Sunteți pe pagina 1din 4

Resumo de Psicologia.

Influncias no Pr e Perinatal do Nascimento .


O puerprio tem como incio a dequitao da placenta da qual possui duraes variveis: Puerprio legal: 40 dias Puerprio orgnico: at 90 dias Puerprio social: at 120 dias Puerprio psicolgico: no possui tempo preciso para trmino. Ainda no puerprio caracteriza -se a delimitao,ou seja,a puerpra no aceita o trauma de perder a co -relao com o filho,do qual a pouco tempo encontrava -se no seu ventre.Esse trauma de sepa rao rapidamente diminudo com a relao de me-filho.

Aspectos Psicolgicos.
Aps o parto a puerpra passa por fortes emoes que tornam -na uma pessoa debilitada,confusa com a sua nova realidade de vida onde possui caractersticas de euforia e depresso que se alternam,esses sintomas so causados devido a mudanas bioqumicas que so processadas aps o parto. Os sintomas podem ser relativos a outros fatores como frustaes e monotonia desde internao ao fim da gravidez ou at o simples fato da puerpra de ter que se conscientizar com sua nova realidade,sabendo que possuir novas responsabilidades mas tambm tem o prazer da maternidade consigo. De acordo com Maldonado: O nascimento pode ser vivido como uma amputao. Onde a mulher se d conta que o beb no mas,uma fantasia e, sim uma realidade de vida diante dessa nova etapa de vida a amamentao se torna fundamental pra uma boa interao da me -beb. Um mau puerprio pode causar uma Psicose Puerperal,que tem como carter o total repdio da puerpra com o beb,onde ela se encontra horrorizada com o beb e permanece triste se ausenta do convivio com o mesmo na qual comea a obter ideias delirantes do tipo de parania. Existe outra depresso anormal que a mani aca onde a puerpra se sente in difrente ao que aconteceu com ela e faz de tudo para se manter distante do b eb fazendo com que outras pessoas cuidem do seu filho.

Quando a me tem alta hospitalar e o beb permanece enternado,quais as mudanas previstas para essa situao.
Essas mudanas podem acontecer quando h o nascimento de um filho prematuro,quando esse conhecimento se torna real os pais temem de sua capacidade para cuidar daquele ser o queal eles nem imaginam que ir precisar mais ainda deles. A famila pode compartil har experincias com o RN,experincias das quais vo os ajudar a lidar com o prematuro, ajudando na total i nterao da famila e da equipe. O Mtodo Me Canguru possibilita o contato pele a pele precoce dos pais com o RN prematuro ou de baixo peso,pode ser provisrio pelo tempo que ambos acharem necessrio que seja prazeroso e suficiente que possa p ermitir o cuidado com seu filho.

O retorno para casa: a puerpra ter que lidar com os outros filhos,marido e afazeres domsticos,tudo ao mesmo tempo,podendo gerar ansiedade e depresso.
Em seu perodo gravdico a puerpra tem mudanas biolgicas,psicolgicas e sociais.Ao voltar a sua vida habitual a puerpra se encontra vulnervel fisicamente e psicologicamente. Nessa nova etapa de sua vida ela poder lidar co m situaes de cimes ou comportamentos caprichosos de seu filho mais velho.Com a chegada do beb os sintomas da depresso so comuns. A depresso ps parto um transtorno depressivo que ocorre entre a 4 e a 12 semana aps o nascimento do beb (CID 10).Es sa depresso tem uma prevalncia de 10 a 15% das mes nos primeiros 2 meses ps -parto podendo persitir em at 70% das mes at os primeiros 6 meses de vida do beb. Suas causas vo de fatores biolgicos e fatores psicolgicos.

Me Cuidadora.
Sente prazer em cuidar de seu beb,de amamentar e ficar sozinha com ele,com esse instinto materno a me pode repetir com o filho aes da qual ela tinha quando criana,que servem para estabelecer um vinculo maior com seu beb. O cuidado com o beb varia de me para me,algumas mes cuidam de seus bebs sozinhas outras pedem ajuda de suas familiares expecificamente de suas prprias mes.

Amamentao.
uma fiologia desencadea por 2 principais hormnios a prolactina e ocitocina que se tornam responsveis pelo reflexo de descida do leite que pode ser afetado por fatores psicolgicos como angstia,ansiedade e insegurana. Amamentar o beb no seio no s garante o lao afetivo dele com a me ,mas sim o seu desenvolvimento psicolgico.

Me Adolescente.
As me adolescente demonstram as preocupaes e ansiedades comuns da gravidez,a internao obstrtrica em muitos casos e a primeir a vez que se afastam da famlia isso gerar uma maior ansiedade. Em casos de gravidez indesejada,estudos apontam algumas adolescentes que so assistidas pelo servio de sade: Algumas demonstram afeto com seus filhos; Outras apresentam rejeio consciente ou inconsciente a gravidez e ao beb. Condutas da enfermgem com essas mes adolescentes: Observar sinais de complicaes ps -parto; Supervisionar os cuidados que a me tem com o beb,orientando quando necessrio; Sempre estimular o aleitamento materno; Aps a alta fazer acompanhamento da me adolescente,filho e famlia. As visitas devem estar dispostas a ouvir e falar somente da criana,e se houver tal visita que no queira preferivel que no v visita.Pois, poder magoar a puerpra se a visita for comentar de outros assuntos.

Atividade Sexual.
A volta da rotina matrimonial pode ser dificultosa na fase de abstinncia algumas mulheres reclamam da diminuio de desejo pelo seu parceiro,isso ocorre pelos altos nives de prolactina. Com isso o marido se depara com uma mulher que chora,que vive uma grande atividade social e outros descuidos dessa mulher.Esse homem se sente sozinho,abandonado e ma l-tratado. Os homens sentem essa falta de dilogo e de sexualidade como um certo cime, nas mulheres predomina o sentimento de abandono ou que algum vai lhe roubar o marido e demonstram hostilidade ao seu companheiro.Na 3 semana ambos sentem ansiedade que decorrente do desejo sexual.Na 4 semana a mulher sente uma extrema necessidade de ser resgatada pelo marido de sua regresso,mas este pode est em profundo ressentimento. O puerprio se torna a fase mais dificil para o marido,pois ele desencadea um ci me que se acentua devido ao que era uma simples relao parcial agora se tornaou uma realidade e comsome a maior parte do tempo de sua mulher.

O Reatamento das Relaes Sexuais.


Esse reatamento pode acontecer aps um perodo de quarentena puerperal que com autorizao do obstetra poder se reinicializar as relaes sexuais. A maior preocupao da mulher com esse reatamento sexual de estar prejudicada ou rompida por dentro ou de ter perdido os seus rgos genitais ou at uma sensao dolorosa da cicatr iz episiotomia O homem acaba assumindo a fantasia de que sua mulher se acha prejudicada e tem a presena do filho,alegando que seu repouso pode ser perturbado pela relao sexual. Esse reatamento pode ser frustante e insatisfatrio os primeiros contatos pode ainda haver regresso e gerar ansiedade de ambos.

S-ar putea să vă placă și