Sunteți pe pagina 1din 10

Vygotsky e o desenvolvimento humano

Elaine Rabello Jos Silveira passos

O que Desenvolvimento Humano? A noo de desenvolvimento est atrelada a um contnuo de evoluo, em que ns caminharamos ao longo de todo o ciclo vital. Essa evoluo, nem sempre linear, se d em diversos campos da existncia, tais como afetivo, cognitivo, social e motor. Este caminhar contnuo no determinado apenas por processos de maturao biolgicos ou genticos. O meio (e por meio entenda-se algo muito amplo, que envolve cultura, sociedade, prticas e interaes) fator de mxima importncia no desenvolvimento humano. Os seres humanos nascem mergulhados em cultura, e claro que esta ser uma das principais influncias no desenvolvimento. Embora ainda haja discordncias tericas entre as abordagens que sero apresentadas adiante sobre o grau de influncia da maturao biolgica e da aprendizagem com o meio no desenvolvimento, o contexto cultural o palco das principais transformaes e evolues do beb humano ao idoso. Pela interao social, aprendemos e nos desenvolvemos, criamos novas formas de agir no mundo, ampliando nossas ferramentas de atuao neste contexto cultural complexo que nos recebeu, durante todo o ciclo vital.

Perspectivas de Estudo do Desenvolvimento humano (Ribeiro, 2005): Na Psicologia do Desenvolvimento, temos algumas perspectivas diversas.

Para os tericos Ambientalistas, entre eles Skinner e Watson (do movimento behaviorista), as crianas nascem como tbulas rasas, que vo aprendendo tudo do ambiente por processos de imitao ou reforo. Para os tericos Inatistas, como Chomsky, as crianas j nascem com tudo que precisam na sua estrutura biolgica para se desenvolver. Nada aprendido no ambiente, e sim apenas disparado por este. Para os tericos Construcionistas, tendo como cone Piaget, o desenvolvimento construdo a partir de uma interao entre o desenvolvimento biolgico e as aquisies da criana com o meio. Temos ainda uma abordagem Sociointeracionista, de Vygotsky, segundo a qual o desenvolvimento humano se d em relao nas trocas entre parceiros sociais, atravs de processos de interao e mediao. Temos a perspectiva Evolucionista, influenciada pela teoria de Fodor, segundo a qual o desenvolvimento humano se d no desenvolvimento das caractersticas humanas e variaes individuais como produto de uma interao de mecanismos genticos e ecolgicos, envolvendo experincias nicas de cada indivduo desde antes do nascimento. Ainda existe a viso de desenvolvimento Psicanaltica, em que temos como expoentes Freud, Klein, Winnicott e Erikson. Tal perspectiva procura entender o desenvolvimento humano a partir de motivaes conscientes e inconscientes da criana, focando seus conflitos internos durante a infncia e pelo resto do ciclo vital.

Vygotsky: uma breve histria Vygotsky nasceu em 1896 na Bielo-Rssia, que depois (em 1917) ficou incorporada Unio Sovitica, e mais recentemente voltou a ser Bielo-Rssia. Nasceu no mesmo ano que Piaget (coincidncia?!), mas viveu muitssimo menos que este ltimo, pois morreu de tuberculose em 1934, antes de completar 38 anos.

Foi o primeiro psiclogo moderno a sugerir os mecanismos pelos quais a cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa ao insistir que as funes psicolgicas so um produto de atividade cerebral. Conseguiu explicar a transformao dos processos psicolgicos elementares em processos complexos dentro da histria. Vygotsky enfatizava o processo histrico-social e o papel da linguagem no desenvolvimento do indivduo. Sua questo central a aquisio de conhecimentos pela interao do sujeito com o meio. Para o terico, o sujeito interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relaes intra e interpessoais e de troca com o meio, a partir de um processo denominado mediao. As principais obras de Vygotsky traduzidas para o portugus so "A formao social da mente", "Psicologia e pedagogia" e "Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem", A Construo Pedaggica. Vygotsky morreu em 1934, e sua obra permaneceu desconhecida no Ocidente at os anos 60, principalmente por razes polticas. Teve dois artigos publicados em peridicos americanos nos anos 30, e apenas em 1962 saiu nos Estados Unidos o livro Pensamento e Linguagem, edio a partir da qual foram feitas outras inclusive a brasileira, mas que na verdade uma compilao que corresponde a apenas um tero da obra. Vygotsky trouxe uma nova perspectiva de olhar s crianas. Ao lado de colaboradores como Luria, Leontiev e Sakarov, entre outros, apresenta-nos conceitos, alguns j abordados por Jean Piaget, um dos primeiros a considerar a criana como ela prpria, com seus processos e nuanas, e no um adulto em miniatura. O terico pretendia uma abordagem que buscasse a sntese do homem como ser biolgico, histrico e social. Ele sempre considerou o homem inserido na sociedade e, sendo assim, sua abordagem sempre foi orientada para os processos de desenvolvimento do ser humano com nfase da dimenso sciohistrica e na interao do homem com o outro no espao social. Sua abordagem scio-interacionista buscava caracterizar os aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipteses de como as caractersticas humanas se formam ao longo da histria do indivduo (Vygotsky, 1996). do Pensamento e Linguagem (obra completa), Teoria e Mtodo em Psicologia, Psicologia

