Sunteți pe pagina 1din 22

Como adorar a Deus quando se est ferido Salmos - 11 : 5-7 Ser que eu adoraria a Deus se tudo desse errado

na minha vida? "A histria de J est na Bblia por causa de uma pergunta: Ser que eu adoraria a Deus se tudo desse errado na minha vida? Rick Warren Todos passam por experincias que machucam na vida, mesmo aqueles que esto no ministrio. Estas feridas podem ser fsicas, espirituais, emocionais ou relacionais; podem estar em sua vida agora ou aparecer em breve. Ento, o que fazer quando estamos feridos? Adore. o nico antdoto para nossa dor. J um grande exemplo disso. Ele perdeu tudo sua riqueza, famlia, amigos e sade em um perodo de 24 horas. Em um nico dia, J vai de heri a nada. Em todo o livro de J, vemos um homem que est profundamente ferido: fisica, relacional e emocionalmente. Mesmo assim, o livro conta a histria de como J adorou a Deus, ao invs de se tornar amargo. Como voc faz isso? Como se conectar com Deus em meio a uma crise em sua vida? Muitos de vocs tiveram uma crise esta semana. Outros esto carregando suas feridas por toda a vida e ainda no conseguiram se livrar delas. Para adorar em meio a esta dor, voc precisa: 1. Sentir a dor. Fale para Deus exatamente como se sente. Voc precisa por para fora todos os seus sentimentos. Quando voc compartilha seus sentimentos com Deus, quando confia Ele sua dor, voc est adorando mesmo quando estes sentimentos so negativos. J expressou sua dor para Deus. J 1.20 diz: Ao ouvir isso, J levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabea. Ento prostrou-se, rosto em terra, em adorao. No antigo Oriente Mdio, isto o que as pessoas faziam quando queriam mostrar frustrao, raiva ou profunda tristeza eles rasgavam suas roupas. Deus no fez nossos corpos para lidar com emoes negativas. Deus nunca nos criou para isso. Quando engolimos nossas emoes, nosso estmago que sente. Ento, a primeira coisa que voc deve fazer quando passar por uma experincia dolorosa em sua vida : confessar. Fale para Deus que voc no gostou do que aconteceu Detestei! No se preocupe. Deus pode lidar com isso.

2. Louve a Deus. Depois que voc passa pelo sofrimento, louve a Deus, despeito de suas circunstncias. No agradea a Deus por seus problemas, mas agradea a Ele em meio aos seus problemas. A histria de J est na Bblia por causa de uma pergunta: Ser que eu adoraria a Deus se tudo desse errado na minha vida? Adoraria? fcil adorar a Deus quando tudo acontece do meu jeito. fcil ser um cristo nas horas boas. Mas o que acontece quando tudo vai mal em sua vida? Voc ainda confiaria em Deus? Este o teste final de f. Voc ser testado. Isto garantido. Em algum ponto de sua vida, tudo se despedaar. Mesmo assim, ainda existem muitas coisas pelas quais podemos louvar a Deus, mesmo quando a vida dura. Eu costumava pensar que a vida era montanhas e vales flores e riachos. Mas, quanto mais eu vivo, mais percebo que esta no a realidade. No existe um tempo em sua vida quando tudo perfeito. E no existe um tempo em sua vida quando tudo vai mal. Na verdade, a vida mais parecida com dois trilhos em uma ferrovia. Um deles so as coisas boas da sua vida e o outro so as ruins. Voc tem os dois o tempo todo. J escolheu agradecer a Deus, despeito de sua dor e voc tambm pode fazer isso. 3. Pea a Deus sabedoria e fora. Quando estamos feridos, mais do que qualquer coisa, precisamos de sabedoria e fora para saber o que fazer e ter o poder para fazer. Em toda sua histria, J dependeu de Deus para ter sabedoria e fora. Voc no pensa claramente quando est ferido. Voc comea a ter pensamentos tolos, tais como retaliao e revanche. Voc precisa de sabedoria. A Bblia fala o seguinte: No entanto, Deus sbio e poderoso; ele tem inteligncia e entendimento . (J 12.13 NTLH) Voc tambm precisa de fora o poder para fazer a coisa certa. Salmo 37.39 diz: O SENHOR Deus salva do perigo os que so bons e os protege em tempos de aflio. Eu no sei qual o tipo de problema que est enfrentando neste momento, mas sei que Deus est esperando para fortalec-lo. Quando voc se torna seguidor de Jesus Cristo, ter exatamente os mesmos problemas que tinha antes de segui-lo. Voc no est isento! Mas agora tem a sabedoria e a fora de Deus disponveis para voc, ento... pea a Ele! "Se ainda no aprendeu como compartilhar sua dor, voc nunca ser curado. Voc ficar ferido para o resto de sua vida."

