Sunteți pe pagina 1din 10

.

ditico
Enviado por Denny Fischer (SC) em 09-01-2008.

54 sim, 98 no

Significado: Elemento que tem por objetivo localizar o fato no tempo e espao sem defin-lo. Alguns pronomes demonstrativos podem ser expresses diticas bem como certos advrbios. Exemplo: Expresses comuns: L, c, onde, aqui, etc

Funes Ditica, Anafrica, Catafrica, Exofrica, Epanafrica...


Ol pessoal! Em virtude da dificuldade de encontrar-se um nico texto desvendando os mistrios dessas funes, comumente exploradas pela FGV em provas de lngua portuguesa, decidi tentar reunir todas neste artigo, de forma a orient-los sobre a correta classificao das palavras que exercem os referidos papis. Funo Endofrica x Funo Exofrica Inicialmente, preciso identificarmos esses dois conceitos. Embora a FGV no use o termo endofrica nas questes, o faz com a palavra exofrica. Como exemplo, mostro-lhes as opes de uma questo que j caiu em prova: (A) Exofrico (B) Epanafrico (C) Ditico (D) Catafrico (E) Anafrico O enunciado no importante no momento, basta que percebamos quais funes foram colocadas como opes de resposta. No final deste artigo, ser possvel responder essa questo, sem mesmo termos lido o enunciado. Tenhamos um pouco de pacincia at l! Quero, com essa pequena introduo, informar que as palavras endofrica e exofrica so, na verdade, gneros, dos quais so derivadas as demais funes. Entretanto, como podemos perceber pelas alternativas da questo acima, nada impede que esses termos sejam usados de forma geral, ou at mesmo de forma especfica. Vejamos: A funo endofrica pode ser classificada em anafrica ou catafrica (estudaremos cada funo separadamente). J a funo exofrica mais conhecida como ditica (ou dctica). Mas qual a diferena entre endofrica e exofrica? A resposta bastante simples! Basta atentarmos aos prefixos formadores dos conceitos: Endo prefixo grego que significa dentro. Exo prefixo grego que significa fora. Ora, como estamos tratando de recursos textuais, concluiremos que as palavras com funo endofrica se relacionam com termos do prprio texto. J as exofricas trazem algo de fora para dentro do texto.

Entendidos os conceitos, passemos anlise de cada funo: Anafrica Em primeiro lugar, gostaria de alertar para o fato de que anfora pode ser tambm uma figura de linguagem, que consiste na repetio da mesma palavra no incio de vrias frases. No precisam se preocupar, pois a funo anafrica est relacionada a este conceito. Uma palavra anafrica tem a funo de retomar algo (no necessariamente uma palavra) j mencionado no texto, muitas vezes a fim de evitar repeties desnecessrias ou viciosas. O exemplo mais comum de anfora um dos usos dos pronomes demonstrativos: Exemplo: Farei duas provas em agosto, a do ICMS-RJ e a do ICMS-SP. Prefiro passar naquela a nesta, pois moro no Rio de Janeiro. ICMS-RJ < (n)aquela ICMS-SP < (n)esta Outro exemplo para ilustrar essa funo o uso do pronome relativo que e suas variaes, retomando um termo anterior. Exemplo.: Ainda no li o texto que ele escreveu. texto < que (Ainda no li o texto / Ele escreveu o texto) Catafrica J a palavra catafrica tem a funo de antecipar algo que ainda ser dito ou escrito. Nesse caso, no haver repetio, pois a palavra ir apresentar a ideia. O exemplo mais comum (e mais cobrado pela FGV) o pronome demonstrativo que faz referncia a um aposto. Exemplo: Nosso objetivo este: passar em um bom concurso. este > passar em um bom concurso Da mesma forma que o relativo que faz referncia a um termo anterior, o cujo se refere a um termo que ainda ser explicitado na frase. Exemplo: Conheo uma menina cujo pai auditor da Receita. cujo > pai Ditica A funo ditica, s vezes chamada de dctica, aquela que faz a referncia exofrica, sendo responsvel por localizar algo no tempo ou no espao. Como assim Diego?! Ora, prestem ateno na seguinte frase: Aqui est muito frio. Onde eu estou? Bom leitor, a sua resposta dever ser: No sei! S sei que estava frio no lugar em que voc escreveu o texto Exatamente, at porque, no momento que vocs esto lendo o texto, eu no estou mais aqui. Acabamos de ver um exemplo de referncia espacial, ou seja, uma palavra (no caso, o advrbio aqui) que traz uma ideia de fora para este texto. O mesmo acontece com advrbios de tempo. Por exemplo, se eu disser que ontem fui ao cinema (mentira, fiquei em casa estudando...), vocs precisaro saber em que data eu escrevi o texto, a sim, podero identificar o referente do advrbio de tempo. interessante fazer uma relao entre os diticos e a passagem do discurso direto para o indireto (outro assunto que a FGV gosta de cobrar), pois a alterao deles normalmente necessria. Exemplo: se eu escrever o seguinte na data de hoje:

