Sunteți pe pagina 1din 14

A INFLUNCIA DA PASSIVAO NO DESEMPENHO DE COMPONENTES E EQUIPAMENTOS DE AOS INOXIDVEIS UTILIZADOS NA INDSTRIA DE PROCESSO DE ALTA PUREZA

A INFLUNCIA DA PASSIVAO NO DESEMPENHO DE COMPONENTES E EQUIPAMENTOS DE AOS INOXIDVEIS UTILIZADOS NA INDSTRIA DE PROCESSO DE ALTA PUREZA

NDICE

INTRODUO TEORIA DA PASSIVAO .................................................................03 PROPSITO DO PROCESSO ........................................................................................04 SOLDAGEM E A ZONA AFETADA POR CALOR ...........................................................05 POLIMENTO MECNICO ................................................................................................06 PASSIVAO - O PROCESSO .......................................................................................06 O PROCESSO QUMICO .................................................................................................07 APLICAES DE FABRICAO FARMACUTICA .......................................................08 PROCEDIMENTOS DE PASSIVAO ...........................................................................09 TESTES DE LIMPEZA E PASSIVIDADE .........................................................................10 PREPARANDO SISTEMAS PARA PASSIVAO ..........................................................11 DESTINO DE REAGENTES DE PASSIVAO ..............................................................12 DOCUMENTAO ...........................................................................................................13 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .................................................................................14

A INFLUNCIA DA PASSIVAO NO DESEMPENHO DE COMPONENTES E EQUIPAMENTOS DE AOS INOXIDVEIS UTILIZADOS NA INDSTRIA DE PROCESSO DE ALTA PUREZA

Por Eng Fawler Morellato Diretor de Desenvolvimento do Grupo Humma

INTRODUO TEORIA DA PASSIVAO

Tratamentos de limpeza qumica e passivao em tubos e equipamentos de ao inox so um importante aspecto na preparao de superfcies usadas em ambientes corrosivos e crticos. A formao de uma razo de cromo para ferro (Cr/Fe) maior na camada passiva resultar em melhor resistncia corroso e menor formao de xido de ferro. Superfcies limpas de processo e sistema de transferncia so requeridas para manter a pureza dos processos e produtos. Uma superfcie resistente corroso garante qualidade na fluidez contnua com uma ausncia de impurezas geradas na superfcies do ao inoxidvel. A capacidade do ao inoxidvel resistir corroso atribuda formao de um filme de superfcie passivo insolvel, relativamente no reativo enriquecido de xido-hidrxido de cromo que se forma naturalmente na presena de oxignio (auto passivao).

A passivao resulta da formao de uma superfcie quimicamente inerte, que maximiza a resistncia corroso. O filme andico de xido/hidrxido muito fino (10 a 50 Angstroms ) e alto em xido de cromo. A remoo de contaminantes crtica vida da camada passiva e reduo de corroso. Alm disso, os benefcios da superfcie passivada so o aumento da proteo corroso e superfcie livre de contaminantes que levam a uma maior vida do sistema e pureza dos fluidos do processo. H muitos parmetros fsicos importantes na medio de uma superfcie resistente corroso incluindo: rea da superfcie (rugosidade), profundidade da camada de xido, razo de cromo para ferro e incluses contaminantes na superfcie. Inspees peridicas do sistema e desempenho de limpeza e passivao de preciso so exigidos para garantir a manuteno da camada passiva.

Passivao pode ser definida como um ...processo de limpeza/tratamento final usado para remover ferro livre ou outros contaminantes andicos das superfcies de peas de ao resistentes corroso onde de maneira a se obter a formao uniforme de uma superfcie passiva. Este tratamento induz um potencial mais nobre (catdico) na pea superfcie da pea, assim melhorando a resistncia corroso. A camada de xido passiva pode variar na espessura de um mnimo natura de aproximadamente 0.5 nm (5 Angstroms) cerca de 5.0 nm (50A). Idealmente, o filme uniforme, no poroso, e auto-reparvel com a mxima razo de cromo para ferro (Cr/Fe) possvel para otimizar a proteo contra corroso.