4. Junte-se a outras pessoas para ter apoio. Deus no quer que adore sozinho. Nunca foi a inteno de Deus que lidasse com toda sua dor e todas as suas feridas, sozinho. Se ainda no aprendeu como compartilhar sua dor, voc nunca ser curado. Voc ficar ferido para o resto de sua vida. Aqui est o problema: Quando estamos feridos, da natureza humana se recolher. Quando nos ferimos, levantamos barreiras ao nosso redor. Colocamos limites, muros. Nos colocamos dentro de uma concha. Nos trancamos dentro de prises. Isto simplesmente tolice. Voc nunca ser curado se no aprender a se abrir novamente. Esta uma das razes pela qual at mesmo pastores precisam estar em pequeno grupo, um grupo com outras pessoas que esto no ministrio e um grupo em sua igreja. Uma pesquisa recente mostrou que 25% dos norte-americanos dizem no ter amigos chegados, dos quais possam depender. Se voc no precisa de um pequeno grupo, voc precisar. Voc precisar de pessoas que estejam comprometidas com voc, para que quando tudo em sua vida cair, eles estejam l. 5. Continue. Voc sabia que continuar, perseverar um ato de adorao? Em J 2, a esposa de J sugeriu que ele amaldioasse Deus e morresse. Ela sugeriu que seu marido acabasse com sua dor, imediatamente, matando-se. Mas, J se recusou. Ao invs disso, ele disse: Aceitaremos o bem dado por Deus, e no o mal? Esta uma declarao de f conclusiva. Quando tudo parece perdido, J confiou em Deus e continuou. O que deu a J este tipo de profundidade? Em J 19.25 fala: Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantar sobre a terra. J esperava por um Salvador que retornaria, um redentor. Qualquer sofrimento que possa ter pequeno comparado com a eternidade. Um dia, se voc colocou sua confiana em Deus e em Seu redentor, ento viver com Ele para sempre. E neste dia no haver mais dor, sofrimento ou tristeza. Portanto, aguente firme e no olhe para o aqui e agora, mas para o que Deus planejou para voc na eternidade. Aqueles que esto no ministrio no esto isentos de sofrimento. Seja uma dor que esteja experimentando por causa de crticas injustas, exausto ou at mesmo problemas causados por voc mesmo; ou se h algum sofrimento do seu passado que nunca tratou, por favor, no ignore esta dor. No deixe que roube o seu ministrio e bloqueie a adorao que deveria estar dando a Deus. Trate disto hoje. Sinta a dor que est em sua vida. Louve a Deus em meio a dor. Pea a Deus sabedoria e fora. Junte-se a outras pessoas para ter apoio. E persevere.

Concluso Lembre-se, seu Redentor vive!

Um Deus que cura 1 Crnicas - 20 - 1 : 7 1. Ezequias reconhecido como um bom rei. Mas no apogeu da carreira ficou muito doente. Uma enfermidade grave e mortal. 2. O profeta Isaas vai at o rei para fazer uma visita e anuncia que a doena o levaria rapidamente morte: Pe em ordem a tua cada (verso 1). Um tipo de visita que ningum gostaria de receber. a) Isso levou o rei a pleitear diante de Deus, em orao, pela vida. De maneira surpreendente, Deus Se compadece de Ezequias e o cura. 3. O que podemos aprender dessa histria bblica? Que lies podemos tirar da enfermidade e da cura de Ezequias? I. Neste Mundo Todos Sofrem 1. Aqui est um exemplo: o rei Ezequias era uma excelente pessoa e um bom rei. Ele no era bom porque era rei, era rei porque era bom. a) A Bblia confirma isso em II Reis 18:1-8. 2. Verso 3: Fez ele o que era reto perante o Senhor. Verso 4: Removeu os altos, quebrou as colunas e deitou abaixo o postedolo (idolatria). Verso 5: Confiou no Senhor (dependncia). Verso 6: Se apegou ao Senhor, no deixou de segui-Lo (intimidade). Verso 8: Feriu ele os filisteus (No fez aliana com os inimigos). a) A realidade que a doena alcana tambm os bons, gente nova ou de idade avanada. Gente que foi ou est sendo uma beno para a igreja. Gente que ofereceu tudo ou ainda tem muito a oferecer para Deus. 3. Fazer a vontade de Deus tem o seu galardo. Tem a sua bno. Possui suas vantagens, mas no nos isenta das tribulaes. 4. O fato de sermos cristos no significa que estamos assegurados por um super seguro de proteo. Ento, qual a diferena de ser ou no cristo? a) A diferena que nas provaes e lutas da vida no estamos sozinhos. Temos um Deus conosco. Temos uma esperana e f que nos sustenta e, se viermos a descansar, a morte no o fim. Deus ressuscitar. O que no teme ao Senhor, sofre s e sem esperana. 5. Queridos, Deus soberano em todos os seus caminhos. Ele permite que Seus filhos sofram, afinal vivemos em um mundo de pecado, mas a promessa que nenhuma provao ser maior do que aquela que podemos suportar (I Cor. 10:13). a) Joo 9:2 e 3 relata a histria do homem cego. E revela que a doena no era resultado de algum pecado que ele ou seus pais haviam

