Sunteți pe pagina 1din 131

Cabeamento Estruturado

Inicio dos anos 80, os prdios possuam cabeamento distintos para cada servio oferecido como: Voz Dados Sistemas de controle (TV, som, incndio, ar cond, ilumin.) Energia Interfone Cada servio com uma padronizao proprietria.

Cabeamento Estruturado
MOTIVAO PARA PADRONIZAO. I. Mudana rpida de tecnologia : Microcomputadores mais velozes, servios integrados de voz e dados, redes locais de alta velocidade; II. Infra-estrutura de telefonia privada inadequada para novas tecnologias; III. Rpida saturao de dutos, canaletas e outros suportes de cabeamento; IV. Inflexibilidade para mudanas; V. Cabeamento no reaproveitvel com novas tecnologias; VI. Suporte tcnico dependente de fabricantes; VII. Aumento de custo.

Cabeamento Estruturado
Objetivo - Estabelecer critrios para ordenar e estruturar o cabeamento dentro das empresas. Os comits da EIA/TIA e da ISSO/IEC propuseram normas e procedimentos, sob o ponto de vista da instalao, avaliao de desempenho e solues de problemas, para a integrao do cabeamento de redes, de telecomunicaes e de controle, para prover os servios citados.

Cabeamento Estruturado
1991 - EIA/TIA (Eletronic Industries Association/Telecomunication Industry Association) propos a primeira norma (EIA/TIA 568) com os seguintes objetivos: - Implementar padro genrico de cabeamento a ser seguido por diferentes fornecedores - Estruturar um sistema de cabeamento intra e inter predial com produtos de fornecedores distintos - Estabelecer critrios tcnicos de desempenho para sistemas distintos de cabeamento.

Sistema de Cabeamento Estruturado


1 - Entrada do Edifcio 2 - Sala de Equipamentos 3 - Cabeamento Vertical 4 - Armrio de Telecomunicaes 5 - Cabeamento Horizontal 6 - rea de Trabalho

Sistema de Cabeamento Estruturado


ENTRADA DO EDIFCIO (Entrance Facilities). As instalaes de entrada no edifcio fornecem o ponto no qual feita a interface entre a cabeao externa e a cabeao intra-edifcio e consistem de cabos, equipamentos de conexo, dispositivos de proteo, equipamentos de transio e outros equipamentos necessrios para conectar as instalaes externas ao sistema de cabos local. A norma associada EIA/TIA 569 define a interface entre a cabeao externa e a cabeao interna do prdio.

Sistema de Cabeamento Estruturado


SALA DE EQUIPAMENTOS ( Equipment Room ). A Sala de Equipamentos o local propcio para abrigar equipamentos de telecomunicaes, de conexo e instalaes de aterramento e de proteo. Ela tambm contm a conexo cruzada principal ou a conexo secundria, usada conforme a hierarquia do sistema de Cabeao Backbone. A Sala de Equipamentos considerada distinta do Armrio de Telecomunicaes devido natureza ou complexidade dos equipamentos que elas contm. Qualquer uma ou todas as funes de um Armrio de Telecomunicaes podem ser atendidas por uma Sala de Equipamentos.

Sistema de Cabeamento Estruturado


2.1.3 Subsistema de cabeamento vertical ( Backbone Cabling ). O subsistema de Cabeao Backbone ou Cabeao Vertical, consiste nos meios de transmisso (cabos e fios), conectores de cruzamento (cross-connects) principal e intermedirios, terminadores mecnicos, utilizados para interligar os Armrios de Telecomunicaes, Sala de Equipamentos e instalaes de entrada.

Sistema de Cabeamento Estruturado


Os cabos homologados na norma EIA/TIA 568A para utilizao como Backbone so: 1. Cabo UTP de 100 Ohms (22 ou 24 AWG): 800 metros para voz (20 a 300 MHz); 90 metros para dados (Cat. 3,4 e 5). 2. Cabo STP (par tranado blindado) de 150 Ohms: 90 metros para dados. 3. Fibra ptica multimodo de 62,5/125 m: 2.000 metros para dados. 4. Fibra ptica monomodo de 8,5/125 m: 3.000 metros para dados.

Sistema de Cabeamento Estruturado


ARMRIO DE TELECOMUNICAES ( Telecom Closets ). O Armrio de Telecomunicaes o local, dentro de um prdio, onde so alojados os elementos de cabeao. Dentro do Armrio de Telecomunicaes so encontrados terminadores mecnicos, conectores de cruzamento (cross-connects), terminadores para os sistemas de Cabeao Horizontal e Vertical (patch panel).

