Sunteți pe pagina 1din 7

Estrutura tridimensional da Anlise do Discurso Pressupostos Gerais - A lngua varia de acordo com a natureza da relao entre os participantes em interaes,

o tipo de evento social, os propsitos sociais das pessoas na interao, e assim por diante. - O discurso um modo de ao, uma forma em que as pessoas podem agir sobre o mundo e especialmente sobre os outros, como tambm um modo de representao. - Podemos distinguir trs aspectos dos efeitos construtivos do discurso. O discurso contribui, em primeiro lugar, para a construo do que variavelmente referido como identidades sociais e posies de sujeitos. Segundo, contribui para construir as relaes sociais entre as pessoas. E, terceiro, o discurso contribui para a construo de sistemas de conhecimento e crena. - A funo identitria relaciona-se aos modos pelos quais as identidades sociais so estabelecidas no discurso, a funo relacional a como as relaes sociais entre os participantes do discurso so representadas e negociadas, a funo ideacional aos modos pelos quais os textos significam o mundo e seus processos, entidades, relaes. - A constituio discursiva da sociedade no emana de um livre jogo de idias nas cabeas das pessoas, mas de uma prtica social que est firmemente enraizada em estruturas sociais materiais, concretas, orientado-se para elas. - O discurso um modo de prtica poltica e ideolgica sendo que estas no so independentes uma da outra. - a anlise critica do discurso busca tambm verificar como a ordem das frases coloca a relao entre os sujeitos? E, quais so os possveis significados para o texto? Prtica textual Vocabulrio Estrutura textual Coeso Gramtica Prtica discursiva Interdiscursividade Cadeias intertextuais Coerncia Condies de prtica discursiva Prtica social Ordem do discurso Matriz social do discurso Efeitos ideolgicos e polticos

Anlise Textual
Vocabulrio
1-Significado das palavras 2-Criao das palavras 3- Metfora

1-Significado das palavras


A relao das palavras com os significados de muitos para um e como produtores estamos diante de escolhas sobre como usar uma palavra e como expressar um significado por meio de palavras, e como intrpretes sempre nos confrontamos com decises sobre como interpretar as escolhas que os produtores fizeram. Desta forma, os significados podem ser: - estveis; - universal, no sentido de ser comum a todos os membros de uma comunidade de fala; - descontnuos, isto , claramente demarcados entre si; - complementares. Nos casos em que as palavras e significados esto envolvidos em processos de contestao e mudana social e cultural, a relao palavra-significado pode mudar rapidamente e assim, muitos significados potenciais so instveis. A variao semntica uma faceta e um fator de conflito ideolgico. A ambivalncia dos significados pode ser reduzida pelo entendimento do contexto.

2- Criao das palavras


Trata-se da multiplicidade de meios de expressar com novas palavras um significado. Entende-se que sempre h formas alternativas de significar. A criao de itens lexicais permite conceber as perspectivas particulares dos domnios da experincia segundo uma viso terica, cientfica, cultura ou ideolgica mais abrangente. Exemplo de duas formas de expressar o mesmo significado: a- Eles realizaram encontros para encorajar as pessoas a se tornarem mais conscientes de suas vidas. b- Eles realizaram sesses de despertar da cosncincia.

3- Metfora
As metforas no so apenas adornos estilsticos superficiais do discurso. Quando ns significamos coisas por meio de uma metfora e no de outra, estamos construindo nossa realidade de uma maneira e no de outra. Algumas metforas so to profundamente naturalizadas no interior de uma cultura particular que as pessoas no apenas deixam de percebe-las na maior parte do tempo, como consideram extremamente difcil no utiliza-las. Militarizao do discurso Ex: suas crticas foram direto ao alvo. Alvo: termo utilizado para guerra.

Marketizao do discurso na educao Ex: os cursos devem ser empacotados em mdulos que nossos consumidores desejam comprar.