cometido, mas uma oportunidade para que o nome de Deus pudesse ser glorificado. s vezes temos dificuldade de entender e aceitar essa verdade. II. Deus Responde as Oraes 1. Interessante que aqui (II Reis 20:1-7) a orao colocada como sendo mais forte do que a profecia. a) O profeta Isaas havia predito que a enfermidade era fatal, mas Ezequias no tomou essa palavra como final. Ele orou e foi capaz de anular a profecia. Isso algo impressionante! 2. A Bblia diz que o rei Ezequias chorou e abriu o corao a Deus. Ele no estava psicologicamente preparado para morrer. Desesperadamente clama ao Senhor por cura. errado pedir algo aparentemente impossvel a Deus? a) (comente o Salmo 102). Esse salmo nos motiva a pedir coisas impossveis e a abrirmos o corao sem reservas a Deus. b) A resposta de Deus, em II Reis 20, foi rpida e precisa: verso 5: ouvi a tua orao. Vi as tuas lgrimas. Eis que Eu te curarei. Verso 6: Acrescentarei aos teus dias quinze anos. E das mos do rei da Assria te livrarei, a ti e a esta cidade. 3. No bom sabermos que Deus ouve e responde oraes? a) No caso do rei Ezequias, a resposta foi imediata; porm, outras demoram um pouco mais, e outras vezes a resposta diferente da que esperamos. Mas continue confiando, orando, pois Ele ouve e responde. b) O que aprendemos aqui que, no importando o diagnstico mdico, devemos continuar elevando nossas oraes de gratido, louvor e petio. 4. O diagnstico dado pelo profeta (enviado de Deus) era que a doena era fatal e sem cura. a) Aqui est um exemplo de que as coisas podem mudar (versos 4 e 5). Tudo mudou na vida do rei com a orao. Se a vontade de Deus for diferente porque Ele tem um plano melhor do que o nosso. III. Deus d Instrues para a Cura 1. II Reis 20:7 Deus d instrues e espera que as sigamos. 2. Deus d instrues especficas. No caso de Naam (II Reis 5), a instruo era mergulhar sete vezes no rio Jordo. At a sexta vez nada havia mudado. 3. Os mtodos de Deus s vezes parecem no ter sentido. No caso de Ezequias: pasta de figos.

4. Deus usa diferentes mtodos. Usa a medicina tradicional, o regime alimentar ou o estilo de vida, jejum e outros meios. a) Nunca podemos limitar Deus. Por outro lado, abster-se dos remdios e s orar no bblico. b) No Novo Testamento encontramos outra instruo especfica para a cura. Em Tiago 5:13-15 somos orientados a chamar presbteros para ungir com leo os enfermos, a orar por ele, e lev-los a confessar os pecados. c) A orao parece ser uma palavra-chave presente em todas elas. 5. Seria sbio seguirmos as instrues dadas por Deus na Bblia para um viver saudvel. Concluso 1. No fantstica essa histria? Deus respondendo pedido especfico por cura depois que a Palavra proftica afirmou que Ezequias morreria. 2. Nunca desacredite da orao. Nunca deixe de orar. Eu no sei qual o seu problema. Seja qual for, coloque-o diante do trono da graa de Deus. Confie em Deus. a) Roguemos humildemente a Deus que seja nosso brao forte, manh aps manh e procuremos nos abrigar sob os braos protetores de nosso querido Salvador

Da Igreja que somos Igreja que precisamos ser Mateus - 6 - 33 : 33 1) Introduo: Em tempos de Conclio, deixem-me acrescentar uma breve viso sobre a Igreja, a partir da viso missionria que o Bispo tem para a Igreja na Primeira Regio, sempre baseado nas Escrituras, em Joo Wesley e nos documentos e decises da Igreja. Ou seja, como podemos tornar os desafios bblicos e wesleyanos presentes em nossos documentos, em aes que nos tornem efetivamente uma Igreja Missionria a Servio do Povo. 2) Igreja: Um movimento de F que move a histria. O quadro por que atravessa o Brasil desencoraja qualquer otimista; mas no deve desencorajar homens e mulheres de f! Fico desolado ao ouvir colegas de ministrio expressarem-se acerca da Igreja, do povo e da Misso com tristeza e pessimismo. O pior quando passamos ao povo esses sentimentos de pessimismo, incredulidade e dvidas atravs de nossas mensagens. Nosso povo vai atuar na misso na medida de nossa f. Se cremos em um Deus que move montanhas, seremos capazes de mobilizar nosso povo a mudar o bairro, a cidade e o pas, no poder e autoridade do nome de Jesus. A realidade, j dita por diferentes telogos, que h poder em nossas palavras. Para jogar o povo na prostrao e incredulidade, ou lan-lo com alegria em marchas missionrias, que pela f, mudam a histria. Eu creio profundamente que ns podemos ser parte desse mover e agir de Deus na histria do nosso Brasil. E, assim, atuarmos, para que haja vida plena para todos os brasileiros e brasileiras. Estou convencido de que essa mudana tem de comear no corao dos/as pastores/as responsveis pelo rebanho. Se voc no consegue crer nisso, est na hora de voc ficar a ss com Deus, que um dia chamou voc, e confessar-lhe suas dvidas e dificuldades, e pedir com sede o dom da f, a f que remove montanhas (cf. Mc 11.20-25), que muda a histria de um povo. So palavras de f que movem a histria e constroem um mundo novo. 3) Jesus: A prioridade da Igreja Uma centralidade na cristologia decisiva. Cristo funda a Igreja, a qual o seu corpo. No h Igreja sem Ele. Parece o bvio, mas, em tempos de modismos doutrinrios, decisivo cantar e ensinar: Da Igreja o fundamento Cristo o Salvador (HE 205).