PROPSITO DO PROCESSO

Ao inoxidvel raramente encontrado sob condies ideais. Geralmente impurezas ou contaminantes de superfcie potencialmente corrosivos assim como variaes significativas na razo Cr/Fe e espessura de filme passivo so encontradas. Conseqentemente, a indstria adotou a prtica geral de limpeza e passivao em equipamentos e peas de ao inoxidvel 316L antes de coloc-las em servio. Assim, o propsito da limpeza e passivao : Fornecer uma superfcie de ao inoxidvel limpa, sem ferrugem. Otimizar a resistncia corroso pela remoo de contaminantes de superfcie principalmente ferro, mas tambm sdio, clcio, sulfato, fosfato, cloreto, e outras impurezas andicas resultantes da exposio ao ambiente e proveniente do processamento. Maximizar a razo Cr/Fe no filme de xido protetivo.

A passivao inicial dos sistemas de ao inox ditada por uma necessidade de reparar as reas ativadas de todas as soldas e a necessidade de garantir uma melhor superfcie resistente corroso por todo o sistema. A limpeza qumica e a passivao removem os contaminantes adsorvidos e inclusos que oferecem locais favorveis corroso por pits tanto quanto o ferro, que desenvolver a formao de rouge.

SOLDAGEM E A ZONA AFETADA POR CALOR

O processo de soldagem gerar uma significante alterao na qumica dos elementos de superfcie da rea do cordo de solda at a zona afetada por calor. A resistncia corroso drasticamente reduzida ao longo da maior parte da rea de solda. Estudos recentes mostram que a concentrao de cromo menor que 10% na rea do cordo de solda e menor que 15% na ZTA (Zonas Termicamente Afetadas). Com as razes de Cr/Fe resultantes menores que 1, estas reas geraro rouge de xido de ferro sob quase todas as condies. O baixo teor de cromo da rea de solda torna-se presente junto a uma concentrao mais alta de mangans, produzindo picos na rea de colorao por aquecimento. Estas reas j foram relatadas como reas suscetveis corroso. Isto mostra uma razo significativa para a passivao aps soldagem.

Emenda de solda antes da limpeza

Emenda de solda aps a limpeza

A formao de xidos e compostos de colorao por aquecimento foram encontrados em profundidades abaixo de 100 . Os processos de passivao so geralmente considerados de afetar apenas 50 e so relativamente transparentes. Isto indica que o processo de passivao sozinho no remove a descolorao por calor. Por isso a colorao por calor pode permanecer presente aps passivao, mesmo que a superfcie contenha uma camada passiva e seja resistente corroso.
Nveis de colorao por calor em soldas no interior de tubo de ao inoxidvel austentico UNS S31603 (ao nmero 1.4404, Tipo 316L) mecanicamente polido.

Os Nmeros da Amostra se referem quantidade de oxignio no gs de purgao N 1 10 ppm N 4 100 ppm N 7 1000 ppm N 10 25000 ppm Nota: Soldas no ao inoxidvel UNS S30403 (ao nmero 1.4307, Tipo 304L) no mostraram diferena significativa na colorao por calor do UNS S31603 (ao nmero 1.4404, Tipo 316L). N 2 25 ppm N 5 200 ppm N 8 5000 ppm N 3 50 ppm N 6 500 ppm N 9 12500 ppm

POLIMENTO MECNICO

O propsito do polimento mecnico nivelar uma superfcie de metal. Ele no remove contaminantes de superfcie nem remove ferro livre para aumentar a razo Cr/Fe. A razo Cr/Fe da superfcie de ao inoxidvel mecanicamente polido ficou na faixa de 0.25 a 0.4. Precaues devem ser tomadas para assegurar que qualquer grana de polimento (como xido de alumnio ou carboneto de silcio) no embutido dentro e embaixo da superfcie do metal onde permanece como um local de nucleao potencial para corroso subseqente.

