Sunteți pe pagina 1din 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SCIO-ECONMICO DEPARTAMENTO DE CINCIAS DA ADMINISTRAO CAMPUS UNIVERSITRIO - TRINDADE CEP: 88040-970 - FLORIANPOLIS

- SANTA CATARINA Fone: (048) 3721 66693

EDITAL DE SELEO 01/CAD/EAD/UFSC/2011 CURSO DE ESPECIALIZAO EM GESTO PBLICA

A Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, por meio do Departamento de Cincias da Administrao CAD, declara que estaro abertas, no perodo de 11 de julho de 2011 a 5 de agosto de 2011, as inscries ao Processo Seletivo para ingresso no Curso de Especializao em Gesto Pblica, na modalidade de ensino a distncia, de acordo com o disposto neste Edital. 1 DA VALIDADE Os resultados do Processo Seletivo de que trata o presente Edital so vlidos apenas para o ingresso no segundo semestre do ano letivo de 2011. 2 DO PROCESSO DE INSCRIO 2.1 A inscrio no Processo Seletivo para o Curso de Especializao em Gesto Pblica, oferecido na modalidade de ensino a distncia, ser realizada somente pela internet. 2.2 Para realizar a inscrio, o candidato dever proceder da seguinte maneira: 2.2.1 entrar no site <www.ead.ufsc.br>, no perodo de 11 de julho de 2011 a 5 de agosto de 2011, at s 20h00min, preencher integralmente o formulrio de Requerimento de inscrio e envi-lo (via internet) COMISSO Coordenadora do Processo Seletivo 01 CAD/EAD/UFSC, observadas as instrues disponveis no referido site. As informaes prestadas no requerimento de inscrio so de total responsabilidade do candidato; 2.2.2 imprimir o comprovante do requerimento de inscrio; 2.2.3 imprimir o boleto bancrio; e 2.2.4 efetuar o pagamento da taxa de inscrio no valor de R$ 70,00 (setenta reais), usando o boleto bancrio, at o dia 8 de agosto de 2011. Este pagamento poder ser efetuado em qualquer agncia bancria do territrio nacional (observado o horrio de atendimento externo das agncias), em postos de autoatendimento ou via internet (observado o horrio estabelecido pelo banco para quitao nesta data). 2.3 O candidato que no proceder rigorosamente como estabelecido no item 2.2.1 deste Edital no ter sua inscrio efetivada.

2.4 A COMISSO Coordenadora do Processo Seletivo 01 CAD/EAD/UFSC no se responsabilizar por solicitaes de inscrio via internet no efetivadas por motivos de ordem tcnica: falhas de comunicao, congestionamento de linhas de comunicao ou outros fatores que impossibilitem a transferncia dos dados ou a impresso do comprovante do requerimento de inscrio. 2.5 Para efeito de inscrio, sero considerados documentos de identidade apenas as cdulas de identidade, em perfeito estado de conservao, expedidas pelas Secretarias de Segurana, Secretarias da Justia do Trabalho, Foras Armadas e Polcia Militar, e as Carteiras Profissionais, expedidas por Conselhos Profissionais. 2.6 Para candidato estrangeiro, ser considerado documento de identidade apenas o passaporte ou a cdula de identidade emitida pelo pas de origem. 2.7 Caso o documento apresentado no dia da prova (cujo nmero foi informado no requerimento de inscrio) no permita a identificao adequada do candidato, este poder ser submetido identificao datiloscpica. 2.8 Cada candidato ter direito a apenas uma inscrio. Caso efetive mais de uma, ser considerada a de data mais recente. 2.9 O candidato que tiver sua inscrio deferida ter sua confirmao de inscrio, contendo seus dados e o local de realizao da prova (Anexo I), disponibilizada no site <www.ead.ufsc.br> a partir de 11 de agosto de 2011. 2.10 A relao dos candidatos que tiverem sua inscrio indeferida estar disponvel no site <www.ead.ufsc.br> a partir do dia 11 de agosto de 2011. A UFSC se reserva o direito de indeferir inscrio at no ato da matrcula, caso o candidato no apresente os documentos solicitados e/ou no atenda s exigncias deste Edital. 2.10.1 Os candidatos a que se refere o artigo 2.10 deste Edital devero entrar em contato com a Secretaria do Curso de Administrao CAD/EAD/UFSC at o dia 18 de agosto de 2011. Aps esta data, o indeferimento ser definitivo. 2.11 No ato da inscrio, o candidato dever optar obrigatoriamente por um polo entre os listados no item 3.2 deste Edital, o qual dever frequentar nos encontros presenciais do curso, onde ter acesso ao Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem e ao uso da biblioteca. 2.12 A inscrio do candidato implicar o conhecimento e a tcita aceitao das condies estabelecidas neste Edital, das quais no poder alegar desconhecimento. 3 DO CURSO E DAS VAGAS 3.1 A UFSC oferece, por meio deste Processo Seletivo, o Curso de Especializao em Gesto Pblica na modalidade de ensino a distncia. O sistema do curso compreender atividades obrigatrias (provas, tarefas etc.) em encontros presenciais previamente agendados, durante a semana, a serem desenvolvidas nos polos, e a frequncia ser cobrada no polo em que o estudante estiver matriculado. 3.2 Sero oferecidas 200 vagas para ingresso no segundo semestre de 2011, assim distribudas entre os polos (Anexo I):
2

