Sunteți pe pagina 1din 20

Confederacin Iberoamericana de Asociaciones Cientficas y Acadmicas de la Comunicacin

Perfis brasileiros em redes sociais digitais: uma anlise das imagens de identificao.

Cntia Dal Bello 1 Jorge Marcelo Nomura 2

Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar a importncia da foto de identificao para a composio dos perfis em redes sociais digitais. Para tanto, os pesquisadores analisaram e classificaram 3541 imagens extradas das trs plataformas mais acessadas no Brasil (Orkut, Facebook e Twitter), a partir do que puderam observar semelhanas e diferenas de comportamento de autoexposio imagtica (com predominncia, em todas, ao culto narcsico do eu). Palavras-chave: Cibercultura, Visibilidade meditica, Redes sociais digitais, Identidade, Imagem.

Resumen: Este estudio tiene como objetivo investigar la importancia de una identificacin con foto a la composicin de los perfiles en redes sociales. Para ello, los investigadores analizaron y clasificaron 3.541 imgenes tomadas a partir de tres plataformas ms accesibles en Brasil (Orkut, Facebook y Twitter), de la cual pudieron observar similitudes y diferencias en el comportamiento de las imgenes de exposicin (sobre todo en todo, el culto del narcisismo). Palabras-clave: La cibercultura, la visibilidad meditica, las redes sociales digitales, identidad, imagen.

Abstract: This study aims to investigate the importance of photo identification to the construction of profiles on social networks. For this, the researchers analyzed and classified 3541 images taken from three platforms more accessible in Brazil (Orkut, Facebook and Twitter), from which they could observe similarities and differences in behavior autoexposure (mainly in all, the cult of narcissism of self). Keywords: Cyberculture, media visibility, digital social networks, identity, image.

1 Doutoranda em Comunicao e Semitica do PEPGCOS-PUC-SP e bolsista CAPES; coordenadora, docente e pesquisadora do curso de Comunicao Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Nove de Julho; membro do grupo de estudos Plurimdia. Sua pesquisa versa sobre cibercultura, subjetividade e visibilidade meditica, com interesse particular pelas emergentes redes sociais digitais. E-mails: pubcintia@yahoo.com.br; cbello@uninove.br. <www.cintiadalbello.blogspot.com>. 2 Mestre em Administrao de Empresas pela Universidade Nove de Julho, MBA em Marketing pela Madia Marketing School, bacharel em Publicidade e Propaganda pela FAAP. Consultor de marketing pela Total Marketing, Madia Mundo Marketing e SebraeSP, com passagem pelas agncias Brilharte, JWT Portugal e McCann Erickson Brasil. docente do curso de Comunicao Social Publicidade e Propaganda da Universidade Nove de Julho e membro dos grupos de pesquisa Plurimdia e Comins. Sua pesquisa est orientada para redes sociais, convergncia de mdias, novas tecnologias em mdia, marketing e comunicao integrada. E-mail: mnomura1@yahoo.com.br.

Introduo

A partir dos pressupostos de que a popularizao do uso das redes sociais digitais, no Brasil, deve-se antes possibilidade de circunscrio e apresentao do eu em meio aos fluxos informacionais (em um movimento generalizado de evaso de privacidade, como diagnosticado por Sibilia, 2008) do que propriamente ao seu potencial para fomentar relacionamentos (conforme Bauman, 2004), e de que o perfil, nas plataformas ciberculturais, constitui um arranjamento sgnico-imagtico singular que, por sua natureza de interface, faculta constituio, projeo, apario, representao, presentificao e permanncia do usurio nas janelas ciberespaciais de alta visibilidade, conferindo-lhe um corpo ou lugar de fala a partir do qual poder reafirmar-se como sujeito (DAL BELLO, 2009), este artigo dedica-se a analisar uma unidade elementar do processo de espectralizao 3: a foto de identificao do perfil. Para tanto, em maro de 2011, os pesquisadores debruaram-se sobre pouco mais de 3.500 fotos de perfis (sendo 901 do Orkut, 1.534 do Facebook e 1.106 do Twitter) para responder s seguintes questes: qual a importncia desta unidade (a imagem do perfil) sobre os demais componentes do arranjamento sgnico-imagtico na composio do discurso sobre o eu e sua configurao como sujeito? Existem semelhanas/diferenas significativas entre as fotos de perfil do Orkut, do Facebook e do Twitter? E, por fim, a anlise das fotos de perfil so indicativas do tipo de uso que os internautas brasileiros fazem das redes? Para tanto, apresentam-se alguns dados sobre o comportamento do internauta brasileiro, atenta-se para novos elementos no imaginrio cibercultural com a ascenso das redes sociais digitais e a relao entre imagem e identificao que culmina no apenas na celebrao do individualismo reinante nos ambientes de comunicao, relacionamento e manifestao subjetiva, mas tambm em novas formas de rastreamento e indexao. Por fim, analisam-se as estruturas dos perfis para conhecer os espaos de inscrio do eu, com particular interesse nas fotos de identificao, ento categorizadas.