PASSIVAO - O PROCESSO

A limpeza da superfcie importante para a pureza do produto e para o processo de passivao. Limpar superfcies de ao inox durante incio de funcionamento de sistemas construdos recentemente algo crtico para a pureza dos produtos e processos. As exigncias a seguir podem assegurar uma superfcie limpa e passiva: As superfcies precisam estar livres de leo, marcas e filmes orgnicos. O desengraxamento do sistema pode ser completado com uma soluo detergente alcalina e testado com o teste de quebra de gua como descrito em ASTM A-380. Todas as superfcies precisam estar livres de contaminao por ferro e incluses. A remoo de ferro livre e compostos de ferro pode ser realizada com o uso de solues de passivao. As incluses exigiro tratamento especial, ou o uso de quelantes. O teste de Ferroxyl (ASTM A-380) bastante sensvel para identificar a presena de ferro livre na superfcie. Fechamento seguro de todas as aberturas aps limpeza solicitado. Garanta que no haja qualquer componente de metal no compatvel no sistema e nenhuma perna morta (dead leg) presente. Soldas devem estar livres de colorao por aquecimento e de camadas engorduradas provenientes do escovamento. Combine para que todas as exigncias acima sejam verificadas com boroscpio e inspeo visual.

O PROCESSO QUMICO

O esgotamento eletrnico excessivo do filme mais externo e um suprimento de oxignio inadequado (O2 molecular) promover a depassivao e posterior formao de produtos de corroso de superfcie. Quando isso ocorre, o cromo (Crx+) diminui na superfcie e abre o caminho para a oxidao do ferro (Fe) e nquel (Ni), menor no retculo cristalino do metal. Estabelecer uma superfcie passiva ou filme passivo em materiais austenticos essencial para maximizar a resistncia corroso que os metais oferecem. Superfcies passivas nestes metais ocorrem naturalmente quando expostos a um ambiente oxidante. Fontes de oxignio incluem ar, gua aerada, e outras atmosferas oxidantes. A formao de uma superfcie ou filme substancial e uniformemente oxidado resistente corroso o resultado da passivao. Alm da passivao que ocorre naturalmente, processos qumicos e eletroqumicos podem ser usados para obter um filme xido andico. Solues oxidantes esgotam os eltrons da superfcie do metal. Esta reao ou oxidao inicial resiste a algumas reaes qumicas na superfcie do metal. Metais que tem este estado so chamados passivos e o auto-fenmeno chamado passividade. Deve ser notado que a prpria camada passiva um estado eletroqumico/eletrodinmico de mnima corroso por definio. Este ainda o estado dinmico saudvel contnuo que fornecer o mais alto grau de resistncia corroso consistente com uso normal na indstria Farmacutica/Biotecnolgica. O processo de passivao qumica pode ser desempenhado por vrias tcnicas incluindo o uso de cidos minerais ou sistemas quelantes de base ctrica. O cido ntrico e outros cidos minerais so efetivos na remoo de ferro, entretanto, eles no removero vrias incluses ou outros contaminantes da superfcie do metal. Os quelantes dissolvem contaminantes de superfcie e compostos de ferro. Eles tambm mantm o on dissolvido atrelado, assim a precipitao ou deposio do contaminante no ocorre, permitindo uma lavagem completa dos contaminantes no sistema com guas de enxge. Estes quelantes so geralmente de estrutura qumica semelhante e contm mltiplos grupos de cidos, os quais so submetidos aos efeitos do pH e fora inica. Eles podem ser efetivos em compostos diferentes sob vrias condies. O eletropolimento um processo eletroqumico, o qual remove material da superfcie para produzir um filme xido passivado mais nivelado e resistente corroso. Isto remove contaminates hidrocarbonetos e nivela a morfologia da superfcie removendo picos, fissuras e fendas. Este processo remove contaminantes, fadiga e tenso que sempre resultam em corroso por pits e corroso sob tenso.