Vygotsky et. al. (1988) acredita que as caractersticas individuais e at mesmo suas atitudes individuais esto impregnadas de trocas com o coletivo, ou seja, mesmo o que tomamos por mais individual de um ser humano foi construdo a partir de sua relao com o indivduo. Suas maiores contribuies esto nas reflexes sobre o desenvolvimento infantil e sua relao com a aprendizagem em meio social, e tambm o desenvolvimento do pensamento e da linguagem.

Nos aprofundando um pouco mais nas idias de Vygotsky... Desenvolvimento e Aprendizagem: a Zona de Desenvolvimento Proximal Para J. Piaget, dentro da reflexo construtivista sobre desenvolvimento e aprendizagem, tais conceitos se inter-relacionam, sendo a aprendizagem a alavanca do desenvolvimento. A perspectiva piagetiana considerada maturacionista, no sentido de que ela preza o desenvolvimento das funes biolgicas que o desenvolvimento - como base para os avanos na aprendizagem. J na chamada perspectiva scio-interacionista, scio-cultural ou scio-histrica, abordada por L. Vygotsky, a relao entre o desenvolvimento e a aprendizagem est atrelada ao fato de o ser humano viver em meio social, sendo este a alavanca para estes dois processos. Isso quer dizer que os processos caminham juntos, ainda que no em paralelo. Entenderemos melhor essa relao ao discutir a Zona de Desenvolvimento proximal. Os conceitos scio-interacionistas sobre desenvolvimento e aprendizagem se fazem sempre presentes, impelindo-nos reflexo sobre tais processos. Como lidar com o desenvolvimento natural da criana e estimul-lo atravs da aprendizagem? Como esta pode ser efetuada de modo a contribuir para o desenvolvimento global da criana? Em Vygotsky, ao contrrio de Piaget, o desenvolvimento principalmente o psicolgico/mental (que promovido pela convivncia social, pelo processo de socializao, alm das maturaes orgnicas) depende da aprendizagem na medida em que se d por processos de internalizao de

conceitos, que so promovidos pela aprendizagem social, principalmente aquela planejada no meio escolar1. Ou seja, para Vygotsky, no suficiente ter todo o aparato biolgico da espcie para realizar uma tarefa se o indivduo no participa de ambientes e prticas especficas que propiciem esta aprendizagem. No podemos pensar que a criana vai se desenvolver com o tempo, pois esta no tem, por si s, instrumentos para percorrer sozinha o caminho do desenvolvimento, que depender das suas aprendizagens mediante as experincias a que foi exposta. Neste modelo, o sujeito no caso, a criana reconhecida como ser pensante, capaz de vincular sua ao representao de mundo que constitui sua cultura, sendo a escola um espao e um tempo onde este processo vivenciado, onde o processo de ensino-aprendizagem envolve diretamente a interao entre sujeitos. Essa interao e sua relao com a imbricao entre os processos de ensino e aprendizagem podem ser melhor compreendidos quando nos remetemos ao conceito de ZDP. Para Vygotsky (1996), Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), a distncia entre o nvel de desenvolvimento real, ou seja, determinado pela capacidade de resolver problemas independentemente, e o nvel de desenvolvimento proximal, demarcado pela capacidade de solucionar problemas com ajuda de um parceiro mais experiente. So as aprendizagens que ocorrem na ZDP que fazem com que a criana se desenvolva ainda mais, ou seja, desenvolvimento com aprendizagem na ZDP leva a mais desenvolvimento,por isso dizemos que, para Vygotsky, tais processos so indissociveis. justamente nesta zona de desenvolvimento proximal que a aprendizagem vai ocorrer. A funo de um educador escolar, por exemplo, seria, ento, a de favorecer esta aprendizagem, servindo de mediador entre a criana e o mundo. Como foi destacado anteriormente, no mago das interaes no interior do coletivo, das relaes com o outro, que a criana ter condies de construir suas prprias estruturas psicolgicas (Creche Fiocruz,

Vejamos que esta diferena de concepes entre Piaget e Vygotsky se d, em grande parte, pelo fato de que , para Piaget, desenvolvimento maturao, e para Vygotsky, o termo tambm compreende o desenvolvimento psicolgico.