Por que enfatizar isso? Porque vivemos em tempos de materialismo religioso. Explico. Trata-se de uma sociedade, onde a grande prioridade ter, possuir; a corrida do consumo o grande anseio da alma das pessoas. O mercado tornou-se uma grande divindade; atender suas exigncias tornou-se a grande cerimnia religiosa dos nossos dias. Alcanar o bem material desejado torna-se uma grande compensao. As igrejas se rendem a ele. A salvao a prosperidade, o possuir um negcio prprio, uma casa, um carro. No consigo ouvir em nenhum dos testemunhos contemporneos na televiso a genuna alegria de encontrar Cristo, e a esperana da eternidade com Deus. Est tudo descrito em bens materiais. Jesus instrumentalizado para o consumo, e, com isso, Deus, tambm, foi posto ao servio do mercado. Est certo isso? Estaria salva uma pessoa que, tendo aceitado Jesus, continuasse desempregada? Segundo algumas teologias, a resposta seria no. Mas qual a teologia dos Evangelhos? Antes de responder, deixem-me citar o Pr. David Wilkerson : Acredite ou no, muitas pessoas de bem que esto envolvidas em realizar empreendimentos maravilhosos no iro para o cu. Pior do que isso, muitos, que se consideram cristos e esto convencidos de que iro para o cu, ficaro de fora, mesmo no estando envolvidos em pecados grosseiros como pornografia, e outros moralmente condenveis. O que tem a ver esta afirmao de David Wilkerson com o que falvamos? Simples, Jesus no uma opo religiosa entre diversos outras que o mercado oferece, quase sempre segundo o conceito: O que eu ganho com isso? Jesus nos ensinou: Muitos, naquele dia, ho de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, no temos ns profetizado em teu nome, e, em teu nome, no expelimos demnios, e, em teu nome, no fizemos muitos milagres? Ento, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqidade. (Mt 7.22-23). A salvao, no Evangelho, pode representar a renncia s posses, como foi no caso de Zaqueu: Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado algum, restituo quatro vezes mais. Ento, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvao nesta casa, pois que tambm este filho de Abrao. (Lc 19.8-9). Aqui, fica claro que Jesus, como autor da salvao, que espera que tiremos do nosso corao nossos dolos; aquilo que mais almejamos deve dar lugar a ELE. Zaqueu perdeu a riqueza para ganhar a Cristo e a Salvao. O contrrio do jovem rico (cf. Lc 19.18-23). Por isso, a Igreja de Cristo rompe com o mercado, o consumo. Quantas vezes temos deixado de ofertar a misses, a projetos sociais, porque estamos economizando para comprar um vestido novo, um carro mais novo, ou mesmo um aparelho de televiso? Ou, como igreja local, priorizamos uma guitarra nova em vez de investir na congregao da periferia, ou mesmo ajudar famlias mais carentes. Vede o ensino do discurso missionrio de Jesus. (cf. Mt 10.5-10).

Assim, a salvao est relacionada afirmao de Jesus no Sermo do Monte: Buscai, pois, em primeiro lugar o seu reino e a sua justia, e todas estas cousas vos sero acrescentadas. (Mt 6.33). Sim, seguir o ensino de Jesus conforme viveu Paulo: Logo, j no sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e, esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela f no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. (Gl 2.20). Sim, Jesus como prioridade, f centrada nele, valores orientados por seu Evangelho e uma viva dependncia de sua graa salvadora so caminhos da salvao, e o nico modo de ser Igreja de Jesus. 4) A Igreja: Valoriza, reconhece e escolhe a Cruz. A cruz uma realidade. Ainda que alguns tentem escond-la, ela o maior smbolo do Cristianismo. Hoje, h tentativas de transformar a f crist numa religio da negao do sofrimento, da exaltao, do prazer e da prosperidade. Mas o Cristianismo, embora considere alegria, prazer, prosperidade, frutos da vida crist, no tem vergonha da cruz; pelo contrrio, a considera o poder de Deus. No foge da cruz, mas a assume a cada dia. Afinal, foi esta a ordem de Jesus: Dizia a todos: Se algum quer vir aps mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perd-la-; quem perder a vida por minha causa, esse a salvar. (Lc 9.23-24). No escolher a cruz, nos termos das palavras de Jesus, escolher o mundo, perder a verdadeira vida. Aprendamos com o Rev. Dietrich Bonhoeffer : Esta cruz colocada sobre cada crente. O primeiro sofrimento cristo, que cada qual tem de experimentar, a chamada para cortar a ligao com este mundo. a morte do homem velho no encontro com Jesus Cristo. Quem entra para o discipulado entrega-se morte de Jesus, expe a sua vida morte; desde o princpio que assim ; a cruz no o fim pavoroso de uma vida piedosa, feliz, antes, se ergue no comeo da comunho com Jesus Cristo. Cada chamada de Cristo conduz morte. Quer, com os primeiros discpulos, devamos abandonar casa e profisso para O seguir, quer, com Lutero, saiamos do claustro para ingressar na vida secular, em ambas as coisas, a mesma morte nos aguarda, a morte em Jesus Cristo, a extino do nosso velho homem na chamada de Jesus. 5) Igreja: Uma comunidade fraterna. H, no Novo Testamento, expresses que marcam definitivamente o modo de ser fraterno da Igreja: Perseveravam [...] na comunho, no partir do po e nas oraes [...] Todos os que creram estavam juntos, e tinham tudo em comum. (At 2.42,44).