Na semana que vem, comprarei alguns livros. Vocs tero uma semana para ler a frase com seu sentido original. A partir da prxima semana, a frase correta ser: Diego escreveu que compraria alguns livros na semana seguinte. O maior problema no esse, mas sim a possibilidade de pronomes demonstrativos exercerem funo ditica, como eu j expliquei no comentrio da questo do post anterior. Vou explicar a diferena da seguinte forma: Imaginem que estamos frente a frente, eu e voc, caro(a) leitor(a). Mas no estamos sozinhos, h duas meninas a mais, uma ao meu lado, a outra ao seu lado. Suponhamos que eu diga: Essa a minha irm. Estou falando da menina ao meu ou ao seu lado? Haveria diferena se eu dissesse Esta a minha irm. ? Ou ento Aquela a minha irm. ? A resposta sim! H diferena em cada uma das frases, pois a referncia espacial de cada pronome diferente. Essa a minha irm : minha irm est ao seu lado. Esta a minha irm: minha irm est ao meu lado. Aquela a minha irm: minha irm no est ao meu lado, muito menos ao seu. Ela est longe de mim e longe de voc. Percebam que no fcil explicar em texto algo que est fora dele. Espero ter criado um bom exemplo. Epanafrica Temos aqui no uma funo, mas sim uma figura de linguagem, semelhante anfora, ou seja, a repetio de uma palavra no incio de cada verso ou frase. Alm da epanfora, h vrias outras figuras com nomes parecidos, que podem ser colocadas para confundir nossas cabeas: epanadiplose, epanalepse, epanastrofe, epnodo. Todas elas so tipos de repetio de palavras, ora no incio, ora no fim das frases. Como eu mencionei no incio do texto, agora possvel responder a questo sem o enunciado. J que exofrico = ditico e epanafrico = anforico. A resposta s pode ser a letra D (catafrico). Esta e outras questes podero ser resolvidas no prximo post. Estou selecionando todas as questes sobre esse assunto nas provas da FGV. Iremos, de uma vez por todas, acabar com o medo desse tipo de questo! Gostaria de deixar claro que no tenho a inteno de esgotar o assunto, at porque este um tema para cursos de lingustica. Pretendo apenas capacitar todos vocs a fazer qualquer questo a nvel de FGV. Tenho certeza que muitos passaro a achar graa de algumas questes, de to fceis.

Questo FGV - Voc j ouviu falar em dixis diticos?


novembro 4th, 2008 por Carla Pereira

Comente As provas de concursos da FGV so conhecidas por cobrarem conceitos pouco vistos em provas da ESAF ou do CESPE. Na prova para Fiscal de Rendas da Sec. Est. Fazenda/RJ - 2008, por exemplo, algumas questes de portugus exigiram conhecimento de conceitos bem especficos; eu diria at que exigiram conceitos semnticos mais conhecidos por quem atua na rea de Lingstica. Veja s a questo seguinte: 5. No trecho O avano deste no acarreta necessariamente impacto positivo daquela, os pronomes demonstrativos exercem, respectivamente, funo: (A) anafrica e catafrica. (B) catafrica e catafrica. (C) anafrica e anafrica. (D) catafrica e anafrica. (E) ditica e ditica. Bom, o trecho do enunciado da questo referente a um dos textos expostos na prova. Se o candidato consultasse o texto para entender a que os pronomes deste e aquela faziam referncia, iria ler o seguinte: () A alocao de novos recursos nada tem a ver, em princpio, com o impacto tecnolgico. O avano deste no acarreta necessariamente impacto positivo daquela. O uso do pronome demonstrativo deste serve para retomar outra passagem do texto, ou seja, faz referncia ao impacto tecnolgico; o pronome demonstrativo daquela, por sua vez, faz referncia alocao de novos recursos. Esse fenmeno, chamado anfora, garante a coeso do texto e diz respeito a pessoas e objetos, tempos, lugares, fatos etc. mencionados em outros pontos do mesmo texto. Na questo, portanto, os pronomes deste e daquela exercem funo anafrica (alternativa C). H casos, porm, em que os termos anunciam/antecipam outros. Por exemplo, na frase Minha irm disse isto: j est na hora de almoar, isto antecipa j est na hora de almoar. Esse fenmeno chamado de catfora. Na alternativa E, vemos a funo ditica. Voc j ouvir falar nisso? Conforme explicao do prof. Rodolfo Ilari/Unicamp, em seu livro Introduo semntica: brincando com a gramtia, chamamos de diticas as expresses que se interpretam por referncia a elementos do contexto extra-lingstico em que ocorre a fala. A dixis diz respeito principalmente s pessoas que participam da interao verbal, ou a lugares e tempos que so localizados a partir da situao de fala. Ela realiza uma espcie de ancoragem da fala na realidade. Ocorre sobretudo por meio dos pronomes, dos artigos, dos tempos dos verbos e de certos advrbios. Para entender a importncia dessa ancoragem, convm imaginar a dificuldade que teramos para entender de quem partiu um pedido de socorro trazido pelo mar numa garrafa fechada, sem data, sem referncia a lugares e assinado por um desconhecido (Ilari, 2001).