Sistema de Cabeamento Estruturado


CABEAMENTO HORIZONTAL ( Horizontal Cabling ). O subsistema de Cabeao Horizontal, compreende os cabos que vo desde a Tomada de Telecomunicaes da rea de Trabalho at o Armrio de Telecomunicaes. O subsistema de Cabeao Horizontal possui os seguintes elementos: a. Cabeao Horizontal; b. Tomada de Telecomunicaes; c. Terminaes de Cabo; d. Cross-Connections.

Sistema de Cabeamento Estruturado


REA DE TRABALHO ( Work Area ). A norma EIA/TIA 568A estabelece que os componentes de cabeao entre a Tomada de Telecomunicaes e a Estao de Trabalho devem ser simples, baratos e permitam flexibilidade de deslocamento, sem comprometer a conexo fsica. Os componentes da rea de Trabalho so: 1. Equipamento da estao: computadores, terminais de dados, telefone, etc.; 2. Cabos de ligao - cordes modulares, cabos de adaptao, jumpers de fibra; 3. Adaptadores.

Sistema de Cabeamento Estruturado


Ligao Estao/Switch

Sistema de Cabeamento Estruturado

Sistema de Cabeamento Estruturado


Normas de Cabeamento Estruturado. Norma Assunto EIA/TIA 568 Especificao geral sobre cabeamento estruturado em instalaes comerciais. EIA/TIA 569 Especificaes gerais para encaminhamento de cabos ( Infra estrutura ,canaletas, bandejas,eletrodutos, calhas. EIA/TIA 606 Administrao da documentao. EIA/TIA 607 Especificao de aterramento. EIA/TIA 570 Especificao geral sobre cabeamento estruturado em instalaes residenciais.

Cabos UTP e STP ( Cabos par tranado ).

Sistema de Cabeamento Estruturado

Os cabos UTPs so compostos de pares de fios tranados no blindados de 100 Ohms. Este tipo de cabo, nos dias de hoje, so projetados para alto desempenho na transmisso de dados ou voz. Os cabos de pares tranados blindados STPs, como o nome indica, combinam as tcnicas de blindagem e cancelamento. Os STP projetados para redes tm dois tipos. O STP mais simples chamado "blindado de 100 ohms", pois, a exemplo do UTP, tem uma impedncia de 100 ohms e contm uma blindagem formada por uma folha de cobre ao redor de todos os seus fios. No entanto, o formato mais comum de STP, lanado pela IBM e associado arquitetura de rede token-ring IEEE 802.5, conhecido como STP de 150 ohms devido a sua impedncia de 150 ohms.

Sistema de Cabeamento Estruturado


Tipos de cabos UTP / STP Categoria 1 *** Normalmente, um cabo da Categoria 1 um fio notranado AWG 22 ou 24, com grandes variaes de valores de impedncia e atenuao. A Categoria 1 no recomendada para dados e velocidades de sinalizao superiores a 1 megabit por segundo. Categoria 2 Esse cabo utiliza fios de pares tranados A WG 22 ou 24. Pode ser utilizado com uma largura de banda mxima de 1 MHz, mas testado em relao paradiafonia. Voc pode utilizar esse cabo para conexes de computador IBM 3270 e AS/400 e com o Apple LocalTalk.

Sistema de Cabeamento Estruturado


Categoria 3 Essa categoria utiliza fios de pares tranados slidos A WG24. Esse fio apresenta uma impedncia tpica de 100 ohms e testado para atenuao e para diafonia a 16 megabits por segundo, esse fio o padro mais baixo que voc poder usar para instalaes 10Base-T e suficiente para redes Token-Ring de 4 megabits. Categoria 4 Esse cabo tem uma impedncia de 100 ohms, e testado para uma largura de banda de 20 MHz. Os cabos dessa categoria so formalmente classificados para uma velocidade de sinalizao de 20 MHz. Portanto, eles representam uma boa opo caso voc pretenda utilizar um esquema Token-Ring de 16 megabits por segundo em fios de pares tranados sem blindagem. O cabo da Categoria 4 tambm funciona bem com instalaes 10Base-T.

Sistema de Cabeamento Estruturado


Categoria 5 Essa a especificao de desempenho que recomendamos para todas as novas instalaes. Trata-se de um cabo de fios de pares tranados sem blindagem AWG 22 ou 24 com uma impedncia de 100 ohms. Testado para uma largura de banda de 100 MHz, esse cabo capaz de transportar uma sinalizao de dados a 100 megabits por segundo sob determinadas condies. O cabo da Categoria 5 um meio de alta qualidade cada vez mais usado em aplicaes voltadas para a transmisso de imagens e dados em grandes velocidades.