Temos sido ameaados por uma viso que tem se tornado hegemnica no meio neo-evanglico brasileiro, a qual tenta implantar uma Igreja que, ao invs de ser uma famlia, onde todos buscam se conhecer, amar e apoiar-se mutuamente, por uma Igreja rodoviria, onde multides chegam e a maioria no se conhece, ficam pouco tempo ali, e, em seguida, partem por diferentes caminhos, para destinos desconhecidos. Reconheo que a grande maioria dessas pessoas tem tido uma experincia real com Deus, mas tambm observo que muito poucos tm avanado desta experincia com Deus, para uma experincia no caminho do Discipulado, do seguimento a Jesus, ou, menos ainda, tm experimentado a vivncia da f no nvel que Atos 2. 42-47 narra. Isso no quer dizer que, porque queremos ser uma famlia, devemos ser uma comunidade de f pequena. No, no isso que estou querendo dizer. Cito o exemplo de Joo Wesley, o qual, na medida em que as multides iam se convertendo, ia organizando as Sociedades Metodistas, que eram grupos de comunho, fraternidade e ajuda mtua para o crescimento na f. Esse princpio usado hoje na Igreja Metodista que mais cresce no mundo, a Igreja Metodista da Sara Ardente, pastoreada pelo Bispo Sundo Kim, e que j est ultrapassando os 90.000 membros. Esta igreja local, em Seul (Coria), tem algumas centenas de grupos de integrao, onde as pessoas vo aprendendo a viver a f crist e a exercer o amor, a santidade e a justia, e, assim, tornam-se transmissoras da f crist. Nossas igrejas locais precisam ser uma comunidade fraterna, e, eu diria, teraputica. As pessoas esto carentes de atos de amor, e creio ser nossa vocao propiciarmos um espao de acolhimento que seja restaurador da dignidade humana, e da criao de Deus, desfigurada pelo pecado. 6) Igreja: Da Comunho Conexidade e Unidade. Da experincia da multiplicao dos pes ao quadro da ltima Ceia, a vida de Jesus um constante apelo solidariedade, comunho e servio mtuo em amor (cf. Jo 17). clara a viso que o tema nacional nos convida a sermos uma comunidade de f, principalmente, comunidade do Reino de Deus, em constante alerta e servio ao povo, e isso no uma tarefa fcil. Tudo ao nosso redor conspira contra a comunho, o servio e a vida; a sociedade, em geral, est centrada em projetos extremamente individualistas; os polticos buscam os votos com promessas ao povo, que nunca iro cumprir, visto seus projetos serem pessoais e individualistas. Neste ano de eleies, veremos isso crescer. Ser uma comunidade crist , antes de tudo, a grande nfase e tarefa. Devemos mostrar que possvel construir uma comunidade fraterna e voltada para o apoio mtuo. No podemos ser uma comunidade, onde irmos se destroem e se devoram mutuamente (cf. Gl 5.15). Isso um

escndalo para o Evangelho. Temos que tomar em considerao e exemplo a vivncia expressa pela comunidade crist primitiva. O testemunho de Atos 2.42-47 nos mostra uma comunidade, onde a dor, a alegria, a refeio, a necessidade, enfim, tudo era compartilhado. Eram, de fato, uma famlia de f, unidos pelo amor. Essa nfase pe, luz do dia, a necessidade da ligao, do relacionamento, conhecimento entre as pessoas da comunidade. Conexidade o nome que damos a esse relacionamento que necessrio haver entre os membros de uma comunidade, para que alcancem a UNIDADE (cf. Fp 1.9). Vamos refletir um pouco mais sobre a conexidade. Estamos conscientes de que o mundo atual fortalece, cada vez mais, os laos de inter-dependncia. Todos o seres humanos, a cincia, as comunicaes, as guerras, o comrcio, os movimentos culturais, o armamentismo ou a luta pela paz, pela ecologia, em todos os sentidos, h uma conexidade, at dramtica, na comunidade mundial. O mal est organizado, atua articuladamente. A poltica que oprime os pases endividados est articulada conexionalmente atravs de instituies como o Banco Mundial. At os bandidos no Rio de Janeiro tm uma conexidade: o Comando Vermelho, que um exemplo disso. Em So Paulo, viu-se, recentemente, essa articulao criminosa agir. Ns, metodistas, no podemos cair no congregacionalismo: somos conexionais, teremos muito maior fora se nos organizarmos e compartilharmos recursos, e integrarmos nossa ao. Certamente, se vivermos a conexidade da vida do Reino de Deus, venceremos a conexidade da morte. Pois Deus est conosco. Joo Wesley se preocupou em dar ao povo metodista uma base de unidade para a misso. Apenas uma atitude de abertura para a verdade bblica e o dilogo podem sustentar, continuamente, esta unidade. A conexidade mais que um sistema poltico administrativo, uma opo de trabalho pela unidade na misso. A Igreja Metodista tem um compromisso vivo com a verdade do Evangelho e pela experincia pessoal e comunitria do Esprito Santo; exerce seu testemunho e pratica o Evangelho do Reino como fora libertadora de Deus entre ns. Essa base conexional da misso da Igreja Metodista uma realidade que se alimenta na vida, ministrio, sacrifcio, morte e ressurreio de nosso Senhor Jesus Cristo. Deus quem d ao sacrifcio de Jesus Cristo a fora libertadora da vida. Nele, afirmamos que h vitria da cruz e da vida sobre a conexidade da morte. o poder da cruz com o qual os cristos se identificam. A santidade bblica, tal como a praticou Wesley, se traduz em conexidade a partir de Cristo, e se traduz em amor a Deus e amor ao prximo, de tal forma que um condiciona o outro (cf. Mt 22.37-40; Jo 2.9