3 Por processo de espectralizao, designa-se o esforo deliberado do usurio de inscrever-se nas paisagens digitais, reconfigurando-se como imagem (duplo ou espectro virtual) a partir dos parmetros da representao, da simulao e da dissimulao (DAL BELLO, 2007, 2008).

1. As redes sociais digitais no eixo iberoamericano: sobrevoo.

De acordo com o estudo sobre A situao da Internet na Amrica Latina, realizado pela consultoria ComScore e divulgado em junho de 2010, a preferncia pelas redes sociais (81,9%) j superou o uso de servios de e-mail, sites de entretenimento e instant messengers, embora a categoria mais utilizada pelos latino-americanos ainda seja a dos buscadores (85,5%), liderada pelo Google. Dentre as redes sociais digitais, o Facebook o mais popular (49,1%), seguido por Windows Live Profile (36,7%), Orkut (25,4%), HI5.com (12,6%) e Twitter, com 10,5% (MACIEL, 2010). Em outubro de 2010, uma pesquisa de alcance mundial realizada pela TNS 4 em 46 pases revelou que os brasileiros tm em mdia 231
5

amigos, atrs apenas dos

malaios (com 233) nmero quase 8 vezes maior que a mdia japonesa de 29 amigos, na ltima posio. Tambm indicou que os internautas (principalmente da Amrica Latina, China e Oriente Mdio) tm passado mais tempo nas redes (5,2 horas semanais) do que acessando e-mails (4 horas por semana em mdia) 6, o que no se verifica (ainda) nos pases considerados desenvolvidos, principalmente europeus, onde o tempo de permanncia em contas de e-mail (5,1 horas semanais) supera o de redes sociais (3,8 horas). Interessantemente, quando considerado o mapa das redes sociais no mundo (DAUER, 2010), o Brasil destoa do eixo iberoamericano: nele, o Orkut ainda lder de mercado (figura 1), embora o nmero de usurios do Facebook tenha crescido sensivelmente e haja indicadores de que, se o ritmo for mantido, sua base ultrapassar em breve a rede do Google. No documento divulgado pela ComScore, o alcance do Facebook varia na Amrica Latina, mas consistente, com exceo do Brasil, onde fica em ltimo lugar, com cerca de 15%.

Veja-se a reportagem Brasileiros ficam em segundo em nmero de amigos em redes sociais, disponvel em http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2010/10/10/brasileiros+tem+2+maior+n+de+amigos+em+redes+sociais+diz+estud o+9632067.html. Acesso em 10 abr. 2011. 5 Na pesquisa desenvolvida pelo Ibope Mdia (2010), a mdia brasileira de 273 amigos e a primeira razo apontada para uso das redes sociais a troca de mensagens (73%), seguida pelas respostas divertir-se (51%), informar-se (37%) e ver fotos e textos dos amigos (34%). 6 De acordo com Ibope Mdia, quanto mais jovem, mais franca a tendncia de substituir o uso de e-mail e torpedos por mensagens postadas nas redes. Essa preferncia foi sinalizada por 56% dos internautas brasileiros entrevistados.

Figura 1. Redes sociais digitais lderes por pas (dez. 2010).

Alm disso, segundo a ComScore, os usurios do Orkut ficam em torno de 360,8 minutos na rede, seguido pelo Facebook, com 203,7 minutos, o Metroflog, com 110,4 e o HI5.com, com 69,5 minutos (MACIEL, 2010). Como a populao total do Orkut composta majoritariamente por brasileiros e esta rede no predominante na Amrica Latina, possvel supor que esta diferena seja contextual e deva-se fundamentalmente ao perfil comportamental do usurio brasileiro. O Twitter, embora esteja em quinto lugar no ranking latino-americano, teve significativo crescimento na regio (pois aumentou sua base de membros em 13 vezes) graas ao Brasil, cuja audincia chega a 17%. Os outros pases ficam mais abaixo, com o segundo colocado Venezuela obtendo pouco mais de 10% (MACIEL, 2010). Nesse sobrevoo, possvel constatar que o usurio brasileiro de redes sociais digitais apresenta predisposio a colecionar amigos, permanecendo mais tempo nas plataformas de relacionamento (sobretudo no Orkut, apesar dos avanos do Facebook e do Twitter). Dado o contexto de apresentao desse artigo e os objetivos do Confibercom, fica manifesto o interesse de estabelecer parcerias para comparar a produo imagtica nos perfis de usurios iberoamericanos, embora o objetivo deste estudo seja registrar os resultados da anlise de uma amostra de fotos de identificao

