Sunteți pe pagina 1din 16

AVALIAO E QUALIFICAO DE FUNES, BENEFCIOS SOCIAIS E CONDIES DE TRABALHO

GESTO INTEGRADA DE RECURSOS HUMANOS


FRANCISCO JOS LOUREIRO BARAAS Aluno N 9901101

INSTITUT0 POLITCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL JUNHO DE 2006

Avaliao e qualificao de funes


Definio da avaliao de funes
A avaliao de funes pode ter diversas definies cujo fundamento principal recai sobre uma tcnica que permite determinar de um modo sistemtico a posio relativa de um posto de trabalho por relao aos outros, numa hierarquia de salrios, tendo por base a importncia das tarefas integrantes desse posto de trabalho.

Mtodo que permite avaliar os diferentes postos de trabalho de uma organizao, analisando as exigncias colocadas aos trabalhadores, com o objectivo de estabelecer as relaes recprocas entre os diferentes postos e determinar o nvel geral dos salrios. ( Comunidade Europeia do Carvo e do Ao)

Avaliao e qualificao de funes


Princpios fundamentais da avaliao de funes
A avaliao de funes pressupe duas etapas:
a descrio das funes e a anlise das funes.

Para se concretizarem estas etapas existem diversos mtodos, onde o primeiro passo o de recolha de informao ( recolha detalhada das tarefas inerentes ao posto de trabalho e comparao compostos de trabalho semelhantes). Esta recolha deve permitir listar as diferentes tarefas do posto de trabalho assim como a frequncia da sua repetio, as ferramentas e equipamento utilizados, a responsabilidade que o titular do posto deve assumir e as condies em que o posto de trabalho funciona. Este tipo de informao recolhido por meio de questionrios, de entrevistas e pela observao directa.

Avaliao e qualificao de funes


Etapas do desenvolvimento da avaliao de funes
Numa perspectiva histrica, a avaliao de funes surgiu nos Estados Unidos no final do Sculo XIX. Em 1923 a avaliao de funes foi utilizada na funo pblica para harmonizar salrios, definindo assim o primeiro grande objectivo destes estudos. Aps a II Guerra Mundial, esta tcnica tornou-se uma prtica comum e conhecida na Europa. A definio dos salrios com base na avaliao das funes dos trabalhadores deveria permitir:
Minimizar os conflitos entre os indivduos por questes monetrias Construir uma estrutura salarial coerente dentro de cada organizao e facilmente perceptvel por todos os envolvidos Justificar aumentos salariais com base na introduo de novas tecnologias Diminuir as diferenas entre salrios femininos e masculinos

Avaliao e qualificao de funes


Definio de qualificao de funes

A qualificao tem como objectivo base avaliar a importncia das diferentes funes. Em anlise qualificao de funes, pode-se conhecer a adequao das mesmas, de acordo com as necessidades da organizao. Dos vrios indicadores para a sua anlise pode-se destacar: as qualificaes mais utilizadas; as qualificaes menos utilizadas; as qualificaes melhor avaliadas e as qualificaes comuns a demisses.

Benefcios Sociais
Fundamentos bsicos dos benefcios sociais
0 salrio pago em relao ao cargo ocupado constitui somente uma parcela do pacote de compensaes que as organizaes costumam oferecer aos seus empregados. A remunerao geralmente feita de muitas outras formas alm do pagamento em salrio: uma considervel parte da remunerao total constituda de benefcios sociais e de servios sociais.

Benefcios Sociais
Fundamentos bsicos dos benefcios sociais
Um dos custos de maior relevncia e importncia para as organizaes representado pela remunerao - directa ou indirecta - dos seus empregados, em todos os nveis hierrquicos. A remunerao directa - isto , o salrio - dentro dessa abordagem, proporcional ao cargo ocupado, enquanto a remunerao indirecta isto , os servios e benefcios sociais - geralmente comum para todos os empregados, independentemente do cargo ocupado.

Benefcios Sociais
Fundamentos bsicos dos benefcios sociais
Vantagens de um plano de benefcios sociais e seus objectivos
Vantagens dos benefcios Para a organizao Eleva a moral dos empregados Reduz a rotatividade e o absentismo Eleva a lealdade do empregado face empresa Aumenta o bem-estar do empregado Facilita o recrutamento e a reteno do pessoal Aumenta a produtividade e diminui o custo unitrio de trabalho Demonstra as directrizes e os propsitos da empresa para com os empregados Reduz distrbios e queixas Promove relaes pblicas com a comunidade Para o empregado Oferece convenincias no avaliveis em dinheiro Oferece assistncia disponvel na soluo de problemas pessoais Aumenta a satisfao no trabalho Contribui para o desenvolvimento pessoal e bem-estar individual Oferece meios de melhor relacionamento social entre os empregados Reduz sentimentos de insegurana Oferece oportunidades adicionais de assegurar status social Oferece compensao extra Melhora as relaes com a empresa

