Sunteți pe pagina 1din 6

ELABORAAO E ANLISE DE PROJETOS Processo de Transformao Deve ser baseado num processo gerencial, ou seja, partindo de um processo decisrio.

Diz respeito a trs tipos de decises: Decises Estratgicas: So aquelas que esto relacionamento entre a empresa e o meio ambiente; voltadas ao

Decises Administrativas: Esto relacionadas com a forma e com a estrutura da empresa, ou seja, com a organizao propriamente dita; Decises Operacionais: empresa, ou seja, so transformao. Conceito: Estabelecem as decises os nveis associadas operacionais ao processo da de

Planejamento

Processo de tomada de decises interdependentes, decises estas que procuram conduzir a empresa para uma deciso futura desejada. necessrio que haja coerncia entre as decises atuais e aquelas tomadas no passado e que haja realimentao entre as decises e os resultados.

As filosofias de Planejamento:
O Planejamento pode ser executado segundo trs diretrizes distintas: a)Satisfao: O processo de planejar pode ser realizado em menor tempo, custando menos e exigindo menor capacitao tcnica. b)Otimizao: a formulao dos objetivos da empresa em termos quantitativos; e c)Adaptao: a procura do equilbrio por parte da empresa aps uma mudana.

Objetivos Devem ser fixados objetivos que a empresa deseja atingir. definido como um evento de desempenho que a empresa deseja alcanar. A deciso de Investir Sinergia: Aparece quando, na interao de dois ou mais elementos, em um sistema, se obtm um resultado mais que proporcional soma dos elementos considerados. Expanso x Diversificao O ponto de partida para a definio do vetor de crescimento a noo de que as empresas atuam em conjuntos de binmios de produtos e mercados. A diversificao corresponde situao em que os produtos e as misses so novos para a empresa. Negcio da Empresa: O negcio da empresa pode ser especificado do seguinte modo: -Atravs do binmio produto-mercado; -Do vetor crescimento; -Da vantagem competitiva; e da -Sinergia Penetrao no Mercado: -Corresponde expanso que visa ampliar a porcentagem de participao para o binmio produto-mercado atual.
-

Desenvolvimento do Mercado:
-

a expanso que decorre da descoberta de novas misses (novos usos, novas necessidades) para o produto que a empresa possui.

Diversificao: -Corresponde diversificao em que os produtos e as misses so novos para a empresa. Vantagem Competitiva: - Diz respeito s caractersticas da empresa que lhe do condies especiais de competio (em termos de custos ou de outros fatores quaisquer) em determinados binmios de produtos e mercados. Observao: Tem ento que o negcio da empresa e seu encadeamento podem ser especificados do seguinte modo: atravs do binmio produtomercado, do vetor de crescimento, da vantagem competitiva e da sinergia. O PROJETO NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO conjunto de informaes internas e/ou externas empresa, coletadas e processadas com o objetivo de analisar-se (e, eventualmente, implantar-se) um deciso de investimento. Projeto entendido como um modelo que, incorporando informaes qualitativas e quantitativas, procura simular a deciso de investir e suas implicaes.
2 Bimestre

PROJETO ESTRUTURA E AS ETAPAS DE UM PROJETO Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informaes, que so coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento. A Estrutura do Projeto

Os aspectos mais freqentemente encontrados em uma alternativa de investimento so os seguintes: Aspectos econmicos: a)Mercado b)Localizao c)Escala Aspectos Tcnicos Envolvem as consideraes referentes seleo entre os diversos processos de produo, engenharia do projeto, ao arranjo fsico dos equipamentos na fbrica etc. Aspectos Financeiros a)Composio do Capital b)Financiamentos c)Capital de Giro d)Outros Aspectos Administrativos Dizem respeito estrutura operacional que ser necessria para a implantao e para a operao do prprio projeto. Neste quesito est a parte do treinamento das pessoas que iro compor os quadros de implantao do projeto e da empresa j na fase de operao. Aspectos Jurdicos e Legais Tendem a apresentar uma relao indireta para com o projeto. Est relacionado com a forma societria da empresa, seu tipo, quais so seus scios e qual a participao acionria de cada um, o registro na Junta Comercial, etc. Aspectos do Meio Ambiente Sero analisados os impactos ambientais que o projeto ir causar sua anlise e implementao, enfim, os aspectos positivos e negativos.

Aspectos Contbeis Esto relacionados com a metodologia de elaborao dos cronogramas financeiros e das projees, com o plano de contas, a escriturao dos livros, os instrumentos para controle durante a fase de implantao e, depois, durante a operao. Aula Dia / /___ ANLISE DE MERCADO - Tem assumido grande importncia para as empresas brasileiras. - Decorre da facilidade comunicao e da interdependncia que caracteriza a economia mundial. Conceito de Demanda No mercado, a quantidade de um bem que os consumidores desejam e podem comprar, em dado intervalo de tempo, tende a variar inversamente com o preo do bem, quando todas as demais condies permanecem constantes. Grfico pgina 42 Conceito de Oferta Reflete os aspectos de custo desta empresa, ou seja, depende dos custos dos fatores utilizados para a produo de determinado tipo de bem. Conceito de Elasticidade a variao que ocorrer na quantidade demandada (ou ofertada) quando faria o preo ou outra varivel qualquer. Bens de Consumo - No-durveis De consumo corrente

- Durveis Prestam um servio ao usurio por um intervalo mais longo. Bens de Produo
-

Intermedirios Bens intermedirios utilizados como fatores de produo para produzir os bens de consumo e de produo. De Capital Utilizados no processo produtivo, equipamentos, mquinas, edifcios.

Variveis Relevantes: Nos Bens de Consumo No Durveis: a) Populao e suas caractersticas b) Tendncia de Consumo secular per capita do produto c) Renda e suas caractersticas d) Preo do bem e dos sucedneos Nos Bens de Consumo Durveis: a) O nmero de famlias b) Renda disponvel, renda discricionria e concentrao de renda c) Condies de crdito d) Durabilidade e estoque (Pg. 57) Nos Bens de Produo e de Capital: a) b) c) d) A rentabilidade do setor Situao de lucro Nvel de Utilizao Taxas de juro a longo prazo

S-ar putea să vă placă și