bem localizada, apenas como sinalizao do que pode ser apreendido da prtica cotidiana dos usurios brasileiros nas redes sociais.

2. Redes sociais e o fenmeno glocal: novas nuances no imaginrio cibercultural? A despeito da abrangncia global e do intercmbio internacional possibilitado pelas redes sociais digitais, interessante notar que populaes inteiras adotaram-nas para lidar com suas realidades locais, invertendo a assimetria entre global-local que imperava at ento, ou seja: para alm da navegao indiferenciada no atraente caudal de contedos globais, as gigantes plataformas ciberculturais de relacionamento e projeo subjetiva (Orkut, Facebook e Twitter) suscitaram a valorizao do prximo ao facilitar a publicao de contedos; nesse sentido, haja vista a imensa quantidade de comunidades virtuais, grupos ou hashtags dedicadas a vilas, escolas, locais de trabalho e outros que, por sua trivialidade, no seriam dignos de nota pela lgica da visibilidade meditica vigente anteriormente. Cabe salientar que o imaginrio cibercultural, antes das redes sociais digitais, voltava-se para a aventura de desbravar o desconhecido, o longnquo, tomar conhecimento do acontecer do estranho (e extico) outro no exato momento em que ocorria, ou seja, em tempo real, in live. A navegao pelos fluxos informacionais propiciava, ento, poucos instrumentos de projeo identitria: os recursos disponveis permitiam a identificao temporria (nicknames em chats), ou de difcil manuteno (homepages), ou de baixa/nula visibilidade meditica (e-mails). O surgimento do Orkut, em 2004, assinalou a ascenso
7

dos territrios

espectrais colonizveis, loteados em comunidades e perfis nos quais tudo e todos podem ser representados. Esses territrios, tal como plataformas sobre o mar informacional em que tudo se dissolve, possibilitaram o surgimento de processos mais complexos de construo e projeo das identidades cibernautas. Assim, o usurio, antes indiferenciado (embora sempre rastrevel, ainda que reduzido informao do IP de acesso rede), deixou de ser annimo ao ganhar contornos mais precisos e ampla visibilidade nas plataformas: torna-se algum que se faz representar por meio de um ou vrios perfis, em uma ou mais redes. E a tendncia, com a popularizao dos dispositivos portteis e mveis de acesso Internet, das mdias
7

Cumpre lembrar que o Orkut no foi a primeira rede social online a ser criada; entretanto, no Brasil, foi a que disseminou-se mais rapidamente.

locativas e de geolocalizao, que a converso entre existncia e teleexistncia (ou glocalizao, conforme acepo de Trivinho, 2007) se faa cada vez mais presente, hibridizando espaos fsicos e territrios virtuais. O perfil, portanto, um arranjamento sgnico-imagtico que faculta ao usurio sua organicidade aparente, uma espcie de corpo virtual a partir do qual pode atuar no cyberspace. Neste arranjamento, a foto de identificao o que confere um rosto ao dinmico conjunto, constituindo um dos principais elementos da mecnica de projeo e promoo do eu em espaos/tempos ciberespaciais.

3. Imagem e identificao: da vigilncia disciplinar celebrao do individualismo Antes da apresentao da anlise das imagens de identificao, preciso refletir sobre a relao entre imagem, identidade e dispositivos de indexao (leia-se controle). O desenvolvimento de artefatos de identidade est associado lgica da sociedade moderna disciplinar: a necessidade de administrar o grande volume de pessoas nos centros urbanos imps-se como um enorme desafio aos deflagadores das Revolues Francesa e Industrial. Se o modelo panptico, por um lado, configurou interessante soluo ao conciliar visibilidade e vigilncia, identificao e controle em locais fechados (como prises, fbricas, escolas e hospitais), por outro no d conta da crescente complexizao da sociedade por depender da memria visual de seus fiscais (FOUCAULT, 1979). Paralelamente, a popularizao da alfabetizao e da produo de imagens (primeiro os retratos, depois as fotografias) possibilitou o surgimento de sistemas de identificao mais refinados, envolvendo o porte de papeis (desde 1854, mas no para todos os segmentos da populao; era obrigatrio para operrios, domsticos, militares, prostitutas, crianas abandonadas e viajantes), a antropometria (1882) e o registro de marcas corporais e digitais no sistema prisional (incio do sculo XX) e, a partir de 1912, aos nmades, comerciantes e industriais itinerantes (CORBIN, 1991, p. 429-435). Ou seja: o sistema de identificao intrnseco necessidade de localizar aqueles que possam constituir algum problema ou perigo para a sociedade; nele est implicada, irremediavelmente, a questo do controle.

