Sunteți pe pagina 1din 20

CINTIA APARECIDA SILVA GOMES

PATRIMNIO E MEMRIA: O FESTIVAL DE INVERNO NO MUNICPIO DE PARANAPIACABA - SP

FUNDAO SANTO ANDR SO PAULO SP 2011

CINTIA APARECIDA SILVA GOMES

PATRIMNIO E MEMRIA: O FESTIVAL DE INVERNO NO MUNICPIO DE PARANAPIACABA SP

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Ps Graduao da Fundao Santo Andr como requisito parcial disciplina Pesquisa em Histria sob orientao da Prof Dr Andrea Domingues.

FUNDAO SANTO ANDR SO PAULO SP 2011

Sumrio
1.

Introduo.......................................................................... 04 Objetivos............................................................................ 05 Justificativa........................................................................ 06 Metodologia....................................................................... 12 Cronograma...................................................................... 16 Referencias....................................................................... 17

2.

3.

4.

5.

6.

Introduo Paranapiacaba, um municpio de Santo Andr SP oferece diversas possibilidades de pesquisas nas prticas sociais de pessoas comuns, bem como outros aspectos da realidade social que se manifesta no cotidiano e nas diferentes artes de fazer da cidade. Sendo assim, foi preciso delimitar um recorte para melhor realizar esta pesquisa, deste modo, o projeto de pesquisa intitulado Patrimnio e Memria O Festival de Inverno no municpio de Paranapiacaba SP, tem como parte de seus objetivos analisar o Festival de Inverno de Paranapiacaba, que surgiu no ano de 2001 e ocorre sempre no ms de Julho, sendo o principal evento do calendrio das atividades na vila histrica de Paranapiacaba no municpio de Santo Andr SP. O presente estudo visa tambm analisar os significados e as representaes deste Festival para os moradores desta Vila e de que maneira ele divulgado pela imprensa, ajudando-nos a compreender os mecanismos utilizados pelo poder pblico vigente para atrair cada vez mais turistas para a Vila, e assim difundir seu patrimnio, cultura e histria. Atravs da pesquisa poderemos estabelecer uma leitura das relaes sociais vivenciadas por diferentes grupos, atravs de suas memrias em diferentes tempos, pois ao trabalhar com memrias estaremos trabalhando no ir e vir das lembranas do ano de 2001 aos dias atuais. O projeto proposto caminha no intuito de buscar as memrias e histrias que compem a histria social, cultural e econmica desta cidade, atravs de depoimentos orais, imagens e anlise de material de divulgao do evento, pois preciso compreender o que significou o inicio do Festival em 2001 para o municpio e seus moradores, bem como as mudanas ocorridas no municpio desde ento, alm de compreender o territrio e o cotidiano desses homens e mulheres que vivenciam essa prtica cultural.

Objetivos Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar o significado e a representao do Festival de Inverno de Paranapiacaba, para os moradores deste municpio. Como objetivos especficos podemos destacar: Analisar o processo de divulgao do Festival de Inverno de Paranapiacaba, bem como o papel da imprensa neste processo; Compreender o sentido da festividade para os homens e mulheres que vivenciam esta prtica cultural;

Justificativa O interesse pelo tema de pesquisa surgiu ao pensar o Festival de Inverno de Paranapiacaba como uma forma de incentivar o turismo e difundir o patrimnio histrico presente na cidade, pois de acordo com Marly Rodrigues:
A atividade turstica , portanto, produto da sociedade capitalista industrial e se desenvolveu sob impulso de motivaes diversas, que incluem o consumo de bens culturais. O turismo cultural, tal qual o concebemos atualmente, implica no apenas na oferta de espetculos ou eventos, mas tambm a existncia e preservao de um patrimnio cultural representado por museus, monumentos e locais histricos. (RODRIGUES, 2009, p. 15).

Deste modo, percebemos como o Festival de Inverno de Paranapiacaba utilizado para atrair turistas para a regio muitas vezes esquecida pelas pessoas, e para mostrar ao restante da populao o patrimnio histrico e cultural presente na cidade. Peter Burke (2008) ressalta que:
[...] pode parecer paradoxal incluir o espao na cultura material, mas os historiadores culturais, como os da arquitetura e os gegrafos historiadores antes deles, chegam a ler o texto de uma cidade ou de uma casa nas entrelinhas. A histria das cidades seria incompleta sem os estudos dos mercados e das praas, assim como a histria das casas seria incompleta sem os estudos do uso de seus espaos interiores. (BURKE, 2008, p. 93-94).

