Sunteți pe pagina 1din 5

Tema: Caminhos para a salvao segundo a experincia de Bartimeu. Texto: Marcos 10.

46-52 Introduo:
Amados irmos como o estado do homem sem Deus? A histria de Bartimeu mostra claramente O ESTADO DO HOMEM SEM DEUS. Como este homem era?
1. O Cego

1. O homem tem seguido sua jornada na vida em busca da verdade e de algum sentido para viv-la, mas no tem idia para onde est indo porque sua alma est sem rumo e confusa pela cegueira espiritual.
2 Co 4:4: nos quais o deus deste sculo cegou o entendimento dos incrdulos, para que lhes no resplandea a luz do evangelho da glria de Cristo, o qual a imagem de Deus Jo 8:12: De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue no andar nas trevas; pelo contrrio, ter a luz da vida

2. Mendigo
Ap 3:17: pois dizes: Estou rico e abastado e no preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu s infeliz, sim, miservel, pobre, cego e nu

3. Assentado Beirado Caminho

1. Lugar dos que se sentam fracassados e derrotados.


Rm 6:23: porque o salrio do pecado a morte, mas o dom gratuito de Deus a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor

2. H uma multido de gente que est assentada nas sarjetas da vida esperando o pior acontecer! 3. O pecado e a vida sem Deus deixam o homem prostrado Diante disso eu quero compartilhar com os amados irmos o seguinte tema: Caminhos para a salvao segundo a experincia de Bartimeu.

1. Ouvir .
Rm 10:17: E, assim, a f vem pela pregao, e a pregao, pela palavra de Cristo

1. Seus olhos estavam impedidos de verem, mas seus ouvidos foram despertados para ouvir o barulho da multido que passava com Jesus. Deus nunca nos deixar sem oportunidade de receber a salvao. Ele sempre deixar um canal aberto! 2. Apesar de certas percepes e canais estarem fechados pelo pecado, a graa de Deus sempre deixa algum canal limpo para que sejamos tocados. 3. O que Ele ouviu? Que era Jesus o nazareno!! Essa a nica mensagem que pode nos salvar, a mensagem que fala de Jesus (No so seus ensinamentos, mas sua Pessoa).

2. Clamar.

1. Grito da nossa alma por paz/ sentido na vida/ restaurao etc . 2. o reconhecimento da nossa falncia espiritual 3. O homem tem tentado provar sua independncia do Criador, mas isso s o tem levado a um poo sem fundo. Precisamos clamar: Filho de Davi, tem compaixo de mim!! 4. O clamor um pedido de socorro de algum que est no fundo do poo do pecado!
Rm 10:13: Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor ser salvo .

3. Perseverana em clamar: Mas Ele Cada Vez Gritava Mais.

E muitos o repreendiam, para que se calasse (v.48). 1. Nessas horas aparecem alguns obstculos para nos fazer calar: a. RELIGIOSIDADE: Mas minha religio sempre foi essa b. INCREDULIDADE: Ser que verdade? c. CULPA: No tem jeito pra mim, Deus no vai me perdoar d. MUNDO: Agora quer ser santo! e. APEGO AO PECADO E S PAIXES CARNAIS: Vou ter que deixar de fazer isso? f. MORALIDADE E BOAS OBRAS: J sou uma boa pessoa

2. Mas ele gritava cada vez mais: Precisamos ter a certeza de que nosso estado desesperador e perseverar. 3. Para cada ao existe uma reao, por isso a reao daquele homem aos que queriam cal-lo era gritar mais!

4. Atender ao Chamado (v.49)

Chamai-o 1. Ele atendeu o chamado do Salvador!


Hb 4:7: Hoje, se ouvirdes a sua voz, no endureais o vosso corao

2. Veja que no por um capricho nosso ou boa vontade, mas um chamado do Salvador. Mesmo que o cego estivesse quase sem voz ele s foi abenoado quando Jesus o chamou. Ele queria ser curado, Jesus queria cur -lo! Tem bom nimo; levanta-te, ele te chama!!!!

5 Lanar para trs os atrapalhos: Lanando de Si a Capa

O que essa capa representa: 1. Velha vida. Aquela capa representava o estilo de vida que aquele homem vivia.
Ef 4.22-24: Portanto, abandonem a velha natureza de vocs, que os fazia viver uma vida de pecados e que estava sendo destruda pelos seus desejos enganosos. preciso que o corao e a mente de vocs sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que parecida com a sua prpria natureza e que se mosra na vida t verdadeira, a qual correta e dedicada a Ele (BLH)

2. A hipocrisia/ mscaras: Devemos nos apresentar diante de Deus como na verdade somos (sem desculpas). 3. Religiosidade etc.
Hb 12.1: Portanto, tambm ns, visto que temos a rodear-nos to grande nuvem de testemunhas, desembaraando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia , corramos, com perseverana, a carreira que nos est proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da f, Jesus, o qual, em troca da alegria que lh estava proposta, e suportou a cruz, no fazendo caso da ignomnia, e est assentado destra do trono de Deus .

6. Prontido

Levantou-se de um salto, e foi ter com Jesus 1. O chamado de Jesus provocou algo sobrenatural naquele homem. De repente aquele que estava prostrado, se levanta; aquele que estava abatido, se alegra; aquele que estava fraco e desanimado, se fortalece; aquele que estava morto, vive. 2. a conscincia de que no podemos viver mais um minuto sem Jesus. Aquele homem no hesitou e de um salto dirigiu-se ao salvador. 3. No adie mais nem um dia, nem uma hora! H uma urgncia naquilo que Deus quer fazer em nossas vidas. Deus diz hoje, o diabo diz amanh. Se deixarmos passar o tempo para nos arrependermos, arrependidos para sempre de termos deixado passar o tempo. ficaremos

7. Convico (f) no Poder Salvador de Cristo

Mestre, que eu torne a ver 1. Aquele homem sabia o que precisava e sabia tambm que Jesus e s Jesus poderia dar-lhe aquilo, ento pergunta do Mestre ele responde: Que eu torne a ver!! 2. Infelizmente muitos no pedem de Deus a coisa certa porque no esto conscientes de sua verdadeira necessidade. 3. A menos que voc reconhea que est em trevas espirituais e num lamaal podre, voc no reconhecer que precisa de Jesus. Muitos querem Jesus para suprir muitas necessidades, mas no para ver!. (V.52a): Ento, Jesus lhe disse: Vai, a tua f te salvou. E imediatamente tornou a ver

Concluso:
Amados irmos eu quero concluir a mensagem dessa noite com algumas aplicaes prticas para todos ns. A salvao s existe em uma nica pessoa, Jesus Cristo, o Senhor.

Jesus sempre d oportunidade para todos. O cego Bartimeu teve a sua oportunidade e no a desperdiou. Ele abraou a sua oportunidade, foi curado e salvo por Jesus Cristo. Hoje, voc tambm tem sua oportunidade. Jesus est chamando voc. Hoje, voc pode receber Jesus Cristo como o seu salvador pessoal e sair daqui salvo e liberto. Se essa palavra tocou o seu corao. Se voc ouviu o chamado do Senhor Jesus Cristo e quer receb -lo como o seu Senhor e Salvador, eu quero orar com voc e por voc. Vamos orar.

S-ar putea să vă placă și