Um outro exemplo: imagine que voc trabalhe em uma empresa e est ansioso por uma reunio que ainda deve acontecer. Est to ansioso que alguns colegas at sabem disso. Antes de a esperada reunio acontecer voc convocado para fazer uma viagem, tambm pela empresa. Aps 4 dias fora, ao entrar em casa, no final da manh, encontra o seguinte bilhete prximo porta de entrada:

A questo : Quem esteve em sua casa? Em que dia esteve? A reunio j aconteceu ou no? Tais perguntas surgem, portanto, porque estive e hoje so expresses interpretadas deiticamente. O hoje do autor do bilhete pode ser diferente do hoje do destinatrio. Sem a data no bilhete, por exemplo, voc no conseguir saber se a to esperada reunio j aconteceu ou no.

Em retrica, anfora a repetio da mesma palavra ou grupo de palavras no princpio de frases ou versos consecutivos. uma figura de linguagem muito usada nos quadrinhos populares, msica e literatura em geral, especialmente na poesia. Em lingstica, anfora uma expresso que se refere a uma outra que ocorre na mesma frase ou texto. Em algumas teorias, a definio estrita de anfora inclui somente referncias a expresses anteriores. Nestas teorias, chama-se catfora s referncias a expresses posteriores, e, mais genericamente, endfora a ambos os tipos de referncias Em lingstica, anfora uma expresso que se refere a uma outra que ocorre na mesma frase ou texto. Em algumas teorias, a definio estrita de anfora inclui somente referncias a expresses anteriores. Nestas teorias, chama-se catfora s referncias a expresses posteriores, e, mais genericamente, endfora a ambos os tipos de referncias. Anfora:

Chomsky um linguista norte-americano. Ele conhecido por ter criado a gramtica gerativa. "Ele" refere-se a "Chomsky" Chegaram ento estao. L, puderam finalmente comprar os to esperados bilhetes. "L" refere-se a "estao".

Catfora:

"Blimunda procurou-o nove anos. Mas Baltasar no aparecia." O pronome pessoal "o" refere-se a Baltasar que est colocado posteriormente. "Este o meu carro." O determinante demonstrativo "Este" refere-se ao nome "carro".

[editar] Resoluo de anforas


Resoluo de anforas (em ingls, anaphor resolution) o processo pelo qual se procura identificar, em um texto, a qual entidade do mundo real a anfora se refere. um dos problemas clssicos da lingstica computacional.