Polo Canoinhas Cricima Florianpolis So Francisco de Paula Total 4 DA PROVA

Vagas 50 50 50 50 200

4.1 O Processo Seletivo ser realizado em etapa nica, mediante aplicao de prova no dia 21 de agosto de 2011, de acordo com o que segue: Prova composta de: - 30 (trinta) questes objetivas de Administrao; e - 1 (uma) redao sobre tema relacionado Administrao Pblica.

PROVA NICA Dia 21 de agosto 15h00min s 18h00min

4.2 A prova ser realizada nas seguintes cidades: Canoinhas, Cricima, Florianpolis e So Francisco de Paula (o endereo do lugar da prova ser publicado no site <www.ead.ufsc.br>). 4.3 Os candidatos somente podero realizar a prova na cidade-sede do polo para o qual se inscreveram. 4.4 No ser permitido, a qualquer candidato, realizar a prova fora das dependncias previamente estabelecidas, exceto em casos excepcionais autorizados pela COMISSO Coordenadora do Processo Seletivo 01 CAD/EAD/UFSC. 4.5 Os candidatos tero acesso ao local de realizao da prova a partir das 14h15min munidos de: 4.5.1 original do documento de identidade informado no requerimento de inscrio; 4.5.2 comprovante de requerimento de inscrio; 4.5.3 comprovante de pagamento da taxa de inscrio; e 4.5.4 caneta esferogrfica de tinta preta ou azul. 4.6 A PROVA ter incio, impreterivelmente, s 15h00min. O candidato que chegar atrasado no poder realiz-la. 4.7 As questes objetivas contero cinco alternativas (de a a e), das quais apenas uma alternativa ser correta, e versaro sobre assuntos previstos no programa. 4.8 A redao dever ser desenvolvida a partir de um dos temas apontados na prova e apresentar clareza, objetividade, unidade, coerncia e coeso de ideias. 4.9 O programa de que trata o item 4.7 encontra-se no Anexo II deste Edital.
3

4.10 de inteira responsabilidade do candidato a observncia da marcao da alternativa correta das questes na sua prova. 4.11 O candidato dever marcar, nas questes objetivas, com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul, as respostas da prova, que ser o nico documento vlido para efeito de correo da prova objetiva. 4.12 O candidato dever transcrever a redao, com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul, na folha determinada para esse fim. As folhas de rascunho e as respostas a lpis no sero corrigidas. Em nenhuma hiptese haver substituio da folha de prova devido a erros ou rasuras cometidos pelos candidatos. 4.13 As respostas s questes objetivas bem como a redao devero ser feitas dentro do tempo de durao da prova. 4.14 No ser permitida a comunicao entre os candidatos, consulta a material didtico-pedaggico, nem o porte/uso de calculadora, relgio de qualquer modelo, telefone celular, bip, telemensagem ou qualquer tipo de aparelho eletrnico. 4.15 Ser eliminado do Processo Seletivo o candidato que durante a prova: 4.15.1 comunicar-se com outros candidatos, efetuar emprstimos ou usar outros meios ilcitos; 4.15.2 for surpreendido dando e/ou recebendo auxlio para a execuo da prova; 4.15.3 faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicao da prova e/ou com os demais candidatos; 4.15.4 for apanhado em flagrante utilizando-se de qualquer meio na tentativa de burlar a prova ou for responsvel por falsa identificao pessoal; 4.15.5 recusar-se a entregar o material da prova ao trmino do tempo destinado para a sua realizao; 4.15.6 perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido; ou 4.15.7 afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal ou portando o caderno de prova. 4.16 O candidato somente poder entregar sua prova e se retirar definitivamente do grupo de realizao da prova a partir das 15h30min. 4.17 Em hiptese alguma podero permanecer no grupo de realizao da prova menos de trs candidatos, os quais devero assinar a ata constando o horrio da sada. 4.18 O gabarito e a prova sero divulgados no site <www.ead.ufsc.br> no dia seguinte ao da sua realizao. 5 DA PONTUAO DAS QUESTES 5.1 As questes objetivas cujas respostas coincidirem com o gabarito oficial valero 1,00 (um vrgula zero) ponto cada uma; as demais no sero pontuadas. 5.1.1 Somente sero consideradas as respostas das questes objetivas redigidas na prpria prova com caneta de tinta azul ou preta.
4