Mas, nesse perodo tambm aumenta significativamente o conjunto de smbolos do eu, reforadores do sentido de individualidade (CORBIN, 1991): espelhos conduzem prtica diria do observar-se; retratos e fotografias fixam a imagem corporal, acentuando a percepo da passagem do tempo e seus reflexos sobre o corpo prprio. A alfabetizao faz surgir os monogramas (demarcadores dos objetos pessoais), os dirios ntimos (registros secretos da verdade e da essncia de cada um) e a leitura silenciosa (introspectiva e solitria). Objetos de distino (diplomas, quadros de honra ao mrito, condecoraes) naturalizam a meritocracia. Sob a presso de ser algum, o indivduo moderno jaz ensimesmado para fins de autoconhecimento; ele no pode fracassar no desafio de ser singular. No sculo XX, tanto a moda quanto a publicidade, em parceria com a indstria cultural, exploram e fortalecem a necessidade que o clich Eu sou mais Eu to bem explicita. A colonizao do imaginrio coletivo pelas imagens das celebridades mediticas refora o senso comum de que ser famoso (ou seja, ser reconhecido por desconhecidos, ser uma personalidade pblica) ser feliz. Com o advento da Internet, a infeliz massa de annimos encontra vrias formas de apareSer
8

, catapultando-se dimenso mgica da visibilidade

cibercultural para poderem comungar do mesmo mal que sofrem as celebridades: ter a intimidade exposta e a privacidade anulada (com a diferena de que a invaso de privacidade transformou-se em evaso). Nesse sentido, as redes sociais digitais s facilitaram o trnsito intermitente entre a dimenso fsica dos lugares e a dimenso comunicacional dos no-lugares portanto, glocal (TRIVINHO, 2007) e, neste processo, a imagem de identificao compe a desejada identificao, em uma inverso radical de valores quando comparada quela utilizada para distinguir os marginais que precisavam ser monitorados pelos centros administrativo-disciplinares das intituies modernas. Nesta paisagem glocal, a existncia encenada, hiperrealizada, espetculo cibermeditico; perfis so corpos;

O termo apareSer depositrio da reflexo sobre construo, projeo e promoo de identidades em ambientes ciberculturais de alta visibilidade, objeto de estudo sobre o qual Cntia Dal Bello debruou-se de 2007 a 2009, considerando a porosidade das subjetividades trespassadas pelos fluxos informacionais (COUCHOT, 2003; MACHADO, 2007) e as inmeras tenses constantes na dinmica relacional com a alteridade nas redes sociais digitais. No contexto dos novos processos de subjetivao na conjuno entre acelerao, excesso e produo de simulacros caractersticos da visibilidade cibercultural (BAUDRILLARD, 1991; TRIVINHO, 2007), o neologismo foi proposto para cumprir a rdua tarefa de desfazer a dicotomia aparncia-essncia e descrever, se no a natureza mesma, hbrida e complexa, do ser/estar na transparente intermitncia entre a dimenso dos lugares e a dimenso comunicacional das redes (TRIVINHO, 2007), ao menos a lgica reinante, coercitiva na medida em que sujeita a todos: para ser, ser reconhecidamente algum, imprescindvel aparecer, estar na mdia.

fotografias so rostos; pessoas so espectros virtuais indexveis a qualquer tempo seres teleexistentes, prximos-distantes, complexos hipersimplificados. O potencial de indexao do registro simblico (texto ou hipertexto computvel) superior ao do registro icnico (dependente de memria visual). As redes sociais, ao implementarem o recurso de marcao de fotos (figura 1), possibilitou o registro simblico sobre o icnico (figura 2), aprimorando a performance de indexao de seus dispositivos internos.

Figura 1. Recurso de identificao de usurios em fotografias (Facebook).

