Sunteți pe pagina 1din 4

DVIDAS MAIS FREQUENTES OBRAS E SERVIOS DE ENGENHARIA: LICITAES E CONTRATOS 1- possvel exigir, para fins de comprovao da qualificao tcnica

ca nas licitaes de obras e servios de engenharia, visto do CREA do Estado onde ocorrer a execuo do objeto? O TCEMG tem decidido reiteradamente no sentido de que a exigncia de visto do CREA/MG como condio para habilitao ilegal. Vejamos decises sobre a matria: Licitao. Ilegal exigncia de visto do CREA-MG. Considero ilegal e restritiva ao carter competitivo do procedimento a exigncia de visto do CREA-MG na certido de registro da empresa para proponentes sediadas em outros Estados, como condio para habilitao. Igual questo foi examinada em deciso singular proferida liminarmente no processo n. 698861, relativo a edital de concorrncia para contratao de servios de limpeza urbana (...), posteriormente referendada pela Segunda Cmara deste Tribunal. O art. 69 da Lei 5.194/66 no aplicvel, uma vez que o art. 31, I, da Lei de Licitaes regulamentou numerus clausus as exigncias para demonstrao da qualificao tcnica dos licitantes. Alm disso, a exigncia de visto do rgo de classe local contrrio ao princpio da igualdade de condies de participao, contido no inciso XXI do art. 37 da Constituio Federal de 1988. Assim, deve a Administrao excluir dos editais a referida condio, pois prevista em norma incompatvel com a legislao posterior que rege a matria. (Licitao n. 696088. Rel. Conselheiro Moura e Castro. Sesso do dia 20/09/2005)

Representao. Ilegal exigncia de visto do CREA-MG. O instrumento convocatrio (...) poderia exigir o visto do CREA-MG apenas para a prestao do servio por empresa sediada em outro Estado que, eventualmente, vena o certame, mas nunca para dele participar, por extrapolar a condio de habilitao contida no inciso I do art. 30 da Lei n. 8.666/93. (Representao n. 706954. Rel. Conselheiro Moura e Castro. Sesso do dia 23/01/2007)

Representao. Ilegal exigncia de visto do CREA-MG. Encontra-se, ainda, estabelecida (...) a exigncia de visto do CREA-MG, para empresas com sede em outros estados, na prova de registro ou inscrio na entidade profissional competente, a ser apresentada pelos licitantes para habilitao. (...) A competncia regulamentar do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia CONFEA no lhe permite modificar o contedo da Lei de Licitaes e estabelecer condies para seus jurisdicionados participarem de concorrncias pblicas. Ademais, a Resoluo CONFEA n. 413, de 27/7/97, que cria a obrigatoriedade de visto do Conselho Regional para participao em licitaes promovidas por rgos pblicos em outros Estados da Federao, na qual se funda a exigncia editalcia, encontra bice no disposto no inciso XXI do art. 37 da Constituio, que estabeleceu o princpio da igualdade de condies para todos os concorrentes. Por isso, entendo que o instrumento convocatrio sob exame poderia exigir o visto do CREA-MG apenas para a prestao do servio por empresa sediada em outro Estado que, eventualmente, vena o certame, mas nunca para dele participar, por configurar restrio ao exerccio de atividade profissional, alm de extrapolar a condio de habilitao contida no inciso I do art. 30 da Lei 8.666/93. (Representao n. 713737. Rel. Conselheiro Moura e Castro. Sesso do dia 08/08/2006)

