Sunteți pe pagina 1din 23

tica e Cidadania Organizacional

TICA E CIDADANIA ORGANIZACIONAL


O Indivduo e os Grupos Sociais

JULHO / 2011
ETEC Antnio de Pdua Cardoso Batatais SP (Centro Paula Souza) Professor: Figueiredo Pgina 1

tica e Cidadania Organizacional

O Indivduo:
Antes de descrevermos sobre tica e cidadania nas organizaes, quero que compreendam primeiramente, sobre o indivduo e sua incluso na sociedade. Fao inicialmente uma analogia entre o individuo como se fosse um produto que esta sendo trabalhado na sua formao para ser inserido na sociedade e no mercado de trabalho.

O Indivduo como um Produto para o Mercado de Trabalho:


Todo o produto ao ser colocado no mercado possui uma marca que leva o nome do fabricante, possui um nome comercial, tem caractersticas, benefcios e so apresentados com uma embalagem ou apresentado com um designer maravilhoso para despertar o interesse dos indivduos para a compra. O produto possui um ciclo de vida que vai desde o seu lanamento (introduo), o seu perodo de crescimento, maturidade e efetivao, melhorias para manter-se no mercado, e declnio por insuficincia tcnica e operacional vindo at a sua retirada do mercado.

Fluxo de Vida de um Produto

O cliente ao necessitar de um produto, efetua a procura no mercado que composto de vrios segmentos, efetuando pesquisas com intuito de encontrar o produto ou servio que possa atender as suas necessidades e desejos, levando em considerao as caractersticas, vantagens, benefcios e preo deste produto ou servio.

ETEC Antnio de Pdua Cardoso Batatais SP (Centro Paula Souza) Professor: Figueiredo

Pgina 2

tica e Cidadania Organizacional

Produto: Caractersticas Vantagens Benefcios Preo

Da mesma forma o indivduo, ao nascer lhe dado um nome que ir identific-lo como um ser nico, possui ainda o sobrenome, ou seja de quem filho, e traos que trazem de seus antecedentes formando sua caracterstica fsica. Ao longo da sua vida o individuo pelo seu modo de vestir (embalagem), os conhecimentos e experincias o levam a maturidade, agregando potenciais e talentos sua caractersticas, isso tudo espelha a forma como o mesmo ser visto pela sociedade, e ter o seu valor no mercado de trabalho de acordo com sua profisso, potencial, habilidades e desempenho.

Indivduo: Caractersticas Potenciais Habilidades Desempenho

Como no produto, o individuo necessita ao longo de sua vida, aperfeioar os seus conhecimentos, reciclando rotineiramente, buscando manter-se atualizado para enfrentar os avanos tecnolgicos, tudo isso para se manter no mercado de trabalho at a sua aposentadoria.

ETEC Antnio de Pdua Cardoso Batatais SP (Centro Paula Souza) Professor: Figueiredo

Pgina 3

tica e Cidadania Organizacional

Portanto chamo ateno dos alunos que esto cursando o ensino tcnico na ETEC Antnio de Pdua Cardoso, para que efetuem esta relao ao se prepararem para o mercado de trabalho, pois ao longo de suas vidas sero analisados de acordo com suas caractersticas, potenciais, habilidades e desempenho. Os alunos que esto cursando o ensino tcnico, ao efetuarem a escolha esto definindo caminhos a serem seguidos para a sua formao profissional, agregando conhecimentos para a sua formao e currculo. O passaporte para uma carreira de sucesso no esta necessariamente relacionada apenas ao certificado que iro receber no final do curso. Quem no investe na carreira no pode esperar a transformao de sonhos, idias e metas em solues, negcios e resultados. Muitos apresentam uma tendncia a se manter na zona de conforto, impondo limitaes, com isso, restringindo ao desenvolvimento da carreira.. Portanto cabe a cada um a dedicao para aprimorar os conhecimentos, visando um destaque diante dos demais, pois o mercado de trabalho altamente concorrido e com certeza os melhores talentos tero destaques na vida profissional.

Voc no pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer
Confcio, pensador chins.