Anfora
Por Paula Perin dos Santos Leia estes versos de Manuel Bandeira: Vi uma estrela to alta, Vi uma estrela to fria! Vi uma estrela luzindo Na minha vida vazia. Observe que o poeta inicia os trs primeiros versos com a mesma expresso Vi uma estrela, com o objetivo de enfatizar essa idia. Esse recurso usado to frequentemente na poesia uma figura de linguagem chamada anfora. Veja outro exemplo, agora nos versos de Vincius de Moraes: Tende piedade, Senhor, de todas as mulheres Que ningum mais merece tanto amor e amizade Que ningum mais deseja tanta poesia e sinceridade Que ningum mais precisa tanto da alegria e serenidade. A anfora consiste em repetir uma palavra ou expresso a espaos regulares durante o texto. muito comum nas trovas populares, cordis e poemas. Noite montanha. Noite vazia. Noite indecisa. Confusa noite. Noite procura, mesmo sem alvo. (Carlos Drummond de Andrade) Acorda, Maria, dia de matar formiga de matar cascavel de matar estrangeiro de matar irmo de matar impulso de se matar. (Carlos Drummond de Andrade) O poema O ltimo andar, de Ceclia Meireles, apresenta dois casos de anfora: a repetio se d nas expresses ltimo andar e em l que eu quero morar, enfatizando o anseio do eu lrico em viver no ltimo andar. No ltimo andar mais bonito: do ltimo andar se v o mar. l que eu quero morar. O ltimo andar muito longe: custa-se muito a chegar. Mas l que eu quero morar.

Todo o cu fica a noite inteira sobre o ltimo andar. l que eu quero morar. Quando faz lua, no terrao fica todo o luar. l que eu quero morar. Os passarinhos l se escondem, para ningum os maltratar: no ltimo andar. De l se avista o mundo inteiro: Tudo parece perto, no ar. l que eu quero morar: no ltimo andar. Fontes Literatura em Minha casa: Meus primeiros versos. Vol. 4. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2001. SAVIOLE, Francisco Plato. Gramtica em 44 lies. 15 ed. So Paulo, tica, 406. TUFANO, Douglas. Estudos de Lngua Portuguesa Minigramtica. So Paulo, Moderna, 2007.

Catfora
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Do grego katafora (kata-ferw: baixar, levar para baixo, fazer cair), o termo utilizado, em lingustica, por alguns autores, para designar uma unidade verbal que remete antecipadamente para outra que aparece posteriormente no mesmo texto. Logo, no enunciado "O pssaro seguia-o pelo caminho, reparou o moo", o pronome o de seguiao , por alguns autores, considerado uma unidade verbal catafrica, uma vez que se refere a o moo, que aparece posteriormente no enunciado.

[editar] Ligaes externas

[1]

Este artigo um esboo. Voc pode ajudar a Editor: considere marcar com um Wikipdia expandindo-o. esboo mais especfico. Numa cadeia de referncia, a expresso que estabelece o referente pode ocorrer no discurso subsequente quele em que surgem as expresses referencialmente dependentes habitualmente designadas por termos anafricos (anfora). Quando a cadeia de referncia exibe esta ordenao linear, o termo catfora substitui o termo anfora. No fragmento textual "A irm olhou-o e disse: - Joo, ests com um ar cansado", o pronome pessoal "o" uma expresso referencialmente no autnoma, cujo valor depende da interpretao de uma expresso presente no contexto discursivo subsequente, o nome prprio Joo. Catfora designa este tipo particular de anfora, em que o termo anafrico precede o antecedente.

Anfora (exemplos)
April 6, 2008 Arquivado na categoria Dalton, Recurso Potico
a

A Anfora um Recurso Sonoro em que o poeta usa da repetio de mesmo vocbulo ou expresso numa mesma posio em sucessivos versos. Ela pode ocorrer tambm em pleonasmo. Exemplos:

O que ser que ser? Que vive nas idias desses amantes Que cantam os poetas mais delirantes Que juram os profetas embriagados

Est na romaria dos mutilados Est na fantasia dos infelizes Est no dia a dia das meretrizes

Dois exemplos de Anfora usados por Chico Buarque na composio O Que Ser? Outros exemplos mais clssicos de Anfora podem ser notados na msica Eu Sei Que Vou Te Amar, de Vincius de Moraes e Tom Jobim:

Eu sei que vou te amar Por toda a minha vida eu vou te amar Em cada despedidada eu vou te amar Desesperadamente eu vou te amar

A cada ausncia tua eu vou chorar Mas cada volta tua h de apagar O que essa ausncia tua me causou

Em Pleonasmo:

Eu quero porque quero o meu amor E vou que vou com ele atrs do seu

CATFORA
Do grego katafora (kata-ferw: baixar, levar para baixo, fazer cair), o termo utilizado, em lingustica, por alguns autores, para designar uma unidade verbal que remete antecipadamente para outra que aparece posteriormente no mesmo texto. Assim, no enunciado O co seguia-o para todo o lado, reparou o rapaz quando se voltou, o pronome o de seguia-o , por alguns autores, considerado uma unidade verbal catafrica, uma vez que se refere a o rapaz, que aparece posteriormente no enunciado.

S-ar putea să vă placă și