5.1.2 Ser atribuda nota 0 (zero) questo da prova que no estiver assinalada nos itens da questo da prova e/ou que contenha mais de uma alternativa de resposta assinalada, emenda ou rasura, ainda que legvel. 5.2 A redao valer at 10,0 (dez vrgula zero), admitindo-se fraes de 0,5 (zero vrgula cinco pontos). A redao ser avaliada quanto (ao): 5.2.1 domnio do contedo; 5.2.2 capacidade de expressar-se com clareza; 5.2.3 capacidade de organizar ideias; e 5.2.4 capacidade de interpretar dados e fatos. 5.3 Em caso de anulao de alguma questo, esta ser computada como acerto para todos os candidatos. 6 DA APROVAO E CLASSIFICAO 6.1 A pontuao total dos candidatos ser o somatrio da pontuao obtida nas questes objetivas e na redao. 6.2 Estaro aprovados os candidatos que obtiverem pontuao superior a 5,00 (cinco vrgula zero) pontos nas questes da prova e 6,00 (seis vrgula zero) na redao. 6.3 Os candidatos que no obtiverem nota 5,00 (cinco vrgula zero) nas questes objetivas no tero direito correo da redao, estando assim, automaticamente desclassificados. 6.4 A classificao dos candidatos dar-se- por polo, em ordem decrescente da pontuao total obtida. 6.5 Havendo candidatos com mesma pontuao, far-se- o desempate para fins de classificao de acordo com os critrios abaixo dispostos: 6.5.1 6.5.2 maior pontuao obtida na redao; candidato com maior idade.

6.6 A relao dos candidatos classificados dentro do limite de vagas em cada polo ser divulgada no dia 6 de setembro de 2011 no site <www.ead.ufsc.br>, na Secretaria do Curso e nos polos onde ocorreram as provas. 7 DA MATRCULA 7.1 O candidato cuja classificao final estiver dentro do limite de vagas em cada polo dever efetuar a matrcula nos dias 8, 9 e 12 de setembro de 2011 no polo para o qual se inscreveu. 7.2 O incio das aulas est previsto para o dia 17 de setembro de 2011, devendo esta data ser confirmada na ocasio da matrcula. 7.3 No ato da matrcula, o candidato dever apresentar a seguinte documentao: 7.3.1 fotocpia autenticada do documento de identidade com o qual se inscreveu no Processo Seletivo;
5

7.3.2 fotocpia autenticada do Ttulo de Eleitor se for maior de 18 anos; 7.3.3 fotocpia autenticada do documento comprobatrio de estar em dia com as obrigaes militares (sexo masculino); 7.3.4 diploma ou certido de concluso do ensino superior e histrico escolar original ou fotocpia autenticada (contendo o nome da entidade mantenedora, o nmero do decreto do reconhecimento do curso); 7.3.5 visto temporrio ou permanente emitido pela Polcia Federal, quando se tratar de estudante estrangeiro. 7.4 Os as fotocpias dos documentos entregues no momento da matrcula no sero devolvidos em hiptese alguma. 7.5 A falta de um dos documentos anteriormente relacionados implicar a no efetivao da matrcula, no cabendo recurso, nem lhe sendo facultada a matrcula condicional. 7.6 O candidato classificado no Processo Seletivo dever matricular-se no conjunto de disciplinas que compem o primeiro perodo do curso, na data estabelecida no item 7.1 deste Edital. 7.7 O candidato classificado que no comparecer pessoalmente ou no constituir procurador para efetuar a matrcula inicial no prazo estabelecido, perder o direito sua vaga e ser substitudo pelo candidato imediatamente subsequente na lista de classificao. 8 DAS DISPOSIES GERAIS E FINAIS

