Sunteți pe pagina 1din 2

I FRUM DE PESQUISA EM ENSINO DE FSICA DA EDUCAO A DISTNCIA - I FPEF/EAD UFRPE/2011

A Histria da Fsica (linha do tempo), abordagem feita nos livros didticos da primeira srie do ensino mdio.
Edilson Jos da Silva1, Flvia Vieira Baima Guerra2, Flvio da Silva Mendona3 Introduo Resultados
A partir da pesquisa, foram analisados os contedos referentes Histria da Fsica e como aparecem nos livros didticos da primeira srie do ensino mdio. A escolha dos livros foi feita por meio dos Programas do Material Didtico do Governo Federal e realizados no mbito do MEC (Ministrio da Educao e Cultura) e apoiado pelo Guia de Livros Didticos PNLD 2012 Fsica [1]. Verificou-se de que forma so abordados os contedos, uma vez que so obras didticas que visam, de forma terica, o embasamento, o acompanhamento e o enriquecimento histricocultural dos estudantes, para que haja o enriquecimento no processo ensino aprendizagem e gosto pela Fsica, a partir de sua linha do tempo. A pesquisa no busca a maestria de ser parecerista de livros didticos, mas sim, de mostrar outra viso da Fsica, iniciando-se pela sua histria, que talvez afaste de forma gradativa, o mito de que a Fsica seja o terror do ensino mdio, vivenciado pelos alunos das escolas pblicas. Buscaram-se livros didticos para as primeiras sries do ensino mdio adotados nos ltimos cinco anos. Aps a realizao da pesquisa, chegou-se aos seguintes resultados: No livro, Os Alicerces da Fsica, volume 1 [2] percebeu-se, logo no incio, denominado pelo autor de Bloco 0, a apresentao dos dois expoentes da Histria da Fsica, Galileu Galilei e Albert Einstein, com as respectivas citaes, o primeiro italiano (1564 1642), fez numerosas descobertas nos campos da Astronomia e da Fsica. Foi defensor da teoria heliocntrica de Coprnico, e inventou o telescpio. J o segundo, alemo (1879 1955), um dos maiores fsicos de todos os tempos, que aos 26 anos de idade publicou a sua Teoria da Relatividade, citando que no o objeto de estudo dessa obra. No captulo de introduo, cita nomes famosos da Fsica, no entanto, no fala da linha do tempo, nem quais foram as suas contribuies, os nomes citados so: Aristteles, Arquimedes, Coprnico, Galileu, Kepler, Torricelli, Pascal, Newton, Fahrenheit, Celsius, Watt, Coulomb, Ampre, Avogadro, Gauss, Ohm, Carnot, Joule, Kelvin, Maxwell, Bohr, Hertz, Planck, Einstein, de Broglie, Heisenberg, Fermi e cita que houve muitos outros na histria da evoluo da Fsica. No Bloco 3 feita uma breve citao sobre Isaac Newton, ingls (1642 1727). Com inmeras contribuies nas reas da Matemtica e da Fsica, destacandose na Dinmica e na Gravitao. No Bloco 4, cita Nicolau Coprnico, polons (1473 1543). Astrnomo, considerado o fundador da Astronomia moderna, pois desenvolveu o heliocentrismo, teoria de que a Terra e os demais planetas movem-se ao redor do Sol, contrariando o geocentrismo de Ptolomeu. Cita tambm, mais uma vez, Galileu Galilei.

Material e Mtodos
Para subsidiar a pesquisa, foram utilizados trs livros didticos, todos indicados pelo Guia de Livros Didticos PNLD 2012 Fsica [1], das primeiras sries do ensino mdio. Os quais foram analisados e observados a forma e como aparecem os contedos, bem como as abordagens referentes Histria da Fsica.

______________ 1. Licenciando do curso Licenciatura em Fsica EAD, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Plo de Jaboato dos Guararapes-PE, Rua Dom Manoel de Medeiros, S/ N, Dois Irmos, CEP 52171-900. E-mail: moidequento@globo.com 2. Licencianda do curso Licenciatura em Fsica EAD, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Plo de Jaboato dos Guararapes-PE, Rua Dom Manoel de Medeiros, S/ N, Dois Irmos, CEP 52171-900. E-mail: fvbaima@yahoo.com.br 3. Licenciando do curso Licenciatura em Fsica EAD, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Plo de Jaboato dos Guararapes-PE, Rua Dom Manoel de Medeiros, S/ N, Dois Irmos, CEP 52171-900. E-mail: flaviosilva93@hotmail.com.