Par tranado

Sem blindagem UTP

Com blindagem STP

Sistema de Cabeamento Estruturado

Conector RJ45 Fmea

Conector RJ45 Macho

Espelho de Acabamento

Conector RJ45 M/F

Conectorizao RJ 45

Figura 1 - Cabo Normal Figura 2 - Cabo CrossOver

Par Tranado Categoria 5


Padres de Cores Pinagem 568A Pinagem 568B 1 BR / VD 1 BR / LR 2 VD 2 LR 3 BR / LR 3 BR / VD 4 AZ 4 AZ 5 BR / AZ 5 BR / AZ 6 LR 6 VD 7 BR / MR 7 BR / MR 8 MR 8 MR

Conectorizao RJ45

Ligao Normal

Ligao Cross Over

Ligao com Par Tranado

Conector RJ45

Preparao de um Cabo Par Tranado

Ferramentas de Crimpagem

Penta Scanner

Alicate de Crimpagem conector Fmea Alicate de Crimpagem conector Macho

Fibras ticas
Cabos de fibra ptica. Enquanto os cabos de cobre transportam corrente eltrica, os cabos de fibra ptica transportam luz, divido a isso apresentam imunidade a interferncias eletromagnticas e de rdio freqncia . A iseno de rudos internos possibilita um maior alcance do sinal com integridade. Tambm pelo fato de no transportarem sinais eltricos, so ideais para interligao entre prdios e at em Backbones de cabeamento vertical entre andares de um mesmo prdio. Um cabo de fibra ptica possui dois condutores ( TX e RX ), com dois conectores separados em cada extremidade. Cabos com vrias fibras tambm so muito comuns, assim como cabos para ambientes midos,

Fibra tica

Fibra tica
a) Bomba dosadora; b) Filtro; c) Soluo para fiao; d) Gs aquecido; e) Fieira; f) Cmara de fiao aquecida; g) Incio da toro; h) Cmara com comprimento de 4 a 8 m; i) Exausto do gs aquecido; k) Gs fresco; l) Sistema falso de toro; m) Acabamento; n) Polia de retirada; o) inversor; p) Sistema enrolador.

Fibras ticas

Tipos de fibra ptica A fibra ptica pode ser utilizada tanto para a Cabeao Horizontal como para a Vertical. A fibra para Cabeao Horizontal do tipo multimodo de 62,5/125m m com um mnimo de duas fibras. A Cabeao Vertical ou Backbone utiliza fibras dos tipos multimodo de 62,5/125m m e monomodo formados em grupos de 6 ou 12 fibras.

Cabo de Fibra tica

Conector de Fibra tica

Fibras ticas
Fibra Multimodo Possui largura de banda reduzida. Baixas velocidades. Pequenas distncias. Cabeamento vertical e horizontal. Fibra Monomodo Maior largura de banda. Velocidades entre 2Mbps e 1Gbps. Maiores distncias. Cabeamento vertical ( Backbone ).

Fibras ticas

Patch Cable tico

Distribuidor Interno tico

Fibras ticas
Uma emenda ptica consiste na juno de 2 ou mais seguimentos de fibras, podendo ser permanente ou temporria. Servem para prolongar um cabo ptico, uma mudana de tipo de cabo, para conexo de um equipamento ativo ou efetuarmos manobras em um sistema de cabeamento estruturado. Como caractersticas bsicas das emendas: - Baixa Atenuao: tpica de 0,2 0,02dB por emenda; - Alta Estabilidade Mecnica: cerca de 4 kgf de trao; - Aplicaes em Campo: requer poucos equipamentos para sua feitura.

Fibra tica
Existem trs tipos de emendas pticas: - Emenda por Fuso: as fibras so fundidas entre si; - Emenda Mecnica: as fibras so unidas por meios mecnicos; - Emenda por Conectorizao: so aplicados conectores pticos, nas fibras envolvidas na emenda

Fibra tica
Processo de emenda Limpeza
Remoo da capa do cabo; Remoo do tubo LOOSE; Remoo do gel com o uso de lcool isoproplico,utilizando-se algodo, lenos de papel ou gaze.

Decapagem

Remoo do revestimento externo de acrilato da fibra; Limpeza da fibra com lcool isoproplico; Repetir o processo at que todo o revestimento externo da fibra seja removido.

Clivagem

]A clivagem de uma fibra ptica consiste no corte das extremidades das fibras em um ngulo de 90, ou seja, cada ponta da fibra deve ter sua face paralela. Esta necessidade do ngulo ser de 90 deve-se ao fato de quando fizermos sua emenda, ambas as faces devero estar paralelas para uma perfeita emenda. nesta etapa que devemos o mximo de cuidado com o manuseio da fibra, desta etapa que sara a fibra pronta para a emenda.