Desta maneira, compreendemos a importncia do espao por trs das histrias estudadas, assim preciso estudar o espao da cidade de Paranapiacaba para entendermos os diferentes significados da festividade de inverno da cidade tornando-se importantes alguns dados histricos referentes a essa prtica cultural. Paranapiacaba: Lugar de onde se v o mar, em tupi-guarani. A vila de Paranapiacaba e seu entorno constituem uma poro de territrio de grande importncia histrica e ambiental. Registra um perodo que mostra a influncia da cultura inglesa, ou ainda, a construo da arquitetura e da tecnologia inglesa sobre uma poro do territrio natural brasileiro que a Mata Atlntica, e est situada em Santo Andr no Alto da Serra do Mar, surgiu em 1860 com a instalao do acampamento dos trabalhadores da construo da primeira ferrovia do Estado de So Paulo que ligaria o porto de Santos e o Planalto. A ferrovia entrou em

funcionamento em 1867, o que acarretou um grande impulso na economia com o aumento do volume do transporte de caf, que eram feitas at ento no lombo de burros, em viagens que demoravam dias. Com o aumento da quantidade, tornou-se necessrio a construo de uma segunda linha no final do sculo XIX. A ampliao demandou a permanncia de um nmero significativo de pessoas para manuteno e operao da ferrovia. A empresa responsvel pelas atividades, a So Paulo Railway Company (SPR), decidiu ento construir a vila para abrigar a mo de obra. O primeiro ncleo de povoamento mais efetivo denominou-se Vila Velha (Parte Baixa), o qual foi estabelecido junto ao caminho que mais tarde designou-se Rua Direita. Para alm desse eixo principal, no foi implantado nenhum modelo de arruamento. Por esse motivo, a circulao por esse setor da Vila era feita com dificuldade e a distribuio das moradias se dava de maneira desordenada. Enquanto a Vila Velha resultado de uma ocupao urbana espontnea ocorrida a partir da implantao do canteiro de obras da SPR, a Vila Martin Smith (Parte Alta) o resultado de um plano urbanstico claro, expresso em ruas largas de traado ortogonal e regular, e pela implantao de edifcios padronizados. A Parte Baixa da vila segue as caractersticas inglesas, com obras em madeira. Ao mesmo tempo, na Parte Alta, do outro lado da ferrovia, foram instaladas uma igreja catlica e comrcio para abastecer o local. Em 1946, com o fim de sua concesso, a SPR foi encampada pela Unio e passou a se chamar Estrada de Ferro Santos-Jundia. A Rede Ferroviria Federal S.A. (RFFSA) a assumiu em 1957. No ano de 2002 a Prefeitura de Santo Andr adquiriu Paranapiacaba e desde ento tem investido no local com a preocupao de cuidar do patrimnio histrico e ambiental. Outro ponto levado em considerao a gerao de empregos e renda para os moradores do destino. Para isso, a Prefeitura de Santo Andr passou a instalar ma estrutura a fim de receber visitantes bem como a implantao de servios de turismo, pousadas e restaurantes, entre outros. O local ganhou tambm uma srie de eventos que visam atrair mais pessoas para a vila, sendo o principal desses eventos o Festival de Inverno de Paranapiacaba que surgiu em 2001, com uma pequena programao e desde ento, a cada ano as atraes so incrementadas. O evento j de tradicional importncia no calendrio da cidade, contando sempre com alguns dos melhores nomes da msica popular brasileira em

