Sunteți pe pagina 1din 3

1) Identifique os principais personagens do filme Daens e a postura ideolgica de cada um deles.

Daens: padre que defendia melhores condies de trabalho para a classe proletria, em uma pequena cidade belga (Aalst). Woeste: Presidente do Partido Catlico, defende os interesses da burguesia na parlamento e conta com o apoio da Igreja Catlica. Eugenne: O dono da fbrica, representa a burguesia como um todo: detentores dos meios de produo e que oprimem e exploram seus funcionrios para obterem o mximo lucro. Nette (mulher): Ela busca promover uma revoluo na fbrica onde trabalha e na cidade em que vive (lidera esse movimento) em busca de melhores condies de vida para o proletariado. Schmitt: contra-mestre, obriga as criancas e as mulheres a trabalharem arduamente e assedia sexualmente as mulheres, principalmente Nette, a qual chega a estuprar. Franz: Pai de Nette, trabalhava na fbrica mas foi despedido; tem vrios filhos para criar e at os mais jovens trabalham na fbrica. Monsenhor: Bispo da Igreja Catlica que deixa-se influenciar pelos interesses da burguesia; persergue Daens transferindo-o de Aalst, enviando-o por alguns dias a Roma, etc. Irmo de Daens: dono da grfica e que tem os mesmos ideais de seu irmo. Radicais: reprimem violentamente os socialistas e aqueles que se oponham aos burgueses. Lder dos socialistas/jornaleiro: defende os ideais socialistas. 2) Analise as lutas em torno do sufrgio universal. As lutas pelo sufrgio universal (direito de voto) tem dois lados opostos, como uma moeda; de um lado esto os burgueses e a igreja, apoiada por eles, que no querem o sufrgio universal, pois seria uma ameaa sua hegemonia (dominao). O proletariado, por outro lado, quer o direito de votar, para que pudesse de alguma forma lutar por seus direitos e reduzir os poderes quase ilimitados dos burgueses sobre eles (os funcionrios). OBS: lembrar do padre passando de casa em casa e da comida dada aos funcionrios (salsichas gigantes). 3) Analise o papel da imprensa no filme. Apresente trs fatores relevantes relacionados a esse papel. O filme mostra a existencia de dois jornais distintos: O Operrio, jornal dos bons catlicos, sendo mais voltado a defesa do Socialismo e, portanto, do Proletariado; e Avante, mais voltado aos interesses da burguesia. O papel da imprensa no filme difundir idias de justia/equidade. 1: Quando a menina morre e Daens lana jornais que reivindicam justia. 2: Os jornais imprimiam suas notcias em Frances, para que a populao proletria, que falava flamengo, no pudesse l-lo. 3: Influncia do jornalzinho socialista da cidade.

4) Quais posturas ideolgicas podem ser observadas a parir do filme? Identifique as, tendo em vista as contraposies entre as mesmas. Podem ser observadas duas posturas ideolgicas no filme: a primeira dos burgueses e da igreja, que no defendem os direitos do proletariado, ao contrrio, permite e defende sua explorao desmedida para a maximizao dos lucros. A segunda defendida por Daens, seu irmo e pelo proletariado, que buscam melhores condies de vida e trabalho para os trabalhadores e seus filhos. 5) Identifique apartir das situaes apresentadas no filme, a famlia burguesa e a famlia operria. Analise as condies existentes entre essas famlias. A famlia burguesa tem excelentes condies de vida, me e pai no trabalham e o filho tem acesso educao de qualidade ( com o prprio Daens). J na famlia proletria no h acesso educao, todos os filhos tem que trabalhar e as condies de vida so pssimas. 6) Apresente as estratgias utilizadas pela classe dominante para a manuteno de sua dominao. Evitar o sufrgio universal (direito ao voto); tentar evitar a visita dos fiscais s fbricas e, quando esta ocorre, esconde as crianas e ameaa os funcionrios que tentassem se manifestar; calar Daens utilizando o poder da igreja. 7) Quais concluses podem ser extradas do filme no que diz respeito produo dos direitos polticos e sociais? As concluses que podem tirar que para adquirir esses direitos os trabalhadores antes passaram por situaes de pobreza e explorao extremas, no tinham nenhum apoio sua classe; e que os mesmos s conseguem alcancar seus objetivos comuns com luta e uniao. 8) Qual a posio da Igreja frente situao dos operrios? Quais alianas so estabelecidas para impedir o avano do movimento operrio? A igreja apoiava a burguesia e tentava enganar os operrios. Alianas: mentir para os trabalhadores nas missas (a favor da burguesia); ir de casa em casa obter votos; prender Daens por alguns dias em uma visita ao Papa; ameacar Daens de expulsao da igreja. 9) Explique a primeira era da disciplina Industrial. A primeira era foi marcada pelas manufaturas, tecnologia simples, presena fsica do dono da fbrica e o papel da prpria famlia era importante. Princpios importantes: Poltico: belas fachadas das fbricas para representar o poder das manufaturas. Tcnico: circulao da matria prima entre as oficinas de forma facilitada. Vigilncia: era preciso monitorar o trabalho dos funcionrios para que eles trabalhassem corretamente, j que ainda no havia um esprito capitalista instalado.

10) Explique a segunda era da disciplina Industrial. Na segunda era, ao contrrio da primeira, cada fbrica construa sua prpria disciplina, a afixava na parede para que fosse lida pelos funcionrios ou para eles. Surge a figura do contra-mestre que controla ferozmente a produo dos funcionrios e chega at algumas vezes a explorar sexualmente as funcionrias. H uma utilizao do modelo monstico (exrcito igreja organizao em fileiras e silencio absoluto). 11) Explique a terceira era da disciplina Industrial. A chamada nova disciplina do trabalho foi marcada por inmeras crises referentes ao modo que os empresrios obriagavam os seus funcionrios a trabalhar, greves eram frenquentes. As cruis disciplinas fabris foram substitudas assim como a figura do contramestre, por mtodos industriais e modos de fiscalizao menos cruis. (ver questo 15). 12) Qual das tres eras citadas a que melhor retrata as situaes apresentadas no filme Daens? Por que? Segunda era devido a forte presena do contra mestre, dos equipamentos no to desenvolvidos e propria organizao fabril. 13) Por que as disciplinas podem ser caracterizadas como um grande esforo de mobilizao da fora de trabalho? Pois elas, as disciplinas, reorganizaram o modo bsico de trabalho de acordo com os interesses burgueses (trabalho massivo, de alta produo e explorador). 14) Explique a seguinte afirmao: "Os operrios do Sculo XIX ficavam desconcertados com o trabalho, ns ficamos desconcertados com a liberdade! Nosso contra mestre nossa conciencia." A frase se refere ao controle produtivo dos funcionrios, que no d mais por uma pessoa, mas sim por controle do salrio atraves da produo, ou por instrumentos industriais, que medem ou monitoram a produo.

S-ar putea să vă placă și