Fibra tica
Emenda por Fuso
o processo pelo qual, 2 seguimentos de fibra so fundidos entre si, atravs de uma descarga eltrica produzida pelo equipamento. As etapas envolvidas so: 1 - Limpeza; 2 - Decapagem; 3 - Clivagem; 4 - Insero do protetor de emenda, "Tubete Termo Contrtil"; 5 - Colocao das fibras no dispositivo V Groove da mquina de fuso; 6 - Aproximao das fibras at cerca de 1m; 7 - Fuso atravs de arco voltaco; 8 - Colocao do protetor e aquecimento.

Fibras ticas

Esquema do dispositivo de fuso das fibras

Mquina de emendas por fuso

Fibra tica
Emenda tica Mecnica.
o processo pelo qual, 2 seguimentos de fibra so unidos usando-se um Conector ptico Mecnico. Neste tipo de emenda os processos de limpeza, decapagem e clivagem so iguais aos processo por fuso. As etapas envolvidas so: 1 - limpeza; 2 - Decapagem; 3 - Clivagem; 4 - Insero de cada extremidade da fibra em uma extremidade do conector; 4 - Verificao da correta posio das fibras; 5 - Fechamento do conector.

Fibras ticas

Fibra tica
Emenda Optica por Conectorizao
Neste tipo de emenda, as fibras pticas no so unidas e sim posicionadas muito perto, isto conseguido atravs do uso de um outro tipo de conector chamado de Adaptador, mencionado na parte de conectores. Este tipo de emenda executada de forma rpida, desde que os conectores j estejam instalados nos cordes pticos. Ele tambm muito usado em acessrios pticos chamados de Distribuidores pticos, onde fazem a interface entre um cabo vindo de uma sala de equipamentos e os equipamentos ativos instalados noo andar, no Armrio de Telecomunicaes.

Fibras ticas

CABO COAXIAL

Cabo Coaxial Fino


Utiliza a especificao RG-58 A/U Cada segmento da rede pode ter, no mximo, 185 metros Cada segmento pode ter, no mximo, 30 ns Distncia mnima de 0,5 m entre cada n da rede Utilizado com conector BNC

Cabo Coaxial Grosso


Especificao RG-213 A/U Cada segmento de rede pode ter, no mximo, 500 metros Cada segmento de rede pode ter, no mximo, 100 ns Distncia mnima de 2,5 m entre cada ns da rede Utilizado com transceiver

Cabeamento Coaxial

Cabeamento Coaxial

Cabeamento Coaxial

PLACA DE REDE

CONEXO DA PLACA DE REDE

CONEXO DA PLACA DE REDE

CABEAMENTO COAXIAL

CABEAMENTO COAXIAL GROSSO

CABEAMENTO COM PAR TRANADO

CABEAMENTO COM PATCH PANEL

Montagem de um cabo Coaxial

Climpagem do cabo Coaxial

Manufatura do terminador

Www.recicabos.com.br/furuka/furuka.htm

Cabeamento Estruturado
Line Cords e Patch Cables. Os line Cords e Patch Cables so cabos utilizados para interligao dos equipamentos de redes a tomada de telecomunicao e dos hubs aos Patch panels respectivamente. Os cabos devem ser adquiridos diretamente do fabricante ou montados pelos instaladores, utilizando-se cabo par tranado de 4 pares com condutores flexveis e no slidos. O conector RJ45 dever ser o apropriado para cabos par tranado flexveis, que diferente do utilizado normalmente. Para os line cords dever ter um comprimento mximo de 3 metros e no mximo 6 metros para os patch cables.

Cabos de Manobra

Cabos de Manobra

Cabeamento Estruturado
Painis de distribuio ( Patch Panels ). Possui a funo de fazer a conexo entre o cabeamento que sai do Rack e chaga as tomadas de telecomunicao e permitir que uma mudana, como por exemplo, de um determinado usurio de um segmento para outro seja feita fisicamente no prprio Rack. Os Patch Panels so dimensionados pelo nmero de portas, geralmente, 24, 48 e 96 portas RJ45. A quantidade de Patch Panels assim como o nmero de portas dependem do nmero de pontos de rede. Os Patch Panels podem ainda ser modulares, onde podemos instalar conectores extras como conectores RJ45, BNC e conectores para fibra ptica.

Cabeamento Estruturado
Na norma EIA/TIA 568 o patch panel deve ficar instalado no Telecommunications Closets ( TC ). Os componentes de cabeamento estruturado para montagem em Rack, devem seguir a largura de 19 e altura variando em Us ( 1 U = 44mm ).

Organizadores de Cabo
So dispositivos utilizados para guiar os patch cables dentro do Rack para melhor organizao dos mesmos e evitar que o peso dos cabos no interfira nos contatos tanto nos Hubs como nos patch panels.