ETEC Antnio de Pdua Cardoso Batatais SP (Centro Paula Souza) Professor: Figueiredo

Pgina 4

tica e Cidadania Organizacional

A Formao do Indivduo em Cidado:


Aps este prembulo, descrevo alguns conceitos que julgo importante para o entendimento do individuo como membro de uma sociedade, que engloba a famlia, grupos de amigos e de trabalho, e a comunidade em geral, que devem ser seguidos com o objetivo de transformar o individuo em cidado. Entre os principais conceitos descrevo as etapas da maturidade que so desenvolvidas ao longo da vida do individuo, influncias essas que afetam a sua personalidade, podendo at alterar o temperamento, caractersticas, habilidades e disposies. A sociedade em que o individuo vive acaba influenciando o seu comportamento e aparncia, provocados pelo inter-relacionamento com os demais indivduos e grupos. A seguir defino alguns conceitos que julgo importante para o entendimento do individuo como um cidado.

Maturidade:
O ser humano tem uma evoluo gradual e contnua em sua vida o que leva maturidade, ou seja, o nvel de desenvolvimento em que a pessoa se encontra em comparao com a maioria das pessoas de sua idade. A maturidade expressa de forma: Emocional: demonstrada atravs das expresso e o controle que o individuo possui sobre as emoes em sua vida. Social: demonstrada atravs da evoluo da sociabilidade, ou seja, o que o individuo efetua em contribuio para o bem-estar social e sua participao nas decises de interesse social. Fsica: so desenvolvidas de acordo com o seu crescimento fsico quanto a estatura, peso, etc. Intelectual: a maneira como a pessoa vai conhecendo a si mesmo e o mundo que o cerca, estabelecendo a capacidade de compreender e de pensar o passado, o presente e o futuro, bem como a sua capacidade de ateno e concentrao, o desenvolvimento da memria e o aumento da capacidade de raciocnio.

Maturidade Emocional

Maturidade Social

Maturidade Fsica

Maturidade Intelectual

ETEC Antnio de Pdua Cardoso Batatais SP (Centro Paula Souza) Professor: Figueiredo

Pgina 5

tica e Cidadania Organizacional

Personalidade:

um conjunto de caractersticas psicolgicas que determinam os padres de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de algum. A sua formao gradual, complexa e nica a cada individuo. Os principais aspectos da personalidade so:

Temperamento: forma de comportamento ou da ao, ligados aos trs A da personalidade afetividade, atividade e ateno. Os traos do temperamento esto ligados a determinadas emoes ou humores vivenciados. O temperamento o conjunto de traos de personalidade observveis desde os primeiros anos de vida, influenciados em grande parte geneticamente e estveis a longo prazo.

Caractersticas e Habilidades: so traos de personalidade que exprimem a capacidade de algum de alcanar determinada realizao ou desempenho. As principais caractersticas da personalidade so a inteligncia, criatividade, competncia social e inteligncia emocional. Principais Caractersticas: a. Inteligncia: capacidade intelectual do individuo. b. Criatividade: capacidade de pensar divergentemente buscando encontrar solues diferentes e novas para um problema. c. Competncia Social: a capacidade de lidar com outras pessoas, procurando defender ou impor os interesses e construir relacionamentos. d. Inteligncia Emocional: competncia para lidar com as emoes.

Inteligncia

Criatividade

Competncia Social

Inteligncia Emocional

ETEC Antnio de Pdua Cardoso Batatais SP (Centro Paula Souza) Professor: Figueiredo

Pgina 6

tica e Cidadania Organizacional

Disposies Ligadas Aes: so as necessidades, motivos e interesses que levam o individuo na direo da ao (objetivos) ligados motivao. Essas necessidades determinam a ao e seu comportamento criando motivos, ou seja, disposies ligadas ao valor atribudo. Exemplo: busca do sucesso ou como evitar o fracasso. Os interesses so determinados pela disposio para uma ao ou atividade, fator que contribui para o sucesso quando vrias pessoas cooperam pelo mesmo objetivo de forma harmoniosa.

Disposies Ligadas a Valorizao (Juzo de Valor): a valorizao esta ligada diretamente a postura e atitudes tomadas pelo individuo. Postura a tendncia individual para um determinado objetivo ou disposio de aes desejveis ou indesejveis. J a atitude a particularidade individual na valorizao de objetivos especficos, quer por percepo ou imaginao, que acabam influenciando o comportamento em uma serie de situaes diferentes.