I FRUM DE PESQUISA EM ENSINO DE FSICA DA EDUCAO A DISTNCIA - I FPEF/EAD UFRPE/2011 que a grande maioria dos livros de fsica aborda: pouca histria e muitos problemas, exigindo dos alunos uso de frmulas, muitos clculos e pouca reflexo. Considerando a forma como a linha do tempo da histria da fsica encontra-se organizada, verificou-se que os livros analisados no seguem uma ordem cronolgica dos fatos, com seus respectivos pensadores da poca, alm de no procurar relacionar esses fatos histricos, dentro de uma linha do tempo, aos contedos propostos. E ainda, cita a biografia e ideias dos principais pensadores da histria da fsica de forma superficial. Torna a disciplina da fsica uma matria confusa e quase desconhecida, gerando repulsa dos alunos. preciso que os livros didticos abordem a histria da fsica de forma metodolgica, com uma ordem cronolgica dos fatos, demonstrando os experimentos que eles (pensadores de cada poca) utilizaram para chegar as suas respectivas concluses. Portanto, preciso que seja iniciado um processo de desmistificao cultural contra a disciplina do ensino da fsica, que desperte interesse e fascinao por parte dos alunos, abrindo seus olhos para os fenmenos fsicos que ocorrem ao seu redor, cotidianamente. Para que isso acontea, deve-se comear pelos livros didticos, abordando de forma sistemtica a histria da fsica.

Nesse bloco, h uma evoluo da Histria da Fsica, onde cita que desde que o homem deixou de ser nmade e passou a interessar-se por agricultura, houve uma procura por uma referncia, buscando saber a poca de se iniciar uma plantao at a sua colheita. O homem, pela observao do cu, verificou atravs dos movimentos de certos corpos celestes que eram regulares, dando-lhe a noo de tempo. Seguiu falando de Johannes Kepler (1571 1630), onde pretendia inicialmente estudar teologia, mas encantou-se com as teorias de Coprnico e passou a dedicar-se Astronomia e Matemtica. No livro Fsica e Realidade [3], onde os autores trazem a Histria de Fsica com mais riqueza de detalhes, o primeiro cone da Fsica citado Aristteles como sendo um dos mais importantes filsofos da Antiguidade. E, traz tambm uma linha do tempo da Fsica como uma cincia em transformao, cita Ptolomeu, e diz que a Fsica desenvolveu-se como uma cincia especfica a partir dos estudos astronmicos de Giordano Bruno, Coprnico, Tycho Brahe, Kepler at Galileu. Cita Newton, Einstein, Watt, Celsius, Fahrenheit, Kelvin, Black, Rumford e Maxwell, cita tambm Bohr, Oersted, Ampre, Faraday, Thomson, Rutherford. No livro Compreendendo a Fsica [4], cujo autor traz uma introduo bastante interessante, onde cita as profecias e previses cientficas; a fsica como construo humana, como que a fsica funciona e suas reas de atuao. Fala dos filsofos gregos, citando a linha do tempo. Traz Aristteles (384 322 a.C.), traz tambm: William Gilbert (1540 1603), Johannes Kepler (1571 1630) e Galileu Galilei (1564 1642), todos com suas contribuies para a Fsica. Traz tambm o princpio da incerteza de Werner Heisenberg (1901 1976), apresentando fotos e explicaes a respeito. Cita tambm o matemtico holands Simon Stevin (1548 1620) e sua contribuio para a Fsica. Cita Isaac Newton (1642 1727) trazendo um histrico a seu respeito. Cita tambm o filsofo e matemtico Ren Descartes (1596 1650), por fim, cita vrios outros nomes com suas contribuies para a Fsica.

Referncias
[1] Guia de Livros Didticos: PNLD 2012: Fsica. Braslia. Ministrio de Educao. Secretaria de Educao Bsica, 2011. [2] YAMAMOTO, Kazuiko; FUKE, Luiz Felipe; SHIGEKIYO, Carlos Tadashi. Os Alicerces da Fsica. v. 1. 13 ed. So Paulo: Saraiva, 1999. [3] GONALVES Filho, Aurlio; TOSCANO, Carlos. Fsica e Realidade. v. 1. So Paulo: Scipione, 2001. [4] GASPAR, Alberto. Compreendendo a Fsica. v. 1. So Paulo: tica, 2011.

Discusso
Os livros didticos escolhidos e analisados so colocados, pelo MEC (Ministrio da Educao) atravs do PNLD (Programa Nacional do Livro Didtico) [1], a disposio dos alunos da 1 Srie do Ensino Mdio, e que, infelizmente, repete o

S-ar putea să vă placă și