Sunteți pe pagina 1din 7

Postura do Corpo

a) O instrumentista dever sentar-se, tanto na postura clssica como na popular, de modo a ocupar aproximadamente, metade do assento disponvel, deixando assim um espao livre entre o encosto da cadeira e as costas do executante. b) POSTURA CLSSICA: Colocar o violo sobre a perna esquerda, firmando esta sobre um "banquinho" (apoio para os ps que pode ser adquirido em lojas especializadas) de 12 a 17 centmetros de altura. O corpo dever ficar levemente inclinado para frente, permitindo assim, maior liberdade e maior firmeza ao executante. A postura feminina tambm ser a mesma. Violonista Arnaldo Freire c) POSTURA POPULAR: Esta posio no a mais anatmica. Coloca-se o violo sobre a perna direita, cruzando-a ou no sobre a perna esquerda.

Cabe ao aluno optar pela postura que mais o deixe a vontade e relaxado, porm, que permita a firmeza do instrumento. Nossa preocupao tocar o instrumento e no segur-lo para que no caia. Recomendamos desde o incio a postura clssica pois ela permite uma maior mobilidade na execuo. d) No que se refere a postura do corpo a ser adotada, o aluno dever ter em mente os seguintes requisitos: - No adote uma posio que force a coluna vertebral por muito tempo (como por exemplo, tocar recostado em uma cadeira). Procure uma posio na qual se sinta o mais relaxado possvel. - O violo deve ser levemente inclinado, pois, alm de dar um melhor apoio, para o brao direito possibilita um ganho de at 30% de volume do som.

Posio da mo direita
Muitas vezes o aluno no d a devida ateno tcnica da mo direita, muito provavelmente por entender que as maiores dificuldades da execuo do violo esto na mo esquerda, sendo que a maior dificuldade est na mo direita. Muitas vezes tambm, as limitaes de uma boa execuo 'limpa' e sem esbarros em outras cordas est na capacidade de desenvolvimento da tcnica da mo direita. Portanto, ATENO para os seguintes conselhos: a) Descansar o antebrao sobre o bojo do violo (deixando o cotovelo no ar), de modo a propiciar firmeza durante a execuo, e deixar a mo cair naturalmente, na altura da boca do violo, sem virar o pulso. b) Deve-se usar unhas mais compridas nos dedos indicador, mdio, anular e polegar, de modo que a pulsao das cordas seja feita ao mesmo tempo com as unhas e as pontas dos dedos.

c) As cordas sero pulsadas segundo duas tcnicas a saber: SEM APOIO: dedos ligeiramente curvados, pulsando a corda mediante utilizao de unha, com sentido para o centro da mo. COM APOIO: o dedo tocar a corda desejada e imediatamente dever estar apoiado na corda superior, objetivando-se dessa forma obter maior vibrao da corda, isto , maior volume de som. A unha apenas resvalar a corda. d) A mo direita dever cair sobre o tampo do violo fazendo uma espcie de concha. importante colocar a mo de maneira espontnea sem forar e sem retesar os nervos. e) O polegar deve sempre ficar a frente dos demais dedos num ngulo aproximado de noventa graus em relao ao dedo indicador. Nesta posio o polegar ao tocar a corda 4 no atrapalha o dedo indicador posicionado na corda 3.

Fig. 1

Os dedos da mo esquerda
O polegar e colocado na parte de trs do brao e os demais dedos sobre as cordas na parte da frente. A mo deve ser posicionada de tal forma que o polegar no ultrapasse o brao do violo, deixando a mo livre para percorrer o brao do instrumento.

Na formao de um acorde mantenha os dedos na posio mais vertical possvel, isto evita um abafamento indesejado nas outras cordas.

