Sunteți pe pagina 1din 15

XIX SIMPSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HIDRCOS COMPARAO DE DIMENSIONAMENTO DE RESERVATRIO DE GUAS PLUVIAIS PARA UMA ESCOLA

Ronaldo Kanopf de Arajo1, Lidiane Bitencourt Barroso2; Denise Kanopf de Arajo3& Delmira Beatriz Wolff4 Resumo A gua de chuva pode ser utilizada para fins no-potveis, como descargas de vasos sanitrios. Sua utilizao reduz a demanda de gua tratada, alm de diminuir o escoamento superficial, ajudando na preveno de enchentes. Neste trabalho foi dimensionado o volume do reservatrio de gua de chuva na Escola Municipal Joo Pedro Mena Barreto, Santa Maria-RS, por diferentes metodologias: Mtodos de Rippl, da Simulao, Prtico Alemo e Prtico Australiano. A precipitao mdia anual e mensal da cidade so 1498,50 mm e 124,88 mm, respectivamente, e 293,30 m a rea de contribuio dos telhados. Os volumes de reservatrio obtidos foram de 2,0 m3 nos Mtodo da Simulao e Prtico Australiano, e 11,90 m3 no Mtodo Prtico Alemo. Na anlise comparativa entre os mtodos de dimensionamento de reservatrio para a escola foi verificado que os 6,01 m calculados pelo Mtodo de Fendrich em trabalhos anteriores o valor mais econmico em relao demanda de 16,53 m3 para as descargas. Conclui-se que o volume do reservatrio de gua de chuva simulado por diversos mtodos, de acordo com a demanda de gua e a manuteno dos recursos hdricos, poder reduzir gastos na construo do sistema, pela escolha da alternativa mais econmica. Abstract Rainwater can be used for non-potable purposes such as toilet flushing. Its use reduces the demand for treated water, and reduces runoff, helping to prevent flooding. This work was scaled volume of the reservoir of rainwater at the Municipal School Joo Pedro Mena Barreto, Santa Maria-RS, by different methods: Methods for Ripple, Simulation, Practical German and Practical Australian. The average annual rainfall and monthly city is 1498,50 mm and 124,88 mm, respectively, and the area of roofs contribution is 293,30 m2. The reservoir volumes obtained in Practical Australian and Simulation Methods is 2.0 m3, and in Practical German is 11,90 m3. The comparative analysis between the methods of sizing a reservoir for the school was found that the 6,01 m calculated by the method Fendrich in previous work is the most economic value relative to the demand of 16.53 m3 for discharges. It is concluded that the reservoir volume of rainwater simulated by several methods, according to the demand for water and maintenance of water resources may reduce costs in the construction of the system by choosing the cheaper alternative.

Palavras-Chave Precipitao pluviomtrica, gua de chuva, rea de captao.

1 2

Mestrando de Ps-graduao em Engenharia Civil/UFSM, Av. Roraima 1000, 97105-900 Santa Maria-RS. Email: ronaldo.kanopf@gmail.com Professora do CTISM/UFSM, Av. Roraima 1000, 97105-900 Santa Maria-RS. E-mail: lidianebarroso@ctism.ufsm.br 3 Graduanda de Arquitetura e Urbanismo/UNIFRA, Rua dos Andradas, 1614, 97010-032 Santa Maria-RS. Email: denisekanopf@yahoo.com.br 4 Professora do DESA/UFSM, Av. Roraima 1000, 97105-900 Santa Maria-RS. E-mail: delmirawolff@hotmail.com

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

INTRODUO Dentre as diversas aes de sustentabilidade para preveno da escassez de um dos recursos mais importantes do planeta, a gua, est captao de gua de chuva. A viabilidade do uso da gua de chuva em edificaes caracterizada pela diminuio da demanda de gua fornecida pelas companhias de saneamento, tendo como conseqncia a diminuio de custos com a gua potvel e a reduo do risco de enchentes em caso de chuvas fortes (FENDRINCH, 2002). A gua de chuva serve principalmente para usos no-potveis, pois para assegurar sua potabilidade deve-se atender NBR 12.216 (ABNT, 1992), sendo uma alternativa vivel apenas onde no h a possibilidade de abastecimento com gua tratada. O uso da gua para fins no-potveis em estabelecimentos comerciais, escolas, prdios pblicos e mesmo em indstrias, pode responder por mais de 50% do consumo. necessria uma inspeo cuidadosa no local para uma avaliao precisa. A utilizao das guas pluviais classificase por graus de pureza, de acordo com os locais de sua coleta, como mostrado no quadro 1.
Quadro 1 - Graus de pureza e utilizao das guas pluviais.