Figura 2. Sobreposio da identificao simblica sobre a icnica (Facebook).

Entretanto, aplicativos de reconhecimento de rostos j operam nas interfaces, convidando o usurio a identificar cada conjunto que aparece quando ele realiza up load de lbuns (figura 3). Ao marcar-se e a seus amigos em cada imagem postada nas plataformas, o usurio compartilha sua memria fotogrfica, transferindo-a para o imenso banco de dados da visibilidade ciberespacial.

Figura 3. Sistema de reconhecimento automtico de rostos para identificao (Facebook).

4. Interfaces do eu: a estrutura dos perfis no Orkut, Facebook e Twitter Nas trs plataformas, perfil sinnimo de acesso; a penalidade para membros que descumprem os termos de adeso a excluso do perfil, o que equivale ao encerramento da conta (expulso da plataforma). Isso porque ter/ser um perfil condio sine qua non de entrada, permanncia e manifestao em cada um dos ambientes virtuais de comunicao e relacionamento.
Tabela 1. Mapeamento da estrutura bsica dos perfis (opes do menu principal de cada rede).

Incio (Atualizaes) Perfil Scraps Comunidades Aplicativos Temas

Pgina Inicial (Feed de notcias) Perfil Conta

Home (Timeline) Profile Mensagens Who to follow?

Entretanto, aps a entrada na plataforma por meio do perfil, o conjunto dinmico de pginas assim se organiza, concentrando as informaes relativas ao eu em uma rea especfica (denominada perfil ou profile), conforme destacado na tabela 1. Nesta rea de apresentao do eu, os elementos estruturais so muito semelhantes nas trs plataformas: foto de identificao, nome e sobrenome do usurio, dados de identificao e conjunto de conexes diretas (amigos ou seguidores). Alm disso, ao visitar o perfil de outrem, possvel compartilhar texto, fotos, links e vdeos no mural e ler suas ltimas atualizaes (figura 4).

Figura 4. Perfil de Marcelo Nomura no Facebook (jun. 2011).

Neste conjunto, a foto de identificao tem lugar de destaque e um papel fundamental: toda informao compartilhada em outros perfis ou no prprio scrapbook ou timeline consta identificada pela foto e pelo nome do usurio hipervinculados ao perfil do mesmo. No Twitter, a simplificao da estrutura (no h enquetes a serem preenchidas solicitando e publicizando informaes diversas, como no Orkut ou no Facebook; tambm no h comunidades ou grupos, nem espao para publicao de vdeos ou lbuns de fotos, o que requer que os usurios utilizem plataformas complementares como o Twitpic e o Twitcam) leva alguns usurios a personalizar o plano de fundo do perfil com imagens pessoais (figura 5). Essas imagens decorativas, utilizadas para

ampliar a divulgao da imagem prpria, ampliariam significativamente a amostra da pesquisa e, como no h equivalente nas outras duas redes, foram descartadas.

Figura 5. Perfil no Twitter com plano de fundo personalizado (jun. 2011).

Observar, comparar e analisar fotos de identificao utilizadas nas trs plataformas permitiu, no exerccio exploratrio dessa pesquisa netnogrfica, que categorias (ou tipologias) surgissem na medida em que a navegao transcorria, conforme ser apresentado a seguir.

5. Categorizao das fotos de identificao Foram analisadas 3.541 fotos de perfis das trs principais redes sociais utilizadas no Brasil, divididas entre 1.534 no Facebook, 1.106 no Twitter e 901 no Orkut. Os perfis observados so de amigos e seguidores dos dois pesquisadores nas trs plataformas. A coleta das amostras aconteceu em dois momentos diferentes: entre os dias 14 e 17 de maro de 2011 foram observadas as fotos dos perfis do Facebook e entre os dias 20 e 30 de maro, do Twitter e do Orkut. Os pesquisadores realizaram o mapeamento das imagens a partir das pginas de apresentao dos amigos e seguidores de seus prprios perfis (figura 6).

Figura 6. Telas de apresentao de amigos e seguidores (Orkut, Facebook e Twitter).