Sistema de Cabeamento Estruturado


Tomada de telecomunicaes. A norma EIA/TIA 568 prev a utilizao das tomadas de telecomunicaes para interligao dos equipamentos de rede ao cabeamento horizontal.

Tomadas de Telecomunicaes

Cabeamento Estruturado
RACK O Rack tambm chamado de bastidor ou armrio, tem a funo de acomodar os Hubs, Patch Panels e Organizador de cabos. Suas dimenses so : Altura varivel em Us ( 1 U = 44mm ) e largura de 19. Quanto a utilizao de um Rack aberto ou fechado depender do nvel de segurana onde o mesmo ser instalado. Se for em um CPD, onde s entram pessoas autorizadas, aconselhvel utilizar-se de Rack aberto, pois como ele composto de hastes laterais, a manuteno fica facilitada. Em instalaes onde existe a necessidade de Racks distribudos ( em andares por exemplo ), aconselha-se o uso de Racks fechados que possuam porta frontal em acrlico, para visualizao dos equipamentos, e que esta porta tenha chave.

Cabeamento Estruturado
Aterramento um ponto de referncia para todo sinal eltrico. projetado de modo a escoar o rudo da linha de energia AC em um fio terra. Em alguns casos o rudo causado por um monitor de vdeo, poder criar erros em um sistema de computador, fato que se agrava com a falta de aterramento. Nas instalaes de redes locais, aconselha-se a contratao de empresa especializada em instalaes eltricas para computadores, com o intuito de dimensionar e instalar um aterramento de qualidade.

Tomadas de Energia
Todas as tomadas eltricas de um sistema de alimentao de rede no devem possuir um nico terra comum. Os sistemas eltricos para redes de microcomputadores, utilizam trs fios : FASE ( Branco / Vermelho / Preto ) , Neutro ( Azul ) e Terra ( Verde ). A verificao de um aterramento satisfatrio d-se na medio da voltarem entre o Neutro e o Terra, que nos casos especificados deve possuir uma tenso entre 0,6 < V < 1,0 Vca Padro de Pinos na tomada eltrica

Cabeamento Estruturado
DOCUMENTAO. Todas as recomendaes feitas at aqui so importantes para a especificao e instalao de redes. Porm, uma rede bem documentada proporciona um melhor controle sobre os pontos de rede. Conforme recomendado pela norma EIA/TIA 606.

Cabeamento Estruturado

A documentao sobre o cabeamento de rede dever conter : Tabela de identificao dos pontos. Relatrio de testes e relatrio de certificao para categoria 5. Relao de material utilizado, como modelo, marca, part number, etc. Planta com plotagem dos pontos. Diagrama de tubulaes.

Cabeamento Estruturado
Departamento Escritrio Escritrio Escritrio Escritrio Escritrio Escritrio Escritrio Escritrio Produo Produo Produo Produo N HUB 1 1 1 1 1 1 1 1 2 2 2 2 Porta HUB 1 2 3 4 5 6 7 8 1 2 3 4 1 1 1 1 1 1 1 1 2 2 2 2 N Patch Porta Patch 1 2 4 4 5 6 7 8 1 2 3 4 1 2 4 4 5 6 7 8 9 10 11 12 ANACRIS CELSOBC CARLOSM MARCORI NC LAURACM OLVAOLP NC MARCOS ALVAROA NC NC Tomada Usurio

Porta do Patch 4 Cod. Do Ponto E04

1 E01

2 E02

3 E03

Cabeamento Estruturado
As plantas tambm so itens fundamentais na documentao, pois facilita a manuteno e estudos de layout. O ideal destas plantas que elas tenham a localizao, nmero do ponto, e ainda o percurso dos cabos.

Planta com plotagens de pontos

Cabeamento Estruturado

Cabeamento Estruturado
Piso Falso.

Cabeamento Estruturado

01 - Curva Horizontal 02 - Cruzeta Horizontal 03 - Te Horizontal 04 - Te Vertical Descida

Cabeamento Estruturado

05 - Te Vertical Subida 06 - Te Vertical Descida 07 - Reduo direita 08 - Curva Vertical Externa 09 - Reduo Concntrica

Cabeamento Estruturado

10

11

12

13

14

10 - Mata-Junta 11 - Juno Simples 12 - Suporte 13 - Suporte Reforado 14 - Juno Simples