1) Os dedos devem apertar as cordas prximo aos trastes com as pontas curvadas, de modo a cair o mais perpendicular possvel em relao ao brao. 2) A palma da mo no deve, em hiptese alguma, encostar no brao do violo e o pulso ligeiramente curvado (sem fora-lo) para um melhor posicionamento. 3) As unhas devem estar sempre aparadas de maneira que no prejudiquem o perfeito posicionamento dos dedos. 4) O polegar tem uma funo to importante como a dos outros dedos, pois, ele servir para orient-los durante a execuo e para dar um perfeito equilbrio no posicionamento da mo. O polegar ser um apoio, ou seja, sem muita presso, mantendo-se na direo do centro da palma da mo. Lembre-se: a fora aplicada parte dos dedos 1,2,3 e 4 para o brao e no do polegar empurrando o brao contra os dedos.

5) Devemos sentir a sensao de peso do cotovelo, assim teremos o ombro esquerdo mais relaxado e livre, para um melhor deslocamento da mo em qualquer regio do brao do violo. 6) Acostume-se a no levantar os dedos a no ser quando indispensvel levante a menor distncia possvel da corda, para adquirir maior velocidade e mecnica perfeita.

Afinao do Instrumento A tenso nas cordas regulada a partir das tarraxas (pinos que ficam na cabea do violo, na extremidade do brao). Se o som produzido pela corda for mais baixo do que o desejado, preciso girar a tarraxa correspondente para esquerda, isso ir aumentar a tenso na corda e far com que o som fique mais agudo. Para afinar um violo, preciso um som de referncia gerada atravs de um instrumento acstico chamado de diapaso o que corresponde a nota L, que deve ser o som da 5 corda solta. Depois de tomar uma verdadeira surra para igualar o som do diapaso com o da 5 corda, podemos comear a afinar as outras. Procederemos da seguinte forma. O som da 5 corda pressionada na 5 casa corresponde ao som da 4 corda solta (corda de baixo) O som da 4 corda pressionada na 5 casa corresponde ao som da 3 corda solta (corda de baixo) O som da 3 corda pressionada na 4 casa corresponde ao som da 2 corda solta (corda de baixo) O som da 2 corda pressionada na 5 casa corresponde ao som da 1 corda solta (corda de baixo) O som da 5 corda pressionada na 5 casa corresponde ao som da 4 corda solta (corda de baixo) O som da 6 corda pressionada na 5 casa corresponde ao som da 5 corda solta (corda de cima)

Noes iniciais sobre acordes


O Acorde o conjunto de trs ou mais sons, que sobrepostos ou tocados simultaneamente produzem uma certa harmonia. A formao destes bastante complexa, motivo pelo qual a construo dos acordes ser explicada nas prximas aulas. Por hora basta saber que estes acordes se apresentam conforme as seguintes denominaes:

a) ACORDES CONSONANTES: Representam a srie de acordes que ao serem tocados transmitem uma sensao repousante e harmoniosa. Geralmente so as "posies" mais fceis de serem. b) ACORDES DISSONANTES: Ao contrrio dos anteriores, estes transmitem uma sensao mais tensa, mais chocante (dando a impresso de pouco harmoniosa). Estes acordes so utilizados principalmente na execuo da "Bossa Nova" e do "Jazz". Muitas vezes, quando estes acordes so tocados separadamente, transmitem uma sensao de "erro", porm, no contexto geral da msica tornam-se agradveis.

Algo sobre a notao dos acordes Tendo em vista a necessidade de adoo de uma escrita fcil e compreensiva para o acorde, procurou-se simboliz-lo a partir do desenho do brao do violo. Dessa forma, conforme apresentado na figura ao lado, pode-se indicar o posicionamento dos dedos da mo esquerda, bem como a "casa" do brao do violo a ser utilizada. Cifras BRAO ESQUEMTICO DO VIOLO

Usamos uma simbologia para indicar as posies do violo: A, E, G, D7, etc. Estas letras so chamadas CIFRAS. Cifragem o mtodo que usamos para determinar o nome do acorde (vrios sons tocados ao mesmo tempo) de uma maneira simples e rpida, pois se fssemos escrever por extenso ficaria um nome grande demais sobre a letra da msica. J imaginou ler numa letra (para uma nica posio da msica: "D sustenido menor com quinta diminuta e stima". Mas antes de definirmos as cifras vamos entender de onde vem o nome das notas. Como as conhecemos hoje vem do sculo XIII. Foi determinada pelo monge beneditino Guido

D`Arezzo para que os novios pudessem entoar mais rapidamente as notas musicais. Para isso adotou a orao a So Joo Batista, usando sempre a primeira slaba de cada frase: Ut quant laxis Resonare fibris Mira gestorum Famuli tuorum Solve polluti Labor reatum Sanct Johannes!