apresentaes em diversos pontos da vila. Alm das apresentaes, outras atraes so a alimentao, o artesanato local e o patrimnio histrico tombado pelo Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimnio Histrico, Artstico, Arquitetnico-Urbanistico e Paisagstico de Santo Andr). Para uma melhor compreenso do tema proposto no projeto de pesquisa sero trabalhadas algumas categorias como cultura, memria, cidade e patrimnio, e para isso necessrio pensar esses conceitos atravs de leituras bsicas que contribuem com a discusso terica e nos ajudam a problematizar e entender o Festival de Inverno de Paranapiacaba, que atrai turistas de todos os lugares, fazendo com que o seu patrimnio seja lembrado e divulgado, pois de acordo com Funari e Pelegrini: O turismo cultural um dos principais subprodutos da classificao de um stio como patrimnio da humanidade. (FUNARI E PELEGREINI, 2009, p. 26). Ainda de acordo com os autores:
A valorizao do patrimnio cultural e a necessidade de reabilitar os centros histricos, na atualidade, constituem premissas bsicas dos debates sobre o desenvolvimento sustentvel nas cidades latino-americanas, pois esses centros representam a sntese da diversidade que caracteriza a prpria cidade. Vista por esse ngulo, a reabilitao dos centros histricos, alm de potencializar a identidade coletiva dos povos e promover a preservao de seus bens culturais materiais e imateriais pode contribuir para o desenvolvimento econmico e social e, ainda, otimizar os custos financeiros e ambientais do desenvolvimento urbano, atravs do aproveitamento da infraestrutura de reas centrais e do incremento da indstria turstica. (FUNARI E PELEGRINI, 2009, p. 29).

Com base nesse trecho, podemos entender o Festival de Inverno de Paranapiacaba como uma forma de atrair turistas para conhecer a cidade, e assim aumentar os custos financeiros fazendo com que o desenvolvimento urbano cresa, no entanto essas aes pelo patrimnio tornaram-se veculos de propaganda empresarial que tomam o patrimnio como uma mercadoria, um produto cultural, ou nas palavras de Canclini (1998) uma cidade-espetculo, ou seja, um objeto de consumo. A partir da realidade vivida, o objetivo trabalhar a contemporaneidade, o nosso tempo, os participantes desse Festival dentro da relao espao, tempo a partir do ano de 2001, pois de acordo com a historiadora Da Ribeiro Fenelon:
[...] reconhecer-se como dimensionar o tempo vivido, na mesmo sendo participante destes um desafio, que a muitos no sujeito da pesquisa e ter de delimitao de um objeto dado, projetos analisados; certamente parece pertencer ao campo da

disciplina histrica, reservado que est o tempo presente, a outros estudiosos do social, que no o historiador. (FENELON, 1993).

No dilogo estabelecido entre um passado prximo e o presente, e na multiplicidade da cidade nos diversos modos de viver, buscamos perceber como o Festival de Inverno e os sujeitos envolvidos nele fazem parte da histria da Vila de Paranapiacaba, e o modo como as percepes, sentimentos, hbitos, valores se transformam e como estas transformaes incidem nas prticas culturais que esto relacionadas ao Festival. Nesse sentido, Canclini (1998) nos mostra o conceito de Hibridismo Cultural para expressar os processos socioculturais nos quais as estruturas ou prticas discretas, que existiam de forma separada, se combinam para gerar novas estruturas, objetos e prticas. Para este trabalho importante uma reflexo sobre o conceito de cultura. Roger Chartier nos diz que:
A histria cultural, tal como a entendemos, tem por principal objetivo identificar o modo como em diferentes lugares e momentos uma determinada realidade social construda, pensada, dada a ler. (CHARTIER, 1990, p. 13).

Portanto, consideramos a cultura como capaz de abarcar modos de vida global, vida que, de acordo com Thompson (1981) representa sempre uma luta, que de classe e se d tambm no campo dos valores e dos interesses, porque pessoas experimentam suas vivncias, situaes e relaes produtivas como necessidades e interesses, mas tambm como antagonismos, tratam essa experincia em sua conscincia e sua cultura das mais complexas maneiras. Ainda, segundo Thompson (2002) muito do que hoje os historiadores entendem por cultura era referido como costume no sculo XVIII, e mesmo em sculos anteriores. Costume, na maioria dos casos, aparecia como uma segunda natureza dos homens. Assim, partindo deste contexto, das documentaes e das experincias dos moradores de Paranapiacaba, diversas problemticas surgiram, como por exemplo:

Quem so esses homens e mulheres que participam ativamente ou no desse festival? Como os diferentes interesses que surgiram para o acontecimento do evento atingiram essas pessoas?

