Sunteți pe pagina 1din 4

Caso 6 1. O defensor pblico que advogou a causa de Carla buscou o fundamento do pedido em algumas fontes de direito.

Indique quais so e conceitue-as.

Direito comparado Direito comparado s decises de outros estados do pais. Jurisprudncia Conjunto de decises dos Tribunais de segunda instncia sobre determinado assunto.

A jurisprudncia pode ser classificada como uma fonte formal do direito? Explicite. Sim, porque a jurisprudncia tem o objetivo de trazer conhecimento. Caso Concreto 2 1. O que uma Smula? a jurisprudncia do supremo tribunal. 2. O que vem a ser uma smula vinculante e para que serve?

a jurisprudncia que, quando votada e aprovada pelo Supremo Tribunal Federal, por pelo menos 2/3 do plenrio, se torna um entendimento obrigatrio ao qual todos os outros tribunais e juzes tero que seguir. Questo Objetiva Assinale a alternativa que indica a correta noo de costume como fonte do Direito: a) Os costumes so as ideias, diretrizes que justificam o carter nacional de todo o ordenamento; x) O costume a norma criada e imposta pelo uso social; uma forma espontnea e popular de criao do Direito; c) Os costumes so os princpios gerais do Direito aplicados em determinado sistema jurdico; representam a cincia ou o conhecimento do Direito; d) O costume a manifestao dos jurisconsultos, no sentido de esclarecer e explicar o Direito.

Caso 7 Qual a principal caracterstica da norma jurdica que se percebe no artigo acima citado? Justifique . Bilateralidade pois 2 indivduos no caso acima em partes diferentes. Na lei n. 8245, de 18 de outubro de 1991, que dispe sobre as locaes dos imveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes, possvel encontrar as demais caractersticas das normas jurdicas? Fundamente. No apenas o direito privado por que o caso contem dois civis em um discutido sobre o direito de residir na casa alugada. Ao impor uma conduta a ser observada pela Unio em relao aos Estados e ao Distrito Federal, levando em conta o critrio da imperatividade, como se pode classificar o art. 34 da CF/88? Fundamente. O artigo 34 da CF impem a todos do territrio nacional a seguir devida conduta.

Caso 8 Voc, como juiz que estudou sua graduao na Estcio de S, como resol veria esta questo envolvendo normas constitucionais? Acusaria o candidato por sonegar impostos e tambm, acusaria o jornalista por danos morais j que sua declarao constrangeu o candidato. O que vem a ser o princpio da ponderao de valores? Ponderar valores estabelecer prioridades Questo Objetiva Leia as afirmaes abaixo: I.Os princpios orientam a interpretao de todo o ordenamento jurdico; II. Os princpios tambm cumprem o papel de suprir eventual lacuna do sistema (funo supletiva ou integradora);

III. As normas se exprimem por meio de regras ou princpios. Agora, escolha a opo CORRETA: X) Todas as afirmativas esto corretas; b) Todas as afirmativas so falsas; c) Somente a afirmativa III est correta; d) Somente a afirmativa II falsa.

Caso 9 Responda as perguntas a seguir: a) Ded Bagana, elemento de alta periculosidade na cidade de Macap-AP, foi preso em flagrante por estar cometendo ato tido como delituoso pela legislao em vigor; obteve sua liberdade provisria sob o amparo de lei que, depois, vem a ser derrogada por outra que impede a concesso desse benefcio. b) Poder a nova lei prejudicar a situao que tinha sido concedida a Ded sob a lei anterior? Por qu? No poder a nova lei prejudicar a situao de Ded sob Sob presuno que a lei penal retroagira somente salvo para benfico do ru. E como ficaria a situao de Ded Bagana se ele estivesse preso sob determinadas condies impostas pela lei, e que uma lei nova considere que tais condies no impedem a libertao provisria? Justifique.

Haver de ser feito analise em seu pronturio e de modo a emetir uma petio detalhando a revogao de sua deteno provisria, ou mesmo ru tendo sido condenado poder formar defesa de HC alegando que lei posterior revoga a lei anterior especifica. (OAB MG) Quanto ao direito intertemporal, em matria civil, CORRETO afirmar: a) salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas 30 (trinta) dias depois de oficialmente publicada; X) se, antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicao de seu texto, destinada correo, o prazo de sua entrada em vigor comear a correr da data dessa sua nova publicao; c) mesmo perdendo a vigncia a lei revogadora, em nenhuma hiptese ser restaurada a lei revogada por ela anteriormente;

d) a lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, revoga a lei anterior. Questo Objetiva 2 A Lei 9.307, de 23 de setembro de 1996, que dispe sobre arbitragem, em seu artigo 44, estabeleceu: ficam revogados os artigos 1037 a 1048 da Lei 3071, de 1 de janeiro de 1916, Cdigo Civil Brasileiro; os artigos 101 e 1072 a 1102 da Lei 5.869, de 11 de janeiro de 1973, Cdigo de Processo Civil. Neste caso, possvel dizer ento que ocorreu: (Justifique) a) revogao tcita; X) ab-rogao expressa; c) derrogao expressa; d) repristinao. Caso 10 a) Que mtodo interpretativo utilizaram os advogados de defesa para extrair o cor, religio, etnia ou procedncia sentido da palavra racismo do art. 5, XLII, da Constituio Federal? Que racismo so se encaixa em tipos nacional. b) Qual a interpretao utilizada por nossos tribunais par a manter condenado Ellwanger? Que a Hermenutica da palavra racismo pode ter dois siginificados.
raa,

S-ar putea să vă placă și