de pequenino que se torce o pepino Provrbios - 22 - 6 : 6 (Reflexo sobre a formao crist das crianas) 1. Ensina a criana no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho no se desviar dele. (Pr 22. 6) Quem sabe ao ler ou ouvir o ttulo deste estudo voc pensou: Que mau gosto Bispo, este ditado cheira violncia. No esta a nossa inteno, o que desejamos sublinhar a responsabilidade da famlia e da Igreja na formao das crianas. Pois esta responsabilidade ainda que sabida, no acontece na prtica, na medida que deveria ocorrer. Na verdade, quem est formando o carter e os valores das crianas so os diversos veculos da mdia, mais especialmente a televiso, e em alguns casos, os jogos eletrnicos e uso indiscriminado do computador. Vamos provar isto de maneira prtica. Por exemplo: Como se comemora o aniversrio das vossas crianas, os 2 ou 3 anos, no so Meninas super poderosas, ou a turma da Mnica, ou mesmo o Homem aranha? Aniversrios temticos com temas bblicos so raridade entre ns. Por favor, se eu estiver enganado me corrijam. O fato que no temos o controle dos valores de nossas crianas, verdade que aprendem nossas canes, as histrias bblicas. Mas vamos medir quanto tempo elas tm contato com o ensino verdadeiramente cristo. Na igreja so no mximo 3 horas, isto calculando que eles estejam na escola dominical e no culto das crianas noite. Sonhemos que em todas nossas famlias haja devocional familiar ou tempo especfico com as crianas para ensino cristo na Palavra de mais 2 horas semanais. Qual o resultado? Teremos ento 4 horas semanais de tempo para formao crist, para ensinar a criana no caminho que ela deve andar. Seria isto suficiente? A resposta todos sabemos, no, especialmente porque o tempo que ela tem debaixo de outras influncias massivamente maior. Vejamos isto. Segundo projees sobre o assunto a criana brasileira, passa em mdia diria 4 horas na escola, 1h30min em recreao com os colegas na rua, ou em lugares reservados a isto. No caso da classe mdia, passam aproximadamente 2 horas diante da televiso ou de jogos eletrnicos. O certo que as crianas, hoje, recebem mais influncia dos programas de televiso, dos jogos eletrnicos, dos colegas de escola do que dos pais ou da Igreja. Em geral somos permissivos, entregamos a formao de nossas crianas a terceiros, os quais na sua maioria no tm temor de Deus. A cultura televisiva est sexualizando os relacionamentos infantis, e ns assistimos a isto sem esboarmos maior reao. Precisamos urgentemente fazer algo.

Consideramos o processo do crescimento e formao crist, para aliviarmos o quanto o temos implementado com nossas crianas, seja na Igreja ou na famlia. 2. Crescimento cristo: Cristo em vs, o verdadeiro alvo. Formar a identidade de Cristo Jesus em cada ser humano o alvo de desenvolvimento cristo. Ser como nosso salvador Jesus Cristo, passa ser a motivao da caminhada crist, e isto precisa ser despertado em ns desde cedo, se conseguirmos criar esta motivao, e este alvo claro em nossas crianas, ento estaremos formando uma gerao capaz de mudar este mundo. Este processo de crescimento supe etapas permanentes com elementos bsicos da vida humana visto numa dimenso bblica crist: a) Alimentao. Nossa vida carece de nutrio como um recm nascido, nossa natureza carece de Deus. A linguagem de Salmo 42.1-2 nos ajuda a ver isto: Como suspira a cora pelas correntes das guas, assim, por ti, Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?. O apstolo Pedro ilustra isto literalmente dizendo: desejai ardentemente, como crianas recm-nascidas, o genuno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvao.(Pe 2.2) Esta alimentao no conhecimento da Bblia, inclui a orao. Posso recordar o salmo 23 de cor desde quando era muito criana, era a orao que minha me fazia a beira da minha cama. Como necessitam de alimento para o corpo crescer e desenvolver, as crianas tambm necessitam de alimento espiritual. Apreender pores da Palavra e orao so valores decisivos para que haja o desenvolvimento cristo, e se comece a cultivar o interesse pelos elementos da f crist. b) Amor, carinho e acolhimento cristo. A criana precisa ser amada, ser acolhida, sentir-se parte de uma famlia. A maturidade emocional tem a ver, com relaes de acolhimento amoroso e relacionamentos maduros desde o nascimento. Por isso, decisivo que nossas crianas aprendam o caminho do amor de Deus, aprendam que: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo o que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna.(Jo 3.16) e Mas Deus prova o seu prprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por ns, sendo ns ainda pecadores. (Rm 5.8) So textos que revelam a natureza de Deus, sim Deus amor (1Jo 4.8), e isto precisa ser desenvolvido em cada criana, nada de jogos de guerra, nada de morte aos inimigos, mas de amar os inimigos, amar a todos sem restrio. O amor como ensinou Paulo, desenvolve em ns vrias outras virtudes: E tambm fao esta orao: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno

conhecimento e toda a percepo, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpveis para o Dia de Cristo, cheios do fruto de justia, o qual mediante Jesus Cristo, para a glria e louvor de Deus.(Fl 1.9-11) Isto ajudar construir a relaes comunitrias amorosas e sadias, uma nova comunidade. c) Descanso e crescimento. Assim como uma criana carece de alimentao e de amor e vida em comunho, ela precisa tambm de descanso, repouso, de uma base de repouso e confiana. Desde as pocas mais primitivas, o ser humano precisou de um lugar de refgio e descanso. Nossas crianas precisam ter isto claro em algum momento da sua vida, ou seja, assim como os braos dos pais lhes servem de refgio desde o nascimento, nossa f em Deus o nosso refgio por toda a nossa vida, isto nos est assegurado na Palavra: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vs o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de corao; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo suave, e o meu fardo leve. (Mt 11.28-30) e Deus o nosso refgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulaes(Sl 46.1) . Somente em Deus, minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvao. (Sl 62.1) Para ter esse refgio a criana precisa ter um momento claro em que j podendo entender o Evangelho, seja levada com clareza a fazer sua deciso por Cristo E, assim, a f vem pela pregao, e a pregao, pela palavra de Cristo.(Rm 10.17) Alguns pais no tem nenhuma timidez em catequizar seus filhos para fazerem deles torcedor do Flamengo, Vasco ou outro clube qualquer, nem sempre vemos este zelo no sentido de levar a criana a uma deciso de aceitar a Cristo como Salvador pessoal, e de segui-lo como Senhor e Mestre. Esta a mais importante deciso que um pai, me, av ou av pode levar a uma criana a tomar na sua vida, isto em nossa doutrina se chama Novo Nascimento. A idade? Voc me pergunta, eu respondo: No sei. Nossas crianas esto to precoces que suponho que muitas delas com cerca de 8 anos, j esto em condies de tomar esta deciso pessoal, reconheo que isto pode variar bastante. Ideal que, antes dos doze anos, seja ajudada a tomar esta deciso pessoal. Sendo preparada ento, para a confirmao na Igreja. d) Exerccio e crescimento cristo. Todo o crescimento supe exerccio, msculos se desenvolvem com exerccio. A f tambm se desenvolve com exerccio, prtica, experincia com Deus. Pois no campo da f, o exerccio toda ao que fazemos em obedincia a Palavra de Deus, e na dependncia do Esprito Santo, visando a expanso do Reino de Deus. Aqui entram diversas reas da caminhada crist.

d.1) Dependncia de Deus: (Jo 6. 68-69) d.2) Aprender de Jesus: (Mt 11.29) d.3) Permanecer em Jesus: (Jo 15.5) d.4) Obedecer a Jesus: (Jo 14.21) d.5) Testemunhar de Jesus: (At 1.8) Concluo dizendo, que h um potencial evangelizador em nossas crianas, no h limites para elas, com sua inocncia e espontaneidade, vo distribuindo folhetos e falando de Cristo com muito mais ousadia que a maioria dos adultos. Eu aprendi a importncia de evangelizar. Quando criana, amos Vila Batista Xavier, em Porto Alegre, nos domingos tarde distribuir folhetos. Eu e os demais meninos fazamos com grande alegria este trabalho. Ali, surgiu depois uma igreja, isto com a cooperao das crianas. Afinal, delas o Reino de Deus!

COMO ENCONTRAR UM CNJUGE!

A maioria de ns cresceu ouvindo historias de suspense ou lendo romances, em que o prncipe encantado levava a moinha pobre embora no seu cavalo, e eles viveram uma vida longa e feliz. Mas na vida real isso no acontece, e h milhares de pessoas solitrias. Como podemos achar um cnjuge? Aqui seguem algumas sugestes que podem ser til a voc nessa busca. 1. Coloque a sua vida por completo nas mos do Senhor atravs de uma orao consciente (Sl 37.4). Faa o Senhor Jesus no somente o seu Salvador, mas tambm o Senhor (dono) da sua vida. 2. Reflita em como voc poder crescer espiritualmente. Seu crescimento e maturidade espiritual so essenciais, independentemente se voc se casar ou no. Maturidade espiritual tambm ajudar voc a receber a direo de Deus neste assunto to importante. Carter de Cristo - fruto do Esprito (Gl 5.22,23). 3. Esquea o "prncipe encantado" e busque algum de acordo com a vontade de Deus para a sua vida (Rm 12.2; Mt 6. 9,10; Ef 5.17; 1 Jo 2.17). s vezes os nossos sonhos podem ser de Deus, mas na maioria das vezes so resultados de ter filmes ou romances lidos em excesso. Aprenda a diferena entre atrao fsica e amor verdadeiro, que realisticamente aceita o parceiro como ele . Em muitos pases existem servios de intermediao entre homens e mulheres, que desejam se casar. Muitas vezes trabalham atravs de anlises por computador. Voc preenche um formulrio com seus dados, e o computador procura a pessoa indicada para voc, com gostos e caractersticas idnticas. Neste caso, duas pessoas que se parecem, esto sendo aproximadas. Se as duas so irados, podero ter brigas fortes com pratos voando pela cozinha! Na verdade, se Deus aproxima duas pessoas, estas at podero ter algumas caractersticas idnticas. Porm, muitas vezes bem diferentes. Uma pode ser introvertida e tranqila, a outra extrovertida e