2004). assim que as crianas, possuindo habilidades parciais, as desenvolvem com a ajuda de parceiros mais habilitados (mediadores) at que tais habilidades passem de parciais a totais. Temos que trabalhar, portanto, com a estimativa das potencialidades da criana, potencialidades estas que, para tornarem-se desenvolvimento efetivo, exigem que o processo de aprendizagem, os mediadores e as ferramentas estejam distribudas em um ambiente adequado (Vasconcellos e Valsiner, 1995). Temos portanto uma interao entre desenvolvimento e aprendizagem, que se d da seguinte maneira: em um contexto cultural, com aparato biolgico bsico interagir, o indivduo se desenvolve movido por mecanismos de aprendizagem provocados por mediadores. Para Vygotsky, o processo de aprendizagem deve ser olhado por uma tica prospectiva, ou seja, no se deve focalizar o que a criana aprendeu, mas sim o que ela est aprendendo. Em nossas prticas pedaggicas, sempre procuramos prever em que tal ou qual aprendizado poder ser til quela criana, no somente no momento em que ministrado, mas para alm dele. um processo de transformao constante na trajetria das crianas. As implicaes desta relao entre ensino e aprendizagem para o ensino escolar esto no fato de que este ensino deve se concentrar no que a criana est aprendendo, e no no que j aprendeu. Vygotksy firma est hiptese no seu conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP). (Creche Fiocruz, 2004) Pensamento e Linguagem: Existem duas grandes vertentes na Psicologia que explicam a aquisio da linguagem: uma delas defende que a linguagem j nasce conosco; outra, que aprendida no meio. Vejamos os principais autores de cada uma das partes:

Proposta ambientalista: do nada ao tudo atravs da experincia Skinner: laboratrio. A proposta inatista forte: Chomsky: o beb nasce com todo o aparato. Nada aprendido no ambiente; apenas disparado por ele. A criana apenas vai se moldando s especificidades da sua lngua. A proposta interacionista: Piaget: o mecanismo interacionista -- a linguagem faz parte de uma funo mais ampla, que a capacidade de representar a realidade atravs de significados que se distinguem de significantes. Vygotsky: razes genticas do pensamento e da linguagem linguagem considerada como instrumento mais complexo para viabilizar a comunicao, a vida em sociedade. Sem linguagem, o ser humano no social, nem histrico, nem cultural. Bruner: Psicologia cultural defende a viso cultural do desenvolvimento da linguagem e coloca a interao social no centro de sua ateno sobre o processo de aquisio. Cole: Sociocultural para que a criana adquira mais do que rudimentos de linguagem, ela deve no apenas ouvir ou ver linguagem, mas tambm participar de atividades que a linguagem ajuda a criar e manter. possibilidade de explicar a linguagem e qualquer comportamento humano complexo pelos mesmos princpios estudados em

Segundo Vygotsky...

As funes da linguagem A linguagem , antes de tudo, social.


Para Vygotsky, a relao entre pensamento e linguagem estreita. A linguagem (verbal, gestual e escrita) nosso instrumento de relao com os outros e, por isso, importantssima na nossa constituio como sujeitos. Alm disso, atravs da linguagem que aprendemos a pensar (Ribeiro, 2005).

Portanto,

sua

funo Essa est

inicial

a e

comunicao, compreenso. comunicativa

expresso

funo

estreitamente

combinada com o pensamento. A comunicao uma espcie de funo

bsica porque permite a interao social e, ao mesmo tempo, organiza o pensamento. Para Vygotsky, a aquisio da linguagem passa por trs fases: a linguagem social, que seria esta que tem por funo denominar e comunicar, e seria a primeira linguagem que surge. Depois teramos a linguagem egocntrica e a linguagem interior, intimamente ligada ao pensamento.