8.1 Para garantir a lisura e a segurana do Processo Seletivo, a COMISSO Coordenadora do Processo Seletivo 01 CAD/EAD/UFSC, quando couber, utilizar equipamentos eletrnicos ou solicitar autoridade competente a identificao datiloscpica do candidato, podendo, ainda, fazer nele uma vistoria rigorosa. de inteira responsabilidade do candidato qualquer transtorno por ele ocasionado. 8.2 Ser eliminado, a qualquer poca, mesmo depois de matriculado, o candidato que, comprovadamente, tiver usado documentos e/ou informaes falsas ou outros meios ilcitos para realizar o Processo Seletivo. 8.2 A COMISSO Coordenadora do Processo Seletivo 01 CAD/EAD/UFSC no se responsabilizar pelo extravio de quaisquer objetos ou valores portados pelo candidato durante o Processo Seletivo. 8.4 O acesso ao grupo (sala) de realizao da prova somente ser permitido ao candidato nele alocado e s pessoas credenciadas pela COMISSO Coordenadora do Processo Seletivo 01 CAD/EAD/UFSC. 8.5 A COMISSO Coordenadora do Processo Seletivo 01 CAD/EAD/UFSC, divulgar, sempre que necessrio, editais, normas complementares e avisos oficiais sobre o Processo Seletivo do Curso de Especializao em Gesto Pblica na modalidade de ensino a distncia. 8.6 A relao oficial dos candidatos classificados, por curso e polo, ser divulgada pela
6

COMISSO Coordenadora do Processo Seletivo 01 CAD/EAD/UFSC, nela constando: nome, nmero de inscrio e nmero do documento de identidade do candidato. O boletim de desempenho ficar disponibilizado na internet no site <www.ead.ufsc.br>. 8.7 Somente caber recurso quanto ao contedo e/ou gabarito da prova, devendo ele ser interposto COMISSO Coordenadora do Processo Seletivo 01 EaD/ADM/UFSC aps a prova, exclusivamente pelo candidato, at s 18h00min do dia 24 de agosto de 2011, sendo irrecorrvel a deciso. Os recursos devero: 8.7.1 ser digitados e apresentados em duas vias assinadas; 8.7.2 ser fundamentados com argumentao lgica e consistente; 8.7.3 ser apresentados em folhas separadas para questes diferentes; e 8.7.4 conter capa (folha de papel A4), constando o nome do candidato, o nmero de inscrio e o nmero do documento de identidade. 8.8 Os recursos devero ser encaminhados, via Sedex, e postados at o prazo informado no item 8.7 deste Edital para o seguinte endereo: COMISSO Coordenadora do Processo Seletivo 01 CAD/EAD/UFSC da Especializao em Gesto Pblica, Centro Scio-Econmico, Departamento de Cincias da Administrao, Campus Universitrio, Bairro Trindade, Caixa Postal 5061, CEP 88040-970, Florianpolis, Santa Catarina. 8.9 Os recursos que no estiverem de acordo com o disposto nos itens anteriores sero liminarmente indeferidos. 8.10 Em nenhuma hiptese, devido s caractersticas deste Processo Seletivo, haver vistas, reviso ou recontagem de pontos. No sero fornecidos originais ou cpias da prova. 8.11 At a divulgao do resultado do Processo Seletivo, em caso de mudana de endereo, o candidato dever, obrigatoriamente, comunicar o novo endereo completo (informando tambm seu respectivo nmero de inscrio), por escrito, COMISSO Coordenadora do Processo Seletivo 01 CAD/EAD/UFSC, no endereo: Centro Scio-Econmico, Departamento de Cincias da Administrao, Campus Universitrio, Bairro Trindade, Caixa Postal 5061, CEP 88040-970, Florianpolis, Santa Catarina. Caso essa alterao ocorra aps o resultado final divulgado pela COMISSO Coordenadora do Processo Seletivo 01 CAD/EAD/UFSC, o candidato dever, obrigatoriamente, fazer essa comunicao Secretaria do Curso de Administrao, Campus Universitrio, Bairro Trindade, CEP 88040-900, Florianpolis, Santa Catarina. 8.12 O candidato, portador de deficincia ou no, que necessitar de condies especiais para realizao da prova dever solicitar tais condies Coordenao do Polo onde realizar a prova, anexando o laudo mdico que as comprove, at o dia 12 de agosto de 2011, no endereo que consta do Anexo I, para que sejam propiciadas as condies que lhe permitiro a realizao da prova. 8.12.1 As condies especiais solicitadas de acordo com o item 8.12 deste Edital sero atendidas obedecendo a critrios de viabilidade e razoabilidade. 8.12.2 O candidato deficiente auditivo, usurio de aparelho auricular, dever comprovar sua necessidade atravs de laudo mdico na Coordenao do Polo, onde realizar a prova, at a data mencionada no item 8.12 deste edital. 8.13 O candidato que poca da realizao da prova for portador de doena
7