2- possvel a contratao pela Administrao Pblica mediante licitaes parciais para construo de uma mesma obra, vinculando a realizao de cada novo certame, e, consequentemente, de cada parcela da obra, existncia de dotao oramentria anual suficiente? O TCEMG, em resposta Consulta n 725.044, de relatoria do Conselheiro Wanderley vila, proferida na Sesso de 09/05/2007, decidiu: Consoante reiteradas decises desta Casa e da jurisprudncia de outros tribunais de contas, o parcelamento do objeto das licitaes em si mesmo no configura irregularidade, pelo contrrio, estando preenchidos os requisitos da lei, sendo o objeto divisvel, trata-se de medida a ser observada, para evitar a centralizao, favorecer a competio e garantir a economia de escala. Ressalte-se que o parcelamento pode ser invivel, mesmo se estando diante de objeto divisvel, quando restar provado pela Administrao que poder trazer prejuzo financeiro e operacional e inviabilidade tcnica e econmica, hiptese em que deve ser realizado um nico procedimento licitatrio, pela totalidade do objeto. O que no admissvel, sob nenhuma hiptese, o fracionamento cuja finalidade fugir ao processo licitatrio ou evitar a modalidade licitatria de valor maior, mediante a realizao de vrias licitaes na modalidade mais simplificada, limitando-se, assim, a ampla competio. o que se extrai do 5 do art. 23 da Lei 8.666/93, in verbis: 5 . vedada a utilizao da modalidade convite ou tomada de preos, conforme o caso, para parcelas de uma mesma obra ou servio, ou ainda para obras ou servios da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente, sempre que o somatrio de seus valores caracterizar o caso de tomada de preos ou concorrncia, respectivamente, nos termos deste artigo, exceto para as parcelas de natureza especfica que possam ser excetuadas por pessoas ou empresas de especialidade diversa daquela do executor da obra ou servio. Extrai-se da regra citada, as condies para que possa ocorrer o parcelamento, as quais devem ser motivadas pela Administrao, na fase interna da licitao: - a escolha da modalidade licitatria a ser adotada em cada licitao deve levar em conta o valor total da obra, somando-se os valores de cada parcela, ou seja: se o somatrio dos valores estimados para cada licitao, estiver no limite para a realizao da concorrncia, cada parcela a ser licitada ser na modalidade concorrncia ainda que o valor de cada uma delas esteja dentro do limite para tomada de preos; - que se trate de uma mesma obra, da mesma natureza e divisvel, e que o local de sua realizao tambm seja o mesmo; - que as obras possam ser realizadas no mesmo local, conjunta e concomitantente. Para Maria Sylvia Zanella di Pietro, reconhecida administrativista, o termo realizao conjunta, diz respeito a obras que faam parte de um todo, e concomitantemente, a obras que possam ser realizadas ao mesmo tempo.

3- Na licitao para contratao de obras ou servios de engenharia, possvel a exigncia de realizao de visita tcnica em uma nica data e horrio?

O TCEMG tem decidido, reiteradamente, que a exigncia editalcia de que a visita tcnica ocorra em uma nica data e horrio restringe a ampla competitividade do certame. Neste sentido: No encontra respaldo legal a condio editalcia de que a visita tcnica dever ser feita em uma nica data e horrio. Tambm, configura-se como restrio a ampla participao no certame a exigncia de que tal visita seja efetuada pelo Responsvel Tcnico da empresa. (Licitao. Rel. Conselheiro Eduardo Carone Costa. Sesso de 12/08/2009).

Denncia. Ilegalidade da previso de data nica pra visita. (...) o atestado de visita tcnica a forma atravs da qual se demonstra que o rgo licitante tomou conhecimento de todas as informaes e das condies locais para o cumprimento das obrigaes objeto da licitao, no prevendo, entretanto, as especificidades para a sua realizao. (...) [Quanto ] previso de uma nica data para a realizao de visita tcnica, isso pode comprometer a participao de um maior nmero de interessados, j que se trata de condio excludente do certame. Nesse sentido, h entendimento desta Corte, em deciso proferida pela 2 Cmara, no processo n. 696.088, em Sesso do dia 10/05/05: (...) Ademais, assim procedendo, o edital retira o sentido do prazo do inc. II do 2 do art. 21 da Lei n. 8666/93, que prev o interstcio de trinta dias entre a publicao do ato convocatrio e a apresentao de propostas no s para permitir a elaborao destas, mas tambm para possibilitar que o maior nmero de interessados tome conhecimento da licitao e possa dela participar. Assim sendo, para evitar a restrio ampla participao de interessados, o edital deve ampliar as oportunidades de visita tcnica, podendo adotar maior nmero de datas fixadas ou um perodo em que sero realizadas, ou ainda, permitir que sejam feitas a qualquer momento, dentro do prazo entre a publicao e a apresentao das propostas, mediante agendamento prvio, [conforme] o que melhor atender convenincia administrativa (...). (Denncia n. 757158. Rel. Conselheiro Antnio Carlos Andrada. Sesso do dia 19/08/2008)

