Sunteți pe pagina 1din 4

A timidez atrapalha meu ministrio

Quantas pessoas tremem de medo quando sabem que vo ministrar louvor. Quantas ficam com suas mos hiper geladas quando pegam no microfone. Sem contar aquelas que quando so escaladas ou at mesmo colocadas de supeto frente de um grupo de pessoas ou congregao, prefeririam estar em qualquer outro lugar em que no ficassem em evidncia. No tem como negar e algo inevitvel. Todos ns j passamos por momentos como estes, e tirando alguns extrovertidos sortudos, nossas pernas alguma vez j ameaaram no responder ao comando de permanecer em p.

E ento? Sabemos do problema. Mas haver alguma soluo? Se voc leitor, me permite compartilhar da minha prpria experincia, eu era tmida demais. Mas voc precisava ver, pois era algo alm do normal. Eu no conseguia sequer conversar sem olhar para o cho e nunca sentia confiana em nada que fazia. E quando penso no meu prprio exemplo, tenho certeza de que se eu tenho conseguido me ver livre disto a cada dia mais, todos conseguem, pois o meu caso era bem extremo. Ento, vamos l. CAUSA NMERO UM DA TIMIDEZ temor de homens! isto a. Ficamos com vergonha ou intimidados quando nosso foco est nos outros, no que eles iro pensar, no fato de que outros esto nos observando, etc. Pensamento tpico: E se eu errar? E se no der certo? E se no sair assim? E se? E se ?. CAUSA NMERO DOIS DA TIMIDEZ problemas anteriores no resolvidos. Infelizmente eu passei por isso. E acredito at mesmo que esta foi a causa principal de ter decidido nunca mais tocar ou cantar, j que algum chegou para mim quando eu tinha 12 para 13 anos dizendo que a msica que eu tinha apresentado na igreja tinha sido horrvel. Ela disse que tinha vergonha de mim e que se fosse eu nunca mais cantaria ou tocaria l, dentre outras coisas. Eu sei que fui para casa chorando e repetindo para mim mesma: Eu nunca mais vou cantar; eu nunca mais vou tocar, etc. Graas a Deus depois de algum tempo Deus usou algum para trazer cura em minha vida. Infelizmente o msico no geral um tanto quanto crtico. Quo freqente a cena de algum que cantou ou tocou, sendo elogiado e dizendo: Misericrdia! Eu errei tantas vezes! e aquele que elogia diz: Ah, eu no percebi no; acho que ningum percebeu. No estou incentivando de forma alguma o tocar mal ou cantar mal, pois a preparao o primeiro passo para ministrar diante do Senhor, e Deus um Deus de excelncia, como disse num artigo anterior meu. Mas no podemos ser to crticos conosco mesmos a ponto de no enxergarmos nada ao nosso redor alm do nosso erro. Mas o fato que depois de acontecimentos como este quase que inevitvel no cultivar pensamentos de inadequao, insegurana, timidez, etc. E temos vontade de fugir do plpito ou altar e nunca mais subir l ou ver tantas pessoas olhando para ns esperando que faamos algo.

