentos de excluso abusivos por parte de empresas em posio dominante. JO n C 45 de 24.02.2009 p. 7-20.

www.plmj.com

S-ar putea să vă placă și