Grau de Pureza A B C D

rea de Coleta das guas Pluviais Telhados (locais no usados por pessoas e animais) Coberturas, sacadas (locais usados por pessoas e animais) Estacionamentos, Jardins artificiais Vias elevadas, Estradas de Ferro e Rodovias

Utilizao das guas Pluviais Vaso sanitrio, regar plantas, outros usos. Se purificadas por tratamentos simples so potveis ao consumo.

Vaso sanitrio, regar plantas, outros usos, mas imprpria para consumo (necessrio tratamento).

Fonte: adaptado de Fendrich (2002).

Alm do consumo de gua potvel, salienta-se que o aproveitamento de gua pluvial tambm pode trazer como vantagem a retirada desse volume de gua do sistema de drenagem urbana, podendo colaborar com a diminuio de enchentes (CAMPOS, 2004). No Brasil h municpios que possuem projetos e leis que obrigam a reteno de parte da precipitao em reservatrios a fim de diminuir os problemas causados pela falta de um sistema de drenagem urbana eficiente. A liberao posterior desta gua captada diminui o escoamento superficial e consequentemente os alagamentos, evidenciando outra importncia da captao da gua de chuva.
XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos
2

Em So Paulo a Lei n. o 13.276, de 04 de julho de 2002, torna obrigatria a execuo de reservatrio de guas coletadas por coberturas e pavimentos nos lotes, edificados ou no, que tenham rea impermeabilizada superior a 500 m2. No Rio de Janeiro a Lei n.o 4.393, de 16 de setembro de 2004, dispe sobre a obrigatoriedade das empresas projetistas e de construo civil a prover imveis residenciais e comerciais com dispositivo para captao de gua de chuva. No municpio de Curitiba-PR o Decreto n. 293, de 23 de maro de 2006, que regulamenta a Lei n. 10.785, de 18 de setembro de 2003, exige mecanismo de captao das guas pluviais no projeto de instalaes hidrulicas de edificaes, para posterior utilizao em atividades que no exijam o uso de gua tratada. Em Porto Alegre-RS, de acordo com a Lei n. o 10.506, de 05 de agosto de 2008, que institui o programa de conservao, uso racional e reaproveitamento das guas, os interessados em participar podero solicitar informaes tcnicas ou apresentar novo projeto que contemple a instalao dos equipamentos destinados ao aproveitamento de gua de chuva. Um dos componentes mais importantes de um sistema de aproveitamento da gua pluvial o reservatrio, o qual deve ser dimensionado, tendo principalmente como base os seguintes critrios: custos totais de implantao, demanda de gua, rea de captao, regime pluviomtrico e confiabilidade requerida para o sistema (MARINOSKI, 2007). Um dos aspectos fundamentais relacionados ao armazenamento das guas pluviais envolve o dimensionamento dos reservatrios, de modo a considerar no somente o atendimento ao consumo como tambm fatores climticos, hidrolgicos e ambientais. E ainda, a interferncia de tais sistemas no processo natural do ciclo hidrolgico na bacia hidrogrfica (GIACCHINI, 2010). Neste trabalho tem-se como objetivo dimensionar o reservatrio de guas pluviais por diferentes mtodos, comparando com a demanda de gua no-potvel em uma escola localizada em Santa Maria-RS. O projeto executivo e financeiro no fez parte do escopo deste trabalho.