Cabeamento Estruturado

Cabeamento Estruturado

Cabeamento Estruturado

EletroCalhas

www.matesa.com.br/pages/prf2.htm

EletroCalhas

www.matesa.com.br/pages/prf2.htm

KVM Switch

KVM SWITCH

Chaveador KVM

Funes Bsicas de um chaveador KVM


1 - POWER - Chave Liga/desliga 2 - MOUSE - Entrada para mouse 3 - A / B - Chave seletora micro A ou micro B 4 - TCL - Entrada para o teclado 5 - A - Sada para o teclado (micro A) 6 - B - Sada para o teclado (micro B) 7 - ON - LED indicador ligado 8 - VGA IN A - Entrada de sinal VGA do micro A 9 - VGA IN B - Entrada de sinal VGA do micro B 10 - MONITOR - Sada para o monitor VGA 11 - MOUSE OUT A - Sada para o Mouse do micro A 12 - MOUSE OUT B - Sada para o Mouse do micro B 13 - 110/220 - Chave seletora eltrica 110 Volts ou 220 Volts. 14 - AC IN - Entrada de alimentao da rede eltrica

Cabeamento Estruturado
Alimentao e Proteo de Energia Eltrica

ENERGIA ELTRICA
Problemas que ocorrem com fornecimento de energia eltrica: Defeitos nos computadores Perda de dados Causa que ocasionam o problema: Relmpagos podem afetar linhas de energia eltrica Relmpagos podem afetar linhas de telecomunicaes

ENERGIA ELTRICA
Tipos de problemas encontrados na rede eltrica: Subtenses Blackout Picos de tenso Surto Rudo

ENERGIA ELTRICA
SUBTENSES Tambm conhecido como queda de voltagem So diminuies por curto perodo dos nveis de voltagem o mais comum abrangendo 85% de todos os tipos de problemas de energia eltrica Causado por exigncias de energia na inicializao de equipamentos eltricos tais como: elevadores, compressores, ar condicionado, etc. EFEITOS CAUSADOS Congelamento do sistema Panes inesperadas causando perda de dados Comprometimento de partes do computador.

ENERGIA ELTRICA
BLACKOUT Perda total de energia (apago) Geralmente causado por demanda excessiva de energia na corrente eltrica, raios / tempestade, acidentes, etc. EFEITOS CAUSADOS Perda de trabalho que estava na memria do computador Danos na FAT do sistema de arquivos (perda total de informaes)

ENERGIA ELTRICA
PICO DE TENSO Aumento de voltagem instantneo O aumento instantneo, normalmente causado por um raio que caiu prximo a sua instalao, ou pelo retorno de fornecimento de energia aps interrupo (blackout). Um pico de energia pode penetrar em equipamentos eletrnicos atravs da linha de energia AC, conexes de rede, linhas seriais ou telefnicas e danificar ou destruir completamente seus componetes EFEITOS CAUSADOS Danos catastrficos ao equipamento e perda de dados

ENERGIA ELTRICA
SURTO Um curto aumento de voltagem durando pelo menos 1/120 de um segundo . Aparelhos de ar condicionado, equipamentos eltricos e outros podem causar o Surto. Quando o equipamento desligado, a voltagem extra dissipada pela linha de energia eltrica EFEITOS CAUSADOS Computadores e outros dispositivos eletrnicos so projetados para receber energia eltrica numa determinada faixa de voltagem. Nveis acima desta faixa podem estressar componentes mais delicados provocando falhas prematuras.

ENERGIA ELTRICA
RUIDO Conhecido como Interferncia Eletro-Magntica EMI e Interferncia de Rdio Frequncia RFI, o Rudo eltrico quebra a suavidade da onda senoidal esperada pela energia fornecida pela energia eltrica. Causado por diversos fatores tais como raios, motores, equipamentos industriais, transmissores. Eles podem ser intermitentes ou constantes EFEITOS CAUSADOS Rudos podem produzir erros em arquivos, dados, programas executveis.

ENERGIA ELTRICA

Formato da onda eltrica

Cabeamento Estruturado
Filtro de Linha: Tipo de proteo: Surto, Pico de Energia, Rudo Protege os equipamentos contra surtos e picos de energia, e alguns modelos tambm esto preparados para a filtragem de rudos eltricos. Ateno: no confunda este dispositivo com as rguas de tomadas de baixo custo encontradas em abundncia no mercado.

Cabeamento Estruturado
Estabilizadores: Tipo de proteo: Subtenses, Sobretenses Surtos, Pico de Energia, Rudos Regula a tenso de entrada. essencial que incorpore as funes de um filtro de linha para a proteo do hardware.

Cabeamento Estruturado
No-Break
Tipo de proteo: Subtenses, Sobretenses, Surto, Pico de energia, Rudo, Black-out. Realiza a proteo do hardware, dos dados e dos dispositivos do sistema. A principal funo do No-Break garantir, no caso de interrupo do fornecimento da energia eltrica, o funcionamento do computador ou de qualquer outro dispositivo a ele conectado com um tempo de funcionamento extra para que o usurio salve seus trabalhos e faa o desligamento seguro e correto do sistema. No-Breaks de qualidade j incorporam as funes de filtro de linha, garantindo a integridade dos equipamentos a ele conectados, possuindo tambm programas de gerenciamento para quando da falta da energia eltrica.