Material ao cromo-nquel 18/8 A lixado 1 2 3 4 5 6 7 B eletropolido

Austenita Austenita e ferrita deformada a frio Ferrita deformada a frio Ferrita deformada a frio e austenita deformada Austenita deformada Gros deformados com incluses e xidos xidos

APLICAES DE FABRICAO FARMACUTICA

Sistemas de tubulao crticos de gua, produto e processo so candidatos para passivao qumica de sistemas de tubulao de transferncia e estocagem. Rouge se formar e corroso ocorrer sob as condies de uso em tpicos sistemas de tubulao gua para Injeo (Water for Injection - "WFI"), Osmose Reversa (Reverse Osmosis "RO"), gua Destilada (Distilled Water - "DI"), Vapor Limpo (Clean Steam - "CS"), Limpeza no Local (Clean in Place - "CIP") e de processo. Todos estes sistemas so submetidos controles de qualidade precisos e exigncias de passivao. Este problema de corroso intensificado em sistemas que usam altas temperaturas, reagentes agressivos de processo e gua ultra pura. Condies operacionais sempre levam depassivao e conseqente formao de depsitos de rouge na superfcie e continuar a se auto-catalisar e atacar na fase metal base. Isto comear a contaminar os fluidos do processo com produtos de corroso (xido de ferro, xido de alumnio e silicatos). A degradao do nivelamento da superfcie aumentar ao aumentar a corroso. Processos de limpeza qumica e passivao apropriados podem completar a remoo destes depsitos, restaurando a superfcie passiva. Um reagente especfico deve ser designado para englobar uma srie divergente de condies encontradas. Isto inclui: [1] A remoo de detritos, compostos abrasivos especficos utilizados como xido de Alumnio, Carboneto de Silcio, certos sais de Zircnio, tanto quanto cada prprio contaminante peculiar incluindo parafina e outros preenchedores orgnicos; [2] Remoo de Ferro livre e seus xidos; nquel estranho e seus xidos; colorao de aquecimento de soldas que podem envolver um menor fator de cromo divergente; tanto quanto certos outros contaminantes diminutos e em traos incluindo certos compostos conjuntos de mangans. [3] A remoo de superfcie encontrada de Ferrita como normalmente achada nas superfcies de fundidos que podem facilmente incluir corpos de vlvula, impelidores de bomba (e podem se estender a alojamentos de bomba e placas de apoio), tanto quanto superfcies ID de soldas.

PROCEDIMENTOS DE PASSIVAO

Vrios procedimentos esto disponveis para passivao; eles tm em comum quatro principais fases que so: 1) Lavagem (Desengraxamento por Solvente) 2) Enxge com gua 3) Lavagem com cido (Fase de Passivao) 4) Enxge final com gua A preparao apropriada da superfcie do metal para obter um filme passivo uniforme e sem defeitos ordena que a superfcie do metal seja completamente limpa e isenta de qualquer sujeiras orgnicas ou inorgnicas, ferro livre, contaminantes metlicos, ou produtos corrosivos.

A Primeira Fase (Desengraxamento) do procedimento designada para remover sujeira, p, leo, e graxa. Um detergente solvel em gua usado para realiz-la, ou um solvente. A Segunda Fase (Enxge com gua) exigida para remover sujeiras dissolvidas e livres e o prprio detergente do metal a ser limpo. A Terceira Fase (Lavagem cida) para remover ferro livre, resduos metlicos, xidos, e outros produtos de corroso da superfcie do metal. Removendo estas sujeiras da superfcie do metal e fornecendo uma atmosfera oxidante, o filme passivo pode se formar e a passivao realizada. cidos inorgnicos so geralmente usados nesta fase do procedimento. A Quarta Fase (Enxge final com gua) A soluo acidificada circulada e o sistema enxaguado at a qualidade do efluente ser igual aquela do afluente. A Sociedade Americana para Materiais e Testes (American Society for Testing and Materials), ASTM A 380-99, Norma de Prtica Recomendada para Limpeza e Desincrustao de Peas, Equipamentos e Sistemas de Ao Inoxidvel, uma excelente fonte de informao sobre passivao. Ela inclui procedimentos de limpeza e passivao, aplicaes qumicas, metodologia, e procedimentos de teste. A norma valiosa para estabelecer procedimentos de passivao especficos e outros procedimentos de limpeza especializados. O estabelecimento de um procedimento de passivao efetivo pode ser obtido utilizando as seguintes diretrizes: Comear com um procedimento aceito ou especificado. Obter corpos de prova soldados do sistema ou ter corpos de prova soldados fabricados para propsito de testes.