As categorias para classificao das fotos de identificao foram emergindo a medida que os conjuntos de conexes foram observados. Os dados puderam ser classificados conforme mostra a tabela 2:

CATEGORIAS

Classificao
Foto do usurio (rosto ou corpo) 73,3% 3,0% 3,4% 1,0% 12,2% 0,4% 0,3% 3,7% 1,4% 1,2% 901 72,7% 2,8% 5,3% 1,3% 9,2% 0,0% 5,6% 2,0% 0,1% 1,1% 1534 57,2% 2,0% 3,3% 2,2% 1,9% 0,3% 17,3% 15,1% 0,5% 0,4% 1106 Avatar ou caricatura Sombra ou mscara Em frente ao espelho

EU (79,19%)

EU E O OUTRO (7,97%)

Casal, famlia e amigos Com animais Logotipos e marcas

NO-EU (11,94%) SEM IMAGEM (0,90%)

Filmes, bandas, times, carros Outros Sem foto Total de perfis observados:

Tabela 2. Classificao das fotos de perfil de redes sociais.

1. Imagens do eu: 79,19% do total de imagens representam o prprio usurio (conforme tabela 3), sendo que: a. em 72,19% (2556) o usurio aparece sozinho (com preponderncia de imagens em que o rosto aparece em destaque, seguido de meio corpo e corpo inteiro);

b. 7% (248) so avatares, caricaturas ou imagens em que o usurio no se permite identificar completamente (uso de sombras, mscaras ou partes do corpo como zoom aproximado dos olhos, embora nas demais imagens disponveis no perfil no haja hesitao com relao a evidenciar a identidade).

Foto do usurio (rosto ou corpo)

Em frente ao espelho

Avatar ou caricatura

Sombra ou mscara

Tabela 3. Matriz de exemplos da categoria Imagens do "eu".

2. Imagens do eu com o outro (tabela 4): a. 7,74% (274) das imagens mostram o usurio acompanhado por amigos, filhos, parceiros (namorados ou cnjuges) ou outros membros da famlia, embora o perfil no seja, necessariamente, coletivo; b. 0,23% (8) exibem o usurio acompanhado de um animal de estimao.

Casal

Famlia

Amigos

Com animais

Tabela 4. Matriz de exemplos da categoria Imagens do "eu com o outro".

3. Imagens do no-eu (tabela 5): dos 11,94% de imagens que no mostram o usurio, tem-se: a. 8,73% (309) compostas por logotipos e marcas (embora o perfil, no necessariamente, pertena empresa, produto ou servio retratado); b. 7,26% (257) das imagens so oriundas de filmes, bandas, times e carros (refletindo algum aspecto ou gosto pessoal do usurio); c. 0,56% (20) das imagens, classificados como outros, apresentam paisagens, smbolos, imagens com legendas.

Identidade corporativa

Filmes, bandas, times, carros

Outros

Tabela 5. Matriz de exemplos da categoria Imagens do "no-eu".

4. Sem imagem (tabela 6): apenas 0,90% (32) do total de perfis avaliados no possuem foto de identificao.

Sem foto de identificao

Tabela 6. Matriz de exemplos da categoria "Sem imagem".

5. Imagens de identificao nos perfis das redes sociais digitais

Figura 7. Classificao dos dados por rede social (Twitter, Orkut e Facebook).

Nas trs plataformas, as imagens mais utilizadas para identificao so aquelas que retratam o prprio usurio. Entretanto, no Twitter, esse nmero no to alto (57,2%) quanto no Orkut (73,3%) e no Facebook (72,7%), conforme pode ser visto na figura 7. Essa diferena pode estar relacionada a outra, bastante significativa: perfis que fazem uso de logotipos e marcas esto em segundo lugar no Twitter (17,3%), seguido das imagens relativas a filmes, bandas, times e carros (15,1%) 9. No Orkut (12,2%) e no
9

Com relao a essa categoria, cumpre esclarecer que apenas no Twitter foram encontrados os seguintes cones (a computados): ovo de galinha, bonecos, letras e nmeros, palma da mo em azul, setas, formas geomtricas, mandalas,

Facebook (9,2%), imagens com amigos, parentes e parceiros ficam em 2 lugar no Twitter, apenas 1,9% dos perfis analisados apresentam esse tipo de imagem. No Facebook, 5,6% dos perfis usam logotipos ou marcas, o que expressivo e desponta em terceiro lugar. J no Orkut, o nmero de perfis corporativos insignificante (0,3%). Com base nesses dados iniciais, averigua-se que o Twitter distingue-se das outras duas redes por seu forte carter informativo e uso corporativo embora no Brasil, conforme dados do Ibope Mdia (2010), seguir amigos e parentes comparea como a preferncia (figura 8); Facebook e Orkut so redes utilizadas para o cultivo dos laos sociais e exercitar o lado narcisista do brasileiro 10.