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

MATERIAL E MTODOS rea de estudo Este trabalho foi desenvolvido no municpio de Santa Maria-RS, figura 1a, como parte integrante do Projeto Tecnologias para Sustentabilidade da gua em Zonas Rurais e Urbanas TEC-GUA, na Escola Municipal Joo Pedro Mena Barreto, na figura 1b. A escola est localizada noroeste do centro da cidade, h cerca de 5 km de distncia. Possui 418 alunos e 27 funcionrios, distribudos em dois turnos.

a Figura 1 Localizao da Escola e do municpio, Google Earth (2010).

Figura 2 - Fachada frontal da Escola e vista dos prdios em estudo (Ouriques et al., 2008).

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

As instalaes prediais para a captao de guas pluviais desta escola foram propostas por Ouriques et al. (2008), seguindo as recomendaes da NBR 10.844 (ABNT, 1989). Na figura 3 apresentado o esquema com os dois telhados para coleta de gua pluvial, que juntos possuem 293,30 m2 de rea superficial.

Figura 3. Planta de telhado dos prdios 1 e 2 (Ouriques et al., 2008).

A precipitao mdia anual foi obtida pelo Sistema de Monitoramento Agrometeorolgico AGRITEMPO. Na figura 4 so mostrados os totais de precipitao mensais em Santa Maria-RS, nos anos de 1961 a 1978 e 2001 a 2009.

Figura 4. Precipitao mdia mensal em Santa Maria-RS, AGRITEMPO (2009).

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

O consumo mdio de gua potvel nos vasos sanitrios era de 16,53 m3/ms, de acordo com os estudos de Arajo et al. (2010), que consideraram o consumo de 30,90%, da demanda total de gua, nos vasos sanitrios, segundo Yoshimoto e Silva (2005). Mtodos de dimensionamento do reservatrio de guas pluviais Neste trabalho so aplicadas quatro entre as metodologias para dimensionamento do reservatrio de guas pluviais apresentadas na NBR 15.527 (ABNT, 2007): Mtodo de Rippl, Mtodo da Simulao, Mtodo Prtico Alemo, Mtodo Prtico Australiano. Para melhor entendimento dos parmetros de cada mtodo, os mesmos esto descritos. Para o dimensionamento de um reservatrio de armazenamento de guas pluviais pelo Mtodo de Rippl, so utilizadas as equaes (1) e (2). Neste mtodo podem-se usar as sries histricas mensais ou dirias. S(t) = D(t) - Q(t) Em que: Q(t) = C x precipitao da chuva(t) x rea de captao V = S(t), somente para valores S(t)>0. Sendo que D(t) < Q(t). Em que: S(t) o volume de gua no reservatrio no tempo t; Q(t) o volume de chuva aproveitvel no tempo t; D(t) a demanda ou consumo no tempo t; V o volume do reservatrio; e C o coeficiente de escoamento superficial. Tomaz (2003) sugere a elaborao de uma planilha para o desenvolvimento dos clculos, conforme mostrado na tabela 1.
Tabela 1 Modelo de planilha para aplicao do Mtodo de Rippl.

(1) (2)

1 Ms Jan ... Dez Total

2 P (mm)

3 Dm (m3)

4 Ac (m2)

5 V Chuva (m3)

Dm V chuva Dif. Acum. (m3) Valores + (m)

Fonte: adaptado de Tomaz (2003).

Em que: Coluna 1 Ms: Perodo de tempo correspondente aos meses do ano, de janeiro a dezembro.
XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos
6