Disposies Ligadas Prpria Pessoa: esto ligadas sobre o eu e mim, onde o eu a instncia interna responsvel pela ao do conhecimento, e mim aquilo que eu sei sobre mim, ou seja, a minha autoimagem que de forma descritiva ( estvel, forma como eu me vejo) e minha autoestima que valorativa (varia de acordo com a situao).

Os traos de personalidade se modificam com o passar do tempo na vida do individuo, passando por uma estabilidade muito alta, ja o temperamento tem uma estabilidade mediana enquanto que a autoestima pode variar muito. A instabilidade do ambiente social podem trazer consigo mudancas na personalidade das pessoas que afetam o carater, ou seja, os traos morais da personalidade.
Aposentadoria

Casar

ETEC Antnio de Pdua Cardoso Batatais SP (Centro Paula Souza) Professor: Figueiredo

Pgina 7

tica e Cidadania Organizacional

Aparncia:
A aparncia o aspecto ou aquilo que se mostra superficialmente ou a primeira vista. A relao entre aparncia e realidade pode ser problemtica, pois podem aparecer de uma certa forma mas na realidade ser diferente, ou seja, apresentar caracteristicas que no tem. A aparncia muito importante na vida social, o individuo deve se trajar e se postar de acordo com cada ambiente, se voce vai a um casamento deve usar pelo menos um traje social, com o cabelo penteado, cuidando da higiene pessoal. Da mesma forma se vai ao trabalho deve utilizar as vestimentas deifinidas para o execuo do trabalho, usar os EPI`s Equipamentos de Proteo Individual e se postar de acordo com as regras da empresa. Portanto a aparncia de suma importncia para o posicionamento do individuo na sociedade.

Vida Social:
Vida social o padro de comportamento que envolve o individuo e a sociadade, caracterizado pelas suas inter-relaes. o contato com a famlia, amigos, grupos de trabalho, etc. Na vida social as outras pessoas passam a ter uma viso sobre voce na sociedade, fator que motiva a aprender coletivamente e perceber responsabilidades e compromissos sociais.

ETEC Antnio de Pdua Cardoso Batatais SP (Centro Paula Souza) Professor: Figueiredo

Pgina 8

tica e Cidadania Organizacional

Hierarquia das Necessidades Humanas:


A hierarquia de necessidades de Maslow, uma diviso hierrquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nvel mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nvel mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realizao. Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na pirmide. necessidades fisiolgicas (bsicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreo, o abrigo; necessidades desegurana, que vo da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurana como um emprego estvel, um plano de sade ou um seguro de vida; necessidades sociais ou de amor, afeto, afeio e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube; necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face nossa capacidade de adequao s funes que desempenhamos; necessidades de auto-realizao, em que o indivduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: "What humans can be, they must be: they must be true to their own nature!" (Traduo: "O que os humanos podem ser, eles devem ser: Eles devem ser verdadeiros com a sua prpria natureza). neste ltimo patamar da pirmide que Maslow considera que a pessoa tem que ser coerente com aquilo que na realidade "... temos de ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolver os nossos potenciais".

ETEC Antnio de Pdua Cardoso Batatais SP (Centro Paula Souza) Professor: Figueiredo

Pgina 9

tica e Cidadania Organizacional

Relaes Humanas:
As relaes humanas entre individuos tm vida prpria e peculiar, que ultrapassa as caractersticas de seus componentes e se manifesta no s na relao de um grupo com outro, mas tambm, e principalmente, nas relaes que os membros de um grupo mantm entre si. Do ponto de vista terico as relaes humanas resultam da mtua interao interindividual e coletiva, esta interao gera uma dinmica que uma rea das cincias sociais, em particular da sociologia e da psicologia, chamada de dinmica de grupos, esta procura aplicar mtodos cientficos ao estudo dos fenmenos grupais. Do ponto de vista aplicado ou tcnico, as relaes humanas so medidas e direcionadas pela dinmica de grupos, que o mtodo de trabalho baseado na teoria do relacionamento interpessoal e intermodal.