Cabeamento Estruturado
NO-BREAK - UPS

Cabeamento Estruturado
Funcionamento : Quando a energia est disponvel ela passa pelos circuito de filtragem e estabilizao disponibilizando uma energia "limpa" na sada. Ao mesmo tempo o carregador est ativo e carregando a bateria, porm o inversor est desligado. Quando h falta da energia o inversor ativado e passa a alimentar a sada. Vantagens : Alto MTBF devido a : poucos componentes eletrnicos e inversor permanecer desligado at a falha da energia. Baixo consumo de energia. Melhor aproveitamento da bateria devido a sua utilizao apenas quando h uma falha na energia eltrica (aumentando sua vida til) Outras caractersticas : Tempo de transferncia para entrar em modo bateria, ou seja, tempo para ativar o inversor (de 4 a 8ms).

Cabeamento Estruturado

Cabeamento Estruturado
Funcionamento : Quando a energia est disponvel ela passa pelos circuitos de filtragem, inverso e estabilizao disponibilizando uma energia "limpa" na sada. Nesse momento a bateria est sendo carregada pelo inversor (azul), que fica sempre ativo. Quando h falta da energia o inversor inverte o sentido de operao e passa a alimentar a sada (vermelho). Vantagens : Alto MTBF devido a : poucos componentes eletrnicos. Baixo consumo de energia. Melhor aproveitamento da bateria devido a sua utilizao apenas quando h uma falha na energia eltrica (aumentando sua vida til) Outras caractersticas : Tempo de transferncia para entrar em modo bateria, ou seja, tempo para inverter o sentido de operao do inversor (de 2 a 4ms).

Cabeamento Estruturado

Cabeamento Estruturado
Funcionamento : Quando a energia est disponvel ela passa pelos circuito de filtragem e inversor. O inversor carrega a bateria e utiliza a energia da bateria para disponibilizar uma energia "limpa" na sada (azul e vermelho). Quando h falta da energia o inversor simplesmente mantm a alimentao da sada ativa via bateria (vermelho). Vantagens : No tem tempo de transferncia e pode ser utilizado em cargas com fontes lineares. Possibilita timos nveis de regulao sem um circuito de estabilizao na sada. Outras caractersticas : Possui maior utilizao da bateria, diminuindo sua vida til.

Cabeamento Estruturado

Cabeamento Estruturado
Funcionamento : O retificador esta permanentemente alimentando a bateria, que alimenta o inversor. O conjunto bateria/inversor responsvel pela alimentao da sada (azul e vermelho). Quando h falta de energia o conjunto bateria/inversor continua a fornecer energia independente da entrada (vermelho). Vantagens : No tem tempo de transferncia e pode ser utilizado em cargas com fontes lineares. Possibilita timos nveis de regulao sem um circuito de estabilizao na sada. Outras caractersticas : Possui maior utilizao da bateria, diminuindo a vida til e diminuindo o MTBF. Alta distoro harmonica na entrada e baixo rendimento (alto consumo da energia).

Cabeamento Estruturado

NOBREAK
Nobreak Inteligentes. A inteligncia do no-break est relacionada execuo de aes
automticas programadas pelo usurio. Para um no-break ser inteligente ele precisa de uma porta de comunicao com o computador ou servidor, que pode ser serial ou nos modelos mais recentes, USB e um software de controle e gerenciamento ou driver do sistema operacional.

A funo principal desta inteligncia garantir a integridade


dos dados no caso de falta de energia prolongada. Se o usurio no estiver presente, o software faz automaticamente o desligamento dos aplicativos, salvando os arquivos abertos e desligando o sistema operacional antes que a bateria acabe. Alm disso, o software pode interagir com sensores internos e externos do no-break ativando aes para cada evento especfico que o equipamento ou a rede eltrica tiver.

NOBREAK INTELIGENTE

NOBREAK INTELIGENTE

CONSUMO DE EQUIPAMENTO
A fonte de um computador realiza a alimentao de energia de todos os compontentes do computador (monitor, teclado, hd, cdrom, disquete, unidade de fita). A potncia de uma fonte de computador medido em Watts (W): 300, 400 Watts A potncia da fonte depender da quantidade de perifricos a serem alimentados

DIMENSIONAMENTO
Alguns equipamentos possuem a indicao de potencia em VA. As unidades de medida W e VA so diferentes O valor em Watts ser sempre menor que a medida correspondente em VA devido a um fator de potncia O FATOR DE POTNCIA um nmero entre 0 e 1e depende do tipo de equipamento (lmpada ou computador). O FATOR DE POTNCIA para computadores 0,65. 1 VA= 1 W / 0,65.

