Sunteți pe pagina 1din 6

O obreiro e a teologia

O tema sugerido para a Palestra desta manh, aponta para a ligao que deve haver entre o obreiro e a teologia.

Mas o que ser a Teologia!


Etmologicamente o Estudo (Logia) de Deus (Theos). Porm, devido a nossa limitao intelectual (devido ao pecado e por sermos criao e no criadores) impossvel estudarmos a Deus em sua plenitude. Mas se impossvel termos um conhecimento total sobre Deus em sua Plenitude, tambm verdade que embora limitados a prpria Bblia nos ensina que ns temos que crescer: no conhecimento de Jesus ( gnose)(II Pe.3:18); no manuseio da Palavra de Deus(IITm2:15); crescer em tudo naquele que a cabea (Ef.4:15).

Este tipo de crescimento no conhecimento tem dois lados.


Um que aponta para o crescimento no conhecimento atravs da experincia, da convivncia (Os.6:03) e outro que aponta para o crescimento no conhecimento cognitivo,intelectual ( Apolo , Paulo). O obreiro , chamado, vocacionado por Deus nunca deve estar apegado somente a um dos lados, ou s experincia ou s intelectual, pois isto, o levar ou s para a meninice ao qual Paulo cita em I Corntios, ou somente para o intelectualismo frio e sem vida. Por que importante no agirmos negativamente como meninos. A criana aprende primeiramente por imitao sem uso da plena conscincia o qual til somente para a idade infantil, porm para a idade adulta importante o ser humano agir com conscincia, sabendo discernir o porque o para que das coisas, e o cristo, principalmente o obreiro que tem a mente de Cristo deve pela atuao ddo Esprito Santo usar sua conscincia e intelecto que agora, no somente uma faculdade humana, mas que influnciada e guiada por Cristo. E importante tambm no se apegar somente com com o intelectualismo, pois isto nos levar para um cristianismo sem vida, sem graa, sem a presena poderosa e real de Deus no nosso viver ministerial. Portanto, a Teologia pode ser caracterizada como o estudo consciente , organizado, porm limitado de tudo aquilo que est relacionado com a criao de Deus.Portanto

na Teologia no estudamos propriamente Deus como objeto, isto seria uma afronta, na Teologia o ser humano procura entender em uma linguagem acessvel a todos : Aquilo que Deus e temos acesso, por exemplo, os Atributos de Deus esto manifestos na Bblia, ento podemos procurar entender o que eles representam para ns;

Mas ainda atravs da Teologia podemos entender entre tantas doutrinas


e ensinos: Quem o Ser Humano(Antropologia); Tricotmico, Dicotmico O que a Salvao(Soteriologia); Regenerao(Novo Nascimento), Justificao,Adoo de filhos, Santificao, Glorificao Como realizamos um culto a Deus(Liturgia); de forma individual, de forma coletiva Como exercer o ministrio Pastoral(Poimnica); Como administar a igreja enquanto organizao(Eclesiologia); O modo de governo deve ser :Episcopal, Congregacional, Presbiteriana.Quais so os ministrios exercidos na igreja Qual a viso de mundo (cosmoviso)que a Bblia possui; A Bblia Como Deus se manifesta; O que a orao; Qual a doutrina bblica sobre os ltimos dias (Escatologia); Etc...

Sabendo que no devemos ser nem s movidos por experincias e nem s pelo intelecto, quero a partir de agora concentrar -me na importncia da Teologia na vida do obreiro equilibrado .

Como a Teologia pode nos ajudar a sermos estes obreiros Equilibrados!


1 Dando-nos a conhecer quem a Fonte verdadeira e real das nossas consideraes: I Co.2:12, Jo.14:16,26; 16:13. 2 Permitindo-nos conhecer quem o Verdadeiro Meio para as nossas concluses: Rm. 15:04;II Tm.3:16;IIPe. 1:23.