Benefcios Sociais
Fundamentos bsicos dos benefcios sociais
Vantagens de um plano de benefcios sociais e seus objectivos

Os planos de benefcios sociais esto geralmente apontados para certos objectivos. Os objectivos referem-se s expectativas de curto e longo prazos da organizao em relao aos resultados dos planos. Quase sempre, os objectivos bsicos dos planos de benefcios sociais so:
Melhoria da qualidade de vida dos empregados Melhoria do clima organizacional Reduo da rotao de pessoal e do absentesmo Facilidade na atraco e na manuteno de recursos humanos Aumento da produtividade em geral

Benefcios Sociais
Fundamentos bsicos dos benefcios sociais
Vida e penses Algumas organizaes recorrem a organismos especficos nesta rea, com vista a promover segurana e garantia neste mbito. Para isso recorrem aos seguintes servios: - Estudo e seguimento de Planos de Previdncia - Desenho de planos de reforma: Valorizao actuarial dos direitos e obrigaes dos compromissos da empresa - Cobertura de riscos pessoais - Vida e acidentes para grupos - Seguros de sade - Seguros de assistncia em viagem - Seguros de poupana

Benefcios Sociais
Fundamentos bsicos dos benefcios sociais Sade
A preocupao com o factor humano conduz a um particular sentido de responsabilidade social das empresas. Neste campo podem recorrer aos seguintes servios: - Desenho e implementao de Planos de Sade - Gesto Tcnica de Seguros de Sade - Gesto de Sinistros - Tratamento e Processamento de Despesas - Pagamentos / Reembolsos - Controle - Consultadoria e Auditoria Tcnica e Comercial - Comunicao - programas de comunicao junto dos colaboradores

Benefcios Sociais
Fundamentos bsicos dos benefcios sociais Fringe Benefits
So definidos como benefcios indirectos, vantagens adicionais ao salrio ou compensaes, concedidos por liberdade das

organizaes ou empresas, em espcie ou diferidos no tempo. Os fringe benefits incluem, entre diversas compensaes, pagamento sem causa ou a beneficirios no identificados, salrios indirectos, beneficirio no identificado, veculos de utilizao mista, tributao da pessoa fsica e tratamento na declarao de ajuste anual do beneficirio.

Condies de trabalho
Caracter ergonmico
A Ergonomia (do grego: ergo - trabalho e nomos - leis) a cincia que tem como objectivo a compreenso das interaces entre o Homem e os outros elementos de um sistema de trabalho. Consideram-se riscos ambientais os agentes fsicos, qumicos e biolgicos existentes nos ambientes de trabalho e que so capazes de causar danos na sade do trabalhador, em funo da sua natureza, concentrao ou intensidade e tempo de exposio.

Condies de trabalho
Caracter ergonmico
Apesar dos avanos da tecnologia, muitas actividades continuam a ser realizadas manualmente. Um dos problemas ressaltados, em que os trabalhadores enfrentam o manuseamento de cargas pesadas so as Leses por Esforo Repetitivo, onde se incluem as hrnias discais, os desvios da coluna e lombalgias, transformando-se em problemas agudos e crnicos. A Ergonomia pode ser preventiva quando utilizada na concepo de postos de trabalhos ou sistemas e pode ser de manuteno quando se torna correctiva. E sempre necessria em qualquer situao.

Condies de trabalho
Implicaes do stress no trabalho
Definido como a resposta do organismo a determinados estmulos que representam circunstncias sbitas ou ameaadoras. As sbitas e agressivas alteraes que se tm verificado no estilo de vida, associadas exposio a ambientes laborais complexos, levam a que cada vez haja mais trabalhadores a sofrer de stress. As obrigaes e as tenses no local de trabalho (alto grau de exigncia e baixo domnio do trabalho) e uma recompensa no correspondente ao esforo despendido (salrios baixos, falta de reconhecimento social e limitadas perspectivas de carreira na empresa em relao ao esforo realizado) esto relacionados com o risco de morte por causa cardiovascular.

Consideraes finais
Apesar dos benefcios e regalias, muito h a fazer para enfrentar e melhorar as condies de trabalho. As exigncias laborais so crescentes, que aumentam a um ritmo mais acelerado, em relao aos benefcios atribudos. No mbito da sade, o stress e a ergonomia, tomam posies de destaque uma vez que implicam directamente com o bem-estar do indivduo e consequentemente com o seu rendimento no trabalho.

S-ar putea să vă placă și