Coluna 2 P: Precipitao mdia mensal, em milmetros. Coluna 3 Dm: Demanda mensal, em metros cbicos. Coluna 4 Ac: rea de captao da gua da chuva, em metros quadrados. Coluna 5 Vc: Volume potencial de chuva, em metros cbicos. Obtido multiplicando-se a coluna 2 pela coluna 3 e pelo coeficiente de escoamento superficial, Runoff . Coluna 6 Dm Vc: Diferena entre a coluna 3 e a coluna 5, o sinal negativo representa excesso de gua e o sinal positivo representa dficit . Coluna 7 Diferena Acumulada dos Valores Positivos: Diferenas acumuladas da coluna 6, referente apenas aos valores positivos. No Mtodo da Simulao a evaporao da gua no deve ser considerada. Para um determinado ms, aplica-se a equao da continuidade a um reservatrio finito, de acordo com as equaes (3) e (4). S(t) = Q(t) + S(t-1) D(t) Q(t) = C x precipitao de chuva(t) x rea de captao Sendo que: 0 S(t) V Em que: S(t) o volume de gua no reservatrio no tempo t; S(t-1) o volume de gua no reservatrio no tempo t-1; Q(t) o volume de chuva no tempo t; D(t) o consumo ou demanda no tempo t; V o volume do reservatrio fixado; C o coeficiente de escoamento superficial. Para este mtodo, duas hipteses devem ser feitas, o reservatrio est cheio no incio da contagem do tempo t, os dados histricos so representativos para as condies futuras. Tomaz (2003) sugere a elaborao de uma planilha para o desenvolvimento dos clculos, conforme tabela 2.
Tabela 2 Modelo de planilha para aplicao do Mtodo da Simulao.

(3) (4)

1 Ms Jan ... Dez Total

2 P (mm)

3 Dt (m3)

4 Ac (m2)

5 Qt (m3)

6 V fixado (m3)

7 S t-1 (m3)

8 St (m3)

9 Ov (m3)

10 S (m3)

Fonte: adaptado de Tomaz (2003).

Em que: Coluna 1 Ms: Perodo de tempo correspondente aos meses do ano, de janeiro a dezembro.
XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos
7

Coluna 2 P: Precipitao mdia mensal, em milmetros. Coluna 3 D t: Demanda mensal, em metros cbicos. Coluna 4 Ac: rea de captao da gua da chuva, em metros quadrados. Coluna 5 Q t: Volume potencial de chuva, em metros cbicos. Obtido multiplicando-se a coluna 2 pela coluna 4 e pelo coeficiente de escoamento superficial, Runoff. Coluna 6 V Fixado: Volume fixado para o reservatrio, em metros cbicos. Coluna 7 S t-1: Volume do reservatrio no incio da contagem do tempo. Coluna 8 S t: Volume do reservatrio no final do tempo, valores negativos indicam gua necessria para reposio. Coluna 9 Ov: Ocorrncia de overflow, ou seja, excesso de gua. Coluna 10 S: Suprimento de gua de outra fonte. O Mtodo Prtico Alemo um mtodo emprico onde se toma o menor valor do volume do reservatrio, na equao (5), desenvolvido por meio da relao entre a demanda anual e o volume aproveitvel de chuva, ou seja, 6% do volume anual de consumo ou 6% do volume anual de precipitao aproveitvel. Vadotado = mn (V; D) x 0,06 (5) Em que: V o valor numrico do volume aproveitvel de gua de chuva anual, em litros (L); D o valor numrico da demanda anual da gua no potvel, em litros (L); e Vadotado o valor numrico do volume de gua do reservatrio, em litros (L). Pelo Mtodo Prtico Australiano, primeiramente obtm-se o volume de chuva aproveitvel na rea de captao obtido pela equao (6): Q = A x C x (P-I) (6) Em que: C o coeficiente de escoamento superficial, geralmente 0,80 (Tomaz, 2003); P a precipitao mdia mensal; I a interceptao da gua que molha as superfcies e perdas por evaporao, geralmente 2 mm; A a rea de coleta; Q o volume mensal produzido pela chuva. O clculo do volume do reservatrio realizado por tentativas, at que sejam utilizados valores otimizados de confiana e volume do reservatrio pela equao (7). Vt = Vt-1 + Qt - Dt (7) Em que: Qt o volume mensal produzido pela chuva no ms t; Vt o volume de gua que est no tanque no fim do ms t; Vt-1 o volume de gua que est no tanque no incio do ms t; Dt a demanda mensal. Para o primeiro ms, considera-se o reservatrio vazio.
XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos
8