Relaes Humanas na Famlia:


Para que uma relao seja harmoniosa na famlia necessrio dividir as tristezas, as alegrias, descobrindo e tolerando os defeitos do outro, saber como educar os filhos e trabalhar para obter uma vida digna. Na educao dos filhos necessrio ensin-los a viver, a encarar o mundo e a vencer desafios, pois bons pais no so aqueles que simplesmente satisfazem as necessidades primrias como comida, cama para dormir e uma boa escola. Quando os pais oferecem ternura, compreenso, diplomacia, firmeza e segurana, tero maior probabilidade de encontrar filhos calmos, equilibrados e mentalmente sadios. Mas quando os pais so pessoas impacientes e brutos h maior probabilidade de seus filhos serem malcriados, rebeldes, medrosos e mentirosos. Mas em contrapartida os pais tm que manter o equilbrio tambm no que oferece de positivo, pois o excesso de mimo, carinho poder acarretar na personalidade da criana deixando a insatisfao permanente e a indiferena. Para viver em uma relao harmoniosa necessrio conhecer a pessoa muito bem, a ponto de saber como a mesma se sente.

O que Famlia:
Um ncleo de pessoas que convivem em determinado lugar, durante um lapso de tempo mais ou menos longo e que se acham unidas (ou no) por laos consangneos. Ele tem como tarefa primordial o cuidado e a proteo de seus membros, e se encontra dialeticamente articulado com a estrutura social na qual est inserido (MIOTO). ETEC Antnio de Pdua Cardoso Batatais SP (Centro Paula Souza) Professor: Figueiredo Pgina 10

tica e Cidadania Organizacional

Tipos de Famlia:

Famlia Nuclear: pai, me e filhos Famlias Reconstitudas: aquelas que so formadas, por casais que trazem filhos do primeiro casamento. Famlias Monoparentais: So famlias decorrentes de divrcio ou separaes, onde um dos pais assume o cuidado dos filhos e o outro no ativo no grau parentesco, ou famlias onde um dos pais vivo ou solteiro. Unies consensuais: Casais que preferem morar juntos, sem formalizar sua unio. Casais que preferem morar em casas separadas. So principalmente os divorciados, separados ou vivos, que desta forma procuram evitar conflitos existentes nas famlias reconstitudas. Casais sem filhos por opo: Os indivduos priorizam sua vontade de satisfao pessoal. Ex. desenvolvimento da carreira profissional. As vezes so casais que possuem uma relao conjugal fusional. Famlias Unipessoais: Denominao atual para aquelas pessoas que optam por ter um espao fsico individual, onde no precisem necessariamente fazer trocas emocionais vindas de um convvio compartilhado. Famlia por Associao So compostas por amigos que formam uma rede de parentesco baseada na amizade.

ETEC Antnio de Pdua Cardoso Batatais SP (Centro Paula Souza) Professor: Figueiredo

Pgina 11

tica e Cidadania Organizacional

O Papel da Famlia:
A famlia desempenha papel fundamental no s na relao com seus membros, mas tambm na relao com o Estado, na perspectiva de instituio social decisiva ao desenvolvimento do processo de integrao/incluso social de seus membros.

Funes da Famlia:
Funo reprodutora de conceber filhos, contribuindo para a manuteno da espcie humana. Entretanto essa funo no tida mais como primordial para a construo de uma famlia, uma vez que hoje so vrias formas de se construir uma famlia, como por exemplo, a adoo, a inseminao artificial. A conseqncia de tantas opes levou a legislao brasileira a reconhecer a paternidade scio-afetiva, dando importncia jurdica ao afeto.

Funo emocional e psicolgica primordial para a formao do carter e subsidiar sade mental. Essa funo mantm vivo os laos afetivos indispensveis dentro da famlia. Entendemos que para se criar uma criana, um adolescente, visto que so seres em fase de desenvolvimento, impretervel o envolvimento desses seres em laos de carinho, amor, ateno, de modo que proporcione bem estar, alegria, felicidade. Nesta funo tambm podemos elencar o desenvolvimento das potencialidades humanas. Atravs da segurana passada dos pais para os filhos, o ser que antes se caracterizava frgil, passa a construir autonomia e subsdios para desenvolver suas potencialidades.