Figura 8. Redes mais acessadas no Brasil e perfis que o brasileiro prefere seguir no Twitter (Ibope Mdia)

Dentre as fotos categorizadas como casal, famlia e amigos, a presena dos casais merece destaque: no Orkut, correspondem a 6% do total da mostra, e Facebook, 5%. J no Twitter, a incidncia despenca para 1,26%. A presena do outro na imagem de identificao de si pode ocorrer como declarao de amor, como forma de deixar o

coroa, torre, casinha, carrinho, avizinho, asa delta, globo terrestre, desenhos de animais, insetos, flores, plantas e rvores, estrela, lmpada, lua, sol etc. 10 Cabe compartilhar uma percepo: ao longo da pesquisa, em diversas situaes de interao, verificou-se que o uso de imagens de rosto angaria retorno maior que o uso de fotos de paisagem, obras de arte ou logotipos. O nmero de pedidos de amizade tambm mostrou-se significativamente maior.

parceiro mais seguro com relao exibio do parceiro (pois j na foto principal indica seu status de relacionamento) ou blindar o usurio de possveis assdios. Uma surpresa nesta pesquisa foi a grande quantidade de imagens misteriosas, ou seja, o usurio coloca um detalhe do corpo, a silhueta, a sombra, detalhe do rosto, sem identificar-se claramente. A liderana nesta categoria de fotos ficou para o Facebook (5,3%). Neste nterim, cabe indicar a criatividade dessas fotos, sempre com uma pitada pessoal do usurio para expressar sua personalidade com um toque artstico. A categoria fotos com a famlia mais popular no Orkut (5,32%), seguido pelo Facebook (2,86%). No Twitter, o uso de tais fotos inexpressivo. Uma possvel explicao que o Orkut ainda forte no pas e assim se tornou uma forma de compartilhamento de fotos. Uma outra hiptese que o Orkut popular entre as classes C e D, que enxergam uma forma de compartilhar fotos com familiares distantes. Foi possvel observar que, embora alguns perfis apresentem fotos com amigos, tal prtica no comum (em todas as plataformas). Uma das hipteses que o perfil do usurio e que ele posta eventualmente fotos com seus amigos para externar sua amizade. irnico porque as redes sociais servem para se relacionar com amigos, ter amigos e compartilhar momentos com seus amigos e observamos exatamente o contrrio, o oposto da proposta de ter amigos. Nas redes sociais, o uso de avatares e caricaturas (de carter icnico, na medida em que so utilizados softwares ou aplicativos de converso da fotografia do usurio em ilustrao 2D ou 3D) tem certa representatividade: 3% dos perfis do Orkut, 2,8% no Facebook e 2% no Twitter. Podemos afirmar tambm que os usurios sem fotos aparecem nas trs redes sociais, na contra mo da tendncia exibio. O Orkut lidera a lista com 1,2% dos usurios, seguido pelo Facebook com 1,1% e em seguida o Twitter com 0,4%. As razes para a inexistncia de imagem vo desde a dificuldade de operao tcnica (como descarregar ou digitalizar imagens? Como realizar o up load?) ou de acesso aos devices necessrios (cmera fotogrfica digital, cabos de conexo com o computador, celular com cmera e acesso Internet, scanner etc.) firme deciso de no expor-se, quer seja por timidez, reserva ou falta de interesse em compartilhar suas imagens. Por fim, j foi moda, no Brasil, sobretudo no Orkut, dos usurios utilizarem fotos de identificao em que se mostram posando em frente ao espelho. Como so os fotgrafos da prpria imagem, comum aparecerem com a mquina fotogrfica em

mos, no ato mesmo de captao. Ainda foi possvel encontrar imagens dessa natureza no Twitter (2,2%), no Facebook (1,3%) e no Orkut (1,0%).