No entanto, pronunciar a primeira nota (Ut) de difcil preciso justamente pela vogal vir antes da consoante. Por isso ela foi substituda pela slaba Do da palavra Dominus (Deus). Este o nome das notas usado em todos os pases de origem latina (Frana, Portugal, Itlia, Brasil, etc.). Nos pases de origem anglo-saxnica (Alemanha, Inglaterra, Dinamarca, Estados Unidos, etc.) o nome das notas segue as letras do alfabeto. Portanto temos a seguite equivalncia: DO ....RE ....MI ....FA ....SOL ....LA ....SI C .......D ......E ......F ......G .. .....A ......B

Nas cifras usamos a nomenclatura anglo-saxnica, apenas para escrever; mas falamos a latina. Existem ainda outros sinais que servem para indicar alteraes ou acrescentar notas nas combinaes que so: m = (menor) = indica alterao em uma das notas do acorde. # = (sustenido) = indica alterao de todas as notas do acorde (subir um semitom). b = (bemol) = indica alterao de todas as notas do acorde (descer um semitom). 7 = (com stima) = acrescenta a stima nota da escala do acorde em questo. n = (3, 4, 5, 6, 9, 11, 13, 15) = acrescenta outras notas da escala e l-se da mesma maneira do acorde de stima. + = (aumentado) = altera a nota do nmero acrescentado ao acorde (sobe um semitom). - = (diminudo) = altera a nota do nmero acrescentado ao acorde (desce um semitom). = (diminuto) = altera as notas complementares sem alterar a fundamental. considerado o acorde mais tenso na msica. Exemplo: escreve-se G (sol diminuto). b = (baixo) = quando colocado depois de um nmero indica que a mesma nota deve ser tocada no baixo, uma vez que a nota principal, que d nome aos acordes, sempre a mais grave. No entanto, existem duas maneiras de represent-la: dessa maneira ou indicando diretamente qual a nota que ir no baixo, atravs de uma barra e a letra maiscula que a representa. Ex.: E/G#. Obs.: Quando no aparecer o sinal "m" (menor), o acorde considerado sempre maior (ex.: A = L maior). Ex.s de nomes de acordes: D = R maior. .......C#7 = D sustenido maior com stima. .......Ebm = Mi bemol menor. ...... G = Sol diminuto.

Exerccios 1) Dar o nome aos seguintes acordes:

a) D ................................................... b) F7 .................................................. c) Am ................................................. d) Gm7 ............................................... e) C# .................................................. f) A#m7 .............................................. g) C#m5-/7 ......................................... h) B ................................................... i) E7/9 ................................................ j) C#m7/9 ..........................................

2) Colocar as cifras nos seguintes acordes:


a) Mi maior com nona - ........................................ b) F maior com stima e nona - ........................... c) R sustenido menor -......................................... d) Si bemol maior com stima aumentada - ............ e) D menor com stima - ..................................... f) Sol sustenido menor - ......................................... g) L maior com stima e dcima terceira - ............. h) R maior com f sustenido no baixo - ................. i) L maior com a tera no baixo - ......................... j) D maior com stima - ......................................

NO SE ESQUEA: Para a mo direita a nomenclatura : (P) = Polegar (I) = Indicador (M) = Mdio (A) = Anular

ORGANIZADO POR ILTON GOMES DE ORNELAS FILHO igomorf@gmail.com

S-ar putea să vă placă și