Licitao. Exigncia de visita tcnica depende da convenincia da Administrao. Ilegalidade da previso de data nica pra visita. [O] art. 30 da Lei de Licitaes prev, como condio para habilitao, a apresentao do que se convencionou chamar de atestado de visita tcnica, conforme se infere do inciso III do referido artigo. Ao contrrio do que ocorre com o atestado de qualificao tcnicoprofissional, a lei no cuidou de detalhar a forma de comprovao, fornecida pelo rgo licitante, de que o interessado tomou conhecimento de todas as informaes e condies locais para o cumprimento das obrigaes objeto da licitao. O fato que o inciso III do art. 30 da Lei de Licitaes no traz exigncia imprescindvel habilitao no certame, pois contm a condicionante quando exigido, de modo que o atestado de visita tcnica, como condio para habilitao, restringe-se convenincia da Administrao, dependendo da natureza do objeto licitado. O conhecimento das condies e peculiaridades locais, colhido em visita tcnica, favorece elaborao da proposta e, segundo Jess Torres, escorado em jurisprudncia administrativa do TJRJ, nivela os licitantes, porquanto se retira, daquele que eventualmente estivesse a disputar novo contrato, a vantagem de conhecer o local de execuo da prestao (in Comentrios Lei das Licitaes e Contrataes da Administrao Pblica, Ed. Renovar, 6 edio, 2003, p. 356). De qualquer sorte, o atestado de visita tcnica

est inserido no rol de documentos de habilitao descrito nos artigos 27 e 30 da Lei de Licitaes. Logo, se a Administrao entende til ou necessria a comprovao da visita tcnica, deve fornecer o atestado diretamente ao licitante, que dever apresent-lo juntamente com os demais documentos exigidos para a habilitao, e no envi-lo Comisso de Licitao, como previsto no edital [ora em exame]. Da mesma forma, a demonstrao de qualificao tcnicoprofissional deve tambm ocorrer na fase de habilitao e no antes, por ocasio da visita tcnica, pois esta, sim, constitui garantia de execuo do servio. A vinculao da visita ao responsvel tcnico, ou RT, tambm no se revela apropriada, dada a sua natureza e finalidade, pois as funes de oramentista e executor de obras ou servios de engenharia [na Administrao Pblica] podem ser exercidas por profissionais diferentes, como usualmente ocorre nas empresas de engenharia. (...) Por fim, ainda quanto visita tcnica, a previso de uma nica data para sua realizao, mesmo sendo convenincia da Administrao Municipal, pode comprometer a participao de um maior nmero de interessados, j que se trata de condio excludente do certame. Ademais, assim procedendo, o edital retira o sentido do prazo do inciso II do 2 do art. 21 da Lei 8.666/93, que prev o interstcio de trinta dias entre a publicao do ato convocatrio e a apresentao de propostas no s para permitir a elaborao destas, mas tambm para possibilitar que o maior nmero de interessados tome conhecimento da licitao e possa dela participar. Desta forma, para evitar a restrio ampla participao de interessados, o edital deve ampliar as oportunidades de visita tcnica (...). A exigncia constante no item 7.1.4.3 deve ser modificada para que a visita tcnica seja feita por qualquer pessoa vinculada licitante, sem apresentao de atestados de qualificao tcnico-profissional. Estes devem ser exigidos, como descritos no referido item do edital, mas para serem apresentados juntamente com os demais documentos de habilitao. (Licitao n. 696088. Rel. Conselheiro Moura e Castro. Sesso do dia 20/09/2005)

S-ar putea să vă placă și