Realizar procedimento especificado com procedimentos alternativos para oferecer uma escolha, indo de encontro com situaes ou solicitaes especficas. Confirmar a efetividade dos procedimentos testados com testes de laboratrio e/ou campo especificados. Este processo para confirmao da efetividade de um procedimento especificado ou procedimentos alternativos qualificados devem ser includos na documentao de passivao sendo submetidos como parte do pacote final de validao.

TESTES DE LIMPEZA E PASSIVIDADE

H vrios testes disponveis para determinar um nvel de limpeza aceitvel. A confirmao da limpeza deve ser requerida antes do procedimento de passivao, o teste de superfcie livre de gua, o teste de limpeza, ou teste de luz ultravioleta so apenas alguns dos testes que podem ser realizados. Estes testes so para inspees de limpeza como estabelecido na Norma ASTM A 380 (1999). Uma vez o procedimento de passivao completo, um mtodo de teste deve ser usado para confirmar ou estabelecer confiana que o procedimento de passivao foi bem sucedido. Um mtodo barato o Teste de Ferroxyl para ferro livre como exposto na A 380 (1999). O teste usado para detectar contaminao de ferro na superfcie, i.e., resduos de sais de ferro da limpeza, riscos de ferramentas de ferro na superfcie do ao inox, depsitos de ferro nas reas de solda, e xidos de ferro. A soluo de teste aplicada superfcie a ser testada. Uma cor azul da Prssia aparecendo dentro de 15 segundos de aplicao indica a presena de ferro livre. O teste para uma superfcie passiva geralmente realizado atravs da procura de traos de ferro livre na superfcie do metal. A suposio feita no sentido de que se nenhum ferro livre detectado, a superfcie do metal est limpa o suficiente para revelar um filme xido uniforme. Teste direto para uma superfcie passiva pode ser realizado por Espectroscopia Fotoeltrica de Raio-X (XPS) que usada para medir o estado de oxidao dos elementos encontrados na superfcie do metal. Um outro mtodo de teste direto, destrutivo a Espectroscopia Eletrnica de Auger (AES) que mede a razo cromo/ferro elementar na superfcie e sub-superfcie do metal com perfil de profundidade. Os mtodos de teste diretos para passividade fornecem informao detalhada sobre seu filme xido mais do que as observaes indiretas. Os testes de XPS ou AES oferecem evidncias diretas para verificar se o procedimento de passivao usado efetivo ou no. Estes mtodos de teste so mais caros do que os outros testes acima mencionados e so ideais para uso com corpos de prova de solda para determinar a efetividade do procedimento de passivao para o sistema.

10

PREPARANDO SISTEMAS PARA PASSIVAO

O teste de presso hidrosttica o primeiro teste na preparao de um sistema para passivao. Todos os sistemas recentemente construdos ou modificados requerem o teste de presso antes de implementar qualquer procedimento qumico. A segunda verificao antes da passivao confirmar a compatibilidade do sistema, seus componentes, e as solues passivantes. Isto deve incluir instrumentao em-linha, medidores de vazo, vlvulas reguladoras de luzes ultravioletas, bombas, vedadores de bombas, membranas de filtro, gaxetas e materiais de vedao, e outros dispositivos emlinha especializados. O fabricante ou fornecedor deve ser consultado para determinar se seu equipamento compatvel com as solues passivantes. Itens que no so compatveis devem ser removidos do sistema e substitudos por um branco, vlvula, pedao de spool, ou mangueira jumper temporariamente. Em alguns casos com instrumentao em-linha, a incompatibilidade qumica pode mascarar o efeito que tem sobre a calibrao do instrumento, componentes incompatveis devem ser processados independentes do sistema principal.