Funo de reproduo das relaes sociais funo designada a reproduzir ideologia vigente, juntamente com as relaes sociais institudas na sociedade. Essa funo dita as regras, a moral, os princpios e os valores cultuados pela sociedade, desenvolvida pela burguesia. Importante para quem est no poder, essa funo garante a ordem, a paz do pas, sendo transmitido pelos pais, pela comunidade, pelos meios de comunicao, pela sociedade como um todo valores ideolgicos, perpetuando assim as idias e padres dominantes e hegemnicos. ETEC Antnio de Pdua Cardoso Batatais SP (Centro Paula Souza) Professor: Figueiredo Pgina 12

tica e Cidadania Organizacional

Funo econmica que mantm financeiramente no apenas seus entes, como tambm o Estado. Essa funo garante a sobrevivncia e uma vida material digna aos seus membros. Lembrando que a funo econmica se faz presente na lista de responsabilidades do Estado, no sendo unicamente atribuda a famlia. Para o Estado, a funo econmica da famlia relevante pelo fato de se configurar na nica instituio capaz de dar o mximo de retorno, valor, rendimento e aproveitamento aos recursos a ela destinados. Ao passo que, por muitas vezes, com um insignificante salrio mnimo, a famlia consegue prover educao, sade, alimentao aos seus membros. Famlia: Independente da sua estrutura e configurao, a famlia o palco em que se vive as emoes mais intensas e marcantes da experincia humana. o lugar onde possvel a convivncia do amor e do dio, da alegria e da tristeza, do desespero e da desesperana. A busca do equilbrio entre tais emoes, somada s diversas transformaes na configurao deste grupo social, tm caracterizado uma tarefa ainda mais complexa a ser realizada pelas novas famlias. (Wagner, 2001)

ETEC Antnio de Pdua Cardoso Batatais SP (Centro Paula Souza) Professor: Figueiredo

Pgina 13

tica e Cidadania Organizacional

Relaes Humanas nos Grupos Sociais:


O individuo vive em grupos sociais sejam eles na famlia que a base para a sustentao dos valores e tica para transformao de um cidado, nos grupos de colegas na sua vida como criana, adolescente e jovem, se inteirando com toda a sociedade estabelecida. Independente dos grupos inseridos fundamental que o indivduo tenha o a conscincia de estar agindo com tica e cidadania, visando um mundo melhor.

Grupos Sociais:
um conjunto de pessoas que compartilham algumas caracteristicas, como um objetivo, um interesse, um comportamento ou uma localizao. Exemplo: as pessoas que trabalham em um setor da uma empresa formam um grupo.

Os grupos so dividididos da seguinte forma:


Grupo Primrio: possui uma formao intima, exemplo: famlia Grupo Secundrio: so grupos com grandes quantidades de individuos que possuem relaes formais e institucionais, exemplo: empresas. Grupos Intermedirios: so grupos que se alteram e se complementam as duas formas de contatos sociais primrio e secundrio, exemplo: escola.

Famlia

Trabalho

Escola

Grupo Social:
Para o psicanalista argentino Jos Bleger, um grupo social um conjunto de pessoas que entram em interao, mas, alm disso, o grupo , fundamentalmente, uma sociabilidade estabelecida. O filsofo francs Jean-Paul Sartre acrescenta: enquanto no se estabelecer a interao no existe grupo, h somente uma solidariedade, em que cada indivduo equivalente a outro e todos constituem um nmero de pessoas equiparveis e sem distino entre si. Um exemplo de solidariedade so pessoas numa fila de nibus ou de cinema. Elas esto juntas mas no interagem, pois no se comunicam entre si. Para a Sociologia, grupo toda reunio mais ou menos estvel de duas ou mais pessoas associadas pela interao. Onde se mantm alguma forma de organizao visando o bem comum.

ETEC Antnio de Pdua Cardoso Batatais SP (Centro Paula Souza) Professor: Figueiredo

Pgina 14

tica e Cidadania Organizacional

Tipos de Grupo Sociais:


Grupo familiar: representado pela famlia; Grupo vicinal: formado pela vizinhana; Grupo educativo: desenvolvido na escola; Grupo religioso: representado pelas instituies religiosas; Grupo de lazer: formado por clubes, associaes esportivas, grupos de teatro, etc.; Grupo profissional: constitudo por profissionais que trabalham em empresas, escritrios, lojas, etc. Grupo poltico: formado pelos militantes de um partido poltico, por integrantes de organismos do Estado ,etc.

