Sunteți pe pagina 1din 4

Os clssicos da sociologia e trs concepes de sociedade.

(Marcela Marques Serrano) Um dos grandes problemas da sociologia no Ensino Mdio talvez seja resolver o impasse de ter que definir o conceito de sociedade logo nas primeiras aulas sem antes ter esclarecido o aluno sobre a existncia de diferentes correntes terico-metodolgicas, o que implica na ocorrncia de concepes tambm diversas sobre tal conceito.

Na tentativa de ao menos colocar esta questo, comecemos pelos clssicos Emile Durkheim, Max Weber e Karl Marx, todos de frente para a sociedade capitalista do final do sculo XIX, tentando compreend-la, seja do ponto de vista conservador ou crtico.

mile Durkheim (1858 1917) Para este autor, a sociedade um conjunto de regras e normas, padres de conduta, pensamentos e sentimentos que no existem apenas na conscincia individual; os sentimentos no esto no corao, mas sim na existncia social: nas instituies, que so encarregadas de instituir nos indivduos tais valores e referncias. Antes de nascermos j est tudo a, seremos moldados por ela e, quando morrermos, no iro para o tmulo conosco.

Para este autor todas essas regras, normas e instituies so estabelecidas por leis sociais, que teriam as mesmas caractersticas das leis naturais, isto , regem os fenmenos sociais independentemente da vontade dos indivduos. Sendo assim, as regras e padres, valores e leis, estariam sempre adequadas manuteno da ordem e do bem comum.

Como podemos perceber, Durkheim concebe a sociedade como um todo harmnico (onde existe um bem comum) tal qual um organismo, ele chega a dizer que da mesma maneira que, num corpo vivo, certos rgos ou tecidos recebem maior irrigao sangunea por desempenharem funes vitais, na sociedade, certas classes que exercem ocupaes fundamentais devem necessariamente ser privilegiadas. Assim se explicaria inclusive a concentrao de poder e riquezas nas mos da burguesia industrial, classe qual o autor no por acaso estava ligado.

Max Weber (1864-1920) Ao contrrio de Durkheim, Weber no enxerga a sociedade como um ente para alm e acima do indivduo; os padres, as convenes, regras, etc. so constitudos e se transformam nas relaes sociais estabelecidas entre indivduos. Portanto tm a ver com as motivaes dos mesmos e com o sentido que atribuem s suas aes em relao ao outro com quem interagem. A sociedade tecida nas relaes sociais.

Na viso do autor: As idias coletivas, como o Estado, o mercado econmico, as religies, s existem porque muitos indivduos orientam reciprocamente suas aes num determinado sentido. Estabelecem, dessa forma, relaes sociais que tm de ser mantidas continuamente pelas aes individuais (Tomazi, 2000: 20). Isto quer dizer que se as pessoas passarem a orientar sua conduta de outra forma e atribuir outros sentidos e valores s suas aes, todas essas estruturas desmoronam.

A viso weberiana tem a ver com a tradio liberal qual se filia, isto , a nfase dada ao indivduo como sendo o grande responsvel com seus mritos e fragilidades por tudo que existe, inclusive pela posio ocupada no quadro de classes sociais.

Karl Marx (1818 1883) Marx se ope concepo weberiana; no prioriza o indivduo e suas motivaes, sem enfatizar as condies materiais das quais parte, no se chega a nenhuma concluso. Alm disso, no qualquer relao social que permite entender a sociedade, mas sim as relaes de produo. O que identifica o modelo de sociedade a forma como os homens produzem, o modo como transformam, atravs do trabalho, o mundo ao seu redor e, sobretudo, a relao com os meios de produo.

Marx estava particularmente preocupado em estudar a sociedade capitalista e no em elaborar uma teoria geral das sociedades esta era uma preocupao de Durkheim nesta sociedade as relaes de produo se caracterizam pela propriedade privada dos meios de produo (mquinas, ferramentas, capital, etc.); os detentores dos mesmos se acham em condies de explorar o trabalho daqueles que no so proprietrios e que no possuem nada alm da fora de trabalho, usualmente oferecida em troca de um salrio, onde a explorao se configura atravs mais-valia absoluta, o trabalho no pago ao

trabalhador que passa a ser capital acumulado pelo outro lado da relao: o patro, representante da classe capitalista (a que acumula capital).

essa relao que permite, portanto, a existncia dessa sociedade. Sendo assim, sociedade para Marx no um todo harmnico, onde as classes devem cooperar para o perfeito funcionamento do todo. O que existe o conflito e essa relao de antagonismo entre capital e trabalho, entre capitalistas e proletariado, o que move a histria. Por isso, cabe aos trabalhadores se conscientizarem dessa tenso e transformarem tal estado de coisas. Ao pesquisador, por sua vez, cabe no s descrever tal realidade, mas identificar como ela se produz e reproduz, evidenciando as possibilidades de superao da mesma, o que confere ao cientista social um papel revolucionrio.

Bibliografia: LWY, Michael. Ideologias e Cincia Social: elementos para uma anlise marxista. So Paulo: Cortez, 1995. TOMAZI, Nelson D. [et al.]. Iniciao Sociologia. So Paulo: Atual, 2000.

S-ar putea să vă placă și