infectocontagiosa ou encontrar-se em outra situao que demande cuidado mdico especial dever comunicar sua condio Coordenao local do polo onde realizar a prova. A COMISSO do Processo Seletivo 01 CAD/EAD/UFSC avaliar a possibilidade de atender s especificidades requeridas. 8.14 A no observncia das disposies e instrues contidas neste Edital, no Caderno de Prova, nas Normas Complementares e nos Avisos Oficiais que a COMISSO do Processo Seletivo 01 CAD/EAD/UFSC venha a divulgar poder acarretar na eliminao do candidato do Processo Seletivo para o Curso de Especializao em Gesto Pblica na modalidade de ensino a distncia. 8.15 Os casos omissos sero resolvidos pela COMISSO Coordenadora do Processo Seletivo 01 CAD/EAD/UFSC.

Florianpolis, 11 de julho de 2011.

Prof. Marcos Baptista Lopez Dalmau Presidente da Comisso Coordenadora do Processo Seletivo 01 CAD/EAD/UFSC

ANEXO I ENDEREO DOS POLOS DE ENSINO

POLOS CANOINHAS

CRICIMA

Marcos Roberto de Abreu (48) 2106-5900 (polo) (48) 3251-6110 marcosabreu@pmf.sc.gov. br uabfloripa@pmf.sc.gov.br SO FRANCISCO Prefeitura de So Francisco de Maria Lcia da Silva Teixeira Paula/RS (54) 3244-1665 DE PAULA Rua Manoel Vicente Ferreira, 329 (54) 3244-1665 Centro So Francisco de Paula RS saofranciscodepaula@eadadm Cep: 95400-000 .ufsc.br FLORIANPOLIS

ENDEREO Colgio de Educao Bsica Santa Cruz Rua Bernardo Olsen, 400 Centro (duas quadras da UNC) Canoinhas SC CEP: 89 460-000 CEDUP Centro Educacional Profissionalizante Ablio Paulo CEDUP Av. Universitria, 345 Bairro Universitrio Cricima SC Rua Ferreira Lima, 82 Centro Florianpolis CEP 88015-420 < www.pmf.sc.gov.br/uab>

COORDENADOR(A) Sonia Sacheti (47) 3622 6310 (polo) (47) 9104 8142 soniasacheti@gmail.com Julio Csar Viana (48) 3478 1248 (polo) (48) 9978 2390 julio@ead.ufsc.br/maristela@ead.ufsc.br

ANEXO II
PROGRAMA DAS DISCIPLINAS

Administrao de Recursos Humanos: Estratgias de RH. Equipes. Liderana. Motivao. Administrao Geral: Planejamento Estratgico. Anlise dos Ambientes Interno e Externo. Processos de tomada de deciso. Sistemas de Informao Gerencial. Autoridade e responsabilidade. Conceito de linha e assessoria. Direo. Controle: elementos do controle. Princpios gerais de administrao aplicados ao controle. Controle ao nvel intermedirio e operacional. Controle de qualidade total. Mudana organizacional. Cultura organizacional. Administrao Financeira e Oramentria: Elaborao e anlise de oramento pblico. Endividamento. Planejamento Financeiro e Oramentrio. Administrao do Capital de Giro. Fontes de Financiamento em Longo Prazo. Teorias administrativas: A abordagem mecanicista de administrao. A abordagem humanstica. A organizao burocrtica estruturas organizacionais (tradicionais e inovadoras). Teoria contingencial. Teoria da complexidade. Teoria crtica. Administrao Pblica: o patrimonialismo na Administrao Pblica brasileira. A burocracia na Administrao Pblica brasileira. A Administrao Pblica Gerencial no Brasil. O novo servio pblico.

10

S-ar putea să vă placă și