Principais Caractersticas dos Grupos Sociais:


Pluralidade de indivduos h mais de uma pessoa no grupo; Interao social os indivduos interagem uns com os outros; Organizao necessrio ordem interna; Objetividade e exterioridade os grupos sociais so superiores e exteriores ao indivduo. Quando uma pessoa entra no grupo, ele j existe; quando sai, ele continua a existir; Contedo intencional ou objetivo comum os membros se unem em torno de certos princpios ou valores para atingir um objetivo comum; Conscincia grupal ou sentimento de ns - so as maneiras de pensar, sentir e agir prprias do grupo; Continuidade - as interaes sociais so duradouras

ETEC Antnio de Pdua Cardoso Batatais SP (Centro Paula Souza) Professor: Figueiredo

Pgina 15

tica e Cidadania Organizacional

Agregado Social:
Agregado social uma reunio de pessoas com fraco sentimento grupal e frouxamente aglomeradas, mesmo assim, conseguem manter ente si um mnimo de comunicao e de relaes sociais. Tipos de Agregados Sociais:

Multido: as principais caractersticas das multides a falta de organizao, anonimato, mas com objetivos comuns, existe indiferenciao e proximidade fsica. A multido pode assumir uma forma pacfica ou violenta. Quando assume a forma de agressividade chamada de turba.

Pblico: o publico um agrupamento de pessoas que seguem os mesmos estmulos. Exemplo: competies esportivas, peas teatrais, apresentaes musicais, etc. No pblico a integrao geralmente intencional, na multido a integrao ocasional.

Massa: formada por indivduos que recebem, de maneira mais ou menos passiva, opinies formadas, que so veiculadas pelos meios de comunicao de massa. Consiste tambm num agrupamento relativamente grande. De modo geral, o grupo de indivduos que se comporta como massa tende a ser manipulado, pois na maioria das vezes, reage de forma espontnea, impensada sem ter conscincia de grupo

ETEC Antnio de Pdua Cardoso Batatais SP (Centro Paula Souza) Professor: Figueiredo

Pgina 16

tica e Cidadania Organizacional

Relaes Socias na Comunidade:


A prpria natureza humana exige que os homens se agrupem. A vida em sociedade condio necessria sobrevivncia da espcie humana. Os contatos e os processos sociais que aproximam ou afastam os indivduos provocam o surgimento de formas diversas de agrupamentos sociais, de acordo com o estgio de integrao social. A sociedade a extenso do indivduo. Se o indivduo cobioso, cruel, impiedoso, egosta, etc., assim ser a sociedade. preciso ser sincero consigo mesmo. Cada um de ns est degenerado, logo a sociedade tem de estar degenerada inevitavelmente. Isto o terrvel monstro do materialismo no pode resolver. Isto somente o indivduo pode resolver base de uma revoluo integral em si mesmo.

Influncia Social:
Vivemos em sociedade, integrados em diferentes grupos sociais e pelo processo de socializao integramos normas, valores, atitudes e comportamentos considerados desejveis na sociedade. Assim, todas as pessoas que vivem em sociedade influenciam e so influenciadas interao grupal mesmo no tendo conscincia disso. Alis, custa-nos aceitar que os nossos comportamentos e pensamentos sejam to influenciados pelos grupos ou situaes. Podemos dizer que o nosso comportamento foi influenciado quando este se altera na presena de outrem. Refere-se designadamente ao fato de os indivduos muitas vezes se conformarem s idias partilhadas pela maior parte dos elementos de um grupo. Influncia um conjunto de processos que modificam as percepes, juzos, atitudes ou comportamentos de um indivduo a partir do conhecimento das percepes, juzos e atitudes dos outros.

ETEC Antnio de Pdua Cardoso Batatais SP (Centro Paula Souza) Professor: Figueiredo

Pgina 17

tica e Cidadania Organizacional

Processo de Influncia entre os Indivduos:


A influncia social manifesta-se em trs grandes processos: normalizao, conformismo e obedincia. Normatizao: As normas so regras sociais bsicas que estabelecem o que as pessoas podem ou no podem fazer em determinadas situaes que implicam o seu cumprimento. As normas so uma expresso da influncia social, que afetam as nossas aes e comportamentos sem nos apercebermos, ou seja, orientam o nosso comportamento. Como os comportamentos num grupo social so uniformizados, as normas permitem prever o comportamento dos outros. Como tal so elementos de coeso grupal, que facilitam a adaptao ao meio social e asseguram uma identidade. Na ausncia de normas explicitas os indivduos que constituem um grupo tentam elabor-las influenciando-se uns aos outros normalizao. A ausncia de normas geradora de desorientao e angstia nos membros desse grupo. A vida em sociedade seria impossvel se no existissem normas, uma vez que as interaes sociais seriam imprevisveis, sendo atravs delas que asseguramos a estabilidade do nosso viver social.