Quando (Vt-1 + Qt - Dt) < 0, ento o Vt = 0 O volume do tanque escolhido ser T. A confiana do sistema calculada pela equao (8): Pr = Nr/ N (8) Em que: Pr a falha; Nr o nmero de meses em que o reservatrio no atendeu demanda, isto , quando Vt = 0; N o nmero de meses considerado, geralmente 12 meses; Confiana = (1 - Pr). Na NBR 15.527 (ABNT, 2007) h a recomendao de que os valores de confiana estejam entre 90 % e 99 %. RESULTADOS E DISCUSSO Para o clculo do volume de gua de chuva aproveitvel na escola considerou-se a rea de captao do telhado, de 293,30 m2, a precipitao mdia anual de 1498,50 mm e precipitao mdia mensal de 124,88 mm. A demanda mensal de gua para utilizao nos vasos sanitrios de 16,53 m3 e a demanda anual de 198,36 m3. O coeficiente de escoamento superficial (Runnof) utilizado foi 0,80, como sugere Tomaz (2003). Mtodo de Rippl Os resultados dos clculos para encontrar o volume do reservatrio pelo Mtodo de Rippl esto presentes na tabela 3.
Tabela 3 - Resultado da aplicao do Mtodo de Rippl.

1 Ms Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Total

2 P (mm) 146,30 123,50 142,40 108,80 97,30 116,30 119,50 113,30 125,30 147,10 129,20 129,50 1498,50

3 Dm (m3) 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53 198,36

4 Ac (m2) 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30 -

5 V Chuva (m3) 34,33 28,98 33,41 25,53 22,83 27,29 28,04 26,58 29,40 34,52 30,32 30,39 351,62

6 Dm - Vchuva (m3) - 17,80 - 12,45 - 16,88 - 9,00 - 6,30 - 10,76 - 11,51 - 10,05 - 12,87 - 17,99 - 13,79 - 13,86 -

7 Dif. Acum. Valores + (m3) -

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

O volume aproveitvel de chuva, na coluna 5, foi obtido pela relao entre a precipitao pluviomtrica, a rea de coleta e o coeficiente de escoamento superficial, adotado C = 0,80. Por este mtodo, o volume do reservatrio obtido em funo da diferena acumulada dos valores positivos da coluna 6. Os valores encontrados so todos negativos, devido ao fato de que em todos os meses do ano a demanda de gua no-potvel na escola inferior ao volume de chuva que pode ser captado na rea de coleta considerada. Assim, ocorreu o chamado over flow, ou seja, sobra gua em todos os meses do ano. A aplicao do Mtodo de Rippl, para a situao da Escola, no traz resposta adequada. Por este motivo, neste estudo, no foi estabelecido o volume do reservatrio pelo Mtodo de Rippl. Uma possibilidade para o dimensionamento do reservatrio pelo Mtodo de Rippl, para a situao estudada, seria a alterao da rea de coleta em funo da demanda. No utilizar a rea total do telhado dos dois prdios para o clculo do volume aproveitvel, apenas um dos prdios. Mtodo da Simulao Na tabela 4 so apresentados os resultados para o dimensionamento pelo Mtodo da Simulao. Para o volume de reservatrio fixado foi utilizado o valor 2,0 m3, obtido por Barroso et al. (2009), pelo Mtodo de Azevedo.
Tabela 4 - Resultado da aplicao do Mtodo da simulao.

1 Ms Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

2 P (mm) 146,30 123,50 142,40 108,80 97,30 116,30 119,50 113,30 125,30 147,10 129,20 129,50

3 Dm (m3) 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53

4 Ac (m2) 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30

5 V Chuva (m3) 34,33 28,98 33,41 25,53 22,83 27,29 28,04 26,58 29,40 34,52 30,32 30,39

6 V fixado (m3) 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0

7 V t-1 (m3) 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0

8 Vt (m3) 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0

9 Ov (m3) 17,8 12,45 16,88 9,00 6,30 10,76 11,51 10,05 12,87 17,99 13,79 13,86

10 S (m3) 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Observa-se que os valores referentes ao volume fixado, volume no tempo t-1 e volume no tempo t, ou seja, colunas 6, 7 e 8 so coincidentes. Na situao estudada, tal fato acontece em funo da restrio imposta pelo mtodo para que o volume do reservatrio seja maior ou igual a
XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos
10