Como esses personagens ativos percebem e se inscrevem quanto sujeitos sociais dentro do festival? Quais as imagens que eles possuem do Festival de Inverno? Que leituras fazem do Festival atravs dos anos? Qual a poltica e o uso do poder pblico sobre a festa? A partir das questes acima e da histria de vida dos personagens envolvidos

com o Festival se estabelece uma reflexo sobre as prticas cotidianas desses agentes sociais, que fazem surgir novas questes no decorrer da pesquisa, como por exemplo, pensar tambm os diferentes significados do Festival para aqueles que o produzem e para o povo que participa de forma geral, assim surgem outras questes como: Como funciona a organizao poltica local e o uso do Festival? O poder institudo tenta fazer uso do Festival a seu favor? O Festival no se deixa capturar por esses usos? H a tentativa de fazer do festival um produto turstico? Qual a leitura dos elementos que compem o festival pelos turistas e visitantes? O festival visto por eles como espetculo e diverso? Para responder essas e outras questes que ainda iro surgir, preciso analisar a imprensa escrita e o material de divulgao do evento, pois atravs destes, podemos perceber as intenes dos organizadores do evento, bem como o foco dado a esta divulgao e, alm disso, analisar tambm os discursos dos moradores da Vila, pois desta maneira compreenderemos melhor como vivem as pessoas que participam ativamente ou no do Festival. No decorrer do estudo sobre o Festival de Inverno de Paranapiacaba procuro caminhar para o entendimento da sociedade que o compe, bem como seus fatos ou fenmenos sociais, envolvendo elementos polticos, sociais, culturais e econmicos. Nesse sentido, enfatizamos a ideia de que a cidade uma construo dos homens e que, portanto, nunca pode ser apenas racional. Ela memria organizada

e construo convencional, natureza e cultura, pblico e privado, passado e futuro. A mudana a caracterstica das cidades, mas toda mudana tem histria e personagens, alm de uma trama de desejos individuais e de projetos. Canclini nos diz:
Grafites, cartazes comerciais, manifestaes sociais e polticas, monumentos: linguagens que representam as principais foras que atuam na cidade. Os monumentos so quase sempre as obras com que o poder poltico consagra as pessoas e os acontecimentos fundadores do Estado. (CANCLINI, 1998, p. 301-302)

Assim comprendemos a cidade como o lugar onde as transformaes instituem-se ao longo do tempo histrico com caractersticas marcantes, e a cidade nunca deve surgir apenas como um conceito urbanstico ou poltico. Pois ela sempre o lugar da pluralidade e da diferena e por isto representa e constitui muito mais do que o simples espao de manipulao do poder. possvel compreender a importncia do espao por trs das histrias estudadas, assim preciso estudar o espao da cidade de Paranapiacaba para entendermos os diferentes significados da festividade de inverno da cidade. Sendo assim, o estudo de Histria Local de grande importncia para o estudo desta pesquisa, posto que o estudo da Histria Local significa optar por temticas ligadas ao cotidiano de comunidade especficas, com referncia espacial e temporal, exatamente a temtica abordada nesta pesquisa. O estudo da Histria Local o estudo das particularidades, sem perder de vista os componentes universais da histria, e no mbito local que a histria vivida, em tempos de globalizao, reinventar o local tambm uma forma de reinventar a emancipao social. A Histria Local e Regional nem sempre teve importncia no mundo acadmico, os trabalhos relacionados ao tema surgiram no final da dcada de 1980, e isso s foi possvel graas a nova concepo metodolgica que surgiu na Frana em 1929, denominada de Nova Histria. A partir da, passou a existir uma diversificao no objeto de estudo do pesquisador, e a histria regional constitui uma das possibilidades de investigao e de interpretao histrica, posto que atravs da histria regional busca-se aflorar o especifico, o proprio, o particular. Atravs do estudo da Histria Local ampliou-se a viso dos agentes elaboradores da histria, pois possvel compreender que todos ns somos sujeitos

da histria e todos ns fazemos histria, deixou-se um pouco de lado a noo tradicional da narrativa histrica para buscar uma histria problema, como nos esclarece o historiador Peter Burke:
(...) a nova histria comeou a se interessar por virtualmente toda a atividade humana. (...) Nos ltimos trinta anos nos deparamos com vrias histrias notveis de tpicos que anteriormente no se havia pensado possurem, como por exemplo, a infncia, a morte, a loucura, o clima, os odores, a sujeira, os gestos, o corpo. (...) O que era previamente considerado imutvel agora encarado como uma construo cultural , sujeita a variaes, tanto no tempo quanto no espao. (Burke, 1992, p. 11).