3 Possibilitando -nos explicar de maneira mais clara e objetiva os ensinos das Sagradas Escrituras. Por exemplo: Caso queiramos pregar ou algum perguntar: Onde a Bblia prova que o Esprito Santo uma Pessoa. Ns podemos pregar e dizer quando ela nos mostra que Ele Tem um INTELECTO I Corntios 2;10,11 e Romanos; Tem uma VONTADE poderosa I Corntios 12:11 ; Tem profundas EMOES e SENTIMENTOS Romanos 15:30. Porm estas faculdades que pertencem a uma Pessoa, no esto colocadas em um nico lugar, em uma nica passagem da Bblia, elas esto espalhadas pelos Livros da Bblia e assim quando ns procuramos organizar, ajuntar estas passagens , ns estamos fazendo teologia. Mas a Bblia nos mostra ainda qu e o Esprito Santo uma Pessoa, pois Ele:
1. ENSINA So Joo 14:26

um maravilhoso mestre que domina todas as lnguas e trabalha no crebro humano, se o permitirem, com o objetivo de ensinar-lhes sobre Cristo e Sua Palavra.
2. TESTEMUNHA ACERCA DE CRISTO - So Joo 15:26

Uma de suas principais misses apresentar, revelar a Cristo Jesus, Seu carter, Seus ensinamentos, Seus milagres, Sua morte, e Sua ascenso, etc.
3. ESCUTA-NOS - So Joo 16:13

Tem agudeza auditiva para escutar nossos clamores e pedidos audveis e silenciosos. Tambm discerne e l os pensamentos que no foram expressos em palavras. Ele interpreta nossas oraes e as apresenta a Deus como devem ser apresentados.
4. ELE SE RECORDA So Joo 14:26.

No somente lembra das coisas passadas e das pessoas, como nos ajuda a recordar o que temos estudado acerca de Sua Palavra.
5. ELE FALA So Joo 16:13.

Ele sabe comunicar-se clara e diretamente conosco, transmitindo-nos Seus pensamentos e Seus sentimentos. Por vezes, fala atravs de ns.
6. ELE REVELA I Corntios 2:10

Ele nos revela os ensinamentos bblicos, nos ajuda a interpretar a Sua Palavra.
7. ELE AJUDA Romanos 8:26.

Sabe que somos imperfeitos e incapazes para conseguir uma transformao de vida, por isso, nos ajuda em nossas debilidades, nossos traumas, nossos complexos, nossos defeitos hereditrios e adquiridos
8. ELE COMPARTILHA I Corntios 12:11.

Distribui os dons, as habilidades segundo nossa capacidade.


9. ELE GLORIFICA A CRISTO So Joo 16:14.

Ele interveio diretamente no nascimento, no crescimento, no ministrio de Cristo, em Sua morte, e Sua ressurreio. Ele o principal Representante de Cristo.
10. ELE INSPIRA II So Pedro 1:21

O Esprito Santo inspirou os profetas ao receberem as mensagens de Deus e tambm para proclamlas.
11. ELE CONTENDE COM OS IMPENITENTES Gnesis 6:3

Ele persuade, insiste e com o pecador a no seguir pecando. O faz com amor e pacincia, sem pressionar ou obrigar.
12. ELE CONVENCE DO PECADO So Joo 16:8

Sua lgica divina. O uso que faz da Palavra para confrontar o pecador com os requerimentos de Deus, leva-o a persuaso. Convence o pecador do terrvel pecado que significa rejeitar a Cristo. Convence o pecador, leva-o a reconhecer seu erro e ir a Cristo para ser perdoado.
13. ELE NOS D PODER So Lucas 24:29.

Quando combina nossa vontade frgil com a poderosa vontade de Deus, ento Seu grande poder entra em ao em nossa vida.
14. 15.
16. 17. 18.

ELE PERMANECE So Joo 14:16.

Ele leal, amoroso. No nos abandona.