zero e menor ou igual ao volume fixado, ou seja, 0 Vt Vfixado. Assim sendo, o volume do reservatrio para a situao, atravs da aplicao do Mtodo da Simulao estudada corresponde ao volume fixado, Vt = 2,00 m. Por meio da interpretao dos resultados verifica-se na coluna 9, a ocorrncia de over flow, ou seja, sobra de gua em todos os meses do ano. Logo, na coluna 10, os valores de suprimento so iguais a zero. Isto indica que no h necessidade de abastecimento por outra fonte. Mtodo Prtico Alemo Pela simulao do Mtodo Prtico Alemo, adotando 6% do volume anual da demanda da escola, de 198,36 m3, o volume do reservatrio de 11,90 m3. O volume encontrado utilizando o volume anual precipitado de 351,56 m3 na rea de captao de 293,30 m2 de 21,10 m3. Isto demonstra que a capacidade de aproveitamento de gua pluvial desta rea, para os dados de chuva da regio, maior do que a demanda para os usos no-potveis na escola. Porm salienta-se que o mtodo induz utilizao do menor valor obtido na simulao, o que importante em relao ao balano hdrico da regio. Mtodo Prtico Australiano Na tabela 5 so apresentados os valores para o clculo do volume do reservatrio pelo Mtodo Prtico Australiano. Para o volume de reservatrio fixado foi utilizado o valor 2,0 m3, obtido por Barroso et al. (2009), pelo Mtodo de Azevedo. A precipitao mdia mensal utilizada e considerou-se ainda 2 mm de perdas de gua por evaporao na superfcie do telhado.
Tabela 5 - Resultado da aplicao do Mtodo Prtico Australiano.

1 Ms Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

2 P (mm) 146,30 123,50 142,40 108,80 97,30 116,30 119,50 113,30 125,30 147,10 129,20 129,50

3 Dm (m3) 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53 16,53

4 Ac (m2) 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30 293,30

5 V Chuva (m3) 33,86 28,51 32,94 25,06 22,36 26,82 27,57 26,12 28,93 34,05 29,85 29,92

6 V fixado (m3) 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0

7 V t-1 (m3) 0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0

8 Vt (m3) 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0

9 Ov (m3) 17,33 11,98 16,41 8,53 5,83 10,29 11,04 9,59 12,40 17,52 13,32 13,39
11

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

Os valores referentes ao volume fixado, ao volume no tempo t-1 e ao volume no tempo t, colunas 6, 7 e 8, respectivamente, so coincidentes. Na situao estudada, isto ocorre em funo da restrio imposta pelo mtodo para que o volume do reservatrio seja maior ou igual a zero e menor ou igual ao volume fixado, ou seja, 0 Vt Vfixado. Desta forma, o volume do reservatrio pela aplicao do Mtodo prtico australiano corresponde ao volume fixado, Vt = 2,0 m. Pela interpretao dos resultados verifica-se na coluna 9 a ocorrncia de over flow, ou seja, sobra de gua em todos os meses do ano. Consequentemente a falha do sistema corresponde zero, pois a probabilidade de falha obtida pela relao entre o nmero de meses em que o reservatrio est na condio vazio pelo nmero de meses do ano. Portanto o volume adotado apresenta 100% de confiana. Barroso et al. (2009) dimensionaram o volume do reservatrio para o aproveitamento da gua de chuva pelo Mtodo Azevedo Neto de 1.506,50 L, adotando 2,0 m, onde possvel atender demanda para 1,5 dias sem chuva. Arajo et al. (2010) aplicaram os mtodos de Fendrich, Prtico Ingls e Prtico Japons para a obteno do volume de reservatrio de gua de chuva, encontrando, respectivamente 6.012,65 L, 21.963,77 L e 29.330,00 L. Para o volume encontrado pelo Mtodo de Fendrich possvel atender demanda por 10,91 dias sem chuva. Anlise comparativa dos mtodos de dimensionamento A anlise comparativa dos mtodos de dimensionamento de reservatrio de gua pluvial aplicados neste trabalho teve por objetivo subsidiar a identificao da situao em cada mtodo propiciar resultados satisfatrios em relao demanda de gua para usos no-potveis na escola. Os mtodos de dimensionamento aplicados levaram diferentes resultados no volume do reservatrio; algo esperado devido s diferentes concepes de cada forma de simulao. Os resultados para os mtodos utilizados so apresentados na tabela 6. Nos mtodos da Simulao e Prtico Australiano obteve-se o mesmo volume de reservatrio, 2,0 m3, pois tm concepes similares e utilizou-se o mesmo volume fixado de referncia em ambos os casos. Apesar de ser o menor volume obtido dentre os mtodos estudados, o valor fixado do reservatrio capaz de atender demanda por apenas 1,5 dias sem chuva, enquanto a simulao pelo Mtodo de Fendrich de 6,01 m3 atende demanda por 10,91 dias (Arajo et al, 2010). O Mtodo Prtico Alemo conduz a um dimensionamento anti-econmico do reservatrio de guas pluviais, pois no considera aspectos relativos ao balano hdrico na bacia hidrogrfica.
XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos
12