Concluses O conjunto de perfis investigados bem localizado: por constituir-se de amigos e seguidores dos pesquisadores, comporta em sua maior parte jovens estudantes de comunicao ou profissionais recm-formados. Talvez, por essa razo, algumas fotos so bem elaboradas, criativas e divertidas. Embora a amostra no tenha a pretenso de refletir o complexo universo brasileiro, os pesquisadores acreditam que a recorrncia de expresses de felicidade nas imagens investigadas possa ser definidora do estado de esprito de estar presente em uma rede social online. Aparecer na foto, assim como o clich ficar bem na fita, to significativo que diversos blogs e fruns de discusso ensinam os usurios a sair bonito (valorizando o melhor ngulo para esconder detalhes que so desfavorveis). A foto de identificao dos perfis das redes, inclusive, est ganhando outros espaos de exibio: os smartphones, por exemplo, possuem programas que migram para a agenda as fotos do perfil do Facebook, de modo que as chamadas sejam identificadas pelas imagens dos amigos no visor do celular. Esta unidade bsica (a imagem de identificao do perfil), portanto, fundamental para o sucesso do usurio nos ambientes de alta visibilidade, na medida em que o que o diferencia nos mltiplos ns que esparrama toda vez que interage, produz ou compartilha informaes. De todos os componentes do arranjamento sgnicoimagtico, o que confere um rosto composio espectral que projeta o usurio dimenso de sujeito tanto que, nas trs plataformas investigadas, a estrutura discursiva do eu basicamente igual. Por fim, a anlise das fotos de perfil sustenta a afirmao de que as redes sociais digitais, embora celebradas como espaos possveis para a instituio de uma fraternidade universal ou uma sociedade transparente, aberta e conectada, onde impera a confiana mltipla e o sentido do bem-estar comum, so, sobretudo e principalmente, palcos narcsicos de celebrao da individualidade em que o outro arregimentado como audincia (no Twitter, o termo seguidor, ao menos, oferece mais clareza dessa condio do que o termo amigo adotado pelo Orkut e pelo Facebook).

Referncias
Livros BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulao. So Paulo: Relgio Dgua, 1991. BAUMAN, Zygmunt. Amor lquido: sobre a fragilidade das relaes humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia realidade virtual. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2003. FOUCAULT, Michel. Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979. MACHADO, Arlindo. Sujeito na tela: modos de enunciao no cinema e no ciberespao. So Paulo: Paulus, 2007. SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. TRIVINHO, Eugnio. A dromocracia cibercultural: lgica da vida humana na civilizao meditica avanada. So Paulo: Paulus, 2007.

Captulo de livro
CORBIN, Allain. Bastidores. In: PERROT, Michelle et al. (org.). Histria da vida privada, 4: da Revoluo Francesa Primeira Guerra. So Paulo: Companhia das Letras, 1991.

Artigos online
BRASILEIROS ficam em segundo em nmero de amigos em redes sociais: pesquisa abrange cerca de 90% da populao mundial online. 10 out. 2010. Ig Tecnologia. Disponvel em: http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2010/10/10/brasileiros+tem+2+maior+n+de+amigos+em+red es+sociais+diz+estudo+9632067.html. . Acesso em 10 abr. 2011. DAL BELLO, Cntia. Espectros virtuais: a construo de corpos-sgnicos em comunidades virtuais de relacionamento. E-Comps. Braslia: Comps, v. 10, dez-2007. Disponvel em: http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/208/209. Acesso em 11 jun. 2011. ________. Plataformas hiperespetaculares de publicao de sujeitos: uma anlise do Orkut. In: Simpsio Nacional de Cibercultura, 2., 2008. So Paulo: Associao Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2008. Disponvel em: http://www.cencib.org/simposioabciber/PDFs/CC/Cintia%20Dal%20Bello.pdf. Acesso em: 11 jun. 2011. DAUER, Ntali. Mapa das redes sociais pelo mundo mostra crescimento e domnio do Facebook. 10 dez. 2010. Geek.com. Disponvel em: http://www.geek.com.br/posts/14369-

mapa-das-redes-sociais-pelo-mundo-mostra-crescimento-e-dominio-do-Facebook. Acesso em: 11 jun. 2011. IBOPE Mdia. Many to many: o fenmeno das redes sociais no Brasil. 4 nov. 2010. Ibope. Disponvel em http://www.ibope.com.br/maximidia2010/download/Redes_Sociais.pdf. Acesso em 11 jun. 2011. MACIEL, Rui. Comunidades como Facebook e Orkut tem a preferncia de 81,9% dos internautas da regio, ficando atrs apenas dos sites de busca. IDG Now! 22 jun. 2010. Disponvel em: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/06/22/redes-sociais-ja-superam-uso-dee-mail-e-messengers-na-america-latina/. Acesso em: 10 jan. 2011.

Dissertao de Mestrado
DAL BELLO, Cntia. Cibercultura e subjetividade: uma investigao sobre a identidade em plataformas virtuais de hiperespetacularizao do eu., 2009. 130 p. Dissertao (Mestrado em Comunicao e Semitica) Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 2009(a). Disponvel em: http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/ arquivo.php? codArquivo=9410.

S-ar putea să vă placă și