Eu sei que nunca deve chegar um dia onde vamos subir com tanta confiana que no dependamos do Senhor! Devemos sempre ter aquele friozinho na barriga, pois a responsabilidade enorme e o privilgio tambm, e disto ns no devemos nos esquecer nunca. Mas ao mesmo tempo temos que ter o nosso foco em Deus. Temos que estar preparados musicalmente e espiritualmente, e fazermos TUDO o que nos possvel, o nosso MELHOR e nada menos do que isso, e crer em Deus. Dicas prticas: 1) Sorria! Nada melhor do que sorrir quando se est nervoso! Libera parte da nossa adrenalina. No devemos nos levar to a srio! 2) Levar todo pensamento cativo ao Senhor! para ele, e no para os homens. No temos como agradar aos dois ao mesmo tempo. Devemos agradar ao Senhor, e no a homens. O temor do homem armar laos, mas o que confia no Senhor ser posto em alto retiro Pv. 29:25. Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, no seria servo de Cristo. Gl. 1:10. 3) Tente melhorar sua personalidade. Talvez voc tenha nascido tmido. Mas isso tambm pode ser resolvido. Existem muitos livros sobre personalidades que podem ser de grande ajuda. Eu tive que fazer escolhas conscientes, para vencer o desafio interior que tinha. Propositalmente comecei a tentar quebrar hbitos antigos. Posso lhe dar um pequeno exemplo. Morria de medo de conversar com novas pessoas, fazer novas amizades, me apresentar (ter a iniciativa, etc). Ento, j que percebi isto em mim, comecei a, de propsito, fazer tudo o que antes tinha medo. Foi difcil no incio, mas somente assim que vencemos nossos medos. Uma fala que me libertou muito: S porque estamos com medo de algo, no significa que no possamos faz-lo. Podemos fazer mesmo com medo. 4) Pedir ao Senhor que te cure de tudo aquilo que voc j viveu. Alguns traumas e experincias sempre acontecem, mas precisamos que tudo isto seja cicatrizado. Isso vai nos ajudar ministrar de um lugar de autoridade e restaurao no Senhor, por termos vivido isto ns mesmos. Acima de tudo, guarde sempre seu corao. Tanto do temor de homens, timidez e frustraes passadas, quanto do outro extremo, que nunca sentir o peso da responsabilidade que ministrar diante do Senhor. O temor dos homens no deve existir dentro de ns, mas o temor do Senhor deve sempre estar presente em nossos coraes. O temor do Senhor a instruo da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade Provrbios 15:33.

do Senhor que vem a Justia: E o Ungido?


Muitos ttulos foram inventados, mas o que conta o profeta de Deus, pois Ele Quem levanta um profeta, para que possamos ouvi a Palavra atravs deste escolhido ( Deuteronmio 18.15). Contudo muitas vezes criticamos um profeta e defendemos um falso profeta como comprovado na Bblia Sagrada atravs de profetas criticados pelo povo, por reis e homens desde o mais pobre ao mais rico. A exemplo citamos Elias ( rei Acabe e seus profetas de baal, onde Elias se via s, mas no deixou-se levar pela situao. Jeremias , sendo muitas vezes maltratado pelo povo, Joo Batista e outros. Eles no professavam o que a sociedade da poca queria ouvir, por isso defendiam os falsos profetas que diziam o que eles queriam ouvir. Esses verdadeiros profetas, eram santificados pelo Senhor, viviam e andavam em Esprito, guardavam os estatutos de Deus, e os cumpriam ( Levtico 20:8; Glatas 5:25) Atualmente, continuamos persistindo com os mesmos erros passados. No tocar em um ungido ter temor ao Senhor, como o fez Davi, no tocando em Saul. Esse ungido de Deus no tinha medo do homem! Ele sabia que o Senhor repreenderia ao rei Saul. Deus o nosso Juiz! Nem todos so ungidos do Senhor. So muitos falsos profetas que existem, e a bblia nos direciona combat-los fortemente, pois esses camaradas fazem mal Igreja do Senhor, e precisam ser calados. Os profetas de Deus so levantados para exortar e direcionar sua igreja: O SENHOR teu Deus te levantar um profeta do meio de ti, de teus irmos, como eu; a ele ouvireis; Deuteronmio 18:15 No somos juzes para condenar as pessoas, pois quando erramos, no gostamos da condenao, j que pagaremos o preo de qualquer forma. Sofreremos as conseqncias dos nossos atos. A Bblia clara quando diz que com a mesma medida que medirmos, seremos medidos, ou seja, se tivermos misericrdia, alcanaremos misericrdia. Ento, muito cuidado ao criticar algo, o jeito que falar ao no concordar com algo. No significa que podemos condenar, falar mal e dar mal exemplo para as outras pessoas. no precisamos de mais peso em nossas vidas, e sim que um arrependimento parta de ns para no cometermos mais o erro cometido. As vezes o povo condena o profeta de Deus., e defende falsos profetas.Isso aconteceu com Jeremias quando profetizou que o povo ficaria na Babilonia e no voltaria para casa. Falsos profetas se levantaram para dizer que voltariam sim. (leia Jr 29). Logo, denotado que postura devemos tomar: defender o que diz a Palavra de Deus, e no a nossa opinio e no o que desejamos ouvir. Antes de criticar, devemos dobrar os joelhos e leia a bblia, para conhecer os procedimentos corretos e errados. Devemos conhec-la bem para no sermos envergonhados e nem enganados por qualquer pessoa. E que Deus tenha misericrdia de ns! Amm!

S-ar putea să vă placă și