Sunteți pe pagina 1din 3

Manifesto do Partido Comunista: pequenssimo resumo

Contendo conceitos extrados de outras obras de Karl Marx, como "O Capital".

O Manifesto do Partido Comunista teve sua primeira edio no ano de 1848, em Londres. O texto est, certamente, entre os mais belos produzidos pela humanidade. Ele representou uma bela utopia por muitos perseguida, serviu como base para importantes revolues socialistas, propondo a unio dos trabalhadores, em todas as partes do mundo, em torno de um ideal de igualdade, contra a opresso e por uma vida plena. Com base nos ideais humanitrios e igualitrios contidos no Manifesto, muitos puseram-se a lutar, muitos perderam de forma herica suas vidas, alguns no souberam e isso seria natural compreender o texto em sua plenitude. De qualquer forma, o mundo no foi o mesmo desde que o Manifesto Comunista foi posto luz, a contragosto da Burguesia e do Capital, que viram nas idias de Marx a maior ameaa j direcionada contra o Sistema Capitalista, este que existe, apenas e to somente, graas explorao dos trabalhadores. Se o texto irrepreensvel? Teoricamente provvel que no. Seus autores provavelmente no esperavam que o Capitalismo institudo pudesse inventar novos dispositivos que o dariam a longevidade da qual sabemos. Entretanto, a histria comprovou o impacto das idias comunistas. Mesmo que um comunismo tal como preconizado no texto no tenhamos tido a chance de contemplar em larga escala, a fora do iderio mobilizou trabalhadores e estudantes em quase todas as partes do mundo, exercendo ainda hoje uma tremenda influncia. Bases Para Marx e Engels a sociedade capitalista divide-se em classes: de um lado proprietrios, latifundirios e burgueses, que detm os meios de produo; do outro lado os trabalhadores e camponeses, que s possuem capacidade de trabalho para vender em toca de salrio este segundo grupo explorado pelo primeiro. Para os autores do Manifesto Comunista h uma luta entre os dois plos da sociedade, uma luta de classes. A histria de toda a sociedade que existiu at agora a histria da luta de classes. Para Marx o conflito e a luta de classes so inevitveis nas sociedades capitalistas, porque os interesses de trabalhadores e dos capitalistas que so donos dos meios de produo so fundamentalmente divergentes. A luta de classes o motor que impulsiona e molda a mudana social.

Cidade

campo

antigo

novo

Sempre houve explorao, seja na cidade seja no campo. Contudo, antes, nas sociedades predominantemente rurais esta explorao era velada. Porm a burguesia a desnudou, convertendo, claramente, os trabalhadores em operrios assalariados. Se nas sociedades feudais a revolta se dava numa luta entre camponeses e a nobreza, nas sociedades capitalistas a luta se d entre os trabalhadores explorados e os empregadores donos do capital e, portanto, donos dos meios de produo. A mudana das regras das sociedades capitalistas, segundo Marx, deveria partir dos operrios das fbricas, que, organizados, fariam uma revoluo socialista. A luta entre as classes de trabalhadores contra os proprietrios definiria as transformaes que deveriam ocorrer. Quando as desigualdades sociais fossem suprimidas e a riqueza nacional, produzida coletivamente, fosse capaz de garantir condies dignas de vida a toda a populao, estaria alcanado um novo estgio: o comunismo. No comunismo no haveria mais classes sociais, nem mesmo o estado seria necessrio. No havendo mais desigualdade estaria aberto o caminho para a existncia de uma sociedade livre de qualquer tipo de dominao, opresso e explorao.

Abolio

da

propriedade

Marx e Engels propem como modo de reverso desse estado de coisas onde reina a opresso e a explorao a via revolucionria, com a abolio da sociedade privada. Na proposta de Marx no haveria mais empresas privadas, os trabalhadores deixariam de ser explorados e no seria praticada a mais-valia (descrita em detalhes em sua obra O Capital). Tudo passaria a ser, aps a revoluo, propriedade do Estado, que, representando a populao, faria a redistribuio de toda a riqueza produzida pela sociedade. Estaria implantado o Socialismo, com os trabalhadores, antes explorados, no poder. Algumas medidas apontadas por Marx e Engels que poderiam ser tomadas por uma nao que se propusesse estabelecer uma revoluo socialista: extino da propriedade privada latifundiria, com a transferncia da renda da terra para o Estado; abolio dos direitos de herana; controle completo pelo Estado de todo o sistema de transportes; obrigao de trabalhar estendida a todos os cidados; educao pblica gratuita para todas as crianas; abolio do

trabalho

infantil

nas

fbricas.

Enfim Marx concebia o Comunismo como resultado inevitvel do Socialismo. Aps a derrubada do Capitalismo, o Estado governaria em benefcio dos trabalhadores. Com a passagem do tempo, contudo, o Estado perderia sua razo de ser, uma vez que o controle da vida social estaria cada vez mais concentrado em nveis locais. O Estado ento diminuiria gradativamente. Sobre a confiana de Marx numa nova era comunista, ele escreveu em seu manifesto: O que a burguesia (...) produz, acima de tudo, seus prprios coveiros. A sua queda e a vitria do proletariado so igualmente inevitveis.

S-ar putea să vă placă și