Estrutura Textual
1- Polidez 2- Ethos

1- Polidez
H um conjunto universal de desejos de face humanos: as pessoas tm face positiva querem ser amadas, compreendidas, admiradas, etc. e face negativa no querem ser controladas ou impedidas pelos outros. Geralmente do interesse de todos que a face seja protegida. Eles vem a polidez em termos de conjuntos de estratgias da parte dos participantes do discurso para mitigar os atos de fala que so potencialmente ameaadores para sua prpria face ou para a dos interlocutores. Essa explicao tpica da pragmtica ao considerar o uso da linguagem moldado pelas intenes dos indivduos. Exemplos: - Estratgia 1 :Um pedido pode ser feito claramente sem a tentativa de mitigalo, isto , sem ao reparadora. ajude-me a trocar esse pneu. - Estratgia 2: um pedido pode ser feito de forma mitigada, por exemplo, demonstrando afeio, simpatia ou solidariedade com A. d uma ajuda para trocar esse pneu, amigo. Estratgia 3 em cujo caso mitigado ao mostrar respeito pela privacidade de A, ou por seu desejo de no ser perturbado ou controlado, etc. desculpe incomodar, mas poderia ajudar com esse pneu? . Estratgia 4: pode ser feito implicitamente de modo que tenha de ser inferido e o que dito est aberto para interpretaes alternativas. agora, como diabo vou trocar isso?. Ou sugerindo voc notou que estou com o pneu furado?. Dizer coisas indiretamente usar atos de fala indiretos uma parte importante da polidez. 2- ETHOS Refere-se aos tipos de identidades sociais que so sinalizadas implicitamente por meio do comportamento verbal e no verbal dos atores em relao.

Gramtica
1- Modalidade 2- Transitividade 3- Tema

1- Modalidade

Dada uma proposio sobre o mundo, como a terra plana, pode-se categoricamente afirma-la (a terra plana) ou nega-la (a terra no plana), mas tambm esto disponveis vrios graus de comprometimento menos categricos e menos determinados a favor ou contra: a terra pode ser/ provavelmente / possvelmente / mais ou menos plana. Diz respeito ao grau de afinidade com a proposio. A modalidade pode ser subjetiva ou objetiva. Modalidade subjetiva: o grau de afinidade selecionado com uma proposio pode ser explicitado: penso/suspeito que a terra seja plana. Modalidade objetiva: neste caso, a base subjetiva est implcita a terra provavelmente plana No caso da modalidade subjetiva, est claro que o grau de afinidade do prprio falante com uma proposio est expresso, enquanto da caso da modalidade objetiva pode no ser claro qual ponto de vista representado por exemplo, o faltante est projetando seu prrprio ponto de vista como universal, ou agindo como um veculo para o ponto de vista de um outro indivduo ou grupo. O uso da modalidade objetiva frequentemente implica alguma forma de poder. Alm de expressar o comprometimento do falante com a proposio, ela tambm pode expressar afinidade ou solidariedade com a pessoa com quem se fala. Ex: ela bonita, no ? Ou a baixa afinidade pode expressar falta de poder.... Ex: Paciente relatando ao mdico sobre a dor de estmago com as seguintes palavras: queimao como uma queimao ou coisa assim), esta afirmao no demonstra falta de convico ou conhecimento e sim, falta de poder.

2- Transitividade
Diz respeito aos tipos de processos presentes nas oraes, dentre os quais so possveis: processo relacional, processo de ao, Processo relacional: o verbo marca uma relao entre os participantes. O processo relacional envolve relaes ligadas entre entidades ligadas a ser, tornar-se ou ter (posse), por exemplo, cem manifestantes esto mortos. Processo de ao: um agente age em direo a um objetivo. Deve-se analisar quem so os agentes e quem so os receptores da ao. Ex: a polcia estava atirando. Processo de evento: envolve um evento e um objetivo e tambm geralmente se concretizam como oraes intransitivas, tal como, cem manifestantes morreram. Processos mentais: so cognitivos (verbos como saber, pensar), perceptivos (ouvir, notar) e afetivos (gostar, temer). Eles geralmente se concretizam como oraes transitivas (por exemplo, os manifestantes temiam a polcia. Ex: Voc ser pesada agente implcito Voc desejar fazer algumas perguntas agente explcito Uma caracterstica final da transitividade o grau de nominalizao. A nominalizao a converso de processos em nomes, que tem o efeito de por o processo em si em segundo plano o tempo e a modalidade no so

indicados alm de usualmente no especificar os participantes, de forma que agente e paciente so deixados implcitos. A nominalizao transforma processos e atividade em estados e objetos, e aes concretas em abstratas. Ex: a primeira visita. Observar se h uma possvel significao poltica e ideolgica na escolha do tipo de processo.