exuberante. Deus deseja que ns nos completemos, e mutuamente auxiliamos. No necessrio que sejamos iguais. 4. Decida nunca se casar ou mesmo sair com um(a) eventual candidato(a) que no seja crist(o) Ams 3.3; 2 Co 6.14-18; Gn 24.2,3). A Bblia nos indica que no devemos entrar em jugo desigual com um incrdulo, porque entre luz e trevas no pode haver comunho. 5. Comece a orar por um cnjuge, e agradecer a Deus por aquele(a) que Ele tem para voc (Sl 37.4). Creia que Ele ouvir a sua orao, e ir unir vocs. Lembre-se, que Deus no limitado sua igreja ou crculo de vivncia. Ele poder se isso for da vontade d'Ele, at trazer uma pessoa do outro lado do mundo para voc. 6. No diga: o que um cnjuge poder me oferecer? Mas diga: o que EU tenho para oferecer ao meu futuro cnjuge? (Ec 4.9-11) Se voc desejar que o seu futuro cnjuge tenha determinadas qualidades, voc mesmo tem que desenvolver essas qualidades na sua vida. Aprenda a arte de conversar com as pessoas, se interessando por elas, e de am-las. Homens e mulheres so atrados pessoas que amam e que se interessam pela vida dos outros, que tem personalidades amveis. Pare de pensar somente em voc e nos seus interesses e comea e se interessar por aquilo que tem a ver com outras pessoas. 7. Preencha os anos que voc passa sozinho(a) com coisas construtivas (Pv 18.24; 1 Co 15.33). Apie a sua igreja, doe tempo a Deus e aos outros. Talvez voc poder passar algum tempo fora do pas, para ajudar em misses; comea ter um hobby ou faa um curso, para ter uma escolarizao melhor, ou faa um curso num seminrio.

8. Busque equilbrio interior e fique livre de complexos e obsesses, antes que voc se case. Todos ns precisamos de cura em algumas reas das nossas vidas. Se duas pessoas entrarem no casamento com um saco de problemas nas costas, somara dois sacos!

9. Muitos cristos no cuidam da sua aparncia, pensando que somente a beleza interior importante (Ex. Rebeca e Jos do Egito Gn 24). Poucos de ns tem um rosto ou um corpo perfeito, mas cada pessoa pode ser atraente, se esta se cuidar. Conselho para as moas: experimente um corte de cabelo diferente, ou um estilo de roupas diferente. Se voc obeso(a) aprenda a se alimentar de forma equilibrada, faa exerccios fsicos, tome dois litros de gua por dia. Se voc cuidar do seu fsico, voc ter mais auto-confiana. Porm, h o excesso inverso tambm: homens e mulheres obcecados em cuidar do fsico, roupas e dietas. Seja moderado. Moa, no pense, que atravs do seu estilo sensual de se vestir voc atrair o prncipe encantado. Homens cristos, que levam a sua vida com Deus e sua pureza a srio, vem na moa sensual uma tentao, porque pensam que ela se oferece para aventuras sexuais. Eles, portanto fugiro de uma moa vestida e comportando-se de forma sensual.

10. Ore, para que Deus lhe mostre qual o plano dele para a sua vida. Talvez Ele tenha um ministrio ou uma direo especial para voc. Voc somente poder achar o melhor de Deus para voc, se voc trilhar o caminho que Ele lhe indicar. Uma moa foi Africa para fazer um trabalho missionrio entre uma tribo. Durante muitos anos ela era a nica estrangeira na tribo e na regio. Quando um homen sueco visitou o posto missionrio, o Senhor lhe falou que este homem seria seu marido. Ela era bastante sbia e espiritual para no se manifestar a respeito. Depois de um tempo, ele a pediu em casamento. A obedincia com qual ela seguiu o caminho do Senhor deram a ela um grande presente: um marido que trabalharia ao lado dela.

11. Moa, aprenda a cozinhar, decorar, costurar... Prepare-se de maneira pratica para o casamento.

12. Evite situaes na qual voc, sentindo-se solitrio, poder ser tentado a ceder a ter um relacionamento sexual. Isso poder acontecer quando algum lhe oferecer uma carona do servio para casa; no convide uma pessoa do sexo oposto sozinha para a sua casa ou apartamento; no pea aconselhamento de uma pessoa do sexo oposto sozinho. Se voc necessitar de aconselhamento ou orao, procure uma algum do mesmo sexo, ou marca com seu pastor e a esposa dele. (Pv 13.16; 14.35; 17.2; 22.3)

13. Muitas pessoas se casam porque receberam uma profecia ou palavra de conhecimento, que tal pessoa era para elas. Isso perigoso e as vezes irresponsvel. Os dons do Esprito podem confirmar um amor, mas somente quando Deus j nos mostrou pessoalmente que o relacionamento era da vontade d'Ele. Se no existir amor entre as duas pessoas, deve-se descartar essa "profecia".

14. Em alguns casos, Deus poder ter um ministrio para uma pessoa que poder ser melhor executado se a pessoa permanecer solteira - durante uma fase da sua vida ou durante toda a sua vida. Se voc tem a impresso que Deus pedir a voc esse sacrifcio, voc poder pedir que Ele faa cessar o desejo de casar em voc, e que lhe d o "dom de ficar solteiro", de no sentir necessidade de um relacionamento sexual. Tenha a certeza que voc ser mais feliz, solteiro(a), realizando o plano de Deus na sua vida, do que casado(a) fora da vontade de Deus.

No te amo mais

No te amo mais. Estarei mentindo dizendo que Ainda te quero como sempre quis. Tenho certeza que Nada foi em vo. Sinto dentro de mim que Voc no significa nada. No poderia dizer jamais que Alimento um grande amor. Sinto cada vez mais que J te esqueci! E jamais usarei a frase EU TE AMO! Sinto, mas tenho que dizer a verdade tarde demais...

S-ar putea să vă placă și