A linguagem egocntrica A progresso da fala social para a fala interna, ou seja, o processamento de perguntas e respostas dentro de ns mesmos o que estaria bem prximo ao pensamento, representa a transio da funo comunicativa para a funo intelectual. Nesta transio, surge a chamada fala egocntrica. Trata-se da fala que a criana emite para si mesmo, em voz baixa, enquanto est concentrado em alguma atividade. Esta fala, alm de acompanhar a atividade infantil, um instrumento para pensar em sentido estrito, isto , planejar uma resoluo para a tarefa durante a atividade na qual a criana est entretida (Ribeiro, 2005). A fala egocntrica constitui uma linguagem para a pessoa mesma, e no uma linguagem social, com funes de comunicao e interao. Esse falar sozinho essencial porque ajuda a organizar melhor as idias e planejar melhor as aes. como se a criana precisasse falar para resolver um problema que, ns adultos, resolveramos apenas no plano do pensamento / raciocnio.

Uma contribuio importante de Vygotsky e seus colaboradores, descrita no livro Pensamento e Linguagem (1998), do mesmo autor, o fato de que, por volta dos dois anos de idade, o desenvolvimento do pensamento e da linguagem que at ento eram estudados em separado se fundem, criando uma nova forma de comportamento.
Neste momento, a criana faz a maior descoberta de sua vida: todas as coisas tm um nome. Stern

Este momento crucial, quando a linguagem comea a servir o intelecto e os pensamentos comeam a oralizar-se a fase da fala egocntrica marcado pela curiosidade da criana pelas palavras, por perguntas acerca de

todas as coisas novas (o que isso?) e pelo enriquecimento do vocabulrio. O declnio da vocalizao egocntrica sinal de que a criana progressivamente abstrai o som, adquirindo capacidade de pensar as palavras, sem precisar diz-las. A estamos entrando na fase do discurso interior. Se, durante a fase da fala egocntrica houver alguma deficincia de elementos e processos de interao social, qualquer fator que aumente o isolamento da criana, iremos perceber que seu discurso egocntrico aumentar subitamente. Isso importante para o cotidiano dos educadores, em que eles podem detectar possveis deficincias no processo de socializao da criana. (Ribeiro, 2005) Discurso interior e pensamento O discurso interior uma fase posterior fala egocntrica. quando as palavras passam a ser pensadas, sem que necessariamente sejam faladas. um pensamento em palavras. J o pensamento um plano mais profundo do discurso interior, que tem por funo criar conexes e resolver problemas, o que no , necessariamente, feito em palavras. algo feito de idias, que muitas vezes nem conseguimos verbalizar, ou demoramos ainda um tempo para achar as palavras certas para exprimir um pensamento. O pensamento no coincide de forma exata com os significados das palavras. O pensamento vai alm, porque capta as relaes entre as palavras de uma forma mais complexa e completa que a gramtica faz na linguagem escrita e falada. Para a expresso verbal do pensamento, s vezes preciso

um esforo grande para concentrar todo o contedo de uma reflexo em uma frase ou em um discurso. Portanto, podemos concluir que o pensamento no se reflete na palavra; realiza-se nela, a medida em que a linguagem que permite a transmisso do seu pensamento para outra pessoa (Vygotsky, 1998) Finalmente, cabe destacar que o pensamento no o ltimo plano analisvel da linguagem. Podemos encontrar um ltimo plano interior: a motivao do pensamento, a esfera motivacional de nossa conscincia, que abrange nossas inclinaes e necessidades, nossos interesses e impulsos, nossos afetos e emoes. Tudo isso vai refletir imensamente na nossa fala e no nosso pensamento. (Vygotsky 1998)

Pensar conceber, fragmentar e seqenciar ao mesmo tempo uma dada situao. As palavras so mediadores entre pensamento e mundo externo.

BIBLIOGRAFIA CRECHE FIOCRUZ. Projeto Poltico Pedaggico. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2004. RIBEIRO, A. M. Curso de Formao Profissional em Educao Infantil. Rio de Janeiro: EPSJV / Creche Fiocruz, 2005. VASCONCELLOS e VALSINER. Perspectivas co-construtivistas na educao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. VYGOTSKY, L. S. A formao social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.

Sobre os autores: Elaine Rabello: Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Analista Transacional em Formao - Curso 202 na rea Clnica Jos Silveira Passos: Psiclogo (CRP-05/18842), Psicoterapeuta, Analista Transacional (Membro Didata em Formao da UNAT-BR), Master em Ecologia Humana (Escola de Ecologia Humana - Argentina), Consultor Organizacional e Engenheiro Como citar este artigo? RABELLO, E.T. e PASSOS, J. S. Vygotsky e o desenvolvimento humano. Disponvel em <http://www.josesilveira.com> no dia xx de xxxxxx de xxxx.

S-ar putea să vă placă și