3- Tema
Diz respeito aos modos pelos quais os elementos da orao so posicionados de acordo com a sua proeminncia informacional. O tema a parte inicial da orao e a parte final referida. Coeso O objetivo mostrar como as oraes e os perodos esto conectados no texto. Essa informao relevante para a descrio do modo retrico do texto: sua estrutura como um modo de argumentao, narrativa, etc. Que relaes funcionais existem entre as oraes e os perodos do texto? H marcadores coesivos de relaes funcionais explcitos na superfcie? Que tipos de marcadores (referncia, elipse, conjuno) so mais usados?

Prtica discursiva Intertextualidade


Princpio: cada enunciado um elo na cadeia da comunicao. Todos os enunciados so povoados e, na verdade, constitudos por pedaos de enunciados de outros, mais ou menos explcitos ou completos. A relao entre intertextualidade e hegemonia importante. O conceito de intertextualidade aponta para a produtividade dos textos, para como os textos podem transformar textos anteriores e reestrutura convenes existentes (gneros, discursos) para gerar novos textos. Dimenses da intertextualidade: - intertextualidade manifesta - interdiscursividade Interdiscursividade Diz respeito ao dilogo entre os discursos ou forma como um determinado tipo discursivo se constitui em relao a outros tipos j conhecidos. Enquanto a intertextualidade remete para o processo de construo do sentido atravs, por exemplo, da citao, da aluso ou da estilizao com intenes parodisticas, a interdiscursividade diz apenas respeito forma como se constroem os discursos entre si. Diz respeito ao estilo e ao gnero. Algumas possibilidades: conversacional, escrito formal, escrito informal, quanto aoacadmico, jornalsitico.

Perguntas importantes: H uma maneira bvia de caracterizar a amostra global (em termos de gnero de discurso)? Se for o caso, o que implica em termos de como a amostra produzida, distribuda e consumida?) A amostra delineia mais de um gnero? Que tipo(s) de atividade, estilo(s), discurso(s) so delineados? A amostra discursiva relativamente convencional nas suas propriedades interdiscursivas, ou relativamente inovadora? Cadeias Intertextuais Diz respeito distribuio da amostra discursiva, ou seja, s sries de tipos de textos nas quais ou das quais transformada. Diz respeito distribuio dos textos e como eles se transformam. Condies da prtica discursiva Quem produz o texto? Para quem o texto produzido? Quem consome o texto? Caractersticas do controle interacional

Anlise de conversao As caractersticas de controle interacional asseguram uma oba organizao interacional a distribuio de turnos, a seleo e mudana de tpicos, a abertura e o fechamento das interaes, e assim por diante. O controle interacional sempre exercido, at certo ponto, de maneira colaborativa pelos participantes, mas pode haver assimetria entre os participantes quanto ao grau de controle. Neste tipo de anlise observa-se a relao entre os participantes, se algum controla e define quem poder falar, etc. Algum controla o assunto?

Prtica Social
Matriz social do discurso
O objetivo especificar as relaes e as estruturas sociais e hegemnicas que constituem a matriz dessa instncia particular da prtica social e discursiva; como essa instncia aparece em relao a essas estruturas e relaes ( convencional e normativa, criativa e inovadora, orientada para reestrutura-las, opositivas, etc.?); e que efeitos ela traz, em termos de sua reproduo ou transformao.

Ordens do discurso O objetivo especificar o relacionamento da instncia da prtica social e discursiva com as ordens de discurso que ela delineia e os efeitos de reporduo e transformao das ordens de discurso para as quais contribui. Efeitos ideolgicos e polticos do discurso Verificar os efeitos ideolgicos e hegemnicos sobre: os sistemas de conhecimento e crena, as relaes sociais e as identidades sociais.

S-ar putea să vă placă și