Conformismo: O conformismo a tendncia das pessoas para aproximarem as suas atitudes e seus comportamentos dos outros elementos do grupo, por presso do grupo. O conformismo , ento, uma forma de influncia social.

Fatores do Conformismo: Existem vrios fatores que influenciam e explicam o conformismo. Unanimidade do grupo: A existncia da unanimidade dentro de um grupo tende a aumentar a sua influncia, dificultando a existncia de aes, opinies e valores contrrios aos do grupo. Verifica-se, assim, maior unanimidade. A presso da unanimidade exercida sobre os elementos discordantes do grupo, ameaando, direta ou indiretamente, excluso e isolamento destes. Natureza da resposta / contacto visual: O conformismo aumenta quando a resposta dada publicamente; a resistncia aceitao da opinio da maioria maior quando a privacidade assegurada. Ambiguidade da situao: Quando a opinio de um elemento do grupo sobre determinado assunto se encontra pouco fundamentada ou no existe, aumenta a ambiguidade da situao, visto que o indivduo no tem a certeza sobre o que correto. Assim sendo, aumenta o conformismo devido falta de domnio do assunto. ETEC Antnio de Pdua Cardoso Batatais SP (Centro Paula Souza) Professor: Figueiredo Pgina 18

tica e Cidadania Organizacional Auto-estima: Indivduos com baixa auto-estima, baixa auto-confiana tendem a duvidar mais facilmente da sua opinio; so mais vulnerveis aceitao rpida e conformista da opinio do grupo. Importncia do grupo: O homem um ser socivel e como tal necessrio que se sinta aceite num grupo. Para que isso acontea, altera ou adota comportamentos, normas e valores. O fato de o grupo ser mais atrativo para um indivduo aumenta a probabilidade de se conformar

Obedincia: A obedincia pode ser classificada como uma das virtudes e se define como um comportamento pelo qual um ser aceita as ordens dadas por outro. O termo obedincia, tal como a ao de obedecer, conduz da escuta atenta ao, que pode ser puramente passiva ou exterior ou, pelo contrrio, provocar uma profunda atitude interna de resposta. Obedecer a requisitos o proibies realiza-se por meio de consequentes aes apropriadas ou omisses. Obedecer implica, em diverso grau, a subordinao da vontade a uma autoridade, o acatamento de uma instruo, o cumprimento de um pedido o a absteno de algo que proibido. A figura da autoridade que merece obedincia pode ser, ante todo, uma pessoa ou uma comunidade, mas tambm uma ideia convincente, uma doutrina ou uma ideologia e, em grau superior, a prpria conscincia e, para os cristos, Deus.

Tipos e nveis de obedincia:


Obedincia infantil: O nvel de obedincia algo muito varivel nas crianas. H correntes pedaggicas que defendem que a obedincia mais bem conseguida pelo convencimento, ou seja, a ordem deve ser acompanhada por estmulos que conduzam a uma aceitao voluntria das situaes em que preciso obedecer. Obedincia solidria: A obedincia solidria refere-se obedincia de um sujeito participante de um grupo ou coletivo, mesmo tendo a plena convico das ideias fundamentais ou das aes realizadas por tal grupo. Obedincia sociolgica: A obedincia sociolgica a principal caracterstica que define o domnio, em contraste com o poder. Obedincia voluntria: A obedincia voluntria referida a normas pr-estabelecidas ou conscincia que se possua, como reconhecimento do bem (por exemplo, a aceitao do bem comum como efeito da observncia dos dez mandamentos). Na origem desta atitude est o sentido ou o significado do que positivamente se considera que serve de base para a estrutura social.

ETEC Antnio de Pdua Cardoso Batatais SP (Centro Paula Souza) Professor: Figueiredo

Pgina 19

tica e Cidadania Organizacional

Inter-Relaes:
o relacionamento entre as pessoas e a forma como elas se tratam e se comunicam. O interrelacionamento pode ser de:

Parceira: o trabalho em conjunto que as pessoas fazem para alcanar o objetivo comum. Deve ter harmonia de interesses.