Desta maneira, nota-se a importncia do estudo da Histria Regional e Local no universo historiogrfico, pois ela aproxima o historiador do seu objeto de estudo. A narrativa deixa de ser fundamentada em temas distantes para se incorporar aos fenmenos histricos da regio, consequentemente do municipio. Passa a existir a construo de uma histria plural, sem qualquer tipo de preconceito e os excludos passam a ter voz. E ainda, mais importante, valorizar a memria que no est apenas nas lembranas das pessoas, mas tambm nas marcas que a histria deixou ao longo do tempo em suas avenidas, monumentos, equipamentos, ou nos seus espaos de convivncia e no que resta de planos e polticas oficiais sempre justificadas como o necessrio caminho do progresso e da modernidade. Nessa perspectiva, a problemtica da pesquisa mostra as diferentes possibilidades de fazer da histria um constante exerccio de construo, que revela uma novo postura diante do objeto de estudo quando perguntamos quem so esses homens e mulheres que vivem em Paranapiacaba, como o cotidiano deles no perodo do Festival de Inverno, que leitura fazer da cidade antes do Festival e atualmente. Dessa maneira, se encontra um dos maiores desafios e importncia dessa pesquisa: compreender o Festival de Inverno de Paranapiacaba em suas multiplas funes, e fazer com que as experiencias da populao que participam desse Festival se reencontrem com a dimenso histrica.

Metodologia Aps a realizao de uma pesquisa bibliogrfica sobre os principais conceitos que trilham este estudo, teve incio uma busca pelas fontes que permitiram estabelecer as problemticas da pesquisa, bem como os vrios aspectos que a envolvem. Este levantamento de fontes confirmou a importncia do uso da histria oral para auxiliar nos estudos das experincias e no entendimento do cotidiano dos moradores de Paranapiacaba que vivenciam o Festival de Inverno de 2001 at o presente momento. Por conta da necessidade de fontes orais foram realizadas entrevistas durante o perodo que foi de 07 a 19 de janeiro de 2011, embora o nmero de entrevistas seja pequeno, apenas trs, nos permitiu levantar questionamentos e problemticas, j levantadas na justificativa, que nos nortearam durante a anlise dos depoimentos realizados. A fonte oral foi escolhida por sua multiplicidade de abordagens, de convivncia com suas prprias fontes, por poder ouvir da prpria pessoa a sua histria de vida atravs do tempo, por conta dessa possibilidade de dar voz a esses agentes. Ela no um fim, mas sim um caminho para se fazer uma histria do presente. Os depoimentos sero utilizados da melhor maneira possvel, de acordo com as necessidades e com o surgimento de novas problemticas e temticas na pesquisa, para analis-los, constantemente de maneira dialtica junto a teoria, pois essa juno de ambos, dar a base para este estudo. O fato de a histria oral ser utilizada como principal metodologia de pesquisa no significa a excluso de outras fontes que sero utilizadas na medida em que forem necessrias no decorrer da pesquisa, como por exemplo, os materiais de divulgao acerca do Festival de Inverno de Paranapiacaba. De acordo com Helosa de Faria Cruz e Maria do Rosrio da Cunha Peixoto: A importncia crucial dos meios de comunicao na atualidade faz da reflexo sobre a comunicao social um campo interdisciplinar estratgico para a compreenso da vida contempornea. (CRUZ, PEIXOTO, 2007, p. 254). Deste modo, os meios de comunicao servem

como uma forma da cidade mostrar seu patrimnio cultural, e divulgar as belezas ali existentes, bem como aumentar o comrcio turstico do local. O uso da histria oral permite entendermos aspectos que no poderiam ser entendidos de outra forma, pois se refere histria de pessoas atingidas diretamente, por tudo que o Festival proporciona como nos diz Amado:
[...] o uso do testemunho oral possibilita histria oral esclarecer trajetrias individuais, eventos ou processos que s vezes no tem como ser entendidos ou elucidados de outra forma: so depoimentos de analfabetos, rebeldes, mulheres, crianas, miserveis, prisioneiros, loucos... So histrias de movimentos sociais populares, de lutas cotidianas encobertas ou esquecidas, de verses menosprezadas; essa caracterstica permitiu inclusive que uma vertente da histria oral se tenha constitudo ligada histria dos excludos. (AMADO, 2002).