Uma vez a compatibilidade sistema/reagentes estabelecida, o sistema a ser passivado deve ser isolado dos sistemas existentes, equipamentos de processo, artigos conjugados de utilidades, etc. Na maioria dos casos, trocadores de calor em-linha (excluindo placa e estrutura) e alojadores de filtro pequeno (elementos de filtro removidos) so deixados no local e o fluxo passa por eles. Isto aceitvel se houver disponvel uma capacidade de entrada e dreno. Equipamentos isolados que requerem passivao devem ser manipulados independentemente do sistema principal a menos que, por comum acordo, seja deixado em-linha para o fluxo passar pelo mesmo. Todos os pontos de isolao devem ter vlvulas para evitar pernas mortas no sistema a ser passivado. A eliminao de todas as pernas mortas crtica para assegurar o contato qumico e enxge completo. Aberturas em ponto alto e drenos em ponto baixo so desejveis para completar o preenchimento e dreno dos sistemas. Em sistemas de distribuio onde no esto instalados aberturas em ponto alto, tcnicas de restrio de fluxo e fluxo de alta velocidade podem ser usados para garantir um preenchimento completo do sistema. Aps o sistema ter sido testado na presso, a compatibilidade ter sido confirmada, o sistema ter sido isolado e vlvulas colocadas nas pernas mortas, deve se levar em considerao os controles automatizados que governam o sistema. Esto todas as vlvulas automticas prontas para operar? Sero permitidos alinhamentos de vlvula atpicos da operao de sistema normal? Sensores de temperatura em-linha abriro as vlvulas de desvio se temperaturas incomuns forem detectadas?

11

O caminho de vazo desejado pode ser seguramente e efetivamente alcanado? O fornecedor da passivao geralmente oferece temporariamente equipamentos como vasos de circulao, bombas, trocadores de calor, medidores de vazo, filtros, mangueiras, cabeotes de pulverizao, conexes, adaptadores especializados ou conexes de transio, e vasos de neutralizao. Todos esses equipamentos devem ser inspecionados para garantir que obedecem as exigncias ao pretendido uso.

DESTINO DE REAGENTES DE PASSIVAO

O destino de solues de descarte uma questo importante. Os reagentes discutidos para limpeza e passivao so todos solveis em gua e podem ser facilmente neutralizados. Exceto pelos metais pesados dissolvidos na soluo cida de lavagem, o nico critrio que torna as solues de descarte perigosas ter o pH fora da faixa de 2 a 12.5. Os fluidos descarregados devem obedecer s exigncias de temperatura de descarga do local. H trs opes para lidar com solues de descarte geradas na passivao: Elas podem ser colocadas nos drenos qumicos. Isto s pode ser feito onde estiverem disponveis sistemas de tratamento e dreno compatveis. Neutralizar as solues de descarte em equipamento do fornecedor e descarregar atravs de dreno qumico para o sistema de tratamento local. O destino fora do local a ltima opo. a forma mais cara de destino.

Um sistema de tratamento de descarte no local pode no estar disponvel, mas pode-se pedir permisso s autoridades municipais ou privadas de esgoto para colocar as solues de descarte neutralizadas nos drenos sanitrios. Sob nenhuma condio quaisquer solues de descarte em qualquer forma devem ser permitidas de entrar de maneira forada nos sistemas de esgoto. Voc, no entanto, receber documentao confirmando o destino adequado de solues de descarte. A documentao deve incluir uma relao da carga ou manifesto de descarte perigoso e recibos do estado das instalaes de tratamento certificado onde as solues de descarte foram transportadas e tratadas. Quando o destino fora-do-local estiver sendo usado, importante verificar as credenciais da transportadora e o local de destino final antes de utilizar os seus servios. Enfim, o destino das solues de descarte de maneira legal e apropriada responsabilidade de todas as partes envolvidas. O proprietrio do local onde as solues de descarte so geradas, contratadas, subcontratadas envolvidas com o uso dos reagentes, transportadoras, e as instalaes de tratamento de descarte final, todos devem ter alguma responsabilidade no destino adequado de solues de descarte.

