Sunteți pe pagina 1din 2

NOMENCLATURA E COMPOSIO QUIMICA DOS AOS A e B - Nmeros que identificam os principais elementos de liga presentes no ao e seus teores dados

em porcentagem de peso. XX - indicam a porcentagem em peso de carbono do ao multiplicado por 100. Isso significa dizer que um ao identificado como 1045 contm 0,45 % em peso de carbono em sua composio qumica. Quando a letra B aparece entre os dois primeiros nmeros e os dois ltimos indica que o ao tem um teor de boro no mnimo 0,0005% em peso (o boro, quanto presente no ao em teores muito baixos, facilita a tmpera do ao, aumentando a sua resistncia). Quando o teor de carbono excede 1% o sistema admite a utilizao de cinco algarismos. O ao prata, utilizado principalmente na fabricao de anis, esferas e roletes de rolamentos, pois apresenta uma dureza elevada, codificado como 52100 o que corresponde a, 1,5% Cr e 1% de carbono.

Um ndice numrico, estabelecido pela SAE (Society of Automotive Engineers) e pela AISI (American Iron and Steel Institute), usado para identificar composies qumicas de aos estruturais. Nesse sistema, uma srie de quatro nmeros usada para designar do aocarbono at o ao de liga especial; j, cinco nmeros, so usados para ligas especficas de ao. Os dois primeiros nmeros indicam o tipo de ao, sendo que, o segundo desses nmeros, em geral (mas no obrigatoriamente) d a quantidade aproximada do maior elemento de liga; j os dois ltimos (ou trs ltimos) indicam a quantidade de carbono. Entretanto, um desvio da regra da indicao da percentagem de carbono, algumas vezes acontece. Poucos metais no-ferrosos produzem fagulhas quando em contato com o reblo. Esses metais, portanto, no se prestam a esse teste. A identificao do ferro ou ao pelo tipo de fagulha freqentemente inexata a menos que realizada por pessoa experiente caso contrrio, corre-se o risco de uma identificao mal feita. Ferro forjado produz fagulhas longas cor de palha esmaecida, junto da pedra, e brancas na extremidade. Ferro fundido produz fagulhas vermelhas junto pedra que se esmaecem, tomando cor de palha na extremidade. Aumentando-se o teor de carbono no ao, aumentam as ramificaes das fagulhas, tornando-se brancas em suas extremidades. Aos com nquel produzem fagulhas com centelhas brancas brilhantes no seu interior. O INCONEL uma liga de nquelcromo-ferro com aparncia bem prxima ao ao inoxidvel. Posto serem essas duas ligas muito parecidas, faz-se freqentemente necessrio um teste para diferenci-las. Um dos mtodos usuais de identificao a utilizao de uma soluo de 10 gramas de cloreto cprico em 100 centmetros cbicos de cido hidroclrico. Com um conta-gotas, colocamos uma gota da soluo em uma amostra de cada metal a ser testado, deixando permanecer por dois minutos. Findo esse tempo, vagarosamente dilumos essa gota com 3 ou 4 gotas de gua, pingadas uma a uma; aps, as amostras so lavadas e secadas. Caso a amostra seja de ao inoxidvel, o cobre da soluo do cloreto cprico ficar depositado na amostra, deixando uma mancha caracterstica (cor de cobre). Caso a amostra seja de INCONEL, aparecer uma mancha diferente. A resistncia trao do INCONEL normalizado de 100.000 p.s.i. (libras por polegada quadrada); quando laminado a frio, 125.000 p.s.i. altamente resistente gua salgada e capaz de suportar temperaturas da ordem de 870 C (1600 F). O INCONEL facilmente soldvel e tem caractersticas de utilizao bastante semelhantes quelas dos aos resistentes corroso.

S-ar putea să vă placă și