Desta maneira podemos entrar no mundo dos prprios agentes inseridos no estudo de nosso trabalho, e assim entender seus papeis como tais, atravs do modo como cada um conta suas histrias. De acordo com Portelli:
[...] a histria oral ao se interessar pela oralidade procura destacar e centrar sua anlise de viso e verso que dinamizam do interior e do mais profundo da experincia dos autores sociais. (PORTELLI, 1997, p. 16).

O mtodo da Histria Oral um instrumento de grande importncia, no que se referir a prtica como memrias, pois a documentao oral permitir que ao longo da pesquisa possamos refletir sobre diferentes vises relatadas sobre esse Festival que como agentes histricos sero capazes de expressar uma viso diferente da Histria Oficial e da divulgao da Imprensa. Deste modo, as memrias so experincias construdas historicamente e constantemente modificadas extremamente importantes para a constituio do presente. fundamental pensar a relao entre memria, experincia e diversidade cultural para discutir o Festival de Inverno de Paranapiacaba, no municpio de Santo Andr em So Paulo, no perodo de 2001 at o tempo presente. Alessandro Portelli (1997) ao falar sobre histria oral destaca o pluralismo resultante dessa prtica que trata das vises particulares da verdade, e isso permite a construo do conhecimento por vrias abordagens, ressaltando que o depoimento dado de acordo com o filtro da memria do entrevistado e a sua escolha sobre o que quer relatar ou no.

Portelli tambm se refere as entrevistados e diz que:


[...] podemos ter status, mas so eles que tm as informaes, e gentilmente compartilham-nas conosco. Manter em mente esse fato significa lembrar que estamos falando no com fontes nem estamos por elas sendo ajudados mas com pessoas. (PORTELLI, 1997, p. 27).

Sendo assim, o encontro com eles deve traar essa relao, na qual os depoentes no se sintam como objetos de estudo, mas sim sujeitos vivos e ativos no processo histrico. Portelli tambm nos mostra as diferenas existentes nos depoimentos e nas pessoas que sero entrevistadas:
[...] a histria oral tende a representar a realidade no tanto como um tabuleiro em que todos os quadrados so iguais, mas como um mosaico ou colcha de retalhos, em que os pedaos so diferentes, porm formam um todo coerente depois de reunidos. (PORTELLI, 1997, p. 27).

Outra fonte de pesquisa de extrema importncia so as fotografias, cabe ressaltar que as fotografias que sero utilizadas no decorrer do texto servem como auxilio de visualizao da narrativa histrica. Alm disso, as fotografias servem para uma reflexo sobre como essas imagens podem se tornar uma fonte, um documento dentro da anlise histrica, proporcionando uma discusso com as demais fontes de pesquisa, como nos mostra Borges:
Hoje no mais se duvida da natureza polissmica da imagem, da variabilidade de sentidos de suas formas de produo, emisso e recepo. Sabe-se que uma imagem visual uma forma simblica cujo significado no existe per si, quer dizer, l dentro, como coisa dada que pr-existe ao olhar, inteno de quem o produz. Vista sob essa tica, ela deixa de ser espelho ou a duplicao do real, como queriam os historiadores da historiografia metdica. Apresenta-se como uma linguagem que no nem verdadeira nem falsa. Seus discursos sinalizam lgicas diferenciadas de organizao do pensamento, de ordenao dos espaos sociais e de medio dos tempos culturais. Constituem modos especficos de articular tradio e modernidade. Por tudo isso, sabe-se que uma dada imagem uma representao do mundo que varia de acordo com os cdigos culturais de quem a produz. (BORGES, 2008, p. 80).

As fotografias serviro como suporte da memria, e segundo Kossoy:


[...] toda fotografia um resduo do passado, uma fonte histrica aberta a mltiplas significaes. Apesar do amplo potencial de informao contido na imagem, ela no substitui a realidade tal como se deu no passado. Apenas traz informaes visuais de um fragmento do real, selecionado e organizado esttica e ideologicamente. (KOSSOY, 2001).