Tabela 6 - Resultados da aplicao dos mtodos de dimensionamento do reservatrio.

Mtodo Fendrich

Volume (m3) 6,01

Caractersticas Valor relativamente reduzido do volume do reservatrio para a situao estudada, viso holstica da bacia hidrogrfica. No possibilitou a obteno adequada do volume para a situao estudada, observncia de aspectos relativos demanda e a precipitao pluviomtrica, no considera aspectos relativos s possveis interferncias no balano hdrico na bacia hidrogrfica. Valor reduzido, possibilidade de escolha pelo projetista do volume desejado em funo da confiana necessria, considera aspectos relativos demanda e precipitao pluviomtrica, no observncia de aspectos relativos s possveis interferncias na bacia hidrogrfica. Valor reduzido do volume do reservatrio, possibilidade de subjetividade na identificao dos meses de pouca chuva, no considera aspectos relativos s possveis interferncias na bacia hidrogrfica. Volume reduzido do reservatrio, escolha pelo projetista do volume desejado em funo da confiana necessria, considera aspectos relativos demanda e a precipitao pluviomtrica, no leva em conta aspectos relativos s possveis interferncias na bacia hidrogrfica. Valor relativamente alto do volume do reservatrio, no considera aspectos relativos s possveis interferncias na bacia hidrogrfica. Valor muito elevado para o volume do reservatrio, considera caractersticas regionais de clima e precipitao do Japo. Valor elevado do volume do reservatrio, no so observados aspectos relativos sustentabilidade da bacia hidrogrfica.

Rippl

Simulao Azevedo Neto Prtico Australiano Prtico Alemo Prtico Japons Prtico Ingls

2,00

2,00

2,00

11,90 29,30 21,96

CONCLUSO Na anlise comparativa entre os mtodos de dimensionamento de reservatrio de gua de chuva para a escola foi verificado que os 6,01 m calculados pelo Mtodo de Fendrich em trabalhos anteriores o valor mais adequado em termos de economia relacionada demanda. Apesar de o valor de 2,0 m3 encontrado pelo Mtodo Azevedo Neto, Mtodo da Simulao e Mtodo Prtico Australiano ser menor, a demanda pode ser atendida por apenas 1,5 dias. J pelo Mtodo de Fendrich o abastecimento de gua de chuva para os vasos sanitrios se d por at 10,91 dias. Com base neste resultado, conclu-se que o clculo do volume do reservatrio de aproveitamento da gua de chuva simulado por diversos mtodos, levando em considerao a demanda de gua para a utilizao desta gua poder levar a uma reduo de gastos na construo