ELE TRANSFORMA II Corntios 3:18.
ELE CONSOLA Atos 9:31. Sabe dar-nos esperana. ELE GUIA So Joo 16:13. Conduz-nos ao conhecimento da verdade. ELE SABE ENTRISTECER-SE- Efsios indiferena para com Sua pessoa, O entristece

4:30.Nossa

E onde a Bblia nos mostra que Ele (Esprito Santo) uma Pessoa Divina:
O Esprito Santo Deus, pois tem os mesmos atributos de Deus. Por exemplo: santidade em muitas passagens das Escrituras o adjetivo santo acrescido ao nome do divino Esprito (Mar. 13:11; Tito 3:5); eternidade (Heb. 9:14); oniscincia (ICor. 2:10 e 11); onipotncia (em Lucas 1:35, o Esprito Santo chamado de poder do Altssimo ; confira, ainda, a palavra poder ligada ao Esprito em Isa. 11:2; Miq. 3:8; Luc. 4:14 e Atos 1:8); onipresena (Sal. 139:7-12); Criador (Gen. 1:2; J 33:4; Sal. 104:30 e Eze. 37:14). Uma vez que s Deus tem esses atributos, e o Esprito Santo os tem, ento ele Deus, como Deus Pai e Deus Filho. Por isso Pedro disse a Ananias que mentir ao Esprito Santo mentir a Deus (Atos 5:3 e 4).

O que a Teologia baseada nos pressupostos anteriores pode nos possiblitar a luz do texto de Efsios 4:14-15!
1 Capacidade de discernirmos conscientemente o que so os ventos de doutrinas e quais so eles.Ef.4:14 As Filosofias ps-modernas (materialismo, relativismo,individualismo, secularismo,etc...) Atos Profticos Mais um modismo! Esses atos profticos esto baseados na crena de que o cristo faz ou diz, tem repercusso no mundo espiritual. Alguns chegam a blasfemar ensinado que assim como Deus, pela sua palavra falada, trouxe todas a coisas a existncia, da mesma maneira, ns como sua imagem, podemos trazer coisas a existncia pelo poder da palavra falada. Esse ensino uma blasfmia idoltrica, que procura assemelhar o homem a Deus. Esses atos profticos normalmente tem como objetivo, conquistar cidades ou naes para o Reino de Deus. A palavra de Deus nos ensina a ganhar almas para o Reino de Deus atravs da pregao do evangelho de Jesus Cristo. Praticas Judaizantes Estas praticas contradizem frontalmente o ensino neotestamentario do fim da Lei mosaica em Cristo Jesus ( Rom.14.5, Col 2.16, Ef.2.15, Gal.3.23 -25). Da mesma forma a circunciso era uma aliana perpetua e nem por isso ela a instituiu em sua igreja ( Gen.17 10-14). Teologia da Prosperidade

2 Entendimento para seguirmos a Verdade. Ef. 4:15 3 Capacidade para crescimento em tudo que est ligado a Cristo.Ef.4:15b (Amor, Compaixo,Bondade, Misericrdia, Desapego as coisas materiais, Busca incessante da Vontade Deus, ETC..)

Quais so as consequncias de uma Teologia sadavel!


1 Ela nos permite vivermos a unidade da f; a unidade dos verdadeiros filhos de Deus, o qual no o tolerar variaes doutrinrias e dogmticas ou ecumenismo, mas a unidade que existe entre todos aqueles que mesmo pertencendo a culturas diferentes, classes sociais diferentes, tem uma nica mente a mente de Cristo, tem um nico Amor, o Amor de Cristo, Tem uma nica Paz, a Paz de Cristo, a unidade que nos

leva a cumprir o ensino do SL 133. A Unidade da F que devemos buscar, aquela em que, todo o Corpo de Cristo, fica bem ajustado, ligado pelo auxilio de todas as juntas (Ef 4:20), no havendo portanto divergncias doutrinrias, que ferem os princpios emanados das Escrituras Sagradas, que , a nossa regra de f. (Nos leva a vivermos a verdadeira comunho) 2 Ela nos permite crescer no conhecimento do filho de Deus a varo perfeito, a medida da estatura completa de Cristo ; o conhecimento que iremos adquirir atravs de uma vida que iimita a Vida de Cristo, que segue aps as pisadas de Cristo, que se coloca como aprendiz de Cristo, enfim aquilo que nos evangelhos foi chamado de discipulado, o discpulado bblico aquele pelo qual conhecemos a Cristo no por intermdio intelectual de um mediador, mas atravs do contato pessoal com o Verdadeiro Discipulador, Jesus.(Nos leva a vivermos a vida de Cristo, a andarmos hoje como Ele andou)

S-ar putea să vă placă și