Assim, a imagem torna-se uma espcie de ponte entre a realidade retratada e outras realidades. Como nos mostra Fenelon (2004) a partir de memrias possvel chegar a outras histrias, principalmente aquelas que esto no campo de resistncia e necessrio buscar entender a cultura como expresso de todas as dimenses da vida, incluindo valores, sentimentos, emoes, hbitos e costumes, associada a diferentes tipos de realidade. (FENELON, 2004, p. 09). O Festival de Inverno de Paranapiacaba deve ser observado com um:
olhar poltico sobre o presente e, do presente sobre o passado [...] O olhar poltico no exclui [...] a dimenso esttica, antes se relaciona com ela em sua origem, colocando-a [...] no seu prprio centro. Ao mesmo tempo, o olhar poltico segue a moral de no passar ao largo de si mesmo; aponta e recorda a histria de sua composio, das desigualdades e das clivagens sociais que figuram entre suas condies de possibilidade. (SARLO, 1997, 58-59)

Desta maneira, temos que refletir que a pesquisa ser formada por diferentes fragmentos de lembranas e realidades, vivas e inacabadas, e a partir dessas memrias que se constroem e criam identidades, o festival parte fundamental para a histria de Paranapiacaba, sendo uma maneira de mostrar o seu grande patrimnio arquitetnico e sua cultura.

Cronograma Meses / 2011 Janeiro Atividades Previstas - Realizao de algumas entrevistas para o Projeto de Pesquisa; - Redao do Projeto de Pesquisa; Fevereiro Maro Abril Maio Junho - Entrega a Prof Andrea Domingues; - Levantamento Bibliogrfico - Pesquisa de Campo - Realizao e transcrio das entrevistas; - Pesquisa de campo nos rgos pblicos; - Anlise de fontes histricas; - Leituras bibliogrficas; - Pesquisa de campo; - Anlises de entrevistas; - Leituras Bibliogrficas; - Analises entrevistas; - Anlises de fontes histricas.

Referncias: AMADO,Janaina (orgs.). Usos e abusos da histria oral. 5 d. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2002 BLOCH, Marc. Apologia da Histria ou o oficio do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,2001. BORGES, Maria Eliza Linhares. Histria & Fotografia. 2. ed. Belo Horizonte: Autntica, 2008. BURKE, Peter (org.). A Escrita da Histria Novas Perspectivas. So Paulo, UNESP, 1992.

BURKE, Peter. O que Histria Cultural. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Mdia. Europa. 1500-1800. Trad. CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Hbridas. 4. ed. So Paulo: Edusp, 2006. CHARTIER, Roger. A Histria Cultura. Entre prticas e representaes. Lisboa: Difel, 1990.

CRUZ, Heloisa de Faria e PEIXOTO, Maria do Rosrio da Cunha. Na oficina do historiador: Conversas sobre histria e imprensa. In: Revista Projeto Histria. PUC/SP. So Paulo: EDUC, n.35, 2007.

DIAS, Maria Odila Leite da Silva. Quotidiano e poder. So Paulo: Brasiliense, 1995. FENELON, Da Ribeiro (et. al). Muitas memrias, outras histrias. So Paulo: Olho Dgua, 2004.

FUNARI, Pedro Paulo e PELEGRINI, Sandra C. A. Patrimnio Histrico e Cultural. 2. Ed. Rio de Janeiro, 2009. GRANET-ABISSET, Anne Marie.Trad. Yara Maria Aun. O historiador e a fotografia. In: Revista Projeto Histria, So Paulo: Educ, n.24, 2002. HALL, Stuart. Da Dispora identidades e mediaes culturais. Belo Horizonte: UFMG/ UNESCO, 2003. HOBSBAWN, Eric. Sobre a Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 216-231. Kossoy, Borris. Fotografia & Histria. 2. ed. So Paulo: Ateli Editorial, 2001.

PORTELLI,Alessandro. Tentando entender um pouquinho: algumas reflexes sobre a tica da histria oral. In: Revista Projeto Histria, n. 15 tica da histria oral. RODRIGUES, Marly. Preservar e Consumir: o patrimnio histrico e o turismo. In: FUNARI, Pedro Paulo e PINSKI, Jaime (orgs). Turismo e Patrimnio cultural. 4. Ed. So Paulo: Contexto, 2009. SARLO, Beatriz. Paisagens Imaginrias. 1.ed. So Paulo: Edusp, 2005. THOMPSON, E.P. A misria da Teoria. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. THOMPSON, E.P. Costumes em comum. So Paulo: Companhia das Letras, 2002. VIEIRA, Maria do Pilar Arajo (et al). A pesquisa em Histria. So Paulo: tica, 2004.

S-ar putea să vă placă și