DIMENSIONAMENTO
EXEMPLO Um nobreak de capacidade de 1000VA ser capaz de alimentar uma lmpada de 1000 Watts, porm s ter a capacidade de alimentar um computador de consumo de 650 Watts Por que isso ? O fator de potncia de uma lmpada de 1 e do computador 0,65.

WIRELESS NETWORKING

WIRELESS
Wireless Networking o termo utilizado a qualquer tecnologia que habilita a comunicao entre dois ou mais computadores usando um protocolo padro de rede, mas sem cabeamento. Padro atual o IEEE 802.11 802.11a - Opera em 5 GHZ (5.725 a 5.850 GHz) 54 Mbps. 802.11b - Opera em 2.4 GHZ (2.4 a 2.4835 GHz) 11 Mbps.

WIRELESS
Existem dois tipos de redes WIRELESS AD-HOC (ou PEER-TO-PEER) - Consiste de um grupo de computadores equipados com um carto de rede Wireless. Cada computador pode se comunicar com todos outros, compartilhando arquivos e impressoras, mas no esto habilitados a acessarem a rede cabeada , a no ser que um dos equipamentos atue como uma bridge.

WIRELESS
ACCESS POINT OU BASE STATION - Neste tipo de rede um elemento central (access point) atua com um hub, fornecendo conectividade para os computadores com interface de rede Wireless. O access Point pode tambm conectar ( ou bridge ) a rede Wireless com a rede cabeada, permitindo que os recursos da rede cabeada sejam utilizada pelas estaes com interface Wireless.

WIRELESS
Tipos de Access Point Dedicated Hardware Access Point (HAP) Software Access Point executa em um equipamento com interface de rede Wireless AD-HOC.

WIRELESS
rea de Cobertura. Cada Access Point possui uma rea de cobertura na qual uma conexo Wireless entre o cliente e o Access Point pode ser mantida. A distncias de cobertura varia de acordo com o ambiente e podemos classificar duas situaes. INDOOR e OUTDOOR INDOOR pode variar de 45 a 91 metros, dependendo do ambiente OUTDOOR at 300 metros, dependendo do ambiente A rea de cobertura pode ser aumentado utilizando mltiplos Access Point ou estensores (Wireless Relay / Extension Point). Materiais de alta densidade podem afetar a transmisso de ondas

WIRELESS

WIRELESS
Quantidade de Conexes em um Access Point. O nmero de conexes varia conforme o fabricante e vai de 10 a 100 O aumento do nmero de estaes em um AP acarretar em problemas de desempenho Um Software AP pode tambm colocar limites que dependem do sofware e da capacidade de processamento do hardware.

WIRELESS
Utilizando diversos AP em um mesmo ambiente. Podemos utilizar diversos AP em um mesmo ambiente As redes Wireless esto interligadas atravs de uma rede cabeada Para aumentar a extenso de cobertura de um AP utilizamos estensores

WIRELESS
Deslocando entre os Access Point. Um computador com interface Wireless pode se Deslocar entre os AP (Software e Hardware) mantendo uma conexo constante atravs do monitoramento da fora do sinal e mantendo a conexo no AP que oferece o melhor sinal. Todo processo ocorre de forma transparente para o usurio que se desloca entre a re 1 e 2

WIRELESS
Podemos interligar duas redes cabeadas atravs uma ligao Wireless Esta ligao necessita de dois AP (software ou hardware) Cada AP funciona como um bridge para conectar a rede cabeada at a conexo Wireless A conexo Wireless permite aos dois AP comunicarem-se e interconectar as duas LANs

WIRELESS
SEGURANA Como um usurio no necessita de uma conexo fsica tradicional da rede cabeada, gera um problema de segurana das informaes que esto trafegando no meio fsico pois qualquer um pode interceptar as informaes. O protocolo 802.11 utiliza um mecanismo de criptografia (WEP - Wired Equivalent Privacy) das informaes que esto sendo transmitidas no meio fsico. Assim mesmo que algum consiga interceptar as informaes, estas no sero legveis (entendidas) pelo receptor.

WIRELESS
ACESSO A INTERNET. Para prover acesso a internet s estaes que esto ligados a rede Wireless necessrio que o AP tenha ligao de alguma forma com a internet.

WIRELESS

WIRELESS

WIRELESS

Cartes Wireless PCMCIA (Personal Computer Memory Card International Association

Cartes Wireless DESKTOP

WIRELESS

Adaptadores ISA e PCI Adaptadores USB

WIRELESS

Access Point

S-ar putea să vă placă și