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

13

do sistema, bem como a manuteno dos recursos hdricos na bacia hidrogrfica, pela escolha da alternativa mais econmica. Para que se tenha a real reduo de consumo de gua tratada, contudo, importante conceber o projeto executivo e financeiro, avaliando-se os custos da implantao deste sistema versus os benefcios, ou seja, a economia global de gua potvel. BIBLIOGRAFIA AGRITEMPO (2009). Sistema de Monitoramento Agrometeorolgico. Dados Meteorolgicos Santa Maria (INMET). Disponvel em: < http://www.agritempo.gov.br/agroclima/sumario >. Acesso em: 14/12/2009. ARAJO, R. K. et al.. (2010). Reservatrio de gua pluvial em escola para fins no-potveis. In: 2 Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente, 2010, Bento Gonalves-RS. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS ABNT (1989). NBR 10.844Instalaes prediais de guas pluviais. Rio de Janeiro, 1989. ____ (1992). NBR 12.216- Projeto de estao de tratamento de gua para abastecimento pblico Procedimento. Rio de Janeiro, 1992. ____ (2007). NBR 15.527- gua de chuva - Aproveitamento de coberturas em reas urbanas para fins no potveis - Requisitos. Rio de Janeiro. BARROSO, L. B. et al. (2009). Dimensionamento de reservatrio de gua de chuva em escola municipal para fins no-potveis. In: 25 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental, 2009, Recife-PE. CAMPOS, M. (2004). Aproveitamento de gua pluvial em edifcios multifamiliares na cidade de So Carlos. Dissertao de Mestrado, Curso de Ps-graduao em Engenharia Civil - Universidade Federal de So Carlos, So Carlos. CURITIBA (2006). Decreto n. 293, de 23 de maro de 2006. Regulamenta a Lei n. 10.785, de 18 de setembro de 2003, e dispe sobre os critrios do Uso e Conservao Racional da gua nas Edificaes e d outras providncias. Curitiba. CURITIBA (2003). Lei n. 10.785, de 18 de setembro de 2003. Cria no Municpio de Curitiba o Programa de Conservao e Uso Racional da gua nas Edificaes PURAE. Curitiba. FENDRINCH, R. (2002). Coleta, armazenamento, utilizao e infiltrao das guas pluviais na drenagem urbana. Tese de doutorado, Curso de Ps-graduao em Geologia Ambiental Universidade Federal do Paran, Curitiba. GIACCHINI, M. (2010). Estudo quali-quantitativo do aproveitamento da gua de chuva no contexto da sustentabilidade dos recursos hdricos. Dissertao de Mestrado, Curso de Psgraduao em Engenharia de Recursos Hdricos e Ambiental - Universidade Federal do Paran, Curitiba. MARINOSKI, A. K. (2007). Aproveitamento de gua pluvial para fins no potveis em instituio de ensino: Estudo de caso em Florianpolis-SC. Trabalho de concluso de curso. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnolgico. Departamento de Engenharia Civil. Florianpolis. OURIQUES, R. Z. et al.. (2008). Aproveitamento da gua de chuva em escola para fins nopotveis, Santa Maria-RS. In: VI Simpsio Internacional de Qualidade Ambiental, 2008, Porto Alegre-RS. PORTO ALEGRE (2008). Lei n. o 10.506, de 05 de agosto de 2008. Institui o programa de conservao, uso racional e reaproveitamento das guas. Porto Alegre, 2008. RIO DE JANEIRO (2004). Lei n.o 4.393, de 16 de setembro de 2004. Dispe sobre a obrigatoriedade das empresas projetistas e de construo civil a prover imveis residenciais e comerciais de dispositivo para captao de gua de chuva. Rio de Janeiro.
XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos
14

SO PAULO (2002). Lei n. o 13.276, 04 de janeiro de 2002. Torna obrigatria a execuo de reservatrio de guas coletadas por coberturas e pavimentos nos lotes, edificados ou no, que tenham rea impermeabilizada superior a 500 m2. So Paulo. TOMAZ, P. (2003). Aproveitamento de gua de chuva. So Paulo: Navegar Editora. YOSHIMOTO, P. M.; SILVA, S. M. N. (2005). Uso racional de gua. In: Reduo do Custo de Energia Eltrica em Sistemas de Abastecimento de gua. So Paulo, ABES.

XIX Simpsio Brasileiro de Recursos Hdricos

15

S-ar putea să vă placă și