12

A conformidade em exigncias e verificao de procedimento crtica no desempenho de tratamentos qumicos nas indstrias de alta tecnologia e naquelas sob leis federais. O pacote de certificao e validao para os processos de passivao de especial importncia. Ele deve conter documentao de procedimento especfico, certificado de passivao e aceitao, logs de teste de controle de qualidade, registros de banhos qumicos, certificados de anlise qumica e um escopo detalhado de sistemas includos e designaes de equipamentos tratados.

DOCUMENTAO

Documentao completa e detalhada deve ser mantida como procedimento a ser realizado. Detalhamento nas concentraes de reagentes, temperaturas, tempo de contato, qualidade do fornecimento da gua de enxge, e leituras de amostras de efluentes devem todos ser registrados. Alguns fornecedores usam as folhas de registro de trabalho para registrar os dados de trabalho cronologicamente incluindo detalhamento da hora que a contratada chega no local at a hora que vai embora. Informao detalhada, como discutido acima, pode ser adicionada ao formulrio de preenchimento fornecido pela contratada da passivao, empresa de validao, ou proprietrio. No importa como a informao registrada, o mais importante manter uma documentao detalhada e precisa. A informao seguinte pode ser entregue ao proprietrio e ser incorporada documentao de validao final. Procedimento executivo dos trabalhos de Passivao Relatrio de Monitoramento e Controle do Processo Documentao de Garantia de Qualidade dos trabalhos realizados Ficha Tcnica dos produtos com lote de fabricao FISPQs Certificado de Anlise ART do Engenheiro Responsvel

A manuteno de sistemas crticos e seu estado de passividade so cruciais para sua condio a longo prazo e efeito na qualidade do produto. Os sistemas devem ser inspecionados periodicamente para garantir que rouge ou produtos de corroso no esto sendo gerados ou levados para dentro do sistema. A inspeo regular e registros mantendo prticas podem ajudar na avaliao da qualidade do tratamento de gua, da condio da tubulao de processo e da necessidade limpeza de preciso e passivao. Remoo de depsitos de rouge importante na preparao de um sistema para produzir produtos de maior qualidade e para a subseqente passivao da superfcie.

13

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. Coleman, D.C., and Evans, R.W., Fundamentals of Passivation and Passivity in the Pharmaceutical Industry, Pharmaceutical Engineering, March/April 1990, Vol. No. 2. 2. Banes, P.H., Passivation: Understanding and Performing Procedures on Austenitic Stainless Steel Systems, Pharmaceutical Engineering, Nov./Dec. 1990 Vol. 10 No. 6. 3. Balmer, K.B., Auger Surface Line Scan to Evaluate Element Segregation in and Chelant Passivation of a 316L Weld, a paper accepted for presentation at the ASME Winter Annual Meeting, Chicago, IL., November 6-11, 1994. 4. Tuthill, A.H., Stainless Steel: Surface Cleanliness, Pharmaceutical Engineering, Nov./Dec. 1994 Vol. 14 No. 6. 5. Cormia, R.D., Schiefelbein, B., and Olsen, P.A., Electropolishing of Stainless Steel: Meeting the Materials Requirements for Todays Demanding Applications, presented at the Photo Chemical Machining Institute Annual Meeting - February 26, 1990, Anaheim, CA. 6. ISPE, Baseline Pharmaceutical Engineering Guide, Pharmaceutical Engineering Guides for New and Renovated Facilities, Vol. 4, Water and Steam Systems, First Edition, January 2001.

14

S-ar putea să vă placă și