Autoridade: poder que exerce sobre os demais em um ambiente na sociedade. O indivduo que exerce a autoridade exerce a funo de coordenar relacionamento entre as pessoas. Para ter poder o indivduo no precisa ter o consentimento dos outros, precisam apenas de ter o direito para assumir um determinado poder.

Liderana: autoridade nao imposta, mas conquistada pelo seu servio ou ideias, para ser lder tem que ter carisma, harmonia de interesses e companheirismo.

Problemas de Relacionamento: comea quando um indivduo se sente desmoralizado por outro. Pode ocorrer at vias de fatos.

Amizade: relacionamento humano que envolve o conhecimento mutuo de afeio e lealdade.

Coleguismo: relacionamento humano que no h fortes laos de companheirismo (amizade) e apenas interesses afins.

ETEC Antnio de Pdua Cardoso Batatais SP (Centro Paula Souza) Professor: Figueiredo

Pgina 20

tica e Cidadania Organizacional

Competio: a intereo de individuos que disputam algo, favorecendo o processo seletivo.

Cooperao: relao baseada na colaborao entre os indivduos ou organizaes, no sentido de alcanar objetivos comuns

ETEC Antnio de Pdua Cardoso Batatais SP (Centro Paula Souza) Professor: Figueiredo

Pgina 21

tica e Cidadania Organizacional

Viver o Momento Presente:


O livro O Sucesso esta no Equilibrio de Robert Wong, cita com propriedade o simbolo do infinito, representdo como fosse um nmero 8 deitado, onde faz um compartivo colocando a sua esquerda representando a eternidade de nosso passado e a direita, a eternidade de nosso futuro, interessante que os dois ladosso espaos vazios, pois so tempos que no podem ser vividos a esquerda j aconteceu e a direita pode ser que nem acontea. O que existe de concreto o ponto do cruzamento dos dois arcos a eternidade do memento presente, que onde as coisas acontecem, onde a vida vivida. O danado da coisa que em vez de vivermos o presente na sua totalidade pensamos no passado ou no futuro, ou seja, ficamos naqueles espaos vazios. O momento presente s pode ser vivido no presente, nem antes nem depois, e de preferncia com equilibrio. O passado e o futuro so importantes medida que usamos o presente para: Aprender as lies deixadas do passado (as nossas e as dos outros) e reparar falhas ou preencher lacunas ou realizar coisas que nao podamos ounao queramos fazer no passado. Planejar e preparar o caminho/terreno e realizar as tarefas/atividades para um futuro melhore mais promisso para ns e para os outros. Lembre-se a sua cota de tempo limitada, o tempo se perde com antecipaes inteis, no fique utilizando as expresses tpicas da jubventude que se alastra pela idade adulta quando eu conseguir meu primeiro emprego ..., quando eu sair de casa ..., ou quando eu me formar .... Desta maneira estar vivendo virtualmente no futuro, mas poder estar sofrendo aqui no presente. Tenha atitude.

Momento Presente ATITUDE

ETEC Antnio de Pdua Cardoso Batatais SP (Centro Paula Souza) Professor: Figueiredo

Pgina 22

tica e Cidadania Organizacional

Ouvir, Ver, Sentir, Pensar, Falar, Agir:


Outro aspecto que muitas das vezes nos coloca em situaes dificieis e embaraosas, a forma como agimos. Se pararmos para analisar Deus nos fez perfeitos, nos dando ouvido, olhos, sentidos cerebro e boca. Acontece que muitas das vezes pulamos as etapas do conhecimento, falamos sem ter visto e sem ouvir a mensagem corretamente, nos colocando em situaes embaraosas, visto que no efetuamos o processamento das etapas corretamente e deixamos de pensar. Lembrem-se que todo o conhecimento tem as etapas que devem ser ouvidas, vistas, sentidas, e depois processadas no cerebro de forma que as aes e atitudes possam ser efetuadas de forma correta evitando desta maneira o retrabalho ou explicaes sobre posies incorretas tomadas por falta do conhecimento correto. Na dvida, pare pergunte, tire as dvidas, tenha certeza do que esta fazendo.

ETEC Antnio de Pdua Cardoso Batatais SP (Centro Paula Souza) Professor: Figueiredo

Pgina 23

S-ar putea să vă placă și